Sie sind auf Seite 1von 4

2

Medida de Eficincia Igor Dias Santana

TEORIA ECONMICA

Aluno(s):

Professor:

Wagner Barreto Soares

Direito - 048 e 107

Perodo

Turma

Data:

18/11/2011

Nota:

1. Assinale a alternativa errada: a) A poltica de rendas corresponde basicamente aos controles de preos e salrios. b) A poltica monetria tem aplicao mais imediata que a poltica fiscal. ERRADA c) A poltica tributria um tipo de poltica fiscal. d) A poltica cambial, no setor externo, refere-se a alteraes na taxa de cmbio. e) Todas as alternativas anteriores esto erradas. 2. A poltica fiscal de um governo pode ser definida como sua poltica relativa (ao)(aos): a) Relao entre o total de suas compras de bens e servios e o total de seus pagamentos de penses. b) Regulamentao de atividades bancrias e de crdito. c) Total e aos tipos de despesas e maneira de financiar essas despesas (tributao, levantamento de emprstimos etc.). CORRETA d) Servios de educao, sade e segurana nacional. e) Regulamentao de impostos. 3. A poltica monetria e a poltica fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato: a) A poltica monetria trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo, enquanto a poltica fiscal trata das taxas de juros. b) A poltica fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade crdito, enquanto a poltica monetria funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributao e dos gastos pblicos. CORRETA c) A poltica monetria procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crdito, enquanto a poltica fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributao e os gastos pblicos. d) No h, essencialmente, diferena entre as duas, uma vez que os objetivos e as tcnicas de operaes so os mesmos. e) N.r.a. 4. No mercado de trabalho, so determinadas quais das seguintes variveis macroeconmicas? a) Nvel de emprego e salrio real. Correta b) Nvel de emprego e salrio monetrio. c) Nvel geral de preos e salrio real. d) Salrio real e salrio monetrio. e) Nvel de emprego e nvel geral de preos.

5. Uma medida de poltica fiscal pura, anti-recessiva, materializa-se por meio de: a) Aumento de gastos do governo e/ou reduo da carga tributria acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. CORRETA b) Reduo de gastos do governo e/ou aumento da carga tributria acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. c) Aumento de gastos do governo e/ou reduo da carga tributria com meios de pagamento constantes. d) Reduo dos gastos do governo e/ou aumento da carga tributria com meios de pagamentos constantes. e) Aumento dos meios de pagamento com gastos do governo e carga tributria constantes. 6. A poltica monetria via oramento monetrio tem por objetivos principais a perfeita coordenao das seguintes variveis: a) Nvel de atividade econmica; taxa de inflao; taxa de juros e nvel de liquidez em patamares desejados. CORRETA b) Concesso de subsdios ao setor produtivo; fazer baixar a taxa de inflao; aumentar os meios de pagamentos. c) Zerar o dficit oramentrio do governo; combater a inflao; controlar a taxa de juros. d) Compatibilizar a arrecadao de impostos com as despesas do governo; gerar supervits oramentrios e aumentar a liquidez do sistema financeiro. e) Taxa de cmbio, taxa de juros e emprego. 7. Conceitue e aponte as principais diferenas entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia. R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinao e o
comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nvel geral de preos, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balana de pagamentos, taxa de cmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradio keynesiana (tambm conhecida como Macroeconomia ad hoc), negligencia o comportamento das unidades econmicas individuais e de mercados especficos, que so as preocupaes da Microeconomia. No entanto, esta apenas uma mudana de enfoque, no havendo contradio entre as duas abordagens.

8. Sintetize os objetivos de poltica econmica.


R: Os objetivos da poltica econmica so: a) alto nvel de emprego; b) Estabilidade de Preos: Combate inflao, que o aumento contnuo e generalizado de preos, e as distores que esta acarreta, como veremos no captulo 13, so um objetivo da poltica econmica; c) Distribuio Eqitativa de Renda; d) Crescimento Econmico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da poltica econmica.

9. Polticas de estabilizao da inflao no so compatveis com melhoria no grau de distribuio de renda. Voc concorda? Por qu?
R: A afirmao no correta, pois polticas de estabilizao da inflao, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflao um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no perodo imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.

10. Comente a questo da compatibilidade (ou no) entre as metas de melhorias no grau de distribuio de renda e a busca do crescimento econmico.
R: A idia da no compatibilidade entre crescimento econmico e distribuio de renda est calcada na idia de que a elevao da taxa de poupana, necessria para o aumento do investimento e, conseqentemente, para o crescimento econmico, no seria possvel com a distribuio de renda, dado que a taxa de poupana da populao mais pobre seria menor. Este pressuposto no necessariamente verdade (h formas de incentivar a elevao da taxa de poupana da populao de menor renda, por exemplo por meio de um melhor desenvolvimento do sistema financeiro, de forma que acreditar que a concentrao de renda a nica forma de elevar a taxa de poupana falsa). Com relao ao milagre econmico, a idia de que a concentrao de renda deu-se apenas devido elevao da demanda por mo de obra qualificada, sendo um subproduto do prprio desenvolvimento no parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma poltica intensa de treinamento (bem maior que o MOBRAL existente na poca) levaria a uma redistribuio de renda que compensaria os efeitos deletrios do desenvolvimento, fato que pelo visto no se concretizou.

11. Quais os instrumentos de poltica econmica?


R: Os instrumentos de poltica econmica so: a) Poltica Fiscal: Gastos Pblicos e Impostos. So instrumentos que afetam o lado real da economia; b) Poltica Monetria: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e ttulos pblicos. Os principais instrumentos da poltica monetria so: emisses, reservas compulsrias, open market, redesconto, regulao sobre crdito e taxas de juros; c) Poltica Cambial e comercial: Polticas que atuam sobre as variveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos abarcam as interferncias governamentais na taxa de cmbio, pela determinao do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuao suja) e a poltica comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsdios. d) Poltica de rendas: Refere-se interveno direta do governo na formao de renda (salrios, aluguis), atravs de controle e congelamento de preos.

12. Quais as variveis macroeconmicas determinadas: a) No mercado de bens e servios;


R: A condio de equilbrio se d quando Oferta Agregada de bens e servios = Demanda Agregada de bens e servios, e as variveis determinadas nesse mercado so: nvel de renda e produto nacional; nvel de preos; consumo agregado; poupana agregada; investimentos agregados; exportaes globais; importaes globais.

b) No mercado monetrio;
R: A condio de equilbrio se d quando Oferta de Moeda = Demanda de Moeda e as variveis determinadas nesse mercado so: taxa de juros; estoque de moeda.

c) No mercado de ttulos;
R: A condio de equilbrio se d quando Oferta de Ttulos = Demanda de Ttulos e a varivel determinada nesse mercado o preo dos ttulos.

d) No mercado de trabalho;
R: A condio de equilbrio se d quando Oferta de Mo de Obra = Demanda de Mo de Obra e as variveis determinadas nesse mercado so: Nvel de emprego; Taxa de salrios monetrios.

e) No mercado de divisas.
R: A condio de equilbrio se d quando Oferta de Divisas = Demanda de Divisas e a varivel determinada nesse mercado a taxa de cmbio.

Das könnte Ihnen auch gefallen