Sie sind auf Seite 1von 4

Manuteno de Impressoras a Jato de Tinta

Por Gabriel Torres

Introduo
A maioria dos problemas encontrados em impressoras a jato de tinta podem ser facilmente resolvidos, j que em sua grande maioria (mais de 90%) so oriundos de problemas provocados pelo prprio usurio, como veremos nesta aula.

Testes preliminares
Antes de mais nada, teste a impressora em outro micro para ter certeza que o problema realmente da impressora. Muitas vezes a impressora chega para manuteno e ela est funcionando perfeitamente: o problema era no micro do usurio (porta paralela com problemas, cabo com problemas ou problemas com o driver de impresso). Da mesma forma, importante que voc teste a impressora com um cabo que voc tenha certeza de estar funcionando perfeitamente. Toda impressora possui um auto-teste, geralmente ativado ligando-se a impressora com um de seus botes pressionados. Em geral, quando o auto-teste funciona perfeitamente mas a impressora no imprime nada que enviado pelo micro, isto comprova algum problema no micro, que pode ser: Cabo: Teste a impressora com um cabo novo; Driver de Impresso: Experimente instalar uma nova verso do driver baixada da Internet. Verifique tambm se a impressora est corretamente configurada no sistema operacional; Porta Paralela: Teste a porta paralela do micro, utilizando programa especfico de teste de hardware (recomendamos o Checkit), utilizando um conector de loopback. Voc mesmo pode fazer este conector utilizando um conector de 25 pinos macho (DB-25 macho), fazendo as ligaes apresentadas na tabela abaixo. Este conector deve ser encaixado na porta paralela do micro para que o programa teste se ela est funcionando corretamente. Testes de porta paralela sem conector de loopback apresentam resultados falsos.

Pino 1 2 12 16 17

Ligado ao pino 13 15 14 10 11

Como confeccionar conector de loopback para o teste da porta paralela

Outra dica o teste da fonte de alimentao por substituio, caso a impressora no esteja ligando - no caso de impressoras que possuam fonte externa, como as impressoras da HP. O simples teste da tenso de sada com um multmetro no significa muita coisa, j que a fonte pode no estar fornecendo corrente suficiente, condio que no medida pelo instrumento (por exemplo, a fonte apresenta tenso correta sem carga, porm a sua tenso abaixa quando h uma carga conectada). Ok, a impressora realmente est com problemas. Ento vamos aos problemas mais comuns e como resolv-los.

Cartucho: o grande vilo

A maioria das pessoas no sabe que o cartucho possui validade, em mdia 6 meses depois de aberto, mesmo que a impressora no esteja sendo utilizada. O problema que a tinta da impressora bastante corrosiva e muitas vezes a tinta pode vazar quando a impressora fica muito tempo sem uso. Da mesma forma, cartuchos retintados so problemticos, pois freqentemente fazem com que a tinta vaze. Outro problema similar encontrado em cartuchos falsificados (cartucho retintados que so vendidos como se fossem novos). Das impressoras que passam pelo teste preliminar, a maioria apresenta problemas relacionados aos cartuchos. Erros comuns so: Impressora no imprime; Impressora imprime falhado; Impressora apresenta mensagens de erro. Portanto, essencial que voc remova todos os cartuchos da impressora e instale cartuchos novos. Na maioria das vezes a impressora volta a funcionar adequadamente, quando voc poder condenar os cartuchos que estavam instalados na impressora. importante que voc avise esse problema ao usurio. Alguns colegas da rea redigem textos explicativos que so entregues a todos os clientes. Voc dever ter cuidado quando o cliente manda a impressora para manuteno sem os cartuchos, j que ela poder funcionar perfeitamente com os cartuchos que voc instalou. o caso tpico da impressora que o usurio diz que no est funcionando, mas quando chega na assistncia tcnica ela funciona perfeitamente (claro, o problema estava no cartucho que ficou na casa do usurio). No caso da tinta ter vazado, voc precisar abrir a impressora e limp-la completamente, o que poder ser feito com a ajuda de um bom detergente. Em muitos casos, a tinta acaba secando e travando o mecanismo de movimentao do carro de impresso.

Excesso de uso
Toda impressora possui uma autonomia de "x" pginas impressas por ms. Isto pode ser visto no manual do usurio da impressora. Por exemplo, a impressora HP 692C pode imprimir at 1.500 pginas por ms. Muitos usurios ultrapassam esse nmero, comprometendo o funcionamento da impressora. O problema mais comum a graxa das guias de movimentao do carro de impresso simplesmente acabar, por excesso de funcionamento. Quando isto ocorre, dois sintomas aparecem: Rudo: o carro de impresso apresenta rudo acima do normal em sua movimentao, j que h mais atrito em suas guias. Carro travando: sem graxa, o carro de impresso pode travar o seu curso, ou seja, no se movimentar corretamente. As impressoras normalmente utilizam uma graxa branca. Na falta dessa graxa, voc pode utilizar vaselina, tomando o cuidado para limpar antes as guias cilndricas do carro de impresso com um pano embebido em lcool isoproplico, a fim de retirar totalmente resduos de graxa porventura existentes. Nota: As impressoras Epson no usa graxa nos eixos, pois elas possuem uma lubrificao de fbrica feita com anis grafitados. Nessas impressoras no devemos usar graxa, pois a mesma acumula poeira e desgasta todo o mecanismo de tracionamento do carro. A lubrificao dessas impressoras deve ser feita, portanto, com grafite (Ricardo Rodrigues).

O caso extremo a queima do motor de movimentao do carro de impresso, caso o carro de impresso trave e o usurio tente forar a impresso de documentos. Neste caso extremo, a nica soluo a troca do motor. Quando o problema ainda no chegou a este ponto, podemos resolver o problema lubrificando as guias do carro de impresso e alertando o usurio sobre o problema. Talvez convenha sugerir ao usurio a aquisio de uma impressora que possua uma autonomia de um maior nmero de cpias por ms.

Problemas com o papel


Um problema muito comum a impressora "puxar" mais de uma folha de papel por vez. Isso ocorre por causa da umidade acumulada no papel. Alguns conselhos em relao ao papel utilizado em impressoras a jato de tinta: Preferencialmente utilize somente papel recomendado para impressoras a jato de tinta. Esse tipo de papel no mais caro que o papel comum; ele possui no pacote claramente especificado que o uso recomendado para impressoras laser e a jato de tinta. No guarde papel na impressora. Muitos usurios tm o pssimo hbito de deixar o papel na prpria impressora durante vrios dias. Antes de imprimir, ventile as folhas. Isso pode ser feito balanando a resma de papel, deixando circular ar entre as folhas, evitando que a impressora puxe mais de uma folha por vez.

Problemas mecnicos
O problema mais comum o carro de impresso travar ou ento a impressora no puxar o papel. Em geral, isso ocorre por algum problema gerado pelo prprio usurio, como corpos estranhos dentro da impressora. Desmontando a impressora, no raro encontrarmos clips de papel prendendo o mecanismo, etiquetas presas em guias e pedaos de papel em algum canto, alm do problema da tinta vazada. Todos esses problemas possuem soluo simples. Em geral a impressora volta a funcionar perfeitamente aps a retirada dos corpos estranhos. Em alguns casos engrenagens podem se partir, sendo necessria a substituio. Outro problema comum o carro de impresso "batendo", ou seja, movimentando-se com fora e alta velocidade e literalmente batendo nos batentes existente no fim do curso de suas guias. Esse tipo de problema geralmente pode ser causado por dois motivos: Em impressoras da HP, a posio do carro de impresso controlada por uma fita com um cdigo de barras, existente entre a guia do carro e a polia (correia dentada) de movimentao do carro. Em muitos casos essa fita se suja (e muitas vezes por causa da tinta que vazou dos cartuchos). Basta limpar esta fita com um pano embebido em detergente que o problema resolvido. Sensor de fim de curso danificado. Existe um sensor na posio "coluna 0" que indica ao circuito da impressora que o carro j chegou ao final de seu curso (totalmente esquerda). Em geral um sensor tico que pode estar danificado. Outros problemas mecnicos em geral podem ser detectados e identificados simplesmente abrindo-se a impressora e observando como deveria ser o seu funcionamento normal.

Outros problemas: trocando peas


Voc j leu a aula at aqui e no encontrou o problema da impressora? Pode significar que h algum problema eletrnico ou mecnico com ela. Independentemente do tipo do problema, h algo a se questionar: como conseguir peas.

As peas geralmente so encontradas somente em assistncias tcnicas autorizadas. Em muitas delas voc conseguir fazer amizade com os colegas para que eles te vendam as peas avulsamente. O grande questo perguntar-se se vale a pena. Muitas vezes a troca de uma placa lgica de uma impressora sai quase o preo de uma impressora nova. A sada encontrada pela maioria dos tcnicos fazer estoque de sucata de impressoras, ou seja, guardar impressoras que foram condenadas para o reaproveitamento de peas em outras impressoras. Em muitos casos, voc precisar de uma impressora funcionando para trocar peas com a impressora defeituosa, a fim de identificar corretamente o defeito.

Soluo Brasileira
Resolvendo o problema dos roletes da Canon BJ-200 Uma BJ-200, fiel companheira e pau pra toda obra, teve um pequeno problema: de tanto uso, as borrachas dos tratores dianteiros gastaram tanto que partiram. Remover os roletes extremamente simples pois na BJ tudo por encaixe. O grande problema seria arranjar as tais borrachas, pois sem elas o papel, no final da impresso, tendia a no ser totalmente ejetado. Isso causava um problema srio, quando a prxima folha no conseguia empurrar totalmente para fora a anterior. Fui numa loja especializada e as tais borrachas custariam (s as peas, fora a mo de obra) R$ 25,00 o jogo. So necessrios dois jogos. Optei por uma soluo bem brasileira: a borracha mais larga obtive de uma mangueira de duchinha de chuveiro eltrico. Ela se adapta perfeitamente. S precisa cuidado para cortar na largura certa. J a borracha que efetivamente empurra o papel para fora foi mais difcil. Tentei diversos tipos e adaptaes e a que deu mais resultado foi a boca de uma dessas bexigas de festa infantil. Literalmente "arrebentei a boca do balo". Sei que esse tipo de coisa no "nada profissional" mas ser que no vale a pena ter, num cantinho do Clube, um espao para essas "sacadas" brasileiras? No caso que contei, no fazia sentido nenhum gastar por volta de 80 reais para remendar uma impressora que no vale nem 100 reais. Mas, aposent-la s por causa de uma borracha me parece um desperdcio ainda maior.

Das könnte Ihnen auch gefallen