Sie sind auf Seite 1von 39

CADERNO DE ESPECIFICAES - SISTEMAS ELTRICOS

OBRA: Contrato:

HOSPITAL METROPOLITANO DE BELO HORIZONTE


77009 Reviso: 3 Data: 22/01/2010

BHM-PEE-ESPE-R03

1/39

1. OBJETIVO
Este caderno de especificaes tem por objetivo definir os materiais quanto ao tipo a serem utilizados no Projeto Executivo de sistemas eltrico do Hospital Metropolitano de Belo Horizonte.

2. ESPECIFICAO DE MATERIAS 2.1 ELETRODUTOS


Eletroduto em PVC rgido roscvel preto, tipo antichama, nos dimetros indicados em projeto, conforme NBR 6150/80, com rosca paralela BSP, conforme norma NBR 8133/83. As luvas de emenda devem ser do tipo roscvel, assim como as curvas a 90 devem ser do tipo roscvel, fabricadas em PVC rgido, conforme a norma NBR 6150/80 da ABNT. Eletroduto em PVC semi-rgido, com caractersticas para suportar os esforos de deformao decorrente de instalaes embutidas, tipo ponta azul de alta intensidade para instalaes embutidas em laje e de mdia densidade para instalao em alvenaria, seguindo NBR 5410/97. Referncia: FORCON, MGRSTIC, ICATUBOS. Eletroduto PEAD e acessrios, utilizados nas redes subterrneas devem ser fabricados em polietileno de alta densidade, PEAD, por processo de extruso. Devem ser do tipo corrugado flexvel, de forma helicoidal, impermevel, prprios para instalao subterrnea, resistentes a esforos mecnicos e ataques de substncias qumicas encontradas no subsolo. Os acessrios devem ser do mesmo material especificado para os eletrodutos, nos dimetros e locais indicados em projeto.Devem ser fabricados conforme as normas NBR 13897 e NBR 13898 da ABNT. Referncia: KANAFLEX. Eletroduto em ao com galvanizao eletroltica em ao com especificao AE 1008/1012 com galvanizao eletroltica, classe mdia, segundo NBR 5624/84, com rosca paralela BSP, especificao segundo NBR 8133/83. As luvas devero ser de ao carbono, galvanizadas a fogo, recebendo recobrimento igual a do eletroduto em sua superfcie externa. As curvas devero ser galvanizadas, recebendo recobrimento igual a doeletroduto em sua superfcie externa. Referncia: APOLO, MANNESMANN. Eletroduto flexvel metlico, fabricado com fita contnua de ao zincado, com cobertura externa de PVC anti-chama extrudado na cor preta, com terminais roscveis padro SPTF, Tipo N. Referncia: SEALTUBO. Buchas e arruelas injetadas em liga de alumnio silcio, com acabamento liso, com roscas paralelas BSP, segundo NBR 8133/83. Referncia: DAISA, WETZEL. Eletrocalha em chapa de ao lisa, com seco em "U" simples na bitola 14 AWG, com galvanizao a fogo, instalado com curvas, conexes e acessrios de fixao e ligao prprios da mesma linha, dotadas de tampa de encaixe. Referncia: PERFIL LDER, DISPAN, SISA.
BHM-PEE-ESPE-R03 2/39

Perfilado em chapa de ao perfurado, simples na bitola 14 AWG, com galvanizao eletroltica, instalada com acessrios de fixao e ligao prprios da mesma linha, Referncia: PERFIL LDER, DISPAN, SISA. Braadeiras e acessrios em chapa de ao decapada e galvanizada a fogo, para o tipo de fixao e dimenses exatas, do tipo e resistncia mecnica adequadas ao tipo de tubulao e posio, com parafusos de ao bicromatizados. Referncia: PERFIL LDER, DISPAN, SISA.

2.2 CAIXAS E QUADROS


Caixa em chapa de ferro galvanizado # 16, com tampa aparafusada e junta de neoprene, decapada, com pintura com premer a base de cromato de zinco e duas demos de tinta a base de laca nitrocelulose, conforme NBR 6235/80. Referncia: PASCHOAL THOMEU, GOMER ou de execuo sob medida. Caixa para instalao em paredes tipo DRYWALLS, em material plstico, fixadas atravs de travessas apropriadas, ASTRA. Condulete em corpo e tampa injetados em liga de alumnio silcio, de alta resistncia mecnica e a corroso; junta de vedao pr-moldada em borracha sinttica, e parafusos de fechamento em ao bicromatizados; entradas perfeitamente alinhadas, fixao das tubulaes por parafusos. Referncia: WETZEL, DAISA. Caixa em chapa de ferro galvanizado # 14, com tampa aparafusada e junta de neoprene, decapada, com pintura com premer a base de epoxi. Referncia: PASCHOAL THOMEU, GOMER ou de execuo sob medida. Conectores para box injetados em liga de alumnio silcio, com rosca para fixao paralela BSP, segundo NBR 8133/83, retos ou curvos, conforme especificaes do projeto, com parafusos de fixao em ao bicromatizados. Referncia: WETZEL, PETERCO. Braadeiras tipo cunha, em chapa de ao decapada e galvanizada a fogo, para o tipo de fixao e dimenses exatas, do tipo e resistncia mecnica adequadas ao tipo de tubulao e posio. Referncia: SISA.

2.3 INTERRUPTORES E TOMADAS


Interruptor com corpo e teclas em material plstico de alta resistncia, com contatos em prata e terminais de ligao em liga de cobre, para 10A/250V; placa em material termoplstico auto extinguvel, conforme NBR 6268/84 a NBR 6278/80. Referncia: PIALPLUS,SIEMENS. Conjunto de Tomadas 2P+T 20A 250V, Conforme NBR 14136, Referncia PIALPLUS. Espelhos cegos para utilizao abrigada em material termoplstico para fechamento de caixas estampadas, da mesma linha e acabamento dos interruptores, tomadas, etc.. Referncia: PIALPLUS,

BHM-PEE-ESPE-R03

3/39

Espelhos cegos em material termoplstico para utilizao externa, grau de proteo IP44, linha Acquatic. Referncia: PIAL, Espelhos com furo central em material termoplstico para fechamento de caixas estampadas com ligao de equipamentos externos, da mesma linha e acabamento dos interruptores, tomadas, etc.. Referncia: PIALPLUS,

Sensores de presena Infravermelho, sensor para montagem em teto ou


parede, com ajuste de tempo de retardo da sada, com 01 contato NA, corrente nominal de 10A, tenso nominal de comutao de 230V, capacidade de carga nominal resistiva (AC1) de 2300W, capacidade de carga nominal indutiva

(AC1) de 1000W, ajuste de tempo de retardo de 10 segundos a 12minutos, angulo de monitoramento de 110, raio de ao de 8m, grau de proteo, IP-40, temperatura ambiente de 10 ~ 50C. Referncia: Bticino, Osran, Philips. Rels Fotoeltricos para comandar automaticamente a energizao dos circuitos alimentadores da iluminao externa. Sua base e tampa devem ser fabricadas em polipropileno, ou outro material to ou mais resistente a intempries e choques mecnicos. A lente da fotoclula deve ser fabricada em policarbonato transparente. Seu princpio de funcionamento deve ser eletromagntico e deve ser equipado com varistor de proteo contra surtos de tenso. Deve suportar variaes de temperatura ambiente entre -5 C e + 50 C. O rel deve ser apropriado para instalao em superfcies metlicas, podendo ser fornecido com base apropriada. Devem ser fabricados conforme a norma NBR 5123 da ABNT. 2.4 CONDUTORES E ACESSRIOS
Cabo unipolar em cobre tmpera mole (classe 2), com isolao e cobertura em compostos termoplsticos de PVC, no propagador de fogo, com temperatura de servio de 90 C - EPR, isolamento para 1,0KV confo rme NBR 6880/84 e NBR 7288/80. Referncia: FICAP, INDUSCABOS, PRYSMIAN Cabo unipolar em de cobre tmpera mole (classe 2), com isolao e cobertura em compostos termoplsticos de PVC, no propagador de fogo, com temperatura de servio de 70 C, isolamento para 0,6/1,0 kV, conforme NBR 6880/84 e NBR 7288/80. Referncia: FICAP, INDUSCABOS, PRYSMIAN. Os alimentadores e a distribuio da fiao para locais de grande afluncia de pblico, devem atender a norma NBR-13248 e NBR NM 289, a isolao de 0,6/1kV 90C em borracha etilenopropileno EPR e cobertura em composto termoplstico no halogenado, e sua classe de encordoamento 5 (extra flexvel). Fios com isolao para at 750V, 70C, tipo flexvel. Referncia : FICAP, INDUSCABOS, PRYSMIAN Barramento de cobre eletroltico tmpera meio-duro, de seco retangular para baixa tenso ou circular. Referncia: MAGNET, PASCHOAL THOMEU.

BHM-PEE-ESPE-R03

4/39

Cordes paralelos com condutores de cobre tmpera mole (classe 1), encordoamento classe 4, com isolao a base de amianto para 110 no C, propagador de fogo, com isolamento para 450/750 V, conforme NBR 6880/84. Referncia: PRYSMIAN As emendas de cabos devem recompor todas as camadas originais de fabricao do cabo, e devem possibilitar, no mnimo, a mesma garantia de isolamento e estanqueidade do cabo. Conectores e terminais de compresso, em cobre eletroltico, com acabamento estanhado, com baixa resistncia ao contato. Referncia: BURNDY, MAGNET. Conectores para instalao modular em perfis padronizados, em composto plstico termofixo, com parafusos e contatos de alta condutibilidade, e previso de encaixes para identificao, adequados s bitolas dos condutores. Referncia: CONEXEL, PIAL. Pluges e prolongadores fmea monobloco, com 3 pinos cilndricos em liga de cobre para 10 A, corpo em termoplstico, com prensa-cabos incorporado, para ligao de luminrias. Referncia: PIAL, CONEXEL. Marcadores em plstico semi-rgido, para condutores singelos com encaixe para alinhamento, instalao em posio intermediria do cabo, em tamanhos adequados s diversas bitolas dos condutores. Referncia: HELACLIP HELLERMANN. Porta-marcadores ajustveis e marcadores em PVC flexvel, para condutores agrupados, para temperaturas de at 70C. Referncia: OVALGRIP HELLERMANN.

Braadeiras plsticas dentadas auto-travantes em nylon 6/6, Insulok. Referncia: HELLERMANN, PIAL. Fita plstica isolante em PVC antichama. Referncia: PIRELLI, 3M.

