Sie sind auf Seite 1von 11

Rodrigo Moretto 2011/01

Sumrio
1. DOS RECURSOS ....................................................................................................................................................2 1.1. PARTE GERAL ...................................................................................................................................................2 1.1.1. Conceito ..........................................................................................................................................................2 1.1.2. Fundamentos ..................................................................................................................................................2 Artigo 8 - Garantias judiciais .....................................................................................................................................2 1.1.3. Os recursos e o juzo de admissibilidade....................................................................................................3 Deciso interlocutria excepcionalmente pode ter recurso. .........................................................................4 As sentenas em regra admitem recurso. ...........................................................................................................4 1.1.4. Pressupostos objetivos ..................................................................................................................................4 IMPORTANTE .........................................................................................................................................................6 1.1.5. Pressupostos subjetivos ................................................................................................................................8 1.1.6. Extino normal dos recursos .....................................................................................................................9 1.1.6.1. Fatos impeditivos .......................................................................................................................................9 1.1.6.2. Fatos extintivos (extino anmala dos recursos) .................................................................................9 3.1.7. Efeitos .............................................................................................................................................................9 1.1.8. Espcies de recursos (classificao) ......................................................................................................... 10 CRTICA ................................................................................................................................................................... 10 1.1.9. Competncia recursal ................................................................................................................................. 11

Rodrigo Moretto 2011/01

1. DOS RECURSOS
1.1. PARTE GERAL 1.1.1. Conceito O recurso o procedimento atravs do qual a parte, ou quem esteja legitimado a intervir na causa, provoca o reexame das decises judiciais, a fim de que elas sejam invalidadas ou reformadas, pelo prprio magistrado que as proferiu, ou por algum rgo de jurisdio superior. De etimologia latina, o verbo recursare significa correr para trs ou correr para o lugar de onde se veio, e da, esta idia de reexame. Como o processo um progredir ordenado, no sentido de obter-se com a sentena a prestao da tutela jurisdicional que se busca, o recurso corresponder sempre a um retorno, no sentido de reflexo, sobre o prprio percurso do processo, a partir daquilo que se decidiu para trs, a fim de que se reexamine a legitimidade e os prprios fundamentos da deciso impugnada. Segundo Tourinho Filho1, o direito pblico subjetivo de se pedir o reexame de uma deciso. Para Eduardo Espnola Filho2, ...pode afirmar-se ser o recurso um remdio, cujo uso a lei, expressamente, ordena ao juiz, ou autoriza parte, que se considera prejudicada por uma deciso daquele ou por uma situao processual, visando nova apreciao do focalizado (seja a causa, no seu conjunto, seja um incidente processual, seja a situao criada para o ru), para o prprio julgador, ou o Tribunal Superior, corrigir, modificar ou confirmar o estado de coisa existente. Assim, quando de uma deciso do juzo a quo rgo prolator da deciso recorrida - h a possibilidade da parte vencida recorrer a fim de ver a deciso reformada, podendo esta ser mantida, se for este o entendimento do juzo ad quem rgo que reexamina a deciso. Excetua-se a previso da lei 9.099/95 em relao s Turmas Recursais, uma vez que as mesmas apreciam os recursos interpostos das decises dos juzes dos Juizados e so compostas por trs juzes togados no exerccio do Primeiro Grau de Jurisdio. Alm disso, no se deve esquecer daqueles recursos que tm o efeito regressivo, o qual d a possibilidade do juzo a quo retratar-se da sua deciso. Aps o trnsito em julgado, s so cabveis aes de impugnao, tal como a reviso criminal e, em alguns casos, o habeas corpus. 1.1.2. Fundamentos Tm-se, como fundamento principal o duplo grau de jurisdio, o qual est garantido na Conveno Americana de Direitos Humanos (Decreto 678/92, art. 8, 2, h), e o devido processo legal3 . Embora o princpio do duplo grau de jurisdio no esteja mais inserido expressamente na Constituio Federal, a Constituio do Imprio consagrava expressamente em seu artigo 158 da Carta de 18244.O Brasil vem desrespeitando o duplo grau de jurisdio, uma vez que, nos processos que tm como competncia originria os Tribunais, no dado ao acusado o direito de rediscutir matria de fato, j que lhe restam apenas o REXT e o RESP. Entende-se ser esta posio inconstitucional, apesar da posio do Supremo Tribunal Federal.
Artigo 8 - Garantias judiciais (...)

Cdigo de processo penal comentado, p. 266. Cdigo de processo penal anotado, v. VI, p. 10. 3 CHOUKR, Fauzi Hassan. Cdigo de processo penal: comentrios consolidados e crtica jurisprudencial, p. 781. 4 GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo penal, p. 25.
2

Rodrigo Moretto 2011/01

2. Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocncia enquanto no se comprove legalmente sua culpa. Durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade, s seguintes garantias mnimas: (...) h) direito de recorrer da sentena a juiz ou tribunal superior.

Outro fundamento a falibilidade do juiz e a necessidade psicolgica. Considerando-se que as decises so proferidas por homens, h sempre a possibilidade de ocorrer uma falha, e, dessa forma, d-se a oportunidade da parte recorrer, bem como h uma necessidade psicolgica, ou seja, o homem no se conforma com uma nica deciso proferida, de sua natureza recorrer e tentar reverter a situao, pois as partes litigam em busca de uma deciso favorvel. Assim, possibilita-se o recurso, levando o processo a rgos superiores, onde se encontram pessoas mais experientes, o que, de certa forma, tambm faz com que os juzes de primeiro grau sejam mais diligentes em suas decises. 1.1.3. Os recursos e o juzo de admissibilidade Quando interposto o recurso, cabe ao rgo jurisdicional a quo o juzo de admissibilidade, tambm chamado de prelibao, sendo este, a anlise da presena dos pressupostos objetivos e subjetivos. Aps a anlise pelo juzo a quo, cabe tambm ao ad quem analisar se esto presentes todos os pressupostos objetivos e subjetivos do recurso interposto, no havendo a vinculao da deciso deste com a daquele. H a possibilidade do juzo a quo admitir o recurso e este no ser admitido pelo juzo ad quem. O juzo de admissibilidade do primeiro grau no vincula o do segundo grau, porm, uma vez conhecido o recurso, o juiz dever dar andamento, sob pena de ser interposta uma carta testemunhvel. A admissibilidade de um recurso, em qualquer das esferas, considerado um juzo de prelibao e no delibao. Entende-se por juzo a quo aquele contra o qual se recorre, enquanto o juzo ad quem corresponde ao rgo para o qual se recorre, que normalmente um rgo superior ao que deu a deciso. Isto no se aplica em dois casos, nos embargos declaratrios, que so julgados pelo prprio juiz a quo e no protesto para novo jri. Se um recurso for admitido pelo rgo ad quem, diz-se ento que ele foi conhecido, caso contrrio que ele no foi conhecido. Quanto ao mrito ele ser provido ou no provido. No caso de ser denegado o recurso de apelao, torna-se cabvel o recurso em sentido estrito (artigo 581, XV, do CPP). Caso este tambm venha a ser denegado, abre-se a possibilidade de requerer a carta testemunhvel (artigo 639 do CPP)5. Para que seja conhecido um recurso, devem estar presentes os pressupostos subjetivos e objetivos. A no interposio do recurso gera a precluso e, portanto, determina a coisa julgada. Isto nos traz a seguinte questo: seria o defensor dativo obrigado sempre a recorrer? H duas correntes. Entende-se que sim, pois seno estaramos frente a um caso de defesa insuficiente o que vem a atingir frontalmente o princpio da ampla defesa, apesar da posio discordante do Supremo Tribunal Federal.
Processual penal. Denncia: Inpcia no configurada. Defesa: inexistncia, por ineficincia. Alegao infundada. No de se ter como inepta a denncia, se as exigncias processuais para seu oferecimento foram atendidas, com descrio dos fatos, a autoria, que foi atribuda ao paciente, e o dispositivo do cdigo penal que por ele teria sido infringido. A falta de assinatura da defesa prvia no anula o processo, se da omisso no adveio prejuzo para a defesa, tendo, alis, sido sanada a irregularidade. Tem-se firmado a jurisprudncia do S.T.F. no sentido de que no h maltrato [sic] ao princpio da ampla defesa o no apelar o advogado, mesmo dativo, de sentena desfavorvel ao ru, ante o princpio da voluntariedade do recurso. (STF, RHC 65587-4, Min. Aldir Passarinho, DJ 07/04/89) (g.n.)

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Prtica de processo penal, p. 533.


3

Rodrigo Moretto 2011/01

Para que se interponha um recurso, necessrio que haja uma deciso. Despachos, normalmente, no admitem recurso, exceto se tumulturios, cabendo correio parcial. Deciso interlocutria excepcionalmente pode ter recurso. As sentenas em regra admitem recurso. 1.1.4. Pressupostos objetivos 1.1.4.1. Cabimento (princpio da legalidade): o recurso deve estar prescrito em lei. O recurso inexistente na legislao processual , logicamente, incabvel. Trata-se da possibilidade jurdica do recurso. 1.1.4.2. Adequao: o recurso deve ser adequado deciso que se quer atacar. Para cada espcie de decisrio, existe um recurso adequado. Para Tourinho Filho, chama-se autorizao legal, em que a medida consignada deve estar prevista em lei e, alm disso, o recurso interposto deve ser o adequado6. 1.1.4.2.a. Princpio da Taxatividade: O rol dos recursos taxativo, isso porque, se no o fossem, sacrificariam o princpio da segurana jurdica, segundo Ada Pellegrini Grinover7. Portanto, a lei estabelece qual o recurso cabvel para as decises proferidas8. 1.1.4.2.b. Princpio da Fungibilidade Recursal: Teoria do Recurso Indiferente ou Princpio da Fungibilidade Recursal, previsto no artigo 579 do CPP. A parte interpondo o recurso inadequado, mas estando o prprio recurso no prazo daquele que seria o correto, no havendo a m-f e no havendo erro grosseiro, o recurso conhecido.
A ausncia das razes recursais no constitui bice ao conhecimento do recurso ordinrio em habeas corpus. O magistrado, ausente a m-f do recorrente, ao reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel (art. 579, do CPP). cabvel a interposio no Tribunal de origem da ao constitucional de habeas corpus em substituio ao recurso em sentido estrito. Proposta a denncia e aceito o Sursis Processual pelo Acusado, fica prejudicado o pedido de trancamento do inqurito policial. (STF, RHC 14796, Rel. Min. Paulo Medina, DJ 07/03/05) (g.n) Habeas corpus. Erro de interposio. Recurso extraordinrio (converso). Cdigo de Processo Penal, art. 579. - Princpio da fungibilidade consagrado no art. 579 do CPP. A norma processual confere amplos poderes ao juiz para fazer a converso do recurso, independentemente de proposio da parte, desde que dentro do prazo legal. Ao penal pblica. (...). - recurso de habeas corpus provido parcialmente. (STF, RHC 57195, Rel. Min. Rafael Mayer, DJ 05/10/79)

1.1.4.2.c. Variabilidade dos Recursos: a parte pode desistir do recurso e interpor outro, se dentro do prazo. Exclui-se a possibilidade da desistncia para o Ministrio Pblico, pelo fato de que ele no pode desistir do recurso aps a sua interposio, considerando que, quando o rgo ministerial interpe um recurso, no em nome prprio, no o exerccio de um direito seu, mas, sim, a representao da Justia Pblica9, artigos 42 e 576 do CPP. 1.1.4.2.d. Princpio da Unirrecorribilidade das Decises: previsto no artigo 809 do CPP, sendo que para cada deciso s existe um nico recurso. Exemplo 1: extino do processo pela prescrio. deciso terminativa, porm a lei determina que o recurso cabvel o Recurso em Sentido Estrito (artigo 593, II, do CPP). Exemplo 2: Sentena condenatria que indefere o sursis. A princpio seria Recurso em Sentido Estrito (artigo 581, XI, do CPP), porm, se o ponto principal for a condenao, o recurso cabvel a ape6 7

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Prtica de processo penal, p. 523. GRINOVER, Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo penal, p. 38. 8 RANGEL, Paulo. Direito processual penal, p. 680. 9 ESPNOLA FILHO, Eduardo. Cdigo de processo penal anotado, v. VI, p. 26.
4

Rodrigo Moretto 2011/01

lao (princpio da absoro artigo 593, 4 do CPP). Luiz Flavio Gomes trata nos casos de suplementariedade, ou seja, um recurso suplementa outro. Alguns autores apresentam exceo do princpio da unirrecorribilidade: a) Recurso Especial e Recurso Extraordinrio, interpostos simultaneamente. 1.1.4.2.e. Princpio da Complementariedade dos Recursos: por fora desse princpio o recorrente poder complementar a sua fundamentao no recurso sempre que houver integrao ou complementao da deciso, a exemplo do acolhimento dos embargos de declarao10. 1.1.4.2.f. Princpio da Dialeticidade dos Recursos: no recurso interposto o recorrente dever, em regra, declinar os motivos pelos quais pede reexame da deciso, para que a outra parte possa apresentar suas contra-razes11. 1.1.4.2.g. Princpio da Disponibilidade dos Recursos: Como o prprio recurso uma maneira voluntria de impugnar uma deciso, deveria ter-se disponibilidade sobre o recurso, porm a disponibilidade sofre excees no processo penal, pois a relao jurdica de direito material indisponvel, o que torna a disponibilidade dos recursos limitada ao que diz respeito aos direitos de acusar e de defender12. 1.1.4.2.h. Princpio da Irrecorribilidade das Interlocutrias: Ao contrrio da matria de processo civil, em que nas decises interlocutrias cabe recurso de agravo, em matria penal as decises proferidas no curso do processo so irrecorrveis, com excees previstas no artigo 581 do CPP e outras expressamente previstas em leis especiais13. 1.1.4.2.i. Princpio da Personalidade dos Recursos: o recurso s pode beneficiar a parte que o interps. Se no ocorrer recurso da parte contrria, a situao do recorrente no pode ser agravada, pois no se admite a reformatio in pejus (ou seja, a reforma para pior). H a possibilidade de um recurso beneficiar o co-ru que no tenha recorrido, atravs do que se chama de efeito extensivo, desde que o recurso no esteja fundado em motivos pessoais14. 1.1.4.3. Tempestividade: a interposio do recurso deve ser feita dentro do prazo previsto em lei. A regra geral, no Processo Penal, de 5 (cinco) dias, havendo alguns prazos menores e outros maiores. Os prazos recursais so fatais, peremptrios e contnuos, conforme previso legal do artigo 798 do CPP. Os prazos a princpio so:

10

GRINOVER, penal, p. 40. 11 GRINOVER, penal, p. 43. 12 GRINOVER, penal, p. 44. 13 GRINOVER, penal, p. 45. 14 GRINOVER, penal, pp. 46-58.

Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo Ada Pellegrini; FERNANDES, Antonio Scarance; GOMES FILHO, Antonio Magalhes. Recursos no processo

Rodrigo Moretto 2011/01

Apelao Recurso em Sentido Estrito Recurso em Sentido Estrito Embargos Declaratrios Embargos Infringentes Embargos de Nulidade Carta Testemunhvel Correio Parcial

Rito Ordinrio Recurso 5 dias + Razes 8 dias (artigo 593 c/c 600 do CPP) Recurso 5 dias + Razes 2 dias (artigo 586 c/c 588 do CPP) 20 dias (artigo 581, XIV, do CPP) 2 dias (artigo 619 do CPP) 10 dias (artigo 609, nico, do CPP) 10 dias (artigo 609, nico, do CPP) 48 horas (artigo 640 do CPP)

JECRIM 10 dias (artigo 82 1 da lei 9.099/95)

5 dias (artigo 83 1 da lei 9.099/95)

5 dias 5 dias Agravo em Execuo (Smula 700 do STF) 5 dias Recurso Ordinrio Constitucional (artigo 30 da lei 8.038/90) 15 dias Recurso Especial (artigo 26 da lei 8.038/90) 15 dias Recurso Extraordinrio (artigo 26 da lei 8.038/90) No aplica Smula 602 STF IMPORTANTE
Smula 310 STF Quando a intimao tiver lugar na sexta-feira, ou a publicao com efeito de intimao for feita nesse dia, o prazo judicial ter incio na segunda-feira imediata, salvo se no houver expediente, caso em que comear no primeiro dia til que se seguir. Artigo 184 do CPC Os prazos somente comeam a correr a partir do primeiro dia til aps a intimao. Smula 710 STF No processo penal, contam-se os prazos da data da intimao, e no da juntada aos autos do mandado ou da carta precatria ou de ordem. (g.n.)

Se o recurso for protocolado no prazo, este ser tempestivo. Em caso de dvida da tempestividade, deve-se admitir o recurso.
Smula 428 STF No fica prejudicada a apelao entregue em cartrio no prazo legal, embora despachada tardiamente.

Os prazos recursais so contnuos e peremptrios, no se interrompendo nas frias, nos sbados, domingos ou feriados.

Rodrigo Moretto 2011/01

Para Defensor Pblico, Defensor Dativo e Ministrio Pblico, o prazo inicia no primeiro dia aps a intimao pessoal15. 1.1.4.4. Regularidade: para ser recebido, o recurso deve preencher as formalidades legais. 1.1.4.4.a. Forma: de acordo com a previso legal, o recurso deve ser por petio ou por termo, quando a parte manifesta verbalmente a vontade de recorrer. A regra petio. H hoje ainda a possibilidade de recurso via fax, desde que seja juntada cpia do original em 5 (cinco) dias. Recursos que podem ser interpostos tambm por termo: Apelao e Recurso em Sentido Estrito. Recursos que s podem ser interpostos por petio: Embargos Infringentes, Embargos Declaratrios, Carta Testemunhvel, Recurso Especial, Recurso Extraordinrio, Correio Parcial, alm das aes constitucionais de habeas corpus e Reviso Criminal. 1.1.4.4.b. Motivao: em regra os recursos so motivados, pois a ausncia da motivao gera nulidade, j que no permite o contraditrio. Para o Ministrio Pblico a regra a do artigo 42 e 576 do CPP. O rgo ministerial no pode desistir do recurso, bem como no pode deixar de apresentar as razes (h entendimento diverso por analogia ao artigo 601 do CPP). J para a Defesa a no apresentao das razes viola o artigo 5, LV, ou seja, o princpio da ampla defesa, enquanto a apresentao tardia das mesmas importa em mera irregularidade. A apelao ser julgada com ou sem razes, por fora do artigo 601 do CPP. Entende-se novamente pertinente a crtica trazida por Fauzi Hassan Choukr de que inadmissvel concordar com a idia de que o exerccio da impugnao por meio de recurso se satisfaa apenas com a pea de interposio, na qual delimita o objeto do segundo grau, sendo que as razes ofertadas pelas partes podem ou no ser encaminhadas ao juzo apelado. Justamente num dos momentos mais importantes do processo, onde a ltima chance que o acusado dispe para modificar uma deciso que o desfavorece, ele possa ser privado do que mais necessita: da assistncia tcnica de um defensor. Pode-se afirmar, sob esta ptica, que tal idia fere diretamente o princpio constitucional da ampla defesa, e s pode ser aceita se adotarmos a lgica inquisitiva do Cdigo de Processo Penal. A falta de razes pelas partes pode acarretar um exerccio de descoberta por intuio do que o acusado desejaria mudar na sentena anteriormente proferida, fato que desrespeita nitidamente as garantias constitucionais do cidado16. A fundamentao do recurso pode ser livre ou vinculada: nos casos em que pode se recorrer de matria de fato e de direito, dizemos que livre (exemplo: apelao); j nos casos em que o recorrente deve invocar um dos fundamentos constantes na lei, chamamos de vinculada, tal como ocorre na apelao dos crimes dolosos contra a vida (Jri). 1.1.4.4.c. Preparo: por preparo entendemos ser o pagamento de custas, o qual s exigido nas aes penais privadas. Todavia, se o processo iniciar por queixa, mas a ao penal for pblica (artigo 29 do CPP), Tourinho Filho diz se o acusador particular no efetuar o pagamento das despesas, caracterizada ficar sua negligncia, aplicando-se, assim, a regra contida na parte final do art. 29 do mesmo estatuto. Nessa hiptese, o recurso dever subir.17. 13.1.4.4.d. Recolhimento priso: apesar de a lei conceder o direito de recorrer em liberdade aos que so primrios e com bons antecedentes, na prtica se tem entendido que poder recorrer em liberdade quem se manteve livre durante a instruo processual e recorrer preso o que j se encontra preso. Segundo Fauzi, para termos uma perfeita sincronia entre presuno de inocncia e atividade cautelar, necessrio que em toda e qualquer situao tenha-se uma sentena concretamente fundamentada, com base nos
15 Normalmente, para o Ministrio Pblico, a data do ciente e no a data da carga. Para Defensor Pblico o prazo em dobro. Como j explicitado, entende-se que, para o dativo tambm. 16 CHOUKR, Fauzi Hassan. Cdigo de processo penal: comentrios consolidados e crtica jurisprudencial, p. 863. 17 TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Prtica de processo penal, pp. 531-532.

Rodrigo Moretto 2011/01

pressupostos cautelares da Constituio Federal. Portanto, o poder cautelar dever estar sempre em conexo com dever de comprovao, real, efetivo e concreto do periculum libertatis, bem como, o pressuposto necessidade requisito fundamental para ser adotada qualquer medida cautelar. Desse modo, para que a garantia constitucional da presuno de inocncia seja eficaz, imprescindvel que o exerccio do poder cautelar, no mbito do Processo Penal, no seja, em hiptese alguma, automtico e desnecessrio18. 1.1.4.4.e. Intimao da data do julgamento: para que no ocorra nulidade, a intimao da data do julgamento obrigatria, exceto no julgamento de habeas corpus. 1.1.4.4.f. Sustentao oral: sempre assegurada ao advogado a prerrogativa de sustentar oralmente seus argumentos. 1.1.4.5. Endereamento: em caso de endereamento equivocado, o recurso admitido e, pelo princpio da converso, ser remetido ao Tribunal correto. 1.1.5. Pressupostos subjetivos 1.1.5.1. Interesse jurdico: no se admitir o recurso se a parte no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso. necessrio que haja sucumbncia, desacolhimento total ou parcial do pedido. H a necessidade do prejuzo, segundo artigo 577, nico, do CPP.

Pode o Ministrio Pblico recorrer em favor do ru? No caso do Ministrio Pblico pedir a absolvio e o juiz condenar o ru, h a possibilidade de o Ministrio Pblico recorrer em benefcio do acusado tendo em vista que ocorreu sucumbncia. Entretanto, se o rgo ministerial pede a condenao e o juiz acolhendo suas razes condena o ru, no h sucumbncia; logo no h interesse. Quanto crtica da condenao, quando requerida a absolvio por parte do rgo de acusao, vide Fauzi Hassan Choukr19. Pode o ru, tendo sido absolvido, recorrer pedindo a alterao no fundamento da absolvio? O ru foi absolvido por insuficincia de provas (artigo 386, VI, do CPP), mas acredita que deveria ter
sido por estar provada a inexistncia do fato (artigo 386, I, do CPP). Entende-se cabvel para elidir a responsabilidade civil (artigo 386, I e V, 1 parte, do CPP). Cabe alertar, porm, que h duas correntes quanto a esta questo. A primeira entende que, no existe sucumbncia da motivao, s do dispositivo da sentena, razo pela qual faltaria interesse. J a segunda afirma que sempre que houver possibilidade de melhorar a situao do ru, h interesse. 1.1.5.2. Legitimidade: a capacidade que a lei outorga para recorrer. A pessoa que recorre deve ser legtima para tal. Aqueles que podem recorrer esto previstos no artigo 577 do CPP, alm da previso do artigo 31 do CPP, no caso do ofendido ser morto ou ausente. Em regra podem recorrer Ministrio Pblico, ru, defensor e, em alguns casos, a vtima.

Pode o Ministrio Pblico recorrer em favor do querelante em sentena absolutria em Ao Penal Privada, quando aquele no apela? No, somente o querelante, em contrapartida possvel seu recurso em caso de Ao Penal Privada Subsidiria da Pblica. A interposio segue a regra dos artigos 577 c/c 598. Excees: artigo 426, 1, do CPP reclamao de qualquer um do povo em relao lista geral do jri publicada; artigo 581, VII, do CPP poder recorrer o que prestou fiana em favor do acusado. O artigo 133 da Constituio Federal no retira do ru o direito de recorrer sozinho, contudo, as razes so atos privativos da advocacia, por ser o advogado o garantidor da ampla defesa atravs de sua defesa tcnica, segundo nosso entendimento.

18 19

CHOUKR, Fauzi Hassan. Cdigo de processo penal: comentrios consolidados e crtica jurisprudencial, p. 851. Cdigo de processo penal: comentrios consolidados e crtica jurisprudencial, pp. 575-576.
8

Rodrigo Moretto 2011/01

1.1.6. Extino normal dos recursos O recurso extingue-se normalmente com seu julgamento, porm h casos de extino anormal, ou por fatos impeditivos ou extintivos. A extino anormal ocorre, por exemplo, quando h falta de preparo (pagamento das custas), nos casos exigidos por lei (artigo 806, 2, do CPP)20. 1.1.6.1. Fatos impeditivos So aqueles que impedem a interposio do recurso ou seu recebimento. Sendo eles: a) Renncia: o ru pode desejar renunciar ao direito de recorrer, desde que formalize o pedido. Havendo conflito entre o desejo do ru e o de seu procurador, deve prevalecer a vontade do que deseja recorrer. Por outro lado o Ministrio Pblico pode renunciar ao recurso, mas no desistir.
Smula 705 STF A renncia do ru ao direito de apelao, manifestada sem a assistncia do defensor, no impede o conhecimento da apelao por este interposta.

b) No recolhimento do ru priso, nos casos em que a lei autoriza (artigo 413, 3, do CPP, artigo 2 , da lei 8.072/90). A lei 11.719/08, seguindo o princpio constitucional da presuno de inocncia antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, revogou, ainda que tarde, o malfadado artigo 594 do CPP. Por outro lado, a lei 11.689/08 que revogou o antigo artigo 408, 1 e 2 do CPP, mantm a possibilidade da decretao da priso antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria, desde que, motivadamente, verifique a necessidade da cautelaridade. O legislador ptrio perdeu a oportunidade de revisar o artigo 2 , da lei 8.072/90, que nos parece inconstitucional, uma vez que inverte a lgica do princpio da presuno de inocncia j que requer do juiz a fundamentao no para a priso mas sim para a liberdade do cidado. H de se observar que os artigos referentes a fatos impeditivos em face do no recolhimento do ru priso devem ser sempre interpretados luz da Constituio Federal, com base no artigo 5, LVII e LXVI. O recolhimento s pela reincidncia ou por maus antecedentes mera antecipao da execuo da pena. 1.1.6.2. Fatos extintivos (extino anmala dos recursos) Os fatos supervenientes interposio dos recursos impedem o seu conhecimento. So eles: a) Desistncia: a expressa vontade de no ver o recurso prosseguir, a manifestao consignada de desinteresse. Como j explicitado anteriormente, o Ministrio Pblico no pode desistir do recurso, pois no age em seu interesse e, sim, em interesse da sociedade (artigo 576 do CPP). H a possibilidade da desistncia por parte do defensor, mas somente se este tiver poderes especiais para tanto. b) Desero: o ato de abandonar o recurso, equivale desistncia tcita ou presumida. H previso da desero no artigo 806, 2, do CPP, quando da falta de preparo, e no artigo 595 do CPP no caso de fuga aps o ru j ter apelado (desero s existe na apelao). Entendemos ser inconstitucional tal dispositivo, pois renega o princpio da presuno de inocncia, bem como imputa uma sano processual se o ru utiliza-se de seu direito de resistncia para manter-se em liberdade. A recaptura no torna sem efeito a desero. Se o Ministrio Pblico tiver recorrido em favor do ru, em caso de fuga no haver desero, pois no ser possvel julgar deserto o apelo do Ministrio Pblico, pelo princpio da indisponibilidade. 3.1.7. Efeitos Os recursos podem ter vrios efeitos, de maneira singular ou cumulativa. O efeito extrnseco dos recursos evitar a coisa julgada. Ademais, alm deste efeito temos: 1.1.7.1. Devolutivo: comum a todos os recursos. Consiste em transferir instncia superior o conhecimento da questo. Trata-se de devoluo ao rgo jurisdicional para o reexame da matria objeto

20

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Prtica de processo penal, p. 533.


9

Rodrigo Moretto 2011/01

da deciso. Segundo Fauzi, em grau de recurso, o conhecimento da matria lhe devolvido21. A devoluo pode ser total ou parcial. 1.1.7.2. Regressivo, diferido ou iterativo: possibilita o juzo de retratao, ou seja, o prprio julgador que deu a deciso pode retratar-se dela. Exemplo de recursos que possibilitam a retratao: recurso em sentido estrito e embargos de declarao. 1.1.7.3. Suspensivo: funciona com condio suspensiva da eficcia da deciso, que no pode ser executada at que ocorra o julgamento final. Se no h a suspenso, a deciso pode ser, desde j, executada. Este efeito s existe quando a lei expressamente o estipular, ou seja, a regra que no haja efeito suspensivo. Excees: apelao, artigo 584 do CPP. Recurso Especial e Recurso Extraordinrio, em regra, no tm efeito suspensivo. 1.1.7.4. Extensivo: quando estende ou possibilita que a deciso atinja outros co-rus, e no s aquele que fez o pedido. Os motivos no podem ser pessoais de quem recorreu para que tal efeito tenha eficcia, artigo 580 do CPP. A regra geral que o recurso s aproveite aquele que recorreu. 1.1.8. Espcies de recursos (classificao) 1.1.8.1. Voluntrios: a regra, segundo o caput do artigo 574 do CPP, a partir da vontade das partes. 3.1.8.2. Obrigatrios, anmalos, necessrios ou ex officio: so aqueles que o prprio juiz deve interpor, levando em considerao a legislao. A deciso est forosamente (por fora de lei) sujeita ao duplo grau de jurisdio. No necessria a motivao, o que uma exceo aos recursos. CRTICA crescente a posio de no ter sido recepcionado pela Constituio Federal o recurso ex officio, em face do Ministrio Pblico ter legitimidade exclusiva para propor a Ao Penal22.
A Constituio Federal de 1988 estabeleceu ser a iniciativa da ao penal privativa do Ministrio Pblico. Sendo o recurso de ofcio uma forma de iniciativa da ao, que faz prosseguir o exerccio da jurisdio, tm-se como revogados os dispositivos da lei processual penal que determinam a obrigatoriedade da sua interposio pelo Juiz... baniu da administrao da Justia Criminal o sistema inquisitivo e implantou o sistema acusatrio. (TRF 4 Reg., 1 T., RC EX OFFICIO, 96.04.08026-1-PR, Rel. Juiz Vladimir Freitas, j. 9.4.96, v.u., DJU 2/5/96, p. 27.998)

Paulo Rangel23, na mesma linha, entende no ter sido recepcionado, bem como no concorda que o recurso necessrio ou obrigatrio seja uma exceo ao princpio da voluntariedade. Explica que no um recurso, pois o juiz no tem a vontade de recorrer. S pode ser interposto pelas partes, sendo ele apenas sujeito processual, o que no lhe d legitimidade. O recurso exige interesse na reforma e modificao da deciso sem o qual no ser conhecido. Pelo princpio dispositivo ou iniciativa das partes. Assim, conclui que tal recurso, para quem admite em vigor, uma condio de eficcia da deciso, vez que, enquanto no apreciado pelo juzo ad quem, no produz seus efeitos regulares. Observa-se que no transita em julgado a sentena que obrigada ao recurso ex officio se tiver omitido, segundo posio do Supremo Tribunal Federal.
Smula 423 STF No transita em julgado a sentena por haver omitido o recurso ex officio, que se considera interposto ex lege.

Os casos em que a lei prev o recurso de ofcio so:

21 22

Cdigo de processo penal: comentrios consolidados e crtica jurisprudencial, p. 810. Segue-se a posio que entende no ter sido recebido pela atual Constituio o recurso ex officio. Por outro lado, Tourinho Filho e Ada Pellegrini Grinover entendem ter sido recebido pela atual carta, pois recurso oficial e no ao. 23 RANGEL, Paulo. Direito processual penal, pp. 682-683.
10

Rodrigo Moretto 2011/01

a) das decises que concedem habeas corpus, artigo 574, I, do CPP; b) da sentena que concede a reabilitao criminal, artigo 746 do CPP; c) do despacho que determina arquivamento e das sentenas absolutrias no caso de crimes contra a economia popular, art. 7, lei 1.521/51. Entendemos que o inciso II do artigo 574 do CPP encontra-se prejudicado, tendo em vista a revogao do artigo 411 do CPP pela lei 11.689/08.
Smula 160 STF nula a deciso do tribunal que acolhe, contra o ru, nulidade no argida no recurso da acusao, ressalvado os casos de recurso de ofcio.

1.1.9. Competncia recursal TJ e TRF: Contra decises de primeiro grau de juzes estaduais e federais respectivamente. TURMAS RECURSAIS: contra decises dos Juizados Criminais. TRE: a competncia de julgar recursos oriundos da Justia Eleitoral. STJ: recurso ordinrio constitucional (ROC) quando o habeas corpus for denegado em TJ ou TRF; recurso especial. STF: recurso ordinrio constitucional (ROC) quando habeas corpus denegado nos tribunais superiores; recurso extraordinrio, recurso ordinrio em crimes polticos. STM: os recursos de primeira instncia da Justia Militar, segundo o artigo 6 da lei 8.457/92. TSE: julgar recurso especial24 quando a deciso do TRE negar vigncia lei federal ou Constituio. Recurso Ordinrio Constitucional (ROC) quando TRE denegar habeas corpus.

24

Nomenclatura utilizada pela lei eleitoral.


11

Das könnte Ihnen auch gefallen