Sie sind auf Seite 1von 8

Jornal da cooperativa habitacional dos bancrios de so paulo

n 26

dezembro de 2009

www.bancoop.com.br

Rua Lbero Badar, 152, 5 and., Centro, S. Paulo, SP. 01008-000 Tel. (11) 3038-5544

NEGOCIAES CONTINUAM
No perca tempo! Agende seu atendimento

BANCO DE DADOS
Bancoop realiza campanha de desligamento e recadastramento de cooperados

MAIS TRABALhO E MUITO MAIS REALIzAES

2 notciasbancoop

editorial

Fim de ano

cumprindo a misso
ano chega ao seu fim. Foi um perodo de muito trabalho. no restam dvidas de que h muito a ser feito, mas tambm no se pode negar os desafios superados. o ano comeou com o anncio de uma nova proposta de negociaes com os cooperados. tambm se intensificaram as conversas com os credores do Fidc, o que culminou, em agosto, na mudana da forma de correo do valor do emprstimo, com juros e ndice de correo mais baixos. a reduo dos valores a serem pagos ao Fidc possibilitou o repasse dos descontos aos cooperados dos empreendimentos concludos que tenham saldo em aberto com a cooperativa. aps aprovao em assembleia geral, iniciou-se uma grande campanha de negociaes com os cooperados desses empreendimentos, com juros e multas anulados. uma avalanche de cooperados j aproveitou essa oportunidade, que continua aberta aos demais. as negociaes no se limitaram a casos individuais. depois que os cooperados negociaram pessoalmente as condies e tomaram a deciso em assembleia, trs empreendimentos foram encerrados e tiveram direitos e obrigaes transferidos para construtoras. ainda neste ano podem ser efetivadas outras transferncias. a bancoop no cria obstculos, apenas exige que sejam respeitadas as especificidades do cooperativismo. o grande aumento das negociaes indica que 2010 haver ainda mais trabalho, mas tambm mais realizaes.
unidades disponveis em vrios bairros. ligue.

2010: mais trabalho e mais realizaes


m 2009 iniciou-se a segunda gesto de reestruturao da bancoop. de 2005 a 2008 foram tomadas diversas medidas para reestruturar a cooperativa. essas aes continuaram neste ano. mas, com muita coisa j encaminhada e o novo perfil de atuao assimilado pelos cooperados, funcionrios, prestadores de servios, fornecedores e credores aumentou-se o entendimento sobre o que e como funciona o cooperativismo. tambm se ampliou a aproximao entre cooperativa e cooperados e, com isso, as possibilidades de realizar diversos acordos. na bancoop, todas as solues so coletivas e buscam possibilitar a todos os cooperados o acesso casa prpria. por isso, todos os cooperados que contriburam para as realizaes de 2009 merecem parabns e podem comemorar muito por essas conquistas.

cin

central de inFormaes ao cooperado diariamente, das 10h s 16h. ligue (11) 3038-5544 Fax (11) 3038-5518
cin@bancoop.com.br

com esse entendimento que a cooperativa poder continuar sua poltica de negociaes, que beneficia aos que tem saldo vencido, mas tambm queles que esto em dia e aguardam a concluso e o registro da documentao de seus empreendimentos. assim que funciona o cooperativismo. todos trabalham juntos e todos so beneficiados. os funcionrios tambm trabalharam com firmeza para superar todas as barreiras do cotidiano e para fazer com que a bancoop seja a cada dia um lugar melhor para se trabalhar. somadas as conquistas de 2009 e dos anos anteriores com o entendimento e a atuao cooperativista o que fica so as expectativas de que 2010 ser repleto de realizaes. todos juntos, trabalhando em busca de solues. isso fez 2009 ser melhor do que os anos anteriores e, com certeza, far 2010 ser ainda mais prspero. por isso, mais do que as conquistas desses anos, temos que brindar s que ainda no foram alcanadas, mas so vislumbradas em decorrncia do que j se conquistou. essas realizaes esto prximas, muito prximas.

bancoop notcias uma publicao da bancoop - cooperativa habitacional dos bancrios, rua lbero badar, 152, 5 andar. tel. 11-3038-5544, cin@bancoop.com.br, www.bancoop.com.br. Presidente: Joo vaccari neto. Diretora administrativa-financeira: ana maria rnica. Diretor Tcnico: vagner de castro. Jornalista Responsvel: paulo Flores (mtb 45431/sp). CtP/Impresso: bangraf (www.bangraf.com.br). Tiragem: 8 mil exemplares.

notciasbancoop 3

atualizao

Quem Quem
bancoop realiza campanha para atualizar dados do quadro de cooperados

todos os cooperados da bancoop esto convocados a recadastrarem-se ou solicitarem seu desligamento da cooperativa, conforme seus interesses ou situao. todos os cooperados podem se recadastrar, mas nem todos podem solicitar o desligamento. o objetivo atualizar os dados do quadro de associados para que os ativos possam receber as informaes de se seu interesse referente cooperativa e aqueles que j atingiram o objetivo da casa prpria possam efetivar seu desligamento.

CONFIRA EM QUE CASO vOC SE ENCAIxA


QUEM PODE SE DESLIGAR
Cooperados que nunca aderiram a empreendimentos da Bancoop; Cooperados que no queiram aderir a futuros empreendimentos da

Fique atento!
aqueles que no assinaram o termo de demisso, mesmo aqueles que quitaram o preo de custo de suas unidades e tm unidades apenas em empreendimentos concludos, continuam a fazer parte do quadro de cooperados e so corresponsveis pelo patrimnio social da cooperativa. veja em que situao voc se enquadra e preencha a ficha anexa de acordo com seu caso e a envie por fax (11-3038-5518) ou a imagem digitalizada por e-mail. se preferir, entre em contato com a bancoop por meio do e-mail cin@bancoop.com.br, ou do telefone (11) 3038-5544 e solicite o formulrio do termo de demisso (desligamento) ou de recadastramento.

Bancoop; Cooperados que no participem de empreendimentos em construo; Cooperados quites com suas obrigaes que tenham posse do Termo de Quitao Financeira e de Obrigaes; Cooperados que j escrituraram suas unidades.

QUEM DEvE SE RECADASTRAR


Cooperados cujos empreendimentos ainda esto em construo; Cooperados que ainda esto pagando parcelas referentes s suas unidades; Cooperados que esto recebendo ou aguardam a devoluo de seus haveres; Cooperados que desejam permanecer associados.

4 notciasbancoop

escritura

valorize seu patrimnio


Q
uase 80% das unidades em empreendimentos concludos pela bancoop esto aptas para a escritura. o prximo a ter as escrituras liberadas ser o saint phillipe, cujos procedimentos esto em vias finais. se voc est quite com suas obrigaes com a cooperativa e seu empreendimento est apto para o registro da escritura, entre em contato com a bancoop e se informe sobre os procedimentos necessrios para a efetivao do registro. a escritura a maior segurana do seu patrimnio. alm disso, com ela seu imvel tem muito mais valor. vila Augusta

Passo a passo para o registro


o primeiro passo para o registro solicitar cin bancoop o termo de Quitao Financeira e de obrigaes. em posse desse documento, o cooperado deve entrar em contato com o 8 cartrio (11-3104-0530/3241-0322 - rua xv de novembro, 193, centro so paulo) para obter informaes sobre os trmites e taxas para o registro da escritura. o termo de Quitao Financeira e de obrigaes, a matrcula atualizada, cpias da certido de casamento, dos cpFs e rgs do casal, o termo de adeso e compromisso de participao, o iptu de 2009 e a declarao negativa de dbitos com o condomnio esto entre os documentos exigidos pelo cartrio. entre em contato com a cin bancoop pelo e-mail cin@bancoop.com.br ou pelo telefone (11) 3038-5544 e obtenha mais informaes.
EMPREENDIMENTOS COM ESCRITURA LIBERADA Edifcio Cachoeira Jardim da Sade Mirante Tatuap Moradas da Flora Parque das Flores Parque Mandaqui Portal do Jabaquara Praia Grande* Recanto das Orqudeas Residencial Moema Residencial Santak Saint Phillipe** Torres de Pirituba veredas do Carmo vila Augusta vila Formosa vila Mariana vila Mazzei Total 92 52 168 360 78 196 333 299 320 76 56 80 224 504 96 168 128 24 3.254

* Edifcio Cherne e Albacore podem tirar escritura, mas constar hipoteca, que j foi quitada com proprietrio do terreno. ** A averbao est em fase final. A previso de que as escrituras estejam liberadas no incio de dezembro.

notciasbancoop 5

cooperado

regularize o contrato de gaveta


c
ontratos de gaveta no so oficiais e no garantem a segurana de quem os realiza. essa uma opinio quase unnime entre os juristas de todo o pas. no entanto, muitas pessoas continuam a celebrar esse tipo de contrato. mas, a oficializao somente pode ocorrer com a anuncia da cooperativa, que, at que o cooperado tenha sua escritura, a proprietria da unidade habitacional. como o contrato de gaveta no tem validade legal, o cooperado que repassou o imvel, mas no fez a cesso de direitos, continua constando como possuidor temporrio do imvel. se as parcelas no forem pagas ele quem ser acionado na Justia e ser responsabilizado pelas despesas de cobrana, mesmo do reforo de caixa ou apurao final, que podem ser cobrados depois de pago o preo estimado. interferir no empreendimento, j que ele no cooperado. por isso, a bancoop no apenas permite a regularizao como indica a sua realizao. a regularizao se d por meio da cesso de direitos e da associao do comprador ao quadro de cooperados. se voc comprou sua unidade de um cooperado, mas a transao no foi regularizada junto bancoop, pode estar correndo riscos desnecessrios. ento, deixe de correr riscos. entre em contato com o cooperado que repassou a unidade para voc e diga que voc quer que seja feita a cesso de direitos sobre a unidade. o prximo passo ser entrar em contato com a bancoop, por meio da central de informaes ao cooperado (cin) e solicitar informaes detalhadas. voc pode entrar em contato com a cin pelo e-mail cin@bancoop. com.br ou pelo telefone (11) 3038-5544.

para quem compra a unidade do cooperado sem anuncia da cooperativa, os riscos so mais evidentes e efetivos. o imvel pertence bancoop. o cooperado possuidor temporrio e somente tem a posse precria. a posse definitiva somente se d com a quitao do valor de custo da unidade e a devida escriturao em seu nome. outro risco o cooperado

vir a falecer e o imvel passar a figurar como sendo dos herdeiros, que podem no ter conhecimento ou simplesmente no querer honrar o contrato de gaveta. e, mesmo que o cooperado no morra, mas se mude e o comprador perca o contato com ele, no final do pagamento das parcelas o comprador no poder registrar a unidade em seu

nome, uma vez que preciso a assinatura do cooperado para que haja a cesso de direitos. no caso de cooperativismo, quem compra irregularmente uma unidade de algum cooperado e no regulariza sua situao junto cooperativa tambm no tem direito de participar das assembleias que definem diversas medidas que podem

Fidc

bancoop liquida antecipao de recebveis e


m novembro, a bancoop adquiriu todas as cotas do Fundo de investimento em direitos creditrios (Fidc) bancoop i e liquidou o fundo. o Fidc bancoop i no existe mais. todos os compromissos foram liquidados. mais um grande passo que se soma s medidas tomadas desde 2005 e visam a continuidade da reestruturao da cooperativa. o processo de liquidao do fundo foi longo. comeou

Passos da negociao

em 2008, quando a bancoop iniciou as conversaes com os cotistas do fundo, buscando apresentar uma soluo que tornasse os pagamentos menos onerosos aos cooperados, sem prejudicar os cotistas. em agosto de 2009, chegouse a um entendimento. uma

assembleia dos cotistas aprovou a reduo dos ndices de correo e das taxas de juros.

Benefcio aos cooperados


isso significa que bancoop poder manter sua poltica de renegociao da dvida dos empreendimentos concludos,

o que beneficia todo o conjunto de cooperados, uma vez que melhora o fluxo de caixa da cooperativa e que a bancoop continuar cumprindo sua misso, que proporcionar aos trabalhadores a possibilidade de acesso casa prpria.

6 notciasbancoop

curtas
FINAL DE ANO a bancoop interrompe suas atividades para frias coletivas a partir de 19 de dezembro e retoma os trabalhos em 11 de janeiro. PARCELAS a bancoop posta os boletos nos correios com bastante antecedncia. mas, para evitar transtornos e atrasos desnecessrios, sugere aos cooperados que forem viajar no perodo de festas a entrar em contato com a cin para solicitar a antecipao do envio do boleto de janeiro. o no pagamento acarreta penalidades previstas no termo de adeso. FORMAS DE QUITAO para manter o controle e facilitar a fiscalizao, a nica forma de quitao das parcelas por meio de boleto bancrio. depsitos, doc, ted e outras transferncias no so aceitas. aos boletos no quitados sero acrescentados multa e juros. PRONTOS PARA MORAR se voc est em busca de um bom lugar para morar, entre em contato com a cin bancoop (cin@bancoop.com.br, ou 11-3038-5544) e torne-se um cooperado. existem apartamentos disponveis em santo andr e itaquera e casas no trememb. village Palmas

mar cantbrico

cooperados decidem transferir seccional para construtora


Justia homologou acordo entre os cooperados, a bancoop e a oas
m assembleia secional realizada no dia 27 de outubro de 2009, os cooperados da seccional mar cantbrico aprovaram o acordo firmado entre o conselho Fiscal e de obras do empreendimento, a bancoop e a oas,

que estabelece a transferncia dos direitos e obrigaes para a construtora, que dar continuidade s obras e assume todas as responsabilidades sobre o empreendimento, inclusive as jurdicas. no dia 10 de novembro, a

Justia homologou o acordo de encerramento e finalizao da seccional e a transferncia dos direitos e obrigaes para a oas empreendimentos. tais medidas foram solicitaes dos cooperados. houve negociaes com as constru-

toras e a bancoop no criou nenhum empecilho para a concretizao da transferncia. Foi tudo realizado em comum acordo e respeitando o estatuto social e o regimento interno da cooperativa e a legislao especfica do cooperativismo.

saint phillipe

tribunal reconhece validade da clusula de apurao final


bancoop concede descontos aos cooperados e prope negociao do pagamento

m deciso de segunda instncia de julgamento de ao da associao dos adquirentes de apartamentos do empreendimento saint phillipe, o tribunal de Justia do estado de so paulo confirmou deciso de primeira instncia e declarou que a clusula de apurao final do termo de adeso e compromisso de participao da bancoop vlida. segundo a sentena, no padece de qualquer nulidade a clusula que prev a chamada apurao final. o juiz relator do caso afirma que tal deciso j havia

sido assentada nos autos da apelao civil, a qual registra que a clusula 16 do termo de adeso e compromisso de participao, que prev a denominada apurao Final, no se reveste da nulidade alardeada pelo recorrente. na continuidade da sentena, ainda citando os autos da apelao civil, o relator da ao afirma que cuidando-se de obra autofinanciada no regime de preo de custo (...) possvel a exigncia da diferena entre o valor pago pelo adquirente e aquele apurado ao final do empreendimento.

Negociao
independentemente de a deciso judicial ser favorvel bancoop, a cooperativa convoca os cooperados do empreendimento para negociar suas pendncias. realizou uma assemblia geral extraordinria, no dia 15 de setembro, na qual foi aprovada uma proposta de reduo de valores para os cooperados de obras j concludas, que possuem pendncias financeiras. com o pagamento total do saldo devedor, j com desconto, o cooperado pode solicitar o termo de Quitao Financeira e de obrigaes. e

a escritura do empreendimento est em vias de ser liberada aos cooperados que estiverem quites com a cooperativa. estas medidas fazem parte do compromisso da bancoop com seus cooperados e atendem inmeros pedidos de reduo de valores e do esforo da cooperativa em solucionar todas as pendncias e possibilitar aos associados a garantia de propriedade de sua unidade. entre em contato com a bancoop por meio do telefone (11) 3038-5544 ou do e-mail cin@bancoop.com.br e solicite uma proposta de negociao.

