Sie sind auf Seite 1von 8

1

Estudo de Caso: Uso de SAF para Minimizar a Degradao Ambiental na Bacia do Alto Taquari
Osni Corra de Souza1 Maria Ribeiro Arajo1

Introduo
A regio da Bacia do Rio Taquari tem importncia ambiental estratgica para o Estado de Mato Grosso do Sul por motivos associados a um maior potencial de resposta dos ecossistemas componentes a distrbios provocados pela expanso da agropecuria iniciada na dcada de 1970. A fragilidade ambiental dessa regio deve-se composio do sistema hidrolgico do rio Taquari que flui de uma regio alta de planaltos para dentro de terras baixas da plancie pantaneira. A regio de planaltos, com altitudes que variam de 200 a 800 metros, faz parte da regio de Cerrados do planalto central brasileiro. Os solos so em sua maioria arenosos e sujeitos a um clima estacional com concentrao de chuvas de setembro a maro. Nessas terras, com desmatamentos para instalao principalmente de pastagens cultivadas, muitas vezes no foi considerado o ajuste entre o uso atual e a capacidade potencial de suporte dos recursos naturais. Desta forma, vrios problemas ambientais tm causado desequilbrios nos dois ecossistemas, nos planaltos e plancie pantaneira. Dentre esses problemas, so mais evidentes os processos erosivos das terras altas de Cerrados e a transferncia de grandes quantidades de sedimentos para o Pantanal. No planalto, a eroso tem causado reduo progressiva da capacidade produtiva das terras. Um grande volume de carga sedimentar em transporte pelo rio Taquari depositada, causando assoreamento ao longo do leito do rio, na plancie pantaneira. O assoreamento provoca freqentes ajustes morfolgicos do rio Taquari, incluindo a abertura de canais divergentes que mantm inundadas grandes reas da plancie de inundao, as quais deixam de ser utilizadas pela pecuria pantaneira e geram interferncia econmica regional. Esses problemas representam a resposta ambiental dessa Bacia tanto ao desgaste erosivo natural quanto aos distrbios erosivos recentes causados pelo desmatamento. Portanto, uma das formas de conservao ambiental dessa regio a reduo da taxa de transferncia fluvial de sedimentos para o Pantanal. O desenvolvimento de sistemas agroflorestais (SAFs) na alta Bacia do Rio Taquari visa, primariamente, estabilizao do ciclo hidrolgico em cabeceiras de drenagem para evitar a evoluo ou o aparecimento de voorocas, as quais so grandes contribuintes de sedimentos para os cursos de gua. Alm disso, a implantao de SAF na alta bacia desse rio tem como objetivo oferecer alternativas econmicas de uso da terra que

Eng. Agrn., Ph,D., Embrapa Gado de Corte, Caixa Postal 154, 79002-970 Campo Grande, MS. Fone: (67) 368-2000 - Fax: (67) 368-2150. E-mail: osni@cnpgc.embrapa.br

possibilitem a manuteno de um equilbrio ambiental capaz de reduzir os problemas ambientais entre ecossistemas, gerados pelos desmatamentos.

Bacia do Alto Taquari


A alta Bacia do Rio Taquari (BAT) representada por um grande anfiteatro erosivo de aproximadamente 28.000 km2 construdo ao longo de milhares de anos graas ao trabalho erosivo do sistema de drenagem do Taquari e seus tributrios. Todo esse material erodido da alta bacia foi transferido e depositado na depresso pantaneira, formando grandes leques aluviais, como o leque do Taquari, com aproximadamente 50.000 km2 (Fig. 1). Essa condio indica que a bacia hidrogrfica do Taquari est sujeita tanto a processos erosivos naturais, coincidentes com a escala de formao geomorfolgica do Pantanal, como a processos erosivos de origem antropognica, iniciados recentemente com os desmatamentos (Fig. 2). O grande desafio da pesquisa para a conservao dos recursos naturais dessa regio tem sido a considerao da escala em que os problemas ambientais se manifestam. O desmatamento em reas crticas, coincidentes com as cabeceiras de drenagem de primeira ordem, provoca o redirecionamento do fluxo de gua subterrneo para pontos frgeis de subsolo nos vales dos rios, iniciando grandes eroses, ou sejam, as voorocas. Para as regies da alta Bacia do Rio Taquari com relevo mais ngreme, as voorocas representam processos lentos de construo de relevo pela migrao da drenagem encosta acima, formando vales que permitem a expanso longitudinal da drenagem. (Souza et al., 2003).

Fonte: adaptado de Crepani e Santos, INPE, SP.

Fig. 1. Representao do anfiteatro erosivo da alta bacia do rio Taquari contguo s terras baixas do Pantanal.

Situao em 1972
Fonte: Mendes et al. (2001).

Situao em 1998

Fig. 2. Modificaes do uso do solo da alta Bacia do Rio Taquari no perodo de 1972 a 1998; onde a cor verde a vegetao natural (cerrado) e o vermelho, uso antrpico (gado e soja)

Sistema de Produo Vigente e Alternativa de Produo


O sistema de produo vigente na BAT a pecuria de corte extensiva em pastagens cultivadas com predominncia de gramneas do gnero Brachiaria, em solos neo-solos, onde no somente as pastagens (Fig. 3), mas tambm o solo (Fig. 4) e os rios (Fig. 5 e Fig. 6) encontram-se em diferentes graus de degradao. Com a expectativa de agravamento desse quadro de problemas ambientais que esto intensificando os processos de produo, mobilizao e transporte de sedimentos, que tm aumentado o assoreamento do rio Taquari, no Pantanal (Fig. 6), torna-se urgente a identificao e implantao de alternativas sustentveis de uso das terras, visando reduo dos processos erosivos nessa Bacia. Nesse sentido, os sistemas agroflorestais podem ser alternativas eficientes e atraentes para o municpio de Camapu, MS, situado em uma das regies mais frgeis da BAT, onde os produtores rurais buscam alternativas de produo sustentveis para as suas terras. O reconhecimento do valor potencial dos sistemas agroflorestais est em crescimento no Brasil, mas a utilizao desses sistemas ainda muito baixa, e depende da gerao de maior volume de informaes e da divulgao dos seus benefcios econmicos e

ambientais (Castro et al., 1999). Nesse sentido, a Embrapa Gado de Corte, em parceria com instituies federal, estadual e municipal, est implantando um sistema agroflorestal na regio de Camapu, visando a encontrar alternativas de uso sustentvel da terra, associadas aos sistemas de produo pecuria vigentes em microbacias crticas. Para atingir esse objetivo geral, necessrio identificar limitaes e potencialidades da regio, por meio de diagnstico participativo; determinao de linhas de pesquisa necessrias para a implantao do sistema; apresentar alternativas de produo sustentvel; capacitar produtores rurais e tcnicos; monitorar o impacto socioeconmico e ambiental da implantao dos SAFs, e subsidiar a formulao de polticas pblicas para apoiar a implantao e manuteno dos sistemas agroflorestais em Mato Grosso do Sul.

Fig. 3. Pastagem de braquiria degradada.

Fig. 4. Solo degradado - eroso tipo vooroca.

Fig. 5. Rios com sedimentos na alta Bacia do Rio Taquari.

Fig. 6. Assoreamento do rio Taquari no Pantanal.

Implicaes de Uso
A abertura de reas na BAT, para a instalao de sistemas de produo agropecuria, foi iniciada na dcada de 1970 e muitas vezes no foram considerados aspectos relacionados com a conservao dos recursos naturais. Estudos posteriores ao incio da ocupao da BAT (Mato Grosso do Sul, 1989) revelaram que grande parte das terras tem aptido agrcola restrita, principalmente por causa da estacionalidade climtica associada baixa fertilidade natural dos solos. Alm disso, grande parte da BAT est posicionada em reas de recarga do Aqfero Guarani, uma das maiores reservas de gua doce do planeta (Gomes et al., 1999). Assim, a expanso do uso das terras altas da Bacia do Rio Taquari representa aumento da ocorrncia de distrbios relacionados com processos erosivos que afetam as regies de Cerrados e Pantanal, e com uma possvel poluio do Aqfero Guarani, por fertilizantes e agrotxicos usados nas lavouras e nas pastagens (Arajo & Souza, 2003). Considerando a vulnerabilidade dessa regio a distrbios de origem antropognica, cujos efeitos afetam dois ecossistemas de importncia para o Estado de MS, torna-se urgente o desenvolvimento de alternativas de uso das terras que possibilitem a conservao efetiva dos recursos solos e gua. Portanto, o desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais na regio da alta Bacia do Rio Taquari fundamental para a orientao de manejo efetivo dessa regio.

Referncias Bibliogrficas
ARAJO, M. R. e SOUZA, O. C. Fragmentao Florestal e a Degradao das Terras. In: Fragmentao Florestal e Alternativas de Desenvolvimento Rural na Regio CentroOeste. Costa, R. B. da (org.). UCDB: Campo Grande, MS. 2003. Cap. 5. p. 113-138. CASTRO, C. R. T. de; GARCIA, R.; CARVALHO, M. M.; COUTO, L. Grass forage production cultivated under light reduction. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 28. p. 919-927. 1999. GOMES, M. A. F.; COUTINHO, H. L. C.; CERDEIRA, A. L.; LUCHIARI JUNIOR, A. Uso agrcola das reas de recarga do Aqfero Botucatu (Guarani). Jaguarina: Embrapa Meio Ambiente, 1999. 27p. (Documento 8). MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Planejamento e Coordenao Geral. Macrozoneamento Geoambiental do Estado do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 1989. 242p. MENDES, C. A. B.; GREHS, S. A.; RUCKS, J. Integrated land use/land cover planning: the need for a coordinated approach on rio de la plata river basin with guarani aquifer in south america. IV InterAmerican Water Resources Management Dialog. Foz do Iguau, Brazil, September 2 - 6, 2001. SOUZA, O. C.; ARAJO, M. R.; MERTES, L. A. K.; MELACK, J. M. Forms and Process along the Taquari River Alluvial Fan, Pantanal, Brazil. Z. Geomorph. N. F., Suppl.-Bd. 129, p. 73-107. Berlin-Stuttgart. 2002.

Das könnte Ihnen auch gefallen