Sie sind auf Seite 1von 20

Das Camlias do Leblon Rosa de Ouro: as representaes de Isabel no contexto do abolicionismo

Augusto Oliveira Mattos*

Resumo: Este trabalho tem por finalidade desvelar as vrias representaes da Princesa Isabel, no contexto do final do Imprio, atravs de pesquisas baseadas em arquivos pblicos, bibliotecas e jornais da poca, tendo como referncia terico-metodolgica a Histria Social. Esta nos possibilita contemplar, com todo o seu instrumental investigativo, as exigncias da pesquisa, pois ao privilegiar o estudo das sociedades humanas, aborda os seus mais diversos aspectos. Estudaremos o cotidiano da Regente, seja no mbito da vida privada ou pblica. Discorreremos sobre sua formao intelectual, as relaes familiares, seu envolvimento na causa abolicionista e suas aes polticas, sempre consoantes com o mundo vivido poca. Haver espao para seus detratores, permitindo melhor compreenso das motivaes que os levaram a crer na incapacidade dirigente da herdeira legtima do trono imperial. Palavras-chave: Redentora, Abolicionismo e Representaes.

Abstract: The aim of this work is to unveil the various representations of Princess Isabel, in the final context of the Empire, through research based on public files, libraries and newspapers from the era. The Theoretical-Methodological reference is Social History. This enables us to contemplate with all the investigative instruments, the researchs demands, as by favoring the study of human societies, it addresses their most diverse aspects. We will study the day to day of the Regent, in both private and public life. We will discourse about his intellectual education, family relationships, his involvement in the emancipationist cause and his political activities, always consonant with the world as it was at the time. There will be space for his detractors, enabling better understanding of the motivations that lead them to believe in the governing incapacity of the legitimate successor to the imperial throne. Keywords: Redeemer, Abolitionism and Representations.

Os estudos sobre a participao poltica da Princesa Isabel, dentro do contexto do processo da abolio da escravido, apresentam-se carregados de paixes. A tentativa de associao da Regente supresso do trabalho involuntrio, articulando-se a imagem da Redentora como principal agente do processo, que culminou na Lei N 3353, de 13/05/1888 popularmente conhecida por Lei urea , foi o instrumento utilizado pela monarquia para tentar garantir sua longevidade como modelo institucional do pas.
A abolio promulgada j, de h muito pelos coraes traduzida em facto, consumado pelo povo, [...] todos compreenderam que excelsa Princesa se devia um testemunho de apreo, pelo muito que tambm fez em prol dos
*

Faculdade Projeo, Mestre em Histria Social, augusto.mattos@uol.com.br

Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

cativos. Assim, espontaneamente, quase se acordo prvio, cada qual se preparou para glorificar e cobri deflores a herdeira do trono, acontecendo que, concorrendo todos para esta manifestao, ela tornou-se, por si mesma grandiosa, sublime, nica. Nunca se viu cena igual, desde que o Brasil existe! A efuso popular chegou ao auge na hora em que o trono se consorciava com a populao, no mesmo af de tornar o Brasil um pas livre, espalhando sobre ele, como uma beno, os primeiros clares da liberdade1.

A unio entre as aspiraes populares e a atuao decisiva da regente no processo de derrubada do escravismo no Brasil entusiasticamente destacada no texto. A idia de que a monarquia agia com o intuito de responder as necessidades da sociedade brasileira poderia significar a prpria garantia da continuidade do regime. Por outro lado, grupos republicanos buscavam minorar a participao da mesma, ao associarem a escravido manuteno do regime monrquico no Brasil. o que se pode perceber no artigo abaixo:
O que significam essas estrondosas ovaes Regente?! Para que essas loas entoadas atual representante da instituio monrquica? a histria quem nos diz que a Monarquia no Brasil manteve-se e prosperou custa da escravido dos negros, assim como esta encontrou sempre naquela o mais franco apoio, o mais valioso auxlio, graas ao vergonhoso contrabando dos negreiros, violao dos tratados internacionais [...] No era, pois, Regente, no era a um chefe de Estado Constitucional que cabia intervir na soluo da melindrosa questo servil, por meio de um ato de absolutismo e ditadura, qual o da despedida do gabinete de 20 de agosto, incumbido de dar execuo a uma lei de garantias lavoura nacional. Depois de reunidos e ouvidos os deputados da nao, acerca da poltica mais prudente e mais convinhvel ao bem pblico, que cumprialhe exercer a sua atribuio constitucional de eleitor dos ministros2.

Percebe-se, ento, que a imprensa, dentre outros artifcios, era um dos principais instrumentos utilizados para defesa ou ataque s aes da Regente. Na base de tudo, estava em jogo a construo das representaes de Isabel aos olhos do povo. Representaes que poderiam significar a garantia do Terceiro Reinado. Ou seja, sua aceitao, naquele momento, serviria para manuteno da ordem poltica estabelecida. O que vem corroborar o ponto de vista de Chartier, quando esse afirma que as representaes, embora aspirem tornar-se hegemnicas, so de fato discursos determinados pelos interesses dos grupos que as constroem e, por isso, competem entre si na busca de afirmao3. Sendo assim, as representaes construdas pelos defensores e detratores do regime monrquico poderiam ter um peso fundamental na sobrevivncia ou no do regime, j que influenciariam decisivamente os rumos tomados pela elite dirigente, bem como o prprio imaginrio popular, no que se referia capacidade da princesa regente em tocar os assuntos de Estado.
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

Faz-se necessria a abordagem sobre o contexto do sculo XIX para melhor entendimento das posturas defendidas por monarquistas e republicanos. A idia de que Isabel era inabilitada para a ocupao do trono no se prendia simplesmente a questes polticas ou econmicas. Culturalmente, vivia-se num mundo patriarcal, onde, embora no fossem poucas as atuaes das mulheres nos mais diversificados campos da sociedade, impunham-se limitaes de todas as ordens ao feminina. Constituies europias definiam o carter submisso da mulher de forma explcita, como eram os casos da italiana, norueguesa, francesa, alem, s para citar algumas. Mesmo nas religies de base judaico-crist esses princpios eram enfatizados, como pode se observar na interessante constatao de Barman, em seu livro sobre a princesa Isabel:
Como em termos fsicos, as mulheres so a costela de Ado, elas so consideradas biologicamente subordinadas e dependentes dos homens. A sucumbncia de Eva tentao significa que a natureza feminina menos forte, inconstante e menos confivel que a masculina. Como filhas de Eva, as mulheres tm o papel precpuo de parir e criar filhos, cabendo aos homens a funo principal de provedor e protetor. As mulheres levam a vida dentro de casa, no interior da chamada esfera privada, ao passo que os homens vivem no mundo da ao, na dita esfera pblica. Homens e mulheres existem em par a par, mas os primeiros tm, por definio, as qualidades e os papis ideais. Constituem a norma qual as mulheres no podem aspirar por no serem homens. A autonomia e funo de agentes so vistas como prerrogativas masculinas; e os recursos humanos, percebidos de modo a privilegiar o acesso e o controle masculinos. A agressividade, mesmo a fsica, uma qualidade masculina; para o sexo feminino, mostrar agressividade masculinizar-se4.

Uma carga cultural que exigia muito mais das mulheres das classes sociais mais abastadas, como a Princesa Isabel, visto que essas, alm de cumprirem com todas as prescries estabelecidas para o sexo feminino recato, submisso, dentre outras deveriam ter uma formao que lhes permitisse transitar no espao pblico como boas anfitris, boas esposas e boas filhas. Isabel, ainda menina, transformou-se na sucessora legtima ao trono do Brasil Princesa Imperial -, aps a morte de seu irmo Afonso, em 1851. A possibilidade de sua no ascenso ao trono seria o nascimento de um novo filho de D. Pedro II. Pois, neste caso, o critrio da idade seria colocado em segundo plano, em detrimento do de gnero os homens tinham prioridade, independente da idade, no caso de sucesso. Mesmo sendo previsto em lei constitucional5, o pensamento predominante da poca fazia com que muitos no digerissem bem a idia de ter uma mulher ocupando o mais alto cargo do pas.
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

A monarquia entendia, ento, que seria necessria uma slida formao educacional, moral e religiosa para que a princesa pudesse, com este atributo, ser respaldada pela maioria da elite poltica. Nas palavras de Daibert Junior, ao tornar-se Princesa Imperial, a figura de Isabel no poderia mais limitar-se ao papel de modelo das brasileiras, figura materna ligada ao domnio privado6. Mas a, residia a gnese de todos os conflitos. O domnio pblico literalmente o controle do Poder de Estado. Como temos constatado, soava complicado aos ouvidos mais reacionrios o poder feminino, como j alertava Michelle Perrot, quando afirmou que as mulheres so colocadas distncia do poltico e mantidas em dependncia no interior da sociedade civil7. A afirmativa da competente autora retrata de forma inquestionvel o contexto do sculo XIX. A educao de Isabel e de sua irm Leopoldina foi orientada pessoalmente pelo Imperador que, inclusive, considerava esta atividade como um de seus passatempos prediletos. Preocupava-se em diversificar os estudos das mesmas, que passavam por uma grade complexa de matrias, como registrou Barman:
No final da dcada de 1850, o formidvel programa de instruo concebido por D. Pedro II mantinha suas filhas ocupadas, na sala de aula, nove horas e meia por dia, seis dias por semana. A gama de matrias acadmicas que estudavam inclua as lnguas latina, francesa, inglesa e alem, a histria de Portugal, da Frana e da Inglaterra, a literatura portuguesa e a francesa, geografia e geologia, astronomia, qumica, fsica, geometria e aritmtica. A isso se acrescentavam desenho, piano e dana. Em 1863, quando as princesas completaram, respectivamente, dezessete e dezesseis anos, as aulas passaram a incluir tambm o italiano, histria da filosofia, economia poltica e o grego8

Assim, estimulada pelo pai, homem ligado ao saber, a futura Regente adquiria o embasamento, julgado necessrio poca, para o exerccio das funes de liderana. Neste quadro, foi montada uma estratgia de familiarizao da princesa com a populao, atravs do comparecimento em vrias atividades festivas populares. Lembrando, ainda, que a data de aniversrio de Isabel ganhou um status diferenciado at mesmo que o de sua irm, visto que era considerada uma data de grande gala, enquanto que o aniversrio de Leopoldina, de mdia gala9. Oficialmente, a Assemblia Geral Legislativa havia reconhecido Isabel como sucessora legtima de D. Pedro II desde 1850, pois, para a monarquia, mais do que um procedimento burocrtico, era preciso espalhar a notcia pelo Imprio e preparar o terreno para que a idia problemtica de uma Imperatriz [...] tornasse natural e aceitvel entre os sditos de extenso territrio10.
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

Questo no menos problemtica foi a do casamento o que abraaria a questo da sucesso ao trono da princesa. Havia um antilusitanismo latente por parte da elite poltica brasileira que, de certa forma, impediria a unio da herdeira a qualquer prncipe portugus. Seguindo tradio secular e respaldado constitucionalmente11 de forma bem articulada, D. Pedro II tomou a frente das negociaes, tendo a preocupao de que a unio de sua filha no acirrasse os nimos da oposio e que, ao mesmo tempo, fortalecesse o regime monrquico. Apesar de preferir que seu futuro genro fosse catlico, de sentimentos liberais, e no ser portugus, espanhol ou italiano, desejando que no seja austraco12, o Imperador estava disposto a ouvir a vontade de suas duas filhas:
Nada se far que comprometa a palavra sem que minhas filhas sejam ouvidas e anuam, sendo ento preciso que eu use das informaes que para isso deres, e me envieis fotografias no favorecidas dos noivos, e mesmo outros retratos pelos quais se possam fazer idias exatas das fisionomias13.

Esta postura de D. Pedro II tambm pode ser explicada a partir de sua prpria experincia, adquirida no primeiro encontro com sua futura esposa Tereza Cristina Maria, ento princesa das Duas Siclias, pertencente dinastia de Bourbon, aps seu casamento ter sido realizado por procurao, em Npoles. Nas palavras de Lilia Schwarcz, malgrado as informaes que lhe haviam chegado sobre as virtudes da imperatriz, D. Pedro s pode notarlhe os defeitos: Teresa Cristina era baixa, gorda, e alm de tudo coxa e feia14. Depois das frustradas negociaes para casar a herdeira com Pedro, duque de Penthivre, para tristeza do Imperador - que no abandonara em momento algum suas pretenses polticas de fortalecimento da imagem do Brasil no exterior -, mas para felicidade de D. Isabel, que se apaixonou pelo futuro marido, acordou-se o casamento desta com Gasto dOrlens, o conde DEu. Mais uma vez, os opositores do regime monrquico fortaleceriam seus argumentos contra o Terceiro Reinado, argumentando que uma provvel submisso da futura Imperatriz ao marido poderia colocar em risco as instituies e a soberania nacionais. A agora Condessa de dEu parecia no se importar com as conseqncias polticas geradas pelo seu casamento. Sua aparente felicidade transparece em carta enviada a seu esposo, na qual celebra toda sua felicidade junto ao mesmo:

Hoje faz um ano que, nesta mesma hora, eu tive a felicidade de receber o teu pedido de casamento no salo de onde acabo de sair para te escrever. No posso deixar passar o abenoado dia de hoje sem escrever alguma coisa nesta hora, uma cartinha separada. J derramei algumas lgrimas, olhando para o lugar em que estvamos h um ano, exatamente neste dia e Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

nesta hora. Como estvamos trmulos, mas tambm como estvamos contentes. Oh, querido, eu nunca me arrependerei de te haver escolhido originalmente no meu corao e, depois, de te haver aceitado como marido. Eu te amo muito, querido; amo-te mais a cada dia. Como eu gostaria de ter ver aqui, meu amor! O que me consola um pouco, como a ti, pensar que ests pensando em mim, que tambm me amas muito. Envio-te de lembrana uma mecha de cabelo que cortei neste momento. Oh, meu amor, meu querido, meu bem-amado, meu tudo, nunca duvides do amor que a tua mulherzinha querida sente por ti, desta que te adora. 15 Isabel .

