Sie sind auf Seite 1von 5

Comunidade Surda do Brasil

Comunidade e Cultura Surda do Brasil As comunidades surdas esto espalhadas pelo pas, e como o Brasil muito grande e diversificado, as pessoas possuem diferenas regionais em relao a hbitos alimentares, vesturios e situao socioeconmica, entre outras. Estes fatores geraram tambm algumas variaes lingsticas regionais. As escolas de surdos, de surdos, mesmo sem uma proposta bilnge (lngua portuguesa e lngua de sinais), propiciam o encontro do surdo com outro surdo, favorecendo que as crianas, jovens e adultos possam adquirir e usar a LIBRAS. Em muitas escolas de surdos h vrios professores que j sabem ou esto aprendendo com professores surdos a lngua de sinais, alm de oferecer cursos tambm para os pais destas crianas.

Cultura surda o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modific-lo a fim de se torn-lo acessvel e habitvel ajustando-os com as suas percepes visuais, que contribuem para a definio das identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isto significa que abrange a lngua, as idias, as crenas, os costumes e os hbitos de povo surdo. Descreve a pesquisadora surda: [...] As identidades surdas so construdas dentro das representaes possveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, tambm surge aquela luta poltica ou conscincia oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneizao, dos aspectos que o tornam corpo menos habitvel, da sensao de invalidez, de incluso entre os deficientes, de menos valia social. (PERLIN, 2004, p. 77-78) Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.24)

Continuando com os mesmos autores, Padden e Humphires (2000, p. n5) estabeleceram uma diferena entre cultura e comunidade: [...] uma cultura um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua prpria lngua, valores, regras de comportamento e tradies; uma comunidade um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras. Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.30-31)

Ento entendermos que a comunidade surda de fato no s de sujeitos surdos, h tambm sujeitos ouvintes membros de famlia, intrpretes, professores, amigos e outros que participam em compartilham os mesmos interesses em comuns em uma determinada localizao. Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.31)

Quantos Surdos no Brasil? "A populao surda global est estimada em torno de quinze milhes de pessoas (Wrigley, 1996, p. 13), que compartilham o fato de serem lingustica e culturalmente diferentes em diversas partes do mundo. No Brasil, estima-se que, em relao surdez, haja um total aproximado de mais de cinco milhes, setecentos e cinqenta mil casos (conforme Censo Demogrfico de 2000), sendo que a maioria das pessoas surdas utiliza a lngua brasileira de sinais (LIBRAS). (Karnopp, 2008, p. 16, Manual

da disciplina de Libras EDU 3071 - digitalizado)

Deficiente auditivo, surdo ou surdo-mudo? O surdo-mudo a mais antiga e inadequada denominao atribuda ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas reas e divulgada nos meios de comunicao. Para eles, o fato de uma pessoa ser surda no significa que ela seja muda. A mudez significa que a pessoa no emite sons vocais. Para a comunidade surda, o deficiente auditivo no participa de Associaes e no sabe LIBRAs. O surdo aquele que tem a LIBRAS como sua lngua. Compreendendo o mundo surdo Por anos, muitos tm avaliado de forma depreciativa o conhecimento pessoal dos surdos. Alguns acham que os surdos no sabem praticamente nada, porque no ouvem nada. H pais que super protegem seus filhos surdos ou temem integr-los no mundo dos ouvintes ou mesmo no mundo dos surdos. Outros encaram a lngua de sinais como primitiva, ou inferior, lngua falada. No de admirar que, com tal desconhecimento, alguns surdos se sintam oprimidos e incompreendidos. Em contraste, muitos surdos consideram-se capacitados. Comunicam-se fluentemente entre si, desenvolvem auto-estima e tm bom desempenho acadmico, social e espiritual. Infelizmente, os maus-tratos que muitos surdos sofrem levam alguns deles a suspeitar dos ouvintes. Contudo, quando os ouvintes interessam-se sinceramente em entender a cultura surda e a lngua de sinais, e encaram os surdos como pessoas capacitadas, todos se beneficiam. Comunicao visual

Para estabelecer uma boa comunicao com uma pessoa surda importante o claro e apropriado contato visual entre as pessoas. uma necessidade, quando os surdos se comunicam. De fato, quando duas pessoas conversam em lngua de sinais considerado rude desviar o olhar e interromper o contato visual. E como captar a ateno de um surdo? Em vez de gritar ou falar o nome da pessoa melhor chamar sua ateno atravs de um leve toque no ombro ou no brao dela, acenar se a pessoa estiver perto ou se estiver distante. Dependendo da situao, pode-se dar umas batidinhas no cho (ele poder sentir a vibrao atravs do corpo) ou fazer piscar a luz. Ento, converse com o surdo olhando em seus olhos. Para se fazer entender, no se envergonhe de apontar, desenhar, escrever ou dramatizar. Utilize muito suas expresses faciais e corporais. Tais recursos so importantes quando no h ainda domnio da lngua de sinais. Esses e outros mtodos apropriados de captar a ateno do reconhecimento experincia visual dos Surdos e fazem parte da cultura surda. Aprender uma lngua de sinais no simplesmente aprender sinais de um dicionrio. Muitos aprendem diretamente com os que usam a lngua de sinais no seu dia-a-dia os surdos. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica lngua de sinais.

A Fita Azul Tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul Sentimento azul? Celebrem! Com todas as fitas, alfinetes, pulseiras e Camisetas. - Uma conhecida fita azul representa um motivo: ela engloba uma histria, uma cultura, uma lngua, um povo. - A fita azul representa a opresso enfrentada pelas pessoas surdas ao longo da histria. - Hoje em dia ela representa as suas silenciosas vozes em um mar de lnguas faladas. - A fita azul foi introduzida em Brisbane, na Austrlia, em julho de 1999, no Congresso Mundial da Federao Mundial de Surdos. Durante o evento foi feita a sensibilizao da luta dos Surdos e suas famlias ouvintes, atravs dos tempos. - A cor azul foi escolhida para representar "O Orgulho Surdo", para homenagear todos os que morreram depois de serem classificados como "surdo" durante o reinado da Alemanha nazista. -Ao recordarmos a opresso dos Surdos no passado e hoje, est se tornando claro para um nmero maior de pessoas que os Surdos podem fazer qualquer coisa, exceto ouvir. - Aqueles que usam a fita azul tm orgulho em mostrar um pouco de sua prpria cultura: A Cultura surda. Surdez no uma deficincia, mas uma cultura. FONTE: http://www.fcee.sc.gov.br/index.php? option=com_docman&task=doc_view&gid=274&Itemid=176

Outra orgulhosa conquista feita pelo povo surdo a comemorao de seu dia, o Dia do Surdo. Esta data comemorada em muitos pases, na maioria no ms de setembro com variao de dias. Aqui no Brasil comemoramos o Dia do Surdo em 26 de setembro, porque nesta data foi um marco histrico importante foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil1 . Nesta data o povo surdo comemora com muito orgulho tendo sua cidadania reconhecida sem precisar se esconder embaixo de braos de sujeitos ouvintistas, assim como refora a Lopes (2000, p.11): O dia do Surdo tem um significado simblico muito importante. Ele representa o reconhecimento de todo um movimento que teve inicio h poucos anos no Brasil quando o Surdo passou a lutar pelo direito de ter sua lngua e sua cultura reconhecidas como uma lngua e uma cultura de um grupo minoritrio e no de um grupo de deficientes. Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.75-76)

Foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual INES Instituto Nacional de Educao dos Surdos, em Rio de Janeiro no dia 26 de setembro de 1857 pelo prof. Francs surdo Eduard Huet.

Os defensores da lngua de sinais para os povos surdos asseguram que na posse desta lngua que o sujeito surdo construir a identidade surda, j que ele no sujeito ouvinte. A maioria das narrativas tem como base a idia de que a identidade surda est relacionada a uma questo de uso da lngua. Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.89)

Antes a histria cultural dos povos surdos no era reconhecida, os sujeitos surdos eram vistos como deficientes, anormais, doentes ou marginais. Somente depois do reconhecimento da lngua de sinais, das identidades surdas e, na percepo da construo de subjetividade, motivada pelos Estudos Culturais, que comearam a ganhar fora as conscincias poltico-culturais. Em determinados momentos, quando a luta por posies de poder ou pela imposio de idias revela o manifesto poltica cultural dos povos surdos. Fonte: STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianpolis. Editora UFSC. 2008. (p.90)

Unidade 1

Das könnte Ihnen auch gefallen