notciasbancoop 7

sua obra passo a passo

(Todas as obras seguem o fluxo de caixa, ou seja, ingresso igual a dispndio. Nas seccionais que fecharam acordo, os ingressos so maiores porque a inadimplncia menor e, conseqentemente, o ritmo da obra melhor. Base: Novembro/2009)

Swiss Garden

Anlia Franco

Bela Cintra, Casa verde, Colina Park, Liberty Boulevard e vila Clementino
os cooperados dessas seccionais esto estudando propostas para que se verifique a melhor forma de dar continuidade s obras nos respectivos empreendimentos, inclusive a transferncia dos empreendimentos para construtoras.

a construo das paredes (alvenaria) externa est praticamente concluda. a estrutura de concreto armado est em concluso na cobertura. tambm est em fase final a estrutura do reservatrio de gua, na parte superior do edifcio, tendo sido realizadas as concretagens, restando a desforma e remoo do escoramento metlico.

vila Inglesa
um grupo de cooperados do empreendimento est discutindo com a cooperativa a melhor forma para dar uma soluo para a seccional.

Ilhas DItlia
o empreendimento est em processo de finalizao das obras. entre o final de novembro e incio dezembro, os cooperados dos apartamentos-tipo fizeram visitas agendadas s suas respectivas unidades acompanhadas de um profissional da bancoop. eles puderam ver que suas unidades esto praticamente finalizadas, restando apenas pequenos arremates a serem feitos para que se realize o check list e as unidades estejam aptas para a entrega, uma vez obtido o habite-se da prefeitura. ainda existem etapas em realizao em algumas unidadestipo, mas em grande parte elas j foram realizadas. entre elas, est a colocao de soleiras de alumnio e vidros nas esquadrias da porta de correr da sala de estar; a execuo da instalao das prumadas de alimentao eltrica nos halls dos elevadores dos pavimentos-tipo; a instalao de interruptores, tomadas e placas, conforme novas normas tcnicas; colocao de louas e metais sanitrios e seus acessrios nos banheiros e nas cozinhas; a aplicao de esmalte sinttico nas partas e batentes; a colocao de fechaduras, espelhos, maanetas e dobradias nas portas de entrada e passagem. para a finalizao das obras, restaro as etapas a serem realizadas nas unidades duplex e nas reas comuns do trreo. no bloco b (edifcio capri) a construo da alvenaria interna (paredes que delimitam os cmodos dos aptos.) est no 16 pavimento-tipo. este servio j est executado do 1 ao 15 pavimentos-tipo. a alvenaria externa se encontra 100% executada. Juntamente com a alvenaria, so executados os servios de instalaes hidrulicas prumadas de esgoto, guas pluviais e ventilao e de instalaes eltricas passagem de eletrodutos e fixao de caixas de passagem, os quais se interligam aos quadros de distribuio eltrica dos apartamentos. a estrutura de concreto armado do edifcio est totalmente executada. os cooperados esto negociando a transferncia do empreendimento para uma construtora.

villas da Penha
por ser uma seccional deficitria, para equilibrar o fluxo de caixa e retomar as obras preciso efetuar aporte. est em anlise a melhor forma de efetu-lo. no final de 2008 a bancoop apresentou uma proposta de conciliao a uma comisso de cooperados, mas ainda no obteve resposta do grupo.

Torres da Mooca
o pagamento do aporte foi iniciado, no entanto, o fluxo de caixa ainda est baixo e impede a retomada das obras. importante ressaltar que os pagamentos no atingiram 100% dos cooperados e isto dificulta ainda mais a formao do fluxo necessrio para a retomada das obras.

COMECE O ANO SEM DvIDAS


Todos os cooperados com dbitos junto cooperativa podem negociar o pagamento de seus saldos em aberto. Aqueles de empreendimentos concludos ainda podem pagar seus dbitos com desconto de juros e multas. Em ambos os casos os saldos podem ser parcelados. E, mesmo em caso de pagamento parcelado, aqueles que tm unidades em empreendimentos averbados podem registrar a escritura em seus nomes. Se voc tem saldo em aberto na cooperativa, no perca tempo. Ligue ou mande um e-mail para a CIN (11-3038-5544 cin@bancoop.com.br), regularize sua situao e garanta a segurana de seu maior bem.

Das könnte Ihnen auch gefallen