Sie sind auf Seite 1von 3

A melhor forma de demonstrar que o gestor est de olho no trabalho do seu funcionrio, valorizando suas decises, mtodos, conhecimento

tcnico etc., atravs do acompanhamento de perto das atividades realizadas. E o mtodo mais eficaz de demonstrar este acompanhamento atravs da Avaliao de Desempenho do colaborador. Por meio dela possvel identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organizao.

O que a Avaliao de Desempenho?


A avaliao de desempenho uma ferramenta da gesto de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionrios em uma determinada empresa. um processo de identificao, diagnstico e anlise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento tcnico, sua relao com os parceiros de trabalho etc. Este mtodo tem por objetivo analisar as melhores prticas dos funcionrios, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funes no ambiente de trabalho. Alm disso, uma importante ferramenta de auxlio administrao de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informaes que auxiliam a tomada de deciso sobre prticas de bonificao, aumento de salrios, demisses, necessidades de treinamento etc. Segundo Wagner Siqueira, o processo de avaliao de desempenho de um colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Sendo divida em algumas etapas:

Apreciao diria do comportamento do colaborador, seus progressos e limitaes, xitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantneo; Identificao e equacionamento imediato dos problemas emergentes, procurando manter continuamente um alto padro de motivao e de obteno de resultados;

Entrevistas formais peridicas de avaliao de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam os resultados obtidos no perodo considerado e redefinem novas orientaes, compromissos recprocos e aes corretivas, se for o caso.

Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitaes dos funcionrios, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou at mesmo remanejamento do indivduo para outras funes em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traados. Assim, o papel principal da avaliao de desempenho identificar e trabalhar de forma sistmica as diferenas de desempenho entre os muitos funcionrios da organizao. Tendo sempre como base a interao constante avaliador e avaliado.

Formas de avaliao de desempenho


Existem diversos sistemas e/ou mtodos para se avaliar o desempenho de um funcionrio dentro de uma empresa. Variando de acordo com a necessidade do gestor, do setor e dos objetivos da avaliao, bem como do perfil dos avaliados e da dinmica de observao utilizada. Listamos abaixo os mtodos mais tradicionais de avaliao, os quais falaremos em outra oportunidade, em outros posts sobre o tema. So eles:

Escalas grficas de classificao; Escolha e distribuio forada; Pesquisa de campo; Incidentes crticos; Comparao de pares; Auto-avaliao; Relatrio de performance; Avaliao por resultados; Avaliao por objetivos; Padres de desempenho; Frases descritivas; Avaliao 360 graus; Avaliao de competncias; Avaliao de competncias e resultados; Avaliao de potencial; Balanced Scorecard.

Vantagens da Avaliao de desempenho


Por meio da avaliao de desempenho possvel identificar novos talentos dentro da prpria organizao, por meio da anlise do comportamento e das qualidades de cada indivduo. Gerando, assim, novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Alm de poder oferecer bonificaes e premiaes aos funcionrios que mais se destacarem na avaliao. Outra vantagem a possibilidade de gerar um feedback mais fcil aos funcionrios analisados e gestores, uma vez que tem como resultado informaes relevantes, slidas e tangveis para um resultado eficiente. Este feedback faz com que os avaliados queiram

investir ainda mais em seu desenvolvimento, melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa. Este mtodo importante, tambm, para eliminar achismos e palpites quando da avaliao de um funcionrio. um meio de obter informaes reais e avaliar de perto as implicaes de uma possvel mudana na gesto de recursos humanos da empresa.

Das könnte Ihnen auch gefallen