Sie sind auf Seite 1von 11

CONCURSO PBLICO

5. PROVA OBJETIVA

ASSISTENTE SOCIAL

VOC

RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO

CONTENDO

50

QUESTES OBJETIVAS.

TRANSCREVA

TINTA AZUL OU PRETA, TODAS AS RESPOSTAS ANOTADAS NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS.

PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE

CONFIRA SEU NOME E NMERO DE INSCRIO IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO. LEIA CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA. RESPONDA MARQUE,
A TODAS AS QUESTES. NA FOLHA INTERMEDIRIA DE RESPOSTAS, QUE SE

A A

DURAO DA PROVA DE

HORAS.

SADA DO CANDIDATO DO PRDIO SER PERMITIDA APS SAIR, VOC ENTREGAR AO FISCAL A FOLHA DE RESPOSTAS

TRANSCORRIDA A METADE DO TEMPO DE DURAO DA PROVA.

AO

E ESTE CADERNO, PODENDO DESTACAR ESTA CAPA PARA FUTURA CONFERNCIA COM O GABARITO A SER DIVULGADO.

ENCONTRA NO VERSO DESTA PGINA, A LETRA CORRESPONDENTE ALTERNATIVA QUE VOC ESCOLHEU.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

28.02.2010

CONCURSO PBLICO

5. PROVA OBJETIVA

ASSISTENTE SOCIAL

O O ST ST QUE QUE

RESPOSTA RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

QUE

ST

RESPOSTA
A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25
DAEJ0901/05-AssistSocial

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto de Carlos Heitor Cony para responder s questes de nmeros 01 a 10. Haiti RIO DE JANEIRO Quando houve o terremoto em Lisboa, no sculo 18, Voltaire escreveu o Poema sobre o Desastre de Lisboa (1756), negando a existncia de um Deus que consentia numa tragdia de tamanha barbaridade. Diante do desastre, Voltaire perdeu a f num ser superior que cuidasse dos destinos humanos. O terremoto no Haiti supera em grau e nmero o de Lisboa. E, pelo que a mdia internacional divulga, a maior tragdia ssmica do planeta nos ltimos 200 anos. Pobre Haiti, que, alm de seus problemas estruturais, enfrenta um abalo que derruba praticamente a sua esperana de futuro a que toda nao aspira. No so de hoje os problemas daquele pas. Nos meados do sculo passado houve a ditadura do Papa Doc, que criou e manteve em evidncia os tontons macoutes, tropa de choque policial que cometeu as maiores barbaridades contra a populao. Sucedido pelo filho, Baby Doc, a misria continuou at que o pas conseguiu se livrar da dinastia. Veio depois Aristide, cujo prestgio durou pouco, foi afastado por corrupo. Sendo um dos pases mais miserveis do mundo, bem que a providncia dos deuses, do Deus cristo ou dos deuses africanos que ali so venerados e invocados, poderia poupar o Haiti de tamanha desgraa. Somente um aspecto positivo nisso tudo: a solidariedade internacional provocada pela tragdia. Mas h um problema, ou melhor, h muitos problemas que ainda surgiro. Sem estrutura alguma, no se sabe como essa ajuda chegar aos desesperados. Parece que Lula queria mandar Celso Amorim para l. Mas nosso chanceler argumentou com razo: Eu nem teria com quem falar. A reconstruo do Haiti ter da comunidade internacional uma ajuda substancial em dlares. Mas isso realmente bastar?
(Folha de S.Paulo, 17.01.2010)

02. Voltaire perdeu a f num ser superior, por causa do terremoto em Lisboa, pois ele (A) via a tragdia como uma contradio, j que Deus deveria cuidar do homem e no exp-lo a uma situao de extrema desgraa. (B) no conseguia entender os motivos reais da tragdia, j que negou veementemente a existncia de Deus antes de seu acontecimento. (C) acreditava na necessidade de se cuidar dos destinos humanos, ainda que fosse preciso expor os homens a inominveis fatalidades. (D) tinha na negativa veemente uma forma de acreditar que aquela tragdia era um meio de cuidar melhor dos destinos humanos. (E) entendia a tragdia vivenciada como forma de analisar com mais preciso o real sentido da vida e da religio humana. 03. Assinale a alternativa em que o adjetivo em destaque explicita, de forma inequvoca, o sentimento do autor em relao tragdia ocorrida no Haiti. (A) ... Voltaire perdeu a f num ser superior que cuidasse dos destinos humanos. (B) ... a maior tragdia ssmica do planeta nos ltimos 200 anos. (C) Pobre Haiti, que, alm de seus problemas estruturais... (D) Sendo um dos pases mais miserveis do mundo... (E) ... a solidariedade internacional provocada pela tragdia. 04. Na frase A reconstruo do Haiti ter da comunidade internacional uma ajuda substancial em dlares. o termo substancial significa (A) coletiva.

01. De acordo com o texto, uma catstrofe de grande proporo, como o terremoto do Haiti, (A) no abala a f religiosa nem aquela que o homem tem em seu semelhante. (B) est circunscrita a lugares que so assolados pela extrema misria. (C) no pode ser superada simplesmente com recursos financeiros. (D) um fato localizado, sem a perspectiva de futuros problemas. (E) traz uma srie de problemas que so fceis de serem controlados.

(B) vultosa. (C) parcial. (D) nfima. (E) comedida. 05. No 3. pargrafo do texto, o autor deixa claro que o Haiti (A) j esperava a tragdia que, com os demais problemas do pas, delineia o seu quadro de misria. (B) no deve ser visto como um pas com um histrico de problemas estruturais, j que eles so bastante recentes. (C) sofre a tragdia atual em funo de uma srie de problemas que, ao longo do tempo, vem castigando o pas. (D) sofre com uma tragdia que compe, com uma histria de ditadura, barbaridades e corrupo, o quadro de misria do pas. (E) no sofre com a tragdia do terremoto, assim como no sofreu com os descasos governamentais vividos nos governos de Papa Doc e Baby Doc.
3
DAEJ0901/05-AssistSocial

Para responder s questes de nmeros 06 e 07, considere as frases: x Somente um aspecto positivo nisso tudo: a solidariedade internacional provocada pela tragdia. x Mas h um problema, ou melhor, h muitos problemas que ainda surgiro. 06. Emprega-se o sinal de dois pontos, na primeira frase, e as vrgulas, na segunda, respectivamente, para evidenciar as ideias de (A) sntese e explicao. (B) ratificao e retificao. (C) resumo e explicao. (D) correo e resumo. (E) explicao e correo.

09. Analise as afirmaes feitas com referncia frase: Veio depois Aristide, cujo prestgio durou pouco, foi afastado por corrupo. I. No contexto, o pronome cujo poderia ser substitudo pelo pronome que, sem prejuzo gramatical ou de sentido frase. II. Os advrbios depois e pouco estabelecem, respectivamente, relao de tempo e intensidade. III. A ltima orao do trecho assume, em voz ativa, a seguinte redao: ... afastaram-lhe por corrupo. IV. A preposio por, em por corrupo, forma uma expresso indicativa de causa. Est correto apenas o que se afirma em (A) I e II. (B) II e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV.

07. Assinale a alternativa em que as frases, reescritas, esto corretas quanto concordncia. (A) Somente um aspecto positivo nisso tudo: as aes solidria internacional provocada pela tragdia. Mas existe um problema, ou melhor, existe muitos problemas que ainda ho de surgir. (B) Somente um aspecto positivo nisso tudo: as aes solidrias internacional provocadas pela tragdia. Mas existe um problema, ou melhor, existe muitos problemas que ainda ho de surgir. (C) Somente um aspecto positivo nisso tudo: as aes solidrias internacionais provocada pela tragdia. Mas existe um problema, ou melhor, existem muitos problemas que ainda h de surgir. (D) Somente um aspecto positivo nisso tudo: as aes solidrias internacionais provocadas pela tragdia. Mas existe um problema, ou melhor, existem muitos problemas que ainda ho de surgir. (E) Somente um aspecto positivo nisso tudo: as aes solidrias internacionais provocada pela tragdia. Mas existe um problema, ou melhor, existe muitos problemas que ainda h de surgir.

(E) II, III e IV.

10. Leia a charge.

(www.acharge.com.br)

08. Assinale a alternativa correta quanto ao uso do acento indicativo da crase. (A) O mundo assistiu, consternado, tragdia do Haiti. (B) O povo do Haiti aspira um futuro de esperana. (C) Espera-se que a ajuda chegue todos os desesperados. (D) Voltaire no entendia como Deus permitia ocorrncia de tragdias. (E) A tragdia no Haiti comeou mobilizar a solidariedade internacional.

Quanto ao sentido, a charge remete seguinte passagem do texto: (A) ... negando a existncia de um Deus que consentia numa tragdia de tamanha barbaridade. (B) O terremoto no Haiti supera em grau e nmero o de Lisboa. (C) ... enfrenta um abalo que derruba praticamente a sua esperana de futuro a que toda nao aspira. (D) Sucedido pelo filho, Baby Doc, a misria continuou at que o pas conseguiu se livrar da dinastia. (E) Somente um aspecto positivo nisso tudo: a solidariedade internacional provocada pela tragdia.

DAEJ0901/05-AssistSocial

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 11. A Constituio Federal de 1988 define sade como direito de todos e dever do Estado, prevendo em seu artigo 198 o Sistema nico de Sade. Entre as diretrizes expressas na Constituio, para as aes e servios pblicos de sade, pode-se destacar o atendimento (A) primrio, com nfase em atividades e campanhas de saneamento bsico. (B) especfico, com exclusividade na prestao de servios de iniciativa pblica. (C) integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais. (D) preferencial infncia, com a participao direta de empresas e capitais estrangeiros. (E) diferenciado, com destaque quelas situaes de doenas provocadas por falta de saneamento bsico. 12. A Constituio Federal de 1988 expressa claramente a ateno do legislador para com os segmentos sociais mais vulnerveis, como tambm para com a famlia, base de organizao da sociedade. Assim, o Captulo VII, do Ttulo que cuida da Ordem Social, contm previses especficas para tais temas, e no 8. do artigo 226, estabelece que o Estado assegurar a assistncia famlia (A) exclusivamente para atendimento do idoso e criar estruturas prprias para a gesto do mbito familiar privado. (B) na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violncia no mbito de suas relaes. (C) apenas em situaes conflituosas, uma vez que as relaes entre aqueles que a integram dizem respeito esfera privada. (D) dada sua responsabilidade em criar condies econmico-sociais para o desenvolvimento pleno de vida digna dos cidados. (E) definindo antecipadamente, em sua regulamentao, a faixa etria a ser enquadrada em tal atendimento. 13. Quesito indispensvel para a atuao competente que o assistente social, alm de seu saber profissional, conhea os princpios consagrados na Constituio, que dizem respeito ao contexto da famlia na sociedade. Com base nessa disposio, correto afirmar que os direitos e deveres referentes sociedade conjugal so exercidos (A) prioritariamente pelo homem, considerada a chefia da sociedade. (B) unicamente pela mulher, dada sua afinidade com a educao dos filhos. (C) exclusivamente pelo homem, responsvel pela manuteno da famlia. (D) preferencialmente pela mulher, na condio de trabalhadora autnoma. (E) igualmente pelo homem e pela mulher.
5

no mbito da 14. Mesmo com a centralidade assistncia social, a ateno a esse segmento nos espaos institucionais ainda esto organizados para trabalhar na perspectiva . Os processos de anlise e interveno no grupo familiar so , limitados . A leitura que se faz da famlia nessa perspectiva de auxiliar o diagnstico e o tratamento do indivduo. Dessa leitura da realidade familiar deriva um pro. cesso interventivo Escolha a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) da famlia do usurio-problema perifricos ao caso-individual ... fragmentado. (B) do indivduo do grupo familiar amplos a generalizaes totalizante. (C) da criana do adulto restritos sua responsabilizao eficaz. (D) do idoso do abrigamento negligenciados pelo desinteresse integrado. (E) do usurio dos interesses institucionais desconsiderados pelas necessidades pessoais eficiente. 15. A ao com grupos, como qualquer ao profissional, precisa estar fundamentada em conhecimentos consubstanciados em atitudes e habilidades que se concretizaro em aes de interveno. Atitudes e habilidades so sempre regidas por valores que se operacionalizam por meio de (A) atividades especficas voltadas ao atendimento de demandas explicitadas por seus componentes. (B) articulaes constantes entre monitor e grupo, grupo e comunidade. (C) parcerias imprescindveis ao bom andamento das atividades grupais. (D) estratgias e relaes que se estabelecem entre monitor e grupo, e grupo e monitor. (E) iniciativas prprias do planejamento da ao ainda que contrrias s demandas do monitor. 16. Anteriormente aos anos 90, as organizaes no governamentais mantiveram-se no discreto papel de apoio aos movimentos sociais ou de agentes de educao popular. No momento em que os movimentos sociais passam a enfatizar a necessidade de capacitao tcnica e poltica das suas lideranas, as ONGs ganham visibilidade. Essa nova postura de no mais definir-se como subsidirias dos movimentos sociais, tem gerado, na perspectiva abordada por Maria do Carmo A. Carvalho, a opinio de que os anos 90 so (A) importantes para o desmantelamento desses movimentos. (B) anos de refluxo dos espaos de co-gesto conquistados. (C) a dcada das ONGs, ou de que os movimentos esto sendo substitudos por elas. (D) pouco significativos em relao capacitao de suas lideranas. (E) a dcada perdida em termos de participao popular.
DAEJ0901/05-AssistSocial

17. Mariangela Belfiore Wanderley, ao analisar as concepes de desenvolvimento de comunidade elaboradas e/ou utilizadas pelo Servio Social, afirma que a dcada de 1970 se inicia com marcas bastante claras do desenvolvimentismo e da teoria da modernizao, sendo esse perodo caracterizado pela adoo, em larga escala, do desenvolvimento de comunidade pelo governo. A viso desse perodo, expressa nos textos estudados pela autora, basicamente (A) sistmica, de uma sociedade desintegrada, cuja ordenao somente seria possvel pela retomada dos valores tradicionais remodelados. (B) estrutural funcionalista, de uma sociedade ordenada, em que existem conflitos e tenses; da a necessidade de mudanas, porm dentro da ordem. (C) dialtica, de uma sociedade transformada, em que a superestrutura poltica superaria os contrastes e a luta de classes. (D) fenomenolgica, de uma sociedade autnoma que considera o cotidiano como elemento operacional secundrio em vista do relacionamento da pessoa humana. (E) marxista, de uma sociedade de classes, denunciando a explorao das classes subalternas e evidenciando as exigncias de uma nova ordem democrtica. 18. Estamos assistindo, desde os anos 90, a uma generalizao do discurso da participao. Os mais diversos atores sociais, tanto na sociedade como no Estado, reivindicam e apoiam a participao social, a democracia participativa, o controle social sobre o Estado, a realizao de parcerias entre o Estado e a sociedade civil. Participao, democracia, controle social e parceria (A) so conceitos antagnicos que se opem pela contradio de seus objetivos e metas na sociedade. (B) so conceitos com igual significado para os diversos atores, tendo a mesma raiz histrica nas lutas sociais. (C) no so conceitos similares, mas convergem para a mesma base terica que os fundamenta, distanciando-se de generalizaes. (D) so conceitos com significados distintos para os diversos atores e tm, para cada um deles, uma construo histrica diferente. (E) so conceitos idnticos, permeados pela constncia de fatores que agregam o bem comum e a solidariedade humana. 19. De acordo com Nobuco Kameyama, a relao teoria/prtica no servio social um tema recorrente. Entendendo o servio social na perspectiva de prxis profissional, afirma-se que (A) existe uma articulao entre a teoria e a prtica. (B) h uma dicotomia entre a teoria e a prtica. (C) a prtica que determina a interveno profissional. (D) a prtica fundamenta a teoria, e a teoria orienta a prtica. (E) h uma contraposio entre a teoria e a prtica.
DAEJ0901/05-AssistSocial

20. Foi nas ltimas dcadas que filsofos e cientistas sociais passaram a tomar a vida cotidiana como objeto importante de investigao e reflexo. A partir dos estudos de Lefebvre, possvel inferir que, para apreender a vida cotidiana, trs perspectivas convergentes devem ser consideradas. So elas: (A) a concretizao do ideal, a individualidade e as potencialidades da vida cotidiana como mantenedora de condies sociais. (B) a busca do real e da realidade, a totalidade e as possibilidades da vida cotidiana enquanto motora de transformaes globais. (C) a valorizao do global, a singularidade e as perspectivas de desenvolvimento do dia a dia como manuteno do status quo. (D) a imediaticidade concreta, a realidade e as contradies endgenas da vida social, condio de superao de restries locais. (E) a totalidade do ser, a modernidade e a sociabilidade humana como condio bsica de evoluo geral. 21. Segundo os estudos de Jos Paulo Netto sobre o cotidiano, a tomada da de que a cotidianidade contempornea um nvel constitutivo supe a reconstruo reflexiva de sua ontologia, da concreta prpria da sociedade burguesa madura. E a busca mais pertinaz das mediaes um para que a dissoluo da opacidade imediata dos fatos cotidianos no redunde numa que substitui as passagens e converses efetivas e reais que mantm tenso o tecido social. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto. (A) generalidade parcialidade impeditivo somatria (B) realidade totalidade imperativo indiferenciao (C) totalidade particularidade condicionante omisso (D) complexidade especificidade determinante atuao (E) conscincia essncia indicador composio 22. Entende-se por instrumental em Servio Social o conjunto articulado de instrumentos e tcnicas que permitem a operacionalizao da ao profissional. O instrumental uma instncia de passagem que permite que se realize a trajetria da concepo da ao sua operacionalizao. Neste sentido, o instrumental expressa o eixo operacional da profisso e (A) corresponde s etapas estabelecidas para vencer a rotina do trabalho social. (B) compe a burocracia da ao profissional, organizada de forma impressa ou digital. (C) abrange no s o campo das tcnicas como tambm dos conhecimentos e habilidades. (D) refere-se aos componentes necessrios da postura profissional expressos na fala e na escrita . (E) considera a agilidade e a racionalidade aplicada na ao profissional para sua eficincia e eficcia.
6

23. Yolanda Guerra, ao discorrer sobre a possibilidade e a efetividade de um projeto profissional crtico do Servio Social, afirma que ele se constitui como um guia para a ao, posto que estabelece finalidades ou resultados ideais para o exerccio profissional e as formas de concretiz-lo. O projeto profissional um elemento necessrio, ainda que insuficiente, para que uma atividade se converta em prxis; ele um elemento de (A) discenso entre o ideal e o real. (B) unidade entre a teoria e a prtica. (C) consenso do concreto oposto ao abstrato. (D) contraposio entre a teoria e a prtica. (E) sistematizao do ideal versus o real.

26. Em decorrncia da condio de existncia do homem enquanto ser social, as relaes s existem regimentadas por normas valorativas de comportamento, determinadas historicamente, a partir das quais o homem, consciente e responsvel, escolhe a forma ideal de suas aes que, embora individualizadas na internalizao dos valores, tm uma dimenso social. Em se tratando de exerccio profissional, particularmente dos assistentes sociais, o Cdigo de tica prev princpios orientadores da ao, entre os quais correto destacar (A) o desempenho das atividades com eficincia e responsabilidade, observando a legislao em vigor. (B) a participao em programas de socorro populao em situao de calamidade pblica, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. (C) a contribuio para a criao de mecanismos que venham a desburocratizar a relao com os usurios, no sentido de agilizar e melhorar os servios prestados. (D) a garantia do pluralismo, atravs do respeito s correntes profissionais democrticas existentes e suas expresses tericas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual. (E) a denncia ao Conselho Regional de instituies pblicas ou privadas onde as condies de trabalho no sejam dignas ou possam prejudicar os usurios ou profissionais. 27. As polticas sociais no mbito do Estado de Bem-Estar Social podem ser classificadas em: polticas contributivas, voltadas para o atendimento de necessidades apresentadas por cidados inseridos no mercado de trabalho; e polticas distributivas, desenvolvidas sob a forma de prestao de benefcios e servios, custeados pelo Estado. A Seguridade Social no Brasil, composta pelo trip Sade / Assistncia Social / Previdncia Social, vista como um sistema (A) hbrido, com princpios contributivos de um lado e distributivos de outro. (B) universal, que distribui equitativamente os servios e benefcios sociais. (C) contributivo, exigindo alguma contrapartida de seus usurios. (D) distributivo, totalmente custeado pelo Estado. (E) contratual, em que o Estado e a Sociedade partilham responsabilidades. 28. Conforme afirma Spozati, com a Constituio Federal de 1988, a incluso da Assistncia Social na Seguridade Social foi uma deciso plenamente inovadora. Primeiro, por tratar esse campo como de contedo da poltica pblica, de responsabilidade estatal, e no como uma nova ao, com atividades e atendimentos eventuais. Segundo, por desnaturalizar o princpio da subsidiariedade, pelo qual (A) a ao do Estado prevalecia sobre a ao da sociedade. (B) as famlias tinham a responsabilidade de colaborar com as aes das entidades. (C) a ao da famlia e da sociedade antecedia a do Estado. (D) o Estado recolhia subsdios das entidades sociais. (E) a ao do Estado incentivaria a iniciativa da contribuio privada.
7
DAEJ0901/05-AssistSocial

24. na vida cotidiana que se consolidam, se perpetuam ou se transformam, no mundo moderno, as condies de vida mais amplas. nela e sobre ela que os assistentes sociais realizam sua prtica. O assistente social um dos mediadores privilegiados na relao entre a populao dominada e excluda, e o Estado. Esses profissionais atuam basicamente na trama das relaes de conquista e apropriao de servios e poder pela populao excluda e dominada. Por essa razo, segundo Brant de Carvalho, quando se fala em mediao, est-se referindo a uma (A) categoria da prxis presente na prtica dos assistentes sociais que tem dimenses mais profundas e um carter eminentemente poltico. (B) postura profissional, comprometida com as prerrogativas das classes subalternas vitimadas por processos permanente de opresso e excluso sociais. (C) opo metodolgica condizente com valores e princpios coerentes com a formao do profissional para a vida privada. (D) estratgia adotada pelo assistente social no desenvolvimento de uma prtica alienada e alienante por si mesma. (E) possibilidade concreta de efetivar ao profissional, considerando o contexto de vulnerabilidades prprio das sociedades plenamente desenvolvidas.

25. Dentre o conjunto de princpios, valores, direitos e deveres do Assistente Social, previsto no Cdigo de tica, e que trata das relaes dos assistentes sociais e outros profissionais, destaca-se como dever do assistente social (A) realizar crtica pblica ainda que sem comprovao. (B) respeitar as normas e princpios ticos das outras profisses. (C) intervir na prestao de servios efetuados por outro profissional. (D) prevalecer-se de cargo de chefia para obter vantagens em benefcio prprio. (E) ter acesso a informaes necessrias ao exerccio pleno de suas atribuies.

29. Atualmente, significativo o nmero de famlias em que apenas um dos pais assume a guarda dos filhos. Nessas famlias, o desempenho do papel de pai/me est concentrado em uma s pessoa, aumentando a sobrecarga no educar, prover, socializar, suprir necessidades afetivas e materiais de seus membros, assim como no exerccio da autoridade. Esse paradigma representa a famlia do tipo (A) individual. (B) totalitria. (C) socializadora. (D) monoparental. (E) centralizadora. 30. A famlia espao para prtica de valores comunitrios e o aprofundamento de relaes de solidariedade. O Estatuto da Criana e do Adolescente estabeleceu, no artigo 19, que toda criana ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua famlia e, excepcionalmente, em famlia substituta, assegurada a convivncia familiar e comunitria. Para atender tal exigncia, a famlia demanda polticas e programas prprios, que deem conta de suas especificidades, tais como: I. II. III. IV. V. poltica de manuteno do vnculo familiar. expanso de polticas de abrigos. apoio e orientao sociofamiliar. poltica de atendimento aos indivduos. polticas sociais bsicas.

