Sie sind auf Seite 1von 9

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.

pdf

A utopia de Manoel Bonfim


ngelo Priori* & Vanessa Domingos de Moraes Candeloro** Palavras iniciais O presente artigo1 discute algumas idias do pensamento de Manoel Bomfim. Em livros como Amrica Latina: males de origem, publicado em 1905 e O Brasil Nao: Realidade da soberania brasileira, publicado em 1931, Manoel Bomfim formulou princpios norteadores para a construo das naes latino-americanas, e por conseguinte, brasileira, sob um modelo progressista, isto , de uma nao que superasse o atraso e conseguisse a sua soberania nacional. Segundo Bomfim, somente um grande esforo educativo poderia levar esses pases condio de ser, de fato, senhor dos seus destinos, s a educao garantiria a soberania nacional. Mas ele mesmo lembrava: acho que estamos diante de uma grande utopia. Pequena bio-bibliografia de Manoel Bomfim Manoel Bomfim, intelectual sergipano, nasceu em 08 de agosto de 1868, na cidade de Aracaju. Aos dezessete anos, mudou-se para a Bahia, onde iniciou o curso de medicina, mas o concluiu no Rio de Janeiro em 30 de julho de 1890, onde apresentou a tese Das Nefrites2. Em 1891 foi nomeado mdico da Secretaria de Polcia, tornando-se um ano mais tarde tenente-cirurgio da Brigada Policial. Casou-se com Natividade Aurora de Oliveira e se mudou para Mococa, no interior do Estado de So Paulo com o objetivo de clinicar. Teve dois filhos, Anbal e Maria, sendo que esta veio a falecer com um ano e dez meses. Desiludiu-se com a medicina no ano de 1894, justamente por no ter conseguido salvar a filha. Depois de abandonar a medicina, regressou ao Rio de Janeiro e passou a se dedicar aos estudos sociais e a educao. A princpio, escreveu artigos para jornais, ministrou aulas particulares (ensinou portugus, cincias e histria natural) e revisou provas tipogrficas. Em maio de 1896, Manoel Bomfim foi convidado pelo ento prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Francisco Furquim Werneck de Almeida, para ocupar o cargo de subdiretor do Pedagogium, cargo que assumiu em 25 de junho daquele ano. Criado em 16 de agosto de 1890, pelo governo provisrio, atravs do decreto No. 677, o Pedagogium tinha a funo de coordenar e controlar as atividades pedaggicas do pas e de ser um centro impulsionador e estimulador de reformas e melhorias para o ensino pblico, em contraponto situao sofrvel da realidade escolar brasileira. Pouco tempo depois, em maro de 1897, Bomfim torna-se o Diretor Geral da instituio. Ao aceitar o cargo de subdiretor e, posteriormente, de diretor geral do Pedagogium, Bomfim iniciou sua atuao no magistrio. E neste contexto que se defrontou com a triste

ngelo Priori professor do departamento de Histria da UEM. Vanessa Domingos de Moraes Candeloro graduada em Cincias Sociais pela UEL e especialista em Histria pela UEM. 1 Esse texto traz algumas reflexes que esto contempladas em um estudo mais amplo, intitulado: Manoel Bomfim, a educao como resposta para os males do Brasil, que sair no ms de julho em: PRIORI, ngelo; PEREIRA, Luprcio Antnio. Dilemas do desenvolvimento brasileiro: idias, poltica e economia no Brasil do sculo XIX. Curitiba: Instituto Memria, 2009. 2 Das Nefrites. Dissertao da cadeira de patologia mdica, apresentada a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 30 de julho de 1890.
**

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

realidade do ensino pblico no Brasil, acumulando uma experincia concreta e necessria para investigar as razes dos entraves educacionais da poca 3. Em 17 de agosto de 1907 tomou posse como Deputado Federal, pelo Estado de Sergipe, substituindo o ento deputado Oliveira Vallado, que havia renunciado ao cargo de deputado, para ocupar o de senador da Repblica. Bomfim exerceu o mandato de Deputado Federal at o dia 31 de dezembro de 1908. Em fins de 1908, se candidatou reeleio, mas no obteve xito. Deixou a poltica para se dedicar exclusivamente produo intelectual e literria. Ao dedicar-se ao magistrio e aos estudos sociolgicos, Bomfim legou cultura brasileira uma importante e ampla obra intelectual. Alm dos livros j citados, escreveu ainda O Brasil na Amrica (1929), O Brasil na Histria (1930) e Cultura e educao do povo brasileiro (1931). A sua produo de cunho historiogrfico e sociolgico considerada pioneira na aplicao do materialismo para a anlise do passado brasileiro. Dedicou-se tambm aos estudos de psicologia, e sobre o assunto escreveu, entre outros ttulos: O fato psquico (1904), Noes de Psicologia (1916), Pensar e dizer: estudos do smbolo e do pensamento (1923) e Mtodos do teste: com aplicaes linguagem do ensino primrio (1928). Bomfim tambm teve relevante atuao na imprensa brasileira. Foi redator e secretrio de A Repblica e da Revista Pedagogium, diretor da Revista Pedaggica Educao e Ensino e um dos fundadores da revista quinzenal Universal. Redigiu a revista Leitura para Todos e escreveu artigos para os jornais: O Correio do Povo, O Comrcio, Ilustrao Brasileira, O Pas, Notcia e Tribuna. Devido a sua vasta experincia pedaggica, produziu diversos livros didticos destinados ao curso primrio e ao ensino mdio. Entre eles podemos citar: Compndio de Zoologia geral (1902), Lies e leituras para o primeiro ano (1922), Lies e leituras: livro do mestre (1922) e Crianas e homens (1922). Com Olavo Bilac escreveu trs obras didticas que tiveram forte influncia da formao inicial de geraes e geraes de brasileiros: Livro de composio para o curso complementar das escolas primrias (1899); Livro de leitura para o curso complementar das escolas primrias (1901) e Atravs do Brasil: livro de leitura para o curso mdio (1910)4. Bomfim faleceu em 1932, aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Em 1904, em um de seus artigos: O progresso pela instruo, o autor j constatava a sua ansiedade frente ao problema que adotou como reflexo por longo tempo:
Pretender a verdade e a pureza de um regime democrtico em nao onde 90% dos indivduos so incapazes de vida pblica porque so analfabetos, procurar um absurdo (BOMFIM, 1904).

E reafirmava esse pensamento trs dcadas depois:

Essa pequena bio-bibliografia de Manoel Bomfim foi redigida com informaes retiradas de Lus Paulino Bomfim (2005) e de Ronaldo Conde Aguiar (2000), alis, quem melhor fez at agora, uma anlise da vida e da obra de Manoel Bomfim. 4 O livro: Atravs do Brasil, escrito em conjunto com Olavo Bilac teve mais de sessenta edies, sendo que a ltima foi publicada no ano de 1962. Para uma anlise da dimenso de influncia e permanncia desse livro ao longo do tempo, ver: SANTOS & OLIVA, 2004. A Companhia das Letras fez uma reedio desse livro em 2000. No entanto, excluiu captulos, figuras, ilustraes etc. Serve, evidentemente, como objeto de memria (SANTOS & OLIVA, 2004, p. 112). Mas para qualquer anlise mais acurada recomenda-se a consulta da primeira edio de 1910.

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

Somos uma nao ineducada, conduzidas por um Estado pervertido. Ineducada, a nao se anula; representada num Estado pervertido, a nao se degrada (BOMFIM, 1930).

Diferentemente de seus contemporneos, que segundo Darcy Ribeiro, gastam pginas e pginas para repetir o que os pensadores metropolitanos dizem sobre ns, com o objetivo de justificar o colonialismo europeu (RIBEIRO, 2005, p. 11), Manoel Bomfim, por sua vez, propunha desvendar as origens dos problemas do Brasil e da Amrica Latina. Questionava as razes do atraso, os empecilhos para a constituio de uma sociedade democrtica e integradora. E para a construo desta sociedade democrtica, defendia a expanso da educao pblica para o acesso de todos ao saber. Um pensador rebelde: a denncia do racismo cientfico Na segunda metade do sculo XIX, aportaram em terras brasileiras muitas teorias explicativas para o atraso ou o progresso das naes. Explicaes essas que tiveram sua gnese na Europa, como o positivismo de Comte; o evolucionismo de Spencer; o transformismo de Darwin e a etnologia de Gobineau, entre outros. Estas teorias moldaram a construo de um discurso explicador do Brasil, num contexto poltico-cultural onde a pauta principal dos debates entre os intelectuais e polticos era a possibilidade, ou no, da constituio futura da nao brasileira em termos mais democrticos e progressistas. Um dos problemas com fora intelectual no fim do sculo XIX era a idia de que a composio multirracial era um obstculo para a formao da nao. A grande questo estava colocada: poder existir uma nao onde a populao constituda predominantemente por negros, ndios e mestios? Esta teoria da desigualdade inata das raas, defendidas por Gobineau e Gustave Le Bon5 e adotada por uma parcela considervel dos intelectuais brasileiros, acabou tendo influncia dominante no pensamento social e poltico do Brasil, principalmente porque supostamente eivada em dados cientficos. Neste contexto, pensadores como Oliveira Martins, Oliveira Viana e Silvio Romero viam na questo racial, principalmente na mistura de raas, o grande problema da inferioridade brasileira. Manuel Bomfim, por sua vez, cansado das anlises deterministas, inovava propondo:
Sofremos, neste momento, uma inferioridade, verdade, relativamente aos outros povos cultos. a ignorncia, a falta de preparo e de educao para o progresso - eis a inferioridade efetiva; mas ela curvel, facilmente curvel. O remdio est indicado: a necessidade imprescindvel de atender-se instruo popular (BOMFIM, 1932, p. 59).

O fato que, na virada para o sculo XX, no Brasil, buscava-se no s a identidade nacional brasileira, mas tambm uma identidade especfica para o campo intelectual. Nesse quadro, a produo de Bomfim ganha destaque ao refutar o discurso eurocntrico dominante, com novos e autnticos argumentos. Para Ronaldo Conde Aguiar (2000), Bomfim colocou em cena um contradiscurso. Este se chocava, frontalmente, com o discurso dominante e conservador de sua poca. A idia formulada por Bomfim, em contraposio ao discurso que atribua ao fator raa as causas do subdesenvolvimento, a tese do parasitismo social, onde ele enfatizava que a lgica da dominao externa imposta pelo colonialismo combinada com a dominao interna imposta pelas elites dirigentes, causava profundos males aos povos latinoamericanos. Segundo o autor, o parasitismo impunha trs efeitos malvolos e predador: o

Sobre a influncia das idias de Gobineau, Couty e Le Bom no pensamento brasileiro, remetemos os leitores ao esclarecedor artigo de Jos Luis Petruccelli (1996). Ver tambm: Aluzio Alves Filho (2008).

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

enfraquecimento do parasitado; as violncias que se exercem sobre eles; e a adaptao do parasitado s condies de vida que lhe so impostas (BOMFIM, 2005). A histria do pensamento social brasileiro, muitas vezes, excludente e parcial, omite a importncia de alguns autores do passado. Existe uma espcie de estratificao dentro do campo terico, relativo ao papel dos intelectuais interpretadores do Brasil, que pouco altera a ordem de importncia das obras, pois tendem a petrificar julgamentos e valores. Neste sentido, o pensamento de Bomfim inovador, um pensador rebelde e humanista. Por sua ousadia denunciou o chamado racismo cientfico que entorpecia parte dos intelectuais e a elite dirigente brasileira.
Ao examinar a influncia de cada uma das raas sobre as novas sociedades, importa pouco o estudo das qualidades positivas dos selvagens e dos negros; o essencial saber qual o valor absoluto dessas raas, em si a sua capacidade progressista: se so civilizadas ou no. Tanto vale discutir logo toda a clebre teoria das raas inferiores. Que vem a ser esta teoria? A resposta a estas questes nos dir que tal teoria no passa de um sofisma abjeto do egosmo humano, hipocritamente mascarado de cincia barata, e covardemente aplicado explorao dos fracos pelos fortes (BOMFIM, 2005, p. 267-268 grifo de MB).

Para Manoel Bomfim, a idia de progresso estava intrinsecamente ligada educao e no relacionada com as questes raciais. A educao bsica deveria ser uma prerrogativa especfica e intransfervel da Unio, j que esta, teoricamente, estaria livre da direta influncia poltica das oligarquias estaduais e municipais. A educao como luz para a revoluo O crescente interesse de Manoel Bomfim pelos assuntos educacionais foi impulsionado pela leitura do Report of the Commissioner of Educations 6. Pela primeira vez se deparou com o quadro geral da instruo pblica no Brasil. Bomfim inquietou-se a tomar conhecimento por este estudo, que entre trinta pases americanos, do norte ao sul do continente, o Brasil ocupava o terceiro pior ndice de escolaridade: 2,2% apenas. E confessou:
Foi to profunda a impresso que me causou essa leitura, pela insignificncia e pobreza patente dos nossos recursos, que nunca mais pude furtar ao desejo de observar e estudar o problema da instruo popular entre ns. De ento para c s tenho encontrado motivos para maior desconsolo (BOMFIM, 1932, p. 55).

A partir deste fato, o pensador comea a construir a tese de que os males do Brasil e da Amrica Latina s seriam superados com a transformao do quadro educacional brasileiro, que romperia com a herana colonial e iniciaria um processo renovado de desenvolvimento. Esta idia tornou-se para Bomfim uma espcie de crena que o acompanhou por toda a vida. Para ele a ignorncia (a falta de instruo) nulificava o povo de tal modo que o tornava incapaz de distinguir suas necessidades e acreditar num futuro. A democracia era possvel somente com indivduos capazes de serem livres e responsveis. Portanto, mais que ao progresso, a instruo conduziria o pas verdadeira democracia, nascida da vontade conjunta de todos.

Segundo Ronaldo Conde Aguiar (2000, p, 193, nota 221), este Report foi elaborado pelo governo dos Estados Unidos em 1893 e apresenta dados estatsticos relativos ao binio 1889-1890. Aguiar prognostica que Bomfim deve ter lido esse documento em 1896 ou 1897, j que no artigo Instruo popular publicado no jornal A Repblica, em 02 de setembro de 1897, faz referncia a esse estudo.

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

No h progresso na ignorncia. Na economia social de nossa poca, pas de analfabetismo quer dizer: pas de misria e pobreza, de despotismo e degradao. Percorra-se a carta do mundo atual, e achar-se- uma relao constante e absoluta entre a difuso do ensino e o progresso. Vereis ainda: que a generalizao da instruo, a prtica da cincia, precedem sempre a grandeza e a prosperidade (BOMFIM, 1904, p. 59-60).

Portanto, a proposta que Manoel Bomfim defendeu por trinta anos tinha como intuito redimir o povo brasileiro por meio da educao, pois somente esta o conduziria a viver numa verdadeira democracia. Porm, sua proposta esbarrava em um problema terico, segundo Ronaldo Conde Aguiar (2005): como difundir a instruo popular bsica e conscientizadora numa sociedade excludente, dominada por uma classe dirigente oligrquica e refratria que se nutria, justamente, do atraso e ignorncia do povo brasileiro? Manoel Bomfim, frente a esse impasse, props um processo que levaria o povo revoluo, a fim de, conseqentemente, conseguir melhorar a educao em nossa sociedade. De que maneira essa revoluo seria desencadeada? Explica Bomfim:
Sem dvida: indispensvel que a massa da nao brasileira suba a nvel mental e social, mediante sistemtica educao. Mas, tanto s se realizar quando o povo for senhor dos seus destinos. No mesmo lance em que se esbocem as novas formas polticas e sociais, com as instituies de legtima justia se definir o ideal de educao, e criar-se-o os modelos e processos, em correspondncia com o mesmo ideal. Aqui, no se dar nunca que os dominantes preparem a massa popular para ser efetiva soberania da nao. Equivaleria a realizar prpria revoluo. Mesmo que a prtica da democracia se faa com absoluta sinceridade, o grande nmero, absorvido pelo ganha-po, no ter meios, nem lazeres para o tirocnio de preparo geral. Destarte, os dirigentes democratas podem derrear-se em liberalismo, multiplicar os cuidados em prol da instruo e da educao, sem que isto venha redimir a maioria os trabalhadores da inferioridade em que se encontra e que reflete os formidveis privilgios econmicos e financeiros a que essa maioria tem de servir (BOMFIM, 1996, p. 562).

