Sie sind auf Seite 1von 9

KAIS MABELLI CORREIA ANA PAULA ...

A REALIDADE DE ASSENTADOS: VISITA AO ASSENTAMENTO SO JOS BARRA DE MAXARANGUAPE/RN

Relatrio da aula de campo realizada no dia 03 de setembro de 2011, no Assentamento So Jos, localizado no municpio de Maxaranguape, que constitui atividade avaliativa da primeira unidade da disciplina Antropologia e Direito, ministrada no curso de Direito da FAL Faculdade de Natal.

Orientadora: Profa. Ms. Rita de Cssia de Andrade Silva

NATAL/ RN 2011

INTRODUO
Vivemos num pas de contrastes, marcado por forte concentrao fundiria de um lado e, do outro, luta desigual por um pedao de cho. Como bastio da parte mais fragilizada dessa luta, temos os assentamentos rurais que resistem e sobrevivem ao longo da histria, adaptando-se e buscando a concretizao da justia social. O presente trabalho prope apresentar alguns aspectos observados a partir de visita realizada no dia 03 de setembro de 2011, em aula compartilhada pelos professores das disciplinas Polticas e Tendncias Econmicas e Antropologia e Direito ao Assentamento So Jos, localizado na Barra de Maxaranguape/RN, bem como compartilhar informaes coligidas a respeito da caracterizao desse agrupamento, a origem de sua formao, as legislaes que o regulam, seus aspectos populacionais, educacionais, econmicos e sociais, as atividades desenvolvidas, gerao da renda, bem como os programas governamentais de que se proveem. Os dados foram coletados por meio de observao e depoimentos. O trabalho contou com apoio em fontes vrias da internet.

1. CONSIDERAES ACERCA DE UM ASSENTAMENTO RURAL


Num cenrio de distribuio de renda notoriamente desigual e de uma poltica de desenvolvimento dependente e no sustentvel, onde aspectos sociais so constantemente negligenciados, os movimentos de trabalhadores rurais ganharam mpeto tanto no campo como nas cidades nas dcadas de 80 e 90. Muito embora at os dias atuais abordagens em torno da questo agrria no sejam unssonas, os assentamentos surgem num contexto de combate a esse cenrio, na busca pela incluso social, objetivando viabilizar uma ampliao da renda de famlias carentes e a consequente diminuio de sua pobreza. O que distingue, basicamente, uma comunidade rural tradicional de um assentamento a forma de organizao. Diferentemente do que ocorre em uma comunidade rural tradicional o assentamento representado por trabalhadores rurais sem terras, organizados em movimentos sociais na luta pela democratizao do acesso dos quinhes rurais, atravs da criao de Acampamentos e Projetos de Assentamentos de Reforma. Em comum, essas comunidades tm o fato de que so trabalhadas pelos membros da famlia e que as

possibilidades de seu desenvolvimento relacionam-se diretamente aos laos mantidos com os centros urbanos. Segundo nos fala Marques (2002):
H muita divergncia quanto ao modo de definir o rural e isto se deve a uma srie de fatores que vo desde a forma diversificada em que esta realidade se apresenta no espao e no tempo at as influncias de carter poltico-ideolgico e os objetivos a que visam atender as diversas definies. Comumente o rural definido juntamente com o urbano com base em caractersticas a partir das quais eles se diferenciam. (MARQUES, 2002, p.99)

2 UM OLHAR SOBRE O ASSENTAMENTO SO JOS


Conhecida pelas suas belas piscinas de guas naturais em alto mar e pela persistncia das guas do rio Maxaranguape, que se mantm doces mesmo aps encontrarem o oceano Atlntico, na Barra de Maxaranguape, localizada no municpio de Maxaranguape, litoral norte do Estado, que dista 65 km da capital, encontramos o Assentamento So Jos, objeto de nosso estudo. Fundado h 13 (treze) anos pelo sindicato rural da localidade, era originalmente uma fazenda que teve parte de sua rea ocupada por um grupo posseiros os quais residiam sob as rvores, em barracas de palha prximas a um galpo onde foi instalada a sede do acampamento. Ali se iniciava a luta pela terra. Aps o intervalo de trs anos e sob o intermdio do Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA), o proprietrio resolveu vender a terra, passando-a aos domnios do Governo Federal, que, posteriormente, destinou-a aos posseiros. Ocupa 422 (quatrocentos e vinte e dois) hectares, contando atualmente com 38 (trinta e oito) famlias de baixa renda, totalizando cerca de 400 (quatrocentas) pessoas. Cada assentado recebeu 2 (dois) lotes separados, sendo 1(um) para a construo da moradia e 1(um) outro para plantio de culturas diversas. Na ausncia no justificada do atual Presidente da Associao, o grupo foi recebido pelo Sr. Artur, um dos lderes do Assentamento e Ex- Presidente da Associao 1. Assim como

Durante sua permanncia na direo da Associao, o Sr. Artur diz que foi feito um projeto para criao de tilpia, camaro e um avirio para 6.000 (seis mil) pintos. O material para viabilizao da obra chegou a ser recebido, porm coincidiu com o trmino de seu mandato e o novo presidente no deu continuidade ao projeto, assim acabaram perdendo tudo. Tambm durante sua gesto, diz ter batalhado pela construo dos dois poos que abastecem a comunidade.

ele, que era vaqueiro, outras pessoas trabalhavam em atividades diversas antes de chegarem ao assentamento2. a agricultura familiar o meio principal de subsistncia dessas famlias, com a predominncia do cultivo de produtos como macaxeira, banana, feijo, milho, batata e caju. Alguns moradores criam galinhas. Uma parte de toda a produo destinada para consumo prprio e outra para venda ao mercado consumidor prximo, o que ajuda a fomentar os haveres. Segundo relatos, a produo tem sido muitas vezes prejudicada pelas cheias do rio Maxaranguape3. H uma pequena associao de mulheres que participaram de curso realizado no prprio assentamento pelo SEBRAE, aprenderam algumas tcnicas de bordado em tecido e comearam a comercializar. Quando da insuficincia de recursos, alguns moradores procuram servios fora do assentamento, em fazendas e nas cidades prximas para complementar a renda. O primeiro recurso destinado ao assentamento foi para plantao de cajueiros, no valor de 15.000,00 (quinze mil reais), recebido atravs do projeto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), mais especificamente, na modalidade A, que apia financeiramente as atividades agropecurias e no agropecurias exploradas mediante emprego direto da fora de trabalho do produtor rural e de sua famlia, desde que sejam enquadrados dentro de critrios preestabelecidos4. Em sua estrutura dispe de 2 (duas) reas de uso comunitrio, um prdio onde funcionam simultaneamente a escola, o posto de sade, e a sede do assentamento. Para seu lazer dispem de um campo de futebol, moradias com energia eltrica e gua abastecida por poos. Os pequenos estudam na Escola do assentamento, e quando ficam maiores se deslocam para Carabas em um carro cedido pela Prefeitura. Tambm nos casos mais graves de doena, um carro leva os doentes at Carabas, ou Natal. Pode-se observar um baixo nvel educacional dos moradores. Outrossim, destacam-se deficincias na sade e transportes, devendo-se frisar a falta de mdico (recebem visita quinzenal de um mdico ortopedista e de um dentista), medicamentos, transportes e limpeza pblica.

A maioria dos pioneiros era composta de trabalhadores dos canaviais e pescadores de locais prximos como Cear-Mirim, Rio do Fogo, Touros, Lagoa do Sal, Carabas, entre outros.
3

Em contraste com outras localidades que sofrem com a falta de gua, para eles o excesso desse elemento tem se mostrado danoso. Para sanar tal problema, precisariam fazer uma drenagem que ainda no foi realizada por falta de investimentos.
4

Ver critrios descritos no Apndice sobre informaes do PRONAF A.

No que tange s polticas pblicas, so atendidos pelo Programa Sade da Famlia (PSF), que inclui aes de promoo da sade, preveno, recuperao, reabilitao de doenas e agravos mais frequentes. Alguns assentados so aposentados, alguns recebem Bolsa Famlia5. Percebe-se, ainda, carncia de uma melhor organizao na distribuio das tarefas, alm de conflitos de opinies entre os fundadores do assentamento e o grupo que chegou depois. Mostram-se insatisfeitos com o governo e com o INCRA, ansiando pela promoo de aes mais efetivas que incrementem o desenvolvimento do assentamento, sem a interferncia de interesses polticos e pessoais que dificultam o alcance desse objetivo. A despeito de tais obstculos, o assentamento segue com seu desafio de reescrever a histria fazendo parte de uma sociedade mais justa e cultivando o sonho de um dia divisar tempos melhores.

3 CONSIDERAES FINAIS
A ocupao de espaos geogrficos tem em conta elementos sociais, econmicos e culturais que so passveis de modificao, bem como os recursos naturais e humanos existentes. Ao chegarem ao Assentamento, novas regras de convivncia so elaboradas, e a nova vida no fcil, pois alm de deixarem para trs outra realidade, passam a conviver com pessoas diferentes em uma estrutura comunitria diferente onde o respeito essencial. O assentamento So Jos, como todos os outros, possui caractersticas prprias, que o tornam nico. E o que determina essa particularidade, que: cada assentamento um agregado heterogneo de grupos sociais. (CARVALHO apud LIMA, 2003, p. 23). Nos relatos dos assentados, vislumbramos que o sonho maior de ter a posse da terra, supera as dificuldades experienciadas. Que apesar dos inmeros problemas, a vida atual melhor que antes da chegada ao assentamento. A terra vista como um galardo de liberdade e dignidade. Ela representa trabalho e a sua posse oferece a confiana que s a propriedade da terra capaz de dar a quem a possui.

