Sie sind auf Seite 1von 3

Engrenagens so elementos rgidos ulitizados na transmisso rotativos entre eixos.

Consistem basicamente de dos cilindros nos quais so fabricados dentes. A transmisso deve atender a algumas caractersticas especiais, sendo que a principal que no haja qualquer diferena de velocidades entre pontos em contato quando da transmisso do movimento. Eventuais diferenas fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir velocidade alm da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite. As engrenagens operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaos entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispem em crculo, a razo entre as velocidades angulares e os torques do eixo ser constante. Se o arranjo dos dentes no for circular, variar a razo de velocidade. A maioria das engrenagens de forma circular. Para transmitir movimento uniforme e contnuo, as superfcies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil especfico. Se a roda menor do par (o pinho) est no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior est no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque. Tipos de engrangens e suas caracteristicas Engrenagem reta:

Os dentes so dispostos paralelamente entre si em relao ao eixo. o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. usada em transmisso que requer mudana de posio das engrenagem em servio, pois fcil de engatar. mais empregada na transmisso de baixa rotao do que na de alta rotao, por causa do rudo que produz. Engrenagem hipide:

As engrenagens hipides so uma variedade de engrenagens que, ao contrrio das cnicas, os seus eixos no se cruzam. So empregadas para transmitir movimento e cargas elevadas entre eixos que no se cruzam. Podem ser de diversos tipos de dentados espirais.

Engrenagem cnica:

empregada quando as rvores se cruzam; o ngulo de interseco geralmente 90, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cnicas tem formato tambm cnico, o que dificulta a sua fabricao, diminui a preciso e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cnica usada para mudar a rotao e a direo da fora, em baixas velocidades. Engrenagem cremalheira:

Cremalheira uma pea mecnica que consiste numa barra ou trilho dentado que em conjunto com uma engrenagem a ele ajustada, converte movimento retilneo em rotacional e vice-versa. Este sistema usado: Em ferrovias devido aos terrenos ingremas, no qual o trilho fixado ao solo dentado e a locomotiva imprime a fora rotacional na engrenagem que a ele adere adquirindo movimento. Nos sistemas de direco de automveis e outros veculos rodovirios a engrenagem fixa (e est ligada ao volante atravs da coluna de direco) e a cremalheira desliza linearmente - que estando ligada s rodas, altera a direco do veculo. No entanto o engenho requer uma maior fora para efectuar uma manobra comparando com outros mecanismos como a recirculaao de esferas (ou sector dentado), j que a multiplicao da fora que obtida menor, embora a direco seja mais estvel Engrenagem helicoidal:

Os dentes so dispostos transversalmente em forma de hlice em relao ao eixo. usada em transmisso fixa de rotaes elevadas, por ser silenciosa

devido a seus dentes estarem em componente axial de fora que deve ser compensada por mancal ou rolamento. Serve para transmisso de eixos paralelos entre si e tambm para eixos que formam um ngulo qualquer entre si (normalmente 60 ou 90). Engrenagem sem-fim:

Engrenagens sem-fim so usadas quando grandes redues de transmisso so necessrias. Esse tipo de engrenagem costuma ter redues de 20:1, chegando at a nmeros maiores do que 300:1. Muitas engrenagens sem-fim tm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem no consegue girar o eixo. Isso se deve ao fato de que o ngulo do eixo to pequeno que quando a engrenagem tenta gir-lo, o atrito entre a engrenagem e o eixo no deixa que ele saia do lugar. Essa caracterstica til para mquinas como transportadores, nos quais a funo de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor no estiver funcionando.

Das könnte Ihnen auch gefallen