Sie sind auf Seite 1von 4

Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica

Lista de verificao da Monografia Concurso Aldo Manuzio

Ncleo de Apoio e Incentivo Pesquisa (NAIPE)

Lista de Verificao NBR 14724:2011 e Contedo Turma:


Aluno: Orientador: Data de envio - programada: data de verificao: Co-orientador(es): realizada:

Observao: para os itens que no se aplicam ao documento objeto da verificao, preencher a coluna da expresso sim com a letra N e a coluna com a expresso no com a letra A. A Elementos obrigatrios Sim No

1. 2. 3. 4. 5.

O documento contm capa que elemento externo?

O documento contm os elementos pr-textuais: Folha de rosto, Folha de aprovao, Resumo na lngua verncula, Resumo em lngua estrangeira (ingls) e Sumrio? O documento contm os elementos textuais: Introduo, Desenvolvimento e Concluso? Recomenda-se que os elementos textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas.

O documento contm referncias que elemento ps-textual? Recomenda-se que os elementos ps-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas. Sim No

B Informaes de cada elemento


As informaes, na capa so apresentadas nesta ordem: nome da instituio (opcional); nome do autor; ttulo do trabalho; subttulo do trabalho (opcional); local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado e ano de depsito (da entrega)? 6. Os elementos pr-textuais so apresentados nesta ordem? Folha de Rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) A data de aprovao e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas aps a aprovao do trabalho. Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio em ingls) Lista de ilustraes (opcional) Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras). Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Quando necessrio, recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo. Lista de smbolos (opcional) Sumrio (obrigatrio)

7.

A Folha de rosto, no anverso contm as informaes: nome do autor; ttulo e subttulo (se houver); natureza: tipo do trabalho (tese, dissertao, relatrio, artigo e outros) e objetivo (aprovao em unidade curricular, grau pretendido e outros); rea de concentrao; nome da instituio a que submetido. Monografia apresentada como para o I Concurso de Monografia Aldo Manuzio da Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica. nome orientador e, se houver, do(s) co-orientador(es); local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado e ano de depsito (da entrega).

8.

Folha de rosto, no verso contm os dados de catalogao-na-publicao (ficha catalogrfica), conforme o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano vigente? 9. A errata est constituda pela referncia do trabalho e pelo texto da errata? 10. A errata est apresentada em papel avulso ou encartada, acrescida ao trabalho depois de impresso?

11.

A folha de aprovao est constituda por: nome do autor do trabalho; ttulo do trabalho e subttulo (se houver); natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao); local para data de aprovao; local para assinatura dos componentes da banca examinadora, nome, titulao e instituies a que pertencem e local para nota e comentrios? 12. A epgrafe est elaborada conforme a ABNT NBR 10520? 13. Tem epgrafe nas folhas ou pginas de abertura das sees primrias? (opcional)

14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

O resumo na lngua verncula est elaborado conforme a ABNT NBR 6028? O resumo na lngua verncula do tipo informativo e possui, preferencialmente, um pargrafo?

O resumo na lngua verncula apresenta de 3 a 5 palavras-chave em ordem alfabtica, separadas entre si e terminadas por ponto? O termo palavra-chave, no considerado em sentido exato, alm de uma palavra pode ter um conjunto de palavras (expresso). O resumo em lngua estrangeira est elaborado conforme a ABNT NBR 6028? a traduo do resumo em lngua verncula? O resumo em lngua estrangeira apresenta as keywords como no resumo na lngua verncula?

A lista de ilustraes est elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, seqenciada e numerada por tipo de ilustrao (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outras)? Cada item da lista de ilustraes est designado por seu nome especfico, nmero de ordem por tipo especfico, travesso, ttulo e nmero da folha ou pgina? Quadro 1 Valores aceitveis de erro tcnico de medio relativo para antropometristas iniciantes e experientes no Estado de So Paulo 5 A lista de tabelas est elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto?

21. 22.

Cada item da lista de tabelas est designado por seu nome especfico, nmero de ordem, travesso, ttulo e nmero da folha ou pgina? Tabela 1 Perfil socioeconmico da populao entrevistada, no perodo de julho de 2009 a abril 2010 9 Claudia Neves Cipriano, Getlio Azevedo Alves, Mrcio Alberto Moralles Barbosa, Marlene Dely Cruz

Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica

Lista de verificao da Monografia Concurso Aldo Manuzio

Ncleo de Apoio e Incentivo Pesquisa (NAIPE)

23.

A lista de abreviaturas e siglas contm as abreviaturas e siglas utilizadas no texto em ordem alfabtica e seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso? ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Fil. Filosofia A lista de smbolos est elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado? dab Distncia euclidiana O(n) Ordem de um algoritmo O sumrio est elaborado conforme a ABNT NBR 6027?

24. 25. 26.

O sumrio contm a enumerao das divises, ttulos e subttulos das partes textual e ps-textual, na mesma ordem e grafia em que aparece no documento e com o nmero da folha ou pgina? 7. Os elementos ps-textuais so apresentados nesta ordem? Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Utilizam-se letras maisculas dobradas, na identificao dos apndices e dos anexos, quando esgotadas as letras do alfabeto. ndice (opcional)

27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34.

As referncias esto elaboradas conforme a ABNT NBR 6023?

O glossrio est elaborado em ordem alfabtica? Deslocamento: Peso da gua deslocada por um navio flutuando em guas tranquilas. Duplo Fundo: Robusto fundo interior no fundo da carena. O apndice est precedido da palavra APNDICE, identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelo respectivo ttulo? APNDICE A Avaliao numrica de clulas inflamatrias O anexo est precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maisculas consecutivas, travesso e pelo respectivo ttulo? ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao - Grupo de controle O ndice est elaborado conforme a ABNT NBR 6034? Sim No Os textos esto digitados em cor preta?(podem-se utilizar outras cores somente para as ilustraes) O formato da pgina A4 (21 cm 29,7 cm)?

C - Formato

Se impresso, o papel branco ou reciclado? 35. Os elementos pr-textuais iniciam no anverso da folha? 36. As margens para o anverso esto, esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm? 37. As margens para o verso esto, direita e superior de 3 cm e esquerda e inferior de 2 cm? 38. A fonte Arial para todo o trabalho, inclusive capa?

39. 40. 41.

A disposio do texto e o tamanho da fonte da capa, folha de rosto e folha de aprovao esto de acordo com o modelo fornecido? A fonte tem tamanho 12 para todo corpo do trabalho, exceto capa, folha de rosto e folha de aprovao que seguem o modelo?

A fonte tem tamanho 10 para citaes com mais de trs linhas, notas de rodap, dados internacionais de catalogao-napublicao (ficha catalogrfica), legendas, fontes das ilustraes e das tabelas? 42. O espaamento 1,5 entre as linhas est em todo texto? 43. O espaamento simples nas citaes de mais de trs linhas; notas de rodap; referncias; legendas das ilustraes e das tabelas; natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituio a que submetido e rea de concentrao)?

44. 45.

Na capa, folha de rosto e folha de aprovao aparece o ttulo do trabalho?

Na capa, folha de rosto e folha de aprovao o subttulo do trabalho, se houver, est precedido de dois pontos, evidenciando a sua subordinao ao ttulo? 46. Na folha de rosto e na folha de aprovao, o tipo do trabalho, o objetivo, o nome da instituio e a rea de concentrao esto alinhados do meio da mancha grfica para a margem direita? 47. As notas esto digitadas dentro das margens; separadas do texto por um espao simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda; alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente que identifica a nota?

48. 49. 50. 51. 52.

O indicativo numrico de uma seo da parte textual que precede seu ttulo e seu subttulo est em algarismo arbico; alinhado esquerda; separado por um espao de caractere? Os ttulos da parte textual do trabalho comeam em pgina mpar (anverso), se o trabalho estiver formatado em anverso e verso, na parte superior da mancha grfica e separados do texto que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5? Os ttulos da parte textual do trabalho comeam na parte superior da mancha grfica e separados do texto que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5? Os subttulos da parte textual esto separados do texto que os precede e que os sucede por um espao entre as linhas de 1,5?

Os ttulos e subttulos que ocupem mais de uma linha esto, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do ttulo? 53. Os ttulos, sem indicativo numrico esto centralizados: errata; agradecimentos; lista de ilustraes; lista de abreviaturas e siglas; lista de smbolos; resumos; sumrio; referncias; glossrio; apndice(s); anexo(s); ndice(s)?

54. 55.

A folha de rosto, a folha de aprovao, a dedicatria e a(s) epgrafe(s) esto sem ttulo e sem indicativo numrico?

As folhas ou pginas pr-textuais, a partir da folha de rosto, so contadas, mas no esto numeradas? Os dados internacionais de catalogao-na-publicao (ficha catalogrfica) no participa da contagem para numerao. 56. A numerao figura, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha? Claudia Neves Cipriano, Getlio Azevedo Alves, Mrcio Alberto Moralles Barbosa, Marlene Dely Cruz

Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica

Lista de verificao da Monografia Concurso Aldo Manuzio

Ncleo de Apoio e Incentivo Pesquisa (NAIPE)

57. Para o trabalho digitado em anverso e verso, a numerao das pginas est colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo? 58. A numerao progressiva est elaborada conforme a ABNT NBR 6024? 59. As citaes esto apresentadas conforme a ABNT NBR 10520? 60. A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, est indicada entre parnteses, precedida do nome completo. Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)

61.

As equaes e frmulas esto destacadas no texto e, se necessrio, numeradas com algarismos arbicos entre parnteses, alinhados direita? Na sequncia normal do texto, pode-se usar entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, ndices, entre outros). x2 + y2 = z2 (1) Qualquer que seja o tipo de ilustrao ou tabela, sua identificao aparece na parte superior? Palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, grfico, mapa, organograma, planta, quadro, figura, entre outros) seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, sequenciada por tipo, em algarismos arbicos, travesso e ttulo.

62. 63. 65. 66. 67. 68.

Aps a ilustrao e a tabela, na parte inferior, est indicada a fonte consultada (elemento obrigatrio, mesmo que seja produo do prprio autor), legenda, notas, informaes necessrias sua compreenso? 64. As ilustraes esto citadas no texto e inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se refere? As tabelas esto citadas no texto, inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE)? As palavras estrangeiras esto escritas em itlico? Os tempos verbais utilizados na elaborao dos pargrafos do trabalho esto escritos corretamente (passado para todo o texto exceto os comentrios) e na forma impessoal (3 pessoa do singular e na voz ativa)? Foi realizada a reviso ortogrfica e gramatical do texto? (pelo menos o revisor do Word) Sim No

D Contedo Sugerido (orientador e autor escolhem quais os ttulos e subttulos que comporo o desenvolvimento do relatrio outro exemplo de ttulos e subttulos para o desenvolvimento do relatrio pode ser consultado em Metodologia do Trabalho Cientfico de Ilca Oliveira de A. Vianna)

69. 70.

O ttulo do trabalho apresenta palavra, expresso ou frase que designa o seu assunto ou o seu contedo? Est claro e preciso?

O subttulo do trabalho, quando houver, contm informaes que visam esclarecer ou complementar o ttulo? 71. A dedicatria apresenta texto em que o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho? 72. A epgrafe contm texto em que o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho?

73. 75.

O resumo no usa abreviaes, siglas, smbolos, citaes ou palavras especializadas? 74. O resumo inicia com uma sentena que expressa o tema central (pergunta central) do assunto abordado no documento e em seguida o tipo de tratamento (memria, estudo de caso, anlise da situao etc.)? O resumo contm informaes apenas sobre os objetivos (o que foi feito?), a metodologia aplicada (como foi feito?) e os principais resultados alcanados (quais as consequncias do que foi feito?) e concluses (resposta pergunta central)? 76. A metodologia escolhida apresentada no resumo est adequada ao objetivo do trabalho? 76. A metodologia apresentada no resumo est detalhada em seus aspectos gerais e orientada por normas e ou etapas de aes definidas pela Metodologia do Trabalho Cientfico e ou pela Metodologia de Projetos? O texto da Metodologia deve caracterizar o tipo de projeto: interveno-alterao do estado inicial, desenvolvimento-novo produto ou processo, pesquisa-novo conhecimento ou teste da validade de conhecimento existente. O texto da Metodologia deve apresentar: fins da pesquisa, fontes da pesquisa, dados de pesquisa, objetivos a alcanar, procedimentos a utilizar e mtodo de investigao (abordagem e procedimentos). Havendo projeto de interveno: local, setor, equipamento, normas/etapas de aes, fluxograma, planta, quadro etc., indicador de eficincia. Havendo projeto de desenvolvimento: necessidade, pblico alvo, concepo, esquema, prottipo. Havendo projeto de pesquisa de campo deve constar: universo, populao, amostra, norma/etapas de aes, instrumento de coleta, mtodo de coleta, tratamento, anlise e apresentao. Havendo projeto de pesquisa de laboratrio ou oficina deve apresentar: variveis para anlise, nmero de repeties de cada teste, norma/etapas de aes, instrumento de coleta, mtodo de coleta, tratamento, anlise e apresentao. 77. Os resultados alcanados apresentados no resumo so decorrncia da metodologia escolhida? 78. As concluses apresentadas no resumo respondem ao tema central (questo central) proposta?

79.

A parte textual apresenta as principais sees: Introduo, Referencial Terico, Metodologia, Resultados, Anlise dos Resultados e Concluso? Aps a identificao de cada ttulo e subttulo h texto adequado ao seu significado? A nomenclatura dos ttulos e subttulos dos elementos textuais fica a critrio do autor. O ttulo de cada seo da parte textual apresenta palavra, expresso ou frase que designa o seu assunto ou o seu contedo? Est claro e preciso? Os subttulos de cada seo contm informaes que visam esclarecer ou complementar o ttulo?

80. 81. 82.

A Introduo contm conceitos (teoria que fundamenta a anlise) que permitem ao leitor inteirar-se do assunto tratado e ressalta as relevncias sociais e/ou cientficas do trabalho? 83. A Introduo apresenta o projeto realizado em seus aspectos: O tipo de projeto (interveno: alterao do estado inicial, desenvolvimento: novo produto ou processo, pesquisa: novo conhecimento ou teste da validade de conhecimento existente)? O problema (algo que precisa de soluo, vivel e voc consegue fazer)? A justificativa (necessidade e importncia da execuo do projeto)? O objetivo geral (meta a atingir produto final)? Os objetivos especficos (atividades da alternativa escolhida para testar ou aplicar)? Os resultados esperados (resposta a execuo de cada objetivo especfico)? Os impactos esperados (indicados de avaliao, valor que mede a mudana pretendida)? A abrangncia (pblico alvo, beneficirios dos resultados)? Claudia Neves Cipriano, Getlio Azevedo Alves, Mrcio Alberto Moralles Barbosa, Marlene Dely Cruz

Faculdade SENAI de Tecnologia Grfica

Lista de verificao da Monografia Concurso Aldo Manuzio

Ncleo de Apoio e Incentivo Pesquisa (NAIPE)

84. 85. 86.

A Introduo apresenta a estrutura do documento (breve descrio das sees do desenvolvimento)?

Cada argumento apresentado no Referencial Terico est baseado em referncias literatura ou outro tipo de evidncia, sem extrapolaes e julgamentos e evidencia o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do autor?

O texto apresenta citaes, meno de uma informao extrada de outra fonte com a predominncia de texto do autor? As citaes de autores de destaque na rea envolvida na investigao devem apenas enriquecer o texto. 87. A cpia de trechos de outras obras est entre aspas, sem qualquer modificao? Cita o autor? 88. O texto reescrito (parfrase) de outra obra conserva o sentido original, indica a autoria da idia? 89. A Metodologia apresentada est com detalhamento especfico de cada etapa do projeto? 90. A Metodologia descreve, de forma detalhada, a aplicao das normas e/ou das etapas de aes definidas pela Metodologia do Trabalho Cientfico e ou pela Metodologia de Projetos? O texto da Metodologia deve caracterizar o tipo de projeto: interveno-alterao do estado inicial, desenvolvimento-novo produto ou processo, pesquisa-novo conhecimento ou teste da validade de conhecimento existente. O texto da Metodologia deve apresentar: fins da pesquisa, fontes da pesquisa, dados de pesquisa, objetivos a alcanar, procedimentos a utilizar e mtodo de investigao (abordagem e procedimentos). Havendo projeto de interveno: local, setor, equipamento, normas/etapas de aes, fluxograma, planta, quadro etc., indicador de eficincia. Havendo projeto de desenvolvimento: necessidade, pblico alvo, concepo, esquema, prottipo. Havendo projeto de pesquisa de campo deve constar: universo, populao, amostra, norma/etapas de aes, instrumento de coleta, mtodo de coleta, tratamento, anlise e apresentao. Havendo projeto de pesquisa de laboratrio ou oficina deve apresentar: variveis para anlise, nmero de repeties de cada teste, norma/etapas de aes, instrumento de coleta, mtodo de coleta, tratamento, anlise e apresentao. 91. Os Resultados apresentam as etapas de execuo (planejadas e realizadas) do projeto organizadas por produtos e atividades para implantao ou realizao? 92. Os Resultados apresentam os profissionais envolvidos (previstos e efetivos) no projeto e estes esto identificados para cada atividade proposta nas etapas de execuo? 93. Os Resultados apresentam os recursos (previstos e efetivos para: pessoas, instalaes, equipamentos, materiais etc.) necessrios para o projeto e estes esto especificados para a realizao de cada atividade proposta nas etapas de execuo? 94. Os Resultados apresentam os custos (orados e realizados, total e unitrio) para todos os recursos indicados para a realizao das etapas de execuo? 95. Os Resultados apresentam as conseqncias das aes (previstas e obtidas) do projeto? 96. Os Resultados esto organizados por tabelas, grficos, quadros, imagens, fluxogramas, plantas etc. e descritos por texto com anlises parciais de cada elemento apurado evidenciando a importncia da informao para as concluses do projeto? 97. A Anlise dos Resultados apresenta a sntese das evidncias decorrentes dos resultados obtidos, descreve os benefcios e pontos frgeis e falhos, se for o caso e aponta suas implicaes, menciona fatos e circunstncias dos fatos e formula hipteses para explicar as razes pelas quais algum dos objetivos propostos no foi alcanado?

98.

As concluses revelam que h relao entre elas e as hipteses ou solues e os objetivos formulados na Introduo do trabalho e avaliam a validade do processo com recomendaes para a continuidade do trabalho e/ou alteraes esto amparadas em dados, uma resposta clara aos objetivos?(os objetivos foram atingidos? Por que se pode consider-los atingidos? Qual objetivo no foi atingido e por qual motivo?

99. As referncias contm todas as citaes includas no texto e apenas as que compem o texto? 100. A lista das referncias est em ordem alfabtica e pelo sistema de autor-data?
101. O glossrio contm a relao de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies?

102. 103.

O apndice contm texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho como: roteiro de entrevista, perguntas do questionrio, planilhas de apontamento de dados, solicitao de informaes s empresas, documento protocolado de entrega da proposta de alteraes empresa etc.?

O anexo contm texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao? 104. O ndice contm a lista de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto?

E - Referncias
ABNT NBR 14724, Informao e documentao Trabalhos acadmicos Apresentao ABNT NBR 6023, Informao e documentao Referncias Elaborao ABNT NBR 6024, Informao e documentao Numerao progressiva das sees de um documento escrito Apresentao ABNT NBR 6027, Informao e documentao Sumrio Apresentao ABNT NBR 6028, Informao e documentao Resumo Procedimento ABNT NBR 6034, Informao e documentao ndice Apresentao ABNT NBR 10520, Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao ABNT NBR 12225, Informao e documentao Lombada Apresentao Cdigo de Catalogao Anglo-Americano. 2. ed. rev. 2002. So Paulo: FEBAB, 2004 IBGE. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993

Claudia Neves Cipriano, Getlio Azevedo Alves, Mrcio Alberto Moralles Barbosa, Marlene Dely Cruz

Das könnte Ihnen auch gefallen