Sie sind auf Seite 1von 9

Comunicao em Moda Profa.

Rosyane Rodrigues

UNIDADE I Comunicao e Jornalismo 1.1 Jornalismo Impresso e suas funes;

1. Conceitos de comunicao. Comunicao Conferir RABAA & BARBOSA. p.155. Verbete Comunicao. 1. Conjunto dos conhecimentos (lingsticos, psicolgicos, antropolgicos, etc.) relativos aos processos da comunicao. 2. Disciplina que envolve esse conjunto de conhecimentos e as tcnicas adequadas sua manipulao eficaz. 3. Atividade profissional voltada para a utilizao desses conhecimentos e tcnicas atravs dos diversos veculos (impressos, audiovisuais, eletrnicos etc.) ou para a pesquisa e o ensino desses processos. Nesse sentido a comunicao abrange diferentes especializaes que implicam funes, objetivos e mtodos especficos. 4. Palavra derivada do latim communicare, cujo significado seria tornar comum, partilhar, repartir, associar, trocar opinies, conferenciar. Implica participao, interao, troca de mensagens, emisso ou recebimento de informaes novas. 2. Representao esquemtica da comunicao. Ainda que esse modelo tenha vrias representaes, que sero alteradas de acordo com a escola de seus autores, as variaes sero feitas a partir do modelo clssico apresentado por Aristteles, que contm: 1) a pessoa que fala; 2) o discurso que prenuncia; 3) a pessoa que escuta; FONTE MENSAGEM RECEPTOR

3. Codificao e decodificao Para transmitir a mensagem, o emissor utiliza um cdigo, ou seja, transforma sua idia em estmulos fsicos, utilizando os signos codificados. O receptor, ao receber a mensagem, realiza o processo

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

contrrio. Ao identificar no estmulo fsico (os signos codificados) a idia do emissor, est realizando o processo de decodificao. 4. A comunicao ao longo do tempo Relao entre comunicao e evoluo tecnolgica: 1. A inveno da escrita alterou a relao que as pessoas tinham com o tempo e com o espao. Atravs da escrita, as informaes puderam ser registradas e assim transportadas de um local para outro. O conhecimento produzido pela humanidade pde ser acumulado e socializado. 2. Inveno da tipografia: tudo que era registrado em manuscritos pde ser reproduzido em larga escala, alterando o custo e facilitando o acesso s informaes. 3. Entre as dcadas de 1830 a 1870 a eletricidade passou a ser aplicada e com isso tivemos invenes de engenhos eltricos: telgrafo, telefone. As informaes passam a ser transmitidas com a mesma velocidade da corrente eltrica. 4. A partir da temos: telgrafo sem fio, rdio e a partir de 1950, a televiso. Desde ento, consolidou-se a ampliao da comunicao para um grande nmero de pessoas e a opinio pblica potencializou-se como fenmeno de massa, adquirindo enorme relevncia na dinmica social. 5. O cenrio que temos atualmente de uma aldeia global. Atravs da internet a comunicao acontece de maneira rpida e eficiente, possibilitando a troca de informaes entre pessoas em qualquer lugar do mundo. 5. Rudo e feedback O feedback pode ser entendido como a reao ao ato de comunicao. Ele possibilita ao emissor saber se sua mensagem foi aprovada, desaprovada, compreendida ou no. O rudo consiste em qualquer interferncia ou barreia que dificulte a comunicao. O rudo pode estar localizado no emissor, no receptor, no veculo utilizando ou no ambiente onde o processo de comunicao acontece. 6. Jornalismo Em sua origem, a palavras texto que dizer aquilo que foi tecido. Organiza-se segundo uma lgica interna, equivalente aos pontos e laos das rendas e bordados (Nilson Lage)

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

O jornalismo como uma atividade de transformao informativa possui uma dimenso prtica e comunicativa (lingstica). Prtica no sentido de ser uma atividade racional, empresarial e industrial rigorosamente peridica, regular, repetitiva (controlada, definida pelas rotinas de produo). Comunicativa porque naturalmente humana, social, ideolgica e efmera, isto , mediada pelo sujeito da produo e da interpretao (indivduo, empresa e suas relaes, interesses e valores individuais, corporativos e empresariais). Caractersticas do texto impresso: Permite um nvel de ateno maior do leitor pela chance de retomada dos contedos: a leitura do impresso no requer competncias sofisticadas nem aprendizado de novas tcnicas. Materialidade e concretude: o texto impresso proporciona uma aproximao corporal que permite ao leitor trat-lo como objeto e manuse-lo: sente-se a robustez da encadernao, o peso do volume, a dimenso fsica de sua completude; abrem-se, fecham-se e folheiam-se suas pginas, posa-se o texto sobre o corpo, etc. Mais barato: dependendo da tiragem, da distribuio (mala direta ou pontos especficos), etc. Diviso clara dos temas por editoria: permite ao leitor localizar mais rapidamente os assuntos de interesse. Portabilidade: o impresso pode ser carregado, dobrado, rasgado ou lido por muitos. Pode ser relido, guardado e arquivado. Dispensa a necessidade de eletricidade, bateria ou instalao inapropriada. Os impressos so comumente tomados como documentos: legitimam o contedo que divulgam.

Em jornalismo, a nfase recai sobre os contedos da mensagem, para o que informado. O jornalismo se prope a processar informao em escala industrial e para consumo imediato. (p.35)

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

O texto jornalstico, por isso, procura conter informao conceitual, o que significa suprimir usos lingsticos pobres de valores referenciais. (p.36) Do ponto de vista da eficincia da comunicao, o registro coloquial seria sempre prefervel. O registro formal uma imposio social de ordem poltica. A presso social valoriza seu emprego e qualifica de erro todo desvio. A linguagem jornalstica basicamente constituda de palavras, expresses e regras combinatrias que so possveis no registro coloquial e aceitas no registro formal. A comunicao jornalstica de base referencial, pois fala de algo no mundo exterior ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicao em si. Isto impe o uso quase obrigatrio da terceira pessoa (impessoalidade). As grandes e pequenas questes da ideologia esto presentes na linguagem jornalstica, porque no se faz jornalismo fora da sociedade e do tempo histrico. Tais questes, para o autor, comparecem principalmente pelas figuras de linguagem.
LAGE, Nilson. Linguagem Jornalstica. 7 edio, So Paulo: tica, 2003

Como a situao corrente no jornalismo a de um emissor falando a grande nmero de receptores, o texto se destina a um conjunto disperso e no-identificado de indivduos, cujo conhecimento s possvel por amostragem estatstica. Por isso, os adjetivos testemunhais e as aferies subjetivas devem ser eliminados. A norma substituir os atributos por dados que permitam ao leitor/ ouvinte/ internauta/telespectador fazer sua prpria avaliao.

A linguagem jornalstica : a) composta de palavras, expresses e regras combinatrias passveis no registro coloquial e aceitas no registro formal; b) objetiva e mais denotativa (informativa) do que conotativa (persuasiva);

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

c) emptica: prope linguagem agradvel e proximidade com os pblicos. d) convencional e arbitrria: o jornalista faz suas opes lingsticas; e) referencial: centra-se no referente (no assunto); f) prope metadiscursos: o discurso jornalstico refere-se a outros discursos sociais; em relao a eles cria hierarquia de vozes, tica ao evitar usos pejorativos; anlogo sociedade, privilegiando valores e costumes (avanos sociais, por exemplo).

preciso ter: Clareza - viso clara e exposio fcil Conciso/ brevidade capacidade de sntese Densidade reunir a maior quantidade de informao possvel Simplicidade emprego de vocbulos comuns/ familiares Exatido/ Preciso fugir da ambigidade Naturalidade expressar-se sem pedantismo Variedade estilstica/ ritmo diversificao no estilo textual

Pede-se: uso de frases curtas (neste sentido, evitar uso excessivo do que

j que este acrescenta novas oraes, novas informaes ao mesmo enunciado); uso de frases simples, evitar oraes complexas; uso da ordem direta da lngua; uso de repeties que contribuam somente para a percepo e a memorizao das informaes do texto; Evita-se: evita-se a intercalao excessiva (apostos, travesses, parnteses); evita-se locues verbais com mais de dois verbos; evita-se ambigidade;

1.2

Fato X Notcias: imparcialidade, interpretao e opinio

NOTCIA: relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse

e importncia para a comunidade, e capaz de ser compreendida pelo pblico.

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

a matria prima do jornalismo. Para que se produza uma boa notcia o fato precisa reunir alguns atributos: 1. atualidade; 2. veracidade; 3. oportunidade; 4. interesse humano; 5. raridade e curiosidade; 6. proximidade; 7. importncia para comunidade... Requer tratamento apropriado, que envolve: 1. apurao; 2. pesquisa; 3. comparao; 4. interpretao; 5. seleo; 6. Redao adequada, de acordo com as peculiaridades do veculo.
No texto, predomina a narrao.

Mas os jornais no contam apenas o que aconteceu: eles tambm informam como e porque aconteceu determinado fato. Exemplo: Unimed Belm acata recomendao do MPF Aps receber reclamaes de usurios do plano de sade da Unimed Belm, o procurador da Repblica Alan Rogrio Mansur Silva recomendou operadora que tome as providncias necessrias para garantir o atendimento dos pacientes mesmo quando a identificao por digitais no funciona. O presidente do plano, Czar Neves, j respondeu recomendao, e garantiu que vai acatar na ntegra os pedidos do Ministrio Pblico Federal.

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

(Dirio do Par, Domingo, 23/08/2009, 13:55h)


A notcia apresenta uma estrutura padro, composta de duas

partes: o lead e o corpo da notcia.


Lead: um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato. Est

na abertura do texto, no primeiro pargrafo. Seu objetivo dar informaes bsicas ao leitor e motiv-lo a continuar a leitura.
Corpo da notcia: desenvolve-se gradualmente a informao em

cada pargrafo, por isso a informao cada vez mais elaborada, detalhada.

Para escrever o lead preciso responder as seguintes

perguntas. 1. O que aconteceu? 2. Quem? 3. Quando? 4. Onde? 5. Como? 6. Por qu? No, necessariamente, a todas elas em conjunto, exemplo:

Garoto viaja de Honduras a Nova York em busca do pai Edwin Sabilln, de 13 anos, perdeu a me, irmo e av na passagem do furaco Mitch

Nova York - S e desorientado, viajando de bicicleta, automvel, trem e nibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabilln, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o Mxico at chegar a Nova Yorque, onde vive seu pai. A odissia de Edwin que lembra a de Huckleberry Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josu, o garoto do filme Central do Brasil comeou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa.

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

(O Estado de S.Paulo)

O qu? (fatos) um garoto sai de Honduras, atravessa a

Guatemala e o Mxico e chega a Nova York.


Quem? (personagens/pessoas) o garoto hondurenho Edwin

Daniel Sabilln.
Quando? (tempo) de 22 de maio de 1999 (incio da viagem) . Onde? (lugar) na cidade hondurenha de San Francisco de

Yojoa.
Como? sozinho, viajando de bicicleta, automvel, trem e

nibus;
Por qu? em busca do pai, pois perdeu a me, irmo e o av,

mortos na passagem do furacao Mitch


Caractersticas da notcia

1.Predomnio da narrao, com a presena de elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato; 2. Estrutura padro composta de Lead e do Corpo; 3. Imparcialidade; 4. Predomnio da funo referencial da linguagem (sem envolvimento emocional); 5. Linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, de acordo com o padro culto da lngua.

1.3

Veculos de Comunicao

Mdia: impresso, digital, TV e rdio Veculos: jornais e revistas; portais, websites, blogs; emissoras de TV e rdio. 1.4 tica Jornalstica

Comunicao em Moda Profa. Rosyane Rodrigues

o conjunto de normas e procedimentos que regem a atividade do jornalismo.


Estas normas so consolidadas em cdigos de tica que

variam de acordo com cada pas. Ela se refere conduta desejvel esperada do profissional. No confundir com as obrigaes e deveres que regem a profisso.
O jornalismo oscila entre a imagem romntica de rbitro social

e porta-voz da "opinio pblica" e a de empresa comercial sem escrpulos que recorre a qualquer meio para chamar a ateno e multiplicar suas vendas, sobretudo com a intromisso em vidas privadas e a dimenso exagerada concedida a notcias escandalosas e policiais.
O tipo de jornalismo de tica duvidosa ou contestvel

chamado de imprensa marrom.


As

fontes jornalsticas so pessoas, entidades e documentos que fornecem informaes aos jornalistas, seja emitindo comentrios e opinies, verificando o rigor de dados obtidos ou aferindo a veracidade dos juzos de valor que lhes foram confiados. Quando a fonte concorda em falar, mas no quer aparecer ou no autoriza a publicao da informao, diz-se que a informao foi dada off the records (fora de registro), ou simplesmente "em off".

Credibilidade = fidelidade ao que foi dito Bibliografia para consulta


LAGE, Nilson. Estrutura da Noticia. So Paulo: tica, 1998. __________. Teoria e Tcnica do Texto Jornalstico. Rio de Janeiro:Elsevier, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen