Sie sind auf Seite 1von 15

AULA

REDES DE FLUXO Marcio Ricardo Salla Thiago Augusto Maziero

5. REDE DE FLUXO Ao iniciar-se o assunto de redes de fluxo deve-se ter em mente as seguintes definies: linhas de fluxo, linhas equipotenciais, meio homogneo, meio heterogneo, meio isotrpico e meio anisotrpico. - Linhas de fluxo so linhas imaginrias que representam o caminho percorrido por uma partcula no aqfero. resultante da unio dos vetores de fluxo; - Linhas equipotenciais so linhas que representam valores iguais de carga hidrulica em toda sua extenso. O deslocamento das linhas de fluxo sempre ocorre da linha equipotencial de maior valor para a linha equipotencial de menor valor. As linhas equipotenciais e as linhas de fluxo so ortogonais entre si; - Meio Homogneo onde o valor da condutividade hidrulica
K

independente da posio dentro de uma formao geolgica, constituindo-se de apenas um tipo de material; - Meio Heterogneo onde o valor da condutividade hidrulica K

dependente da posio dentro de uma formao geolgica, constituindo-se de mais de um tipo de material; - Meio Isotrpico onde o valor da condutividade hidrulica K independente da direo de medio em um ponto dentro da formao geolgica; - Meio Anisotrpico onde o valor da condutividade hidrulica K

dependente da direo de medio em um ponto dentro da formao geolgica. Sabe-se que no fluxo de guas subterrneas, as superfcies equipotenciais e as linhas de fluxo tem um comportamento tridimensional. Dentro desta situao, uma seo transversal atravs deste sistema tridimensional pode ser escolhido. Com isso, o grupo de linhas equipotenciais e as linhas de fluxo as quais ficaro expostas denomina-se rede de fluxo.

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

A construo de uma rede de fluxo uma das mais poderosas ferramentas para analisar o fluxo em guas subterrneas. Para solucionar um problema de rede de fluxo preciso saber quais so as condies de contorno e condies iniciais relacionadas equao de fluxo apresentada abaixo:
S op
p = q Q t

(5.1)

onde:
S op o coeficiente de armazenamento especfico relativo presso;

p a variao da presso no tempo; t


q o gradiente hidrulico;

Q representa a recarga ou descarga no aqfero.

No caso de recarga, o valor de Q a ser colocado na equao (5.1) negativo. Ao contrrio, para descarga o valor de Q a ser colocado na equao (5.1) positivo.

5.1. CONDIES DE CONTORNO Na equao (5.1), o nico parmetro que no utilizado para determinar as condies de contorno a variao da presso com o tempo,
p , a qual t

usada nas condies iniciais. Temos 3 Tipos de condies de contorno: - 1 Tipo (Neuman): Limite de contorno impermevel. Neste caso no existe fluxo atravs da seo transversal do limite. Portanto, as linhas de fluxo devem ser paralelas a esse mesmo limite e as linhas equipotenciais devem ser perpendiculares em relao ao limite e s linhas de fluxo. De acordo com a Figura 5.1 possvel verificar que o gradiente hidrulico com relao a x e z so nulos, onde:
h h = 0; =0 x z

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

Figura 5.1 Fluxo de gua subterrnea na vizinhana de uma fronteira impermevel.

Com isso, fica claro que no existe fluxo na direo perpendicular qualquer linha de corrente. Como exemplo da condio de contorno de 1 Tipo pode ser citado uma camada de rocha confinante. - 2 Tipo (Dirichlet): Limite com carga hidrulica h conhecida. Percebe-se que um limite do 2 Tipo com carga hidrulica constante a prpria linha equipotencial, ficando as linhas equipotenciais de diferentes magnitudes paralelas linha limite. Com isso, conclui-se que as linhas de fluxo deve ter um ngulo reto com relao ao limite e conseqentemente s linhas equipotenciais. Atravs da Figura 5.2 est esquematizado a condio de contorno do 2 Tipo.

