Sie sind auf Seite 1von 5

TRIAGEM

Processo utilizado em situaes onde a emergncia ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. Utilizado para alocar recursos e hierarquizar o atendimento de vtimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rpido do maior nmero possvel de vtimas.
START ---- Simples Triagem e R ido Tr

O primeiro socorrista que chega numa cena da emergncia com mltiplas vtimas enfrenta um grande problema. A situao diferente e seus mtodos usuais de resposta e operao no so aplicveis. Este profissional deve modificar sua forma rotineira de trabalho buscando um novo mtodo de atuao que lhe permita responder adequadamente a situao. Como podero ento esses socorristas prestar um socorro adequado? Obviamente, se eles voltarem sua ateno para a reanimao de uma ou mais vtimas, as outras potencialmente recuperveis podero morrer. Portanto, logo que chegam na cena, esses primeiros socorristas devem avali-la, pedir reforos adicionais e providenciar a segurana do local para, s ento, dedicarem-se a seleo das vtimas enquanto as novas unidades de socorro deslocam-se para o local da emergncia. Esses socorristas aproveitam assim o seu tempo da melhor maneira iniciando um processo de triagem. Este o primeiro passo para a organizao dos melhores recursos na cena da emergncia. Triagem Termo dado ao reconhecimento da situao e seleo das vtimas por prioridades na cena da emergncia. Palavra de origem francesa que significa pegar, selecionar ou escolher. Podemos conceituar a triagem como sendo um processo utilizado em situaes onde a emergncia ultrapassa a capacidade de resposta da equipe de socorro. Utilizado para alocar recursos e hierarquizar vtimas de acordo com um sistema de prioridades, de forma a possibilitar o atendimento e o transporte rpido do maior nmero possvel de vtimas. de responsabilidade do socorrista que primeiro chegar ao local do acidente mltiplo, montar um esquema e separar as peas de um desastre de forma a propiciar o melhor cuidado possvel a cada pessoa envolvida, solicitando recursos adicionais e reforo para atender adequadamente a ocorrncia. Em resumo, o processo de triagem usado quando a demanda de ateno supera nossa capacidade de resposta e, portanto, devemos direcionar nossos esforos para salvar o maior nmero de vtimas possvel, escolhendo aquelas que apresentam maiores possibilidades de sobrevivncia. O primeiro a chegar na cena deve dedicar-se seleo das vtimas, enquanto chegam as unidades de apoio. Obs.: Se a ocorrncia supera a capacidade de resposta da guarnio do CB que primeiro chegar ao local, deveremos iniciar um processo de triagem para avaliar e tratar a maior quantidade possvel de vtimas com potencial de recuperao. Se a guarnio se detm no atendimento de uma nica vtima, todos os demais podero no receber auxlio. Atualmente o modelo adotado pela Associao de Chefes de Bombeiros do Estado da Califrnia nos EUA. START a abreviatura de Simple Triage And Rapid Treatment (Triagem

Simples e Tratamento Rpido) . Sistema de triagem simples. Permite triar uma vtima em menos de um minuto.

Esse mtodo foi desenvolvido para o atendimento de ocorrncias com mltiplas vtimas, pois permite a rpida identificao daquelas vtimas que esto em grande risco de vida, seu pronto atendimento e a prioridade de transporte dos envolvidos mais gravemente feridos.
CDIGO DE CORES NO PROCESSO DE TRIAGEM

Cor Vermelha
Significa primeira prioridade: So as vtimas que apresentam sinais e sintomas que demonstram um estado crtico e necessitam tratamento e transporte imediato.

Cor Amarela
Significa segunda prioridade: So as vtimas que apresentam sinais e sintomas que permitem adiar a ateno e podem aguardar pelo transporte.

Cor Verde
Significa terceira prioridade: So as vtimas que apresentam leses menores ou sinais e sintomas que no requerem ateno imediata.

Cor Preta
Significa sem prioridade (morte clnica): So as vtimas que apresentam leses obviamente mortais ou para identificao de cadveres.
PASSOS A SEGUIR NA APLICAO DO MTODO START

PRIMEIRO PASSO

O socorrista entra na cena da emergncia, identifica e conduz (poder ser utilizado um megafone para isso) as vtimas que podem caminhar para uma rea de concentrao previamente delimitada. Estas vtimas recebero uma identificao verde, entretanto, esse no o momento de rotul-las com etiquetas ou fitas, sendo que tal providncia ser realizada posteriormente e de forma individual.
SEGUNDO PASSO

Os socorristas iniciam a avaliao das vtimas que permaneceram na cena de emergncia e que no apresentam condies de caminhar. Dever ser avaliada a respirao. A respirao est normal, rpida ou ausente ? Se est ausente, abra imediatamente as VAS, com a tcnica de elevao do mento para determinar se as respiraes iniciam-se espontaneamente. Se a vtima continua sem respirar, identifique-a com a etiqueta/fita de cor preta (No perca tempo tentando reanimar a vtima). Se a vtima est inconsciente e necessita ajuda para manter as VAS abertas providencie auxlio de voluntrios que estejam na cena da emergncia ( vtimas cdigo verde podem auxiliar ). Toda vtima inconsciente, em princpio, ser classificada no final como cdigo vermelho, por no responder ordens simples. Avalie a freqncia respiratria de vtimas conscientes e caso sua freqncia respiratria seja superior a 30 MRM, receber uma etiqueta/fita de cor vermelha (nesses casos, tente conseguir voluntrios para manter abertas suas VAS). Caso a respirao esteja normal (menor de 30 MRM), v ao passo seguinte.
TERCEIRO PASSO

Verifique a perfuso atravs da prova do enchimento capilar ou atravs da palpao do pulso radial. Se o enchimento capilar superior a 2 segundos ou se o pulso radial est ausente, a vtima dever receber a etiqueta/fita de cor vermelha. Se o enchimento capilar inferior a 2 segundos ou se o pulso radial est presente, v ao passo seguinte. Qualquer hemorragia grave que ameace a vida dever ser detido nesse momento. Posicione a vtima com as pernas elevadas, salvo contraindicaes, para prevenir o choque (novamente tente conseguir voluntrios para fazer presso direta sobre o local do sangramento e prevenir o choque).
QUARTO PASSO

Verifique o nvel de conscincia da vtima. Se a vtima no consegue executar ordens simples emanadas pelo socorrista, dever receber a etiqueta/fita de cor vermelha. Se a vtima executa corretamente as ordens simples recebidas, receber a etiqueta/fita de cor amarela.

Das könnte Ihnen auch gefallen