Sie sind auf Seite 1von 38

Sais Bioqumicos - Terapia Mineral

DHU Ibrica - Laboratrios Dr. med. Wilhelm Schussler

ndice
Doses e Formas de Administrao Calcium Fluoratum Calcium Phosphoricum Ferrum Phosphoricum Kalium Chloratum Kalium Phosphoricum Kalium Sulfuricum Magnesium Phosphoricum Natrium Chloratum Natrium Phosphoricum Natrium Sulfuricum Silicea Calcium Sulfuricum Pomadas Bioqumicas Recomendaes Teraputicas Repertrio Clnico Protocolos Teraputicos Sais de Schussler Individuais Repertrio Clnico Simplificado I Repeetrio Clnico Simplificado II Mtodos Dr. Joo Novaes Mtodo Harmnico I Mtodo Harmnico II Mtodo Harmnico III Mtodo Harmnico IV 69 70 70 72 65 67 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 17 50 61

Doses e Formas de Administrao


Adultos Casos Agudos
1 a 2 comprimidos a cada 10 minutos, na primeira hora. Tratamento de 4 a 5 semanas.

1. Calcium Fluoratum
Fluoreto de Clcio (CaF2), Calcarea Fluorica

Casos Crnicos
1 a 2 comprimidos, 3 a 6 vezes ao dia. Tratamento de 8 a 12 semanas.

Bebs
Segundo a intensidade dos sintomas. Dissolver 1 comprimido em gua para formar uma pasta e aplicar nos lbios. 1 a 2 vezes por dia at melhoria dos sintomas.

Encontra-se no esmalte dos dentes, ossos e nas clulas da epiderme, e em tudo que contenha tecido elstico como tendes e msculos. Regulador da resistncia tecidular. O agente descarga o aparelho circulatrio e fortalece os pequenos vasos sanguneos. Alm disso, estimula a reabsoro dos endurecimentos vasculares. Indicaes: - Perda de elasticidade dos vasos sanguneos (hemorridas, varizes, arteriosclerose). - lceras varicosas. - Enfermidades sseas e dentais (propenso a cries), leses discais, doenas articulares, raquitismo infantil, debilidade postural. - Endurecimento dos tecidos e glndulas. - Envelhecimento prematuro da pele. - Provvel convenincia em administrar como agente de apoio em todas as enfermidades tumorais. Tumores fibrosos. - Aco queratolitica. Actua lentamente devendo-se tomar por longos perodos em casos crnicos. Melhora com o calor e piora com o frio e humidade.

Crianas dos 2 a 8 anos


1 comprimido 2 a 3 vezes por dia at melhoria dos sintomas. Recomenda-se ingerir os comprimidos dez a trinta minutos antes das refeies ou uma hora depois. Deixam-se dissolver lentamente na boca, sem nenhum lquido adicional, para que a substncia activa possa ser assimilada pela mucosa da cavidade bucal e chegue o mais directamente possvel ao sangue, evitando o trnsito pelo tracto gastrointestinal. Quando o sal j est a empapar na boca, tornando-se difcil a sua toma, porque o paciente no necessita mais daquele tipo de sal. Durante o tratamento com agentes bioqumicos recomenda-se evitar a ingesto de estimulantes fortes como nicotina, lcool, alimentos muito condimentados ou picantes, etc. A nica excepo deste modo de posologia corresponde a Magnesium phosphoricum que normalmente se dissolve em gua morna e toma-se aos golos. Em clicas fortes, ataques de dor agudos e espasmos dolorosos, pode-se aumentar a dose recomendada. Dissolvem-se 10 comprimidos num copo de gua morna (no usar colher metlica) e ingerir esta soluo em pequenos goles cada 2 a 5 minutos. Habitualmente no se recomenda administrar simultaneamente vrios agentes bioqumicos. Se for preciso fazer um tratamento com outro agente adicional, recomendase faz-lo em dias alternados. Em determinados casos podem alternar-se dois agentes bioqumicos distintos em intervalos de hora a hora. Raramente indicado o tratamento simultneo com mais de dois agentes.

2. Calcium Phosphoricum
Fosfato de Clcio (CaHPO4 x H2O), Calcarea Phosphorica

3. Ferrum Phosphoricum
Fosfato de Ferro (FePO4 x 4H2O)

Sal bioqumico mais abundante no organismo. o agente bioqumico responsvel pela construo e fortalecimento de todas as estruturas do organismo. Fundamentalmente configura a massa ssea dura, ainda que est presente em todas as clulas. Calcium phosphoricum actua sobre as membranas celulares limitantes e intervm na sntese proteica.

Tem um papel essencial no nosso organismo. Componente imprescindvel da hemoglobina (70%), uma vez que se encontra em todas as clulas; intervm em mltiplos processos enzimticos e exerce funes importantes nos mecanismos de defesa frente s infeces Aumento da imunidade. Essencial para um crescimento normal na infncia; imprescindvel durante a menstruao, na gestao e perodo de lactao. Indicaes: Nenhuma famlia deveria carecer de Ferrum phosphoricum (H.F. Haedicke) - Agente bioqumico para todas as enfermidades sbitas, para todos os processos inflamatrios (inflamao seca) e febres em fase inicial. Remdio principal para a primeira fase da inflamao. - Doenas agudas (D12). - Otites, epistaxis, afeces da garganta ORL. - Enfermidades infantis. - Estados anmicos. - Dores, feridas, contuses, distenses articulares, sobrecargas fsicas. - Hemorragias, alteraes da perfuso sangunea com sintomas reumatides. - Gastrite catarral aguda com dor e vmitos e diarreias de vero acompanhadas de febre. Todos os sintomas pioram pela noite, assim como com o calor e o movimento. O repouso e um ambiente mais fresco contribuem para aliviar os sintomas.

Indicaes: - Recomenda-se a sua administrao juntamente com Calcium fluoratum. - Enfermidades sseas e dentais, fracturas de difcil consolidao. Desenvolvimento lento, alteraes do metabolismo do clcio. - Anemia. - Processos pulmonares. - Alteraes do tipo nervoso, astenia, transtornos do sono (especialmente em lactentes, durante a infncia e em pocas de crescimento). - Transtornos menstruais, durante a gravidez e convalescena. Actua lentamente devendo-se tomar por longos perodos em casos crnicos. Ideal para pessoas anmicas, plidas tipo cera, de aspecto doente; adolescente muito magro que come muito e nunca engorda. Os sintomas acentuam durante a noite e pioram em repouso.

4. Kalium Chloratum
Cloreto de Potssio (KCl), Kalium Muriaticum

5. Kalium Phosphoricum
Fosfato de Potssio (KH2PO4)

O potssio parte integrante de todas as clulas, sobretudo leuccitos e eritrcitos. Tal como o sdio, possui efeitos fisiolgicos especficos sobre a excitabilidade nervosa e muscular. Intervm na sntese proteica e na utilizao dos hidratos de carbono (efeito activador do metabolismo). Em conjunto pode-se afirmar que o potssio um componente imprescindvel do organismo. Participa na secreo do cido clordrico. O dfice de potssio causa alteraes patolgicas em diversos tecidos (musculo cardaco e msculos esquelticos, entre outros). Indicaes: - Est considerado em bioqumica como o agente principal no tratamento anticatarral de diversos rgos e mucosas e nos catarros acompanhados de secrees fibrinosas espessas que formam uma massa branca, cinzenta ou branca viscosa, tratando-se tanto de placas cinzentas na pele ou membranas slidas de cor branca localizadas nas mucosas Remdio principal para a segunda fase da inflamao. - Tratamento de afeces otorrinolaringolgicas e oculares caracterizadas por inflamao fibrinosa. - Processos pulmonares e pleura fibrinosa, bronquite, reumatismo, inflamaes da vagina, verrugas, reaces de vacinas, queimaduras, etc. - Obstipao, abdmen flatulento. - Indigesto por hiperacidez. - Adenopatia. O calor alivia os sintomas. O movimento e uma dieta rica em gorduras e muito condimentada, piora.

o sal inorgnico mais significativo para a clula e particularmente importante para o soro, hemcias, os distintos tecidos do organismo e as clulas cerebrais, nervosas e musculares. O dfice de potssio produz esgotamento destes rgos, e em certas ocasies acompanhado de transtornos psquicos, nimo depressivo, ansiedade, abatimento e perda de memria. Indicaes: - Tratamento de enfermidades agudas e crnicas e estados de esgotamento. Estados nervosos, depresses mentais e fsicas, esgotamento, melancolia, histeria, insnia de origem nervosa, apatia intelectual, perda de memria, irritabilidade. Alimento das clulas nervosas. - Enxaquecas por stress. - Anorexia / Bulimia. - Debilidade muscular, lombalgias. -Tiques, mialgias aps exerccio. - Alteraes cardacas do tipo nervoso, sensao de ansiedade com palpitaes. - Medida de apoio no tratamento das cardiopatias orgnicas, hemorragias, paresias, perda de fora em processos infecciosos, estados infecciosos e inflamatrios com secrees ftidas (antisptico interno). Os sintomas melhoram com uma actividade moderada e acentuam-se notavelmente com o esforo.

6. Kalium Sulfuricum
Sulfato de Potssio (K2SO4)

7. Magnesium Phosphoricum Fosfato de Magnsio (Mg HPO4 x 3H2O)

Encontra-se nas clulas da epiderme e nas clulas epiteliais da pele e mucosas, normalmente junto ao ferro, que se apoia na sua funo de transporte de oxignio na clula e servindo-se para activar o metabolismo celular. Indicaes: Em todos os processos patolgicos que no se manifestam, na integra (H. G. Jaedicke) - Para o terceiro estdio inflamatrio com secrees viscosas amareladas. - Inflamaes crnicas de todo o tipo, afeces cutneas descamativas psoriase, eczemas com exsudao amarelada. - Catarros de mucosa purulentos crnicos (nariz, ouvidos, faringe, brnquios, conjuntiva, etc.). - Asma, bronquite. - Catarros gastrointestinais, hepatite, nefrite. - Dor articular reumtica. - Doenas causadas por supresses mrbidas. - Em geral para a estimulao de todos os processos de eliminao e desintoxicao. O paciente apresenta um estado anmico dominado pela melancolia e ansiedade. Os sintomas acentuam-se ao entardecer e em habitaes quentes e fechadas; alivia e melhora em espaos abertos com ar puro e fresco.

um analgsico e anti-espasmdico bioqumico por excelncia. Ocupa o segundo lugar em importncia depois do potssio, entre os sais do organismo humano. Aproximadamente metade encontra-se no esqueleto, um tero no sistema muscular e o restante nos nervos, crebro, medula espinhal, hemcias, fgado e glndula tiride. O magnsio intervm em mltiplos processos enzimticos. Possui propriedades antitrombticas e anti-alrgicas e intervm sobre a excitabilidade neuromuscular e na funo cardaca (preveno de enfartes do miocrdio, entre outros). Diminui o metabolismo basal e reduz os nveis de colesterolemia. Indicaes: - Quadro espasmdicos de todo o tipo. - Clicas. - Clicas menstruais. - Algias, neuralgias em todo o corpo, sensao de opresso na regio cardaca e tendncia a migrnea (enxaqueca). - Cibras, tenso muscular essencialmente na cervical. - Tratamento nos quadros clnicos de clicas, flatulncia, meteorismo. - Problemas de dentio e tosse convulsa em crianas de pouca idade; diarreias aquosas acompanhadas de dor abdominal. Em casos de quadros espasmdicos e clicas que requerem um efeito rpido, recomendase dissolver 10 comprimidos de Magnesium phosphoricum num copo de gua quente e tomar um gole a cada 2 a 5 minutos. Todos os sintomas melhoram aplicando calor e exercendo uma presso; pioram com o frio.

8. Natrium Chloratum
Cloreto de Sdio (NaCl), Natrium Muriaticum

9. Natrium Phosphoricum
Fosfato de Sdio (Na2HPO4 x 12H2O)

De todos os sais sdicos do organismo, o natrium chloratum o que possui a mxima importncia biolgica. essencial. Localiza-se, a sua maior parte nas clulas, aproximadamente metade no lquido extracelular e outro tero nos ossos e tecidos cartilaginosos; no estmago e rins tambm existem concentraes intracelulares relativamente altas. O sdio regula o metabolismo hdrico, a presso osmtica (um adulto em zona de clima suave, com uma actividade fsica mdia requer entre 5 e 10 gramas dirias de cloreto de sdio para a regulao de presso osmtica) e o equilbrio cido-base, garante a excitabilidade muscular e nervosa (bomba sdio-potssio), estimula a neoformao celular e activa a hematopoiese. Indicaes: - Anemia, clorose, anorexia, perda de peso. - Reteno de lquidos, edemas. - Catarro das mucosas com secreo serosa, catarro gastrointestinal acompanhado de diarreia aquosa. - Hipoacidez. - Hipogalactia no puerprio. - Obstipao por atonia intestinal, hemorridas. - Sensao de formigueiro e entorpecimento das extremidades. Dor reumtica. - Cefaleias, migrnea, lacrimejamento, neurastenia, histeria e falta de iniciativa. - Erupes cutneas exsudativas. Tuberculinico, friorento, melanclico, depressivo, anorctico, isola-se, piora com o consolo; sonha com ladres. Os sintomas pioram pela manh, por sobre-esforo psquico e clima hmido e frio. Muita sede, apetncia por saladas. Piora por sobrecargas emocionais. Melhora com ar quente e seco e tambm com ar puro mas fresco.

Encontra-se muito distribudo pelo organismo: em clulas nervosas e nervos, nos msculos, nas hemcias e tecido conectivo. Mantm o cido rico em soluo para a sua eliminao atravs do rim. importante para a eliminao dos produtos metablicos. Desempenha tambm uma funo essencial no intercmbio de cido carbnico (efeito tampo) e no metabolismo do cido lctico que o organismo produz a partir do glucognio com o trabalho muscular. Indicaes: - Agente neutralizador de eficcia provada nas hiperacidoses de todos os tipos. - Tratamento de enfermidades agudas e crnicas (sobretudo em crianas) por transtornos metablicos, excesso de cido clordrico, pirose, vmitos cidos, diarreias de fermentao, no reumatismo, citica e gota. - Adenites, inflamaes oculares, amigdalites, faringites, gastrites com arrotos cidos, cistites, clculos renais e biliares. - Erupes cutneas com secrees amareladas de consistncia cremosa. - Acne menstrual. O movimento, dietas ricas em gordura e clima hmido e frio, causam um agravamento dos sintomas.

10

11

10. Natrium Sulfuricum


Sulfato de Sdio (Na2SO4)

11. Silicea
cido Silcico (SiO2 x H2O)

No se encontra tanto nas clulas, como nos lquidos tecidulares. Tem por misso descongestionar o organismo, eliminar as toxinas do metabolismo, desintoxicar o organismo e activar o fluxo biliar. Reduz a reabsoro de gua no intestino grosso. Indicaes: - Todas as enfermidades dos rgos de excreo (fgado, vescula biliar, rim, bexiga). - Erupes cutneas, feridas antigas, lceras exsudativas das pernas, edemas, micoses, molusco contagioso, infeces gripais e molstias reumticas. - Pacientes com sensao permanente de frio que tambm no gostam de entrar no calor da cama. Pessoas irritveis, indiferentes e depressivos. Os sintomas, que em muitos casos se apresentam periodicamente, so mais acentuados pela manh, em dias hmidos e em ambientes hmidos. As secrees so aquosas e de cor amarela-esverdeada.

essencial ao organismo como componente do tecido conectivo. importante para a constituio da pele e mucosas, para o crescimento das unhas, cabelos e ossos. Aumenta a capacidade de resistncia e a resistncia mecnica dos tecidos (cosmtico bioqumico). Os pulmes, gnglios linfticos e as glndulas supra-renais contm importantes quantidades de silicea. O silcio, como componente principal da silicea, depois do oxignio o segundo elemento mais frequente na crosta terrestre. Est relacionada de forma especial com o metabolismo clcareo. Intervm junto a outras substncias na assimilao do clcio contido nos alimentos. Activa a formao do colagnio (composto proteico estrutural) e estimula a actividade fagocitria importantes para a defesa do organismo frente s infeces, Indicaes: - Juntamente com o Calcium sulfuricum, o principal meio contra inflamaes agudas e crnicas supurativas de todo o tipo. - Casos de paredes vasculares distendidas (varizes, hemorridas, etc.), enfermidades das unhas e cabelos, ps de galinha, adenites e endurecimento ganglionar, processos de cicatrizao, fistulas sseas, cries, raquitismo. - Suores nocturnos. - Activa a reabsoro de hematomas e derrames. - Reduz os nveis sanguneos de cido rico. - Diabetes. Os sintomas pioram com o frio (tudo est gelado), ao entardecer, noite e em movimento. Melhoram com calor e cobrindo o paciente com roupa quente. As chamadas crianas silicea possuem um aspecto de velhos, muitas vezes com sinais de desnutrio; apresentam uma pele e uma musculatura frgeis. Quando atingem a idade adulta so pessoas pouco resistentes, depressivas e incapazes de ter um rendimento normal.

12

13

12. Calcium Sulfuricum


Sulfato de Clcio (CaSO4 x H2O), Calcarea Sulphurica

Pomadas Bioqumicas
1. Calcium Fluoratum
Fissuras cutneas, eczemas queratinizantes, fistulas purulentas, supuraes no sulco angular, quelides, varizes, sulco crural, hemorridas, hemangiomas benignos.

Encontra-se, entre outros rgos, no fgado e vescula biliar. Tal como a silicea, possui grande utilidade em todos os processos purulentos. Aumenta a coagulao sangunea (pode ser indicado na hemofilia, mas contra-indicado em medicamentos anti-coagulantes como a aspirina) e estimula o metabolismo. Indicaes: - Abcessos, furnculos, inflamaes do tecido conectivo. - Amigdalites purulentas, catarro bronquial purulento. - Cistites, nefrites. - Resfriados crnicos com afectao dos seios maxilares com secrees purulentas sanguinolentas ftidas. - Fistulas anais. - Reumatismo crnico. - Insnia, perda de memria e vertigens.

2. Calcium Phosphoricum
Erupes cutneas purulentas, tumefaco das glndulas linfticas, insuficincia funcional da coluna dorsal e lombar, derrames articulares, bursite, irritao do peristeo, torcicolos, atraso na consolidao de fracturas.

3. Ferrum Phosphoricum
Erupes cutneas pruriginosas, eczemas seborreicos, congestes dolorosas, contuses e fracturas sseas, feridas recentes, leses cervicais.

4. Kalium Chloratum
Erupes herpetiformes com inflamao vesicular, dermatose seca com escamas, bursite, verrugas nas mos, calos.

5. Kalium Phosphoricum
Urticria, alopecia circular, tinea (especialmente a forma infantil), neuralgias, astenia muscular, resduos paralticos ps-diftricos, apoplexia, poliomielite, atrofias musculares, fase inicial de gangrena.

6. Kalium Sulfuricum
Erupes nodulares, erupes pustulosas purulentas, prurido, pele seca e dura com sensao de queimadura, descamao excessiva, inflamao da plpebra, dores nas vrtebras cervicais e/ou dorsais e nos membros.

7. Magnesium Phosphoricum
Prurido (sobretudo nos idosos), psoriase (como teraputica complementar), neuralgias de localizao variada e dor penetrante.

14

15

8. Natrium Chloratum
Picadas de insectos, borbulhas (pontos negros), acne, eczema seborreico, vesculas labiais, fissuras anais, escoriaes infantis, endurecimento inflamatria das glndulas, dermatomicose com descamao branca, herpes zster.

Recomendaes Teraputicas
Acidez Gstrica
Natrium phsophoricum D6 Na hiperacidez 1 comprimido aps cada refeio Natrium chloratum D6 No dfice de cidos gstricos 1 comprimido 6 vezes ao dia antes das refeies.

9. Natrium Phosphoricum
Erupes vesiculares e pustulares com contedo amarelo, furunculose (na fase supurativa), acne rosceo, linfadenites do pescoo, fase inicial da mastite, erisipela traumtica.

Acne Juvenil 10. Natrium Sulfuricum


Erupes pustulosas, dermatoses de aparecimento primaveril, congelao (recente e/ou purulenta), calos, erisipela traumtica (com leve infiltrao), neuralgias. Natrium phosphoricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia durante um perodo de tempo prolongado. Silicea D6 Em pstulas purulentas 1 comprimido 5 vezes ao dia.

11. Silicea
Furnculos, eczemas hmidos das mos e ps, calos podais inflamados, inflamaes e supuraes, feridas de evoluo lenta.

Acufenos
Calcium fluoratum D6 + Silicea D6 1 comprimido 5 vezes ao dia a longo prazo.

Alteraes Cardacas Nervosas


Kalium phosphoricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia a longo prazo. Magnesium phosphoricum D6 Como tranquilizante em afeces cardacas mais intensas, palpitaes, etc 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 10 minutos.

Aftas (Inflamao da mucosa bucal, fungos)


Ferrum phosphoricum D6 1 comprimido a cada de hora. Kalium chloratum D6 Em mucosas com saburra de cor branco ou branco brilhante 1 comprimido a cada hora. Kalium phosphoricum D6 Em saburra com bordos de cor vermelha nas comissuras dos lbios, sem saburra lingual 1 comprimido a cada hora.

16

17

Natrium chloratum D6 Em buracos com pequenas vesculas nas comissuras dos lbios, sem saburra lingual 1 comprimido a cada hora.

Kalium chloratum D6 Amgdalas com placas brancas viscosas 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Alopecias
Natrium chloratum D6 + Silicea D6 + kalium phosphoricum D6 1 comprimido 4 vezes ao dia a longo prazo. Ferrum phosphoricum D6 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Anemia
Ferrum phosphoricum D12 + Calcium phosphoricum D6 2 comprimidos 3 vezes ao dia.

Anorexia
Kalium phosphoricum D6 Em transtornos psquicos nervosos 1 comprimido a cada 3 horas. Calcium phosphoricum D6 + Natrium chloratum D6 Em casos de debilidade geral, anemia, produo deficitria de sucos gstricos, nusea, vmitos 1 comprimido 3 vezes ao dia, respectivamente. Natrium phosphoricum D6 Em hiperacidez, pirose, gastralgia ps-prandial. Kalium chloratum D6 Em casos de afeces hepticas, lngua branco-escuro, bulimia 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Ambliopia
Kalium phosphoricum D6 Na debilidade nervosa geral 1 comprimido 3 vezes ao dia. Silicea D6 Em ambliopias que aparecem ao mnimo esforo 1 a 2 comprimidos 3 vezes ao dia a longo prazo. Natrium chloratum D6 Em lacrimejamento e dor ocular que aparece durante a leitura 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Amigdalites (recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Natrium phosphoricum D6 + Ferrum phosphoricum D6 Em casos agudos e crnicos 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 Nas amigdalites crnicas 1 comprimido diludo em gua quente 4 vezes ao dia a longo prazo. Silicea D12 Em amigdalites purulentas 1 comprimido a cada 2 horas. Calcium fluoratum D6 Em amgdalas endurecidas 1 comprimido 3 vezes ao dia a longo prazo. Ferrum phosphoricum D12 Amgdalas inchadas, duras e doridas 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Arteriosclerose (Calcificao das artrias)


Calcium fluoratum D6 o agente mais importante, devendo-se fazer tratamento a longo prazo 1 comprimido 3 vezes ao dia. Silicea D12 Impede a progresso da arteriosclerose 1 comprimido 3 vezes ao dia com tratamento a longo prazo. Magnesium phosphoricum D6 Na apario de molstias cardacas espasmdicas 1 comprimido 5 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6 Em estados de ansiedade, opresso cardaca, fases depressivas 1 comprimido ao dia.

18

19

Artropatias (Doenas das articulaes)


Silicea D12 Remdio bsico para a formao da cartilagem articular 5 comprimidos por dia. Ferrum phosphoricum D12 Em dores em geral que pioram com o movimento - 5 comprimidos por dia e ao fim de 7 dias acrescentar Kalium chloratum D6 5 comprimidos por dia. Kalium phsophoricum D6 Em caso de dores paralisantes que aparecem sobretudo ao levantar-se depois de estar algum tempo sentado, que melhoram com exerccio ligeiro mas pioram com esforo fsico. Calcium phosphoricum D6 Em casos de dores com sensao de calor ou frio que piora de noite. Magnesium phosphoricum D6 Em casos de dor que afecta subitamente a articulao e que mudam depois de lugar (acima ou ao lado da articulao). Kalium sulfuricum D6 Em casos de dores que pioram com calor e de noite, mas aliviam com o frio. Natrium phosphoricum D6 + Silicea D12 Em casos de gota com dores provocadas por depsitos de cido rico no dedo grande do p (articulao vermelha, inchada, dorida) 2 comprimidos de cada, alternadamente. Kalium chloratum D6 Em casos de sinovite da articulao da rtula (bursite prerotular), com dores de tenso ao fazer flexo, dores de presso e edema da rtula. Natrium sulfuricum D6 Em casos de doenas reumticas que pioram sempre com tempo hmido. Magnesium phosphoricum D6 No ataque, frequentemente em relao com dor abdominal espasmdica 1 comprimido a cada 5 minutos. Kalium phosphoricum D6 No estdio entre ataques 1 comprimido a cada 2 horas. Kalium chloratum D6 Em casos com secreo branca muito viscosa e sensao de opresso cardiopulmonar, durante o ataque 1 comprimido a cada 15 minutos para depois passar a kalium phosphoricum D6 + magnesium phosphoricum D6. Natrium sulfuricum D6 Em tempos hmidos 1 comprimido a cada hora. Calcium fluoratum D6 Em casos de dispneia intensa e enfisema, expectorao difcil de pequenos agregados de muco amarelo. Tambm em combinao com silicea D6 para o fortalecimento do tecido pulmonar atmico 1 comprimido a cada 3 horas. Kalium sulfuricum D6 Em ataques vespertinos e nocturnos bem como depois das refeies 1 comprimido a cada 5 minutos, passando depois a kalium phosphoricum D6 e magnesium phosphoricum D6 1 comprimido a cada 2 horas.

Atonia Intestinal (Ver em obstipao) Aumento do Sistema Imunitrio


Ferrum phosphoricum D12 2 comprimidos 3 vezes ao dia (crianas: 1 comprimido), durante 4 semanas; depois tomar mais 4 semanas magnesium phosphoricum D6 2 comprimidos 3 vezes ao dia (crianas: 1 comprimido); depois continuar com kalium sulfuricum D6 2 comprimidos 3 vezes ao dia (crianas: 1 comprimido).

Asma Brnquica
Kalium phosphoricum D6 No ataque, em pacientes com nervosismo como sinal dominante 1 comprimido a cada 5 minutos. Aps melhora 1 comprimido a cada 2 horas.

Blefarites
Ferrum phosphoricum D12 Em inflamaes e eritemas extensos 1 comprimido 5 vezes ao dia.

20

21

Natrium phosphoricum D6 Em aderncia das plpebras 1 comprimido 5 vezes ao dia. Em caso de necessidade, alternar com o preparado seguinte. Silicea D12 Em crostas purulentas nas plpebras 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Ferrum phosphoricum D12 A seguir ao desaparecimento da dor, para prevenir o desenvolvimento de uma colecistite 1 comprimido a cada hora.

Calosidades
Calcium fluoratum D6 + Silicea D6 1 comprimido a cada 2 horas.

Bcio
Magnesium phosphoricum D6 1 comprimido dissolvido em gua quente 5 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Em bcios nodulares, duros 1 comprimido 3 vezes ao dia a longo prazo, junto com o tratamento com pomada.

Cataratas (Recomenda-se efectuar um diagnstico em profundidade)


Kalium phosphoricum D6 Como complemento ao resto das medidas teraputicas, sempre em funo das caractersticas individuais de cada caso.

Bronquite
Ferrum phosphoricum D12 Anti-inflamatrio principal 1 comprimido a cada hora. Kalium chloratum D6 Depois do agente precedente se aparece sudao 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em tosse espasmdica intensa 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5 minutos.

Catarro Farngeo (Ver em faringite) Catarro Gstrico (Ver em gastrite) Catarro Vesical (Cistite) (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)
Ferrum phosphoricum D12 No primeiro estdio inflamatrio, com dor, febre e mico urgente 1 comprimido a cada de hora. Kalium chloratum D6 + Silicea D12 No segundo estdio inflamatrio, geralmente crnico; a urina escura, turva e contm muco espesso de cor clara 1 comprimido a cada 2 horas. Magnesium phosphoricum D6 Em reteno de urina e espasmos da musculatura vesical 1 comprimido diludo em gua quente a cada de hora.

Cibra dos Escritores (Ver em espasmos) Cibra dos Gmeos (Ver em espasmos) Clculos Biliares (Ver tambm Colecistite)
Natrium sulfuricum D6 No estdio entre ataques. Natrium phosphoricum D6 Durante 3 a 4 dias com intervalos de 3 semanas 1 comprimido 3 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em clicas biliares e espasmos 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5-10 minutos.

Cefaleias
As cefaleias e cefalalgias podem ser um sintoma das mais diversas enfermidades bsicas ou adjacentes, mas tambm podem aparecer de forma isolada. O termo mignea utiliza-se para definir uma cefaleia hemicranial muito intensa que se apresenta em forma de crises, frequentemente acompanhada de vmitos, e que se acentua com os efeitos da luz e do rudo.

22

23

Ferrum phosphoricum D12 Em dores opressivas com congestionamento da cabea, vertigem, frequentemente acompanhada de vmitos e transtornos visuais 1 comprimido a cada de hora. Kalium phosphoricum D6 Em cefaleias de etiologia nervosa com irritabilidade, insnia e que aparecem como consequncia de uma situao de stress e aborrecimento 1 comprimido a cada de hora. Natrium chloratum D6 Depois de enfermidades consecutivas e transtornos do sono, cefaleias desde de manh at noite, e tambm em raparigas na adolescncia 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em cefaleias criticas, espasmdicas, tenebrantes (dor que produz a sensao de uma broca a penetrar nos tecidos), sobre toda a regio occipital, com um claro diante dos olhos 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Silicea D12 Especialmente indicado depois de um sobre esforo intelectual ou na cefaleia escolar, em pessoas hipersensveis e debilitadas 1 comprimido a cada hora. Natrium sulfuricum D6 Em cefaleias acompanhadas de transtornos digestivos e cefaleias que pioram com o movimento e a exposio luz 1 comprimido a cada hora. Natrium phosphoricum D6 Aps um consumo excessivo de lcool com nuseas e arrotos cidos 1 comprimido a cada hora.

Calcium phosphoricum D6 Em dores nocturnas, parastsicas em toda a regio da coxa 1 comprimido 3 vezes ao dia. Silicea D6 Em casos crnicos 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Colecistite
Natrium sulfuricum D6 + Ferrum phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora. Kalium phosphoricum D6 Em quadros com febre crescente 1 comprimido a cada hora. Kalium chloratum D6 Depois da fase aguda 1 comprimido a cada hora.

Clicas
Magnesium phosphoricum D6 Para o tratamento sintomtico em geral 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora.

Comedes (Ver em acne) Conjuntivite


Ferrum phosphoricum D12 Anti-inflamatrio principal na secreo purulenta de muco branco 1 comprimido a cada de hora. Kalium chloratum D6 Em caso de lacrimejamento muito intenso e secrees de muco fluido, claro, abundante, assim como em casos de fotosensibilidade 1 comprimido a cada de hora. Natrium chloratum D6 1 comprimido a cada de hora. Natrium sulfuricum D6 Em crianas com pus amarelo-esverdeado e vesculas na conjuntiva 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Citica
Kalium phosphoricum D6 Em casos agudos 1 comprimido a cada de hora at ao final da dor. Magnesium phosphoricum D6 Em dores do tipo espasmdico que melhoram com o calor 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora.

24

25

Silicea D12 Na supurao amarela viscosa persistente 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Dentio Infantil
Calcium phosphoricum D6 + Calcium fluoratum D6 Para activar a erupo dental 1 comprimido 3 vezes ao dia. Ferrum phosphoricum D12 Em molstias febris da dentio 1 comprimido 6 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em inflamaes dolorosas 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada hora. Calcium fluoratum D6 Refora o esmalte e protege as cries, ainda que haja predisposio hereditrias 1 a 2 comprimidos por dia.

Comoo Cerebral
Ferrum phosphoricum D12 + Kalium phosphoricum D6 Como tratamento de apoio e como tratamento de manuteno em quadros febris, sobretudo em casos de perda de sensibilidade 1 comprimido a cada hora. Natrium sulfuricum D6 Em perdas permanente da capacidade intelectual 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em transtornos visuais permanentes 1 comprimido a cada hora.

Contuses (Ver em traumatismos) Constipao Comum


Ferrum phosphoricum D12 Antes dos primeiros sintomas de constipao 1 comprimido a cada de hora. Natrium chloratum D6 Em constipaes com secreo nasal serosa irritativa 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em constipaes com crises de espirros frequentes 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Kalium sulfuricum D6 Em casos de obstruo nasal 1 comprimido a cada hora. Silicea D12 Em constipaes crnicas, corizas secas com nariz irritado 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Desmame Medicamentoso
Natrium sulfuricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Depresso, Melancolia, Tristeza


Kalium phosphoricum D6 Em caso de depresso aps esgotamento; caso em 2 semanas este sal no tiver resultados substituir por kalium sulfuricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia. Natrium chloratum D6 Em casos de depresso com tendncia ao choro 1 comprimido 6 vezes ao dia. Natrium sulfuricum D6 Em casos de depresso ou melancolia que aparecem depois de leses da cabea e coluna 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Diarreia
Ferrum phosphoricum D12 + Kalium chloratum D6 Em fezes claras, mucosanguinolentas e pastosas 1 comprimido a cada de hora.

Crosta Lctea
Natrium phosphoricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

26

27

Kalium phosphoricum D6 Em tenesmo sem deposio com dor tipo clica, sensao de ardor intestinal, diarreia de odor ftido 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em deposies liquidas com dor abdominal tipo clica que melhora aplicando calor e adoptando uma postura de flexo 1 comprimido a cada de hora. Natrium chloratum D6 Em diarreia muco-serosa incontinente que provoca irritao na regio anal, alternando eventualmente com obstipao 1 comprimido a cada de hora. Natrium phosphoricum D6 Em deposies de odor agre, sobretudo em crianas pequenos com saburra lingual amarelada 1 comprimido a cada hora. Natrium sulfuricum D6 Em diarreia crnica que obriga a levantar-se de madrugada e que piora com tempo hmido 1 comprimido a cada hora. Silicea D12 Em formas purulentas 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Em casos de gengivas com rebordo vermelho e hemorragias 1 comprimido 6 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Para reforar as gengivas em caso de paradontopatia 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Eczemas (Erupes Cutneas)


Calcium phosphoricum D6 + Natrium chloratum D6 Em erupes cutneas secas 1 comprimido a cada 2 horas. Kalium chloratum D6 Em erupes cutneas exsudativas 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Em gretas, fissuras, formao de crostas, pele seca 1 comprimido 3 vezes ao dia. Natrium chloratum D6 Pomada Em eczemas seborreicos em zonas sebosas (cara, peito, tronco, regio genital).

Dismenorreia
Magnesium phosphoricum D6 Alguns dias antes e durante a menstruao 1 comprimido 6 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6 +Magnesium phosphoricum D6 Em mulheres plidas, chorosas e excitadas 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Edemas das Pernas


Natrium sulfuricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Enjoos
Natrium chloratum D6 Como medida de preveno: 1 comprimido a cada 2 horas. Durante a viagem: 1 comprimido a cada hora. Em casos agudos: 1 comprimido a cada 5 minutos. Natrium phosphoricum D6 Dada a variedade de reaces individuais dos afectados, este pode tambm ser um preparado de seleco: Como medida de preveno: 1 comprimido a cada 2 horas. Durante a viagem: 1 comprimido a cada hora. Em casos agudos: 1 comprimido a cada 5 minutos.

Dispepsia (Sensao de plenitude, flatos, meteorismo)


Natrium phosphoricum D6 Em caso de sensao de plenitude depois de comidas pesadas, gordurosas e tomadas tarde noite 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Doenas das Gengivas (Gengivopatias, gengivite, paradontopatia)


Calcium phosphoricum D6 Em casos de gengivas plidas e sensveis 1 comprimido 6 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6

28

29

Enurese Nocturna
Natrium sulfuricum D6 + Kalium phosphoricum D6 Em casos de debilidade nervosa ou paralisia da musculatura vesical 1 comprimido 5 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Em idosos (prostticos) 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Em ambos os casos 1 comprimido 3 vezes ao dia. Natrium sulfuricum D6 De uma maneira geral para a mico involuntria. Ferrum phosphoricum D12 Em caso de transtorno orgnico do esfncter da bexiga.

Em hemorragias de sangue espesso, viscoso e de cor escura 1 comprimido 6 vezes ao dia. Natrium chloratum D6 Em caso de falta de coagulao (hipo-coagulao) 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Eructao / Arrotos
Natrium phosphoricum D6 Em arrotos cidos, sobretudo aps a ingesto de alimentos ricos em gorduras 1 comprimido 4 vezes ao dia. Natrium sulfuricum D6 Em arrotos amargos 1 comprimido 4 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em arrotos que no proporcionam alivio acompanhados de dor abdominal intensa 1 comprimido 4 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Em arrotos cidos e sensao de ardor no esfago 1 comprimido 4 vezes ao dia.

Epilepsia
Kalium chloratum D6 Como tratamento de apoio da epilepsia 1 comprimido 5 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em quadros com tendncia convulsiva muito acentuada 1 comprimido 5 vezes ao dia. Ferrum phosphoricum D12 Em casos de ataques eminentes 1 comprimido a cada 5 minutos. Calcium phosphoricum D6 Como medida de apoio em casos de grande prostrao 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Erupo Vesicular (Boca e Lbios)


Natrium chloratum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Erupes Cutneas (Ver em eczemas) Entorses, Distenses (Ver em traumatismos) Espasmos


Magnesium phosphoricum D6 Em todas as manifestaes espasmdicas 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5 minutos. Silicea D12 Em espasmos nocturnos, aps um susto ou em estados de grande excitao, sobretudo em cibras dos gmeos e plantas dos ps 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Epistaxis (Se for persistente, recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Kalium phosphoricum D6 Em crianas, idosos e pessoas debilitadas 1 comprimido 6 vezes ao dia. Kalium chloratum D6

30

31

Calcium phosphoricum D6 Principalmente na dentio, mas tambm em pessoas anmicas debilitadas com sensao de frio e entumecimento; tambm alternando com magnesium phosphoricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Kalium phosphoricum D6 Em casos de afectao intensa das amgdalas 1 comprimido a cada 5 minutos. Kalium phophoricum D6 + Calcium phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora.

Espasmos Faciais (Tiques)


Natrium phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora.

Febre (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 Em febre inicial 1 comprimido a cada de hora adicionalmente. Kalium phosphoricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Estados de Esgotamento
Kalium phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em casos de inquietude interna, cansao, depresses 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Febre dos Fenos


Natrium chloratum D6 + Ferrum phosphoricum D12 1 comprimido a cada de hora. Para a preveno (profilaxia) ambos preparados simultaneamente 1 comprimido 3 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Como tratamento intermdio em crises de espirros e estados asmticos 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora.

Estados de Ansiedade
Kalium phosphoricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Estados Depressivos
Kalium phosphoricum D6 Em perda de memria, abatimento, angustia, choro. Esgotamento psquico geral 1 comprimido a cada hora.

Feridas (Ver em queimaduras e traumatismos) Fissuras Anais


Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 1 comprimido 3 vezes ao dia, respectivamente.

Estomatite Ulcerosa (Ver em aftas) Escoriaes em Crianas Pequenas (para uso interno)
Natrium chloratum D6 / Natrium phosphoricum D6 1 comprimido a cada 2 horas.

Frieiras
Kalium phosphoricum D6 + Natrium muriaticum D6 1 comprimido a cada hora Silicea D12 Para a preveno de uma supurao 1 comprimido a cada 2 horas.

Faringite
Ferrum phosphoricum D12 Antes dos primeiros sintomas 1 comprimido a cada 5 minutos. Calcium phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora.

32

33

Flatulncia
Natrium sulfuricum D6 + Calcium fluoratum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em clicas flatulentas 1 comprimido dissolvido em gua quente, beber 1 golo a cada 5 minutos.

Gastrite
Ferrum phosphoricum D6 No estdio agudo com dor aps comer, sobretudo quando se acompanha de febre 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 Em dores espasmdicas que obrigam a adoptar uma postura de flexo, em gastrites associadas a nuseas e vmitos, tambm em diarreias 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5 minutos. Natrium phosphoricum D6 Em casos de hiperacidez, eructos cidos, vmitos e pirose, averso s gorduras 1 comprimido a cada hora. Kalium sulfuricum D6 Em gastrites crnicas com dor e sensao de peso na regio heptica 1 comprimido 5 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Como agente imediato, sobretudo nos quadros associados dor depois de ingerir alimentos ou bebidas frias, inclusive em quantidades mnimas e em acumulao de gases no estmago 1 comprimido 4 vezes ao dia.

Fotofobia
Natrium chloratum D6 De modo geral para fotosensibilidade inofensiva sem outros sintomas 1 comprimido 5 vezes ao dia. Kalium phsophoricum D6 Depois de um esforo excessivo dos olhos 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Fungos das Unhas (Onicomicoses)


Calcium fluoratum D6 Pomada Aplicar 2 a 4 vezes ao dia.

Furnculos
Ferrum phosphoricum D12 1 comprimido a cada de hora. Silicea D12 Acelera a supurao, o estdio do furnculo e a regenerao tecidular 1 comprimido a cada hora. Calcium phosphoricum D6 Em processos de cicatrizao lentos, e tambm aps a abertura do ponto de pus 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Quando o foco de inflamao no diminui, em feridas com bordos duros 1 comprimido 3 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6 Em pus ftido e em mltiplos furnculos 1 comprimido a cada de hora.

Gota
Ferrum phosphoricum D12 + Kalium chloratum D6 Durante o ataque de gota com febre 1 comprimido a cada de hora. Natrium phosphoricum D6 Em ataques de gota sem febre 1 comprimido a cada de hora. Silicea D12 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Em casos crnicos, tambm em patologia bioclimtica 1 comprimido 3 vezes ao dia. Slicea D12 + Calcium fluoratum D6 Em tofos gotosos 1 comprimido 3 vezes ao dia.

34

35

Hematomas
Ferrum phosphoricum D12 No estado inicial 1 comprimido a cada hora. Kalium chloratum D6 1 comprimido a cada 2 horas.

5 comprimidos por dia.

Hipertenso
Calcium fluoratum D6 No aumento da presso arterial de base arteriosclertica 1 comprimido 6 vezes ao dia. Natrium phosphoricum D6 No aumento da presso arterial.

Hemorridas
Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 1 comprimido 3 vezes ao dia. Ferrum phosphoricum D12 Em ndulos hemorroidais inflamados 1 comprimido a cada hora. Magenesium phosphoricum D6 Em hemorridas dolorosas no inflamadas, em espasmos do esfncter anal 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Kalium phosphoricum D6 Em hemorridas com prurido e ardor intensos 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Hipotenso
Ferrum phosphoricum D12 Na diminuio da presso arterial 2 comprimidos 6 vezes ao dia.

Incontinncia Espontnea, ao Tossir, Espirrar, por Presso


Natrium chloratum D6 1 comprimido a cada hora.

Infeco Gripal
Em geral, a infeco gripal caracteriza-se por um estado febril de curta durao que apresenta grande similitude com uma gripe propriamente dita enfermidade infecciosa febril aguda (influenza). Os preparados recomendados no tratamento da infeco gripal devem ser considerados unicamente como medidas teraputicas de apoio no tratamento da gripe genuna. Ferrum phosphoricum D12 Para o primeiro estdio 1 comprimido a cada 10 minutos. Kalium phosphoricum D6 Para o tratamento de manuteno 1 comprimido a cada hora. Kalium chloratum D6 Depois de ter superado o ponto culminante do ponto infeccioso 1 comprimido a cada 2 horas.

Herpes (Exantema vesicular)


Kalium chloratum D6 Vesculas com contedo aquoso amarelado 1 comprimido 5 vezes ao dia. Natrium sulfuricum D6 Vesculas com contedo amarelo escuro 1 comprimido 5 vezes ao dia. Natrium phosphoricum D6 Vesculas com contedo purulento denso de cor amarela. Caso no haja melhoria tomar silicea D12 - 1 comprimido 5 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Vesculas com contedo branco denso 1 comprimido 5 vezes ao dia. Natrium chloratum D6 Vesculas com contedo claro 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Inflamao da Mucosa Bucal (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 1 comprimido a cada de hora; adicionalmente gargarejos bocais cada hora com uma soluo de 3 comprimidos do preparado dissolvido em gua tpida.

Hiperactividade
Kalium phosphoricum D6

36

37

Kalium phosphoricum D6 Em casos de halitose bucal 2 comprimidos a cada de hora e gargarejos bocais a cada hora com uma soluo de 3 comprimidos do preparado dissolvido em gua tpida.

Para tratamento posterior: aplicar durante 2 a 3 semanas e parar. De seguida tomar 1 comprimido 5 vezes ao dia de natrium chloratum D6.

Laringite
Kalium sulfuricum D6 1 comprimido a cada hora. Ferrum phosphoricum D12 Em esforos das cordas vocais e em dores de garganta 1 comprimido a cada hora. Kalium phosphoricum D6 Em esgotamento nervoso e paralisia das cordas vocais 1 comprimido a cada hora.

Inflamao da Lngua
Ferrum phosphoricum D12 Em caso da lngua inchada e de cor vermelha escura 1 comprimido 6 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Em caso de revestimento duro na lngua 1 comprimido 6 vezes ao dia. Kalium chloratum D6 Em caso de inflamao com revestimento branco viscoso 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Leses do Disco Intervertebral


Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 Em ambos os casos 1 comprimido 3 vezes ao dia a longo prazo.

Insnias
Kalium phosphoricum D6 Na insnia de causa nervosa 1 comprimido 6 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em pacientes de grande excitabilidade, palpitaes 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Silicea D12 Quando uma corrente de pensamento intensos impede de conciliar o sono 1 comprimido 3 vezes ao dia. Ferrum phosphoricum D12 Na congesto cranial, cefaleias, tambm no climatrio 1 comprimido a cada hora.

Lumbago
Ferrum phosphoricum D12 Como preparado de seleco perante os primeiros sintomas 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 Em lumbagos com dor intensa 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5 minutos. Kalium phosphoricum D6 Lumbagos em idosos 1 comprimido a cada hora.

Lombalgias na Mulher
Magnesium phosphoricum D6 junto ao tratamento especifico + Kalium phosphoricum D6 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada hora.

Lbios Secos e Gretados


Calcium fluoratum D6 Pomada Em casos de lbios secos e endurecidos; aplicar a pomada entre 3 a 10 dias; se continuar a haver endurecimento, prolongar o tempo. Natrium chloratum D6 Pomada

Manifestaes Parestsicas (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Kalium phosphoricum D6 1 comprimido 5 vezes ao dia.

38

39

1 comprimido 3 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 1 comprimido dissolvido em gua quente 5 vezes ao dia.

Mastites em Mes Lactentes


Ferrum phosphoricum D12 + Natrium phosphoricum D6 Ferrum nos primeiros sintomas de inflamao e tumefaco para preveno da supurao. 1 comprimido a cada de hora. Silicea D12 Antes dos primeiros sintomas de supurao 1 comprimido 5 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6 Em febre 1 comprimido a cada hora. Calcium fluoratum D6 Para abrandar as bordas duras do foco de pus 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Nervosismo, Esgotamento Nervoso (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Kalium phosphoricum D6 + Calcium phosphoricum D6 Kalium para o tratamento sintomtico. 1 comprimido 5 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em neuralgias de natureza espasmdica 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Silicea D12 Em estados de grande debilidade geral, hipersensibilidade e estados de angstia 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Nevralgia Facial
Magnesium phosphoricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Migrnea (Ver em cefaleias) Miopatias (Doenas musculares)


Magnesium phosphoricum D6 + Ferrum phosphoricum D12 Em casos de dores tipo agulha depois de um grande esforo 1 comprimido de cada sal, alternado, 6 vezes ao dia. Magnesium phosphoricum D6 Em caso de tenso e espasmos musculares (cibras) 1 comprimido 6 vezes ao dia. Kalium phosphoricum D6 Em casos de espasmos depois de um esforo excessivo 1 comprimido 6 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Em casos em que os espasmos musculares no reagem ao magnsio 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Obesidade, Frmula
Kalium phosphoricum D6 - Antes do pequeno-almoo, 3 comprimidos. Natrium phosphoricum D6 Antes do almoo, 3 comprimidos. Natrium sulfuricum D6 Antes do jantar, 3 comprimidos.

Obstipao
Calcium fluoratum D6 Em casos de leso intestinal e em hemorridas 1 comprimido a cada hora. Ferrum phosphoricum D12 Em casos da funo intestinal estar reduzida com sensao de calor no recto, em lombalgias e na congesto na cabea 1 comprimido a cada hora. Calcium phosphoricum D6 Na debilidade generalizada de idosos 1 comprimido a cada hora. Kalium sulfuricum D6 Em sensao de plenitude intensa 1 comprimido a cada hora. Silicea D12

Miosclerose
Calcium fluoratum D6

40

41

Em tenesmo sem deposio 1 comprimido a cada hora.

Silicea D12 Em caso de formao de pus 1 comprimido 5 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Com fins curativos 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Odontalgias
Ferrum phosphoricum D12 Quando no existem indicaes odontolgicas, por exemplo, odontalgias depois de uma constipao 1 comprimido a cada de hora.

Perda de Memria Olhos de Galo (Inchados)


Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 1 comprimido a cada 2 horas. Kalium phosphoricum D6 1 comprimido a cada hora. Calcium fluoratum D6 Em falhas de memria de etiologia arteriosclertica 1 comprimido 3 vezes ao dia. Cabe a possibilidade de combinar ou alternar ambos os preparados.

Osteopatia (Doenas dos ossos)


Silicea D12 Periostite (inflamao do peristeo anterior e mdio da tbia) 1 comprimido 5 vezes ao dia. Calcium phosphoricum D6 Dores de crescimento nas crianas 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Picadas de Insectos
Natrium chloratum D6 Dissolver 5 a 10 comprimidos em gua morna e aplicar sobre a regio afectada.

Otalgias (Dores de ouvidos)


Ferrum phosphoricum D12 Em caso de dor, endurecimento do ouvido e reduo da capacidade auditiva 1 comprimido de hora a hora at melhoria dos sintomas. Silicea D12 Quando o conducto externo auditivo est inflamado 1 comprimido de hora a hora at melhoria dos sintomas. Kalium sulfuricum D6 Quando o conducto auditivo secreta liquido amarelado 1 comprimido de hora a hora at melhoria dos sintomas. Kalium chloratum D6 Em caso de sensao de presso no ouvido interno 1 comprimido de hora a hora at melhoria dos sintomas.

Pirose (Azia)
Natrium phosphoricum D6 2 comprimidos em caso de necessidade. Magnesium phosphoricum D6 Em sintomas de tipo espasmdico 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada hora.

Problemas das Lactantes


Calcium phosphoricum D6 Em casos de produo escassa de leite 1 comprimido 5 vezes ao dia. Natrium sulfuricum D6 Em caso de produo excessiva de leite 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Prurido Panarcio (Inflamao flegmonosa situada perto das unhas)


Ferrum phosphoricum D12 No estado inicial da inflamao 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 Sempre que este sintoma no se deva a outra enfermidade definida (ictercia, diabetes mellitus, etc.) 1 comprimido a cada hora.

42

43

Calcium phosphoricum D6 Em casos de prurido senil 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 Em pele seca e spera 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Magnesium phosphoricum D6 Como tratamento intermdio quando a dor particularmente intensa 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 10 minutos. Calcium phosphoricum D6 Em reumatismo articular crnico e como tratamento de manuteno 1 comprimido 5 vezes ao dia a longo prazo.

Prurido Anal
Calcium fluoratum D6 + Ferrum phosphoricum D12 1 comprimido a cada 2 horas, respectivamente.

Reumatismo Muscular
Ferrum phosphoricum D12 + Kalium chloratum D6 Em dores musculares ao movimentar-se 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em dores musculares migratrias, com sensao de uma broca a penetrar os tecidos 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Calcium phosphoricum D6 Em dores musculares associadas a sensao de entumecimento, frio, um formigueiro que se acentua pela noite e em repouso 1 comprimido 5 vezes ao dia.

Psorase
Magnesium phosphoricum D6 Antes do pequeno-almoo, 2 comprimidos. Calcium phosphoricum D6 Antes do almoo, 2 comprimidos. Kalium sulfuricum D6 Antes do jantar, 2 comprimidos.

Queimaduras (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 Para uso interno de queimaduras de 1 grau 1 comprimido a cada de hora. Natrium chloratum D6 + Ferrum phosphoricum D12 Em casos de formao de bolhas 1 comprimido a cada hora. Silicea D12 Em feridas por queimaduras supuradas 1 comprimido a cada 2 horas.

Rouquido
Kalium chloratum D6 + Kalium sulfuricum D6 Kalium chloratum em rouquides associadas a laringites. 1 comprimido a cada hora. Ferrum phosphoricum D12 Em esforo das cordas vocais e em dores de garganta 1 comprimido a cada hora. Kalium phosphoricum D6 Em esgotamento nervoso e paralisia das cordas vocais 1 comprimido a cada hora.

Reumatismo Reumatismo Articular


Ferrum phosphoricum D12 Nas fases inicias, sobretudo em estados febris 1 comprimido a cada de hora. Kalium sulfuricum D6 Em dores migratrias que pioram pela noite 1 comprimido a cada hora.

Sensao de Bolo Farngeo (N na garganta)


Magnesium phosphoricum D6 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora.

Sufocos da Menopausa (Ver tambm transtornos do climatrio)


Ferrum phosphoricum D12

44

45

1 comprimido 5 vezes ao dia a longo prazo.

Em secrees espessas de cor branca 1 comprimido a cada hora. Calcium phosphoricum D6 Em secrees de aspecto similar a clara de ovo, sobretudo em crianas debilitadas 1 comprimido a cada hora. Kalium sulfuricum D6 Em secrees viscosos amarelados 1 comprimido a cada hora. Kalium phosphoricum D6 Em geral, em todos os casos de grande prostrao e sintomas nervosos 1 comprimido a cada hora.

Surdez
Silicea D12 + Calcium fluoratum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Supuraes
Silicea D12 Em supuraes de todo o tipo como apoio a outras medidas em casos agudos 1 comprimido a cada 5 minutos. Em casos crnicos 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Tosse
Ferrum phosphoricum D12 No estado inicial 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 Na crise de tosse espasmdica nocturna sem expectorao 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 10 minutos. Kalium chloratum D6 Em secrees filamentosos de difcil expectorao com sensao de opresso na regio cardio-pulmonar 1 comprimido a cada hora. Natrium sulfuricum D6 Em tosse com secrees verdes e viscosos 1 comprimido a cada hora.

Transtornos do Climatrio
Ferrum phosphoricumD12+Magnesium phosphoricumD6 1 comprimido 6 vezes ao dia (magnesium phosphoricum dissolvido em gua quente).

Transtornos Menstruais
Magnesium phosphoricum D6 Em dores durante o perodo menstrual, lombalgias 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada 5 minutos. Magnesium phosphoricum D6 Como medida preventiva, 6 dias antes da menstruao 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada hora.

Tosse Convulsa (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 Como medida de apoio do tratamento habitual nestes casos ou perante o aparecimento dos primeiros sintomas, inclusive perante a simples suspeita 1 comprimido a cada de hora. Magnesium phosphoricum D6 1 comprimido dissolvido em gua quente a cada de hora. Os seguintes preparados podem estar indicados de forma adicional em funo da consistncia da expectorao: Kalium chloratum D6

Traumatismos (Contuses, entorses, distenses, leses contusas e incisas, hematomas)


Ferrum phosphoricum D12 Para uso interno: em todos os traumatismos recentes, hematomas, etc. 1 comprimido a cada de hora. Kalium chloratum D6 Em tumefaces de partes moles 1 comprimido a cada hora. Calcium phosphoricum D6 Para estimular a formao de consolidao nas fracturas 1 comprimido 3 vezes ao dia.

46

47

Calcium fluoratum D6 1 comprimido 3 vezes ao dia.

Vertigo (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 Em vertigos com congesto cranial 1 comprimido a cada 2 horas. Calcium phosphoricum D6 Em idosos com isquemia cerebral 1 comprimido a cada 2 horas. Kalium phosphoricumD6 + Magnesium phosphoricum D6 Kalium phosphoricum Em vertigos de causa nervosa e em estados de debilidade. 1 comprimido dissolvido em gua quente 4 vezes ao dia.

Treolho
Silicea D12 + Calcium fluoratum D6 1 comprimido a cada 2 horas. Natrium phosphoricum D6 Em crianas escrofulosas 1 comprimido a cada 2 horas.

lceras das Pernas


Calcium fluoratum D6 + Natrium sulfuricum D6 1 comprimido a cada hora. Silicea D12 Em lceras supuradas das pernas 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Vmitos (Recomenda-se efectuar um estudo diagnstico em profundidade)


Ferrum phosphoricum D12 Em vmitos cidos, tambm em mulheres gestantes 1 comprimido a cada de hora. Natrium sulfuricum D6 Em vmitos biliosos 1 comprimido a cada hora. Natrium chloratum D6 Em vmitos mucoserosos 1 comprimido a cada de hora. Natrium phosphoricum D6 Em vmitos de liquido cido (tambm em crianas) em enjoos 1 comprimido a cada hora. Magnesium phosphoricum D6 Em vmitos espasmdicos, tambm em enjoos 1 comprimido a cada de hora. Calcium phosphoricum D6 Em vmitos depois da ingesto de bebidas frias e gelados (crianas); principal agente antiemtico na gravidez 1 comprimido a cada de hora.

Unhas Frgeis e Quebradias


Silicea D12 1 comprimido 3 vezes ao dia durante 2 a 3 meses aproximadamente.

Urticria
Kalium phosphoricum D6 + Natrium chloratum D6 Numa primeira fase de tratamento 1 comprimido a cada 10 minutos, posteriormente, 1 comprimido 3 vezes ao dia. Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 1 comprimido 3 vezes ao dia a longo prazo. Ferrum phosphoricum D12 Em hemorragias varicosas e flebites 1 comprimido a cada 5 minutos.

Varizes
Calcium fluoratum D6 + Silicea D12 5 comprimidos por dia.

Vmitos da Gravidez
Calcium phosphoricum D6 1 comprimido 6 vezes ao dia.

Verrugas
Kalium chloratum D6 + Natrium chloratum D6 1 comprimido 3 vezes ao dia.

48

49

Repertrio Clnico
Agorafobia Primeiro remdio em casos graves. Tratamentos a longo prazo. Alopecia Localizada. Generalizada, vrias zonas. Generalizada, varias zonas, cabelo frgil e pontas abertas. Amigdalites Garganta irritada, inchada e avermelhada. Revestimento branco nas amgdalas. Sal alternativo em casos graves. Ansiedade Inquietude, fobias. Ansiedade antes dos exames Insnia, agitao, falta de concentrao, taquicardia, tremores antes dos exames. Apatia Devido a enfermidade, sem nenhuma causa. Ardor no estmago Sintomas de refluxo cido. Secura da garganta, quando o Natrium phosphoricum no ajuda. Estimula a cura da membrana mucosa junto com uma lngua amarela. Bronquite, tosse Se se vomita blis. Se se vomitam mucosidades aquosas transparentes. Com a tosse, saem mucosidades brancas. Dor de cabea intensa e repentina.

Kalium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium chloratum Silicea

Em pessoas plidas irritveis. Dor repentina com sensao de debilidade. Dor agravada pelo calor e pela noite que diminui ao ar livre. Com obstipao de ventre e lngua com saburra. Cabelo frgil e partido Crescimento deficiente, pontas abertas. Cibras Consultar os transtornos musculares. Calos Dor ao caminhar, crostas brancas. Capa amarelada. Pele sensvel. Inflamao e supurao nos extremos. Calos muito endurecidos. Cries dentrias Refora o esmalte dos dentes propensos a cries. Protege contra as cries. Caspa Couro cabeludo seco e escamoso.

Kalium phosphoricum Kalium phosphoricum Kalium sulfuricum Natrium chloratum

Silicea

Ferrum phosphoricum Kalium chloratum Natrium phosphoricum

Kalium chloratum Natrium sulfuricum Silicea Calcium fluoratum Calcium fluoratum Calcium fluoratum Dissolver numa taa entre 10 a 20 comprimidos de Natrium chloratum numa taa de gua morna. Deixar arrefecer o liquido at alcanar a temperatura corporal e aplic-lo no cabelo com uma massagem. Envolver a cabea com uma toalha. No dia seguinte lavar o cabelo como habitual. Natrium sulfuricum Kalium sulfuricum Kalium chloratum

Kalium sulfuricum

Magnesium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium phosphoricum Natrium chloratum Kalium sulfuricum

Natrium sulfuricum Natrium chloratum Kalium chloratum Magnesium phosphoricum

Caspa com muitas escamas. Zonas com caspa no couro cabeludo. Chagas na boca Aftas brancas e brancas acinzentadas.

50

51

Aftas amarelas. Borda da chaga vermelha e brilhante. Causado por alergias. Lbios secos. Cicatrizes, quelides Para abrandar e alisar o tecido com cicatriz. Cicatrizes recentes. Cistite A partir do segundo dia. Cistite crnica. Conjuntivite Vermelhido sem secreo. Inflamao com secreo esbranquiada. Inflamao com secreo aquosa. Inflamao com secreo purulenta. Com constipao e febre. Constipaes e transtornos similares Vermelhido e irritao da garganta. Boca e garganta cobertas com uma camada branca. Lngua ou boca coberta de saliva espumosa. Debilidade em crianas Debilidade mental e fsica. Dentio Refora a formao dos dentes, para os problemas de dentes durante a dentio. Dentio acompanhada de espasmos. Dermatite Pele seca, gretada. Pele hmida.

Natrium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium chloratum Natrium chloratum

Com diarreia. Com fezes moles. Diarreia Fezes moles. Aquosas, viscosas. Aquosas, amareladas. Depois do pequeno-almoo. Brancas, viscosas. Com comida no digerida. Com odor acre. Aquosas, acompanhadas de cibras. Dor de cabea Primeiro remdio para as dores de cabea. Vermelhido do rosto, sensao de calor, presso, dor picante na cabea. Se se vomita blis. Se se vomitam mucosidades brancas. Dor de cabea intensa e repentina. Em pessoas plidas e irritveis. Dor repentina com sensao de debilidade. Dor agravada pelo calor e pela noite que diminui ao ar livre. Com obstipao e lngua com saburra. Dor dos molares Inflamao do interior da boca. Gengivas sangrantes. Dor peridica dos molares. Aumento da saliva. Relacionado com as enfermidades reumticas. Dores menstruais Cibras abdominais. Dores menstruais em mulheres plidas, irritveis e que choram com facilidade. Pulso aumentado e rosto avermelhado.

Natrium phosphoricum Kalium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium chloratum Natrium sulfuricum Kalium chloratum Kalium chloratum Ferrum phosphoricum Natrium phosphoricum Magnesium phosphoricum

Pomada de calcium fluoratum Pomada de calcium phosphoricum Natrium phosphoricum Silicea Ferrum phosphoricum Kalium chloratum Natrium chloratum Natrium phosphoricum Ferrum phosphoricum

Magnesium phosphoricum Ferrum phosphoricum Natrium sulfuricum Kalium chloratum Magnesium phosphoricum Kalium phosphoricum Kalium phosphoricum Kalium sulfuricum Natrium chloratum

Ferrum phosphoricum Kalium chloratum Natrium chloratum

Calcium phosphoricum Calcium phosphoricum Magnesium phosphoricum

Ferrum phosphoricum Kalium phosphoricum Magnesium phosphoricum Natrium chloratum Calcium sulfuricum

Magnesium phosphoricum Kalium phosphoricum Ferrum phosphoricum

Natrium chloratum Natrium chloratum

52

53

Enfermidades articulares Refora as articulaes: remdio bsico. Dor agravada com o movimento com dor paralisante. Com dor e rigidez. Dor picante, mudana de localizao. Dor agravada pelo calor e noite devido gota (depsitos de cido rico). Rigidez pela manh com dor inicial. Na artrite com a gota. Bursite na rtula. Problemas reumticos, agravados pelo tempo hmido. Enfermidades das gengivas Gengivas sensveis, plidas. Gengivas avermelhadas nos extremos, sangrantes. Diminuio da sensibilidade nas gengivas. Tambm para a enfermidade periodontal (perda das gengivas). Enfermidades sseas Inflamao do peristeo, ossos frgeis, ossos fracos, dores pela evoluo da osteoporose. Ossos pouco desenvolvidos. Osteoporose. Sensibilidade, osteoporose, tendncia s fracturas. Nas crianas, dor ao crescer posterior s fracturas. Enurese nocturna Urinar involuntariamente. Debilidade do esfncter urinrio. Esgotamento nervoso, debilidade. Erupes com ampolas Ampolas com contedo aquoso e amarelado.

Silicea Ferrum phosphoricum + Kalium chloratum Kalium phosphoricum Calcium phosphoricum Magnesium phosphoricum + Kalium sulfuricum Natrium phosphoricum Silicea Kalium chloratum Natrium sulfuricum

Com contedo purulento, amarelo e espesso. Com contedo esbranquiado e grosso. Com contedo mal cheiroso.

Natrium phosphoricum Silicea Calcium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium chloratum Kalium sulfuricum Natrium chloratum Kalium chloratum Calcium phosphoricum Silicea Natrium sulfuricum Natrium phosphoricum Kalium chloratum Natrium chloratum

Calcium phosphoricum Kalium phosphoricum Calcium fluoratum alternado com Silicea

Erupes cutneas Pele gordurosa, escamosa. Escamas brancas empoeiradas. Escamas cutneas produzidas por ampolas que rebentam com revestimento farinhoso. Com crostas brancas amareladas. Com pstulas rebentadas e capa de pus. Que sai liquido, hmido. Erupes que saem liquido, caso o Natrium sulfuricum no seja eficaz. Tambm para crostas de cor amarela. Depois de vacinar-se. Em relao com a herpes. Gnglios Nas articulaes e tendes da parte inferior de ps e mos. Gastroenterite Febre intestinal. Revestimento branco na lngua. Tom-lo depois de Ferrum phosphoricum. Lngua seca e debilidade corporal. Dores estomacais sem febre, lngua limpa. Dor de estmago e vmitos de mucosidades. Hemorridas Refora o tecido dos vasos sanguneos. Com ndulos inflamados. Feridas Primeiro auxilio para rasges, cortes, hematomas e contuses.

Calcium fluoratum

Silicea Calcium fluoratum Calcium phosphoricum Silicea Calcium phosphoricum

Ferrum phosphoricum Kalium chloratum Kalium phosphoricum Mahnesium phosphoricum Natrium chloratum Calcium fluoratum Ferrum phosphoricum

Natrium sulfuricum Ferrum phosphoricum Kalium phosphoricum Kalium chloratum

Ferrum phosphoricum

54

55

Cura lenta, vermelhido, inchao. Inchao das pernas Inchaos habituais das pernas. Hiperactividade Agitao corporal e emocional. Fungos nas unhas Quando a Silicea no produza nenhum efeito para unhas grossas e quebradias.

Kalium chloratum Silicea Natrium sulfuricum Kalium phosphoricum

M circulao Inchao das pernas, depois de um esforo ou de um estado de debilidade. Menopausa Cansao, esgotamento, insnia. Sufocos, insnia, batimento cardaco acelerado. Ataques de sudorese. Nervosismo Em crianas e adolescentes. Em adultos. Nostalgia Insnia, tristeza, choros, inadaptao psicolgica. Com tremores internos. Obesidade M digesto, flatulncia, m digesto das gorduras. Priso de ventre, fezes quase incolores. Treolho Formao de ndulos endurecidos que supuram. Otalgia Vermelhido e dor de ouvidos que prejudica a audio. Inchao no ouvido. Secreo amarelada desde o interior do ouvido. Inflamao com presso no ouvido interno.

Kalium phosphoricum

Kalium phosphoricum Magnesium phosphoricum Silicea Calcium phosphoricum Magnesium phosphoricum

Calcium fluoratum e Pomada de calcium fluoratum

Inflamao das glndulas mamrias (Mastite) Peitos inchados e rijos. Natrium phosphoricum Inflamao com supurao. Silicea Endurecimento depois de inflamao. Calcium fluoratum Inflamao da lngua (Estomatite) Lngua inchada, de cor vermelha escura. Superfcie da lngua endurecida. Revestimento branco acinzentado. Lbios secos e gretados Lbios endurecidos e cortados. Lbios cortados. Marcas (Pontos) Espinhas inflamadas. Pequenos pontos avermelhados. Pstulas de acne endurecidas. Manchas inchadas e avermelhadas em forma de circulo, juntamente com ppulas e pstulas (roscea). Em mulheres: pontos antes e durante a menstruao. Ferrum phosphoricum Calcium fluoratum Kalium chloratum Calcium fluoratum Natrium chloratum

Kalium phosphoricum Magnesium phosphoricum Natrium phosphoricum Natrium sulfuricum Calcium fluoratum

Silicea Natrium phosphoricum Calcium fluoratum Natrium sulfuricum Natrium phosphoricum

Ferrum phosphoricum Silicea Kalium sulfuricum Kalium chloratum + Natrium phosphoricum

Picadas de insectos Vermelhido, inchao e picadas.

Natrium chloratum

56

57

Pele com calos e gretas Muitos calos na pele e com gretas. Pele seca. Problemas das lactantes Lngua branca amarelada. Demasiada ou pouca produo de leite. Demasiada produo de leite. Queimaduras Queimaduras leves. Com vermelhido, dor, sem ampolas. Com ampolas com liquido transparente. Feridas com crostas brancas acinzentadas. Rugas Nas plpebras, estrias, pele abdominal flcida. Patas de galo, rugas prematuras na pele flcida. Bochechas com rugas, pele gordurosa.

Calcium fluoratum Natrium chloratum

Transtornos emocionais Pouca concentrao e memria. Pouca presso sangunea, enjoos ao mudar de posio, mudanas de humor. Transtornos musculares Para as dores musculares. Remdio bsico para dores e cibras associadas aos transtornos musculares. Cibras musculares depois de fazer esforos. Cibras musculares que no respondam ao tratamento com Magnesium phosphoricum. Espasmos associados dentio das crianas e bebes. Espasmos musculares e debilidade muscular. Transtornos de tendes e ligamentos Por stress, leso (epicondilite). Quando a recuperao lenta. Transtornos do sono Problemas de relaxamento. Quando o Magnesium phosphoricum no ajuda. Insnia entre as 23h e as 3h00. Tristeza, depresso Depois de esgotamento. Para a ansiedade, a tristeza, como um tratamento posterior ao Kalium phosphoricum. Tristeza com choro. Seguido de melancolia/depresso. Unhas quebradias e rasgadas Unhas que crescem pouco, quebradias, rasgadas e amarelas.

Magnesium phosphoricum Kalium phosphoricum

Kalium chloratum Calcium phosphoricum Natrium sulfuricum

Ferrum phosphoricum Magnesium phosphoricum

Ferrum phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium chloratum Kalium chloratum Calcium fluoratum Silicea Natrium sulfuricum

Kalium phosphoricum Calcium phosphoricum Kalium phosphoricum Magneisum phosphoricum Ferrum phosphoricum Kalium chloratum Magnesium phosphoricum Kalium phosphoricum Natrium phosphoricum

Sensao de cheio e flatulncia Depois de refeies copiosas e gordurosas. Sensao de presso no estmago, lngua amarela e viscosa. Com dor de estmago e eructos. Com menor dor abdominal, incapacidade para cessar os gases. Clicas em bebes e crianas pequenas. Com diarreia. Sensibilidade luz Sensibilidade luz suave. Para olhos irritados. Tosse Ataques de tosse, habitualmente noite. Laringite.

Natrium phosphoricum Kalium sulfuricum Magnesium phosphoricum Natrium sulfuricum Magnesium phosphoricum Natrium phosphoricum Natrium chloratum Kalium phosphoricum

Kalium phosphoricum Kalium sulfuricum Natrium chloratum Natrium sulfuricum Silicea

Magnesium phosphoricum Kalium chloratum

59 58

Urticria Com ardor. Vagina seca e com ardor Vagina sensvel, seca, irritado ou com ardor. Varizes Varizes pequenas e veias varicosas. Verrugas Nas mos. Quando o kalium chloratum no eficaz. Verrugas duras. Vmitos Por indigesto depois das refeies. Blis. Mucosidades transparentes. Liquido aquoso. Mucosidades brancas. Liquido cido. Durante a dentio. Para os enjoos nas viagens.

Kalium phosphoricum Natrium chloratum

Protocolos Teraputicos
Vescula e Fgado
Fortalecimento do fgado: 4 a 6 semanas de tratamento. Natrium sulfuricum D6 o sal bioqumico das excrees 3 antes do pequenoalmoo. Kalium sulfuricum D6 fortalece o fgado 3 antes do almoo.

Calcium fluoratum Kalium chloratum Natrium sulfuricum Calcium fluoratum (Pomadas) Ferrum phosphoricum Natrium sulfuricum Natrium chloratum Natrium chloratum Kalium chloratum Natrium phosphoricum Calcium phosphoricum Natrium phosphoricum

Calcium sulfuricum D6 fomenta os processos de desintoxicao 3 antes do jantar.

Aparelho Digestivo
Activao da digesto e reduo de gases flatulentos: 4 a 6 semanas de tratamento. Kalium phosphoricum D6 actua contra as flatulncias 3 antes do pequenoalmoo. Natrium phosphoricum D6 fomenta o metabolismo intestinal 3 antes do almoo. Silicea D6 reduz os gases intestinais 3 antes do jantar. Estmago sensvel: 4 a 6 semanas de tratamento. Kalium chloratum D6 actua como anti-inflamatrio e fortalece a mucosa estomacal 3 antes do pequeno-almoo. Natrium phosphoricum D6 reduz os cidos 3 antes do almoo. Magnesium phosphoricum D6 como complemento 3 antes do jantar.

60

61

Obstipao, inrcia intestinal, putrefaco intestinal e fungos: 4 a 6 semanas de tratamento. Magnesium phosphoricum D6 se tem ardor 3 antes do almoo. Ferrum phosphoricum D6 actua sobre as clulas musculares intestinais 3 antes do pequeno-almoo. Kalium phosphoricum D6 actua contra a putrefaco intestinal 3 a meio da manh. Natrium chloratum D6 regula a humidade da mucosa intestinal e melhora a passagem intestinal 3 antes do almoo. Natrium sulfuricum D6 fomenta a excreo intestinal 3 antes do jantar. Ferrum phosphoricum D12 + Silicea Pomada como complemento. Alteraes da sudorese: 4 a 6 semanas de tratamento. Kalium phosphoricum D6 ajuda contra o suor fedorento, quando a causa tem a ver com tenso psquica 3 antes do pequeno-almoo. Natrium chloratum D6 regula a quantidade de lquidos do corpo 3 antes do almoo. Silicea D6 regula a sntese de suor em casos de sudorese bem excessiva, bem insuficiente 3 antes do lanche. Calcium phosphoricum D6 pode substituir Silicea em casos de suor na nuca 3 antes do almoo. Lbios secos: 2 a 3 semanas de tratamento. Calcium fluoratum D6 lbios endurecidos 3 antes do pequeno-almoo. Ferrum phosphoricum D12 actua contra irritaes labiais 3 antes do almoo. Ferrum phosphoricum D12 + Calcium fluoratum D6 pomada aplicar de manh e noite.

Rins, Bexiga e Canais Urinrios


Limpeza e fortalecimento da bexiga e rins: 4 a 6 semanas de tratamento. Kalium chloratum D6 fortalece o tecido renal e a bexiga 3 antes do pequeno-almoo Natrium sulfuricum D6 favorece a excreo da urina 3 antes do almoo. Kalium chloratum D6 como complemento 3 antes do jantar.

Pele, Cabelos e Unhas


Herpes labial: 4 a 6 semanas de tratamento tomar o sal consoante o sinal. Pele gordurosa e infectada, comedes: 4 a 6 semanas de tratamento. Natrium phosphoricum D6 actua como anti-inflamatrio e relaxa a pele 3 antes do pequeno-almoo. Silicea D6 cuida a pele sensvel 3 antes do almoo. Enfermidades cutneas alrgicas: 4 a 6 semanas de tratamento. Kalium sulfuricum D6 favorece a regenerao da pele 3 antes do pequenoalmoo. Natrium chloratum D6 contra propenso geral ao herpes. Natrium phosphoricum D6 se tem bolhas com liquido amarelo. Natrium sulfuricum D6 se tem bolhas com liquido amarelo escuro. Queda de cabelo: 6 semanas. Ferrum phosphoricum D12 potencia o crescimento do cabelo 3 antes do pequeno-almoo.

62

63

Kalium chloratum D6 ajuda contra agentes influentes, tais como certos medicamentos 3 antes do almoo. Kalium phosphoricum D6 ajuda contra uma queda do cabelo em forma circular 3 antes do lanche. Silicea D6 fortalece o cabelo, impede a queda 3 antes do jantar. Caspa: 4 semanas Natrium chloratum D6 regula a humidade do couro cabeludo 3 antes do pequeno-almoo. Natrium sulfuricum D6 actua contra a formao de caspa escamosa. Unhas quebradias, alteraes do crescimento das unhas e fungos: 2 a 3 meses. Calcium fluoratum D6 fortalece o tecido das unhas e favorece o seu crescimento 3 antes do pequeno-almoo. Silicea D6 fortalece o tecido das unhas e favorece o seu crescimento 3 antes do almoo.

Sais de Schssler individuais Repertrio Clnico Simplificado I


Anemia, formao deficiente dos ossos, dores de cabea Calcarea Phosphorica D6
Perturbaes no crescimento dos ossos, deficincia na produo do clcio. Dores de cabea dos estudantes resultantes de anemia. Dentio tardia. Estes sintomas intensificamse em condies de temperatura hmida, fria e pelas correntes de ar, Calcarea phosphorica tem uma importncia vital na formao de novas clulas.

Cibras, espasmos musculares, nevralgias Magnesia phosphorica D6


Dores penetrantes dos nervos e dos msculos, cibras musculares. Remdio geral das cibras e da espinal-medula. Cansao nas crianas, clica violenta, espasmos cardacos e intestinais.> Com aplicao de calor e de presso.

Deficincia de sal Natrum muriaticum D6


Este sal ajuda a regularizar o equilbrio dos lquidos do corpo. Arrepios, mos ou ps frios, necessidade de roer as unhas, fadiga e esgotamento so necessidade de deficincia deste sal. As inflamaes crnicas dos olhos e das orelhas, assim como as constipaes crnicas, so sintomas clssicos. Os ardores do estmago e uma sede intensa so tambm sinais evidentes.

Aparelho Motor
Reumatismo: 4 a 6 semanas. Kalium chloratum D6 actua como anti-inflamatrio 3 antes do pequenoalmoo. Magnesium phosphoricum D6 tem uma funo analgsica 3 antes do almoo. Natrium sulfuricum D6 activa a excreo das substncias txicas, irritantes e actua como anti-inflamatrio 3 antes do lanche. Silicea D6 favorece a regenerao da cartilagem 3 antes do jantar.

Doenas de pele, lceras Kalium sulphuricum D6


As reaces cutneas, tais como pruridos, eczema, acne e leses persistentes. Igualmente para as inflamaes que produzem secrees amareladas, esverdeadas e viscosas. Estes tipos de doena de cura lenta tm tendncia para penetrar no organismo, em vez de sairem. O paciente <com calor e no fim do dia.

64

65

Estimulante do fgado e vescula biliar Natrum sulphuricum D6


Estimulante funcional do fgado. Remdio para a constituio hidrogenide (excesso de tecido adiposo na regio inferior do abdmen, ndegas e coxas), dores que <em locais hmidos. O lado esquerdo est mais afectado, particularmente por dores lancinantes no peito e na nuca. Clicas flatulentas, diarreia e vmitos so tambm sintomas frequentemente encontrados.

Nervosismo, esgotamento e fraqueza muscular Kalium phosphoricum D6


Remdio nutritivo dos nervos, associado ao esgotamento. A utilizao deste sal proporciona um alvio das palpitaes e da opresso do corao. Trata bem as dores das costas, as cibras musculares, a irritabilidade e a ansiedade com febres fortes.

Hiperacidez Natrum phosphoricum D6


Os problemas de flatulncia, vmitos e ardores de estmago esto ligados acidez. As diarreias frequentes e as dores de cabea podem tambm ser sintomas directamente ligados a uma taxa de fosfato de sdio demasiado fraca. Os recm-nascidos podem sofrer de clicas por falta deste sal.

Tecido enfraquecido, esmalte, varizes Calcarea Fluorica D6


Age sobre os dentes, especialmente sobre o esmalte, influencia favoravelmente os tecidos enfraquecidos e as veias varicosas provocando dores penetrantes e fortes.

lceras, abcessos abertos Calcarea sulphurica D6 Produz uma influncia favorvel sobre as lceras e os processos de supurao, incluindo bronquite, sinusite e amigdalite. tambm indicado para as borbulhas e pstulas no rosto; recomendada para os cortes, chagas, feridas lentas a curar. Calcarea sulphurica pra com o processo de supurao no momento propcio.

Inflamao, bronquite, diarreia Ferrum phosphoricum D12


Remdio para curar a febre e as inflamaes. especialmente eficaz nas inflamaes das vias respiratrias superiores e nas bronco-pneumonias. Exerce uma influncia favorvel sobre as hemorragias, a diarreia e os vmitos. As dores de cabea e as picadas aguda devido congesto assim como anemia e os reumatismos podem tambm ser tratados com este sal.

Sais de Schssler combinados Repertrio Clnico Simplificado II


Acidez no estmago, perturbaes da digesto, dispepsia
Magnesia phosphorica + Natrum phosphoricum + Silicea + Natrum sulphuricum

Inflamaes crnicas Kalium muriaticum D6


utilizado juntamente com Ferrum phosphoricum nos casos de inflamaes agudas ou de inflamaes agudas que tenham atingido o estado crnico. Remdio principal nos casos de angina diftrica, diarreia e bronquite. As secrees brancas, gordurosas e viscosas so os sinais mais frequentes.

Afeces menores da pele


Kalium muriaticum + Kalium sulphuricum + Calcarea sulphurica + Silicea

Indigesto, formao de gases no estmago e nos intestinos, clicas


Calcarea phosphorica + Magnesia phosphorica + Natrum phosporicum + Natrum sulfuricum

66

67

Dores de cabea, lumbago


Calcarea phosphorica + Calcarea fluorica + Kalium phosphoricum + Natrum muriaticum

Mtodos Dr. Joo Novaes


Mtodo Harmnico I
Este mtodo permite-nos dar um equilbrio ao organismo usando os sais de Schussler numa toma crescente e decrescente dos 12 sais. No 1 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 2 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 3 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 4 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 5 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 6 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 7 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 8 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 9 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 10 ms: tomar 2 comprimidos por dia do 10 Natrium sulphuricum D6 No 11 ms: tomar 2 comprimidos por dia do 11 Silicea D12 No 12 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6 Pra-se um ms e depois volta a tomar-se e vice-versa.

Dores musculares
Ferrum phosphoricum + Magnesia phosphorica + Kalium sulphuricum

Dores ligadas ao reumatismo e artrite


Natrum phosphoricum + Natrum sulphuricum + Kalium muriaticum + Calcarea phosphorica

Enxaqueca, dores de cabea


Kalium phosphoricum + Magnesia phosphorica + Natrum muriaticum + Silicea

Nevralgias, dores citicas


Ferrum phosphoricum + Magnesia phosphorica + Kalium phosphoricum

Para aliviar os sintomas da febre dos fenos


Magnesia phosphorica + Natrum muriaticum + Silicea

Para uma melhor absoro do clcio


Calcarea phosphorica + Calcarea fluorica + Silicea + Natrum phosphoricum

Pode ser til em caso de fadiga das pernas


Calcarea Fluorica + Ferrum phosphoricum + Natrum muriaticum

Tosse, resfriado, inflamao das mucosas, rouquido


Ferrum phosphoricum + Kalium muriaticum + Natrum muriaticum

Recomendado em caso de fraqueza geral e durante a convalescena


Calcarea phosphorica + Kalium phosphoricum + Ferrum phosphoricum

Unhas quebradias, cuidados com o cabelo, erupes menores da pele


Kalium sulphuricum + Natrum muriaticum + Silicea

No 13 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 14 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 15 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 16 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 17 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 18 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 19 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 20 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 21 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 22 ms: tomar 2 comprimidos por dia do 10 Natrium sulphuricum D6 No 23 ms: tomar 2 comprimidos por dia do 11 Silicea D12 No 24 ms: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6

68

69

Mtodo Harmnico II
Este mtodo permite-nos dar um equilbrio ao organismo usando os sais de Schssler numa toma crescente dos 12 sais.

No 10 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium sulphuricum D6 No 11 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia da Silicea D6 No 12 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6 2 Fase: 6 comprimidos de cada sal. No 13 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 14 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 15 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 16 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 17 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 18 dia tomar: 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 19 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 20 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 21 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 22 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium sulphuricum D6 No 23 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia da Silicea D6 No 24 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6 3 Fase: 6 comprimidos de cada sal. No 25 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 26 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 27 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 28 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 29 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 30 dia tomar: 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 31 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 32 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 33 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 34 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium sulphuricum D6 No 35 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia da Silicea D6 No 36 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6

Tomar 10 dias: 6 comprimidos do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6. Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Ferrum phosphoricum D12 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Kalium chloratum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Kalium phosphoricum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Kalium sulphuricum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Magnesium phosphoricum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Natrium chloratum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Natrium phosphoricum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Natrium sulphuricum D6 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Silicea D12 Tomar + 10 dias 6 comprimidos do Calcium sulphuricum D6

Mtodo Harmnico III


Esta maneira de tomar os sais serve para reequilibrar os sais inorgnicos do nosso organismo. 60 Dias de tomas no total de 1 frasco de cada sal. Pra um ms e volta a tomar e vice-versa. 1 Fase: 6 comprimidos de cada sal. No 1 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 2 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 3 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 4 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 5 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 6 dia tomar: 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 7 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 8 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 9 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6

70

71

4 Fase: 6 comprimidos de cada sal. No 37 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 38 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 39 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 40 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 41 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 42 dia tomar: 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 43 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 44 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 45 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 46 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium sulphuricum D6 No 47 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia da Silicea D6 No 48 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6 5 Fase: 6 comprimidos de cada sal. No 49 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium fluoratum ou Calcarea fluorica D6 No 50 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Calcium phosphoricum ou Calcarea phosphorica D6 No 51 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Ferrum phosphoricum D12 No 52 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium chloratum D6 No 53 dia tomar: tomar 6 comprimidos por dia do Kalium phosphoricum D6 No 54 dia tomar: 2 comprimidos por dia do Kalium sulphuricum D6 No 55 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Magnesium phosphoricum D6 No 56 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium chloratum D6 No 57 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Natrium phosphoricum D6 No 58 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do 10 Natrium sulphuricum D6 No 59 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia da Silicea D12 No 60 dia tomar: tomar 2 comprimidos por dia do Calcium sulphuricum D6 No 1 dia tomar: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Calcium fluoratumD6 3 comprimidos de antes do almoo do Ferrum phosphoricum D12 3 comprimidos do jantar do Kalium chloratum D6 No 2 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Kalium phosphoricum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Kalium sulphuricum D6 3 comprimidos do jantar do Magnesium phosphoricum D6 No 3 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Natrium chloratum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Natrium phosphoricum D6 3 comprimidos do jantar do Natrium sulphuricum D6 No 4 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo da Silicea D6 3 comprimidos de antes do almoo do Calcium sulphuricum D6 3 comprimidos do jantar do Calcium fluoratumD6 No 5 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Ferrum phosphoricum D12 3 comprimidos de antes do almoo do Kalium chloratum D6 3 comprimidos do jantar do Kalium phosphoricum D6 No 6 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Kalium sulphuricum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Magnesium phosphoricum D6 3 comprimidos do jantar do Natrium chloratum D6 No 7 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Natrium phosphoricum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Natrium sulphuricum D6 3 comprimidos do jantar do Calcium sulphuricum D6 No 8 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Calcium fluoratumD6 3 comprimidos de antes do almoo do Ferrum phosphoricum D12 3 comprimidos do jantar do Kalium chloratum D6 No 9 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Kalium phosphoricum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Kalium sulphuricum D6 3 comprimidos do jantar do Magnesium phosphoricum D6 No 10 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Natrium chloratum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Natrium phosphoricum D6 3 comprimidos do jantar do Natrium sulphuricum D6 No 11 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Calcium sulphuricum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Calcium fluoratumD6 3 comprimidos do jantar do Ferrum phosphoricum D12 No 12 dia: 3 comprimidos antes do pequeno-almoo do Kalium chloratum D6 3 comprimidos de antes do almoo do Kalium phosphoricum D6 3 comprimidos do jantar do Kalium sulphuricum D6

Mtodo Harmnico IV
Esta maneira de tomar os sais serve para pessoas muito debilitadas, enfraquecidas fisicamente.

72

73

Das könnte Ihnen auch gefallen