Sie sind auf Seite 1von 7

AUTOMAO INDUSTRIAL I

Prof. Andr L. Bianchi

Simbologia ISA
A simbologia ISA foi criada para padronizar a identificao dos instrumentos utilizados nas malhas de controle de processos industriais. Os smbolos dos equipamentos, tubulaes e instrumentos so facilmente reconhecidos em qualquer parte do mundo desde que sigam o padro estabelecido pela Instrumentation, Systems, and Automation Society (ISA). No padro, cada instrumento ou funo deve ser identificado por um cdigo alfanumrico denominado TAG (etiqueta). A identificao da malha (lao ou loop) de controle geralmente comum a todos os instrumentos nela contidos, porm podem ocorrer variaes. Neste sistema de identificao o instrumento referido de acordo com sua funo e no exatamente a grandeza fsica para que foi construdo. Exemplo: um transmissor de presso diferencial utilizado para medio de vazo referenciado pela vazo no pela presso (FR). No sistema de identificao por Tag, a primeira letra que aparece se refere ao que se est medindo ou controlando. As demais letras identificam as funes de apresentao ou sada, elas podem ter outra funo devido as letras modificadoras. Quem determina o nmero de letras para o Tag ou identificao do componente da malha de instrumentao o prprio projetista, apenas deve-se observar que o ideal sintetizar a identificao usando um mnimo de letras, nunca excedendo a quatro. Ex.: TIC T TIC TIC TIC 103 103 103 identificao do instrumento ou tag; identificao da malha; nmero da malha; identificao funcional; 1 letra grandeza fsica trabalhada; letras sucessoras ao, controle, e/ou apresentao.

Tags expandidos 10 PAH 5A TAG; 10 prefixo opcional; A sufixo opcional; Obs.: os hfens so opcionais. Um instrumento que pertena a mais de uma malha de controle deve ter o nmero da malha principal ou predominante.

Se uma malha tem mais de um instrumento com a mesma funo, deve haver um caractere que faa a diferenciao. Ex.: TIC TIC TIC 103 103A 1031 instrumento: funo TIC, malha 103; instrumento A: funo TIC, malha 103; instrumento 1: funo TIC, malha 103

As malhas so identificadas de acordo com o projeto, ou seja, o projetista ou proprietrio da instalao determina um cdigo para a malha de controle. Os indicadores de funo devem seguir o padro ISA de acordo com as letras e funes descritas na tabela 1. Na tabela 1, as letras definidas como escolha do usurio sero utilizadas para o que no est listado e se repete constantemente no projeto. J a letra X deve ser utilizada para eventos que acontecem raramente ou uma vez no projeto. Em qualquer destas hipteses sua utilizao deve ser descrita na legenda do projeto. Se uma letra for usada e logo aps ela colocada uma modificadora o significado muda, por exemplo: TG-5, mostrador de temperatura malha 5; TDG-5, mostrador de temperatura diferencial malha 5.

Exemplo de aplicao 1 Na Caldeira a gs A existem um transmissor de temperatura, um de presso, um mostrador de nvel e trs sadas, dois atuadores do tipo eletrovlvula para entrada de gua e uma vlvula de alvio de presso, alm de um alarme.

PT-100 Sada Vapor TT-100

Entrada de gua PAH-100 FC-100 PSVH-100

LG-100 Caldeira

Queimador

A malha de instrumentao da Caldeira A 100.

TAG

Descrio

PT-100 TT-100 PSVH-100 LG-100 FC-100 PAH-100

2 Na Caldeira B: um transmissor de presso, dois de temperatura, dois mostradores de presso, um medidor de vazo (transdutor de presso diferencial), um mostrador de nvel e trs sadas, dois atuadores do tipo eletrovlvula para entrada dgua e uma vlvula de alvio de presso, alm de uma sinalizao de alta presso.

Entrada de gua Sada Vapor FC-200 PSVH-200

Queimador LG-200 Caldeira

TAG PSVH-200 LG-200 FC-200

Descrio

TAG

Descrio Transmissor de vazo Manmetro - mostrador de presso Manmetro - mostrador de presso

Transmissor de temperatura Transmissor de temperatura

Transmissor de Presso Sinalizao de alta presso

A malha da caldeira B ________.

3 Identifique os instrumentos:

Tag

Descrio

Tabela 1 Letras Identificadoras para TAGs padro ISA

As tubulaes e conexes mecnicas ou de dados so identificadas de acordo o que circula nas tubulaes dos sistemas de instrumentao e isto tambm com letras e nmeros. AS IA HS PA NS ES SS GS WS WR alimentao de ar (air source); ar de instrumento (instrument air); alimentao hidrulica (hydraulic source); ar de processo (process air); alimentao de Nitrognio; alimentao eltrica; alimentao de vapor; alimentao de gs; alimentao de gua; retorno de gua.

Na utilizao deve-se identificar a grandeza fsica da fonte referida. Por exemplo: AS 5 Bar alimentao de ar com 5Bar de presso; SS 170C alimentao de vapor a 170C.

Tabela 2 Simbologia para tubulaes e conexes mecnicas ou de dados Descrio Energia do instrumento ou conexo de processo Sinal indefinido (escolha do usurio) Sinal pneumtico Sinal eltrico Sinal hidrulico Tubo capilar Sinal eletromagntico ou ultrasnico Link de dados Tubulao Smbolo

Os instrumentos tambm tm uma simbologia padro para identificar os acessrios, localizao e tipo. Est simbologia pode ser vista nas tabelas 3, 4 e 5.

Tabela 3 Simbologia de instrumentos genricos. Instrumento Localizado Sala de controle Normalmente acessvel ao operador Instrumento Discreto (sensor, transmissor)

Campo (cho-de-fbrica)

Auxiliar

CLP Controladores lgicos progr. Tabela 4 Simbologia de vlvulas, dampers e acionamentos.

Tipo de controladores (funo computacion.)

Display e controlador

Tabela 5 Simbologia de turbina, bomba e placas de orifcio.

Exemplo de aplicao: Descreva todos os instrumentos utilizados neste processo de aquecimento de lquido.

Das könnte Ihnen auch gefallen