Sie sind auf Seite 1von 3

INTERRUPTOR HORRIO (TIMER) MODELO TM-22 MARCA - ELCON

MANUAL DE OPERAO

Introduo
O timer programvel TM-22 um temporizador automtico que liga e desliga aparelhos eltricos ou eletrnicos em horrios programados pelo usurio, observadas a voltagem e o limite de carga especificados nas caractersticas deste produto. Onde usar: Sempre que for til ou necessrio ligar e desligar equipamentos eltricos ou eletrnicos automaticamente em horrios programados, tais como lmpadas, luminrias, aquecedores, anncios luminosos, sinalizadores, TV, rdio, etc.

Operao
1. Ligao eltrica Importante: antes de ligar o Timer na tomada, certifique-se que sua voltagem igual a do timer. * Encaixe o Timer na tomada de energia; 2. Para acertar o relgio Gire o disco numerado no sentido indicado pela seta at que a hora atual coincida com o tringulo existente no disco central. Observaes: * O relgio no formato 24 horas. * Cada espao entre dois traos do mostrador equivale a 15 minutos. 3. Para programar a hora de ligar e desligar >Preparao * Certifique-se que todas as travas de programao estejam na posio alta. Caso no estejam, execute o procedimento Desfazendo a programao, presente neste manual. * Deslize o seletor para cima (posio ON) Programao

* Exemplo: Voc quer que o timer ligue seu aparelho s 11h00, desligue s 12h00 (1evento), ligue novamente s 15h00 e desligue s 16h00 (2evento). * Com aponta de uma caneta esferogrfica, empurre para baixo as travas de programao situadas em frente aos traos correspondentes s 11h00, 11h15, 11h30, 11h45 e 12h00, (perodo do 1evento). * Para programar o 2 evento, baixe tambm as travas referentes s 15h00, 15h15, 15h45, 16h00.

4. Ligando o timer *Ative a programao do timer, deslizando o seletor presente na lateral do timer para baixo (posio T); Ligue na tomada do Timer o aparelho que voc quer que seja ligado e desligado automaticamente nos horrios programados. Se houver necessidade de ligar o aparelho que est sendo controlado pelo timer fora do horrio programado, deslize o seletor para cima (ON) e o aparelho ser ligado. Ele assim permanecer at que o seletor seja trazido de volta para baixo(T), prosseguindo ento a programao. Uma vez programado, o Timer repetir o programa diariamente, at que seja alterado.

Desfazendo a programao Com a ponta de uma caneta esferogrfica, puxe para cima as travas de programao que esto na posio baixa e o timer ser desprogramado. Para programar, siga as instrues do item 3 ( Para programar a hora de ligar e desligar), deste manual.

Especificaes
Voltagem / Freqncia Carga mxima Vide embalagem e etiqueta do produto Voltagem c/carga de trabalho Resistiva * Em 127 V 2000W Em 220V 3000W 15 minutos c/carga Indutiva ** 400W 400W

Intervalo mnimo programvel entre liga e

desliga Chave seletora de duas posies Tipo de conexo com o circuito externo

ON: carga ligada permanentemente T: liga/desliga conforme programado Plug-in (para ligar na tomada)

* Voc pode acionar cargas maiores que as que constam na tabela ao lado usando um contactor. * Carga resistiva: aparelhos que usam resistncias para seu funcionamento. Ex: lmpadas incandescentes, aquecedores, secadores, ferros de passar roupa, etc. ** Carga indutiva: aparelhos que usam bobinas ou transformadores para seu funcionamento. Ex: lmpadas fluorescentes (com reator), motores, rels, transformadores, solenides, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen