Sie sind auf Seite 1von 38

ORIENTAES PARA O MARKETING NAS EMPRESAS

o processo de planejar e executar a concepo, estabelecimento de preos, promoo e distribuio de idias, produtos e servios a fim de criar trocas que satisfaam metas individuais e organizacionais.
American Marketing Association

MARKETING
o processo de entender

e atender o mercado.
Prof. Raimar Richers

Desenvolvimento de trocas em que organizaes e clientes participam voluntariamente de transaes destinadas a trazer benefcios para ambos . Ex.: Compra de um Chicabon Benefcios P/ Clientes podem desfrutar do sorvete. P/ a Kibon O dinheiro ganho.

O que Marketing?
SITUAES QUE ENVOLVEM MARKETING

Propaganda do sabo Ariel na TV; Propaganda que incentiva os motoristas a no dirigirem bbados;
Cupom de descontos do molho de Hellmanns distribudo nos supermercados; salada da

Degustao de batata frita Pringles sem gordura; Telefonema para participar de uma pesquisa de opinio; Visita seo de estgios p/ verificar oportunidades de emprego.

Compradores organizacionais Compram bens e servios para empresas, rgos governamentais e outras instituies, como escolas e hospitais.

Consumidores Compram bens e servios para seu prprio uso ou para presentear outras pessoas

Os consumidores compram bens e servios para satisfazerem suas necessidades e desejos. Necessidades So as coisas necessrias para a nossa sobrevivncia. Ex.: Comida e abrigo Desejos Incluem bens e servios especficos (para satisfazer necessidades) e outros adicionais que vo alm da sobrevivncia. Ex.: Big Mac (tipo especfico de alimento)

O Mkt usado para desenvolver trocas que visam ou no lucros.

ORGANIZAES COM FINS LUCRATIVOS Realizam trocas visando lucros, que so a meta de negcios que buscam gerar receitas acima dos custos.

ORGANIZAES SEM FINS LUCRATIVOS Buscam outras metas, como doaes de sangue, votos para candidatos polticos, reduo de consumo de cigarros, uso de embalagens reciclveis, dedicao de trabalho voluntrio junto a crianas necessitadas ou pessoas idosas.

Principais Tipos de Marketing


Tipo Descrio Marketing destinado a criar trocas para produtos tangveis Marketing destinado a criar trocas para produtos intangveis Marketing destinado a criar aes favorveis em relao a pessoas Marketing destinado pessoas para lugares a atrair Exemplo Estratgias para vender computadores Infoway os

Produto
Servio Pessoa

Estratgias da Hertz para alugar carros para viajantes Estratgias para obter votos para Fernado Henrique Cardoso Estratgias para levar pessoas a passar frias na Bahia Estratgias para coibir o uso de drogas ilcitas

Lugar

Causa

Marketing destinado a criar apoio para idias e questes ou a levar as pessoas a mudar comportamentos socialmente indesejveis

Marketing destinado a atrair Organizao doadores, membros, participantes ou voluntrios

Estratgias para aumentar o nmero de associados do fclube do Roberto Carlos

Orientaes tradicionais de Marketing


O marketing pode ser orientado de vrias maneiras nas organizaes:

Para a PRODUO; Para as VENDAS;


Para o MARKETING;

Centra-se nos produtos e em como fabriclos com eficincia; Pressupe que se os produtos forem melhores, os clientes iro compr-los; O papel do marketing orientado para a produo , essencialmente, entregar produtos em locais onde possam ser comprados. Ex.: Mercado de alta tecnologia, remdios p/ cncer e AIDS e quando a demanda for maior do que a oferta.

Era

Perodo aproximado

Atitude predominante
Um produto bom se vender por si mesmo. Propaganda e venda criativas vencero a resistncia do consumidor e convencero a comprar.

Era da produo
Era das vendas

Antes dos anos 20

Antes dos anos 50

Um dos conceitos mais antigos nas relaes comerciais. Ela sustenta que os consumidores do preferncia a produtos fceis de encontrar e de baixo custo.Empresas orientadas a produo buscam alcanar alta eficincia de produo, baixos custos e distribuio de massa.Essa orientao faz sentido, atualmente, nos pases em desenvolvimento. Tambm utilizada quando uma empresa deseja expandir o mercado.

Envolve a concentrao das atividades de Mkt na venda dos produtos disponveis; Normalmente usada quando a oferta dos produtos e servios maior do que a demanda; a estratgia ideal quando as lojas tm um excesso de oferta de mercadorias antigas.

Parte do princpio de que os consumidores e as empresas, por vontade prpria, normalmente no compram os produtos da organizao em quantidade suficiente. A organizao deve, portanto, empreender um esforo agressivo de vendas e promoo. Esta orientao praticada de forma mais agressiva com produtos pouco procurados, que os compradores dificilmente pensam em comprar, como seguros, enciclopdias. Quando dispe de excesso produtivo, as empresas praticam esta orientao.

Sustenta que os compradores, por vontade prpria, no compram os produtos das organizaes em quantidade suficiente e por isso, estas devem empreender um esforo agressivo de vendas e promoo

Enfatiza a importncia de desenvolver e comercializar produtos e servios com base no que os clientes precisam e desejam; Depende da compreenso das necessidades e desejos dos clientes e da construo de produtos e servios para satisfaz-los;

Assim, os profissionais de Mkt podem criar lealdade e competir de forma eficiente com outros profissionais.

EFETIVIDADE EM AGREGAR VALOR AO QUE FAZ, EM MERCADOS-ALVO SELECIONADOS.

Filosofia do sentir-e-responder centrada no cliente. Ao invs de caar, o marketing passa a plantar.O que se precisa no mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim, os produtos certos para seus clientes. A orientao para o marketing afirma que a chave para atingir os objetivos organizacionais consiste em a empresa ser mais eficaz que os concorrentes na criao, na entrega e na comunicao de um valor superior a seus mercados-alvo escolhidos.

Incio
Fbrica

Foco
Produtos

Meios
Vendas e Promoo

Fins
Lucros pelo volume de vendas

(a) Orientao de vendas


Mercadoalvo

Necessidades dos clientes

Marketing integrado

Lucros pela satisf. do cliente

(b) Orientao de marketing

Apenas o melhor bom o suficiente para os clientes da Lexus

Sustenta que a tarefa da organizao determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfaes desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrncia, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade

Sacolas retornveis em defesa do meio ambiente. O Grupo Lder est lanando, em 2008, suas sacolas retornveis, a preo subsidiado, com uma campanha que estimula a substituio, pelo consumidor em suas compras, de sacolas plsticas por sacolas retornveis contribuindo, assim, com a preservao do meio ambiente. Instituto de Ensino Neuza Rodrigues Atende, desde 2003, a duzentas crianas carentes da Vila Corra e de localidades ao longo dos rios das Flores, Maiuat e Murutipucu, no municpio de Igarap Miri. Alm de aulas, os alunos recebem uniforme completo, material escolar, alimentao (lanche e almoo) e so transportados pelo barco Jernimo, dotado de todos os requisitos de segurana e com equipe especializada no percurso casa-escola-casa. Visite o site do Instituro Neuza Rodrigues: www.institutoneuzarodrigues.com.br Projeto Catadores de Lixo do Aur

O Castanheira Shopping Center realiza desde 1997, em parceria com a Secretaria de Saneamento do Municpio de Belm, o projeto Catadores de Lixo do Aur. O projeto beneficia famlias de catadores de lixo do aterro do Aur e consiste na liberao da coleta dos resduos reciclveis, como papelo, papel branco, papel misto, plstico e latinhas produzidos pelo Shopping para as famlias participantes, que podem vend-los e assim gerar renda prpria. Apoio Cultural O Grupo Lder patrocinou a edio de duas obras do escritor paraense Eldio Lobato. Os livros Memria dos 280 anos da Festa de Santana de Igarap Miri e Caminho de Canoa Pequena representam uma preciosa contribuio para a Histria do municpio paraense de Igarap Miri.

Sorriso Herbal promove final de semana ecolgico com consumidores em Paraty

Pode ser visto como o desenvolvimento, o projeto e a implementao de programas, processos e atividades de marketing, com reconhecimento da amplitude e das interdependncias de seus efeitos. Reconhece que no marketing, tudo importante o consumidor, os funcionrios, outras empresas e a concorrncia, assim como a sociedade como um todo e que muitas vezes se faz necessria uma perspectiva abrangente e integrada. uma abordagem do marketing que tende reconhecer e harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing. Incorpora o marketing socialmente responsvel.

FIM....

Das könnte Ihnen auch gefallen