Para o historiador Loureno Luiz Lacombe, o casamento da princesa marcou tambm seu primeiro ato em defesa dos cativos: Estava realizado o sonho de amor da Princesa. Mas outro sonho, tambm de amor, mas de amor pelos humildes e cativos, comeava a, exatamente nesse dia16. Referia-se ele ao pedido da princesa a seu pai, para que vrios cativos que lhe prestaram servios nos seus tempos de solteira fossem alforriados. Foi atendida. A vida de Isabel no se resumia a dedicao famlia que se formar. J em 1871, assumiu o cargo de Regente, devido viagem do pai para tratamento de doena da Imperatriz Tereza Cristina. O momento no era dos melhores. Havia sido lanado o Manifesto Republicano e as agitaes polticas aumentavam por todo o pas, principalmente na Corte. O gabinete Rio Branco, empossado pelo Imperador, apesar de conservador, adotava atitudes consideradas modernizantes, nas palavras de Jos Murilo de Carvalho17. Entendam-se como medidas modernizantes, naquele contexto, aquelas que no alteravam o carter da propriedade privada, da concentrao de renda, mas que, em alguns momentos, dispunham-se a tratar de temas delicados como o trabalho involuntrio. A delicadeza do momento era materializada nas preocupaes do Imperador em orientar a Regente na sua conduo do processo poltico, alm de nomear como Chefe do Conselho de Ministro o Visconde de Rio Branco para que, com sua experincia, garantisse a estabilidade institucional do pas. Mas a tarefa no era fcil. Havia uma inclemente oposio em relao figura do Conde DEu. E mais, havia um problema de interpretao na Constituio, como esclarece Daibert Junior:
No estava claro se na ausncia do Imperador a Regncia seria assumida pela princesa ou por uma Regncia Seletiva. Tambm suscitava dvida a interpretao relativa atribuio dos poderes do Regente. Na ausncia de D. Pedro ele governaria com plenos poderes ou teria suas funes limitadas pela Assemblia?18

Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

10

Os debates polticos intensificavam-se, mas, no final, Isabel foi reconhecida como Regente, tendo, em suas prerrogativas, o Poder Moderador. Para tranqilizar o Parlamento, D. Pedro II, nos seus Conselhos Regente, registrou:
Para que qualquer ministrio no tenha o menor cime da ingerncia de minha filha nos negcios pblicos indispensvel que meu genro, alis, conselheiro natural de minha filha, proceda de modo que no se possa ter certeza de que ele influiu mesmo por seus conselhos, nas opinies de minha 19 filha.

Nota-se a preocupao do Imperador em minimizar a presena do Conde DEu junto princesa e criar um clima de tranqilidade poltica, no perodo de seu afastamento. Por outro lado, Isabel, mesmo no tendo experincia na conduo dos negcios de Estado, mantinha uma postura slida, aparentemente de serenidade. No era por menos, pois o Imprio jamais havia sido governado por uma mulher e essa questo de gnero, como vimos, importunava tanto como as decises polticas. Contudo, o grande embate a que se disps a Regente foi o de cumprir com as orientaes de seu pai, no tocante a extino gradual da escravido. Apesar do posicionamento abertamente favorvel ao fim da escravido, a jovem Regente no queria arcar com o peso de uma provvel crise poltica, adotando medidas mais radicais. Para isso, confiava plenamente na astcia do ministro Rio Branco, presidente do Conselho dos Ministros. A Lei do Ventre Livre, de 28 de setembro de 1871, foi possibilitada, entre outras coisas, pela capacidade poltica de Rio Branco, e materializada no meio parlamentar. No pode ser considerada fruto do trabalho pessoal da Regente. Todavia, no se pode negar que sua posio favorvel ao projeto tenha facilitado sua aprovao. O discurso de modernidade de Isabel vinha ao encontro das transformaes que ocorriam, principalmente, no mundo Europeu. Sua postura firme, em apoiar as reformas sugeridas pelo pai, empolgava os setores mais progressistas da sociedade, embora a oposio ao seu governo e monarquia crescesse na mesma medida. De qualquer modo, apesar de sua tradicional discrio, coube Regente os louros pela empreitada vitoriosa. Fato reconhecido pelo prprio Rio Branco:

Aps a votao da Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro de 1871, o povo em massa esperou o Visconde do Rio Branco. Quando ele apareceu porta do Senado, recebeu a manifestao mais ruidosa e comovente que j se fez Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

11

a um homem pblico no Brasil. A Princesa Isabel foi-lhe ao encontro, com a fisionomia radiante, e cumprimentou-o com efuso; Bravos, Visconde! A sua vitria foi o mais belo exemplo em que os nossos homens de Estado se devem mirar. Perdo, Princesa! Se venci, porque tinha apoio em Vossa Alteza e nos meus luminosos pares legislativos. Logo, o mrito menos meu que da 20 ilustre humanitria Regente e dos insignes representantes do Pas .

O texto supracitado, indubitavelmente, reflete o aparente descompromisso da Regente com as homenagens espontneas ou os elogios polticos surgidos com a promulgao da Lei. Mas isto no significava que os defensores da monarquia no se utilizariam do fato para, como veremos depois, construir uma imagem positiva do governo de Isabel. No perdendo de vista o carter paliativo da lei de 28 de setembro, que naquele momento estava dentro das possibilidades de Isabel, o impacto causado pela mesma foi inquestionvel. A partir da, aumentaram os descontentamentos em grande parte dos cafeicultores - em especial os do norte fluminense e Vale do Paraba que acirravam sua desconfiana em torno da lder maior do imprio. De forma errnea, atribuam princesa toda a responsabilidade pela, segundo eles, inoportuna lei que aniquilaria com a economia agrcola, levando-os misria. Hermes Vieira contesta este argumento, afirmando que:
luz da razo, entretanto, essa animadverso de que se deixaram possuir fazendeiros, estancieiros, conservadores e outros que tais, no procedia, pelo fato de que, muito embora a princesa e o esposo fossem favorveis libertao dos escravos, jamais lhes coubera, como era bvio, a deciso propriamente dita das medidas tomadas em favor deles. Lembre-se que a primeira delas, que veio libertar o ventre escravo, obedeceu vontade expressa do Imperador e foi alcanada pelo talento e a habilidade de Rio Branco21.

De qualquer modo, significativa parte da sociedade viu com bons olhos a primeira experincia de mando poltico da Regente. Nos setores menos privilegiados, principalmente, por motivos bvios, e nos mais abastados da sociedade encontravam-se defensores das aes governamentais da Princesa. Alguns jornais expressavam claramente a satisfao com a Regncia, como se comprova abaixo:
Em perto de um ano de Regncia a Princesa no recebeu [...] nem teve impresso de desgosto determinada pela censura indireta e ainda menos por apaixonada agresso dos partidos em oposio e, todavia, tinham-se travado em 1871 na tribuna e no Parlamento as discusses renhidas ardentes e impetuosas sobre o projeto que se tornou lei do Imprio a 28 de setembro daquele ano. Todos respeitaram o carter provisrio da Regncia e fizeram justia prudncia, dignidade e acerto com que se houve a Princesa22. Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

12

No fundo, surgia a perspectiva, mesmo que de forma indireta, de que um provvel Terceiro Reinado, sob a batuta de Isabel, poderia surtir efeitos positivos. J que, devemos lembrar, a oposio a D. Pedro II jamais deixou de existir. Era necessrio iniciar os trabalhos de alicerce, preparando o terreno para a continuidade monrquica e as repercusses dos atos da Princesa eram favorveis para o incio desta tarefa. Aps deixar a Regncia, em 31 de maro de 1872, a Princesa Imperial viajou com seu esposo para a Europa. O gabinete Rio Branco, reformista, continuava a cumprir as determinaes de D. Pedro II, enfrentando, como sempre, a oposio de grupos republicanos. Um fato, entretanto, estremeceu as relaes entre a Coroa e o Imprio: a Questo Religiosa. A contenda girou em torno da recusa do Imperador em aceitar as determinaes da Bula Syllabus, onde o Papa Pio IX determinava a excluso de maons das celebraes catlicas. No objeto do nosso estudo o aprofundamento deste episdio, mas ele se apresentou fundamental para desvelar a ativa participao de Isabel, que se coloca contra o pai e parte em defesa da Igreja. Em carta escrita ao pai, ela relata:
Suas cartinhas me trazem sempre tanto prazer. V-me escrevendo todas as vezes que puder. O negcio dos bispos tambm me inquieta bastante. Poderiam eles ser mais prudentes? O que acho porm que o governo quer se tambm meter demais em coisas que no deveriam ser de seu alcance. E, alm disso, se os maons tem tanto apego s coisas da Igreja que no queriam ser expulsos desta, por que no abandonam a maonaria? Ou h medo ou ento pouco fervor da parte deles. Devemos defender os direitos dos cidados brasileiros, os da constituio, mas qual a segurana de tudo isso, dos juramentos prestados se no obedecemos em primeiro lugar Igreja? Porque os scios da maonaria brasileira no formaram uma outra sociedade, s claras, que nada tivesse de repreensvel e que ao mesmo tempo continuasse com o fim de beneficncia que principalmente tem assumido em nosso pas? Seria um meio de no lesar os direitos a socorros que seus adeptos tenham adquirido. Deus nos ajude! E esclarea ao Penedo, com que j tive h dias uma terrvel discusso a esse mesmo respeito, antes que ele e eu soubssemos que talvez teria ele de ir para Roma para tratar da questo com o Santo Padres23

A postura da princesa clara. Seu apoio Igreja vem carregado de severas crticas maonaria. Ao citar a Constituio, parece querer lembrar ao seu pai que o Brasil era um Imprio que tinha como religio oficial o catolicismo. Isabel demonstrava que sua personalidade no possua nada da mulher estereotipada do sculo XIX aquelas direcionadas, apenas, para a vida privada. Ao enfrentar o pai, envolvia-se por completo nas questes da vida pblica, influenciando a mesma com seu cotidiano privado de catlica devoo religiosa.
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

13

A oposio irritava-se com as intromisses da Princesa Imperial. Daibert Jnior retrata as agitaes:
Outro aspecto freqentemente ressaltado na figura da Princesa Isabel era seu apego religio. Vista como beata, por seu excesso de dedicao ao catolicismo, era considerada uma reacionria ultramontana. A Associao da Princesa com o apego ao catolicismo parece ter ganhado flego em sua participao na chamada Questo Religiosa em que interferiu energicamente junto ao Imperador a favor da anistia dos bispos, presos por desacatarem a ordem Imperial e expulsarem dos quadros clericais os membros da maonaria24.

De fato, por todo o perodo, os opositores republicanos da monarquia argumentaram sobre os inconvenientes da proximidade excessiva de Isabel com o clero, bem como no abandonaram as crticas ao seu marido, conhecido pejorativamente como o francs. Em violento artigo, o jornal O Pharol teceu o seguinte comentrio:
Estamos sob o domnio do marido dessa mulher, ao qual, estrangeiro, pouco se lhe importa o Brasil. Ela faz o que o marido quer e no o que desejo do povo; faz mais afronta os interesses do povo para afagar os desejos do marido. Cumpre reagir: cada cidado tem o dever do patriotismo.25

As cidas palavras do texto buscam enfatizar a questo da submisso do gnero feminino, alm de estimular comportamentos xenfobos. No se faz aluso clara a questes polticas, econmicas ou sociais. Busca o artigo desqualificar Isabel, a partir de sua frgil condio feminina. mesmo o aspecto cultural que est em evidncia. Uma barreira complexa de ser transposta, tendo em vista que, como afirma Francisco Falcon:
A cultura apresenta-se como resultante de algum tipo de ao (mental, espiritual, ideolgica, como queiram) das prticas culturais sobre o respectivo grupo humano considerando (nas prticas), quer em seus aspectos coletivos, quer eventualmente pelo menos, em seus componentes culturais. Trata-se, assim, de cultura como representante coletiva e tambm expresso de algum tipo de finalidade inerente prpria cultura26.

Beneficiados por slidas prticas culturais, os opositores de Isabel no se furtavam em lanar mo de argumentos - para poca - bastante razoveis. Nota-se, ento, que a cooptao de pessoas para sua causa no se fazia somente no debate de questes estruturais. As representaes culturais ofereciam, tambm, munio para o achaque monarquia. A construo das representaes da Princesa Isabel, que circulavam entre os diversos segmentos sociais como formas de conhecimento socialmente elaborado e partilhado27 e que contribuam para a construo de uma realidade comum a um conjunto social28, expressou os mais variados interesses, dentro do mbito social.
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

14

Para desgosto de Isabel, as expectativas criadas em torno da Lei do Ventre Livre no se materializaram na prtica. Havia muitos interesses em jogo. Uma coisa era fazer a Lei, outra era faz-la vigorar. Hermes Vieira traa o interessante estado de abatimento em que se encontrava a Princesa Imperial:
Chegara-se ao ano de 1879 e, com ele, ao fim de uma injustificada apatia no concernente ao abolicionismo. Soara o momento em que as inobservncias lei de 28 de setembro de 1871, que no s decepcionaram os ltimos anos de vida do visconde do Rio Branco, como ocasionavam profundos desgosto princesa Isabel, iriam responder pela estagnao em que jaziam as providncias por ela preceituadas. Decorridos quase oito anos, o resultado que se obtm contristador. De positivo, e alentador, s isto: no acarretara, em instante algum, nenhuma das graves conseqncias previstas pelos que lhe foram contrrios; mas tambm no vinha dando os frutos esperados, simplesmente porque os infensos a ela sabotavam-na por todos os meios e modos. Usineiros e fazendeiros, aliados a quantos compunham as classes conservadoras, no lhe cumpriam o texto legal. A obstruo, desde os primeiros dias de sua vigncia, se no era total, era por demais sensvel por parte dos senhores de escravos, chegando a revestir uma atitude desrespeitosa, de verdadeiro descaso frente ao governo que, por sua vez, com eles conivente, no reagia como seria de seu dever, antes estimulava, por estranho que parea, a estagnao em que ela cara. Se era a educao dos ingnuos e mesmo dos emancipados, nenhuma providncia havia sido tomada a respeito29.

O fato que as mudanas ocorriam de forma demasiadamente lenta, durante o Imprio. Mas no era para menos, o fortalecimento do Partido Republicano e os ataques figura do Imperador continuavam em escala ascendente. A prpria Isabel reclamava de determinados comportamentos polticos do pai, no lhe poupando algumas crticas, geralmente em formas de cartas:

[...] O meu maior fantasma o tal poder pessoal de que o acusam meu bom Papaizinho e que julgo dever provir do emperramento que lhe atribuem. Vou por em pratos limpos. A culpa no sua. Ao menos no sua s. Papai tem inteligncia, tem vontade (tenacidade ou emperramento se quiser) e meios de a por em obra. Os nossos ministros em geral so menos firmes, tenazes ou emperrados, e, portanto a corda sempre arrebenta pelo mais fraco. O que fazer? No se julgue to infalvel, mostre-se mais confiante neles, no se meta tanto em negcios que so puramente da repartio deles 9e eu terei mais de seu tempo). E se algum dia no puder, de todo, continuar a dar-lhes a sua confiana ou se ver que a opinio pblica (verdadeira) contrria a eles, rua com eles!!! [...] 30.

Claro est no texto, que a passividade de D. Pedro II em tomar atitudes concretas no campo poltico desagradava Isabel. A Princesa Imperial sugere abertamente mudanas na
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

15

composio do Ministrio e cobrana nas atitudes dos ministros. Prope a diviso de responsabilidades na conduo dos assuntos do Governo. E, talvez o mais importante, exige a demisso daqueles que no corresponderem s expectativas de seu pai. A partir desta preciosa fonte, acreditamos que as leituras sobre a passividade poltica da herdeira do trono foram feitas, de forma inconsciente, ou no, com os propsitos mais variados, voltados para denegrir sua imagem. Como ressalta Maria de Lourdes Janotti, o uso das fontes tambm tem uma histria porque os interesses dos historiadores variaram no tempo e no espao, em relao direta com as circunstncias de suas trajetrias pessoais e com suas identidades culturais31. A aproximao da Princesa Isabel com os abolicionistas no tardou. Os estreitos laos com o grupo mais moderado do abolicionismo, onde se inseriam, entre outros, Jos do Patrocnio32, Andr Rebouas33 e Joaquim Nabuco34 explica-se pelo fato da mesma ter tido sempre uma postura poltica reformista. At porque, setores mais radicais do movimento abolicionista eram francamente republicanos, como o caso de Silva Jardim35. Francamente favorvel abolio dos cativos, Isabel era defensora do regime monrquico. Da o fato de pautar suas aes com moderao, evitando qualquer tipo de conflito desnecessrio. A herdeira do trono no era uma mulher s de palavras. Organizava festividades com o intuito de angariar fundos para diversos grupos abolicionistas ela mesma contribua financeiramente possua papel de destaque na Comisso Libertadora, protegia escravos fugitivos e apoiava quilombos abolicionistas36, no que era apoiada por seu marido, o Conde dEu. Eduardo Silva, no seu importante estudo sobre o quilombo do Leblon, fez assim seu registro:
A Princesa Isabel tambm protegia escravos fugidos em Petrpolis. Temos sobre isso o testemunho insuspeito do engenheiro Andr Rebouas, que tudo registrava em suas cadernetas implacveis. S assim podemos saber hoje, com nmeros precisos, que no dia 4 de maio de 1888, almoaram no Palcio Imperial catorze africanos fugidos das fazendas circunvizinhas de Petrpolis. E mais: todo o esquema de promoo de fugas e alojamento de escravos parece ter sido montado pela prpria Princesa. Andr Rebouas sabia de tudo porque estava comprometido com o esquema. O proprietrio do Hotel Bragana, onde Andr Rebouas se hospedava, tambm estava comprometido at o pescoo, chegando a esconder mais de trinta fugitivos em sua fazenda, nos arredores da cidade. O advogado Marcos Fioravanti era outro envolvido, sendo uma espcie de coordenador-geral das fugas. No faltava ao esquema nem mesmo o apoio de importantes damas da corte, como madame Avelar, dona Amanda Paranagu Dria e Ceclia, condessa de Estrela, companheiras fiis de Isabel e tambm abolicionistas da gema. s vsperas da Abolio final, no dia 12 de maio, conforme Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

16

anotou Rebouas, j subiam a mais de mil os fugitivos acolhidos e hospedados pela Comisso Libertadora sob os auspcios de Isabel37.

A Princesa atuava, num primeiro momento, de forma discreta. Os inimigos do regime no podiam ser municiados. Em alguns momentos, at mesmo alguns abolicionistas teciam crticas veladas as atuaes de Isabel. Acreditavam que a influncia que tinha sobre o Imperador poderia ser amalgamada com os parlamentares mais ligados ao abolicionismo e implementar, de uma vez, a emancipao. Alguns chegavam a lembrar o quo tinha sido discreta a participao da mesma na aprovao da Lei do Sexagenrio, de 1885. Outros, como foi o caso de Rui Barbosa, afirmavam que o abolicionismo da herdeira do trono no passava de uma questo poltica, tendo a princesa apenas cedido uma situao de fato criada pelo movimento abolicionista38. Mas o reconhecimento da atuao de Isabel junto gente escrava era inconteste. Um dos mais importantes quilombos abolicionistas, o do Leblon, espcie de cone do movimento abolicionista39,
[...] sempre enviava ramalhetes de camlias, que l eram produzidas, Princesa. As camlias simbolizavam o prprio movimento abolicionista e eram chamadas de camlias da liberdade 40 [...] Por meio delas, os adeptos do abolicionismo identificavam-se numa espcie de cdigo secreto. O cultivo da planta nos jardins domsticos, ou mesmo seu uso na lapela do palet ou vestido, tornou-se confisso de f abolicionista [...]41.

Alm da funcionalidade deste simbolismo42 explicitado no texto, a utilizao das camlias tinha um sentido prtico, pois facilitava os escravos em fuga articularem suas formas de resistncia. As famosas flores seriam transformadas, segundo Bourdieu, numa luta propriamente simblica para imporem a definio do mundo social mais conforme aos seus interesses, e imporem o campo das tomadas de posies ideolgicas reproduzindo em forma transfigurada o campo das posies sociais43. No durou muito tempo a discrio da Princesa em suas aes abolicionistas. No dia 12 de fevereiro de 1888, ela organizou a primeira batalha das flores, uma espcie de passeata que objetivava recursos para a causa abolicionista. A prpria Princesa, acompanhada do marido e de seus trs filhos, seguia na frente do cortejo. A populao de Petrpolis participou ativamente. Neste contexto, a Princesa consegue converter em monarquista Jos do Patrocnio, republicano de destaque na Corte, que empolgado com o sucesso da batalha das flores, derramava-se em elogios a herdeira:
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

17

O que fez a princesa regente? Ainda, sob o Ministrio Cotegipe, ela, a santa, a meiga Me dos cativos, dava propaganda abolicionista tudo o quanto podia: as abundncias de piedade do seu corao. Seus filhos, os pequenos prncipes, nos seus jornalzinhos glorificam a propaganda abolicionista, enquanto ela, a princesa, debaixo de chuva e aos estampidos de trovo, esmolava pelos cativos, e quando voltava ao palcio repartia um pedao do seu manto de rainha com os escravos foragidos, que iam implora-lhe proteo44.

Patrocnio refere-se Princesa como Rainha. Curva-se aos seus atos abolicionistas. Naquele momento, a moderao os unia. Mas, como j foi dito no corpo do trabalho, a oposio Isabel jamais descansava. Desta vez, as crticas partiriam de um abolicionista Silva Jardim, buscando tirar proveitos polticos contra a monarquia, vai achincalhar a Princesa em nome da moral e dos bons costumes...
Sim, concidados! Sim: o que se diria da senhora, brasileira, que, aos quarenta anos de idade, tendo o pai doente, velho, longe da Ptria, passasse os dias de folia carnavalesca sob chuva torrencial, a jogar entrudo? Que se diria se essa senhora, tendo a enorme responsabilidade da direo de um Estado, destoando da circunspeo de todas as suas compatriotas em menos tempo de vida, estivesse em pueril batalha das flores? [...] Que se diria do pudor da ltima sertaneja brasileira, se ela pudesse dizer no dia seguinte a tais folganas que no se decotaria por ter o colo encarnado, em razo do brinquedo das flores, do mesmo modo que outra senhora o tinha amarelo, e uma baronesa o tinha preto? No se diria que esta mulher no tinha uma educao s, e que so as leviandades desta ordem as que conduzem imoralidade? Mas quando estes, para a moral do povo, verdadeiros escndalos, partem daquela que nos pretende governar, no justo que se lhe diga que os brasileiros so homens srios, e repreenderiam suas esposas por graas e brinquedos deste jaez? Que, portanto, homens srios, querem ser seriamente representados, e no por quarentonas que desconhecem a prpria idade, o prprio sexo, a prpria posio?...Batalha das Flores! Cuidado, Senhora! Que estas flores no se vos tornem demasiado encarnadas, que elas se no vos tornem vermelhas...!45

Mais uma vez, quando faltava a argumentao poltica, apelava-se para o gnero. De forma deselegante, Silva Jardim baseia-se na idade de Isabel, na sua condio feminina, apoiando-se nos costumes vigentes, para desancar a mesma. No importava, neste momento, que os dois fossem abolicionistas. Muito menos que a batalha das flores tivesse uma finalidade abertamente antiescravista. Para o republicano, a monarquia era inaceitvel. Ainda mais se conduzida por uma mulher. Regente pela terceira vez, Isabel encontrava sria resistncia no gabinete conservador do baro de Cotegipe. Havia um confronto entre a Regente e o Presidente do Conselho dos Ministros em torno de medidas antiescravistas. Mas logo o problema foi sanado:
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

18

O pretexto para a queda do Gabinete surgiu da demisso de Coelho Bastos, chefe da polcia da Corte, odiado pelos abolicionistas por serem por ele perseguidos. Um incidente entre militares em que Coelho Bastos agiu de forma extremamente violenta para dissipar o conflito causou grande indignao entre a opinio pblica, repercutindo de forma negativa sobre o ministro da justia que havia nomeado o chefe de polcia, sobre o prprio Ministrio e sobre a Princesa que chegou a ser vaiada como conivente com uma atitude arbitrria. Diante destes fatos, a Regente indispe-se com Cotegipe que acabou pedindo demisso46.

A demisso de Cotegipe facilitaria a vida dos abolicionistas. A formao de um novo gabinete possibilitaria a Regente um melhor trnsito poltico. Havia uma prtica comum do chefe do gabinete demissionrio indicar o sucessor. Isto configurava uma espcie de reconhecimento pelos servios prestados. Isabel sabia que poderia significar, tambm, o atraso da assinatura da lei que acabaria com o trabalho involuntrio no pas. Daibert Jnior analisa, de forma bastante convincente, o desenrolar dos fatos:
No entanto, como era de praxe ao longo do Segundo Reinado, Isabel deveria dar a habitual moo de confiana ao Ministrio demitido, deixando-o indicar seu sucessor. Alm disso, era tambm comum que se aceitasse a demisso do presidente do gabinete somente aps ouvir o Parlamento. Todavia, o protocolo foi quebrado. A Regente, alm de no ouvir a sugesto de Cotegipe, convocou o novo ministrio antes da abertura anual das Cmaras. Se agisse em conformidade com os costumes polticos j enraizados por D. Pedro II, a Regente deveria aceitar o nome sugerido pelo gabinete demissionrio conservador ou chamar os liberais para a composio de um novo ministrio. Na primeira opo, configuraria a vitria de Cotegipe que indicaria um nome condizente com sua postura contrria emancipao imediata e sem indenizao. Se optasse por convocar os liberais, Isabel deveria dissolver o Parlamento, convocando novas eleies, o que acarretaria meses de espera e, conseqentemente, as discusses seriam esvaziadas. Corria o risco de encerrar a Regncia sem aprovar a lei ou perder o apoio completo dos conservadores j tradicionalmente contrrios abolio imediata. Chamando o conservador Joo Alfredo, que j havia feito parte do Gabinete que aprovara a Lei do Ventre Livre, evitaria um racha dentro deste partido. Um conservador poderia pedir o mximo aos seus sem que nenhum partido lhe negasse apoio. Enquanto isso, os liberais no recusariam a abolio, sua bandeira sustentada h muito tempo. Mas, se o projeto de lei fosse apresentado por um gabinete liberal, seria rapidamente recusado entre os conservadores j insatisfeitos47 .

As manobras de Isabel, dentro de um contexto de crise poltica, revelam o amadurecimento da mesma, no trato das coisas do Estado. Mantendo sua postura equilibrada, a Regente conduziu o processo de substituio do gabinete sem abalos mais significativos. Conseguiu neutralizar a ala mais radical do Partido Conservador, nomeando Joo Alfredo, um
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

19

moderado, para Presidente do Conselho de Ministros. Conservou margem do processo o Partido Liberal. Cotegipe parecia no acreditar no desfecho poltico e confidenciava a um amigo: dizem que as arruaas fizeram cair o Ministrio. Em parte tm razo, porque se no foram a causa, foram o pretexto. A causa real vem da batalha das flores e tudo se liquidar em tempo oportuno48. Aproximava-se o momento da erradicao da escravido legal no Brasil. Na fala do Trono de 3 de maio de 1888, a Regente expressava claramente seu objetivo maior, deixando eufricos os abolicionistas e desesperando os escravocratas:
A extino do elemento servil, pelo influxo do sentimento nacional e das liberalidades particulares, em honra do Brasil, adiantou-se pacificamente de tal modo que hoje aspirao aclamada por todas as classes, com admirveis exemplos de abnegao por parte dos proprietrios. Quando o prprio interesse privado vem espontaneamente colaborar para que o Brasil se desfaa da infeliz herana que as necessidades da lavoura haviam mantido, confio que no hesitareis em apagar do direito ptrio a nica exceo que nele figura em antagonismo com o esprito cristo e liberal de nossas instituies49.

O discurso da Regente reafirma a idia do processo pacfico que uma abolio vinda de cima para baixo asseguraria. Procura demonstra uma realidade inexistente de unidade em apoio causa abolicionista, desprezando setores agrcolas descontentes. Por outro lado, reafirma sua disposio na eliminao do elemento servil, dentro dos quadros institucionais. No sem deixar de citar o carter cristo da misso assumida, pelo Parlamento. Omite, como era de se esperar, a secular luta dos escravos pela sua emancipao. A construo representativa de um Estado Imperial condescendente com as aspiraes sociais poderia garantir a longevidade da monarquia. Da at a assinatura da Lei urea no durou muito tempo. Vendo que o Parlamento inclinava-se para a abolio imediata da escravido, os fazendeiros escravocratas procuraram garantir, ao menos, uma indenizao, conforme nos explica Barman:
A campanha dos proprietrios rurais pela compensao contou com o firme apoio do Partido Republicano, que, indiferente coerncia ideolgica, tratou de acolher em suas fileiras todos os interesses hostis ao regime imperial. O ncleo do Partido Republicano era a intelligentsia, homens cultos, mas sem fortuna nem conexes familiares. Essa intelectualidade se inspirava na Frana, onde a Terceira Repblica enfrentava um conflito feroz com o monarquismo e a Igreja Catlica50.

A idia de compensao no foi muito longe. A presso de grupos ligados aos abolicionistas e o prprio empenho pessoal de Isabel, aniquilou as pretenses dos grupos
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

20

escravistas. A abolio se fez sem indenizaes aos antigos proprietrios de escravos e a simplicidade da Lei urea, com apenas dois artigos51, acabou por fortalecer a imagem da Regente junto populao. Os festejos foram intensos e as homenagens a Princesa Imperial vinham dos mais variados setores da sociedade, excluindo-se, obviamente, os escravocratas e alguns membros do Partido Republicano. Mais uma vez, Jos do Patrocnio enaltecia o governo da Regente:
No h, na legislao do mundo, nada mais extraordinrio que essa emancipao de um milho de homens, seguida da mais plena confiana do Estado, nos sentimentos deles [...] Enquanto muitos dos que foram feridos pela reparao necessria de uma injustia secular, se revoltam e procura vingar-se tornando o pesadelo da evoluo nacional, os ex-escravos consideram-se pagos de toda uma vida de dor e humilhao com a simples liberdade. [...] Todos esses fatos, de profundo valor social e que no passam desapercebidos ao historiador e ao filsofo, testemunham que o dia 13 de maio no foi a exploso romntica de um corao de mulher, mas a sano da lei natural da mutualidade, que no impunemente violada.52

O texto de Patrocnio reverencia a abolio da escravido e atribui a Princesa Imperial o papel condutor do processo. Nas linhas, busca passar a idia de felicidade geral dos excativos, no fazendo meno a real situao de marginalizao social a que se encontravam. Mas, o objetivo era manter a ligao Princesa/abolio, criando um ambiente favorvel para a ascenso ao trono de Isabel. Os republicanos buscaram de imediato, mas no com muito efeito, dissociar a imagem da Regente abolio. Estava em jogo a busca frentica pelo poder e seu exerccio que ocorre, segundo Barman,
[...] quando um indivduo ou grupo capaz de levar outro a fazer algo que normalmente no faria, ou quando um indivduo ou grupo pode impedir outro de fazer o que quer [...] O poder exercido em meio a uma gama de noes e entendimentos inclusive crenas (religiosas ou no), maneira de pensar, leis, costumes, convenes e padres de comportamento prevalecentes num dado momento53.

A afirmativa supracitada faz-nos compreender a necessidade de neutralizar a ao da Regente no processo da abolio. Para os republicanos, era extremamente perigosa a apologia de Isabel e da monarquia. Todos os mecanismos disponveis seriam utilizados para a anulao completa deste vnculo. Uma honraria inesquecvel para a herdeira do trono ou uma prova de subordinao e risco a que poderia se submeter o pas, no caso de um Terceiro Reinado, sob os auspcios de Isabel? Assim giraram as discusses em torno da homenagem prestada pela papa Leo XIII
Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

21

Princesa Imperial, agraciada com a Rosa de Ouro. Honraria prestada a poucos, esta condecorao era oferecida unicamente a chefes de Estado, uma vez por ano, em virtude de atos de benemerncia e caridade [...] era, no entanto a primeira a atravessar o Atlntico54. Contemporaneamente a este imbrglio poltico-cultural, os libertos festejavam a Redentora. As tradies africanas de realeza contriburam muito para o feito. Marina de Mello e Souza facilita nossa compreenso:
Era comum que os africanos e seus descendentes, ao se reorganizarem em comunidades no Novo Mundo e no contexto do escravismo, escolhessem chefes que chamavam de reis, assumindo um termo que era lusitano, mas se adequava a formas de organizao poltica e social bsicas nas sociedades africanas, as quais, independentemente de sua complexidade, eram estruturadas em reinos, confederaes tribais e tribos independentes55.

Como se v, a idia de reis protetores no foi uma imposio europia. Encontra sua gnese na frica e veio ao encontro do momento festivo da abolio. Sendo assim, seria difcil para os opositores do regime monrquico alterarem, de forma radical, as heranas culturais dos libertos. Isso no invalida a participao do negro como principal agente histrico da sua emancipao servil. Mas o aproxima muito mais do regime monrquico, em detrimento do republicano. Enfim, como acreditamos ter demonstrado, a construo das representaes da Princesa Isabel transitou pelos espaos do domnio pblico e privado, pela questo religiosa, interesses polticos, concepes de gnero, alm das motivaes econmicas, todos ligados s prticas culturais da poca. Longe de atribuir a um nico indivduo o papel exclusivo no processo histrico, ressaltamos que a Princesa Imperial contribuiu, tambm, para a materializao da Lei urea. Sendo assim, ao seu modo, baseada em suas convices e interesses, a herdeira do trono brasileiro teve papel destacado na sociedade em que viveu. Foi mulher de seu tempo. Enfrentou as mais diversas restries, seja por ser mulher, por querer atuar politicamente, por ser a herdeira do trono ou por tudo ao mesmo tempo.

Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

22

NOTAS:
1 2

Revista Illustrada, 3 de maio de 1888. Jornal O Pharol, Juiz de Fora, 29 de maio de 1888. 3 CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Rio de Janeiro: Difel, 1990, p.15-18. 4 BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil: gnero e poder no sculo XIX. So Paulo: Unesp, 2005, p. 19-20. 5 Segundo a ordem regular de primogenitura e representao, preferindo sempre a linha anterior s posteriores; na mesma linha, o grau mais prximo ao mais remoto; no mesmo grau, o sexo masculino ao feminino; no mesmo sexo, a pessoa mais velha mais moa. Constituio Poltica do Imprio do Brasil. 1824. Ttulo V, Captulo IV, artigo 117. 6 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos: uma histria da Princesa entre olhares negros e brancos (1846-1988). Bauru, So Paulo: EDUSC, 2004, p. 36. 7 FRAISSE, Genevive; PERROT, Michelle. Introduo. In: DUBY, George e PERROT, Michelle (orgs.). Histria das mulheres: o sculo XIX. Porto: Afrontamento, 1991, p. 19. 8 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit., p. 67. 9 Idem, Ibidem, p. 40. 10 Idem, Ibidem, p.43. 11 Constituio do Imprio do Brasil. 1824. Artigo 120. 12 Arquivo Gro-Par, Petrpolis, pasta de documentos manuscritos de D. Pedro II a Franois, prncipe de Joinville, Rio de janeiro, 21 de setembro de l863, cpia com caligrafia de D. Teresa Cristina. 13 Idem, Ibidem. 14 SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trpicos. So Paulo: Cia das Letras, 1998, p. 95. 15 Arquivo Gro-Par, Petrpolis. XL-l, de D. Isabel a Gasto, conde dEu, So Cristvo, 18 de setembro de 1865. 16 LACOMBE, Loureno Luiz. Isabel: a princesa Redentora. Petrpolis: Instituto Histrico de Petrpolis, 1989, p. 83. 17 CARVALHO, Jos Murilo de. A construo da ordem: a elite poltica imperial. Teatro de sombras: a poltica imperial. Rio de Janeiro: Ed. Da UFRJ: Relume-Dumar, 1996, p. 51. 18 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit, p. 68. 19 ALCNTARA, D. Pedro. Conselhos Regente. Rio de Janeiro: Livraria So Jos, 1958, p. 60. 20 XAVIER, Leopoldo Bibiano. Revivendo o Brasil-Imprio. In: Jornal Dirio de Petrpolis, 01/02/92. 21 VIEIRA, Hermes. Princesa Isabel: uma vida de luzes e sombras. So Paulo: Edies GRD, 1989, p 115. 22 Jornal do Comrcio, 5 de janeiro de 1873. 23 Carta enviada pela Princesa Isabel ao Imperador D. Pedro II, em 31 de agosto de 1873. Arquivo do GroPar. Petrpolis. Correspondncia ativa de Dona Isabel Cristina, Princesa Imperial e Condessa dEu. Pasta XL. 24 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit., p. 86. 25 Jornal O Pharol, 5 de junho de 1988. 26 FALCON, Francisco. Histria Cultural: uma nova viso sobre a sociedade e a cultura. Rio de Janeiro: Campus, 2002, p. 61. 27 JODELET, Denise (org.). As Representaes Sociais. Rio de Janeiro: Ed. Edurj, 200l, p. 21. 28 Idem,Ibidem. 29 VIEIRA, Hermes. Princesa Isabel: uma vida de luzes e sombras...Op. Cit., p 134. 30 Carta enviada pela Princesa Isabel ao Imperador D. Pedro II. Arquivo do Gro-Par. Petrpolis. 6 de maro de 1872. Correspondncia Ativa de Dona Isabel Cristina, Princesa Imperial e Condessa dEu. Pasta XL. 31 JANOTTI, Maria de Lourdes. O livro Fontes histricas como fonte. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes Histricas. So Paulo: Contexto, 2005, p. 10. 32 Patrocnio, inicialmente republicano convicto, passou a apoiar o Terceiro Reinado com Isabel. Sobre Patrocnio ver: SOUZA, Cleuber Castro. O abolicionismo de Jos do Patrocnio: a ao poltica na imprensa (1880-1889). Dissertao de Mestrado, Braslia, UNB, 2005. 33 Sobre Andr Rebouas ver: REBOUAS, Andr. Dirio 1888. Manuscrito. Arquivo Histrico do IHGB. 34 Sobre Joaquim Nabuco ver: NABUCO, Carolina. A vida de Joaquim Nabuco. So Paulo, Cia Ed. Nacional,1928.

Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

23

35

Sobre Silva Jardim ver: JARDIM, Antonio Silva. Propaganda Republicana (1888-1889). Discursos, opsculos, manifestos e artigos coligidos, anotados e prefaciados por Barbosa Lima Sobrinho. Rio de Janeiro, FCRB, Conselho Federal de Cultura, 1978. 36 O quilombo abolicionista diferia do tradicional pelo fato de manter relao significativa com a populao local, seus lderes serem lideranas conhecidas e bem articuladas politicamente, alm de ser ajudado financeiramente por setores da elite, desenvolvendo, no raro, atividade econmica intensa. 37 SILVA, Eduardo. As camlias do Leblon e a abolio da escravatura: uma investigao de histria cultural. So Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 28. 38 SILVA, Eduardo. As camlias do Leblon e a abolio da escravatura...Op. Cit., p. 30. 3939 Idem.Ibidem. p. 15. 40 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit., p. 122. 41 Idem, Ibidem. 42 O simbolismo da camellia japonica estava associado ao refinamento e a civilizao, alm da mesma ser uma planta rara no Brasil, em pleno processo de adaptao. Para descrio completa sobre o simbolismo da camlia ver SILVA, Eduardo. As camlias do Leblon e abolio da escravatura...Op. Cit, p. 14. 43 BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 11. 44 PATROCNIO, Jos do. Campanha Abolicionista: coletnea de artigos...Op. Cit., p. 246. 45 JARDIM, Antonio Silva. Propaganda Republicana (1888-1889). Discursos, opsculos, manifestos e artigos coligidos, anotados e prefaciados por Barbosa Lima Sobrinho. Rio de Janeiro, FCRB, Conselho Federal de Cultura, 1978. A Ptria em perigo (II), pp. 76-88. 46 VIEIRA, Hermes. Princesa Isabel: uma vida de luzes e sombras...Op. Cit., p 129. 47 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit., p. 132. 48 Carta de Joo Maurcio Wanderley, baro de Cotegipe, a Joo Ferreira de Arajo Pinho. Rio de Janeiro, 19 de maro de 1888. Arquivo Histrico do IHGB. 49 Secretaria da Cmara dos Deputados. Fallas do trono desde o anno de 1823 at o ano de 1889 acompanhadas dos respectivos votos de graas da Cmara temporria. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889, p. 504. 50 BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil...Op. Cit., p. 256. 51 Lei 3.335 de 13 de maio de 1888. Declara Extinta A Escravido no Brasil. A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o senhor D. Pedro II faz saber a todos os sditos do Imprio que a Assemblia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte: Art 1 declarada extinta desde a data desta lei a escravido no Brasil. Art 2 Revogam-se as disposies em contrrio. Manda portanto a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execuo da referida Lei pertencer, que a cumpram e faam cumprir e guardar to inteiramente como nela se contm. O Secretrio de Estado dos Negcios da Arquitetura, Comrcio e Obras Pblicas e interino dos Negcios Estrangeiros, bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperado, a faa imprimir e correr. Dada no palcio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de l888, 67 da Independncia e do Imprio. Princesa Regente Imperial. 52 Cidade do Rio, 13 de maio 1889. 53 BARMAN, Roderick J. Princesa Isabel do Brasil...Op. Cit., p.18. 54 DAIBERT JUNIOR, Robert. Isabel a Redentora dos Escravos...Op. Cit., p. 160. 55 MELLOS E SOUZA, Marina de. Reis negros no Brasil escravista: histria, mito e identidade na festa de coroao do Rei Congo. Tese de Doutorado. UFF, Niteri, 1999, p. 253.

Em Tempo de Histrias - Publicao do Programa de Ps-Graduao em Histria PPG-HIS/UnB, n.10, Braslia, 2006

24

Das könnte Ihnen auch gefallen