REFERNCIAS
Ver no Apndice informaes sobre Programa Bolsa Famlia. Ainda, segundo o Sr. Artur, apesar da carncia de 3 (trs) anos, esto h 4 (quatro) anos sem pagar, e por isso, esto todos inscritos nos cadastros de inadimplncia, como consequncia disso, ficam impedidos de conseguir novos recursos at a quitao da dvida.
5

LIMA, Lillyan Pereira de. Serra do Mel, um projeto de vidas: o impacto do projeto de colonizao planejada da Serra do mel no cotidiano das famlias assentadas. (monografia de graduao em Histria). Natal: UFRN, 2003. Disponvel em: <https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/RRJYOWLVPHLJ.pdf> Acesso em: 13 set. 2011.

MARQUES, Marta Inez Medeiros. O conceito de espao rural em questo. Disponvel em <http://www4.fct.unesp.br/nera/usorestrito/MARTA.pdf>. Acesso em 15 set. 2011.

http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp#13. Acesso em 14 set. 2011. http://www.mds.gov.br/bolsafamilia Acesso em 14 set. 2011. http://www.ferias.tur.br/informacoes/7215/maxaranguape-rn.html. Acesso em 15 set. 2011. http://www.cdcc.sc.usp.br/bio/mat_area_urb_rural.htm. Acesso em 15 set. 2011. http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp#13. Acesso em 15 set. 2011. http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf. Acesso em 15 set. 2011. http://jus.com.br/revista/texto/1672/a-reforma-agraria-no-brasil. Acesso em 16 set. 2011. http://www.encontroobservatorio.unb.br/arquivos/artigos/GT1--93-20100519223209.pdf. Acesso em 16 set. 2011.

APNDICE

CRITRIOS PARA ENQUADRAMENTO NO PRONAF: - Grupo "A" - Agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrria (PNRA) ou beneficirios do Programa Nacional de Crdito Fundirio (PNCF) que no foram contemplados com operao de investimento sob a gide do Programa de Crdito Especial para a Reforma Agrria (Procera) ou que ainda no foram contemplados com o limite do crdito de investimento para estruturao no mbito do Pronaf. Tambm esto includos no Grupo "A" os agricultores familiares reassentados em funo da construo de barragens para aproveitamento hidroeltrico e abastecimento de gua em projetos de reassentamento, desde que observado o disposto na Lei 4.504, de 1964, especialmente em seus artigos 60 e 61, bem como no art. 5, caput e incisos II, III e IV, do Decreto 3.991, de 2001.

INFORMAES COMPLEMENTARES SOBRE BOLSA FAMLIA O Bolsa Famlia um programa de transferncia direta de renda com condicionalidades, que beneficia famlias em situao de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra o Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano alimentao adequada, promovendo a segurana alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela populao mais vulnervel fome. O Bolsa Famlia atende mais de 12 milhes de famlias em todo territrio nacional. A depender da renda familiar por pessoa (limitada a R$ 140), do nmero e da idade dos filhos, o valor do benefcio recebido pela famlia pode variar entre R$ 32 a R$ 242. Esses valores so o resultado do reajuste anunciado em 1 de maro e vigoram a partir dos benefcios pagos em abril de 2011. Diversos estudos apontam para a contribuio do Programa na reduo das desigualdades sociais e da pobreza. O 4 Relatrio Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio aponta queda da pobreza extrema de 12% em 2003 para 4,8% em 2008. O Programa possui trs eixos principais: transferncia de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferncia de renda promove o alvio imediato da pobreza.

As condicionalidades reforam o acesso a direitos sociais bsicos nas reas de educao, sade e assistncia social. J os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famlias, de modo que os beneficirios consigam superar a situao de vulnerabilidade. A gesto do Bolsa famlia descentralizada e compartilhada por Unio, estados, Distrito Federal e municpios. Os trs entes federados trabalham em conjunto para aperfeioar, ampliar e fiscalizar a execuo do Programa, institudo pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto n 5.209/04. A lista de beneficirios pblica e pode ser acessada por qualquer cidado.

INFORMAES SOBRE INSTRUMENTOS REGILATRIOS A QUE ESTO SUBMETIDOS OS ASSENTAMENTOS Como instrumentos regulatrios, podemos citar: o Estatuto da Terra, (Lei n. 4.504/1964), Cdigo Agrrio Brasileiro, elaborado na poca do governo limitar em 1964, que serviu para nortear as aes de rgos governamentais de fomento agrcola e de reforma agrria, como o Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA); A Constituio Federal, que estabeleceu regras para o acesso terra, atravs da concesso de uso, preocupando-se em preservar a funo social da propriedade; A Lei n. 8.629/1993 que regulamenta e disciplina as disposies relativas reforma agrria, previstas no Captulo III, Ttulo VII, da Constituio Federal de 1988 (artigos 184 a 191).

REGISTRO FOTOGRFICO

Das könnte Ihnen auch gefallen