32. A elevao da infncia condio de fundamento tico-poltico de toda a construo dos direitos humanos um dos imperativos morais da nossa poca. Aqueles que anteriormente ao ECA eram considerados menores em situao irregular, devem agora ser considerados sujeitos de direitos exigveis com base na lei. Entre as linhas de ao da poltica de atendimento, previstas no ECA, destaca-se a (A) divulgao de atos judiciais, policiais e administrativos relativos a crianas e adolescentes autores de atos infracionais. (B) proteo socioassistencial, por entidades de qualquer natureza, em sintonia com os direitos humanos. (C) privao de liberdade, quando confirmada a autoria de atos contrrios legislao pertinente. (D) matrcula e frequncia obrigatria em estabelecimento oficial de ensino fundamental. (E) proteo jurdico-social por entidades de defesa dos direitos da criana e do adolescente.

33. De acordo com o artigo 88 do Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei Federal n. 8.069/90, a criao e manuteno de programas especficos, observada a descentralizao poltico-administrativa, um (a) (A) direito fundamental. (B) diretriz da poltica de atendimento. (C) medida de proteo. (D) linha de ao. (E) medida socioeducativa.

Est correto apenas o contido em (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, III e IV. (E) III, IV e V. 31. Interdisciplinaridade tema recorrente nos estudos efetuados no mbito do Servio Social, dada a importncia que se atribui, nos dias atuais, para a ao interdisciplinar. Assim, a atitude interdisciplinar, frente a necessidades sociais concretas, consiste na procura de correlao irredutvel a simples justaposio, sobre a coleo de vereditos particulares enunciados a partir de uma especialidade. Nessa perspectiva, a atitude interdisciplinar (A) a busca da sntese com finalidade prtica que determina o recorte do objeto e se consolida sobretudo na pesquisa operacional. (B) a centralidade da totalidade com objetivos especficos que influenciem o contedo estudado na pesquisa quantitativa. (C) a nfase da subjetividade na definio de princpios orientadores de uma determinada busca fundamentada em estudos quanti/qualitativos. (D) a perspectiva da anttese, com objetivo precpuo definidor do contedo temtico privilegiado nas pesquisas de opinio. (E) o impacto parcial da cincia com forte interferncia nas especialidades institucionalizadas na busca de sentidos especficos para uma dada ao.
DAEJ0901/05-AssistSocial

34. O gestor de uma entidade de atendimento criana e ao adolescente pretende alterar o tipo de regime para Acolhimento Institucional (abrigo), o que permitido pelo estatuto da entidade. Com base no nico do artigo 90 do ECA, ele deve inscrever seu novo programa no Conselho Municipal de Direitos da Criana e do Adolescente, que dever, por sua vez, comunicar o fato (A) ao Conselho Municipal de Assistncia Social e Promotoria Pblica. (B) Vara da Infncia e Juventude e Prefeitura do Municpio. (C) aos Conselheiros Municipais e ao rgo Gestor da Assistncia Social. (D) ao Conselho Tutelar e autoridade judiciria. (E) aos pais das crianas e dos adolescentes atendidos e ao Juiz da Infncia e Juventude.

35. dever da sociedade em geral e do Poder Pblico em especial, alm da famlia, assegurar criana e ao adolescente seus direitos bsicos. Ao regulamentar a doutrina da proteo integral, o ECA estabelece a aplicabilidade das medidas de proteo criana e ao adolescente, sempre que os seus direitos nele reconhecidos forem ameaados ou violados. Tais medidas podem ser aplicadas (A) a qualquer tempo, uma vez identificada conduta ilegal praticada por criana. (B) isoladas ou cumulativamente, bem como substitudas a qualquer tempo. (C) sempre, por ser instrumento favorvel boa educao do adolescente. (D) conjugadas com as medidas socioeducativas como punio ao adolescente. (E) com vistas reparao de dano, dada a ocorrncia de violao ao patrimnio.

38. A implantao do SUAS no Brasil est diretamente relacionada ampliao da capacidade do Estado em efetivar a esfera pblica da assistncia social, expanso e qualificao dos nveis de organizao e participao dos espaos de controle social e, particularmente, ao desenvolvimento de um processo orgnico de reflexo e crtica permanente, desenvolvido pela sociedade, consolidando um pacto afirmativo pela construo coletiva do SUAS brasileiro. Dentre os objetivos previstos na Lei Orgnica da Assistncia Social, destaca-se o (a) (A) fiscalizao das entidades prestadoras de servios sociais. (B) atendimento mediato de demandas. (C) proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice. (D) garantia de 50% do salrio mnimo aos cidados pobres. (E) descentralizao poltico-administrativa dos servios sociais. 39. A histria da Assistncia Social no Brasil apresenta movimentos demarcados por ocorrncias muito especficas nas dcadas de 1980 e 1990 e que so produtos da luta poltica de trabalhadores sociais, dos intelectuais, dos cidados e das organizaes no-governamentais atuantes na rea social. Especialmente, dois adventos so determinantes nesse cenrio: a Constituio Federal e a LOAS. Para atender a legislao, a Assistncia Social deve realizar-se (A) setorialmente, buscando integrao com as demais polticas medida que demandas emergentes solucionem questes imediatas. (B) em articulao direta e permanente com a Sade, principalmente em situaes emergenciais que caracterizam o cotidiano de populaes que vivem em reas de risco. (C) em parceria entre o setor pblico e o privado, adotando como estratgia a mobilizao e o envolvimento de toda a sociedade em questes sociais. (D) em consonncia com o estgio de desenvolvimento do pas, considerada a estabilidade econmica que caracteriza os anos mais recentes. (E) de forma integrada s polticas setoriais, visando, entre outros objetivos, universalizao dos direitos sociais. 40. Para a efetivao da assistncia social como poltica pblica, a Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS prev benefcios, servios, programas e projetos de atendimento. Em se tratando do benefcio de prestao continuada, a LOAS estabelece, no artigo 21, a sua devida reviso para avaliao da continuidade das condies que lhe deram origem, a cada (A) 1 ano. (B) 2 anos.

36. A violncia praticada por jovens um tema cada vez mais presente e assustador na vida cotidiana e nos meios de comunicao em vrios pases do mundo. No Brasil, o momento de crise social alimenta ainda mais o temor da populao exposta a tais formas de violncia, especialmente nos grandes centros urbanos. O alarme do crescimento de infraes da populao juvenil gera expectativas de medidas repressivas por parte da populao, que se materializam nos vrios projetos de lei e de emendas Constituio, com vistas reduo da imputabilidade penal. No entanto, a esse respeito o ECA claro, e ao cometimento do ato infracional prev, dentre outras, a seguinte medida: (A) recolhimento em unidade prisional. (B) suspenso do ptrio poder. (C) cancelamento do registro civil. (D) liberdade assistida. (E) destituio do devido processo legal.

37. Determinados segmentos da mdia e grupos formadores de opinio afirmam que os problemas de segurana pblica so gerados pelos adolescentes em conflito com a lei. Justificam essa afirmativa por meio da existncia de um trplice mito: (A) hiperdimensionamento do problema, periculosidade do adolescente e impunidade. (B) distanciamento do problema, animosidade do jovem e omisso da sociedade. (C) gravidade do problema, ansiedade dos jovens e ausncia de polticas pblicas. (D) empobrecimento das famlias, consumismo dos jovens e leis muito brandas. (E) enfraquecimento da famlia, rebeldia dos jovens e excluso da escola.

(C) 3 anos. (D) 4 anos. (E) 5 anos.


9

DAEJ0901/05-AssistSocial

41. O debate sobre os termos pblico, publicizao, pblico noestatal vem despertando polmicas. H uma luta polticoideolgica pela apropriao do seu significado, que remete ao carter das relaes entre o Estado e a sociedade na construo da chamada esfera pblica. O conceito de publicizao presente na LOAS funda-se em uma viso ampliada de democracia, e est expresso em uma de suas diretrizes, qual seja: (A) da importncia do atendimento s necessidades sociais, privilegiando indicadores de rentabilidade econmica. (B) da igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminao de qualquer natureza, garantindo-se equivalncia s populaes urbanas e rurais. (C) da manuteno de fundos nacional, estaduais e municipais vinculados aos respectivos Conselhos de assistncia social. (D) do apoio tcnico e financeiro aos servios, programas e projetos de enfrentamento da pobreza em mbito regional ou local. (E) da participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis. 42. No captulo que trata da organizao e da gesto da assistncia social, a LOAS estabelece que, observados os princpios e diretrizes nela estabelecidos, (A) a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios fixaro suas respectivas Polticas de Assistncia Social. (B) os Municpios, o Distrito Federal e os Estados submetero as respectivas Polticas de Assistncia Social aprovao da Unio. (C) a Unio fixar a Poltica de Assistncia Social para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios. (D) a Poltica de Assistncia Social ser assim fixada: a Unio para o Distrito Federal e para os Estados e estes para os Municpios de seu territrio. (E) os Municpios subsidiaro os Estados para a fixao da Poltica de Assistncia Social e estes subsidiaro a Poltica Nacional. 43. Para alcanar os objetivos a que se prope, a Lei Orgnica da Assistncia Social (Lei n. 8.742, de 1993) prev benefcios, servios, programas e projetos de assistncia social. Dentre eles, define a prestao de servios eventuais que so compreendidos como aqueles que visam ao pagamento de auxlio por natalidade ou morte (A) a todos, desde que formulado o devido requerimento a autoridade competente para deferir o pedido. (B) s famlias cuja renda mensal per capita seja inferior a do salrio mnimo. (C) s famlias compostas por, no mnimo, 7 pessoas, com renda mensal superior ou igual a salrio mnimo. (D) populao residente nas periferias das grandes cidades, considerado o processo de excluso social a que est submetida. (E) aos pais de recm-nascidos, desde que desempregados, e aos idosos, em situao de abandono familiar.
DAEJ0901/05-AssistSocial

44. Os avanos e o acmulo histrico realizados no Servio Social tm um marco evidente na entrada dos anos 90, pela elaborao, aprovao e divulgao da Lei Orgnica da Assistncia Social, a LOAS, coroando esforos coletivos no sentido de regulamentar a assistncia social como poltica pblica e de direitos. De acordo com a LOAS, a assistncia social rege-se por princpios, dentre os quais est a (A) primazia da responsabilidade do Estado na conduo da poltica de assistncia social em cada esfera de governo. (B) normatizao das aes e regulao da prestao de servios de natureza pblica e privada no campo da assistncia social. (C) supremacia do atendimento s necessidades sociais sobre as exigncias de rentabilidade econmica. (D) organizao em sistema descentralizado e participativo constitudo pelas entidades e organizaes de assistncia social abrangidas por essa Lei. (E) descentralizao poltico-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios.

45. A NOB Norma Operacional Bsica do SUAS Sistema nico de Assistncia Social, traz os conceitos de Rede Socioassistencial, Servios, Programas, Projetos e Benefcios. No que se refere aos Servios Socioassistenciais, a NOB referenda o artigo 23 da LOAS Lei Orgnica da Assistncia Social, entendidos como (A) aes integradas e complementares com objetivos, tempo e rea de abrangncia definidos para qualificar, incentivar, potencializar e melhorar os benefcios. (B) investimentos econmico-sociais nos grupos populacionais em situao de pobreza, buscando subsidiar tcnica e financeiramente iniciativas que lhes garantam meios para a melhoria das condies de subsistncia. (C) atividades continuadas que visem melhoria de vida da populao e cujas aes, voltadas para as necessidades bsicas, observem os objetivos, princpios e diretrizes estabelecidos na LOAS. (D) repasses diretos de recursos dos fundos de assistncia social aos beneficirios, como forma de acesso renda, visando ao combate fome, pobreza e a outras formas de privao de direitos. (E) conjunto integrado de aes, de iniciativa pblica e da sociedade, que ofertam programas, projetos, benefcios e provises, buscando elevar o padro de qualidade de vida da populao e sua organizao social.

10

46. De acordo com o artigo 24 da LOAS (Lei n. 8.742/93), os programas de assistncia social compreendem aes integradas e complementares com objetivos, tempo e rea de abrangncia definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefcios e os servios assistenciais. Os programas voltados ao idoso e integrao da pessoa portadora de deficincia sero (A) desenvolvidos exclusivamente por entidades sociais. (B) mantidos com recursos do Fundo Municipal Assistencial. (C) desenvolvidos pelo SUS, em vista das suas especificidades. (D) devidamente articulados com o benefcio de prestao continuada. (E) desenvolvidos prioritariamente na modalidade de abrigo.

49. No que se refere Poltica Nacional de Assistncia Social, alguns servios no podem ser estruturados apenas na escala dos municpios, ou porque no possuem em seu territrio condies de oferecer servios de alta e mdia complexidade, ou porque existem municpios que apresentam servios de referncia como polos regionais que garantem o atendimento da sua populao e de municpios vizinhos. Frente a essa realidade, a cooperao para a prestao de servios possvel por meio de (A) terceirizao dos servios. (B) convnio com entidades sociais. (C) gesto compartilhada com outras polticas sociais. (D) consrcio pblico. (E) parceria com a iniciativa privada.

47. O financiamento dos benefcios, servios, programas e projetos estabelecidos na LOAS feito com recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, das demais contribuies previstas na Constituio Federal, alm daqueles que compem o FNAS Fundo Nacional de Assistncia Social. De acordo com a LOAS, artigo 28, pargrafo primeiro, o FNAS gerido por rgo da administrao pblica federal, sob a orientao e controle do (a) (A) Conselho Nacional de Assistncia Social. (B) Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. (C) Receita Federal. (D) Secretaria Nacional de Finanas. (E) Gabinete da Presidncia da Repblica.

50. Os programas de assistncia social, de acordo com o artigo 24 da LOAS, compreendem aes integradas e complementares com objetivos, tempo e rea de abrangncia definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefcios e os servios assistenciais. Programas como o Bolsa-Famlia e o de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) so Programas (A) de controle social. (B) eventuais. (C) reguladores de renda. (D) de ao comunitria. (E) de transferncia de renda.

48. No Captulo VI, das disposies gerais e transitrias, a Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS, prev que zelar pelo efetivo respeito aos direitos nela assegurados de responsabilidade do (A) Conselho Nacional de Assistncia Social. (B) Ministrio Pblico. (C) Poder executivo de cada esfera de governo. (D) Conselho Municipal da Assistncia Social. (E) Superior Tribunal de Justia.

11

DAEJ0901/05-AssistSocial

Das könnte Ihnen auch gefallen