Embora bebesse nas fontes do marxismo, Bomfim no era um revolucionrio strictu sensu, que dedicava a vida luta contra a burguesia. Ele era um democrata. E buscou no marxismo no um guia de ao revolucionria, mas um mtodo de interpretao da realidade social, ao qual acrescentou um profundo e constante amor pelo Brasil e por sua gente (AGUIAR, 2000, p. 41). Na viso de Bomfim, faltava na Amrica Latina um esforo das classes dirigentes para vencer os vcios do passado. Carecia um empenho concentrado para aprender com os erros/acertos da colonizao luso-espanhola. Apreender os fatos histricos era o primeiro passo para a estruturao de algo novo, diverso e mais justo. Imperioso era buscar as razes mesmas do atraso social. Justificar o atraso por meio de citaes de teorias raciais era, para Bomfim, deixar de analisar a realidade concretamente. E para sair desse estgio nada alvissareiro, Bomfim propunha a expanso da educao como trajetria necessria para o desenvolvimento.
Enquanto no derem massa popular essa instruo, continuando a pesar sobre as sociedades esta influncia nefasta do passado, as lutas materiais persistiro, concorrendo para fazer estas nacionalidades cada vez mais infelizes (BOMFIM, 2005, p. 310).

De acordo com o autor s quando educada a populao poderia alcanar o progresso.


Sofremos, neste momento, uma inferioridade, verdade, relativamente aos outros povos cultos. a IGNORNCIA, a falta de preparo e de educao para o progresso eis a inferioridade efetiva, mas ela curvel, facilmente curvel. O remdio est indicado. Eis a

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

concluso ltima desta longa demonstrao: a necessidade imprescindvel de atender-se instruo popular, se a Amrica Latina se quer salvar (BOMFIM, 2005, p. 360).

O progresso s chegaria para aqueles que o compreendem, desejam e buscam. Destarte, o dever supremo dos dirigentes em um regime democrtico e livre seria o de suprimir as injustias, defender a liberdade e estabelecer a igualdade. Impossvel conquistar a democracia efetiva num pas de analfabetos. Outro elemento fundamental para uma sociedade prspera, segundo Bomfim, era a liberdade. Somente o indivduo educado, instrudo era capaz de conduzir-se por si mesmo para uma vida social autnoma. Ser livre antes de tudo escapar da escravido que a ignorncia impe, da escravido que em ns mesmos reside, e trazer a inteligncia a iluminar os atos e a vida (BOMFIM, 2005, p. 373). Portanto, a maior tarefa de um governo democrtico seria o de expandir a educao. Para isso seria necessrio um grande esforo da classe dirigente a fim de superar os vcios bragantinos e atender as necessidades das massas, levando a ptria a uma situao mais confortvel diante do mundo civilizado. O progresso do Brasil estava, segundo Bomfim, intimamente ligado expanso da educao.
Em vez de esperar que os analfabetos, entusiasmados pela cincia, se combinem e se cotizem, e venham organizar escolas para si e para os filhos, ou que, desiludidos da prpria ignorncia, nos venham pedir instruo, vamos ns oferecer-lhes essa instruo, que eles desconhecem e que os erguer. Comecemos pelo principio: difuso do ensino primrio. Forcemos a nota, numa campanha generalizada; chamemos atividade quantas inteligncias possam acudir ao nosso apelo (BOMFIM, 2005, p. 379).

Descontente com as classes dirigentes brasileiras e em dvida quanto iniciativa dessas classes em levar massa a instruo devida, Bomfim apelava a todos os cidados que estavam descrentes no governo e ansiosos por progresso, para abraarem a causa e ajudarem no esforo de educar. Como professor sabia das dificuldades do caminho, entretanto, como utopista, acreditava que seu ideal pudesse se tornar realidade. Bomfim enfatiza, como Anatole France, que a utopia o princpio de todos os progressos e o esboo de um futuro promissor:
Utopia... Utopia... Repetir a sensatez rasteira. Utopia, sim; sejamos utopistas, bem utopistas; contanto que no esterilizemos o nosso ideal, esperando a sua realizao de qualquer fora imanente prpria utopia; sejamos utopistas, contanto que trabalhemos (BOMFIM, 2005, p. 382).

