Sie sind auf Seite 1von 13

PORTARIA N 1.

510, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 O MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuies que lhe conferem o inciso II do pargrafo nico do art. 87 da Constituio Federal e os arts. 74, 2, e 913 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, resolve: Art. 1 Disciplinar o registro eletrnico de ponto e a utilizao do Sistema de Registro Eletrnico de Ponto - SREP. Pargrafo nico. Sistema de Registro Eletrnico de Ponto - SREP - o conjunto de equipamentos e programas informatizados destinado anotao por meio eletrnico da entrada e sada dos trabalhadores das empresas, previsto no art. 74 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Art. 2 O SREP deve registrar fielmente as marcaes efetuadas, no sendo permitida qualquer ao que desvirtue os fins legais a que se destina, tais como: I - restries de horrio marcao do ponto; II - marcao automtica do ponto, utilizando-se horrios predeterminados ou o horrio contratual; III - exigncia, por parte do sistema, de autorizao prvia para marcao de sobrejornada; e IV - existncia de qualquer dispositivo que permita a alterao dos dados registrados pelo empregado. Art. 3 Registrador Eletrnico de Ponto - REP o equipamento de automao utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes entrada e sada de empregados nos locais de trabalho. Pargrafo nico. Para a utilizao de Sistema de Registro Eletrnico de Ponto obrigatrio o uso do REP no local da prestao do servio, vedados outros meios de registro. Art. 4 O REP dever apresentar os seguintes requisitos: I - relgio interno de tempo real com preciso mnima de um minuto por ano com capacidade de funcionamento ininterrupto por um perodo mnimo de mil quatrocentos e quarenta horas na ausncia de energia eltrica de alimentao; II - mostrador do relgio de tempo real contendo hora, minutos e segundos; III - dispor de mecanismo impressor em bobina de papel, integrado e de uso exclusivo do equipamento, que permita impresses com durabilidade mnima de cinco anos; IV - meio de armazenamento permanente, denominado Memria de Registro de Ponto MRP, onde os dados armazenados no possam ser apagados ou alterados, direta ou indiretamente; V - meio de armazenamento, denominado Memria de Trabalho - MT, onde ficaro armazenados os dados necessrios operao do REP; VI - porta padro USB externa, denominada Porta Fiscal, para pronta captura dos dados armazenados na MRP pelo Auditor-Fiscal do Trabalho; VII - para a funo de marcao de ponto, o REP no dever depender de qualquer conexo com outro equipamento externo; e VIII - a marcao de ponto ficar interrompida quando for feita qualquer operao que exija a comunicao do REP com qualquer outro equipamento, seja para carga ou leitura de dados.

Art. 5 Os seguintes dados devero ser gravados na MT: I - do empregador: tipo de identificador do empregador, CNPJ ou CPF; identificador do empregador; CEI, caso exista; razo social; e local da prestao do servio; e II - dos empregados que utilizam o REP: nome, PIS e demais dados necessrios identificao do empregado pelo equipamento. Art. 6 As seguintes operaes devero ser gravadas de forma permanente na MRP: I - incluso ou alterao das informaes do empregador na MT, contendo os seguintes dados: data e hora da incluso ou alterao; tipo de operao; tipo de identificador do empregador, CNPJ ou CPF; identificador do empregador; CEI, caso exista; razo social; e local da prestao do servio; II - marcao de ponto, com os seguintes dados: nmero do PIS, data e hora da marcao; III - ajuste do relgio interno, contendo os seguintes dados: data antes do ajuste, hora antes do ajuste, data ajustada, hora ajustada; e IV - insero, alterao e excluso de dados do empregado na MT, contendo: data e hora da operao, tipo de operao, nmero do PIS e nome do empregado. Pargrafo nico. Cada registro gravado na MRP deve conter Nmero Seqencial de Registro - NSR consistindo em numerao seqencial em incrementos unitrios, iniciando-se em 1 na primeira operao do REP. Art. 7 O REP dever prover as seguintes funcionalidades: I - marcao de Ponto, composta dos seguintes passos: a) receber diretamente a identificao do trabalhador, sem interposio de outro equipamento; b) obter a hora do Relgio de Tempo Real; c) registrar a marcao de ponto na MRP; e d) imprimir o comprovante do trabalhador. II - gerao do Arquivo-Fonte de Dados - AFD, a partir dos dados armazenados na MRP; III - gravao do AFD em dispositivo externo de memria, por meio da Porta Fiscal; IV - emisso da Relao Instantnea de Marcaes com as marcaes efetuadas nas vinte e quatro horas precedentes, contendo: a) cabealho com Identificador e razo social do empregador, local de prestao de servio, nmero de fabricao do REP; b) NSR; c) nmero do PIS e nome do empregado; e d) horrio da marcao. Art. 8 O registro da marcao de ponto gravado na MRP consistir dos seguintes campos: I - NSR; II - PIS do trabalhador; III - data da marcao; e IV - horrio da marcao, composto de hora e minutos. Art. 9 O Arquivo-Fonte de Dados ser gerado pelo REP e conter todos os dados armazenados na MRP, segundo formato descrito no Anexo I. Art. 10. O REP dever atender aos seguintes requisitos:

I - no permitir alteraes ou apagamento dos dados armazenados na Memria de Registro de Ponto; II - ser inviolvel de forma a atender aos requisitos do art. 2; III - no possuir funcionalidades que permitam restringir as marcaes de ponto; IV - no possuir funcionalidades que permitam registros automticos de ponto; e V - possuir identificao do REP gravada de forma indelvel na sua estrutura externa, contendo CNPJ e nome do fabricante, marca, modelo e nmero de fabricao do REP. Pargrafo nico. O nmero de fabricao do REP o nmero exclusivo de cada equipamento e consistir na juno seqencial do nmero de cadastro do fabricante no MTE, nmero de registro do modelo no MTE e nmero srie nico do equipamento. Art. 11. Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador um documento impresso para o empregado acompanhar, a cada marcao, o controle de sua jornada de trabalho, contendo as seguintes informaes: I - cabealho contendo o ttulo "Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador"; II - identificao do empregador contendo nome, CNPJ/CPF e CEI, caso exista; III - local da prestao do servio; IV - nmero de fabricao do REP; V - identificao do trabalhador contendo nome e nmero do PIS; VI - data e horrio do respectivo registro; e VII - NSR. 1o A impresso dever ser feita em cor contrastante com o papel, em caracteres legveis com a densidade horizontal mxima de oito caracteres por centmetro e o caractere no poder ter altura inferior a trs milmetros. (redao dada pela Portaria 2233, de 17/11/2009) 1 A impresso dever ser feita em cor contrastante com o papel, em caracteres legveis com a densidade horizontal mnima de oito caracteres por centmetro e o caractere no poder ter altura inferior a trs milmetros. 2 O empregador dever disponibilizar meios para a emisso obrigatria do Comprovante de Registro de Ponto do Trabalhador no momento de qualquer marcao de ponto. Art. 12. O "Programa de Tratamento de Registro de Ponto" o conjunto de rotinas informatizadas que tem por funo tratar os dados relativos marcao dos horrios de entrada e sada, originrios exclusivamente do AFD, gerando o relatrio "Espelho de Ponto Eletrnico", de acordo com o anexo II, o Arquivo Fonte de Dados Tratados AFDT e Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais - ACJEF, de acordo com o Anexo I. Pargrafo nico. A funo de tratamento dos dados se limitar a acrescentar informaes para complementar eventuais omisses no registro de ponto ou indicar marcaes indevidas. Art. 13. O fabricante do REP dever se cadastrar junto ao Ministrio do Trabalho e Emprego, e solicitar o registro de cada um dos modelos de REP que produzir. Art. 14. Para o registro do modelo do REP no MTE o fabricante dever apresentar "Certificado de Conformidade do REP Legislao" emitido por rgo tcnico credenciado e "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade" previsto no art. 17. Art. 15. Qualquer alterao no REP certificado, inclusive nos programas residentes, ensejar novo processo de certificao e registro.

