Sie sind auf Seite 1von 3

A NOVA REPBLICA

Introduzir o processo de pr-democratizao- militar Durante o governo de Joo Baptista Figueiredo (1979/1985) houve fortes presses, da sociedade civil, que exigiam o retorno ao estado de direito, uma anistia poltica, justia social e a convocao de uma Assemblia Constituinte. Em maro de 1979, uma greve de metalrgicos no ABC paulista mobilizou cerca de 180 mil manifestantes; em abril de 1981, uma nova greve, que mobilizou 330 mil operrios, por 41 dias. Neste contexto que se destaca o lder sindical Lus Incio da Silva Lula. A UNE reorganizou-se no ano de 1979 e, neste mesmo ano, o presidente Figueiredo aprovou a Lei da Anistia que beneficiava exclusivamente os presos polticos. Alguns exilados puderam voltar ao pas. Ainda em 1979 foi extinto o bipartidarismo (ARENA e MDB), forando uma reforma partidria. Desta reforma surgiram o PSD (Partido Social Democrtico), herdeiro da antiga Arena; o PMDB (Partido do Movimento Democrtico Brasileiro), composto por polticos do antigo MDB; o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), controlado por Ivete Vargas e formado por setores da antiga ARENA; PDT (Partido Democrtico Trabalhista), fundado por Leonel Brizola e PT (Partido dos Trabalhadores), com propostas socialistas. Em 1983 a sociedade civil participou intensamente do movimento das Diretas-j.

A NOVA REPBLICA teve incio em 1985, o perodo de transio do Militar ao Democrtico. Em 1985, depois de 21 anos de Ditadura Militar, o Brasil tinha novamente um governante Civil, conquista efetivada atravs de eleies indiretas. Os movimentos sociais foram agentes determinantes a redemocratizao do pas, ajudando restabelecer os direitos civis. Mesmo com todas as conquistas e a instalao gradual da democracia plena, o presidente da Repblica, at a promulgao da nova Constituio de 1988, continuou com poderes concentrados, como o de baixar, decretos-leis, utilizar o prazo para aprovar projetos no congresso ou determinar medidas de emergncia. Tambm as Foras Armadas, por causa dos dispositivos legais ainda em vigor, continuaram a reprimir conflitos internos e a intervir no processo poltico ainda que discretamente. GOVERNO JOS SARNEY (1985 a 1990) A era Sarney antecedida por presses populares, em 1984 atravs das Diretas J, uma srie de manifestaes populares que pediam eleies diretas para presidente da repblica e o fim da interferncia militar no governo brasileiro. Em 1984, o Colgio Eleitoral realizou eleies para presidente e, preterindo o candidato representante da situao, Paulo Maluf, optaram pelo candidato oposicionista do PMDB (Partido Movimento do Democrtico Brasileiro), Tancredo Neves. Em 15 de Maro de 1985, Neves seria o primeiro presidente civil a reger o pas, desde Joo Goulart, deposto em 1964. Tancredo Neves no chega a tomar posse, em 15 de maro de 1985 seu vicepresidente, Jos Sarney, assume de modo interino presidncia em seu lugar. Tancredo tem sua morte anunciada em 21 de abril somente nesta data Sarney seria reconhecido como presidente em exerccio pleno.

O governo Jos Sarney deu inicio ao processo de redemocratizao do Brasil, Sarney e sua equipe econmica lanam um conjunto de medidas para conter a inflao, entre as quais o congelamento geral de preos e a criao de uma nova moeda, o Cruzado (Cz$). Seu governo implanta profundas mudanas principalmente atravs da constituio de 1988 conhecida tambm CONSTITUIO CIDAD que garantiu direitos sociais, trabalhista e polticos, tais como: 1. Estabeleceu as eleies diretas com dois turnos para presidente, governos estaduais e prefeituras com mais de 200 mil eleitores; 2. A legalizao de partidos polticos de qualquer tendncia; 3. Instituio de voto facultativo aos analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e pessoas acima de 70 anos; 4. Fim da censura; 5. Fixou os direitos individuais e coletivos; 6. Independncia em os trs poderes; 7. Limitou a jornada de trabalho para 44 horas; 8. Implementou o seguro desemprego; 9. Ampliou a licena maternidade para 120 dias e concedeu licena paternidade fixada mais tarde em cinco dias; 10. Determinou o pagamento de uma multa de 40% sobre o valor total do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) nas dispensas sem justa causa; 11. Garantia de greve e a liberdade sindical e ampliao aos direitos trabalhistas. No campo econmico o governo Sarney foi marcado por vrios planos econmicos que visavam combater a inflao, so eles: 1. PLANOS CRUZADO (MARO DE 1986): Congelamento de Preos e Salrios por um ano, pelo valor mdio dos ltimos 6 meses acrescido de um abono de 8%. Previu ainda o chamado GATILHO SALARIAL toda vez que a inflao atingisse ou ultrapassasse 20%, os assalariados teriam um reajuste automtico no mesmo valor; criou o NDICE DE PREOS AO CONSUMIDOR (IPC), para corrigir a poupana e as aplicaes financeiras. Fez uma Reforma Monetria que passou a denominar-se CRUZADO, surgem no cenrio nacional os FISCAIS DO SARNEY (populao fiscalizava os preos). O plano teve efeito imediato de conter a inflao e aumentar o poder aquisitivo da populao, cresceu o consumo em todas as classes sociais; Quatro meses depois, o plano comeou a decair as mercadorias desaparecem das prateleiras dos supermercados, os fornecedores passaram a cobrar gio e a inflao volta a subir. 2. PLANO CRUZADO 2 (1986): os preos so liberados. Isto ocasionou um descontentamento do povo para com o governo, pois o plano cruzado foi visto por muitos como uma simples estratgia poltica para vencer as eleies. A inflao volta a subir, a crise se alastra e em 20 de janeiro de 1987 o governo decreta Moratria (????), deixando de pagar a divida externa; 3. PLANO BRESSER (1987): Decretou o congelamento de preos, aluguis e salrios por 2 meses. Para deter o dficit pblico, eliminou o subsdio ao trigo e adiou as grandes obras j planejadas; alm de aumentar tributos, foi extinto o gatilho salarial, e acabando com a Moratria. Entretanto, no se obtiveram resultados satisfatrios.

4. PLANO VERO (1989): Criou-se o CRUZADO NOVO, congelou novamente os preos, acabou a Correo Monetria, props a privatizao de vrias estatais, e anunciou diversos cortes em gastos pblicos, mas tambm no deu resultado. O plano fracassou e a inflao disparou. S em Dezembro de 1989 os preos subiram 53, 55%. E a inflao de dezembro 1989 a fevereiro chegou a 2.751%. Todos os pacotes econmicos lanados no conseguem deter o alto ndice inflacionrio, o resultado foi o no pagamento da divida com credores internacionais (Moratria), o que resultou em graves problemas econmicos. No campo internacional o Brasil vivia ento os efeitos da crise que atingiu amplamente a Amrica latina e a recesso mundial atingiu a exportao brasileira. A guerra fria estava chegando ao fim com o enfraquecimento do socialismo (queda do muro de Berlim) e o capitalista com formato do NEO LIBERALISMO que tem como o principal objetivo e a privatizao...

CONCLUSO

No Governo Sarney foi marcado, sobre tudo por duas grandes tarefas que se impunham ao pas reconstruir a democracia e enfrentar a crise inflacionaria, onde no incio de seu governo o ndice de inflao chegou a 223,8% herdados aos anos anteriores (principalmente no perodo Militar). Foram elementos necessrios para reaprender a organizar a economia. Apesar de todos os avanos polticos o Brasil viveu um perodo prolongado de instabilidade monetria e de recesso, com altssimo ndice de inflao, combinados com arrocho salarial e o crescimento da dvida externa. Assim em 1 de Fevereiro de 1987 instala-se a Assemblia Nacional Constituinte, iniciando suas atividades, onde a nova constituio foi promulgada em 5 de outubro de 1988, tendo sido a mais democrtica da historia brasileira.

Das könnte Ihnen auch gefallen