Liberdade e justia so dois ingredientes indispensveis na democracia, conforme explanava Bomfim. Os homens livres, diferentemente dos escravos, precisam de liberdade plena para organizar suas atividades. Assim, a educao fundamental nesse processo de liberdade, pois a educao para o trabalho faz com que o individuo tenha conscincia de sua realizao, sentindo prazer na atividade desenvolvida.
Destarte, necessria boa organizao poltica e eficcia da socializao, a liberdade a base mesma da disciplina moral. Apliquemos ao Brasil estas verdades. Continuada do torvo despotismo bragantino, eivada dele desde sempre, a nossa poltica ofende e contraria uma coisa e outra: a disciplina ativa e a solidariedade fecunda. Ontem uma liberdade de favor, por isso mesmo falha, desmoralizante; hoje, o tripdio da irresponsabilidade bestial por sobre tudo que lembra liberdade e justia (BOMFIM, 1996, p. 467).

Na viso de Bomfim, na Repblica brasileira, pouco se fazia para lembrar a democracia, a comear pela etnologia oficial adotada pelos dirigentes que antipatrioticamente caracterizam a massa da populao como inferior. Alm disso, pouco se conhecia sobre o 6

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

prprio pas, pouco se fazia para construir uma identidade nacional que unificasse os extremos do pas e pouco de concreto ou verdadeiro se fazia pela educao popular. As elites dominantes no estavam nem um pouco interessadas em proporcionar uma boa educao pblica. Propositalmente a massa da nao brasileira foi deixada na ignorncia. A instruo primria, para Manoel Bomfim, era a base da soberania. preciso ressaltar que naquele contexto histrico a alfabetizao era requisito para o exerccio do direito de votar. O raciocnio era o seguinte: povo sem instruo no pode votar; o Estado no propicia ao povo educao; o povo excludo duplamente da vida do Estado; o povo no se reconhece em seus dirigentes e vice-versa.
Potentados e privilegiados sobre a misria da nao, esses dirigentes no suportariam vozes que pudessem lev-la redeno (...) E o remdio so, natural, ainda impossvel; h que esconder no imo corao a todos esses ideais; mas a luz no se anula porque a fechem: a menor fresta a revela, e o homem ir finalmente, para ela, ainda que tenha de abrir a talhos o caminho at l (BOMFIM, 1996, p. 530).

Logo, o nico meio de transformar a realidade brasileira continuava sendo, na opinio de Bomfim, a educao, a nica luz para a vida, para o aprimoramento moral e para as liberdades que dignificassem os indivduos. A novidade reside no fato de que na obra O Brasil Nao tal funo s poderia ser realizada pelo Estado. Mas um novo Estado, tendo como lderes novos dirigentes. Portanto uma revoluo era necessria.
Amemos nossos ideais, e eles nos levaro, mesmo a preo de vidas, remisso desta ptria, hoje possuda pela podrido. Seremos, ns outros, brasileiros, to desprovidos, assim de desinteressado amor a esta nacionalidade, que no consigamos, finalmente, elevar a vida deste povo a um nvel realmente humano? (BOMFIM, 1996, p. 530).

Havia um ntido descompasso entre o povo e a classe dirigente. O nico remdio para o progresso seria a revoluo que remodelasse a prpria nao, que a recriasse sob novos paradigmas. O nico Brasil que deveria permanecer era o da alma popular. Em seu nimo espontneo, o brasileiro diante das dificuldades foi apurando seus afetos pela ptria. Do governo, por sua vez, nada poderia esperar. Segundo Bomfim, a Repblica era uma mentira, a democracia, impossvel de se realizar sem que a populao a compreendesse e participasse de sua construo. A educao poltica poderia solucionar esse impasse. Mas, a resignao no ajudaria nesta obra regeneradora, era preciso extrair toda fora de que a populao era dotada, todo valor humano. Com esperana em um futuro melhor e com grandes esforos dos idealistas o Brasil poderia alcanar a condio de senhor dos seus destinos. Palavras finais Quando uma nao tem um passado de grandes conquistas, esse deve ser lembrado e as tradies mantidas, mas, no caso do Brasil, tudo foi feito no sentido de manter o domnio e a explorao, a eterna poltica da conservao. Os sonhos de liberdade e justia nunca se realizaram. O passado nada glorioso, ento, deveria ser deixado para trs e o futuro desejado construdo.
Pelo horror ao esforo, ou tendncia ao repouso, insiste o homem em apegar-se ao passado, que lhe poupa a fadiga de novas adaptaes, e exagera ainda, o seu valor porque a se incluem, finalmente, todos os privilgios de classe (BOMFIM, 1996, p. 557-558).

Assim sendo, Bomfim propunha que se destrusse o passado, pois s deste modo poderia haver total troca da classe dirigente, e no futuro que seria construdo, a massa dos que trabalham e produzem estariam includas na histria. 7

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

A revoluo deveria ser feita pelo prprio povo, deveria vir de baixo, pois para abolir a estrutura sobre a qual estava o pas s uma fora regeneradora, totalmente nova, poderia impor um novo padro de valores. Manoel Bomfim no vislumbrava para o Brasil uma revoluo nos moldes da ocorrida na Rssia, em 1917, por duas significativas razes. Primeiro, porque no Brasil a classe operria era quase inexistente. Segundo, o nvel de conscincia revolucionria era muito baixo. Logo, o pas no poderia contar com uma imediata soluo comunista. Tampouco acreditava na revoluo que se desnudava com os movimentos de 1930, pois achava que permaneciam os governantes tradicionais, o que a tornava incapaz de fazer as mudanas necessrias a reformar a poltica e as formas de administrao do Estado. Sua proposta revolucionria baseava-se nos moldes da revoluo mexicana, nascida de baixo, no seio da populao. Essa revoluo seria feita com o propsito de substituir gentes, programas e processos, tornando vivel, em seguida, mudanas sociais, econmicas e polticas essenciais ao progresso brasileiro.
S vemos um tipo de revoluo que seria o prprio caminho para o Brasil a que o Mxico vem fazendo nos ltimos doze ou quinze anos: afastamento definitivo, como que eliminao, dos dirigentes antigos dominadores, e reparaes que, sendo parte da justia reclamada, so, ao mesmo tempo, estmulo, soerguimento de nimo nacional (...) E compreende-se que tal nos convenha: as condies histricas aproximam-nos tanto (BOMFIM, 1996, p. 572).

Bomfim acreditava na idia de irradiao do sentimento da revoluo. Cada indivduo passaria enxergar mais claramente a realidade que o envolvia e ampliaria seu descontentamento clamando mais e mais pessoas para fazerem a revoluo necessria. E conclui afirmando que os dirigentes brasileiros queriam apenas o mando, o usufruto do poder; no entanto, havia tantas necessidades urgentes para serem atendidas, muitas delas com fceis solues. Portanto, nesta brecha da incompetncia do Estado que a revoluo se tornaria tangvel. Bem, oitenta anos depois, resta-nos a histria para explicar.
Referncias AGUIAR, Ronaldo Conde. O rebelde esquecido: tempo, vida e obra de Manoel Bomfim. Rio de Janeiro: Topbooks, 2000. __________. Sobre a presena de Manoel Bomfim no pensamento social brasileiro, no centenrio de A Amrica Latina: males de origem. In: Achegas (www.achegas.net/numero/31). So Paulo, vol. 31, 2005. Acessado em 26 mar. 2009. ALVES FILHO, Aluzio. Manoel Bomfim: combate ao racismo, educao popular e democracia racial. So Paulo: Expresso popular, 2008. BOMFIM, Lus Paulino. Pequena biografia de Manoel Bomfim. In: BOMFIM, Manoel. A Amrica Latina: males de origem. Edio do centenrio. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005. BOMFIM, Manoel. A Amrica Latina: males de origem. Edio do centenrio. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005. __________. Instruo popular. In: Cultura e educao do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Pongetti, 1932. __________. O Brasil na histria: deturpao dos trabalhos, degradao poltica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1930. __________. O Brasil Nao: realidade da soberania brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

Revista Espao Acadmico, n 96, maio de 2009 http://www.espacoacademico.com.br/096/96esp_priori.pdf

__________. O progresso pela instruo. In: BOMFIM, Manoel; LIMA, Srvulo; XAVIER, Amrico; MEDEIROS, Albuquerque. Discursos. Rio de Janeiro: Tipografia do Instituto Profissional, 1904. PETRUCCELLI, Jos Luis. Doutrinas francesas e o pensamento racial brasileiro (1870-1930). Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, v. 7, p. 134-149, dez.1996. RIBEIRO, Darcy. Manoel Bomfim, antroplogo. In: BOMFIM, Manoel. A Amrica Latina: males de origem. Edio do centenrio. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005. SANTOS, Claudefranklin Monteiro; OLIVA, Terezinha Alves. As multifaces de Atravs do Brasil. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 24, no. 48, p. 101-121, 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen