Sie sind auf Seite 1von 27

CONCURSO PBLICO

Edital 01/2009

TCNICO JUDICIRIO TCNICO JUDICIRIO


Cdigo 303

LEIA COM ATENO AS INSTRUES DESTE CADERNO. Elas fazem parte da sua prova.
Este caderno contm a Prova Objetiva abrangendo os contedos de Portugus e Conhecimentos Especficos. Use como rascunho a Folha de Respostas reproduzida no final deste caderno. Ao receber a Folha de Respostas: confira seu nome, nmero de inscrio e cargo de opo; assine, A TINTA, no espao prprio indicado. Ao transferir as respostas para a Folha de Respostas: use apenas caneta esferogrfica azul ou preta; preencha, sem forar o papel, toda a rea reservada letra correspondente resposta solicitada em cada questo; assinale somente uma alternativa em cada questo. Sua resposta no ser computada se houver marcao de duas ou mais alternativas. NO DEIXE NENHUMA QUESTO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas no deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

A 01 02 03 04

No perodo estabelecido para a realizao da prova objetiva est includo o tempo necessrio transcrio das respostas do rascunho para a Folha de Respostas (verso final). ATENO Nos termos do Edital TJMG 1 Instncia n. 01/2009, Ser eliminado do Concurso Pblico o candidato que [...]: portar arma(s) [...];utilizar ou portar, mesmo que desligados [...] qualquer equipamento eletrnico como relgio digital [...] telefone celular [...] entre outros. [...]; fizer uso de livros, cdigos [...]; deixar de entregar ao fiscal de sala o Caderno de Prova e a Folha e Respostas da Prova Objetiva ao termin-la ou findo o prazo para sua realizao. (subitem 29, alneas e , f , g e j)

DURAO MXIMA DAS PROVAS: QUATRO HORAS

ATENO
Sr.(a) Candidato(a), Antes de comear a fazer a prova, confira se este caderno contm, ao todo, 60 (sessenta) questes de mltipla escolha cada uma constituda de 4 (quatro) alternativas assim distribudas: 20 (vinte) questes de Portugus, 40 (quarenta) questes de Conhecimentos Especficos todas perfeitamente legveis. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providncias necessrias. Caso V.Sa. no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores.

Portugus
INSTRUO As questes de 1 a 20 relacionam-se com o texto abaixo. Leia atentamente todo o texto antes de responder a elas.

Fala, Amendoeira
Carlos Drummond de Andrade Fala, Amendoeira (1957)

10

15

20

25

30

35

40

Esse ofcio de rabiscar sobre as coisas do tempo exige que prestemos alguma ateno natureza essa natureza que no presta ateno em ns. Abrindo a janela matinal, o cronista reparou no firmamento, que seria de uma safira impecvel se no houvesse a longa barra de nvoa a toldar a linha entre o cu e o cho nvoa baixa e seca, hostil aos avies. Pousou a vista, depois, nas rvores que algum remoto prefeito deu rua, e que ainda ningum se lembrou de arrancar, talvez porque haja outras destruies mais urgentes. Estavam todas verdes, menos uma. Uma que, precisamente, l est plantada em frente porta, companheira mais chegada de um homem e sua vida, espcie de anjo vegetal proposto ao seu destino. Essa rvore de certo modo incorporada aos bens pessoais, alguns fios eltricos lhe atravessam a fronde, sem que a molestem, e a luz crua do projetor, a dois passos, a impediria talvez de dormir, se ela fosse mais nova. s teras, pela manh, o feirante nela encosta sua barraca, e ao entardecer, cada dia, garotos procuram subir-lhe o tronco. Nenhum desses incmodos lhe afeta a placidez de rvore madura e magra, que j viu muita chuva, muito cortejo de casamento, muitos enterros, e serve h longos anos necessidade de sombra que tm os amantes de rua, e mesmo a outras precises mais humildes de cezinhos transeuntes. Todas estavam ainda verdes, mas essa ostentava algumas folhas amarelas e outras j estriadas de vermelho, gradao fantasista que chegava mesmo at o marrom cor final de decomposio, depois da qual as folhas caem. Pequenas amndoas atestavam o seu esforo, e tambm elas se preparavam para ganhar colorao dourada e, por sua vez, completado o ciclo, tombar sobre o meio-fio, se no as colhe algum moleque apreciador do seu azedinho. E como o cronista lhe perguntasse fala, amendoeira por que fugia ao rito de suas irms, adotando vestes assim particulares, a rvore pareceu explicar-lhe: - No vs? Comeo a outonear. 21 de maro, data em que as folhinhas assinalam o equincio do outono. Cumpro meu dever de rvore, embora minhas irms no respeitem as estaes. - E vais outoneando sozinha? - Na medida do possvel. Anda tudo muito desorganizado, e, como deves notar, trago comigo um resto de vero, uma antecipao de primavera e mesmo, se reparares bem neste ventinho que me fustiga pela madrugada, uma suspeita de inverno. - Somos todos assim. - Os homens, no. Em ti, por exemplo, o outono manifesto e exclusivo. Acho-te bem outonal, meu filho, e teu trabalho exatamente o que os autores chamam de outonada: so frutos colhidos numa hora da vida que j no clara, mas ainda no se dilui em treva. Repara que o outono mais estao da alma que da natureza. - No me entristeas. 3

- No, querido, sou tua rvore-da-guarda e simbolizo teu outono pessoal. Quero apenas que te outonizes com pacincia e doura. O dardo de luz fere menos, a chuva d s frutas seu definitivo sabor. As folhas caem, certo, e os cabelos 45 tambm, mas h alguma coisa de gracioso em tudo isso: parbolas, ritmos, tons suaves... Outoniza-te com dignidade, meu velho.

Questo 1
[...] e serve h longos anos necessidade de sombra que tm os amantes de rua, e mesmo a outras precises mais humildes de cezinhos transeuntes. (linhas 17-19) Nessa frase, em relao ao animal mencionado, CORRETO afirmar que o cronista guarda, principalmente, um sentimento de A) desprendimento. B) afetividade. C) irritao. D) indiferena.

Questo 02
As seguintes associaes sinonmicas esto corretas, EXCETO A) parbolas (linha 45) narraes alegricas. B) fustiga (linha 33) aoita. C) placidez (linha 15) serenidade. D) equincio (linha 28) poca do ano em que os dias so maiores que as noites.

Questo 03
Abrindo a janela matinal, o cronista reparou no firmamento que seria de uma safira impecvel se no houvesse a longa barra de nvoa a toldar a linha entre o cu e o cho [...]. (linhas 2-4) Assinale a alternativa em que a correspondncia entre a expresso e o termo destacado est INCORRETA. A) observou o cu reparou no firmamento B) cinza perfeito safira impecvel C) intensa cerrao longa barra de nvoa D) tornar nublado toldar a linha entre o cu e o cho

Questo 04
Com base na leitura do texto, CORRETO afirmar que o principal objetivo do cronista A) exaltar a beleza da rua com a presena das rvores. B) descrever uma rvore especial, sua velha amiga. C) destacar o efeito da chegada da nova estao sobre as amendoeiras. D) comparar seu envelhecer com a decrepitude da amendoeira.

Questo 05
No texto, o autor personifica a rvore, espiritualiza-a. Assinale a alternativa em que isso NO ocorre. A) Todas estavam ainda verdes, mas essa ostentava algumas folhas amarelas e outras j estriadas de vermelho [...]. (linhas 19-20) B) [...] l est plantada em frente porta, companheira mais chegada de um homem [...]. (linhas 8-9) C) Nenhum desses incmodos lhe afeta a placidez de rvore madura e magra, [...]. (linhas 15-16) D) Pequenas amndoas atestavam o seu esforo, [...]. (linhas 22-23)

Questo 06
Assinale a alternativa que apresenta a frase que identifica com mais eficincia a intimidade da rvore com o Homem A) Essa rvore de certo modo incorporada aos bens pessoais, [...]. (linha 11) B) Somos todos assim. (linha 35) C) [...], sou tua rvore-da-guarda [...]. (linha 42) D) E como o cronista lhe perguntasse fala, amendoeira por que fugia ao rito de suas irms [...]. (linhas 24-25)

Questo 07
No vs? Comeo a outonear. 21 de maro, data em que as folhinhas assinalavam o equincio do outono. Cumpro meu dever de rvore [...]. (linhas 27-28) CORRETO afirmar que no trecho acima A) o ltimo verbo pertence 2 conjugao. B) h seis verbos. C) o verbo ser se apresenta no modo subjuntivo. D) a frase inicial est no imperativo negativo.

Questo 08
Pequenas amndoas atestavam o seu esforo, e tambm elas se preparavam para ganhar colorao dourada, e [...] completado o ciclo, tombar sobre o meio-fio, [...]. (linhas 21-23) CORRETO afirmar que, dentre as formas verbais destacadas no perodo acima A) h um verbo na voz passiva. B) h um verbo no particpio. C) apenas um verbo se apresenta no infinitivo. D) os dois primeiros verbos esto flexionados no pretrito perfeito.

Questo 09
Leia os seguintes trechos do texto. [...] fala, amendoeira [...]. (linha 25) No me entristeas. (linha 41) Outoniza-te com dignidade, meu velho. (linha 46) Repara que o outono mais estao da alma que da natureza. (linha 39-40) Em relao ao que h de comum entre os verbos destacados nos trechos acima, assinale a alternativa CORRETA. A) O modo B) A voz C) A conjugao D) A transitividade

Questo 10
Anda tudo muito desorganizado, e, como deves notar, trago comigo um resto de vero [...]. (linhas 31-32) O termo destacado no trecho acima, quanto funo sinttica, classifica-se em A) adjunto adverbial. B) aposto. C) predicativo do sujeito. D) adjunto adnominal.

Questo 11
A nica afirmativa que contm uma palavra cuja acentuao grfica no segue a mesma regra das demais A) amndoas, nvoa, ofcio. B) espcie, pacincia, mgoa. C) nufrago, nusea, equincio. D) repugnncia, espcie, idlio.

Questo 12
Quanto acentuao tnica e ao nmero de slabas, assinale a alternativa INCORRETA. A) Dignidade paroxtona, quatro slabas B) Ritmo paroxtona, duas slabas C) Estriadas paroxtona, quatro slabas D) Destruies oxtona, trs slabas

Questo 13
Assinale a alternativa que contm uma afirmao INCORRETA em relao s expresses extradas do texto. A) 21 de maro [...]. (linha 27) O verbo indica tempo decorrido. B) [...] Fala, amendoeira [...]. (linha 25) vocativo. Presena de verbo no imperativo e

C) [...] Outonada [...]. (linha 38) Colheita que se faz no outono. D) Gradao fantasista [...]. (linha 20) H um substantivo e um adjetivo.

Questo 14
Assinale a afirmativa em que o(s) termo(s) em destaque NO EST(O) corretamente classificado(s) quanto funo sinttica. A) Em ti, por exemplo, o outono manifesto e exclusivo. (linha 36) sujeito B) No, querido, sou tua rvore-da-guarda e simbolizo teu outono pessoal. (linha 42) predicativo do sujeito C) Outoniza-te com dignidade, meu velho. (linha 46) vocativo D) (...) H alguma coisa de gracioso em tudo isso: parbolas, ritmos, tons suaves... (linhas 45-48) aposto

Questo 15
Todas estavam ainda verdes, mas essa ostentava algumas folhas amarelas e outras j estriadas de vermelho (...) tambm elas se preparavam para ganhar colorao dourada. (Linhas 19-23) Considerando o trecho acima, assinale a alternativa que NO CONTM um pronome substantivo. A) Todas B) Essa C) Algumas D) Outras

Questo 16
Marque a alternativa em que a associao sinonmica do termo grifado NO est correta. A) O dardo de luz [...]. (linha 43) pequena lana B) [...] estriadas de vermelho [...]. (linha 20) marcadas por linha fina que forma um sulco C) [...] ostentava folhas amarelas [...]. (linha 19) exibia D) [...] atravessavam a fronde [...]. (linha 12) pequeno tronco

Questo 17
Em relao palavra sublinhada na expresso suspeita de inverno contida no texto, os seguintes sinnimos esto corretos, EXCETO A) receio. B) indcio. C) sintoma. D) prenncio.

Questo 18
Cumpro o meu dever de rvore, embora minhas irms no respeitem as estaes. (linhas 28-29) CORRETO afirmar que a orao destacada nesse perodo indica uma ideia de A) comparao. B) finalidade. C) concesso. D) consecuo.

Questo 19
Quero apenas que te outonizes com pacincia e doura. (linha 43) CORRETO afirmar que nessa frase a palavra destacada exerce uma funo A) adjetiva. B) adverbial. C) conectiva. D) completiva.

Questo 20
Analise as seguintes frases. I. II. [...] subir-lhe o tronco. (linha 15) [...] alguns fios eltricos lhe atravessam a fronde, [...]. (linhas 11-12)

III. Nenhum desses incmodos lhe afeta a placidez de rvore [...]. (linhas 15-16) IV. [...] a rvore pareceu explicar-lhe: No vs? (linha 26-27) A anlise permite concluir que o termo lhe exerce a mesma funo apenas nas frases A) I e II. B) III e IV. C) II, III e IV. D) I, II e III.

10

Conhecimentos Especficos
DIREITO CONSTITUCIONAL

Questo 21
Em face da existncia do Tribunal de Justia Militar em Minas Gerais, CORRETO afirmar que A) se compe integralmente por oficiais militares. B) o efetivo militar do Estado superior a vinte mil integrantes. C) o Tribunal tem competncia para julgar recursos envolvendo as polcias das foras armadas. D) sua existncia decorreu da extino do Tribunal de Alada.

Questo 22
Assinale o rgo que NO compe(m) a Justia Eleitoral. A) Tribunal Regional Eleitoral B) Tribunal Superior Eleitoral C) Juizados Federais Eleitorais D) Juzes Eleitorais

Questo 23
Considerando os Direitos Sociais Constitucionais, CORRETO afirmar que neles se inclui o direito A) aposentadoria. B) certido de bito. C) ao registro civil de casamento. D) ao ttulo de eleitor.

11

Questo 24
CORRETO afirmar que a competncia privativa para suspender a execuo de leis declaradas inconstitucionais A) do Congresso Nacional. B) do Conselho Nacional de Justia. C) do Senado Federal. D) dos Tribunais Superiores.

Questo 25
Analisando os conceitos das espcies de Constituies, assinale o enunciado e definio INCORRETOS. A) Costumeiras: aquelas que vo se formando aos poucos, pela reiterao prtica de certos atos. B) Outorgadas: so elaboradas por determinada pessoa ou grupos de pessoas. C) Rgidas: s se alteram mediante processos especiais e seus preceitos prevalecem sobre aos das leis ordinrias. D) Suprema: um conjunto de normas que regem o pas.

Questo 26
Quanto ao alistamento eleitoral e ao voto, assinale a afirmativa INCORRETA. A) O voto facultativo para os analfabetos. B) O voto obrigatrio para os militares e conscritos. C) Podem se alistar os que respondem a processo crime. D) No podem se alistar os estrangeiros.

12

DIREITO ADMINISTRATIVO

Questo 27
CORRETO afirmar que as seguintes entidades pertencem administrao indireta: A) autarquia, empresas pblicas e conselhos estatais. B) empresa mista e sociedades autrquicas. C) fundaes pblicas e empresas. D) sociedade de economia mista e empresa pblica.

Questo 28
Um contrato de adeso, em que o poder pblico delega a um particular, a ttulo precrio, a execuo de determinado servio, por sua prpria conta e risco, mediante a percepo de uma tarifa, paga pelo usurio, denomina-se A) autorizao. B) concesso. C) permisso. D) pblico-privado.

Questo 29
Uma licitao para a escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante remunerao ou prmio aos vencedores, denominada de A) chamada. B) concorrncia. C) concurso. D) convite.

Questo 30
Se o poder pblico extravasa os limites da lei na aplicao do poder de polcia, o prejudicado pode buscar o Poder Judicirio, especialmente, manejando A) ao de execuo imediata. B) ao liminar. C) habeas data cautelar. D) habeas corpus ou mandado de segurana.

13

Questo 31
INCORRETO afirmar que nos processos administrativos est prevista a A) ampla defesa. B) celeridade. C) oralidade. D) razovel durao.

Questo 32
Considere a seguinte situao: Demisso do servidor estvel invalidada por sentena judicial. Nesse caso, CORRETO afirmar que A) o servidor ser aproveitado imediatamente. B) o cargo que o servidor ocupou ser extinto. C) o servidor ser reintegrado ao cargo. D) o servidor ter direito aposentadoria proporcional.

14

DIREITO CIVIL

Questo 33
Analisando os preceitos do Cdigo Civil Brasileiro, INCORRETO afirmar que A) bens fungveis so os que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. B) o domiclio civil de pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo . C) os menores entre 12 e 18 anos de idade so relativamente incapazes. D) pessoa natural ou fsica o ser humano.

Questo 34
Assinale a afirmativa que est em DESACORDO com o Cdigo Civil. A) A responsabilidade civil objetiva independe de culpa. B) Ato ilcito o ato contrrio ao direito. C) O ato anulvel pode ser ratificado por uma das partes. D) O ato realizado mediante simulao nulo.

Questo 35
Analisando a classificao dos contratos civis, assinale a afirmativa CORRETA. A) Gratuito apenas uma das partes se compromete economicamente. B) Principal somente existe em razo de um outro. C) Sucessivo o que se cumpre em uma s prestao. D) Unilateral h obrigaes para todas as partes.

Questo 36
Considerando o estudo do direito das coisas, assinale a afirmativa INCORRETA. A) No usufruto, o dono fica apenas com o direito abstrato de propriedade, sendo chamado de nu-proprietrio. B) O direito real se caracteriza por ser oponvel a todos, erga omnes. C) Qualquer possuidor turbado poder ingressar com ao de reintegrao de posse. D) Usucapio uma das formas de aquisio da propriedade de bens imveis pblicos.

15

Questo 37
Considerando o que dispe o nosso Direito de Famlia, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Excepcionalmente, est previsto o casamento nuncupativo. B) O divrcio indireto dissolve parcialmente o vnculo matrimonial. C) O grau de parentesco entre tio e sobrinho de 3 grau. D) O filho maior de 18 anos de idade no pode ser reconhecido sem o seu consentimento.

Questo 38
Assinale a afirmativa que NO uma das caractersticas do ttulo de crdito. A) Fora Executiva: tem a fora judicial idntica a uma sentena transitada em julgado. B) Independncia: a desvinculao dos coobrigados entre si; cada um est no ttulo como se estivesse sozinho. C) Informalidade: tem valor pela fora tcita e abstrao do seu registro. D) Literalidade: vale pelo que nele est escrito.

16

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Questo 39
Com base no CPC, CORRETO afirmar que a ao judicial em que o incapaz for ru ser processada no foro A) do domiclio do autor da ao. B) do domiclio do seu representante. C) do domiclio do ru incapaz. D) de qualquer dos domiclios, do ru ou do procurador.

Questo 40
Quanto atuao e participao do rgo do Ministrio Pblico no processo civil, assinale a afirmativa INCORRETA. A) Quando a lei considerar obrigatria a sua interveno, a parte promover-lhe- sua intimao sob pena de nulidade do processo. B) Intervindo como fiscal da lei, o Ministrio Pblico ter vista dos autos depois das partes, sendo intimado para todos atos do processo antes da sentena, exceto nos recursos. C) Ter que intervir obrigatoriamente nas causas em que h interesse daqueles que so civilmente incapazes. D) Ser civilmente responsabilizado quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo ou fraude.

Questo 41
Considerando o disposto no CPC sobre os prazos processuais, assinale a afirmativa INCORRETA. A) A contagem dos prazos no se interrompe nos feriados declarados por lei. B) A parte pode renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. C) Quando o encerramento do prazo cair em dia que o expediente forense se encerrar antes do horrio normal, prorroga-se o prazo para o primeiro dia til seguinte. D) Se a lei for omissa, o juiz determinar os prazos, tendo em conta a complexidade da causa e a dinmica da secretaria forense.

17

Questo 42
No direito processual civil, o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa, denomina-se tecnicamente A) Citao. B) Certificao. C) Intimao. D) Notificao.

Questo 43
Com base no CPC, assinale a afirmativa que NO apresenta causa de extino do processo sem julgamento do mrito. A) A petio inicial ser indeferida pelo juiz. B) O processo ficar parado por mais de 1 ano por negligncia das partes. C) Conveno de arbitragem. D) For verificada a ocorrncia de litispendncia, perempo ou revelia.

Questo 44
Analise os seguintes enunciados. I. II. Agravo, recurso extraordinrio, embargos infringentes. Apelao, ao rescisria, agravo.

III. Recurso especial, embargos declaratrios, ao rescisria. Quanto aos recursos tecnicamente cabveis, previstos no CPC, podemos concluir que A) somente o item I est correto. B) somente o item II est correto. C) somente o item III est correto. D) somente os itens I e II esto corretos.

18

DIREITO PENAL

Questo 45
Analisando a Constituio de 1988, INCORRETO afirmar que A) a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru. B) no haver juzo ou tribunal ou exceo. C) no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. D) tribunal do jri tem competncia unicamente para o julgamento dos crimes dolosos consumados, contra a vida.

Questo 46
Considere o exemplo a seguir: Joo quer ferir e assim d um soco no rosto de Antnio; esse ao cair, bate com a cabea na pedra e morre. CORRETO afirmar que estamos diante de exemplo de um crime A) com erro de tipo. B) com impercia, unicamente. C) para julgamento no tribunal do jri. D) preterdoloso.

Questo 47
Quando o resultado do crime surge ao mesmo tempo em que se desenrola a conduta como no crime de injria verbal, CORRETO defini-lo como A) crime de mera conduta. B) crime imprprio. C) crime formal. D) crime material.

19

Questo 48
Analise as seguintes afirmativas e assinale a CORRETA. A) Casa de albergado para cumprimento de pena dos condenados primrios. B) No h tentativa em crime culposo. C) No concurso material de crimes o agente, mediante uma s ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes. D) Partcipes so os que realizam aes rpidas essenciais, descritas no tipo.

Questo 49
Analisando as causas de extino da punibilidade, NO se inclui entre elas A) a doena grave do agente. B) a graa. C) a perempo. D) a renncia ao direito de queixa.

20

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Questo 50
INCORRETO afirmar que o inqurito policial instaurado pela autoridade policial decorre A) de notcia do suposto crime ocorrido. B) de queixa do representante legal da vtima. C) de requerimento do ofendido. D) de requisio do juiz.

Questo 51
Em relao ao estudo sobre a ao penal, assinale como se denomina a ao intentada pelo ofendido, quando ela no for iniciada no prazo legal pelo Ministrio Pblico. A) Ao penal pblica. B) Ao penal pblica condicionada. C) Ao penal privada secundria. D) Ao penal privada subsidiria da pblica.

Questo 52
NO impedimento para a propositura de ao civil reparatria a deciso penal que A) absolver o ru, decidindo que o fato imputado no constitui crime. B) absolver o ru, com base no exerccio regular do direito. C) absolver o ru, com base no in dubio pro reo. D) arquivar o inqurito ou as peas de informao.

21

Questo 53
Analise os seguintes institutos legais. I. II. Agravo em execuo e habeas corpus. Carta testemunhvel e recurso em sentido estrito.

III. Apelao e reconsiderao. A anlise permite concluir quanto ao processo penal, que, tecnicamente, so previstos como recursos apenas os contidos A) no item I. B) no item II. C) nos itens I e III. D) nos itens II e III.

Questo 54
Assinale o instituto legal que NO modalidade de priso cautelar prevista na legislao processual penal. A) Priso correcional B) Priso em flagrante C) Priso preventiva D) Priso temporria

22

LEGISLAO ESPECIAL

Questo 55
Considerando a Lei 1.060/50, quanto impugnao ao pedido de assistncia judiciria; e quanto ao prazo de prescrio - a contar da sentena - para o assistido satisfazer tal pagamento, assinale a alternativa CORRETA. A) A impugnao no suspende o curso do processo. O prazo de prescrio de trs anos. B) A impugnao no suspende o curso do processo. O prazo de prescrio de cinco anos. C) A impugnao suspende o curso do processo. O prazo de prescrio de trs anos. D) A impugnao suspende o curso do processo. O prazo de prescrio de cinco anos.

Questo 56
Pelo disposto na Lei n. 4.898/65, dentre as penas de sano administrativa para o autor de abuso de autoridade, NO est prevista a A) advertncia. B) demisso, a bem do servio pblico. C) multa, no mximo at 180 dias/multa. D) suspenso do cargo, funo ou posto, de 5 a 180 dias, com perda de vencimentos e vantagens.

23

Questo 57
Analisando a Lei de Execuo Penal (n. 7.210/84) sobre o instituto da remio da pena, INCORRETO afirmar que A) a remio ser feita a razo de 01 dia de pena para 03 de trabalho. B) no se admitir remio para os acometidos com doena grave. C) o tempo remido ser computado para concesso do livramento condicional e o indulto. D) so passveis de remio os condenados ao regime fechado ou semiaberto.

Questo 58
Com base no ECA, Lei n. 8.069/90, assinale a modalidade de Medida Scio-Educativa que dever ser cumprida em entidade exclusiva para adolescentes, em local distinto daquele destinado ao abrigo, obedecida rigorosamente separao por critrios de idade, compleio fsica e gravidade da infrao. A) Internao B) Liberdade assistida C) Prestao de servio a comunidade D) Regime de semiliberdade

Questo 59
Analisando a lei da Ao Civil Pblica (Lei n. 7.347/85), assinale a afirmativa INCORRETA. A) A propositura da ao suspende a ao popular com igual matria. B) O Ministrio Pblico, se no intervir no processo como parte, atuar obrigatoriamente como fiscal da lei. C) O juiz poder conferir efeito suspensivo aos recursos, para evitar dano irreparvel parte. D) Para propositura da ao, no haver adiantamento de custas, emolumentos, honorrios de periciais e quaisquer outras despesas.

24

Questo 60
Com base no disposto no Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90), assinale a definio INCORRETA. A) Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. B) O direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao caduca em 90 dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto no durveis. C) Para os profissionais liberais a responsabilidade pessoal depender de apurao da existncia de culpa. D) Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial.

25

FOLHA DE RESPOSTAS (RASCUNHO)

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUES ESPECFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA. USE CANETA ESFEROGRFICA AZUL OU PRETA.

26

27

ATENO: AGUARDE AUTORIZAO PARA VIRAR O CADERNO DE PROVA.

Das könnte Ihnen auch gefallen