2.5 CHAVES, DISPOSITIVOS DE PROTEO E COMANDO.


Mini-disjuntor (15 63A) termomagnticos, de caixa moldada, secos para baixa tenso, unipolares ou multipolares, com acionamento por alavanca frontal, capacidades de interrupo de 5 kA, com correntes especificadas no projeto. Referncia: SIEMENS, MOELLER, HAGER. Disjuntores termomagnticos, acima de 100 A inclusive, em caixa moldada, secos para baixa tenso, multipolares, capacidades de interrupo mnima de 18 kA. Referncia: SIEMENS, MOELLER, HAGER. Interruptor diferencial residual (DR) automtico com as correntes nominais e sensibilidades de corrente diferencial especificada no projeto, tenso mxima 380 V, corrente suportvel de curta durao de 5kA, vida mnima de 10.000 operaes. Referncia: SIEMENS, MOELLER, HAGER.

BHM-PEE-ESPE-R03

5/39

Mini-contatores com terminais de presso com parafusos imperdveis, corpo em composto termoplstico rgido, com contatos em liga de prata, com capacidade adequada potncia comandada. Referncia: SIEMENS, MOELLER, HAGER. Dispositivo de Proteo contra Surtos de Sobretenses DPS, Sua ligao deve incluir todas as fases do quadro, alm do neutro. Deve ter capacidade mnima para absoro de correntes de surto de 15 kA. O supressor de surto deve suportar pulsos de nvel 1, de caracterstica 10/350 ms, e de nvel 2, de caracterstica 8/20 ms, na tenso compatvel de cada instalao. O supressor de surto deve ser fabricado seguindo as recomendaes da norma NBR 5410 da ABNT. Chaves seletoras de comando para permitir que um determinado circuito possa ser comandado de forma manual ou automtica, devem ser instaladas no quadro eltrico chaves seletoras de 3 posies, a chave seletora deve ser instalada, obrigatoriamente, no interior do quadro, fixada ao espelho pivotante interno. Sua carcaa deve ser fabricada em material isolante termoplstico, e seu corpo deve ser padronizado no 20 mm. Botes de Comando, Para comandar um determinado circuito de forma manual devem ser instalados botes de comando. Os botes devem ser do tipo pulsante, com tecla saliente. O boto de comando para ligar o circuito deve ser do tipo NA com a tecla na cor verde. O boto de comando para desligar o circuito deve ser do tipo NF com a tecla na cor vermelha. O boto de comando deve ser instalado, obrigatoriamente, no interior do quadro, fixado aoespelho pivotante interno. Sua carcaa deve ser fabricada em material isolante termoplstico, e seu corpo deve ser padronizado no 20 mm. O boto de comando deve suportar, no mnimo, 1000000 de impulsos. Deve possuir aro frontal de acabamento, tambm, em material termoplstico

2.6 ILUMINAO
Os equipamentos de iluminao devero atender ao projeto eltrico. Os acessrios que compem as luminrias devem seguir as especificaes abaixo. Soquetes e acessrios em plstico termo fixo, do tipo bipino, antivibratrio, com contatos em lato, fixao por parafusos. Referncia: PANAN, LORENZETT. Reatores totalmente eletrnicos de alta freqncia, para lmpadas fluorescentes segundo as potncias e nmero de lmpadas especificadas no projeto, com perdas menores que 10%, fator de potncia maior que 0,95, montada em caixa metlica blindada, com conectores de presso para a fiao. Referncia: PHILIPS, KEIKO. Reatores para lmpadas fluorescentes compactas de primeira qualidade, com baixa perda e alto fator de potncia, (eletrnicos), silenciosos, se necessrio dever ser fornecido capacitor incorporado para correo do fator de potncia para o limite estabelecido; com bornes para conexo e carcaa metlica com tratamento anticorrosivo. Referncia: PHILIPS.

BHM-PEE-ESPE-R03

6/39

Unidades autnomas, contendo 1 lmpada fluorescente de 24W, alimentada por bateria selada livre de manuteno de 6V x 7,0 Ah com comutador automtico, inversor, transformador isolador, carregador e conectado tomada de 220 Volts, com autonomia de 6 horas. Referncias:Aureon.

2.7 QUADROS DE DISTRIBUIO


Todos os materiais e componentes utilizados na montagem dos quadros de distribuio e fora de baixa tenso bem como a fabricao, ensaios, condies de servio e desempenho, devero estar de acordo com as normas aplicveis da ABNT. O dimensionamento interno dos quadros dever ser sobre Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tenso da ABNT, adequado perfeita ventilao dos componentes eltricos. As chapas de ao utilizadas, tanto para a estrutura quanto para o invlucro, devero obedecer s normas ABNT NBR 6649/81 e NBR 6650/81, e ter superfcie externa lisa, isentam de pontas e rebarbas. Devero ser executados em chapa de ao # 16 MSG com placas de montagem de chapa de ao # 13 MSG. O dobramento das chapas dever ser feito a frio, mediante processo de estamparia. Os encostos dos batentes devero ser garantidos pelo fornecedor por perodo mnimo de dois anos. Durante esse perodo, estaro a cargo do fornecedor toda e qualquer correo de eventuais defeitos, causados por m qualidade dos materiais ou por sua aplicao de maneira inadequada. Os componentes como seccionadoras, disjuntores, contatores de fora e auxiliares e, outros devero ser fixados, sempre que possvel, de forma modulados sobre trilhos padronizados tipo DIN; quando o componente no admitir esse tipo de fixao, esta ser feita sobre peas especiais, que devero garantir a rigidez da fixao, e devero receber o mesmo tratamento superficial que o restante da estrutura do painel; a fixao de componentes no poder obstruir o acesso ao espao de cabos, a terminais ou a outros componentes. Os quadros devero possuir os espaos reserva indicados nos desenhos ou 10% do total de circuitos de fora e comando, (considerar o maior). Dever ser previsto, alm dos espaos indicados nos desenhos, o espao para eventual condensao de umidade. Alteraes nas dimenses projetadas no devero ser profundas e estaro sempre sujeitas anlise e aprovao da fiscalizao. As portas sero fixadas a caixa ou a estrutura, conforme o caso, atravs de dobradias sero providas de fechaduras YALE mestradas para todos os quadros.

BHM-PEE-ESPE-R03

7/39

Todo o quadro dever conter em seu interior barra para aterramento adequado de cabos de cobre. Haver ainda uma barra de neutro. Essas barras devero ser executadas em cobre eletroltico. Dever acompanhar o quadro uma via do desenho certificado do diagrama unifilar e esquema funcional, colocada em portas-desenhos, instalada internamente ao quadro.

2.7.1 COMPONENTES INTERNOS AOS QUADROS DE DISTRIBUIO


Devero ser observadas as caractersticas relacionadas a seguir para os diversos componentes a serem instalados na montagem do painel: Os barramentos devero ter classe de isolamento de 600V, e devero ser dimensionados para as correntes nominais e de curto circuito indicadas no projeto; no sero admitidas emendas nos barramentos dentro de uma mesma coluna; para as correntes nominais, a temperatura dos barramentos no dever ultrapassar 70 C; dever ser considerada, na construo e seleo dos materiais, a dilatao trmica dos materiais. Os barramentos fase devero ser executados na horizontal, conforme diagramas de projeto, devero tambm ser encapados com material isolante; o barramento neutro e de proteo nas laterais e na parte inferior das colunas. O cobre utilizado nos barramentos dever ser do tipo eletroltico com 99,00% de pureza; os barramentos devero ser pintados ou identificados com fitas nas cores recomendadas pela ABNT (fases amarelas, verdes e violeta, neutro cinza). Os dispositivos e parafusos de fixao das barras devero ser de ao de alta resistncia. Para os condutores de proteo e neutro, no caso de cabos ou barramentos, devem ser usadas, no caso de identificao por cor, as cores verde-amarelo (ou verde) e azul claro, como indicado na NBR-5410. O dimensionamento das barras de cobre considerar como se o barramento fosse de barras lisas e sem pintura. Os barramentos sero dimensionados tambm para os esforos eletromecnicos, decorrentes de curto-circuito. As junes do barramento principal sero feitas com parafusos passantes sendo os pontos de contato previamente prateados. Os quadros de distribuio devero possuir uma barra de terra, com dimenses compatveis com o sistema, instalada na parte inferior do quadro e correndo toda. A extenso do mesmo. Essa barra dever possuir no mnimo dois terminais para conexo malha de aterramento, atravs de cabo. Os disjuntores devero ser do tipo mini-disjuntores, modelo europeu, com os acessrios constantes dos diagramas de projeto.
BHM-PEE-ESPE-R03 8/39

As protees para distribuio dos alimentadores sero do tipo classe 600V, corrente alternada. A capacidade de ruptura mnima dos disjuntores e seccionadoras dever ser conforme projeto. Os terminais devero ser do tipo a compresso para as bitolas dos condutores indicados nos diagramas unifilares, ou na tabela de cabos. Todos os demais componentes e acessrios necessrios para o perfeito funcionamento do painel devero ser fornecidos, ainda que no citados especificamente nesta especificao. Toda fiao que sai para ligao externa ao painel dever ser levada a rgua de bornes de modo a facilitar a interligao. Toda a fiao interna do painel, bem como as rguas de bornes, devero ser devidamente identificados por identificadores prprios tipo anilha ou equivalente. Os trilhos para instalao de conectores devero ter comprimento tal que permita a instalao de 30 % a mais de bornes; no mximo 2 condutores podero ser conectados a cada borne. Todos os quadros devero estar identificados, tanto pelo seu fabricante quanto aos seus componentes, circuitos, aplicao, etc. Os quadros devero receber tratamento das superfcies metlicas que devero ser limpas por jato de areia ou desengraxamento e decapagem, e submetidas a um tratamento de fosfatizao ou equivalente. A pintura dever ser a base de epxi; todas as peas no pintadas, como parafusos, porcas, elementos de fixao e outros devero ser bicromatizadas. Os painis devero ser submetidos aos ensaios de rotina previstos na NBR 6808/93. O fato de haver inspeo em fbrica dos quadros no exime a contratada de suas responsabilidades sobre o funcionamento posterior dos mesmos. O grau de proteo dos quadros dever atender: IP 44 - Corpos slidos supeiores a 1 mm e projeo de gua em qualquer direo para reas internas / secas.

2.7.2 CARACTERSTICAS DOS QUADROS DE DISTRIBUIO


Condies de Funcionamento: Temperatura de funcionamento Umidade relativa 40 C 100 %

BHM-PEE-ESPE-R03

9/39

Caractersticas gerais do painel Tenso de isolamento Freqncia 600 V 60 Hz

Genericamente constitudos por painis em chapa de ao, tratada, com pintura final em epxi, com aplicao eletrosttica. Devero atender aos seguintes graus de proteo: - locais de servio eltrico IP-40 com portas externas e fecho rpido. - locais em geral, secos: IP-40 com espelho interno e sobreporta com trinco e fechadura mestrada. - casa de bombas, equipamentos especiais: IP-54.

2.8 BUS-WAY (BARRAMENTO BLINDADO)


Calha condutora 3F+ PE 100%, tenso de isolamento 750V, 50-60Hz, corrente de curto-circuito admissvel mnima de 85 kA (crista), fator de perdas mximo de 0.003884V/100mA, cos=0,92, ventilado grau de proteo IP-54. Correntes nominais indicadas no diagrama unifilar geral folha DG01, conforme projeto. Os condutores sero constitudos por barras retangulares com cantos arredondados em cobre eletroltico semiduro de pureza 99,9%, suportadas por pentes isolantes antivibratrios, confeccionados em material no higroscpico (poliamida com fibra de vidro) classe F de temperatura, o pente tem por finalidade fixar e isolar as barras, que foram dimensionadas para receber solicitaes de esforos eletrodinmicos. Cada elemento retilneo dever dispor de tomadas de acesso (obturadores) para encaixe dos cofres de derivao PLUG-IN, distanciadas de no mximo 666,6 mm. As conexes entre os elementos sero realizadas atravs de emenda do tipo MONOBLOCO que imprime maior velocidade e confiabilidade na montagem do Barramento Blindado, possibilitando emendas rpidas mesmo de bitolas diferentes. REF: BEGHIN

2.8.1. PLUG IN
Os cofres de derivao sero dos tipos extraveis PLUG-IN Modelo MPID fabricao Beghim. A Corrente Nominal vo de 25A a 630A. As caixas de derivaes so pintadas por processo eletroltico na cor cinza munsell N6,5. Sero providos Disjuntor caixa moldada do tipo XH ou LH.
BHM-PEE-ESPE-R03 10/39

Todos os cofres e plugs devem atender norma IEC 439 1 e 2. REF: BEGHIN

3. EQUIPAMENTOS DO SISTEMA IT MDICO - DSI.


Todos os equipamentos instalados nos quadros especiais, para alimentao das tomadas de rguas das salas de CIRURGIAS E UTI, devem ser de fabricao da BENDER, tendo como representante no Brasil, RDI Representaes e Distribuio Industrial LTDA. Todas as fiaes do sistema de comando dos equipamentos instalado nos quadros da UTI, SC, devero atender as especificaes de projeto.

4. ESPECIFICAO DO GERADOR
Foram projetados 04 Usinas Diesel Geradora Maquigeral, para uso como Fonte Auxiliar, modelo de cada usina MAQ (79S19A), operao totalmente automtica (partida automtica, sincronismo, paralelismo momentneo, com a rede Concessionria, sincronismo e paralelismo entre elas, e parada automtica), disponibilizando, cada usina, em regime stand by 2100kva/1680kw, regime prime 1905kva/1524kw, totalizando assim as 04 usinas, 8400kva/6720kw stand-by, 7620kva/6096kw prime, conforme ISO 8528, ISO 3046 e ABNT MB 749 na tenso de 380/220 Volts, freqncia 60 Hz, fator de potncia 0,8 ind., para alimentar cargas variveis conforme ISO 8528, em instalao abrigada, tempo de partida / sincronismo dos 12GMGS (4 x 3 GMGS), com partida pr sincronizada e simultnea, disponibilizando energia auxiliar num tempo Maximo de ate 12 segundos, para atender a falta de energia da concessionria, que alimentar todas as cargas da edificao, e tambm durante o horrio de pico.(17:00 s 20:00 horas). A tomada de ar de arefrecimento do motor frontal e a descarga do ar quente superior a caixa de carenagem, prevendo uma abertura na sala dos geradores na parte superior, conforme projeto. Todas as tampas e portas de acesso ao Grupo Gerador sero em chapa metlica reforada. As portas tero fecho principal modular com chave. Sada dos cabos pela parte inferior. Dever ser prevista a atenuao da sala dos grupos geradores com nvel de rudo emitido mdio de 75 dB(A) +/- 2 dB(A) a 7 metros de distncia, e silencioso interno de alto rendimento e flexvel em Inox, olhal para iamento. REF: Maquigeral

5. EQUIPAMENTOS DO SISTEMA IT MDICO - DSI.


SALAS CIRURGIAS / UTI / RPA / EMER / OBS (ver diagrama unifilar)
BHM-PEE-ESPE-R03 11/39

Transformadores isoladores de 10 KVA, trifsicos. Entrada 380V. Sada 220/380V Tipo isolao IP 23 com caixa e sensor de temperatura. Modelo BDCA107/10000S. Todos os equipamentos instalados nos quadros especiais, para alimentao das tomadas de rguas das salas de cirurgia, UTI e rpa, devem ser de fabricao da BENDER, tendo como representante no Brasil, RDI Representaes e Distribuio Industrial LTDA. Todas as fiaes do sistema de comando dos equipamentos instalado nos quadros da UTI, SC e RPA, devero atender as especificaes de projeto.

6. ESPECIFICAO NO- BREAK


Capacidade (kVA): 100 e 200 Trifsico. On Line dupla converso Fator de Potencia da Carga: 0,8 Rendimento CA / CA Dupla Converso (%) > 93 Rendimento CA / CA Modo ECO (%) > 98 Dissipao Trmica kW / BTU: 9,6 / 32,0 Temperatura Ambiente: 0 a 40 C Umidade Relativa sem condensao: < 95% Ventilao Forada: Forada Volume de ar para refrigerao: 2500 m3/h Nvel de rudo: <60 dB Pintura: Eletrosttica a p Interface de comunicao: RS 232/485 e opcionais: protocolo modbus RTU, contatos secos e monitorao remota via SNMP. Protees: Curto circuito, sub e sobre tenso, transientes, freqncia, sobre temperatura, by-pass automtico e manual sem interrupo na sada. RETIFICADOR: Tenso Nominal de Entrada (Vca): 220/127 V Variao Admissvel da Rede (%): + / - 15 Fator de Potncia de Entrada (FP): >0,99 Distoro Harmnica Total - THDi ( % ): < 5 Freqncia de Entrada (Hz): 50 / 60 Tolerncia de Freqncia (Hz): +/- 5 Retificador por IGBTs Protees: Fusveis BATERIA: Autonomia de 15min Numero de Clulas: 300 Tenso Nominal (Vcc): 600 Tenso de Flutuao (Vcc): 680 Tenso Mnima do Banco (Vcc): 525 Proteo das Baterias Fusvel ou Disjuntor (Opcional) Teste Automtico de Bateria Programvel - Mensal Ref : LACERDA, POWER WARE,
BHM-PEE-ESPE-R03 12/39

7. PAINIS DE BAIXA TENSO


Painis de baixa tenso com as funes de proteo, comando e distribuio de energia. Todos os materiais e componentes utilizados na montagem, bem como a fabricao, ensaios, condies de servio e desempenho, devero estar de acordo com as normas aplicveis da ABNT, destacando-se as seguintes: NBR-6808/93 Especificao NBR-6146/80 Conjuntos de manobra e controle de baixa tenso

Invlucro de Equipamento Eltricos-Proteo Especificao

Em caso de omisso das normas da ABNT, as seguintes normas internacionais devero ser consideradas: IEC 439 Factory - built assemblies of low voltage switchgear and control gear Referencia: Beghim, Schneider.

7.1. CARACTERSTICAS CONSTRUTIVAS


O painel ser do tipo vertical, autoportante, para instalao sobre o piso, com rodap. O dimensionamento interno dos quadros dever ser sobre Conjunto de Manobra e Controle de Baixa Tenso da ABNT, adequado perfeita ventilao dos componentes eltricos. O painel ser formado por uma ou mais seces verticais denominadas colunas, que sero montadas lado a lado, formando um conjunto contnuo de mesma altura; recomenda-se que haja ainda uma ordenao funcional, separando-se as colunas por barramentos de distribuio, e/ou por reas atendidas ou funes executadas. Cada coluna dever ser estruturada com perfis em chapa de ao espessura mnima # 12 USG; as portas, painis de fechamento, tampas e divisrias devero ter espessura mnima # 14 USG com dobras adequadas para a garantia de sua rigidez. As chapas de ao utilizadas, tanto para a estrutura quanto para o invlucro, devero obedecer s normas ABNT NBR 6649/81 e NBR 6650/81, e ter superfcie externa lisa, isenta de pontas e rebarbas. O dobramento das chapas dever ser feito frio, mediante processo de estamparia. Os encostos dos batentes devero ser garantidos pelo fornecedor por perodo mnimo de dois anos. Durante esse perodo, estaro a cargo do fornecedor toda

BHM-PEE-ESPE-R03

13/39

e qualquer correo de eventuais defeitos, causados por m qualidade dos materiais ou por sua aplicao de maneira inadequada. Os conjuntos de medio dos quadros sero constitudos de instrumentos de formato quadrado no tamanho 96 x 96 mm, escala em quadrante, preciso de 1,5%, para embutir em painel. As colunas podero ser fornecidas pr-agrupadas em fbrica; cada conjunto dever ser autoportante, provido de meios prprios para manuseio, carga e descarga, inclusive olhais para suspenso sem que deforme a estrutura, devendo suportar o eventual transporte em estradas no pavimentadas. O painel, aps a montagem no local, dever manter a possibilidade de ampliao em ambas as extremidades laterais. Devero ser previstos os meios necessrios para garantir a ventilao necessria a cada coluna, devendo as aberturas serem providas com filtros para evitar a entrada de p. Cada coluna dever ter espao destinado a passagem de cabos, estendendo-se da parte superior at a parte inferior do painel, de modo a garantir fcil acesso aos mesmos, e com dispositivos que permitam a fixao dos cabos de fora e controle. Os componentes como seccionadoras, disjuntores, contatores de fora e auxiliares, rels e outros devero ser fixados, sempre que possvel, de forma modulada sobre trilhos padronizados tipo DIN; quando o componente no admitir esse tipo de fixao, esta ser feita sobre peas especiais, que devero garantir a rigidez da fixao, e devero receber o mesmo tratamento superficial que o restante da estrutura do painel; a fixao de componentes no poder obstruir o acesso ao espao de cabos, a terminais ou a outros componentes. Em cada coluna ou diviso do painel dever ser deixado espao para instalao futura de mais 20% de disjuntores alm dos previstos em projeto. O painel dever ser equipado com portas basculantes frontais, possuindo borracha de vedao. As dobradias das portas devero ser preferencialmente contnuas ao longo da lateral da porta e os trincos devero ser do tipo manopla para permitir a abertura da porta, sem uso de chave ou ferramentas. As chaves seccionadoras devero ter suas manoplas de operao rotativas fixadas e acessveis no painel frontal, sendo o corpo das chaves instaladas de forma fixa no corpo do painel. Os fechamentos laterais e posterior do conjunto devero ser removveis; a montagem do conjunto dever oferecer facilidade de manuteno, sendo o acesso feito apenas pela porta frontal. Os componentes que dispuserem de intertravamento por sistema de chave devero ter o acesso para colocao de chaves acessveis externamente. Todas as partes metlicas, no destinadas a conduo de corrente eltrica devero apresentar continuidade eltrica com a barra de terra.
BHM-PEE-ESPE-R03 14/39

Dever ser previsto, alm dos espaos indicados nos desenhos, o espao para eventual condensao de umidade. Alteraes nas dimenses projetadas no devero ser profundas e estaro sempre sujeitas anlise e aprovao do cliente ou seu preposto. A contratante se reserva o direito de estabelecer dimenses mximas para os quadros, caso seja necessionarios os quadros sero seccionados para acomod-los aos espaos fsicos disponveis. A estrutura do conjunto dever ser adequada, em especial aos danos decorrentes de curtos-circuitos internos e/ou externos. As portas sero fixadas a caixa ou a estrutura, conforme o caso, atravs de dobradias sero providas de fechaduras YALE mestradas para todos os quadros. Todo o quadro dever conter em seu interior barra para aterramento adequado de cabos de cobre. Haver ainda uma barra de neutro. Essas barras devero ser executadas em cobre eletroltico. Dever acompanhar o quadro uma via do desenho certificado do diagrama unifilar e esquemas funcionais, colocados em portas-desenhos, instalado internamente ao quadro. Esses portas-desenhos, devero ser confeccionados em PVC rgido e dever conter, obrigatoriamente, cpia heliogrfica dos respectivos desenhos do quadro.

7.2. COMPONENTES
Devero ser observadas as caractersticas relacionadas a seguir para os diversos componentes a serem instalados na montagem do painel:

7.3 BARRAMENTOS
Os barramentos devero ter classe de isolamento de 600V, e devero ser dimensionados para as correntes nominais e de curto circuito indicadas no projeto; no sero admitidas emendas nos barramentos dentro de uma mesma coluna; para as correntes nominais, a temperatura dos barramentos no dever ultrapassar 70 oC; dever ser considerada, na construo e seleo dos materiais, a dilatao trmica dos materiais. Os barramentos fase devero, de preferncia, ser instalados na parte superior das colunas, sobre isoladores de epoxi fixados estrutura metlica no painel; os barramento neutro e de proteo devero ser instalados na parte inferior das colunas. Os barramentos devero prever acrscimo e interligao de novas colunas nas extremidades laterais; as junes, emendas e extremidades das barras devero ser prateadas. O cobre utilizado nos barramentos dever ser do tipo eletroltico com 99,00% de pureza; os barramentos devero ser pintados ou identificados com fitas nas cores recomendadas pela ABNT (fases, amarelo, verde e violeta, neutro cinza).

BHM-PEE-ESPE-R03

15/39

Os dispositivos e parafusos de fixao das barras, devero ser de ao de alta resistncia. Os barramentos devero ser trifsicos, recobertos com espaguetti termocontractil ou pintados com tinta isolante, nas cores padronizadas pela ABNT NBR 6808, considerando sua disposio no quadro: Fases A, B e C vistas de frente: Da esquerda para a direita De cima para baixo De frente para trs Cores (corrente alternada) Fase A: Azul-escuro Fase B: Branco Fase C: Violeta ou Marrom Cores (corrente contnua) Positivo: Vermelho Negativo: Preto A padronizao de cores para identificao de cabos de cobre dever obedecer o estabelecido para barramentos de cobre eletroltico. Para os condutores de proteo e neutro, no caso de cabos ou barramentos, devem ser usadas, no caso de identificao por cor, as cores verde-amarelo (ou verde) e azul claro, como indicado na NBR-5410/97. O dimensionamento das barras de cobre considerar como se o barramento fosse de barras lisas e sem pintura. Os barramentos sero dimensionados tambm para os esforos eletromecnicos, decorrentes de curto-circuito. As junes do barramento principal sero feitas com parafusos passantes sendo os pontos de contato previamente prateados. Os painis devero possuir uma barra de terra, com dimenses compatveis com o sistema, instalada na parte inferior do quadro e correndo toda a extenso do mesmo.Essa barra dever possuir no mnimo dois terminais para conexo malha de aterramento, atravs de cabo.

7.4 DISJUNTORES
Os disjuntores devero ser do tipo termomagntico em caixa moldada ou de construo aberta, com os acessrios constantes dos diagramas de projeto. Todos os disjuntores utilizados na montagem devem ser de tipo que permita a instalao futura de comandos eltricos remotos para abertura e fechamento, e blocos de contatos auxiliares para indicao de estado. Os elementos dos disjuntores devero ser ajustveis, sendo o magntico para valores entre 700 a 1300% da corrente nominal do motor e o trmico de 130 a 200% da corrente nominal.
BHM-PEE-ESPE-R03 16/39

As protees para distribuio dos alimentadores sero do tipo classe 600V, corrente alternada. A capacidade de ruptura mnima dos disjuntores e seccionadoras dever ser conforme projeto. Deve ser prevista a uniformizao dos tipos de disjuntores de entrada e de sada (um s fabricante). Os dispositivos de proteo devero ser regulados para os pontos de trabalho especificados em projeto.

7.5 CONECTORES E TERMINAIS


Todo o painel dever ser fornecido com todos os conectores e terminais necessrios a sua completa montagem no campo. Os terminais devero ser do tipo a compresso para as bitolas dos condutores indicados nos diagramas unifilares, ou na tabela de cabos.

7.6 OUTROS COMPONENTES


Todos os demais componentes e acessrios necessrios para o perfeito funcionamento do painel devero ser fornecidos, ainda que no citados especificamente nesta especificao. No caso de haver algum motor associado ao quadro e/ou comandado a partir do mesmo, os instrumentos de medio de corrente (Ampermetros) devero ter fundo de escala reduzido. Os ampermetros devero ser apropriados para medio indireta. Os voltmetros sero de conexo direta, atravs de chave comutadora. As escalas dos conjuntos de medio devero obedecer s indicaes de projeto. Quando da utilizao de transformadores para medio os mesmos devero ser do tipo seco, isolados em epxi, nas relaes indicadas nos projetos. Suas classes de preciso, devero ser adequadas s finalidades da medio. Devero ainda ser fornecidas eventuais ferramentas especiais que se faam necessrias para manobras, ajustes e manuteno.

7.7 FIAO E RGUA DE BORNES


O painel dever ser fornecido com toda a fiao e ligaes internas montadas na fbrica; todos os condutores devero ter cabos extraflexveis formados de fios de cobre encordoados segundo a NBR 5349/77, livres de emendas ou derivaes.

BHM-PEE-ESPE-R03

17/39

Os circuitos de comando devero ser executados com condutores de seo mnima de # 1,5 mm2, exceto nos secundrios dos tranformadores de corrente em que ser # 4 mm2 mnimo; o isolamento dos cabos dever ser em PVC para 600 V, 70 oC, no propagador de chamas. Toda fiao que sai para ligao externa ao painel dever ser levada a rgua de bornes de modo a facilitar a interligao. Toda a fiao interna do painel, bem como as reguas de bornes, devero ser devidamente identificados por identificadores prprios tipo anilha ou equivalente. Os trilhos para instalao de conectores devero ter comprimento tal que permita a instalao de 30 % a mais de bornes; no mximo 2 condutores podero ser conectados a cada borne. Os componentes e insumos dos quadros devero atender a especificao abaixo :

Componente 01-Barramentos 02-Fiao 03-Disjuntores 04-Chaves Seccionadoras 05-Base fusveis 06-Fusveis 07-Contatores 08-Rel de Tempo 09-Rels Trmicos 10-Rels auxiliares 11-Botoeiras/Sinalizadores (Sinaleiros) 12-Borneiras/Rguas de Bornes 13-Lmpadas de Sinalizao 14-Voltmetros 15-Ampermetros 16-Chaves Seletoras 17-Transformadores de Corrente 18-Transformadores de Potencial 19-Medidores especficos processo: 19.1-Termostatos 19.2-Outros (Especificar) 20-Isoladores 21-Rels de Proteo: 21.1-Sobrecorrente 21.2-Mxima Tenso 21.3-Mnima Tenso

FABRICANTE
99,9% de pureza Pirelli/Ficap/Alcoa Siemens/ Hager/ABB/Groupe Schneider Holec/Siemens/Beghin/ABB Siemens Siemens Siemens/Groupe Schneider Siemens/Coel/Pextron/ Groupe Schneider Siemens/Groupe Schneider Siemens/Groupe Schneider Blindex/Groupe Schneider Blindex/Sprecher Energie /Conexel/Pial Sadokin Engro/H&B/Inikron Engro/H&B/ Inikron Semitrans/ Groupe Schneider/Blindex Blindex/ Inikron Easa Satchwell/Honneywell /J honson Reychen/Isolet/ Blindex GE/Landis & Gyr / Schlumberger GE/Landis &Gyr/ Schlumberger GE/Landis & Gyr/ Schlumberger

OBS: A tabela acima dever ser includa pelo fabricante no projeto executivo aprovado.

BHM-PEE-ESPE-R03

18/39

7.8 IDENTIFICAO
Todos os quadros devero estar plenamente identificados, tanto pelo seu fabricante quanto aos seus componentes, circuitos, aplicao, etc. Essas identificaes obedecero ao critrio abaixo: Identificao do fabricante: Placa em acrlico com letras brancas em fundo preto, localizada no canto inferior direito da porta do quadro em seu lado interno. Nesta placa devero constar nome, endereo e telefone do fabricante. Dever constar ainda os dados de placa conforme previsto na Norma NBR - 6808. Poder se optar por placa padronizada do fabricante mantendo-se a mesma localizao anteriormente referida. Nos dados de placa devero conter pelo menos: Tipo e nmero de identificao, Tenso nominal do circuito principal, Corrente nominal do circuito principal, Frequncia nominal, Capacidade de curto-circuito (em kA) e Grau de proteo. Identificao do Quadro: Canto superior esquerdo. Nesta placa dever constar a identificao de projeto estabelecida para o mesmo. Identificao de eventos/funes/sinalizaes: Placa de acrlico com letras brancas em fundo vermelho localizada externamente ao quadro sob o sinalizador. Ligado: Placa de acrlico com letras brancas em fundo verde localizada externamente ao quadro sob o sinalizador. Desligado: Placa de acrlico com letras brancas em fundo vermelho localizada externamente ao quadro sob o sinalizador. Demais sinalizaes: Placa de acrlico com letras brancas em fundo preto localizada externamente ao quadro sob o indicador do evento. Circuitos/componentes: Placa de acrlico com letras brancas em fundo verde, para os circuitos normais de iluminao de corrente alternada, ou com letras brancas em fundo vermelho
BHM-PEE-ESPE-R03 19/39

para os circuitos vigia, tomadas, ou de emergncia, de corrente alternada ou qualquer circuito de corrente contnua, localizada internamente ao quadro ao lado do disjuntor ou chave de manobra/proteo do circuito. A placa dever estar localizada internamente ao quadro ao lado do disjuntor ou chave de manobra/proteo do circuito e dever conter, alm do nmero do circuito constante do projeto, a indicao de iluminao, tomada, etc, e respectivo local/ambiente. Demais componentes: Para os demais componentes tais como contatores, fusveis, etc, essa identificao dever ser localizada internamente ao quadro acima do elemento a ser identificado. OBS.: As placas de acrlico externas ao quadro devero ser parafusadas. As placas internas ao quadro devero ser auto-adesivas. Rguas de bornes, fios e cabos: As rguas de bornes devero estar sempre identificadas em plena concordncia com os diagramas funcionais. Fiao e cabos de comando e controle devero estar sempre identificados com anilhas obedecendo sempre o diagrama aprovado para fabricao. Dever ser fixada, na porta frontal do painel a identificao do fabricante, conforme as prescries da NBR 6808/93. Em cada uma das colunas, internamente a uma das portas, dever ser fixado um envelope plstico contendo uma cpia dos diagramas eltricos correspondentes.

7.9. PINTURA E ACABAMENTO


Todas as superfcies metlicas devero ser limpas por jato de areia ou desengraxamento e decapagem, e submetidas a um tratamento de fosfatizao ou equivalente. A pintura dever ser a base de epoxi, na cor especificada no item 8 abaixo; todas as peas no pintadas, como parafusos, porcas, elementos de fixao e outros devero ser bicromatizadas. A chapa dos quadros devero ser tratadas e pintadas seguindo-se o processo dado a seguir: Instalaes internas (abrigadas) Pr-tratamento: desengraxar, decapar e fosfatizar. Acabamento final para superfcies internas: tinta de fundo, secagem ao ar. Acabamento liso a p epxi eletrosttico. Cor RAL 7032. Acabamento final para superfcies externas: tinta de fundo, secagem ao ar. Acabamento liso a p epxi eletrosttico. Cor RAL 7032. Instalaes externas (ao tempo)

BHM-PEE-ESPE-R03

20/39

Pr-tratamento: Jato de areia ao metal branco. Acabamento final para superfcies internas: tinta epxi a p eletrosttico de dois componentes na tonalidade RAL 7032. Grau de brilho: Semifosco. Acabamento final para superfcies externas: marcas de solda tratadas com tinta a p de zinco, aplicao de Wash Primer e pintura de acabamento poliuretnica na cor RAL 7032. Grau de brilho: Brilhante. A pintura de acabamento dever ser sempre em epxi a p eletrosttico na cor cinza RAL 7032 com camada de 70 mcrons. Para ambientes corrosivos o preparo de superfcie dever ser feito atravs de jateamento abrasivo ao metal branco ou fosfatizao a quente com formao de cristais finos.O revestimento protetor dever ser executado como abaixo: Painis Abrigados: Tinta de fundo: uma demo de primer epxi curado com poliamina pigmentado com xido de ferro com espessura seca de 30 + 5 mcrons. Tinta de acabamento: uma demo de acabamento epxi curado com poliamida de dois componentes com espessura de 40 + 5 mcrons. Painis Desabrigados: Tinta de fundo: uma demo de primer epxi curado com poliamina pigmentado com xido de ferro com espessura seca de 30 + 5 mcrons. Tinta de acabamento: duas demo de pliueretano base de resina poliester curada com isocianato asfaltico com espessura de 40 + 5 mcrons por demao.

7.10 ENSAIOS
O painel dever ser submetido aos ensaios de rotina previstos na NBR 6808/93, com presena de inspetor, com os custos inclusos no preo do equipamento. Todos os quadros sero inspecionados em fbrica quanto a: Estrutura Chaparia Espessura da pintura Anlise dimensional Funcional (Operao eltrica) Funcional (Operao mecnica) Tenso aplicada Nvel de Isolamento Layout Grau de proteo Identificao do quadro Identificao de componentes Identificao de circuitos Identificao de fiao Identificao de barramentos Existncia de porta-desenhos Exatido das especificaes de componentes e insumos Elevao de temperatura Ensaio de curto-circuito Eficcia do circuito de proteo Distncias de isolao e escoamento
BHM-PEE-ESPE-R03 21/39

Tenso nominal Corrente nominal Corrente suportvel de curta durao Corrente nominal condicionada de curto-circuito e Freqncia nominal A contratada, na ocasio da inspeo em fbrica dever ter disponvel no local todo o instrumental e ferramental necessrios consumao dessa inspeo. A no-observncia poder levar a contratante a considerar a atividade programada como Visita Improdutiva, arcando a contratada, neste caso, com os custos decorrentes. O fato de haver inspeo em fbrica dos quadros no exime a contratada de suas responsabilidades sobre o funcionamento posterior dos mesmos. A entrega dos quadros nos locais determinados deve ser feita sempre com a anuncia do Contratante . O grau de proteo dos quadros dever ser IP 20. Os quadros devero ser fornecidos pintados nas cores: Parte Externa: cinza RAL 7032 Parte Interna: cinza RAL 7032 Placa de Montagem: laranja RAL 2003 Os quadros devero ser projetados e fabricados de tal forma que certas operaes possam ser feitas quando este estiver em servio e sob tenso como: Inspeo visual dos dispositivos de manobra Inspeo visual dos rels Inspeo visual de conexes Inspeo visual de condutores Inspeo visual de identificaes Ajuste de rels e outros dispositivos Substituio de lmpadas indicadoras e de iluminao Medies de corrente Medies de tenso Possibilidade de tomada de medidas adequadas para que a manuteno seja executada sem a necessidade da desenergizao total do quadro com o uso de um compartimento para cada unidade ou grupo funcional. A Contratada responsvel pela existncia de espaos internos ao quadro que permitam, quando de sua instalao, a entrada e/ou sada de cabos e/ou barramentos previstos em projeto sem que venham estes elementos a impedir a perfeita operao ou sua manuteno com espao fsico adequado.

BHM-PEE-ESPE-R03

22/39

7.11 TABELA DE DADOS 7.11.1 DADOS GERAIS


Cdigo de identificao no projeto Ver Diagrama Unifilar

7.11.2 CONDIES DE FUNCIONAMENTO


Temperatura de funcionamento: 40 C Umidade relativa: 100% Instalao prxima ao mar: No

7.11.3 CARACTERSTICAS GERAIS DO PAINEL


Tenso de isolamento: Freqncia: 600V 60Hz

7.12. CONDIES DE FORNECIMENTO


Quaisquer condies propostas pelo fornecedor que no obedeam com preciso as especificaes aqui apresentadas devero ser explicitadas em tem separado da sua proposta de fornecimento, sob pena de serem exigidas as caractersticas aqui descritas. O fornecedor dever anexar sua proposta desenho(s) do equipamento contendo as suas dimenses globais estimadas, a relao dos fabricantes dos diversos componentes propostos, bem como o programa de manuteno recomendado para o equipamento; cada setor do painel no dever ter largura superior a 1,0 m, para facilidade de transporte na obra. O equipamento dever ser entregue na obra, na cidade de So Paulo - SP, correndo todas as despesas de frete, seguro, etc., por conta do fornecedor. O fornecedor dever dar, alm da garantia normal, formulada conforme seus padres usuais, garantia de 5 anos contra corroso atmosfrica de todas as partes metlicas do equipamento, desde que obedecido o programa de manuteno estabelecido pelo fabricante: Dever ser elaborada proposta tcnica, na qual constar a relao de componentes,insumos e dimenses dos quadros. Nessa relao de componentes e insumos, alm da especificao tcnica dos mesmos, deve constar de forma clara os seus fabricantes. A contratada dever fornece, em no mximo dez dias, trs cpias do desenhos dos quadros para aprovao pela construtora ou por seu preposto. vedada a fabricao, bem como a entrega dos quadros sem que tenha havido a aprovao acima mencionada.Os desenhos para aprovao devero ser fornecidos em trs vias.

BHM-PEE-ESPE-R03

23/39

Os desenhos, aprovados ou com ressalvas, restries e/ou comentrios, sero devolvidos ao fornecedor em at dez dias contados a partir da data de entrega dos mesmos a contratante. Aps as devidas correes, indicando-as no campo Revises Efetuadas, os desenhos devero ser fornecidos contratante em trs cpias heliogrficas , em uma cpia reproduzvel ozalide e um disquete com cpia de trabalho. A proponente se reserva o direito de acompanhar todas as fases de fabricao dos quadros, desde o corte, dobramento e tratamento da chapa, montagem dos quadros, pintura e ensaios, at o recebimento dos mesmos. No incio de cada fase de fabricao desses quadros a construtora dever ser informada para que possa marcar data e horrio para o acompanhamento. A comunicao dever ser feita com pelo menos dez dias de antecedncia. A seu exclusivo critrio a construtora poder nomear seu preposto para a execuo doacompanhamento/inspeo ou dispensar essa atividade. A no-comunicao construtora , pela proponente, da data prevista para qualquer fase da fabricao ser motivo suficiente para a rejeio do produto final. O fato de haver inspeo dos quadros em fbrica no exime o fabricante/proponente de suas responsabilidades sobre o funcionamento posterior dos mesmos. A entrega dos quadros dever ser feita sempre com a anuncia da construtora em local preestabelecido pelo mesmo.

7.13. FORNECEDORES
O equipamento poder ser fornecido por qualquer fabricante, desde que com os melhores padres de qualidade, em concordncia com esta especificao; apresentamos a seguir o nome de 3 fabricantes tradicionais desse tipo de equipamento: Groupe Schneider Beghim Taunus

7.14 PLANILHA DE RECEBIMENTO DE PAINIS


Item 1 2 3 4 Descrio Estrutura Chaparia Espessura da e cor da Pintura Dimenses Aprovado Reprovado

BHM-PEE-ESPE-R03

24/39

5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

Funcional (Operao Eltrica) Funcional (Operao Mecnica) Tenso Aplicada Nvel de Isolamento Layout Grau de Proteo Identificao do Quadro Identificao dos Componentes Identificao dos Circuitos Identificao da Fiao Identificao de Cabos Identificao de Barramentos Existncia de Porta-Desenhos Exatido das Especificaes dos Componentes Exatido das Especificaes dos Insumos Ensaio de Curto-Circuito Eficcia do Circuito de Proteo Distncias de Isolao Distncias de Escoamento Tenso Nominal Corrente Nominal Corrente Suportvel de Curta Durao Corrente Nom. Condicionada de CurtoCircuito Frequncia Nominal Pontos de Atuao dos Rels de Proteo Estado das Conexes Eltricas Lmpadas e Sinalizadores Dispositivos de Manobra Dispositivos de Comando Dispositivos de Proteo Instrumentos de Medio Medidores Especficos de Processo Anunciadores Borneiras Espao Interno para Entrada/Sada de Cabos

8. PAINIS DE MDIA TENSO


Painis Modulares Compactos de Mdia Tenso em 15KV.

8.1. NORMAS ADOTADAS


Todos os materiais e componentes utilizados na montagem, bem como a fabricao, ensaios, condies de servio e desempenho, devero estar de
BHM-PEE-ESPE-R03 25/39

acordo com as normas aplicveis da ABNT, alm das normas e consideraes listadas abaixo: Conjunto de Manobra e Controle de Alta Tenso em Invlucro Metlico para Tenses Acima de 1kV at 52kV - IEC 62271-200 NBR IEC 62271-200 Chaves Seccionadoras de Alta Tenso em Corrente Alternada de 1 at 52kV - IEC 62271-103 Graus de Proteo para Invlucros de Equipamentos Eltricos IEC 60529 NBR IEC 60529 Sistemas de Indicao de Presena de Tenso - High-Voltage Prefabricated Switchgear and Controlgear Assemblies - Voltage Presence Indicating Systems IEC 61958 Chave de Aterramento IEC 62271-102 Chaves Seccionadoras e de Aterramento em Corrente Alternada - IEC 62271-102 NBR IEC 62271-102 Clusulas Comuns a Equipamentos Eltricos de Manobra de Tenso Nominal Acima de 1kV - IEC 60694 NBR IEC 60694 Combinao Chave-Seccionadora Fusveis de Mdia Tenso em Corrente Alternada - IEC 62271-105 (antiga 60265) Disjuntores de Alta Tenso em Corrente Alternada - IEC 62271-100 NBR IEC 62271-100 Fusveis Limitadores de Corrente de Alta Tenso - IEC 60282-1 NBR 8669 Transformadores de Corrente - IEC 60044-1 NBR 6856 Transformadores de Potencial - IEC 60044-2 NBR 6855

Transdutores de Corrente de Baixa Potncia IEC 60044-8 Transformadores de Fora - NBR 10295 Rels de Proteo IEC 60255 Compatibilidade Eletromagntica IEC 61000 Compatibilidade Eletromagntica para Medio e Controle de Processos Industriais - IEC 60801
Em caso de omisso das normas da ABNT as normas internacionais podero ser consideradas.

BHM-PEE-ESPE-R03

26/39

8.2. CONDIES AMBIENTAIS


Os cubculos devero ser instalados em locais com as seguintes condies ambientais:

Altitude mxima em relao ao nvel do mar: 1000 m Temperatura ambiente mxima anual 40 C Temperatura ambiente mnima anual 5 C Temperatura mdia mxima em 24 hs 30 C Umidade relativa do ar acima de 80 % 8.3. CARACTERSTICAS GERAIS
Os painis devero ser do tipo compactos, classe LSC2A-PI-IAC-AFL, conforme descrito na norma NBR IEC 62271-200, compostos de clulas modulares, compartimentadas, em invlucro metlico, uso interno (grau de proteo IP2XC), equipados com aparelhagens fixas (seccionadora) e desconectveis (disjuntores), com sada e entrada de cabos preferencialmente pela parte inferior e com acesso totalmente frontal, atravs de tampas intertravadas com o circuito de fora, de forma que somente com o circuito aberto e aterrado, seja possvel acesso seguro aos compartimentos energizados. O cubculo de entrada e medio dever ser instalado conforme a norma da concessionria local, os cubculos de proteo devem ser instalados distantes da parede conforme indicao do fabricante. As dimenses estruturais de cada cubculo compacto devem seguir as seguintes dimenses padres:

largura dos cubculos seccionadores/seccionadores-fusveis: 375 mm largura dos cubculos seccionadores-fusveis com pra-raios: 500 mm largura dos cubculos disjuntores: 750 mm altura dos cubculos (sem caixa de baixa tenso): 1600 mm profundidade mxima dos cubculos.... 1220 mm
Os equipamentos que compem os cubculos (seccionador, chave de terra e disjuntor) devero ser preenchidos com gs SF6 e selados, portanto, sem manuteno, conforme recomendao da NBR IEC 62271-200. Para segurana do usurio os painis devero possuir: Alm das indicaes normais dos equipamentos, quanto s suas posies ligado/desligado, devem ser providos de divisores capacitivos que indiquem a presena de tenso nas trs fases atravs de lmpadas de non nos cubculos de entrada e sada. Sintico animado no frontal do painel, ligado diretamente no eixo da seccionadora, garantindo assim a visualizao de aberto ou fechado. Intertravamentos naturais que evitem falsas manobras e acessos inadequados ao painel, isto , todas as tampas frontais de fechamento devero ser providas
BHM-PEE-ESPE-R03 27/39

de intertravamentos mecnicos que impeam o acesso ao interior dos cubculos sem que antes se desligue e aterre a chave seccionadora. As seccionadoras que compem as clulas disjuntoras devero ser providas de bloqueio mecnico impedindo a sua operao sob carga sem o desligamento do disjuntor. A opo de intertravamentos kirk, permitindo uma sequncia de manuteno correta. A opo de travamentos com cadeados, que impeam o acesso no autorizado ou manobra perigosa. Deve ser possvel travar por cadeados as chaves seccionadoras, na situao aberta e/ou aterrada. A transio entre clulas dever ser feita obrigatoriamente por barramento de cobre eletroltico e, em nenhum caso, atravs de cabos ou conexes especiais do tipo plug-in, aumentando-se, assim, a disponibilidade do sistema. Os cubculos devero estar preparados para receber ligaes atravs de terminais para cabos de fora do tipo termo-contrtil compacto. No sero aceitos terminais do tipo plug-in. Os painis devero possuir resistncias de aquecimento de 50 W para desumidificao, evitando-se assim o favorecimento de arcos internos e descargas parciais. A estrutura do cubculo dever ser constituda de chapas de ao carbono, formando um sistema rgido e de grande resistncia mecnica, padronizado, modular, que garanta, dessa forma, ampliaes sem a necessidade da execuo de um novo projeto. Devero ser previstos dispositivos prprios no rodap, para fixao dos cubculos por chumbadores rpidos. As tampas de fechamento dos cubculos devero ser em chapa de ao carbono. As tampas laterais devero ser com do tipo aparafusas. A base para passagem de cabos dever ser executada em chapas metlicas amagnticas, preferencialmente de alumnio. Os cubculos devero ser providos de tampa de alvio de presso interna da seccionadora, na parte traseira, garantindo assim a segurana dos operadores e pessoal da manuteno. Para os cubculos de mdia tenso, com combinao chave seccionadora e fusveis, obrigatrio a utilizao de dispositivo do tipo stricker-pin, que garante a abertura da seccionadora a montante do circuito, quando da ocorrncia de fuso de um ou mais fusveis de mdia tenso, garantindo, assim, que o sistema no opere com uma ou duas fases, somente. Os painis devero permitir expanso futura, em caso de aumento de cargas.

BHM-PEE-ESPE-R03

28/39

Os painis devem ser ensaiados para suportar o arco interno, conforme a NBR IEC 62271-200.

8.4. TRATAMENTO E PINTURA DOS CUBCULOS


As ferragens e chapas constituintes dos cubculos devero ser protegidas contra corroso. As superfcies visveis externas sem pintura devero ser executadas com chapas de ao eletro zincadas. As superfcies pintadas devero ser limpas e fosfatizadas, e em seguida dever ser aplicada uma camada de tinta a p, a base de resina polister, na cor RAL 9002, com uma espessura mnima de 80.

8.5. CARACTERSTICAS ELTRICAS

Os painis devero atender a um sistema eltrico com as seguintes caractersticas:

Tenso de isolao: 17,5 kV Tenso de operao: 13,8 kV Tenso aplicada a frequncia industrial 60Hz/1min (TAFI): 38kV Nvel bsico de impulso (1,2/50s): (NBI): 95 kV Corrente nominal do barramento horizontal: 630 A Corrente simtrica de curto-circuito: 20 kA Frequncia: 60 Hz Potncia instalada Conforme diagramas eltricos Isolao dos barramentos Ar
Os barramentos devero ser de cobre eletroltico, com pureza de 99,9%, com cantos arredondados e devero ser isolados a ar. No sero aceitos cubculos totalmente isolados a gs, com barramento envoltos em SF6, garantindo assim, maior autonomia das equipes internas, em caso de manuteno do equipamento. Os barramentos devero ser dimensionados de modo a apresentarem uma tima condutividade, alto grau de isolamento, dificultar ao mximo a formao de arcos eltricos, alm de resistir aos esforos eletrodinmicos resultante de curtocircuito. A instalao do jogo de barras dever ser na parte superior dos cubculos e a montagem das trs fases dever ser sempre paralela, evitando assim erros de montagem. As ligaes dos transformadores de corrente e de potencial devero ser realizadas com barras isoladas, no podendo ser feitas por cabos isolados e ou uso de terminal plug-in.
BHM-PEE-ESPE-R03 29/39

Dever ser prevista uma barra de aterramento de cobre n, ao longo de cada cubculo, com um conector de terra em cada extremidade, prprio para cabo de 70 mm. Os cubculos devero ser fornecidos com toda a fiao de comando, entre os equipamentos e entre esses e os bornes conectores, executada e testada. Nenhuma emenda nos cabos ser permitida. A fiao dever ser feita com cabos de cobre flexvel, de dimetros adequados a corrente, porm com seo no inferior a 1,5 mm para circuitos de comando a tenso e no inferior a 2,5 mm para circuitos de corrente. Os cabos devero ter isolamento em PVC na cor preta, 70 - 750V C Todos condutores devero ser identificados atravs de anilhas brancas com caracteres numricos, indicando sempre o numero do terminal do equipamento ou do borne conector. Todas as conexes entre equipamentos sero feitas com conectores terminais de cobre estanhado com proteo de PVC do tipo a compresso (no soldado). Todos os cabos de comando ou fora que se destinam a interligao com equipamentos externos ao painel, sero reagrupados em barras de bornes terminais devidamente numeradas de forma seqencial (sempre que possvel com o mesmo nmero do cabo). As interligaes internas ou externas dos TCs e TPs com os instrumentos devero ser feitos com bornes especficos para esta finalidade, tipo blocos de aferio. Os bornes conectores devero ser de material termo-rgido, com caractersticas de alta resistncia mecnica e alta rigidez dieltrica. Dever apresentar tambm grande estabilidade trmica e propriedades anti-chama. As rguas dos bornes devero ser instaladas no compartimento de baixa tenso ou compartimento frontal do cubculo. No ser permitida a conexo de mais de dois fios por terminal do borne ou do equipamento.

8.6. EQUIPAMENTOS PRINCIPAIS 8.6.1. DISJUNTORES DE MDIA TENSO


O disjuntor dever ser construdo de acordo a NBR IEC 62271-100. O disjuntor dever ser tripolar com isolamento e interrupo a gs SF6, do tipo selado vida, atendendo as especificaes da norma IEC 62271-100, devendo atender expectativa de 10.000 operaes eltricas corrente nominal, sem manuteno nos plos. O disjuntor deve ser instalado em compartimento isolado a ar, permitindo manuteno sem a perda da segurana e das propriedades dieltricas e de isolamento do painel.

BHM-PEE-ESPE-R03

30/39

O disjuntor dever ser para uso interno, montagem desconectvel (fixo sobre chassis com rodas). No ser aceito disjuntor de execuo totalmente fixo. O acionamento dever ser por mola rearmveis por motor e manualmente. O comando dever ser local e a alavanca de carregamento das molas no deve sair do disjuntor. Caractersticas do Disjuntor:

Tenso nominal: 17,5kV Tenso de operao: 13,8 kV Corrente nominal a 40C: 630 A Tenso aplicada a frequncia industrial 60Hz/1min (TAFI): 38kV Nvel bsico de impulso (1,2/50s): (NBI): 95 kV Frequncia nominal: 60 Hz Tempo de abertura: 50 70 ms (+/- 3 ms) Tempo de interrupo: 65 85 ms (+/- 3 ms) Tempo mximo de fechamento: 60 90 ms Corrente de interrupo simtrica a 15kV: 20 kA Corrente de estabelecimento: 50 kA Motorizao consultar unifilar Isolao dos plos: gs SF6 8.6.2. SECCIONADORA DE MDIA TENSO
A seccionadora dever ser tripolar com isolamento a gs SF6, do tipo selado para vida, a baixa presso, atendendo as especificaes da norma IEC 62271102, devendo atender expectativa de 1.000 operaes mecnicas ou 100 operaes eltricas corrente de nominal. A seccionadora dever ser para uso interno, montagem fixa, trs posies (ligado-desligado e aterrado), sendo impossvel passar diretamente condio de seccionadora fechada para seccionadora aterrado e vice-versa. Os comandos das seccionadoras devero seguir o conceito de engraxados a toda vida, isto , sem necessidade de manuteno, e devero ter a possibilidade de serem motorizados.

Tenso nominal: 17,5kV Tenso de operao: 13,8 kV Corrente nominal a 40C: 630 A Tenso aplicada a frequncia industrial (1,2/50s): (TAFI): 38kV Nvel bsico de impulso 1,2/50microssegundos (NBI): 95 kV Frequncia nominal: 60 Hz Isolao: gs SF6 Motorizao: consultar unifilar

BHM-PEE-ESPE-R03

31/39

8.6.3. TRANSFORMADORES DE POTENCIAL


Os transformadores de potencial devero estar de acordo com a NBR 6855 ou IEC 60044-2. Os TPs devem ser do tipo seco encapsulado em resina epxi, prprio para instalao interna e com as seguintes caractersticas eltricas:

Tenso nominal: 17,5kV Tenso Primria: 13.8 kV Tenso Secundria Nominal: a confirmar Tenso aplicada a frequncia industrial 60Hz/1min (TAFI): 50kV Nvel bsico de impulso (1,2/50s)(NBI): 95 kV Frequncia nominal: 60 Hz Classe de exatido: 0,5% - 50 VA Potncia trmica: 500 VA Grupo de ligao: 1 8.6.4. TRANSFORMADORES DE CORRENTE
Os transformadores de corrente devero estar de acordo com a NBR 6856 ou IEC 60044-1. Devero ser a seco, encapsulados em resina epoxi, para instalao interna, com as seguintes caractersticas eltricas:

Classe de tenso: 17,5kV Tenso aplicada a frequncia industrial 60Hz/1min (TAFI): 38kV Nvel bsico de impulso (1,2/50s) (NBI): 95 kV Frequncia: 60 Hz Corrente primria nominal : Conforme diagramas unifilares Fator trmico nominal: 1,2 In Corrente secundria nominal: 5 A Classe de exatido: a confirmar Potncia de exatido: a confirmar 8.6.5. RELS DE PROTEO MULTIFUNO
Como as unidades de proteo so instaladas prximas a acionamentos de potncia, estando sujeitas a interferncias, choques, vibraes e transitrios de origem eltrica, elas devem atender as mais severas normas tcnicas que garantam seu perfeito funcionamento. Assim, devem estar em conformidade com as seguintes normas:

60255-5: Suportabilidade s ondas de choque: 5 kV 60255-22-1: Onda oscilatria amortecida 1 MHz: Classe III 60255-22-4: Transientes rpidos: Classe IV 61000-4-3: Irradiaes eletromagnticas: Classe III 60529: Graus de proteo - IP 52 no painel frontal
BHM-PEE-ESPE-R03 32/39

60255-21-1,2,3: Vibraes, choques, suportabilidade ssmica: classe II


O conjunto de proteo, inclusive sua IHM (interface homem-mquina) deve operar dentro do seguinte intervalo de temperaturas: -25 e +70 C C. Os rels devem possuir certificao UL, CSA, ISO9001 e ISO14000 em suas ltimas verses. A alimentao auxiliar do rel deve estar compreendida na faixa de 24 a 250Vcc e 110 a 240Vac sem a necessidade de insero ou troca de acessrios. O equipamento de proteo deve permitir que os transformadores de corrente (TCs) sejam curto circuitados automaticamente no momento de substituio do rel ou quando se realizar algum ensaio nos TCs ou rel. Os rels auxiliares inseridos no circuito de comando dos equipamentos de interrupo dever ter capacidade de conduzir continuamente 8A. Alm disto, devem suportar 30A durante 200ms para 2000 operaes, em conformidade com a norma C37.90 clusula 6.7. Com relao segurana de operao, o rel de proteo deve possuir funo de auto-superviso, que indique defeitos internos, tanto de hardware quanto de software, atravs de um contato de sada permitindo que o operador possa identificar o defeito e, assim, possa, manter a integridade e operacionalidade do sistema de proteo. Ainda com relao segurana, o rel deve sinalizar no frontal do equipamento, atravs de LED e/ou mensagem de texto, a falha interna detectada, inibindo os comandos de sada. A unidade de proteo e controle deve ser compacta e de fcil instalao, otimizando os custos de instalao com os seguintes requisitos: Profundidade de no mximo 100 mm, j com todos os acessrios instalados. Corpo de policarbonato ou de material isolante que apresente alta resistncia mecnica. Bornes correspondentes as entradas de corrente e tenso devem ser desconectveis, possibilitando uma fcil substituio em caso de troca, reparo ou manuteno. Rel deve permitir que todos os ajustes e a instalao de eventuais mdulos opcionais sejam feitos com o equipamento em funcionamento. As unidades de proteo e controle devem executar funes de proteo em conformidade com a American National Standards Institute (ANSI). Para o presente projetos, as seguintes protees devem ser providas pelos rels, assinaladas com X ou x, na tabela abaixo:

BHM-PEE-ESPE-R03

33/39

Seleo

Funo ANSI

Descrio

X X

46 50/51 50/51N 50/51GS

50BF 50/51V 86 49RMS 49T 38 27D 27R 27 59 47 59N 81 60FL 67 67N 32P 32Q 40 78PS 87M 87TG

12 14 24 37 64G 50/27 21B 64REF

Corrente de seqncia negativa; Sobrecorrente instantnea e temporizada de fase, respectivamente; Sobrecorrente instantnea e temporizada de neutro, respectivamente; Sobrecorrente instantnea e temporizada de neutro de alta sensibilidade; Falha de disjuntor; Sobrecorrente com restrio de tenso; Bloqueio automtico aps uma atuao da proteo; Sobrecarga trmica; Monitoramento da temperatura dos enrolamentos utilizando sensores PT100; Monitoramento da temperatura dos mancais da mquina utilizando sensores P100; Subtenso de seqncia positiva; Subtenso remanente; Subtenso fase/fase e fase/neutro; Sobretenso fase/fase e fase/neutro; Seqncia de fases de tenso; Sobretenso de neutro (deslocamento do neutro); Sub e sobre freqncia; Superviso do circuito no qual se encontram conectados os TCs e TPs; Sobrecorrente direcional de fase; Sobrecorrente direcional de neutro; Potncia reversa ou sobrepotncia ativa; Sobrepotncia reativa direcional; Perda de campo; Perda de sincronismo; Proteo diferencial percentual para geradores (Apenas para o modelo G87); Proteo diferencial do conjunto gerador mais transformador de 2 enrolamentos (Apenas para o modelo G88); Sobrevelocidade; Subvelocidade; Sobrefluxo magntico; Subpotncia ativa direcional; Proteo de 100% do estator para a terra; Energizao acidental; Subimpedncia; Falta restrita a terra (Apenas para os modelos G82 e G88).
34/39

BHM-PEE-ESPE-R03

As protees de sobrecorrente de fase e neutro devem permitir no mnimo o ajuste dos seguintes parmetros: Corrente de disparo ou pick-up levando em conta a mxima corrente de carga admissvel que passa pelo circuito a ser protegido, com ajustes que devem corresponder aos valores reais das correntes no primrio dos transformadores de corrente (TCs). Deve permitir ajuste de curvas normal inversa, muito inversa, extremamente inversa e tempo definido em conformidade com as normas ANSI, IEEE e IEC. O Dial de tempo da curva ou tempo de operao equivalente deve ser de 10 vezes a corrente de pick up. Visando evitar falsas operaes da unidade de terra devido as correntes de magnetizao, decorrentes da energizao dos transformadores de potncia, os rels devem possuir a proteo 51N com restrio da componente de segunda harmnica. Os rels devem contemplar pelo menos dois grupos de ajuste de tal forma que seja possvel comutar de um grupo para o outro no momento em que ocorrer um aumento considervel de carga no sistema. Tal mudana pode ser executada localmente ou remotamente via um sistema de superviso e controle. Os rels devem sinalizar em sua face frontal a mensagem da respectiva funo de proteo que ocasionou o disparo do disjuntor, com a respectiva indicao de data e hora da ocorrncia do evento. As unidades de proteo e controle devem possuir a capacidade de medir as seguintes grandezas: valores eficazes True RMS, das trs correntes de fase; corrente residual; medio da corrente mdia e mxima que circulam nos condutores do alimentador; medio de correntes de disparo em cada fase; medies complementares, como o valor do desequilbrio decorrente da corrente de seqncia negativa, tempo de operao do rel, dentre outras. medies das tenses de fase e de linha (quando o rel dispuser de entradas de corrente e de tenso); medies de freqncia, potncia, energia e freqncia (quando o rel dispuser de entradas de corrente e de tenso). Opcionalmente, o rel deve permitir a disponibilidade das medies, atravs de uma sada analgica convencional de 4 a 20mA. Se houver necessidade de instalao de mdulo adicional, para acrescer essa funo, o mesmo deve permitir a instalao a quente no rel, sem que a unidade de proteo seja substituda e/ou fique temporariamente fora de operao.

BHM-PEE-ESPE-R03

35/39

A unidade de proteo e controle deve possuir display frontal, com possibilidade de instal-lo remotamente. Tais displays devem permitir a leitura de grandezas eltricas, as mensagens de operao, de trip e as mensagens de manuteno. As mensagens indicadas, avisos e/ou alarmes devem ser disponibilizadas na lngua Portuguesa (Brasil), devendo possuir no mnimo duas linhas de texto. Sinalizaes de alarmes e status do disjuntor devem ser disponibilizados atravs de LEDs que podem ser configurados de forma simples, rpida e eficaz. As unidades de proteo e controle devem permitir o ajuste frontal dos ajustes de proteo, atravs do display/IHM. Deve ainda ser provido de senha, de tal forma que apenas pessoas tecnicamente habilitadas possam manusear estas funes do equipamento. Alm do controle de acesso aos ajustes atravs de senhas, a unidade de proteo deve permitir, opcionalmente, no painel frontal, a instalao de lacre de segurana, com o objetivo de impedir o acesso ao respectivo boto de entrada das senhas e a conexo do rel a porta de comunicao frontal RS232. Tal lacre visa evidenciar se houve tentativa de alterar os ajustes do rel. As unidade de proteo devem possuir no mnimo 4 sadas digitais a rel, podendo ser expandida atravs mdulos de expanso. A instalao de mdulos adicionais, quando solicitado, visa permitir Comandar a abertura e o fechamento do disjuntor de forma automtica utilizando a bobina de abertura e fechamento. Enviar ordens de disparo para o disjuntor com sinal proveniente de outro rel secundrio e de menor capacidade, via entrada digital (Trip externo). Realizar a superviso do circuito de trip, permitindo que o operador tome as aes corretivas com antecedncia, caso haja algum defeito no circuito de comando associado ao disparo do disjuntor, tais como fio rompido ou bobina queimada. Indicar se a mola do disjuntor est carregada, bem como o respectivo tempo de carregamento do motor associado. unidade de proteo e controle deve possuir a funo de oscilografia incorporada, arrmazenando as formas de onda das grandezas eltricas de proteo do rel. Os rels devem permitir o ajuste do nmero de ciclos que sero oscilografados antes da falta, bem como a durao total do registro. Os arquivos de oscilografia devem ser gerados em formato. DAT. O rel deve ser fornecido com software que permita a visualizao dos arquivos. A unidade de proteo deve registrar os eventos datados com preciso de no mnimo 1 ms. As unidades de proteo e controle devem permitir a instalao de mdulos de comunicao adicionais. A instalao poder ser feita, mesmo com o rel em
BHM-PEE-ESPE-R03 36/39

operao. Abaixo voc encontra o meio de comunicao e protocolo para esse projeto:
Escolha Meio de comunicao Tipo de Protocolo

Comunicao RS485 2 fios Comunicao RS485 4 fios Comunicao RS485 2 fios Comunicao RS485 2 fios Comunicao em fibra ptica Comunicao em fibra ptica Comunicao em fibra ptica Gateway RS485-Ethernet

Protocolo Modbus Protocolo Modbus DNP3 IEC 60870-5-103; Protocolo Modbus DNP3 IEC 60870-5-103 Ethernet

O tempo de resposta da rede, a um comando deve ser inferior a 15 ms (tempo entre o comando de envio unidade e seu reconhecimento). Alm da comunicao RS232 na parte traseira do rel, vindo de fbrica, o rel deve possuir tambm uma porta frontal padro, tambm RS232, para permitir a parametrizao e leitura dos ajustes e medies atravs de um PC. A unidade de proteo e de controle deve permitir que as medies, as leitura dos ajustes, os dados de registro de distrbios oscilogrficos e os ajustes remotos das protees sejam obtidos e/ou executados, via uma rede de engenharia (E-LAN) ou atravs de um sistema de superviso e controle (S-LAN) O rel deve permitir comandos distncia, efetuados de dois modos: a) Modo direto ou b) Modo SBO (select before operate). As unidades de proteo e controle devem ser fornecidas com kit de configurao contendo os cabos de comunicao e softwares necessrios parametrizao e aquisio de oscilografias. O software de parametrizao dos rels devem conter sistema de auto ajuda, organizado em tpicos no idioma portugus (Brasil), ilustrando a introduo dos parmetros de configurao de forma intuitiva, simples e direta, alm de possibilitar o envio e recebimento dos parmetros de configurao entre PC-Rel e Rel-PC. Aps a insero dos dados de configurao no software de parametrizao, este deve permitir a organizao automtica de todas as informaes em um nico relatrio de forma sistemtica, estruturada atravs de tpicos, que permita a impresso das mesmas para backup em papel. O software de parametrizao deve permitir: Executar a leitura de todas as medies, dados de operao e mensagens de alarmes. Executar a leitura dos diagnsticos do disjuntor tais como: kA2 acumulados, contadores de operaes e outras informaes. Informar o estado lgico das entradas e sadas digitais, e dos LEDs de sinalizao.
BHM-PEE-ESPE-R03 37/39

Informar os resultados do autocheck interno bem como dos mdulos externos on-line e apresentar em caso de defeito, a causa ou diagnstico da falha. Visualizar os alarmes e histricos bem como o executar o RESET dos mesmos. Realizar o download dos arquivos de oscilografia e possibilitar o disparo de um novo registro oscilogrfico pelo usurio. Gerenciar (parametrizar, comandar e ler) os equipamentos instalados em uma rede de engenharia E-LAN. Verificar e corrigir eventuais erros de parametrizao de mdulos opcionais, tomando as devidas aes corretivas de maneira rpida, segura e eficaz. O software dever permitir a execuo em plataforma, Windows. Tratando-se de um equipamento de proteo de redes eltricas, o rel um elemento fundamental para o perfeito funcionamento do sistema eltrico, assim, o fabricante do rel deve prover a garantia de pelo menos 10 anos contra defeitos de fabricao.

8.6.6 MULTIMEDIDORES DIGITAIS


Quando solicitado nos diagramas unifilares multimedidores digitais, os mesmos devero ser do tipo microprocessado, com sada de comunicao serial RS485 e protocolo aberto Modbus. O display dever ser do tipo LCD, podendo ser montado diretamente no medidor ou usado de forma porttil a at 9m de distncia do medidor. Entrada de tenso: Entrada de corrente: Alimentao auxiliar: 20- 600Vca 0 10 A 90- 600 Vca ou 100 a 300 Vcc.

Devero ser feitas as seguintes medies em true RMS: correntes por fases, tenses entre fases, e faseneutro, potncias ativa, potncia reativa, potncia aparente por fase e total, fator de potncia por fase e total, freqncia, energia ativa, reativa, energia aparente trifsica total.

8.7. PRA-RAIOS
Os para-rios devero ser de xido de zinco para instalao interna com as seguintes caractersticas eltricas: Tenso nominal 15 kV Tenso de ruptura: 20.5/23.1 kV Corrente nominal de descarga: 10 KA

8.8. ENSAIOS
Ensaios de tipo

BHM-PEE-ESPE-R03

38/39

O fornecedor do painel dever apresentar os seguintes certificados de ensaios de tipo:

Ensaio de nvel de impulso. Ensaio de tenso suportvel freqncia industrial Ensaio de elevao de temperatura. Ensaio de nvel de corrente de curta durao admissvel. Ensaio de resistncia ao arco interno Ensaio de grau de proteo Ensaio de compatibilidade eletro-magntica Ensaio de capacidade de interrupo do disjuntor
Estes ensaios devero ser realizados em laboratrio nacional credenciado ao Inmetro, conforme as recomendaes ABNT / IEC correspondentes. Ensaios de rotina O fornecedor do painel dever apresentar os seguintes relatrios dos ensaios de rotina:

Ensaio de tenso aplicada freqncia industrial. Ensaio de funcionamento mecnico. Ensaios funcionamento dos rels e auxiliares de baixa tenso. Verificao de conformidade com os desenhos e esquemas. 8.9. FORNECEDORES
O equipamento poder ser fornecido por qualquer fabricante, desde que aprovado pelo Cliente e estes apresentar produtos aprovados atravs de testes reconhecidos e idneos e com os melhores padres de qualidade, em concordncia com esta especificao. Apresentamos a seguir como referencia a SCHNEIDER, SIEMENS, ORMAZABAL DO BRASIL, INAEL.

BHM-PEE-ESPE-R03

39/39

Das könnte Ihnen auch gefallen