Sie sind auf Seite 1von 2

1.

Conceito
Clusula penal ou pena convencional um pacto acessrio em que as partes contratantes preestabelecem as perdas e danos a serem aplicadas contra aquele que deixar de cumprir a obrigao ou retardar o seu cumprimento. Ela um pacto acessrio, portanto inserta no contrato, atravs da qual se estipulam penas ou multas contra a parte que retardou ou deixou de cumprir a obrigao a que se comprometeu. , assim, clusula imposta para a segurana e garantia da execuo ou cumprimento de uma obrigao principal, ajustada no contrato. tida como meio coercitivo para que o devedor tenha interesse em cumprir a obrigao. A clusula penal pode referir-se inexecuo completa ou incompleta ou simplesmente mora e, geralmente, recproca, visando garantir ambas as partes. Em regra, prevalece o princpio da liberdade de contratar para as partes, ou seja, podem estipular valores e o objeto da pena, seja dinheiro, coisas, fatos ou abstenes. Mas essa liberdade sofre algumas restries quando a penalidade for excessiva ou exceder o valor da obrigao principal ou quando o devedor tiver cumprido parcialmente a obrigao.

2. Aplicao e objeto
A aplicao da clusula penal, apesar de mais freqente nos contratos, no se encontra restrita a eles, podendo ser igualmente inserida em atos unilaterais, como no testamento, por exemplo, "reforando a obrigao de o herdeiro pagar o legado. Do mesmo modo, pode destinar-se ao reforo das obrigaes de apenas um dos contraentes, como o caso do mtuo ou do testamento, ou pode ser estipulada para reforo das obrigaes de ambos os contraentes, como o caso da locao. No contrato de mtuo, por exemplo, comumente, prev-se clusula no seguinte sentido: "o muturio devolver ao mutuante o valor x, acrescido dos juros y, na data dd/mm/aa; mas, em havendo atraso, pagar ainda o valor z, a ttulo de pena. Perceba-se que apenas o muturio est sujeito pena". J no contrato de locao, a clusula em geral estipulada para ambos os contratantes, como no exemplo: "o contrato de locao terminar em dd/mm/aa; a resciso do contrato antes do seu termo final implicar ao contratante que der causa resciso o dever de pagar ao outro o valor z, a ttulo de pena". Quanto ao objeto, apesar de, geralmente, ser estipulada em dinheiro, por ser o mtodo mais prtico, corrente e que corresponde melhor ao seu objetivo, pode a clusula penal ter por objeto outro tipo de prestao.

Artigo 408

Incorre de pleno direito o devedor na clusula penal, desde que, culposamente, deixe de cumprir a obrigao ou se constitua em mora. Neste artigo aplica-se o mesmo princpio do Art. 397: fixado prazo para o cumprimento da obrigao, incide a clusula penal assim que vencido o prazo e desde que o devedor no comprove a ocorrncia de excludente de culpabilidade (caso fortuito ou fora maior). No havendo prazo, imprescindvel a interpelao para constituir em mora o devedor e, assim, poder executar a clusula penal. No basta a inexecuo da obrigao para que seja exigvel a clusula penal. A inexecuo deve decorrer de fato imputvel ao devedor, da o acrscimo do advrbio culposamente. Artigo 409 A clusula penal estipulada conjuntamente com a obrigao, ou em ato posterior, pode referir-se inexecuo completa da obrigao, de alguma clusula especial ou simplesmente mora.

Das könnte Ihnen auch gefallen