Figura 5.2 Fronteira com carga hidrulica constante

O valor da carga hidrulica pode ser conhecida atravs de guas superficiais ou poos de monitoramento. - 3 Tipo (Cauchy, Robin, Mista): Limite de contorno onde o gradiente hidrulico funo da carga hidrulica. Ou seja, a condio de contorno do 3 Tipo a combinao do 1 e 2 Tipo. Neste caso:

q = (h2 h1 )

(5.2)

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

onde:

q o gradiente hidrulico;

o coeficiente de Leakage (drenana);


h1 e h2 so cargas hidrulicas, sendo h2 > h1 .
Pela Lei de Darcy:

q = K

(h h1 ) h = K Vertical 2 l b

(5.3)

onde: KVertical a condutividade hidrulica na posio vertical,

[L t ] ;

b a

espessura da camada confinante, [L ] . Na tentativa de reproduzir q pela Lei de Darcy, o resultado tem que ser igual. Portanto, (5.3), resta:
K Vertical

igualando as equaes (5.2) e

(h2 h1 )
b

= (h2 h1 )

KVertical b

(5.4)

A Figura 5.3 possibilita compreender a condio de contorno do 3 Tipo, onde a linha de fluxo fica em posio oblqua ao limite de contorno.

Figura 5.3 Linha de fluxo em posio oblqua com relao fronteira.

Exemplificando a condio de contorno do 3 Tipo pode ser citado um rio qualquer com colmatao (dificulta o fluxo do rio com relao ao aqfero). Observa-se que todas as trs condies de contorno foram definidas para uma regio de fluxo homogneo, isotrpico e completamente saturado.

5.2. CONDIES INICIAIS Existem condies iniciais na resoluo da equao de fluxo, pois a equao depende do tempo. Como exemplo deste tipo de condio pode ser

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

citado um posto de monitoramento que ter uma determinada carga hidrulica em um tempo inicial t = 0 , e cargas hidrulicas diversas para t > 0.

5.3. RESOLUO DA EQUAO DE FLUXO Tendo em mos as condies de contorno e condies iniciais (temporais) dentro de uma rede de fluxo, se torna possvel resolver a equao de fluxo, ou seja, a equao (5.1). Existem duas maneiras de resolver a equao de fluxo: analiticamente e numericamente. Algumas solues podem ser encontradas nas seguintes literaturas: - Carslaw & Jaeger (1959) Conduction of Heat in Solids - Neven Kresie (1997) Quantitative Soluctions in Hidrogeology and Grounwater Modeling - Brugemann, C.A. (1999) Analytical Solutions of Geohidrological Problems

5.4. REFRAO DE LINHAS DE FLUXO Este acontecimento s ocorre quando linhas de fluxo cruzam a interface entre duas formao geolgicas com condutividades hidrulicas diferentes, conforme est esquematizado na Figura 5.4.

Figura 5.4 Refrao de linhas de fluxo em uma fronteira (limite) geolgica.

De acordo com a Figura 5.4, fica claro que a refrao de linhas de fluxo em guas subterrneas obedece uma lei tangencial. Sabendo que: dl1 a distncia entre as 2 linhas equipotenciais no meio com condutividade hidrulica K1 ; dl2 a distncia entre as 2 linhas equipotenciais no meio com condutividade hidrulica

K 2 ; a a distncia entre as 2 linhas de fluxo no meio com condutividade


hidrulica K1 ; c a distncia entre as 2 linhas de fluxo no meio com condutividade

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

hidrulica K 2 ; dh1 a diferena entre as cargas hidrulicas no meio com condutividade hidrulica K1 ; dh2 a diferena entre as cargas hidrulicas no meio com condutividade hidrulica K 2 , e j que Q1 = Q2 , utilizando a Lei de Darcy, resulta:
K1a dh1 dh = K 2c 2 dl1 dl2

(5.5)

J que dh1 = dh2 (pois se trata das mesmas linhas equipotenciais), na equao (5.5) fica:
K1 a c = K2 dl1 dl 2

(5.6)

Observando a Figura 5.4, tem-se que:


tan 1 = tan 2 = dl1 a dl 2 c

(5.7) (5.8)

Portanto, substituindo as equaes (5.7) e (5.8) em (5.6), resulta:


K1 tan1 = K 2 tan 2

(5.9) lei

Com isso, a equao (5.9) comprovou que a refrao obedece a

tangencial para meio heterogneo. Como pode ser visto na Figura 5.5, nos dois casos, a condutividade hidrulica K1 > K 2 . Visualmente, as linhas de fluxo mais prximas da horizontal tem maior condutividade hidrulica do que as mais prximas da vertical.

Figura 5.5 Refrao de linhas de fluxo em sistemas de camadas.

5.5. PROCEDIMENTO PARA A CONSTRUO GRFICA DE REDE DE FLUXO EM UM MEIO HETEROGNEO E ISOTRPICO 1) Desenhar em escala;

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

2) Definir condies de contorno; 3) Identificar equipotenciais conhecidas; 4) Desenhar linhas de fluxo; 5) Refazer 3) e 4) at obter rede aceitvel.

Algumas notas relevantes: - linhas de fluxo e linhas equipotenciais devem se interceptarem com ngulo reto; - linhas equipotenciais devem encontrar limite impermevel com ngulo reto; - linhas equipotenciais devem ser paralelas ao limite de carga hidrulica constante; - as linhas tangentes devem satisfazer os limites da geologia; - caso as redes de fluxo estejam dispostos de tal forma que quadrados so criados em uma poro de uma formao, devero existir quadrados em toda esta formao e tambm em formaes com mesma condutividade hidrulica. Retngulos devero ser criados em formaes de condutividades hidrulicas diferentes. Como exemplo, demonstrado na Figura 5.6 as linhas equipotenciais e linhas de fluxo em uma barragem para um meio heterogneo e isotrpico.

Figura 5.6 - Linhas equipotenciais e linhas de fluxo em uma barragem de formao rochosa heterognea e isotrpica.

5.6. CONSTRUO DE REDES DE FLUXO EM MEIOS HOMOGNEOS E ANISOTRPICOS Em meios homogneos e anisotrpicos, a construo de redes de fluxo torna-se complicado, pois os ngulos formados entre as linhas equipotenciais e as linhas de fluxo no so ortogonais. Diante desta dificuldade, ser construda redes de fluxo em seo transformada. Portanto, admite-se uma regio de fluxo bidimensional em um meio homogneo e anisotrpico, tendo condutividades hidrulicas principais K x e K z . De acordo com a Figura 5.7, a elipse de

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

condutividade hidrulica ter os semi-eixos

Kx e

K z . Agora transforma-se a

escala da regio de fluxo para regio transformada com direes X e Z, os quais sero relacionados com o sistema original xz por:
X=x

(5.10) (5.11)

Z=

z Kx Kz

Figura 5.7 Elipse de condutividade hidrulica em um meio anisotrpico com

K x K z = 5 . Os crculos representam duas possveis transformaes isotrpicas. Para K x > K z , esta transformao ampliar a escala vertical da regio de escoamento. Tambm ampliar a condutividade hidrulica da elipse dentro de um crculo de raio K x ( o crculo externo da Figura 5.7). A validade desta

transformao pode ser verdadeira para equaes de fluxo constante. Para um sistema original xz, num meio anisotrpico, fica:
h h Kx + Kz =0 x x z z

(5.12)

Dividindo a equao (5.12) por K x resulta:

2 h K z h =0 + x 2 z K x z

(5.13)

Para a seo transformada, a partir da equao (5.11), ns temos:


= z Kx K z Z

(5.14)

Aplicando as equao (5.10) e (5.14) em (5.13), fica: 2h 2h + =0 X 2 Z 2 (5.15)

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

Com isso, atravs da equao (5.15), consegue-se chegar na equao de fluxo um meio homogneo e isotrpico para seo transformada. A transformao tambm pode ser feito na direo x, onde:
X= x Kz Kx

(5.16) (5.17)

Z=z

Neste caso, a elipse de condutividade ser transformada dentro do crculo menor da Figura 5.7. Tendo o conceito de seo transformada em mos, os passos para a construo de uma rede de fluxo em um meio homogneo e anisotrpico torna-se possvel atravs da seguinte seqncia: cumprir uma transformao de coordenadas usando as equaes (5.10) e (5.11) ou as equaes (5.16) e (5.17); construir uma rede de fluxo com seo transformada, de acordo com as regras para um meio homogneo e isotrpico; inverter a proporo de escala. Atravs da Figura 5.8 tem-se um exemplo desta tcnica.

Figura 5.8 (a) Problema de fluxo em uma regio homognea anisotrpica com

Kx

K z = 4 ; (b) Rede de fluxo em uma seo isotrpica transformada; (c) Rede de

fluxo na seo anisotrpica atual. Sendo T a transformao e I a inverso.

Os valores da fronteira (limite) do problema da Figura 5.8 uma seo vertical que representa escoamento atravs de uma lagoa com h = 100 em direo a um dreno com h = 0. Este dreno um de muitos orientados na posio perpendicular pgina.. O limite vertical impermevel so imaginrios. O limite inferior real, constitudo de uma formao rochosa.

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

10

A seo transformada da Figura 5.8(b) tem uma expanso vertical de Kx K z = 4 . A Figura 5.8(c) mostra o resultado da transformao inversa, para

uma rede de fluxo homognea e isotrpico. A partir da seo transformada levada de volta a uma regio de escala verdadeira de fluxo. Dentro da inverso, a carga hidrulica em qualquer ponto (X,Z) na Figura 5.8(b) torna-se a carga hidrulica (x,z) na Figura 5.8(c). O tamanho da seo transformada dependente das equaes (5.10), (5.11), (5.16) e (5.17), mas o formato da regio e a rede de fluxo resultante so os mesmos em qualquer um dos casos. claro que seria incorreto usar K x para a seo ampliada vertical e

K z para uma reduzida horizontalmente. Na verdade, o valor correto a ser usado :


K' = K xK z (5.18)

As caractersticas mais importantes de uma rede de fluxo anisotrpico a falta de ortogonalidade, como pode ser visto das Figuras 5.9(a) e 5.9(c).

Figura 5.9 Redes de fluxo para o problema da figura 5.8(a) para 1, (c) 4.

Kx

K z = (a) , (b)

Na construo de uma rede de fluxo em uma regio anisotrpica deve-se tomar cuidado com a direo do fluxo a partir de dados equipotenciais, onde existe uma construo grfica bem til para este problema. Na Figura 5.10, a linha tracejada representa a direo de uma linha equipotencial para alguns pontos de interesse dentro de um campo xz. Uma elipse de condutividade hidrulica inversa ento construda sobre o ponto. Os semi-eixos desta elipse

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

11

so 1

Kx e 1

K z . Uma linha arrastada na direo do gradiente hidrulico cruza

a elipse no ponto A . Traa-se uma tangente elipse passando pelo ponto A . Portanto, a linha de fluxo ser a linha que sai do centro da elipse e cruza perpendicularmente esta linha tangente.

Figura 5.10 Determinao da direo de fluxo em uma regio anisotrpica com

Kx Kz = 5.

Para visualizar um exemplo de construo da Figura 5.10, pode-se citar as linhas equipotenciais e de fluxo do lado direito da Figura 5.9(c).

5.7. FLUXO REGIONAL DE GUAS SUBTERRNEAS Para que ocorra um bom entendimento sobre o que venha a ser fluxo regional, importante ter uma boa noo sobre recarga, descarga e divisor de guas subterrneas, como est esquematizado na Figura 5.11, onde considera-se uma seo bidimensional e seo transversal vertical. De acordo com a Figura 5.11 pode-se constatar que os materiais so homogneos e isotrpicos, alm da base do sistema constitudo por uma camada impermevel.

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

12

Figura 5.11 Rede de fluxo de gua subterrnea bidimensional em uma seo transversal vertical atravs de um sistema homogneo e isotrpico limitado no fundo por uma camada impermevel.

Percebe-se que o alimentador de gua coincide com a superfcie do terreno no caso dos vales e, forma um alimentador de gua semelhante superfcie do terreno no caso de morros. As linhas equipotenciais e as linhas de fluxo foram construdas atravs do mtodo grfico de construo de rede de fluxo em meios homogneos e isotrpicos. fcil perceber que a rede de fluxo em guas subterrneas sai de terrenos altos em direo aos vales. Todavia, abaixo dos vales ocorre a ascenso das linhas de fluxo. Observando a Figura 5.11 nota-se que nas linhas AB e CD no existe escoamento. Portanto, conclui-se que nesta regio existe uma camada impermevel imaginria, conhecida como divisor de guas subterrneas. Na maioria dos sistemas simtricos, igual ao mostrado na Figura 5.11, o divisor de guas subterrneas coincide com o divisor de guas superficiais, com a orientao precisamente vertical. Esta definio de divisor de guas subterrneas se perde em locais com topografias mais complexas. As linhas do fluxo apresentadas na Figura 5.11 saem das reas de recarga e vo em direo s reas de descarga. Com isso, define-se rea de recarga como uma poro da bacia drenante onde a linha de fluxo saturado de gua subterrnea est dirigido para fora do alimentador de gua, ou seja, so pores do terreno onde ocorre a infiltrao das guas superficiais. Ao contrrio, pode-se definir rea de descarga como uma poro da bacia drenante onde a linha de fluxo saturado de gua subterrnea est posicionado em direo ao alimentador de gua, ou seja, so regies de menor carga hidrulica, para onde convergem as linhas de fluxo. Em uma rea de recarga, o alimentador de gua geralmente fica abaixo da superfcie do terreno e, em rea de descarga, o alimentador de gua fica na superfcie ou muito perto da superfcie. Na Figura 5.11, a regio AE corresponde regio de descarga e a regio ED a rea de recarga. A aproximao analtica da Figura 5.11 impe trs limitaes: - limitado a sistemas heterogneos e isotrpicos;

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

13

- limitado em regies de escoamento que pode ser retngulo, onde o desvio AD muito pequeno;

aproximado a um

- as configuraes do alimentador de gua pode ter uma inclinao constante ou vrias curvas sobrepostas dentro desta inclinao. Dentro de sistemas de fluxos regionais devem ser analisados quais so os efeitos da topografia e da geologia no traado de redes de fluxo. Um exemplo de divisor de guas subterrneas pode ser obtido atravs da Figura 5.12, onde ao longo dos eixos chamados de divisor de guas subterrneas, os fluxos so divergentes.

Figura 5.12 Mapa potenciomtrico de um aqfero livre.

5.7.1. Efeito da Topografia em Sistemas de Fluxo Regional importantssimo analisar a topografia da regio para formar uma rede de fluxo. Com isso, as Figuras 5.13 e 5.14 mostram redes de fluxo em uma seo transversal vertical com mesma profundidade, mesma extenso lateral, mas com topografias diferentes.

SHS 5854 - Hidrulica de guas Subterrneas

14

Figura 5.13 Efeito da topografia no comportamento regional de fluxo de gua subterrnea.

Figura 5.14 - Efeito da topografia no comportamento regional de fluxo de gua subterrnea. Topografia diferente da figura 5.3.

Como pode ser visto, nas Figuras 5.13 e 5.14, existem vales maiores no lado esquerdo das figuras e terrenos mais altos no lado direito. Na Figura 5.13, o alimentador de gua segue a inclinao da topografia do terreno, enquanto na Figura 5.14, o alimentador de gua tem uma configurao montanhosa. A gua que entra no sistema de escoamento subterrneo em uma determinada rea de recarga pode ser descarregada em uma topografia menor e prxima, ou pode ser transmitida para a rea de descarga regional no fundo do maior vale. TTH (1963) apud FREEZE, R. A. et. al. (1993) sugere que na maioria das redes de fluxo e na maioria das reas de campo, existe uma diferena entre sistemas locais de escoamento de gua subterrnea, sistemas intermedirios de escoamento de gua subterrnea e sistemas regionais de escoamento de guas subterrneas, como pode ser visto na Figura 5.15. Em locais onde no existe sistemas locais, apenas sistemas regionais desenvolvem-se.

Parmetros dos Aqferos e Equao da Continuidade

15

Figura 5.15 Sistema de fluxo de gua subterrnea local, intermedirio e regional.

Portanto, em locais homogneos e com materiais geolgicos isotrpicos, a topografia pode criar sistemas complexos de escoamento de guas subterrneas.

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABGE Associao Brasileira de Geologia de Engenharia. (1998) . Geologia de Engenharia, Produo Editorial: Oficina de Textos. CEDERGREN, H.R (1967). Seepage, Drainage and Flow Nets. Chapter 4: Flow Net Construction, pp. 148-169. FREEZE, R.A.; CHERRY, J.A. (1993). Groundwater, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey.

Das könnte Ihnen auch gefallen