Sie sind auf Seite 1von 24

PLANEJAMENTO

Baseado no captulo 20
CARAVANTES, PANNO e KLOECKNER 2005

Silvia Alonso y Alonso Bittar Cunha Uni-FACEF

O PROCESSO ADMINISTRATIVO Ambiente


Organizao
Planejamento Seleo dos objetivos e formas para alcana-los Organizao Designar responsabilidades para realizao das tarefas
Resultado Atingir objetivos Produtos Servios Eficincia Eficcia Efetividade

Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnologia Informao

ADMINISTRAO Pressupostos e funes

Controle Monitorar as atividades e fazer correes

Liderana Usar a influncia para monitorar os colaboradores

PLANEJAMENTO

3 PARTE

MODELO GLOBAL - GER

Planejamento Estratgico

rea I

Subrea I

Subrea II

MODELO GLOBAL
Planejamento Ttico/ Operacional

rea II

Subrea I Subrea II

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

rea I Subrea 1
PROCESSO DE REFLEXO ESTRATGICA (RE) Processo compreensivo que inclui condicionantes do comportamento, especialmente dos executivos organizacionais, at a efetiva clarificao da viso, da misso das polticas e dos objetivos organizacionais.

1 Condicionantes percepo 2 Comportamento efeito 3 Viso imagem futura 4 Misso razo de ser

5 Polticas declaraes

6 Feedback retroalimentao
7 Deciso uma dose de centralizao na definio da filosofia da empresa 8 Comunicao parmetros

rea I Subrea 2
A subrea 2 trata da formao de um banco de dados (informao e pressupostos), pr-requisito para um planejamento eficaz, determinando pontos fortes e as deficincias organizacionais, bem como as oportunidades e ameaas.

9 Informaes INTERNO Negcio, RH, Recursos Financeiros, Recursos Materiais, Tecnologia, Estrutura, Clima Organizacional. EXTERNO Mercado, Concorrncia, Legislao. 10 Pressupostos futuro em relao aos aspectos interno e externo. 11 Swot foras e fraquezas, oportunidades e ameaas 12 a 14 Pesquisa, Participao e Anlise busca de informaes 15 Planejamento Estratgico veremos mais adiante

Diagnstico Estratgico Interno


RECURSOS Recursos Tangveis (Ativos tangveis) Recursos Intangveis (Ativos intangveis) ATIVOS
* Edifcios. * Mquinas e Equipamentos. * Instalaes. * Matrias-primas. * Etc.
* Competncias Essenciais. * Conhecimento Corporativo. * Know-how * Cultura organizacional. * Relaes com clientes e fidelizao dos clientes. * Marcas e patentes. * Confiabilidade e reputao. * Capacidade de inovao. * Etc.

Recursos Terceirizados

* Servios de propaganda. * Servios de segurana. * Servios de computao. * Servios de limpeza. * Gesto de frotas de veculos. * Etc.

Fonte: Chiavenato, 2003 (adaptado).

Diagnstico Estratgico Externo


Macroambiente Ambiente Demogrfico Setor de Negcios CONCORRENTES Ambiente Scio-cultural Ambiente Econmico

Empresa
Fornecedores

(Inteno Estratgica)

Clientes

Ambiente Poltico/ Legal

Agncias Reguladoras
Ambiente dos Recursos Globais

Ambiente Tecnolgico

Fonte: Chiavenato, 2003.

Planejamento Estratgico

rea I

Subrea I

Subrea II

MODELO GLOBAL
Planejamento Ttico/ Operacional

rea II

Subrea I Subrea II

Planejamento Ttico/ Operacional

rea II

Planejamento ttico o processo de detalhamento dos meios necessrios implementao das metas das unidades funcionais, dentro de um prazo determinado.

A subrea 1 do planejamento ttico/ operacional sugere que uma vez que a organizao dispe de razoveis informaes para o planejamento em seu banco de dados, e certos pressupostos futuros sobre seu comportamento e tambm sobre o do mercado, ela est apta a fixar seus objetivos. Os autores decidiram cham-los , em um primeiro momento, de objetivos-ensaio, pois na realidade so prottipos que devero ser contrastados com os obstculos e as facilidades que a organizao enfrentar, bem como com as estratgias de que ela dispe para sua consecuo.

Objetivos ...
Os objetivos devem indicar os resultados ser atingidos, em que quantidade e em prazos, mas no devem limitar a liberdade de escolha do mtodo. Em outras palavras, indicar O QUE, QUANDO e QUANTO mas no COMO. As estratgias definiro COMO.

Objetivos ...

Parmetros e Critrios para fixao dos objetivos: princpio da comunicao total princpio da coerncia vertical princpio da coerncia horizontal

reas-chave ...
A nica maneira de empresa se resguardar de disfunes assegurar de que sejam fixados objetivos em todas as reas relevantes. H necessidade de objetivos em todos os setores ou reas em que a realizao e os resultados afetem crtica e vitalmente a sobrevivncia e o sucesso da organizao.

Oito reas-chave segundo Drucker ...


1. 2. 3. 4. 5. 6. Posio no mercado Inovao Produtividade Recursos fsicos e financeiros Rentabilidade Desempenho e desenvolvimento dos gerentes 7. Desempenho e atividade dos trabalhadores 8. Responsabilidade Pblica

rea II Subrea 2
Aps a definio dos objetivos, o prximo passo dever ser a classificao das metas das unidades e dos indivduos ou seja a contribuio de cada um para o sucesso da organizao.

Metas podem ser entendidas como objetivos intermedirios que balizam o caminho at que o objetivo seja atingido Planos documento orientador do comportamento da organizao em um determinado perodo de tempo em que a viso, misso, as polticas, as orientaes estratgicas e tticas, os objetivos e as metas esto claramente definidos. Ao a seqncia natural do plano deve ser a ao orientada para fins determinados Resultados so o produto final do processo Operacionalizao e Execuo um processo que inicia com a fixao de metas, segue com a elaborao dos planos e conclui pela efetiva ao Controle e Avaliao s h sentido no controle quando ele permite redirecionar comportamentos

Contexto Ambiental Viso, misso e poltica organizacional

Objetivos estratgicos Objetivos tticos Metas operacionais

Planos estratgicos Planos tticos Planos operacionais

o produto final que realmente interessa organizao. No basta que a partida tenha sido disputada, que tenha havido excelentes dribles e bolas muito bem chutadas. O que medir o desempenho do time o nmero de gols efetivamente realizados. isso que o tornar campeo.
Caravantes, Panno e Kloeckner.

Das könnte Ihnen auch gefallen