Sie sind auf Seite 1von 12

1) Nvel Operacional

a. Identidade Organizacional i. Qual o negcio da sua empresa? ii. Qual a misso da sua empresa? iii. Quais os Princpios e Valores da sua empresa? iv. Qual a viso da sua empresa? b. Estrutura Organizacional i. Conceituao dos departamentos e de suas atividades 1. Quais as atividades operacionais rotineiras de cada departamento? 2. Quem executa as atividades operacionais rotineiras? 3. Como so controladas gerenciadas as execues das atividades operacionais rotineiras? (modus operandi) c. Reengenharia Organizacional i. Avaliao dos mtodos e processos operacionais 1. Quais processos so manuais, semi-automatizados e automatizados? 2. Existe um padro para execuo das atividades operacionais rotineiras ou cada colaborador executa a sua maneira? 3. Quando, como e por quem so verificados os resultados dos mtodos e processos operacionais? 4. As informaes disponveis atendem as necessidades de operacionalizao e gerenciamento da empresa? ii. Customizao e Padronizao dos mtodos e processos operacionais 1. Coleta e cadastro dos dados e informaes em uma base de dados unificada atravs de um Sistema de Processamento de Transaes (SPT) 2. Automatizao dos processos de venda e entrega 3. Automatizao dos processos de compras e armazenamento 4. Automatizao dos processos de recebimentos, pagamentos e saldos iii. Apurao dos Resultados da Reengenharia Organizacional 1. Emisso dos Relatrios de Informaes Operacionais e Gerenciais atravs de um Sistema de Informao Gerencial (SIG) 2. Analise das melhorias e deficincias atuais 3. Padronizao das melhorias bem sucedidas e disseminao do conhecimento atravs de treinamento e capacitao dos colaboradores.

4. Reavaliao das deficincias operacionais persistentes e planejamento e aplicao de aes corretivas para minimizao destas deficincias. 5. Documentao das aes de reengenharia organizacional. d. Capacitao empresarial em reas co-relacionadas i. O Ambiente Empresarial: A Sua Empresa, seus Desafios e Futuro. ii. O Ambiente Contbil: O Seu Contador e Seus Desafios e Futuro. iii. O Ambiente Fiscal: As Suas Obrigaes, Responsabilidades e Direitos iv. O Ambiente Social: Qual o papel de sua empresa na sociedade? v. Plano de Negocio TI Contabilidade Fisco Previdncia Social

2) Nivel Gerencial
O que fazer com as informaes fornecidas pelo Sistema de Processamento deTransaes (SPT) ? a. Planejamento Tributrio i. O que so Tributos? ii. Qual a Funo dos tributos iii. Quais os Tipos de Tributos? iv. O que so Regimes Tributrios? v. Qual o melhor Regime Tributrio para sua empresa? vi. Quais os impactos dos Tributos na Formao de Custos e Preos? b. Planejamento e Controle de Estoques i. Conceituao dos departamentos e de suas atividades 1. Quais as atividades operacionais rotineiras de cada departamento? 2. Quem executa as atividades operacionais rotineiras? 3. Como so controladas gerenciadas as execues das atividades operacionais rotineiras? (modus operandi) c. Reengenharia Organizacional i. Avaliao dos mtodos e processos operacionais 1. Quais processos so manuais, semi-automatizados e automatizados? 2. Existe um padro para execuo das atividades operacionais rotineiras ou cada colaborador executa a sua maneira? 3. Quando, como e por quem so verificados os resultados dos mtodos e processos operacionais? 4. As informaes disponveis atendem as necessidades de operacionalizao e gerenciamento da empresa? ii. Customizao e Padronizao dos mtodos e processos operacionais 1. Coleta e cadastro dos dados e informaes em uma base de dados unificada atravs de um Sistema de Processamento de Transaes (SPT) 2. Automatizao dos processos de venda e entrega 3. Automatizao dos processos de compras e armazenamento 4. Automatizao dos processos de recebimentos, pagamentos e saldos iii. Apurao dos Resultados da Reengenharia Organizacional 1. Emisso dos Relatrios de Informaes Operacionais e Gerenciais atravs de um Sistema de Informao Gerencial (SIG)

2. Analise das melhorias e deficincias atuais 3. Padronizao das melhorias bem sucedidas e disseminao do conhecimento atravs de treinamento e capacitao dos colaboradores. 4. Reavaliao das deficincias operacionais persistentes e planejamento e aplicao de aes corretivas para minimizao destas deficincias. 5. Documentao das aes de reengenharia organizacional. d. Capacitao empresarial em reas co-relacionadas i. O Ambiente Empresarial: A Sua Empresa, seus Desafios e Futuro. ii. O Ambiente Contbil: O Seu Contador e Seus Desafios e Futuro. iii. O Ambiente Fiscal: As Suas Obrigaes, Responsabilidades e Direitos iv. O Ambiente Social: Qual o papel de sua empresa na sociedade? v. Plano de Negocio TI Contabilidade Fisco Previdncia Social

Planejamento Tributrio
Optar acertadamente por um dos regimes de tributao previstos na legislao tributria poder implicar inmeras conseqncias ao contribuinte, dentre as quais destacamos a reduo na carga tributria suportada durante o ano-calendrio da eleio. Por essa razo, torna-se imprescindvel a anlise de todos os aspectos pertinentes a cada sistema tributrio de apurao e recolhimento, garantindo ao contribuinte a certeza da aplicao das respectivas normas jurdicas e a previsibilidade dos efeitos de sua conduta.

O que so tributos?
Segundo o Cdigo Tributrio Brasileiro em seu art. 3, Tributo toda prestao pecuniria (em dinheiro) e compulsria (obrigatria) que no constitua sano de ato ilcito (contrrio lei) institudo em lei e cobrado mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).

Qual a funo dos Tributos?


No Brasil, os tributos podem ter as seguintes funes:

FISCAL - Quando tem como objetivo a arrecadao de recursos financeiros para o Estado. Imposto de Renda, por exemplo; EXTRA-FISCAL - Quando o objetivo interferir no domnio econmico, buscando regular determinados setores da economia. As mudanas no IPI possuem essa funo; PARAFISCAL - Quando ocorre a delegao, pela pessoa poltica (Unio, EstadosMembros, Distrito Federal e Municipios), mediante lei, da capacidade tributria ativa terceira pessoa (de direito pblico ou privado), de forma que esta arrecade o tributo, fiscalize sua exigncia e utilize-se dos recursos auferidos para a concecuo de seus fins. Por exemplo, a contribuio anual paga pelos advogados OAB.

Quais os tipos de tributos?


1) IMPOSTOS - So tributos cuja obrigao tem por fato gerador uma situao independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. Os impostos se caracterizam por serem de cobrana compulsria e por no darem um retorno ao contribuinte sobre o fato gerador. Por exemplo, um imposto sobre posse de automvel no necessariamente ser revertido em melhorias das condies das vias urbanas ou rodovias. Os Principais Tipos de Impostos so: FEDERAIS - No caso dos impostos federais, somente a Unio tem competncia para institu-los. Os principais so:

II - Imposto sobre Importao IE - Imposto sobre Exportao

IR Imposto de Renda : Tributo pago ao Estado a partir de um clculo feito em cima das remuneraes (salrios, lucros, juros, dividendos e aluguis.) H dois tipos de IR: o IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Fsica) e IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurdica). IPI Imposto sobre Produtos Industrializados: tributo pago a todo produto industrializado, mesmo que este esteja em fase intermediria, parcial ou incompleta de industrializao. O IPI regulamentado pelo Decreto 4.544 de 2002 (RIPI/2002). So imunes ao IPI: I os livros, jornais, peridicos e o papel destinado sua impresso; II os produtos industrializados destinados ao exterior; III o ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial; IV a energia eltrica, derivados de petrleo, combustveis e minerais do Pas.

IOF Imposto sobre Operaes Financeiras (Crdito, Cmbio, Seguro, ou relativas a Ttulos e Valores Imobilirios): tributo pago pelos envolvidos nas operaes, com base de clculo diferenciada para cada uma delas. ITR Imposto sobre Territorial Rural: tributo pago por proprietrio de terras fora do permetro urbano. A base de clculo apenas em cima da terra em si, sem levar em considerao beneficiamentos, tais como plantaes. IGF Imposto sobre Grandes Fortunas: O fato gerador ter grande fortuna, contribuinte pessoa fsica ou juridica que tiver grande fortuna.O valor da base de clculo reca sobre a grande fortuna. A alquota poder ser progressiva, regressiva ou fixa.

ESTADUAIS - Os impostos Estaduais so de competncia dos Estados e do Distrito Federal. Os principais so:

ITCMD - Imposto de Transmisso "causa mortis" e Doao, de quaisquer bens ou direitos. ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios: tributo pago por qualquer pessoa, fsica ou jurdica, que realize operaes com intuito comercial e prestao de servios. Casos que o ICMS no cobrado: I operaes com livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso; II operaes e prestaes que destinem ao exterior mercadorias, inclusive produtos primrios e produtos industrializados semi-elaborados, ou servios; III operaes interestaduais relativas a energia eltrica e petrleo, inclusive lubrificantes e combustveis lquidos e gasosos dele derivados, quando destinados industrializao ou comercializao;

IV operaes com ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial; V operaes relativas a mercadorias que tenham sido ou que se destinem a ser utilizadas na prestao, pelo prprio autor da sada, de servio de qualquer natureza definido em lei complementar como sujeito ao imposto sobre servios, de competncia dos Municpios, ressalvadas as hipteses previstas na mesma lei complementar; VI operaes de qualquer natureza de que decorra a transferncia de propriedade de estabelecimento industrial, comercial ou de outra espcie; VII operaes decorrentes de alienao fiduciria em garantia, inclusive a operao efetuada pelo credor em decorrncia do inadimplemento do devedor; VIII operaes de arrendamento mercantil, no compreendida a venda do bem arrendado ao arrendatrio; IX operaes de qualquer natureza de que decorra a transferncia de bens mveis salvados de sinistro para companhias seguradoras. Equipara-se s operaes de que trata o item II a sada de mercadoria realizada com o fim especfico de exportao para o exterior, destinada a: a) empresa comercial exportadora, inclusive tradings ou outro estabelecimento da mesma empresa; b) armazm alfandegado ou entreposto aduaneiro.

IPVA Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores : tributo pago anualmente pelos proprietrios de automotores terrestres (automveis, motocicletas). O imposto varia de acordo com o Estado, o modelo do automotor, estado de conservao e quilometragem e sua base de clculo em cima do valor de mercado. so de competncia dos Municpios

MUNICIPAIS - Os impostos Municipais Os principais impostos municipais so:

IPTU Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana: tributo pago anualmente por pessoas fsica ou jurdicas, proprietrios de imveis em reas urbanas. O clculo do tributo baseado no valor de mercado dos imveis, por meio de critrios estabelecidos em lei municipal e da aplicao de alquotas diferenciadas. ITBI Imposto sobre Transmisso Inter Vivos de Bens e Imveis: sua hiptese de incidncia, ou fato gerador in abstrato, , genericamente, a transmisso, por ato oneroso, de bens imveis, excluindo-se a sucesso (causa mortis). Tem a legislao prpria de cada municpio. O ITBI no incide sobre a transmisso dos bens ou direitos: I quando efetuada para sua incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica em pagamento de capital nela subscrito; II quando decorrente da incorporao ou da fuso de uma pessoa jurdica por outra ou com outra. ISS Impostos sobre Servios: tributo pago sobre a mo-de-obra utilizada para a execuo dos servios. Considera-se que mo-de-obra tudo que sobrar aps o desconto dos valores referentes as notas fiscais de compra de materiais. A base de clculo varia conforme o municpio.

Existe uma distino entre impostos indiretos e impostos diretos. Estes so pagos diretamente pelo contribuinte (o Imposto de Renda, por exemplo), enquanto aqueles tm o valor embutido no preo da transao. Um exemplo o ICMS. Impostos indiretos tambm no tm qualquer variao na renda do contribuinte. 2) TAXAS - As taxas so tributos incidentes sobre um fato gerador e que so aplicados em contrapartida a esse fato gerador, ou seja, a taxa a contrapartida que o contribuinte paga em razo de: a) Servis Pblicos que lhe so prestados ou postos sua disposio; b) Poder de Polcia da administrao, englobando fiscalizaes e licenciamentos em geral. Uma taxa s pode ser instituda por uma entidade tributante da mesma competncia. Por exemplo: taxas de luz pblica s podem ser cobradas pelos municpios. No necessariamente o pagante da taxa vai usar o servio, apenas ter o servio disposio. 3) CONTRIBUIES de MELHORIAS - So tributos que tm como fato gerador o benefcio decorrente das obras pblicas. Cobradas somente na regio beneficiada pela obra. No necessariamente essas contribuies refletem em "melhoria", uma vez que algumas obras pblicas em determinadas regies tendem a desvalorizar os imveis locais. O fundamental para o fato gerador o benefcio decorrente da obra pblica. Assim, a contribuio de melhoria instituda para custear obras pblicas das quais decorram em valorizao de bens imveis e tem como limite total da cobrana o custo da obra e limite individual, a valorizao acrescida a cada imvel 4) CONTRIBUIES ESPECIAIS Tambm chamadas de contribuies sociais ou parafiscais, esto previstas nos artigos 149 e 149-A da Constituio Federal, sendo tributos cuja caracterstica principal a finalidade para a qual destinada sua arrecadao e podem ser: a) Sociais b) De Interveno no Domnio Econmico c) De Interesse de Categorias Econmicas ou Profissionais d) Para Custeio de Servio de Iluminao Pblica (COSIP) 5) EMPRESTIMO COMPULSRIO - Consiste na tomada compulsria de certa quantidade em dinheiro do contribuinte a ttulo de "emprstimo", para que este o resgate em certo prazo, conforme as determinaes estabelecidas por lei. Segundo o art. 148 da Constituio Federal, a Unio poder instituir, mediante lei complementar, emprstimos compulsrios: a) Para atender s despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra ou sua eminncia b) No caso de investimento pblico de carater urgente e de relevante interesse nacional

O que so Regimes Tributrios?


So conjuntos de leis que regem as formas de arrecadao dos tributos adotadas pelas empresas. Para cada regime existe um mtodo de arrecadao, isso depende do tamanho e da finalidade empresarial. A escolha do regime tributrio e seu enquadramento que iro definir a incidncia e a base de clculo dos tributos a serem recolhidos pelas empresas. A legislao tributria estabelece trs regimes tributrios para a apurao dos tributos das empresas, os quais estas podem se enquadrar de acordo com a atividade desenvolvida: a) Lucro Real: Lucro Real o lucro lquido do perodo, apurado com observncia das normas das legislaes comercial e societria, ajustado pelas adies, excluses ou compensaes prescritas pela legislao do Imposto de Renda. Neste tipo de regime tributrio, o montante a ser tributado calculado com base no lucro real da empresa, apurado considerando-se todas as receitas, menos todos os custos e despesas da empresa, de acordo com o regulamento do imposto de renda. Esto obrigadas a optar pela tributao com base no Lucro Real as pessoas jurdicas que estiverem enquadradas nas seguintes condies: Que tenham receita total, no ano-calendrio anterior, superior a R$ 48.000.000,00, ou proporcional ao nmero de meses do perodo, quando inferior a 12 meses;Cujas atividades sejam de instituies financeiras ou equiparadas; Que tiverem lucros, rendimentos ou ganhos de capital oriundos do exterior; Que, autorizadas pela legislao tributria, usufruam benefcios fiscais relativos iseno ou reduo do imposto; Que, no decorrer do ano-calendrio, tenham efetuado pagamento mensal pelo regime de estimativa, inclusive mediante balano ou balancete de suspenso ou reduo de imposto; Cuja atividade seja de factoring

Para as demais pessoas jurdicas, a tributao pelo lucro real uma opo. Os impostos Federais incidentes nas empresas optantes pelo Lucro Real so o PIS, a COFINS, o IRPJ e a CSLL, sendo os dois primeiros apurados mensalmente sobre o faturamento e os dois ltimos anualmente ou trimestralmente, tendo como base o Lucro Lquido contbil, ajustado pelas adies, excluses e compensaes permitidas ou autorizadas pelo Regulamento do Imposto de Renda. A palavra real utilizada em oposio ao termo presumido, com o principal objetivo de exprimir o que existe de fato, verdadeiramente, no sentido de ser aceito para todos os fins e efeitos de direito. A apurao do lucro real envolve maior complexidade na execuo das rotinas contbeis e tributrias, para a completa escriturao das atividades e posterior apurao do lucro real, que a base para clculo dos tributos como IRPJ e a CSLL das empresas que no podem ou no querem optar pelo lucro presumido.

Para que o resultado seja apurado corretamente, o contador deve adotar uma srie de procedimentos corriqueiros no ambiente profissional, como a rigorosa observncia aos princpios contbeis, constituio de provises necessrias, completa escriturao fiscal e contbil, preparao das demonstraes contbeis (Balano Patrimonial, Demonstrao de Resultado do Exerccio DRE, Balancetes) e livros (Livro de Apurao do Lucro Real - LALUR, Entrada e Sada e Livro Registro de Inventrio). b) Lucro Presumido: Neste tipo de regime tributrio, o montante a ser tributado determinado com base na receita bruta, atravs da aplicao de alquotas variveis em funo da atividade geradora da receita. Podem optar pelo lucro presumido as pessoas jurdicas, cuja receita bruta total no ano calendrio anterior tenha sido igual ou inferior a R$ 48.000.000,00 ou ao limite proporcional de R$ 4.000.000,00 multiplicados pelo nmero de meses de atividade no ano, se esse for inferior a 12 meses. No regime do lucro presumido so quatro os tipos de impostos federais incidentes sobre o faturamento, dentre eles o PIS e a COFINS, que devem ser apurados mensalmente, e o IRPJ e a CSLL cuja apurao dever ser feita trimestralmente. Os impostos so calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apurao do lucro. Podemos dizer que o lucro presumido uma presuno por parte do fisco, do que seria o lucro de uma empresa caso no existisse a contabilidade. Porm, notamos que algumas empresas possuem uma escriturao contbil completa, com os rigores das normas e princpios fundamentais da contabilidade, e mesmo assim acabam por optar pela tributao baseada no lucro presumido. Isso ocorre na maioria das vezes por falta de conhecimento dos empresrios ou at mesmo dos prprios contadores, os quais desconhecem ou possuem pouca informao sobre as demais formas de tributao. a que deve aparecer a figura do planejamento tributrio, o qual dever exercer conscientemente a reduo da carga tributria visando melhor opo para a empresa, seja atravs do lucro real ou presumido. c) Simples Nacional: De acordo com a Secretaria da Receita Federal (Brasil, 2007), o Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuies das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES) um regime tributrio diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar n 123, de 14.12.2006, aplicvel s Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01.07.2007. Consideram-se Microempresas (ME), para efeito de Simples Nacional, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, que aufira em cada ano calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00. J as Empresas de Pequeno Porte (EPP) so empresrios, pessoas jurdicas, ou a elas equiparadas, que venham auferir em cada ano-calendrio receita bruta superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$2.400.000,00. Os impostos so calculados mediante aplicao das tabelas dos anexos da Lei Complementar n 123, de 14.12.2006. O recolhimento mensal feito mediante documento nico de arrecadao, do IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS.

Qual o regime tributrio ideal para sua empresa?

Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional ?

Qual o melhor regime tributrio para a sua empresa?


Para escolher o melhor regime tributrio para uma empresa necessrio analisar vrios aspectos, por exemplo:

1 - A Atividade da empresa permite que ela se enquadre em qual regime? 2 - A empresa tem perspectiva de atingir R$2.400.000,00 nos primeiros 12 meses? 3 - A empresa tem a inteno de contratar funcionrios? Quando? 4 - Para o comrcio, necessrio analisar se os clientes aceitaro comprar mercadorias de uma empresa que no transfere crdito de ICMS (as empresas optantes pelo Simples, no transferem crdito de ICMS). As principais vantagens do Simples em relao ao Lucro presumido, so:

A) Iseno do INSS patronal, que corresponde a 25,8% da folha de pagamento; B) Alquotas menores para empresas com faturamento de at R$2.400.000,00 em 12 meses. No intuito de demonstrar os percentuais de impostos devidos em cada regime tributrio, segue abaixo um breve comparativo dos regimes tributrios em relao as atividades das empresas:

Prestadoras de Servios
1. Opo - Lucro presumido: Impostos Federais e Municipais Total de 16,33% ISS PIS COFINS IRPJ CSSL 5% 0,65% 3% 4,8% 2,88% Obs. Existem atividades cujo o percentual do ISS de 2 ou 3%, depende da atividade e do Municpio. INSS Patronal: 25,8% sobre a folha de pagamento. 2. Opo Lucro Real

3. Opo - Simples Nacional: Imposto nico de acordo com a receita bruta dos ltimos 12 meses, sendo alquota mnima de 6% para prestadoras de servios, para uma receita bruta acumulada de at R$120.000,00 em 12 meses. INSS Patronal: iseno total

Obs. Existem tambm atividades de prestao de servios, cujo o percentual inicial de 17,5%, tais como: Academias, Desenvolvimento de Softwares, etc

Industrias e Comrcios
1. Opo - Lucro presumido: Impostos federais: 5,93% sobre o faturamento PIS COFINS IRPJ CSSL 0,65% 3% 4,8% 2,88% INSS Patronal: 25,8% sobre a folha de pagamento. IPI e ICMS (Para Indstrias e Comrcios): Imposto calculado de acordo com a apurao mensal.

2. Opo Lucro Real

3. Opo - Simples Nacional:

Imposto nico de acordo com a receita bruta dos ltimos 12 meses, sendo alquota mnima de 4% para comrcio, 4,5% para indstria para uma receita bruta acumulada de at R$120.000,00 em 12 meses.

INSS Patronal: iseno total Obs. vlido lembrar que antes de optar pelo Simples, recomendvel que seja feita uma consulta aos seus principais clientes a fim de se verificar se o fato de no transferir crdito de ICMS, poder ou no ser um problema comercial, j que existem vrias empresas, de mdio e grande porte que no compram de empresas optantes pelo simples, por causa do crdito de ICMS. Fonte: Kaed Assessoria Contabil

Quais os impactos dos tributos e dos regimes tributrios sobre a formao de custos e preos de venda?

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tributo#Tributos_no_Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen