Sie sind auf Seite 1von 2

CUIDADOS IMPORTANTES NA APLICAO DE PENALIDADES AO EMPREGADO Equipe Guia Trabalhista Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho, o empregador

possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que ocorrer por parte do empregador. Na aplicao de penalidades ao empregado devem-se ter os seguintes cuidados:

Atualidade da punio: a sano ao empregado deve ser imediata ao ato faltoso. A demora na aplicao da penalidade pode caracterizar o perdo tcito do empregador. Evidente que em se tratando de causas complexas, at por precauo, admitido o decurso de certo perodo de tempo, destinado apurao dos fatos ocorridos, assim como das responsabilidades; Unicidade da pena: a falta cometida pelo empregado enseja ao empregador o direito de aplicar, apenas, uma determinada penalidade. Assim, no se pode aplicar uma advertncia e, depois, uma suspenso, por uma nica falta cometida. Por outro lado, nada impede que, ao aplicar a sano, o empregador faa referncia a penalidades j anteriormente aplicadas para se caracterizar a reiterao do ato faltoso ensejando, pela reincidncia, uma pena mais severa; Proporcionalidade: entre a penalidade e a falta cometida deve haver proporcionalidade, isto , o empregador dever, usando o bom senso, verificar, diante da falta cometida, qual a dosagem de pena merecida pelo empregado. So causas que devem ser levadas em conta: a condio pessoal do empregado (grau de instruo, por exemplo), o passado funcional (o empregado nunca cometeu faltas), os motivos que determinaram a prtica da falta (falta de equipamento, falta de treinamento em determinada atividade, entre outras).

Observe-se que o rigor excessivo na aplicao da sano ou o emprego de meios vexatrios (advertir o empregado, humilhando-o na presena de colegas ou clientes, por exemplo) implicam falta grave pelo empregador, ensejando resciso indireta do contrato de trabalho;

Prazo de durao: a suspenso do empregado pode ser, no mximo, de 30 dias corridos. Quando superar esse limite, ensejar da mesma forma a resciso do contrato de trabalho, com justa causa, pelo empregado, conforme dispe o art. 474 da CLT. Penalidades pecunirias (multa): a legislao trabalhista no admite penalidades pecunirias, salvo em relao aos atletas profissionais.

As penalidades no podem consistir em rebaixamento de funo, de remunerao ou de multa e no pode consistir em transferncia do empregado (para lugares distantes) com o fim evidente de prejudic-lo no desempenho de suas atividades ou no deslocamento de sua residncia para o trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen