Sie sind auf Seite 1von 19

O ACESSO AO REAL: REFLEXO SOBRE OS CAMI HOS DA CI CIA Jos Carlos Kche1

RESUMO: O acesso ao real: uma crtica ao empirismo ingnuo. A caminhada da cincia na busca de um acesso seguro: da abordagem platnica e aristotlica ao positivismo da cincia moderna. A cincia contempornea: a ruptura com o cientificismo, o carter histrico dos critrios e das teorias cientficas. A construo de redes tericas como instrumentos de acesso ao real. Palavras-chave: empirismo, observao, real, revoluo cientfica, experimento, mtodo cientfico, dogmatismo, paradigma, positivismo, teoria, referencial terico, rede.

possvel, para o homem, ter o conhecimento da realidade? A pergunta que fazemos sobre a possibilidade de acesso ao real nos conduz a outras que so conseqncias dessa interrogao inicial. Perguntar-se sobre o acesso ao real perguntar-se sobre a possibilidade de o homem ter conhecimento, elabor-lo, julgar a sua validade e compreender de que forma ele construdo. Questionar a possibilidade de acesso ao real pressupe respostas sobre o que este real e o que quem pergunta pelo real, como os dois se relacionam, se h um canal direto, fsica e biologicamente pr-determinado, ou se por caminhos indiretos, mediados por fatores externos ao sujeito biolgico e psicolgico, fatores estes de ordem cultural e histrica. Existe o real ou uma criao subjetiva do homem? Como se sabe se o real existe e se pode ser conhecido? Para essas perguntas h duas respostas possveis: ou admitimos o acesso ou o rejeitamos. No caso de admiti-lo, temos que explicar a forma como ele acontece; no caso de rejeit-lo, temos que justific-lo. O objetivo do presente trabalho analisar os caminhos trilhados pela cincia enquanto tentativa de acesso ao real.

A abordagem do empirismo ingnuo A primeira postura que temos pensar que o acesso ao real est totalmente franqueado: o mundo est a, nossa frente. Basta tom-lo e apreend-lo. Ns o temos perante ns e o
Jos Carlos Kche. Departamento de Filsofofia (UCS) e Departamento de Cincias Humanas, Sociais e Letras (UCS-CARVI). Professor de Teoria do Conhecimento, Iniciao Pesquisa e Mtodos e Tcnicas de Pesquisa. Ps-Graduao em Planejamento da Educao (URGS) e Doutor em Filosofia (Universidade de Salamanca)
1

apalpamos, sentimos, degustamos, usamos, modificamos, construmos e o destrumos. Para esse modo ingnuo de pensar a apropriao do real parece absurda a interrogao sobre a possibilidade do seu acesso. O real passa a ser algo naturalmente apreendido. O real o mundo, so suas imagens captadas pelos canais da percepo sensorial, tal qual afirmam os seguidores do empirismo. Esta postura ingnua, prpria de quem no se interroga sobre a possibilidade do acesso ao real, comum entre a maioria das pessoas. Afirmam que pela percepo sensorial que o alcanam, atravs da recepo de suas manifestaes (o real se d a conhecer), numa tpica postura empirista. Afirmam que a imagem que tm elaborada a partir da apreenso destas manifestaes a imagem verdadeira (fidedigna) do real, e sobre ela falam para os outros com propriedade, podendo entend-lo, explic-lo e descrev-lo. Por essa forma de acesso pensam ter obtido a compreenso do real. O real aquilo que percebido atravs dos sentidos: do gosto, do tato, do olfato, da audio e da viso. So os fatos, os fenmenos, as pessoas, os animais, os objetos, as coisas, tudo aquilo, enfim, que pode ser captado pelo canal da percepo sensorial, com suas caractersticas, formas e propriedades. Nesta postura ingnua no se questiona a possibilidade de os sentidos, que so os mecanismos da percepo sensorial, se enganarem, distorcerem ou no apreenderem o real. Admite-se como evidente que eles so o canal natural atravs do qual se v e se percebe as imagens do real, que as suas formas e aparncias so vistas e sentidas e suas vozes ouvidas. pergunta o que o real?, responde o empirista ingnuo: o que est a sendo visto, ouvido, sentido e percebido. As imagens decorrentes dessa percepo so, para ele, um espelho fidedigno que reproduz com fidelidade o que as coisas so, no crebro do sujeito cognoscente. E o que faz o crebro ao receber essa imagem? O crebro, seguindo um ritual mecnico que obedece a regras apriorsticas, desempenharia a funo de protocolar o recebimento dessas imagens, executando a tarefa de selecion-las, classific-las, interrelacion-las e armazen-las. O homem, nesta viso, seria igual a uma mquina de conhecer, tal qual uma filmadora que recebesse as imagens externas para serem impressas na fita virgem. A subjetividade no existiria nesta mquina, pois o empirismo no admite lugar para ela. A total apreenso do real, atravs de suas formas de manifestao, proporcionada exclusivamente pela percepo sensorial. Apenas o sujeito que tivesse ou deficincias nos mecanismos de sua percepo sensorial na viso, por exemplo ou algum defeito no seu crebro, no apreenderia corretamente o real. No empirismo descartada a possibilidade de ocorrerem, portanto, interpretaes com distores subjetivas.

Nesta postura confunde-se o real com a aparncia do real, confunde-se a apreenso do real com a apreenso das suas manifestaes acessveis aos rgos dos sentidos. Para o empirismo o real descrito e explicado pelas suas caractersticas e manifestaes empricas e com elas se confunde. A realidade equivale imagem fsico-sensorial que o sujeito tem desta realidade, formada pelo somatrio das caractersticas empricas que compem o contorno fotogrfico apreendido pela percepo sensorial. O empirista, portanto, no questiona a possibilidade de acesso ao real. Admite-a ingenuamente. Esse contorno, porm, representa e retrata com fidelidade o real? Para que isso pudesse ocorrer haveria a necessidade de satisfazer a quatro requisitos. Primeiro: que a realidade pudesse ser reduzida s suas aparncias externas; segundo: que o processo de percepo sensorial contivesse um mecanismo biolgico, fsico, qumico e psicolgico inato, capacitado e totalmente confivel para captar e receber, sem interferncia de elementos estranhos a esse mecanismo, essas aparncias, caractersticas externas e manifestaes da realidade, sem distoro ou vis algum. Alm disso, que esse mecanismo por si s oferecesse garantias de traduzir sem distoro alguma essas aparncias empricas, que manifestam facetas do real, em imagens conceituais e as colocasse diretamente no crebro do homem, sem qualquer necessidade de traduo ou intermediao de outros recursos ou mecanismos. Que o crebro, fazendo parte dessse mecanismo, fosse um mero mecanismo biolgico, fsico e qumico que apenas reproduzisse essas imagens emprico-sensoriais captadas pela percepo, traduzindo-as em imagens conceituais, sem tirar, filtrar, modificar ou acrescentar nada, tal qual a filmadora que reproduz na fita virgem, com total fidelidade, as imagens vindas do exterior; terceiro: que cada vez que o homem quisesse se referir novamente a esta realidade ele a retomasse novamente na sua memria, na sua forma original, sem distores, acrscimos ou reinterpretaes, provocadas por devaneios subjetivos ou por interferncia de outros fatores culturais; quarto: que fosse possvel ao homem expressar esta realidade atravs de enunciados constitudos de uma linguagem que contivesse uma significao unvoca, destituda de ambigidades e de mltiplas interpretaes subjetivas. Para que houvesse total objetividade na comunicao entre os sujeitos, a significao deveria estar presa s palavras, e esta s coisas, sem qualquer possibilidade de interferncia de ordem subjetiva ou cultural. O discurso lingstico possibilitaria, ento, a expresso objetiva do real.

Crtica ao empirismo ingnuo

Acontecendo estes quatro requisitos, poder-se-ia dizer que o homem teria o acesso direto ao real: captasse o que ele de fato, pudesse dele ter uma imagem representada no seu crebro igual real e sobre ela se pronunciar sem ambigidades. Esses quatro requisitos, porm, no podem ser satisfeitos. Vejamos porque: Primeiro: pode o real ser reduzido s suas aparncias externas, s suas manifestaes empricas, caractersticas ou propriedades materiais que chegam nossa mente atravs dos sentidos ou suas extenses? Para se responder a essa questo, deve-se antes especificar o que pode ser classificado como aparncia, isto , o que se entende como aparncia ou manifestao das coisas ou dos fenmenos. Por exemplo: o que podemos selecionar como aparncias de uma folha de um arbusto, para entend-la, explic-la ou descrev-la? Sua cor, formato, consistncia, odor, tamanho, temperatura? Vista a olho nu e vista atravs de microscpios de diferentes potncias, que aparncias surgiro ao observador? Um homeopata, um narcotraficante, um floricultor, um agrnomo, um qumico, um nutricionista, um decorador e um botnico utilizaro os mesmos instrumentos e tcnicas para observ-las? Percebero e selecionaro as mesmas manifestaes ou as mesmas aparncias? Certamente no. Alguns percebero a sua aura, outros a sua composio qumica, outros ainda a estrutura de suas clulas, o seu poder de fotossntese, o seu grau de toxidade, o peso atmico de seus tomos, o seu valor nutritivo, o seu poder teraputico, a sua resistncia s pragas e tantas outras caractersticas e manifestaes quantos forem os interesses, os enfoques tericos, os instrumentos e tcnicas de observao utilizados. Os objetos, os fatos, os fenmenos e tudo aquilo que pode ser chamado de realidade podem se manifestar de indefinidas formas, ajustadas ao tipo de observador, formas, fundo terico, instrumentos e tcnicas de observao utilizadas. No h, portanto, aparncias unvocas e uniformes, inerentes ao objeto analisado. O que h so diferentes formas subjetivas, pragmticas e terico-culturais de perceber as possveis aparncias da realidade. O segundo requisito tambm insustentvel, pois se constata, entre diferentes pessoas, como comum a discordncia a respeito das aparncias das coisas, da sua natureza, mesmo as mais triviais. Essa discordncia, revelada com notoriedade no desenvolvimento da histria das cincias, nos mostra que as apreenses a respeito da mesma realidade no so idnticas, motivando, para pocas distintas, diferentes imagens, diferentes discursos e diferentes teorias, apesar de a realidade parecer ser sempre a mesma. Por qu? No porque os rgos e os mecanismos biolgicos de cada ser humano sejam radicalmente diferentes uns dos outros. No so. O que ocasiona a diferenciao o conjunto das crenas tericas admitidas e utilizadas como referencial que orienta as observaes e sustenta a sua interpretao. No h um sistema

neurolgico que funcione mecnica e automaticamente, transportando imagens prontas vindas da realidade. O crebro recebe impresses sensoriais que so decodificadas luz de um referencial terico existente e reelaborado continuamente na mente de cada indivduo. Esse referencial, no entanto, distinto de acordo com a cultura e a poca no qual est inserido. O exemplo claro que evidencia a impossibilidade da existncia de um mecanismo biolgico automatizado o do ex-cego, descrito por Bohm e Peat (1989, p. 90). A pessoa, cega de nascena, ao abrir os olhos, aps o sucesso da cirurgia que recupera o sistema fisiolgico da viso, no conseguir selecionar, unir e atribuir significaes infinidade de impresses visuais que chegam juntas, pela primeira vez, ao seu crebro se no passar por um processo de aprendizagem que o eduque a selecionar e a decodificar essas impresses e a transform-las em imagens mentais que tenham alguma significao. Possivelmente, para isso, dever executar exerccios que relacionem e associem o sentido das impresses visuais novas com as antigas e j conhecidas impresses tcteis e auditivas. Alguns conceitos como profundidade, distncia, tamanho e perspectiva, por exemplo, sero assimilados e desenvolvidos a partir do movimento e do deslocamento do corpo. A diversidade e o pluralismo de opinies e de teorias no so, portanto, conseqncia da manifestao diferenciada da realidade para cada sujeito, grupo ou poca histrica e nem porque os sujeitos tm processos e mecanismos biolgicos distintos para apreend-la. A diversidade est no fato de cada sujeito, em cada poca, poder orientar diferentemente a percepo dessa mesma realidade em funo dos distintos referenciais tericos utilizados. Esse mesmo argumento impede tambm que o terceiro requisito possa ser aceito, pois os conceitos e suas imagens conceituais sofrem contnua reinterpretao em funo da reestruturao constante decorrente da experincia individual e coletiva do sujeito, tal como afirma Piaget (1970). No apenas os conceitos, mas tambm o prprio referencial terico, enquanto corpo sistematizado de conhecimentos, de modelos explicativos, se reestrutura constantemente em funo do dilogo crtico-criativo que o sujeito opera com outras concepes tericas e com os fatos. No h uma memria acumulativa de conceitos e de imagens imutveis da realidade. H uma memria que se realimenta com as reconstrues conceituais e tericas, produto do convvio, da anlise e do confronto crtico e permanente com outras teorias e fatos. O reconhecimento da intencionalidade da linguagem pe por terra a inviabilidade do quarto requisito. O significado no est preso s palavras e nem h uma identidade entre palavras e coisas, tal qual pretendiam os positivistas do Crculo de Viena. A palavra, enquanto manifesta na fala, como afirma Heidegger (1971, p. 179-180) a articulao, a manifestao, a

expresso da compreensibilidade inerente abertura do ser humano. Para ele, falar articular significativamente a compreensibilidade do ser no mundo. As palavras, como nos diz MerleauPonty (1974), no tm significao, mas so essa significao no momento em que expressam uma inteno significante produzida pelo homem enquanto ser interpretante. As palavras, portanto, dependendo do contexto e dos sujeitos que as utilizam, podem assumir significaes especficas, impossibilitando a univocidade pretendida pelos positivistas. Este empirismo ingnuo, portanto, insustentvel e inaceitvel. O caminho que ele indica por demais mecanicista e no conseguiria, com seu modelo, responder s seguintes perguntas mais triviais: Como falamos de coisas que no vemos, sentimos ou ouvimos? somente o percebido que pode ser objeto do pensamento e do conhecimento? Como explicar as diferentes opinies a respeito do mesmo objeto? Como possvel que uma mesma pessoa mude sua opinio a respeito do mesmo objeto por vrias vezes sucessivamente? possvel que os sentidos se enganem? Quem julga e como se julga o erro? Como possvel eliminar os dola, como propunha Bacon?

A abordagem platnica e a aristotlica Se no pelo empirismo, podemos, ento, ceder ao ceticismo ou h outros caminhos, no empricos, intuitivos ou racionais? No modelo platnico,2 o real no est na empeiria. O verdadeiro mundo platnico o das ideias, que estabelece os modelos de como as aparncias devem se estruturar. A forma, acessvel aos sentidos, apenas nos mostra como as coisas so, mas no o que elas so. Os sentidos so apenas a fonte de opinies e crenas sobre as aparncias do real. O que nos fornece o que so as coisas, o seu verdadeiro conhecimento, a scientia, a inteligncia, o entendimento, que o conhecimento racional intuitivo, desenvolvido atravs da dialtica intuio dos princpios universais, anlise e sntese , concebido por Plato como um mtodo cientfico racional. A essncia do mundo s acessvel ao entendimento, pois as Ideias, os modelos de todas as coisas, enquanto entidades reais, eternas, imutveis, imateriais, perfeitas e invisveis, no esto neste nosso mundo de aparncias sensveis e mutveis, mas num mundo superior e eterno. Nesta interpretao platnica, de desvalorizaao dos sentidos, a percepo sensorial apenas tem a funo de confundir, de proporcionar as "sombras" da realidade, que enganam, ludibriam. Para Plato o real o pensado, o intudo. Nem a imaginao e nem a razo
As concepes de Plato a respeito de opinio, conhecimento, dialtica e cincia esto expostas, principalmente, nas obras: Crtilo, Repblica, Fedon, Sofista, Grgias, Filebo e Fedro.
2

discursiva, que so o que possibilita trabalhar com os conceitos de nmero e quantidade, nos proporcionam o verdadeiro conhecimento. Plato destri o valor da experincia emprica como fonte e critrio de julgamento do conhecimento, da verdade, e valoriza a intuio racional como mecanismo para se apropriar da essncia do real, do Ser. Aristteles, discpulo de Plato, em sua Metafsica, o primeiro a suprimir o mundo platnico das ideias. Para ele, a cincia produto de uma elaborao do entendimento em ntima colaborao com a experincia sensvel. o resultado de uma abstrao indutiva das sensaes provenientes dos sentidos e da iluminao do entendimento agente que abstrai as particularidades individualizadas dessas sensaes e constri a ideia universal que representa a essncia da realidade. Dessa forma o modelo aristotlico prope uma cincia (episteme) que produz um conhecimento que pretende ser um fiel espelho da realidade, pelo seu carter de necessidade e universalidade. Desenvolve um conhecimento da essncia das coisas e das suas causas, respondendo s perguntas o que ? e por que ? A cincia aristotlica uma cincia do discurso, qualitativa.

A abordagem da cincia moderna Esses dois caminhos, o platnico e o aristotlico, apesar de coexistirem por mais de 2.000 anos, so duramente atacados a partir do sculo XVII, com a revoluo cientfica moderna que introduz a experimentao cientfica. As principais verdades defendidas pela concepo aristotlica de cincia, principalmente na fsica e na cosmologia, foram questionadas. O modelo cosmolgico que afirmava ser o universo eterno, geocntrico, fechado na ltima esfera das estrelas visveis a olho nu, finito, dotado de movimentos circulares, fundamentado em uma fsica dualista, uma para explicar os movimentos terrestes - dos corpos imperfeitos - e outra para os movimentos celestes - dos corpos perfeitos -, foi posto em dvida juntamente com a forma de produzir e justificar esses conhecimentos. Nem mesmo o endosso do cristianismo a essas teorias, impregnadas que foram pelo dogmatismo e pelo radicalismo religioso e teolgico da poca, conseguiu conter a revoluo cientfica que comeava a se instaurar. O principal responsvel pela chamada revoluo cientfica moderna foi Galileu, ao introduzir a matemtica como linguagem da cincia e o teste quantitativo-experimental das suposies tericas como o mecanismo necessrio para estipular a chamada verdade cientfica, mudando radicalmente a forma de produzir e de justificar o conhecimento. Com Galileu se desenvolve a ideia de se traar um caminho do fazer cientfico desvinculado do caminho do

fazer filosfico, quer fosse platnico ou aristotlico. Foi atravs da revoluo galileana, como nos demonstra Koyr (1982), que comea a exploso da cincia moderna. Galileu estabelece o dilogo cientfico, o dilogo experimental, isto , o dilogo da razo com a realidade. Galileu acreditou na possibilidade de acesso realidade e traou um caminho para que este acesso se concretizasse. O caminho consistia no dilogo experimental desenvolvido entre o homem e a natureza. Galileu tomou como pressuposto que os fenmenos da natureza se comportavam segundo princpios que estabeleciam relaes quantitativas entre eles. Os movimentos dos corpos eram determinados por relaes quantitativas numericamente determinadas. A viso de universo de Galileu era mecnica, determinista e quantitativa. Caberia, ento, razo descobrir que princpios eram estes, elaborando perguntas inteligentes, expressas na forma de hipteses quantitativas, e endereando-as a essa natureza para que ela lhe respondesse, quando forada por um experimento. A razo construiria, com suas perguntas, uma armadilha experimental capaz de forar a natureza a fornecer respostas concretas, quantitativamente mensurveis. O homem construa, com sua razo, a interpretao matemtica do real e a natureza respondia se concordava ou no com o modelo sugerido. Essas respostas seriam utilizadas para avaliar o modelo hipottico-quantitativo racionalmente construdo. A "scientia", o conhecer, acabou se reduzindo, a partir de Galileu, forma experimental de desenvolv-la, como uma interrogao endereada natureza para saber (scire) quais as possveis relaes quantitativas fenmenos. Foi com o surgimento desta cincia que comeou a se concretizar a esperana de que o homem poderia ter, finalmente, o caminho do acesso total realidade. Foi com Galileu e, posteriormente, com Newton e Kant que esta esperana tomou matria e forma. A partir deste momento o homem comea a trabalhar tendo como modelo de acesso realidade o procedimento do experimento cientfico, que estipula critrios para julgar quando esse acesso realmente alcanado e quando no. Isto , este procedimento estipula quando o homem acessa plenamente a realidade a tal ponto de dizer e descrever com exatido quantitativa como que ela funciona e como ela se relaciona: se o acesso verdadeiro, ou, quando no a acessa plenamente, se o acesso fornece uma imagem falsa. Esse procedimento passou a se chamar mtodo cientfico e obteve vrias interpretaes, principalmente a positivista, decorrente da fsica newtoniana, expressa na obra Princpia Matemtica (1987) de ewton. que existiam entre as propriedades dos

A interpretao newtoniana de mtodo cientfico, de acordo com Duhem (1914), espelha o pensamento de Newton contido na expresso Hypotheses non fingo. No Scholium generale, que est no final dos Principia Mathematica, Newton afirma no aceitar nenhuma hiptese fsica que no possa ser extrada da experincia pela induo (1987, p. 705).3 Isto : em fsica, toda proposio deve ser tirada dos fenmenos pela observao e generalizada por induo. Esse seria o mtodo ideal, o experimental, atravs do qual se poderia submeter prova, uma a uma, as hipteses cientficas. cincia caberia aceitar apenas as que apresentassem a certeza conferida pelo mtodo experimental. Com esse mtodo estaria se propondo uma espcie de rganon experimental pretensamente universal, tal qual o rganon aristotlico na lgica.4 Hypotheses non fingo era a atitude empirista correta. Como diz Duhem,
Enquanto durasse a experincia, a teoria deveria permanecer porta do laboratrio, guardar silncio e, sem perturb-lo, deixar o experimentador face-a-face com os fatos. Estes ltimos deveriam ser observados sem ideias pr-concebidas, recolhidos com a mesma imparcialidade minuciosa, quer confirmassem as previses da teoria, quer as contradissessem. O relato que o observador daria de sua experincia deveria ser um decalque fiel e escrupulosamente exato dos fenmenos; no deveria nem mesmo deixar suspeitar em qual sistema o experimentador tivesse confiana, nem de qual ele desconfiasse (1993, p. 89).

Para Newton e seus discpulos, tais como Laplace, Fourier e Ampre,5 estaria claro que uma proposio fsica seria ou uma lei, obtida pela observao e generalizao indutiva,

Textualmente, Newton (1686) afirma: "La gravedad hacia el Sol se compone de las gravedades hacia cada una de las partculas del Sol, y separndose del Sol decrece exactamente en razn del cuadrado de las distancias hasta ms all de la rbita de Saturno, como se evidencia por el reposo de los afelios de los planetas, y hasta los ltimos afelios de los cometas, si semejantes afelios estn en reposo. Pero no he podido todavia deducir a partir de los fenmenos la razn de estas propriedades de la gravedad y yo no imagino hiptesis. Pues, lo que no se deduce de los fenmenos, ha de ser llamado Hiptesis; y las hiptesis, bien metafsicas, bien fsicas, o de cualidades ocultas, o mecnicas, no tienen lugar dentro de la Filosofia experimental. En esta filosofia las proposiciones se deducen de los fenmenos, e se convierten en generales por induccin. As, la impenetrabilidad, la movilidad, el mpetu de los cuerpos e las leyes de los movimientos e de la gravedad, llegaron a ser esclarecidas" (1987, p. 785). 4 Tem sentido, sob esse prisma, o ttulo dado por Francis Bacon sua obra ovum rganum (1620), teorizando sobre o modelo metodolgico empirista e indutivista que a cincia deveria ter. 5 Ampre (1775-1836), matemtico, qumico e fsico francs, discpulo do mtodo newtoniano, que constri a teoria do eletromagnetismo,em sua obra Thorie mathematique des Phnomnes lectrodynamiques uniquement dduit de l'exprience afirma: "Newton esteve longe de pensar que a lei da gravidade universal pudesse ser inventada partindo de consideraes abstratas mais ou menos plausveis. Ele estabeleceu que ela deveria ser deduzida dos fatos observados, ou melhor, de suas leis empricas que, como as de Kepler, so resultados generalizados de um grande nmero de fatos. Observar primeiro os fatos, modificando-se as circunstncias tanto quanto possvel, acompanhar esse primeiro trabalho de medir com preciso para da inferir as leis gerais, independentemente de qualquer hiptese sobre a natureza das foras que produzem os fenmenos, o valor matemtico dessas foras, isto , a frmula que as representa, tal o caminho que Newton seguiu. Ele foi por todos adotado na Frana, pelos cientistas aos quais a Fsica deve os imensos progressos que ela fez nesses ltimos tempos, e foi ele que me serviu de guia em todas

10

ou um corolrio deduzido matematicamente desse tipo de lei. Em ambos os casos, as teorias sempre seriam proposies confiveis e destitudas de dvida ou de arbitrariedade.

O dogmatismo e o cientificismo da cincia moderna O paradigma newtoniano, impregnado pelo indutivismno e empirismo, gerou uma cega confiabilidade na cincia, sem dvida alguma, sustentada na certeza e na exatido dos resultados das teorias obtidas por um procedimento julgado perfeito: pensou-se que se poderia, sem interferncias de ordem subjetiva, terica, ou metafsica, descobrir as leis ou os princpios que comandavam os fenmenos da realidade. O experimento da fsica, seguindo a teorizao coerente com o paradigma newtoniano, passou a ser o modelo ideal que deveria ser copiado por todas as outras reas de conhecimento. Esse novo paradigma de verdade e do fazer conhecimento, que chegou sua plenitude com Newton, racionalmente justificado por Kant que, na sua Crtica da Razo Pura (1787), expe os argumentos que fundamentam a crena nessa forma de acesso realidade, no de um acesso total, do em si, dos "nomena", mas dos "fainmena". A cincia experimental newtoniana, para Kant, se transforma no modelo de conhecimento. Segundo ele, o homem constri um conhecimento dos fenmenos, captados a partir dos conceitos fundamentais a priori de tempo e espao, universais e absolutos, condicionantes de toda a apreenso sensvel e agregados pelas categorias intelectuais, tambm universalmente presentes no homem. A partir de Newton e Kant, o conhecimento verdadeiro dado pela cincia. O pensar com a razo pura cincia, que pe o homem em contato com o real, enquanto fenmeno. Finalmente, pensava-se, o homem havia descoberto o verdadeiro caminho de acesso ao real. Esse caminho era o da cincia. E, na cincia, conhecer significava experimentar, medir e comprovar. A cincia, orientada pelo poderoso mtodo cientfico experimental, poderia chegar s verdades exatas, verificadas e confirmadas pelos fatos. O crescimento da cincia seria acumulativo, atravs da superposio de verdades demonstradas pelas provas fatuais geradas pelas observaes particulares. Foi o incio do surgimento do cientificismo, isto , da crena de que o nico conhecimento vlido era o cientfico e de que tudo poderia ser conhecido pela cincia. Todo o conhecimento, para ter valor, deveria ser verificvel experimentalmente e apresentar provas confirmadoras de sua veracidade.

as minhas pesquisas sobre os fenmenos eletrodinmicos. Eu tenho consultado unicamente a experincia para estabelecer as leis desses fenmenos, e deles deduzir a frmula que pode sozinha representar as foras para as quais eles so devidos. (apud: DUHEM,1993, p. 297-8) - (nossa traduo).

11

O dogmatismo, presente nas teorias aristotlicas divulgadas sob a proteo do cristianismo, manifesta-se, agora, com intensidade no interior da cincia, no final do sculo XIX, motivado por esta pregao positivista do modelo cientfico dominante como ideal do conhecimento, que no admitia outras formas vlidas de se atingir o saber, a no ser atravs do mtodo cientfico experimental. O sucesso das aplicaes tericas e prticas da fsica newtoniana no decorrer de trs sculos gerou uma confiabilidade cega nesse tipo de cincia, fazendo com que as outras reas de conhecimento, no apenas das cincias naturais mas tambm das sociais e das humanas, tambm procurassem esse ideal cientfico e o aplicassem para obter resultados tericos comprovados experimentalmente. Todas queriam gozar do status de cientificidade granjeado pela fsica.

Crtica ao paradigma newtoniano: a incerteza e a ruptura com o cientificismo Esse tipo de interpretao de possibilidade de acesso realidade, porm, tambm se desfaz, a partir do momento em que se descobre que os conceitos fundamentais que esto sustentando a interpretao e a construo de um modelo terico, no so, como dizia Kant, universais e apriorsticos, mas histricos, culturais e alicerados em uma metafsica. Os referenciais que servem de base para a apreenso da realidade, portanto, modificam-se. Mudando os fundamentos tericos e metafsicos, como fica a questo do acesso realidade? Se partirmos do princpio de que no h um tempo e espao absolutos, como fica a compreenso do universo? - nos pergunta Einstein. E se se modificarem as compreenses e as definies dos conceitos com que trabalhamos nas armadilhas que organizamos para apreender a realidade, como ficam as suas interpretaes? A realidade, olhada a 300.000 km/s, que tipo de fenmeno passa a ser para ns? Ser ela diferente do que olhada a 80 km/h? no interior da prpria Fsica que se inicia a ruptura com o dogmatismo e a certeza da cincia. Um dos primeiros a denunci-la foi Pierre Duhem (1861-1916). Para ele o cientista constri instrumentos, ferramentas suas teorias para se apropriar da realidade, estabelecendo com ela um dilogo permanente. A aceitao da validade dos instrumentos de observao e quantificao, a seleo das observaes de manifestaes empricas e a sua interpretao dependem da aceitao da validade ou no dessas teorias. Os critrios do fazer cientfico devem ser entendidos, de acordo com Duhem, como condicionados historicamente. So convenes articuladas no contexto histrico-cultural. E, como tal, permitem a renovao e o progresso das teorias, revelando o carter dinmico da cincia e a historicidade dos princpios epistemolgicos

12

do fazer cientfico. Duhem, atravs da anlise da histria da cincia, desmistifica o positivismo calcado no empirismo e na induo do mtodo newtoniano. Nesta mesma poca, principalmente com o advento da Mecnica Quntica, a partir das teorias dos quanta de Max Planck (1900), das teorias da relatividade de Einstein6 (1905), do princpio da complementaridade de Bohr7 (1913), do novo modelo de tomo idealizado por Schrdinger (1926), do princpio da incerteza de Heisenberg8 (1927), da microfsica e de outras teorias importantes na Fsica, desvaneceu-se a pretenso cientificista e dogmtica do determinismo e do mecanicismo. A atitude dogmtica da cincia moderna foi denunciada, no incio do sculo XX, por De Broglie (1924), fsico francs, que afirma: [...] muitos cientistas modernos adotaram, quase sem se aperceber disso, uma certa metafsica de carter materialista e mecanicista e a consideraram como a prpria expresso da verdade cientfica. Um dos grandes servios prestados ao pensamento contemporneo pela recente evoluo fsica o de ter arruinado esta metafsica simplista (Apud Moles, 1971, p. 4). A principal contribuio para uma nova concepo de cincia foi dada por Einstein. As suas teorias da relatividade restrita e da relatividade geral foram importantes no apenas pelo contedo que apresentaram, mas pela forma como foram alcanadas. Bacon (1620) afirmara que as ideias pr-concebidas deveriam ser eliminadas da mente do investigador. Einstein no as eliminou. Ao contrrio, semelhante ao artista, deu asas sensibilidade e imaginao. Projetou subjetivamente um modelo de mundo que no fora captado registrando passivamente dados
Einstein afirma que o referencial espao-temporal diferente para observadores em movimentos diferentes, contrariando a postura clssica que prega o valor absoluto para o espao e tempo. Isto : as longitudes e as distncias diferem segundo o observador em questo. o mesmo que afirmar que o espao e o tempo - a distncia e a durao -, e todas as magnitudes que delas derivam (velocidade, acelerao, fora, energia, ...), no dizem relao com algo absoluto do mundo externo, mas que so grandezas relativas que se modificam de acordo com a velocidade em que estiver o observador. O marco de referncia no est no mundo, mas no observador e dele depende. o mesmo que afirmar que uma valor monetrio, por exemplo R$ 100,00 (cem reais) podem valer num lugar o equivalente a R$ 120,00 e noutro R$ 85,00, isto , tem um determinado valor de compra de acordo com determinados mercados. 7 Bohr foi o primeiro fsico a reconhecer que, na Fsica moderna, no se pode aplicar simultaneamente de maneira completa, para a descrio da realidade, os conceitos de onda e corpsculo, localizao no espao e tempo e estado dinmico bem definido, pois so inconciliveis e contraditrios. No entanto, so concepes complementares. Isso significa que, para se efetuar uma descrio completa dos fenmenos fsicos da realidade, deve-se utilizar, alternadamente, uma e outra concepo. 8 O Princpio da Incerteza afirma: lei da natureza no podermos conhecer com exatido o estado atual de nenhum corpsculo. Com isso Heisenberg sustenta que, na observao e na experimentao, encontramos apenas indeterminao, impreciso. Por exemplo: no possvel conhecer ao mesmo tempo e com preciso a velocidade e a posio do movimento de um eltron no interior de um tomo. impossvel determinar com exatido absoluta, no mesmo momento, duas quantidades conjugadas. E isso no se deve imperfeio dos instrumentos, mas prpria natureza dos fenmenos. A indeterminao faz parte da prpria essncia das partculas microcsmicas. Assim que a indeterminao essencial fundamenta a incerteza, que no pode ser eliminada pelo aperfeiomento dos mecanismos e instrumentos de observao ou de experimentao.
6

13

sensoriais, mas infuenciado por suas emoes, paixo mstica, impulsos de sua imaginao, convices filosficas e, como ele prprio afirmou, por um sentimento religioso csmico (Apud Thuillier, 1979, p. 29). Com Einstein, Bohr, Heisenberg, Schrdinger e tantos outros, quebrou-se o mito da objetividade pura, isenta de influncias das ideias pessoais dos pesquisadores. Demonstrou que, mais do que uma simples descrio da realidade, a cincia a proposta de uma interpretao. O cientista se aproxima mais do artista do que do fotgrafo. Como conseqncia dessa primeira ruptura que atingiu diretamente o processo de descoberta da viso renascentista de cincia, aparece uma segunda contribuio de Einstein: a demonstrao de que, por maior que seja o nmero de provas acumuladas em favor de uma teoria, ela jamais poder ser aceita como definitivamente confirmada. Os esquemas explicativos mais slidos podem ser substitudos por outros melhores. O progresso cientfico, ento, deixa de ser acumulativo para ser revolucionrio. E o critrio at ento adotado para distinguir a cincia da no-cincia, o da confirmabilidade obtida pela uso do mtodo experimental, cai por terra, e junto com ele a crena de o caminho da cincia ser o acesso seguro ao real.

Cincia: revolues e redes De que fatores depende o acesso ao real? Se modificarmos o nosso referencial terico, ou os fundamentos que sustentam nossos referenciais tericos, como fica o acesso ao real? luz de teorias diferentes, se v o mundo diferente? Se no h um acesso natural ao real, a partir de nossas teorias e das categorias por ns elaboradas que o construmos e o acessamos? E de onde vm as teorias e as categorias que usamos para construir o caminho de acesso ao real? So-nos dadas de uma forma inata, sendo comuns e universais para todos os sujeitos, ou as construmos subjetivamente? Se construdas, como o so? Quais so os fatores de ordem subjetiva, biolgicos e psicolgicos e quais so os fatores de ordem objetiva, histrico-culturais, que interferem nessa produo? Esses fatores so um produto cultural, espao-historicamente situados e, portanto, em contnua reconstruo, ou so rigidamente imutveis e estticos? o real o que conseguimos apreender luz de nossas redes tericas, por ns mesmos elaboradas? Popper (1902-1994) introduziu a ideia que a cincia progride por revolues constantes. A histria da cincia nos revela que muitos dos seus princpios bsicos foram modificados ou substitudos em funo de novas conjeturas ou de novos paradigmas. Assim, Galileu modificou parte da Mecnica de Aristteles. O mesmo fez Einstein com relao s teorias de Newton. As concluses da investigao cientfica no se sustentam em princpios auto-evidentes ou em provas conclusivas e, consequentemente, no so necessariamente verdadeiras. Popper afirma

14

que a cincia no um sistema de enunciados certos ou bem estabelecidos, [...] ela jamais pode proclamar haver atingido a verdade ou um substituto da verdade, como a probabilidade (1975, p. 305). Para ele, h uma atitude crtica permanente na cincia, que consiste na atitude do cientista em adotar procedimentos que tentem localizar os possveis erros de suas teorias, atravs de testes de falseabilidade e do confronto com outras teorias, para substitu-las por outras que no contenham os erros da anterior e com maior contedo informativo. Dessa forma, segundo Popper, a cincia progride de forma revolucionria pela permanente correo de seus erros e pela audcia de seus pesquisadores na formulao de novas hipteses. Para Popper, uma teoria para ser cientfica dever ser testada e avaliada criticamente pela comunidade cientfica. Os testes intersubjetivos que atribuem aos conhecimentos cientficos a objetividade. A objetividade, porm, no garantia da verdade. Os conhecimentos da cincia permanecem, por isso, com o carter permanentemente hipottico. A cincia, portanto, para Popper, proporciona um caminho de acesso ao real, sem, porm, assegurar-lhe um carter dogmtico. Thomas Kuhn, discpulo de Popper, destaca principalmente a historicidade das descobertas cientficas. Para ele, nos perodos de normalidade da cincia, desenvolvem-se linhas de pesquisa, com a colaborao da comunidade cientfica que trabalha de forma coletiva e convergente, dentro e sob a orientao de um mesmo paradigma (1978, p. 43-55), articulando, desenvolvendo e aperfeioando suas teorias. Durante esse perodo, contrariamente ao que afirma Popper, no h a preocupao de criar novas teorias e nem de tentar false-las. O surgimento de novas teorias, segundo Kuhn, aconteceria em perodos extraordinrios, em momentos de crise em que o paradigma vigente se esgota e no consegue mais explicar os novos problemas que vo surgindo. Como afirma Kuhn, apenas em perodos extraordinrios haveria a mudana de paradigmas. No perodo da cincia normal haveria a adeso da comunidade cientfica ao paradigma vigente. As teorias, portanto, para Kuhn, tm um carter pragmtico e social e se sustentam temporalmente atravs da adeso da comunidade cientfica. Com esta verso no concorda Imre Lakatos (1922-1974), para quem as revolues cientficas no so mudanas repentinas e irracionais de pontos de vista. Para ele a cincia no uma sequncia de ensaio e erro ou conjecturas e refutaes, como tambm no so os xitos de uma teoria que demonstram a sua veracidade. No h na cincia uma racionalidade instantnea. A refutao de uma teoria s acontece quanto h outra melhor para substitu-la (1983, p. 14- 16). Uma teoria permanece enquanto for til para gerar investigao de novos problemas, isto , enquanto programa de pesquisa. A teoria que possibilitar a maior gerao de investigaes, isto , a possibilidade de se ter novos e mais conhecimentos, a que sobreviver.

15

A concepo contempornea de cincia, como se percebe, est muito distante das vises aristotlica e moderna, nas quais era aceito como conhecimento cientfico o que pudesse ser justificado como verdadeiro. O objetivo da cincia ainda o de tentar tornar inteligvel o mundo, atingir um conhecimento sistemtico e seguro de toda a realidade. No entanto, a concepo de cincia, na atualidade, a de ser uma investigao constante, em contnua construo e reconstruo, tanto das suas teorias, quanto dos seus processos de investigao. A cincia no um sistema de enunciados certos ou verdadeiros. Para Popper,

O velho ideal da episteme do conhecimento absolutamente certo, demonstrvel mostrou no passar de um dolo. A exigncia da objetividade cientfica torna inevitvel que todo enunciado cientfico permanea provisrio para sempre (1978, p. 308).

Essa transitoriedade dos resultados da atividade cientfica suas teorias provm do fato de, alm de ter que se submeter permanentemente crtica objetiva, ser um produto criativo do esprito humano, de sua imaginao, e no a de ser uma revelao discursiva do real, copiando da natureza o conhecimento que dela precisa. No a cincia o produto de um processo meramente tcnico, mas um produto do esprito humano. A imagem inteligvel do mundo proporcionada pela cincia construda imagem da razo e apenas contrastada com esse mundo exterior. Bachelard afirma que

A cincia suscita um mundo, no mais por um impulso mgico, imanente realidade, mas antes por um impulso racional imanente ao esprito. Aps ter formado, nos primeiros esforos do esprito cientfico uma razo imagem do mundo, a atividade espiritual da cincia moderna dedica-se a construir um mundo imagem da razo. A atividade cientfica realiza, em toda a fora do termo, conjuntos racionais (1978, p. 19).

Os enganos, quer pessoais, quer coletivos e constatados ao longo da histria da humanidade mostram-nos com clareza que o que pensvamos ser conhecimento, entendido como acesso direto e livre ao real, no passa de uma mera suposio, sustentada, algumas vezes, na doksa, em uma opinio ou ponto de vista, e, outras vezes, profundamente impregnada de um fundo terico de carter ou cientfico, ou religioso, ou ideolgico, ou poltico ou metafsico. Passou-se a descobrir, pelos enganos, que no h esse acesso direto ao real. Aprendemos, com nossos erros, a ter conscincia das limitaes do caminho emprico do acesso ao real. Como afirma Bachelard:

O esprito cientfico essencialmente uma retificao do saber, um alargamento dos quadros do conhecimento. Julga seu passado histrico, condenando-o. Sua estrutura a

16 conscincia de suas faltas histricas. Cientificamente, pensa-se o verdadeiro como retificao histrica de um longo erro, pensa-se a experincia como a retificao da iluso comum e primeira. Toda a vida intelectual da cincia move-se dialeticamente sobre esta diferencial do conhecimento, na fronteira do desconhecido. A prpria essncia da reflexo, compreender que no se compreendera. Os pensamentos nobaconianos, no-euclidianos, no-cartesianos esto resumidos nestas dialticas histricas que apresentam a retificao de um erro, a extenso de um sistema, o complemento de um pensamento (1968, p. 147-148).

Concluso Retornamos sempre ao problema de como se d a passagem do acesso dos dados vindos do mundo externo para o sujeito e como ocorre a sua interpretao. Temos que concordar com Popper (1978) quando afirma que todas as nossas observaes esto embebidas de teorias. No s nossas observaes: toda a nossa ao est impregnada de fundo terico, proveniente de nossas crenas, quer sejam elas cientficas, teolgicas, empricas ou metafsicas. Com elas formamos redes para apreender o mundo. E somos escravos de nossas redes. Escravido que no se reduz a uma dependncia passiva, mas a uma construo ativa constante. Renovamos nossas redes. No podemos nunca, porm, delas abrir mo. E com o seu uso que nos aproximamos do acesso realidade. As teorias, como modelos explicativos e descritivos, so instrumentos que nos colocam em contato com o real, nos estritos limites da prpria teoria. Atualmente tem-se conscincia de que, luz de diferentes teorias, elaboram-se diferentes hipteses, experimentos e interpretaes de experimentos. A interpretao cientfica do mundo modifica-se medida em que se modificam os seus pressupostos e os seus fundamentos. A avaliao das limitaes e do valor de uma teoria feita com o confronto de outras teorias. A cincia atual deixa de lado a pretenso dos justificacionistas que tentavam estabelecer bases firmes sobre as quais se construiria todo o edifcio do conhecimento cientfico. No h uma verdade transmissvel de uma base firme para os seus resultados finais, as suas teorias. O que h na cincia, de acordo com a opinio de Rescher (1988), a construo de uma rede terica de conhecimentos, interligados nos planos diacrnico e sincrnico, que se complementam como um sistema coerentemente estruturado e proporcionam uma aproximao do real e da verdade. Nenhum critrio racional, porm, assegura a correspondncia desse conhecimento sistematizado com a realidade. As respostas s perguntas anteriores, abordadas pelos diferentes enfoques tericos, desmascaram a tentativa exclusiva de a cincia, por meio de seu procedimento experimental, ser o caminho seguro e nico de acesso ao real. Atualmente sabe-se que a cincia tanto um

17

caminho seguro quanto inseguro, pois os seus pressupostos no so autoevidentes mas sim construdos por uma razo que se organiza dentro de um espao cultural e historicamente determinado. A cincia no pode ser este dilogo ingnuo da razo com a realidade, mas sim um dilogo entre "razes" e "realidades". Na cincia, a razo se transforma numa razo prtica: na prtica da discusso. Transforma-se, assim, a cincia, em um dos lugares prticos de discusso segura, em que os critrios, os procedimentos, os mtodos e os resultados produzidos so objetivamente questionveis. H na cincia uma tentativa de racionalidade que consiste em manter um dilogo permanente das razes entre si (crtica intersubjetiva entre os diferentes referenciais tericos) e entre as razes com a realidade. Este dilogo mostra que ns no definimos a realidade, mas que estamos nela, que somos a realidade. "Ela nos constitui, nos fala, nos diz o que aceitvel e o que no aceitvel. A falta de racionalidade um fato real" (Prez de Laborda, 1985). E as teorias cientficas no podem ter a pretenso de querer afirmar que aquilo que descrevem ou explicam existe realmente conforme explicam ou descrevem. Em todas as formas de tentativa de acesso realidade, inclusive a cientfica, usamos nossos referenciais tericos, quer sejam revolucionrios ou tradicionais. Construmos, subjetiva e intersubjetivamente atravs da histria, nossas redes tericas das quais somos dependentes para acessar a realidade. Isso porm no nos leva novamente a um ceticismo e nem a um relativismo. O que fazemos , como histria humana, um contnuo reconstruir, um refazer, um dialogar do sujeito consigo mesmo, com sua razo, com os critrios de sua racionalidade, com os outros, num dilogo no tempo e no espao e com o mundo externo no qual estamos inseridos. E este dilogo racional do homem consigo mesmo, com os outros e com o mundo que o coloca no caminho do acesso realidade, elaborando teorias, libertando-se delas e sendo por elas influenciado. atravs deste dilogo que o homem usa a sua razo que, apesar de no se reduzir apenas lgica, usa-a como ferramenta bsica. E com esse dilogo que se descobre que o pensamento no tem uma forma linear de um raciocnio lgico, mas que se entrelaa em rede com outras formas do pensar. E a essncia destas formas do pensar est na liberdade do pensar, que escolhe, discrimina, elabora, seleciona e decide. Esse jogo racional, que se fundamenta na liberdade, o que prope caminhos para as solues do acesso ao real, um acesso que possvel porque mediado por teorias elaboradas pelo homem que historicamente se modificam e se reconstroem.
REFER CIAS BIBLIOGRFICAS

18

BACHELARD, Gaston. O novo esprito cientfico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1968. BOHM, David & PEAT, David F. Cincia, ordem e criatividade. Lisboa: Gradiva, 1989. DUHEM, Pierre. La thorie phisique. Son objet - sa structure. 2 ed. (1914), Paris: Vrin, 1993. ______. Le systme du monde, histoire des doctrines cosmologiques de Platon Copernic. (1913-1959). Paris: Vrin, 1959, 10 v. ______. Sozein ta fainomena. Essai sur la notion de thorie physique de Platon a Galile. (1908) Paris: Vrin, 1982. GEYMONAT, Ludovico et GIORELLO, Giulio. As razes da cincia. Lisboa: Edies 70, l989. HEIDEGGER, Martin. El ser y el tiempo. 4 ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmico, 1971. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. So Paulo: Abril, 1974. KOYR, Alexandre. Estudos de histria do pensamento cientfico. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitria; Braslia: Ed. da Universidade de Braslia, 1982. _______. Estudos galileanos. Mxido: Siglo Veintiuno Editores, 1985. _______. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitria; So Paulo: EDUSP, 1979. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. 2. ed. So Paulo: Perspectiva S.A., l978. LAKATOS, Imre. La metodologia de los programas de investigacin cientfica. Madrid: Alianza Editorial, 1983. LAKATOS, Imre et MUSGRAVE, Alan. A crtica e o desenvolvimento do conhecimento. So Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de So Paulo, 1979. MERLEAU-PONTY, Maurice. O homem e a comunicao: a prosa do mundo. Rio de Janeiro: Bloch, 1974. MOLES, Abraham. A criao cientfica. So Paulo: Perspectiva, 1971. PREZ DE LABORDA, Alfonso. La razn y las razones. Madrid: Tecnos, l985. PIAGET, Jean. A epistemologia gentica.Petrpolis: Vozes, 1971. POPPER, Karl R. A lgica da pesquisa cientfica. So Paulo: Cultrix, l978. NEWTON, Isaac. Princpios matemticos de la filosofia natural. Madrid: Alianza Editorial, 1987, 2 v. RESCHER, Nicolas. La racionalidad. Una indagacin filosfica sobre la naturaleza y la justificacin de la razn. Madrid: Tecnos, 1993. ______. Los lmites de la ciencia. Madrid: Tecnos, 1994.

19

THUILLIER, Pierre. Cincia e Subjetividade: o caso Einstein. O correio da U ESCO. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, p. 24-29, jul. 1979.

Das könnte Ihnen auch gefallen