Art. 16. Toda a documentao tcnica do circuito eletrnico, bem como os arquivos fontes dos programas residentes no equipamento, devero estar disposio do Ministrio do Trabalho e Emprego, Ministrio Pblico do Trabalho e Justia do Trabalho, quando solicitado. Art. 17. O fabricante do equipamento REP dever fornecer ao empregador usurio um documento denominado "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade" assinado pelo responsvel tcnico e pelo responsvel legal pela empresa, afirmando expressamente que o equipamento e os programas nele embutidos atendem s determinaes desta portaria, especialmente que: I - no possuem mecanismos que permitam alteraes dos dados de marcaes de ponto armazenados no equipamento; II - no possuem mecanismos que restrinjam a marcao do ponto em qualquer horrio; III - no possuem mecanismos que permitam o bloqueio marcao de ponto; e IV - possuem dispositivos de segurana para impedir o acesso ao equipamento por terceiros. 1 No "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade" dever constar que os declarantes esto cientes das conseqncias legais, cveis e criminais, quanto falsa declarao, falso atestado e falsidade ideolgica. 2 O empregador dever apresentar o documento de que trata este artigo Inspeo do Trabalho, quando solicitado. Art. 18. O fabricante do programa de tratamento de registro de ponto eletrnico dever fornecer ao consumidor do seu programa um documento denominado "Atestado Tcnico e Termo de Responsabilidade" assinado pelo responsvel tcnico pelo programa e pelo responsvel legal pela empresa, afirmando expressamente que seu programa atende s determinaes desta portaria, especialmente que no permita: I - alteraes no AFD; e II - divergncias entre o AFD e os demais arquivos e relatrios gerados pelo programa. 1 A declarao dever constar ao seu trmino que os declarantes esto cientes das conseqncias legais, cveis e criminais, quanto falsa declarao, falso atestado e falsidade ideolgica. 2 Este documento dever ficar disponvel para pronta apresentao Inspeo do Trabalho. Art. 19 O empregador s poder utilizar o Sistema de Registro Eletrnico de Ponto se possuir os atestados emitidos pelos fabricantes dos equipamentos e programas utilizados, nos termos dos artigos 17, 18, 26 e 30-A desta Portaria." (NR) (redao dada pela Portaria 1001 de 6/5/2010) Art. 19. O empregador s poder utilizar o Sistema de Registro Eletrnico de Ponto se possuir os atestados emitidos pelos fabricantes dos equipamentos e programas utilizados, nos termos dos artigos 17, 18 e 26 desta Portaria. Art. 20. O empregador usurio do Sistema de Registro Eletrnico de Ponto dever se cadastrar no MTE via internet informando seus dados, equipamentos e softwares utilizados. Art. 21. O REP deve sempre estar disponvel no local da prestao do trabalho para pronta extrao e impresso de dados pelo Auditor-Fiscal do Trabalho.

Art. 22. O empregador dever prontamente disponibilizar os arquivos gerados e relatrios emitidos pelo "Programa de Tratamento de Dados do Registro de Ponto" aos Auditores-Fiscais do Trabalho. Art. 23. O MTE credenciar rgos tcnicos para a realizao da anlise de conformidade tcnica dos equipamentos REP legislao. 1 Para se habilitar ao credenciamento, o rgo tcnico pretendente dever realizar pesquisa ou desenvolvimento e atuar nas reas de engenharia eletrnica ou de tecnologia da informao e atender a uma das seguintes condies: I - ser entidade da administrao pblica direta ou indireta; e II - ser entidade de ensino, pblica ou privada, sem fins lucrativos. 2 O rgo tcnico interessado dever requerer seu credenciamento ao MTE mediante apresentao de: I - documentao comprobatria dos requisitos estabelecidos no 1; II - descrio detalhada dos procedimentos que sero empregados na anlise de conformidade de REP, observando os requisitos estabelecidos pelo MTE; III - cpia reprogrfica de termo de confidencialidade celebrado entre o rgo tcnico pretendente ao credenciamento e os tcnicos envolvidos com a anlise; e IV - indicao do responsvel tcnico e do responsvel pelo rgo tcnico. Art. 24. O rgo tcnico credenciado: I - dever apresentar cpia reprogrfica do termo de confidencialidade de que trata o inciso III do 2 do art. 23, sempre que novo tcnico estiver envolvido com o processo de anlise de conformidade tcnica do REP; II - no poder utilizar os servios de pessoa que mantenha ou tenha mantido vnculo nos ltimos dois anos com qualquer fabricante de REP, ou com o MTE; e III - dever participar, quando convocado pelo MTE, da elaborao de especificaes tcnicas para estabelecimento de requisitos para desenvolvimento e fabricao de REP, sem nus para o MTE. Art. 25. O credenciamento do rgo tcnico poder ser: I - cancelado a pedido do rgo tcnico; II - suspenso pelo MTE por prazo no superior a noventa dias; e III - cassado pelo MTE. Art. 26. O "Certificado de Conformidade do REP Legislao" ser emitido pelo rgo tcnico credenciado contendo no mnimo as seguintes informaes: I - declarao de conformidade do REP legislao aplicada; II - identificao do fabricante do REP; III - identificao da marca e modelo do REP; IV - especificao dos dispositivos de armazenamento de dados utilizados; V - descrio dos sistemas que garantam a inviolabilidade do equipamento e integridade dos dados armazenados; VI - data do protocolo do pedido no rgo tcnico; VII - nmero seqencial do "Certificado de Conformidade do REP Legislao" no rgo tcnico certificador; VIII - identificao do rgo tcnico e assinatura do responsvel tcnico e do responsvel pelo rgo tcnico, conforme inciso IV do 2 do art. 23; e IX - documentao fotogrfica do equipamento certificado.

Art. 27. Concluda a anlise, no sendo constatada desconformidade, o rgo tcnico credenciado emitir "Certificado de Conformidade do REP Legislao", nos termos do disposto no art. 26. Art. 28. O descumprimento de qualquer determinao ou especificao constante desta Portaria descaracteriza o controle eletrnico de jornada, pois este no se prestar s finalidades que a Lei lhe destina, o que ensejar a lavratura de auto de infrao com base no art. 74, 2, da CLT, pelo Auditor-Fiscal do Trabalho. Art. 29. Comprovada a adulterao de horrios marcados pelo trabalhador ou a existncia de dispositivos, programas ou sub-rotinas que permitam a adulterao dos reais dados do controle de jornada ou parametrizaes e bloqueios na marcao, o Auditor-Fiscal do Trabalho dever apreender documentos e equipamentos, copiar programas e dados que julgar necessrios para comprovao do ilcito. 1 O Auditor-Fiscal do Trabalho dever elaborar relatrio circunstanciado, contendo cpia dos autos de infrao lavrados e da documentao apreendida. 2 A chefia da fiscalizao enviar o relatrio ao Ministrio Pblico do Trabalho e outros rgos que julgar pertinentes. Art. 30. O Ministrio do Trabalho e Emprego criar os cadastros previstos nesta Portaria, com parmetros definidos pela Secretaria de Inspeo do Trabalho - SIT. Art. 30-A. Equipara-se ao fabricante nacional, para efeitos desta Portaria, o importador que legalmente introduzir no Brasil o equipamento REP. (artigo introduzido pela Portaria 1001 de 6/5/2010) 1 Considera-se importador, para efeitos desta Portaria, o responsvel pela introduo do equipamento REP no Brasil, pessoa jurdica regularmente constituda sob as leis brasileiras, apta a assumiras responsabilidades decorrentes da comercializao do produto e das determinaes e especificaes previstas nesta Portaria. 2 O manual do usurio, o "Termo de Responsabilidade e Atestado Tcnico", documentao tcnica e as informaes constantes no corpo do equipamento REP importado, devero ser redigidos em lngua portuguesa." (NR) Art. 31. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao, exceto quanto utilizao obrigatria do REP, que entrar em vigor aps doze meses contados da data de sua publicao.
Nota: A Portaria 1987, de 18 de agosto de 2010, alterou o prazo para o incio da utilizao obrigatria do Registrador Eletrnico de Ponto - REP para o dia 1 de maro de 2011.

Pargrafo nico. Enquanto no for adotado o REP, o Programa de Tratamento de Registro de Ponto poder receber dados em formato diferente do especificado no anexo I para o AFD, mantendo-se a integridade dos dados originais. CARLOS ROBERTO LUPI

Anexo I - Leiaute dos arquivos


(com as alteraes introduzidas pela Portaria 2233 de 2009)

1. Arquivo-Fonte de Dados AFD Este arquivo composto dos seguintes tipos de registro: 1.1. Registro tipo 1 - Cabealho Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 3 4 5 6 7 8 9 10 11 011-011 012-025 026-037 038-187 188-204 205-212 213-220 221-228 229-232 Tamanho 9 1 1 14 12 150 17 8 8 8 4 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico alfanumrico numrico numrico numrico numrico numrico Contedo 000000000. Tipo do registro, 1. Tipo de identificador do empregador, 1 para CNPJ ou 2 para CPF. CNPJ ou CPF do empregador. CEI do empregador, quando existir. Razo social ou nome do empregador. Nmero de fabricao do REP. Data inicial dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa. Data final dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa. Data de gerao do arquivo, no formato ddmmaaaa. Horrio da gerao do arquivo, no formato hhmm.

1.2. Registro de incluso ou alterao da identificao da empresa no REP Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 3 4 5 6 7 8 9 011-018 019-022 023-023 024-037 038-049 050-199 200-299 Tamanho 9 1 8 4 1 14 12 150 100 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico numrico numrico alfanumrico alfanumrico Contedo NSR. Tipo do registro, 2. Data da gravao, no formata ddmmaaaa. Horrio da gravao, no formato hhmm Tipo de identificador do empregador, 1 para CNPJ ou 2 para CPF. CNPJ ou CPF do empregador. CEI do empregador, quando existir. Razo social ou nome do empregador. Local de prestao de servios.

1.3. Registro de marcao de ponto Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 4 5 6 011-018 019-022 023-034 Tamanho 9 1 8 4 12 Tipo numrico alfanumrico numrico alfanumrico numrico Contedo NSR. tipo do registro, 3. Data da marcao de ponto, no formato ddmmaaaa. Horrio da marcao de ponto, no Formato hhmm. Nmero do PIS do empregado.

1.4. Registro de ajuste do relgio de tempo real do REP

Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 4 5 6 7 011-018 019-022 023-030 031-034

Tamanho 9 1 8 4 8 4

Tipo numrico numrico numrico numrico numrico numrico

Contedo NSR. Tipo do registro, 4. Data antes do ajuste, no formato ddmmaaaa. Horrio antes do ajuste, no formato hhmm. Data ajustada, no formato ddmmaaaa. Horrio ajustado, no formato hhmm.

1.5. Registro de incluso ou alterao ou excluso de empregado da MT do REP Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 4 5 6 7 8 1.6. Trailer Referncia do Posio campo 1 001-009 2 3 4 5 6 010-018 019-027 028-036 037-045 046-046 Tamanho 9 9 9 9 9 1 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico numrico Contedo 999999999. Quantidade de registros tipo 2 no arquivo. Quantidade de registros tipo 3 no arquivo. Quantidade de registros tipo 4 no arquivo. Quantidade de registros tipo 5 no arquivo. Tipo do registro, 9. 011-018 019-022 023-023 024-035 036-087 Tamanho 9 1 8 4 1 12 52 Tipo numrico numrico numrico numrico alfanumrico numrico alfanumrico Contedo NSR. Tipo do registro, 5. Data da gravao do registro, no formato ddmmaaaa. Horrio da gravao do registro, no formato hhmm. Tipo de operao, I para incluso, A para alterao e E para excluso. Nmero do PIS do empregado. Nome do empregado.

2. Arquivo-Fonte de Dados Tratado AFDT Este arquivo composto dos seguintes tipos de registro: 2.1. Registro tipo 1 Cabealho Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 3 4 5 6 7 8 011-011 012-025 026-037 038-187 188-195 196-203 Tamanho 9 1 1 14 12 150 8 8 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico alfanumrico numrico numrico Contedo Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 1. Tipo de identificador do empregador, 1 para CNPJ ou 2 para CPF. CNPJ ou CPF do empregador. CEI do empregador, quando existir. Razo social ou nome do empregador. Data inicial dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa. Data final dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa.

9 10

204-211 212-215

8 4

numrico numrico

Data de gerao do arquivo, no formato ddmmaaaa. Horrio da gerao do arquivo, no formato hhmm.

2.2. Registros do tipo DETALHE: Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 3 4 5 6 7 011-018 019-022 023-034 035-051 052-052 Tamanho 9 1 8 4 12 17 1 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico numrico alfanumrico Contedo Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 2. Data da marcao do ponto, no formato ddmmaaaa. Horrio da marcao do ponto, no formato hhmm. Nmero do PIS do empregado. Nmero de fabricao do REP onde foi feito o registro. Tipo de marcao, E para ENTRADA, S para SADA ou D para registro a ser DESCONSIDERADO. Nmero seqencial por empregado e jornada para o conjunto Entrada/Sada. Vide observao. Tipo de registro: O para registro eletrnico ORIGINAL, I para registro INCLUDO por digitao, P para intervalo PR-ASSINALADO. Motivo: Campo a ser preenchido se o campo 7 for D ou se o campo 9 for I.

053-054

numrico

055-055

alfanumrico

10

056-155

100

alfanumrico

a. Todos os registros de marcao (tipo 3) contidos em AFD devem estar em AFDT. b. Se uma marcao for feita incorretamente de forma que deva ser desconsiderada, esse registro dever ter o campo 7 assinalado com D e o campo 10 deve ser preenchido com o motivo. c. Se alguma marcao deixar de ser realizada, o registro includo dever ter o campo 9 assinalado com I, neste caso tambm dever ser preenchido o campo 10 com o motivo;

d. A todo registro com o campo 7 assinalado com E para um determinado empregado e jornada deve existir obrigatoriamente outro registro assinalado com S, do mesmo empregado e na mesma jornada, contendo ambos o mesmo nmero sequencial de tipo de marcao no campo 8. e. Para cada par de registros Entrada/Sada (E/S) de cada empregado em uma jornada deve ser atribudo um nmero seqencial, no campo 8, de forma que se tenha nos campos 7 e 8 desses registros os contedos E1/S1, E2/S2, E3/S3 e assim sucessivamente at o ltimo par E/S da jornada. f. O arquivo gerado deve conter todos os registros referentes s jornadas que se iniciam na data inicial e que se completem at a data final, respectivamente campos 7 e 8 do registro tipo 1, cabealho.

2.3. Trailer Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 Tamanho 9 1 Tipo numrico numrico Contedo Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 9.

3. Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais ACJEF Este arquivo composto dos seguintes tipos de registro: 3.1. Registro tipo 1 Cabealho Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 3 4 5 6 7 8 8 9 011-011 012-025 026-037 038-187 188-195 196-203 204-211 212-215 Tamanho 9 1 1 14 12 150 8 8 8 4 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico alfanumrico numrico numrico numrico numrico Contedo Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 1. Tipo de identificador do empregador, 1 para CNPJ ou 2 para CPF. CNPJ ou CPF do empregador. CEI do empregador, quando existir. Razo social ou nome do empregador. Data inicial dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa. Data final dos registros no arquivo, no formato ddmmaaaa. Data de gerao do arquivo, no formato ddmmaaaa. Horrio da gerao do arquivo, no formato hhmm.

3.2. Horrios Contratuais Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 Tamanho 9 1 4 Tipo numrico numrico numrico Contedo

Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 2. Cdigo do Horrio (CH), no formato 3 011-014 nnnn. 4 015-018 4 numrico Entrada, no formato hhmm. 5 019-022 4 numrico Sada, no formato hhmm. 6 023-026 4 numrico Incio intervalo, no formato hhmm. 7 027-030 4 numrico Fim intervalo, no formato hhmm. a. Nestes registros estaro listados todos os horrios contratuais praticados pelos empregados. Cada horrio ser nico e identificado por um cdigo numrico iniciando por 0001, campo 3.

b. Os campos 4 e 5 indicam, respectivamente, o incio e o fim da jornada; c. Os campos 6 e 7 contm, respectivamente, o incio e o final do intervalo para repouso/alimentao, quando houver.

d. Caso existam horrios com mais de um intervalo para repouso/alimentao, que no faam parte da durao da jornada, devero ser inseridos, aps a posio 30, campos adicionais indicando o incio e o fim de cada um desses intervalos suplementares, no mesmo formato dos campos 6 e 7. Por exemplo, caso um horrio contratual contenha dois intervalos, alm dos campos acima descritos, existiro os campos 8 e 9, contendo, respectivamente, o incio e o final do segundo intervalo. 3.3. Detalhe Referncia do campo 1 2 3 4 5 Posio 001-009 010-010 011-022 023-030 031-034 Tamanho 9 1 12 8 4 Tipo numrico numrico numrico numrico numrico Contedo Seqencial do registro no arquivo. Tipo do registro, 3. Nmero do PIS do empregado. Data de incio da jornada, no formato ddmmaaaa. Primeiro horrio de entrada da

jornada, no formato hhmm. Cdigo do horrio (CH) previsto para 6 035-038 4 numrico a jornada, no formato nnnn. Horas diurnas no extraordinrias, 7 039-042 4 numrico no formato hhmm. Horas noturnas no extraordinrias, 8 043-046 4 numrico no formato hhmm. 9 047-050 4 numrico Horas extras 1, no formato hhmm. Percentual do adicional de horas extras 1, onde as 3 primeiras 10 051-054 4 numrico posies indicam a parte inteira e a seguinte a frao decimal. Modalidade da hora extra 1, assinalado com D se as horas 11 055-055 1 alfanumrico extras forem diurnas e N se forem noturnas. 12 056-059 4 numrico Horas extras 2, no formato hhmm. Percentual do adicional de horas extras 2, onde as 3 primeiras 13 060-063 4 numrico posies indicam a parte inteira e a seguinte a frao decimal. Modalidade da hora extra 2, assinalado com D se as horas 14 064-064 1 alfanumrico extras forem diurnas e N se forem noturnas. 15 065-068 4 numrico Horas extras 3, no formato hhmm. Percentual do adicional de horas extras 3, onde as 3 primeiras 16 069-072 4 numrico posies indicam a parte inteira e a seguinte a frao decimal. Modalidade da hora extra 3, assinalado com D se as horas 17 073-073 1 alfanumrico extras forem diurnas e N se forem noturnas. 18 074-077 4 numrico Horas extras 4, no formato hhmm. Percentual do adicional de horas extras 4, onde as 3 primeiras 19 078-081 4 numrico posies indicam a parte inteira e a seguinte a frao decimal. Modalidade da hora extra 4, assinalado com D se as horas 20 082-082 1 alfanumrico extras forem diurnas e N se forem noturnas. 21 083-086 4 numrico Horas de faltas e/ou atrasos. Sinal de horas para compensar. 1 22 087-087 1 numrico se for horas a maior e 2 se for horas a menor. Saldo de horas para compensar no 23 088-091 4 numrico formato hhmm. a. Cada registro se refere a uma jornada completa. b. Existem 4 conjuntos de campos HORAS EXTRAS/PERCENTUAL DO ADICIONAL/MODALIDADE DA HORA EXTRA para serem utilizados nas situaes em que haja previso em acordo/conveno de percentuais diferentes para uma mesma prorrogao (exemplo: at as 20:00 adicional de 50%, partir das 20:00 adicional de 80%). c. Caso existam horas extras efetuadas, parte na modalidade diurna e parte na modalidade noturna, cada perodo deve ser assinalado separadamente.

d. No campo 23, Saldo de horas para compensar, a quantidade de horas noturnas deve ser assinalada com a reduo prevista no 1 do art. 73 da CLT.

3.4. Trailer Referncia do Posio campo 1 001-009 2 010-010 Tamanho 9 1 Tipo numrico numrico Contedo Seqencial do registro no arquivo.. Tipo do registro, 9.

Anexo II - Modelo do relatrio Espelho de Ponto

Relatrio Espelho de Ponto Eletrnico


Empregador: (identificador e nome) Endereo: (endereo do local de prestao de servio) Empregado: (nmero do PIS e nome) Admisso: (data de admisso do empregado) Relatrio emitido em: (data de emisso do relatrio)

Horrios contratuais do empregado:


Cdigo de Horrio (CH) nnnnn nnnnn nnnnn ... ... ... Entrada hh:mm hh:mm hh:mm ... ... ... Sada hh:mm hh:mm hh:mm ... ... ... Entrada hh:mm hh:mm hh:mm ... ... ... Sada hh:mm hh:mm hh:mm ... ... ...

Perodo: (data inicial e data final de apurao da folha de pagamento)


Dia Jornada realizada Tratamentos efetuados sobre os dados originais Marcaes registradas no CH ponto eletrnico Entrada Sada Entrada Sada Entrada Sada Horrio Ocor. Motivo dd hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm I/D/P hh:mm I/D/P dd hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn

dd dd dd dd dd dd ... ... ...

hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm hh:mm nnnnn hh:mm I/D/P ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... a. Preencher a coluna Dia com a data em que foram marcados os horrios. b. Preencher a coluna Marcaes registradas no ponto eletrnico com todos os horrios existentes no arquivo original na linha relativa data em que foi efetuada a marcao. c. Na coluna Jornada Realizada, preencher com os horrios tratados (originais, includos ou pr-assinalados), observando sempre o par Entrada/Sada. Quando uma jornada de trabalho iniciar em um dia e terminar no dia seguinte, utilizar duas linhas para a mesma jornada. Para a entrada da jornada seguinte, utilizar outra linha, mesmo que ocorra na mesma data. Neste caso a data ser repetida. d. Preencher a coluna CH com o cdigo do horrio contratual. e. Na coluna Tratamentos efetuados sobre os dados originais, preencher o campo Horrio com o horrio tratado e o campo Ocor. (ocorrncia) com D quando o horrio for desconsiderado, I quando o horrio for includo e P quando houver a pr-assinalao do perodo de repouso. O campo Motivo deve ser preenchido com um texto que expresse a motivao da incluso ou desconsiderao de cada horrio marcado com ocorrncia I ou D. No preencher o campo Motivo quando o campo Ocorrncia for preenchido com P.

Das könnte Ihnen auch gefallen