Sie sind auf Seite 1von 3

Da excluso do scio na sociedade limitada.

Novo Cdigo Civil


Ad initio, mister salientar que o Novo Cdigo Civil, Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002, que entrou em vigor no dia 11 de janeiro de 2003, passou a regular o "Direito de Empresa" no Brasil, e desta forma, salvo as Sociedades Annimas com legislao prpria, as demais sociedades devem respeitar o disposto no Livro II do novo Cdigo Civil. O novo diploma civil nacional, dentro do direito das empresas, trouxe diversas inovaes, dentre estas temos as novas disposies quanto forma e aos requisitos para a excluso do scio minoritrio da sociedade.

Vejamos, portanto, as modificaes trazidas pelo Cdigo e as celeumas que podem surgir com as novas regras de excluso de scio pelos scios majoritrios, tendo como foco principal a modalidade de Sociedade Limitada, a mais usada em nosso pas.

No que concerne temtica em tela mister se faz verificarmos o artigo 1.085 do Cdigo Civil o qual dispe que "ressalvado o disposto no artigo 1.030, quando a maioria dos scios, representativa de mais da metade do capital social, entender que um ou mais scios esto pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude deatos de inegvel gravidade, poder exclu-los da sociedade, mediante alterao do contrato social, desde que prevista neste a excluso por justa causa". Assim, de acordo com o artigo supra, em primeiro lugar devemos destacar o quorum necessrio para a excluso do scio minoritrio: a excluso somente poder ocorrer desde que seja aprovada pela maioria dos scios capitalistas, sendo estes aqueles que representem mais de 50% (cinqenta por cento) do capital social. O Cdigo, inovando as disposies anteriores a respeito da matria, tambm exige que para a excluso haja disposio expressa no Contrato Social da possibilidade de excluso em virtude de "Justa Causa". A "Justa Causa", como o prprio artigo explica, so atos de inegvel gravidade que podem comprometer a continuidade da sociedade.

Desta forma, havendo os requisitos de aprovao da maioria do capital social, previso prvia e expressa no contrato social da excluso por justa causa, e a presena de atos graves, os scios majoritrios podero mediante simples alterao contratual excluir o scio indesejado. Vale frisar que em virtude da legislao comercial anterior ao cdigo no exigir previso expressa no Contrato Social da Justa Causa, se o Contrato no estiver atualizado, aqueles empresrios que desejarem excluir algum dos scios tero muita dificuldade em faze-lo, pois sobrar somente a opo da via judicial para tal (veremos tal possibilidade logo abaixo).

importante esclarecer que, apesar de haver aparente conflito entre o quorum exigido para excluso do scio, do artigo 1085, e o quorum para Alteraes Contratuais previsto no artigo 1.076, inciso I cominado com o artigo 1.071, inciso V do Cdigo Civil. Digo aparente conflito, pois os artigos 1.071, V c/c 1076, I dispem que para qualquer alterao do Contrato Social necessrio que a deliberao seja aprovada por no mnimo 75% do Capital Social, sendo que a excluso por alterao contratual dar-se com a aprovao

de maioria do Capital. A interpretao que se deve dar a de que estes artigos (art. 1.071 e 1.076 CC) dispem sobre a Regra Geral para alteraes de contrato, sendo que as regras para excluso so especficas, e desta forma, para tal aplica-se o quorum previsto no artigo 1.085, ou seja, aprovao da metade mais um do capital social. Como j mencionamos, o Cdigo Civil trouxe ainda a possibilidade de excluso por vias judiciais, que pode ser utilizada como opo alternativa aos casos em que o Contrato Social silencia a respeito da matria.

A excluso mediante ao judicial encontra previso legal no artigo 1.030 o qual dispe que "pode o scio ser excludo judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes, ou, ainda, por incapacidade superveniente" (grifo nosso). Desta forma, numa anlise sistemtica normativa do novo ordenamento civil verificamos que no havendo a disposio expressa da possibilidade de excluso de scio no Contrato Social, a nica forma de se implementar tal desejo da maioria dos scios ser atravs de uma ao judicial a qual deve obedecer aos requisitos do artigo 1.030 do Cdigo, os quais veremos mais detalhadamente em seguida.

A primeira exigncia legal trazida pelo Cdigo para a ao judicial de excluso de scio, que a iniciativa da lide seja da maioria dos scios. Devemos entender que "maioria dos demais scios", disposto no artigo em tela, trata-se da Maioria do Capital Social, ou seja, devemos aplicar este aspecto a mesma regra da excluso mediante alterao contratual.

Outro requisito a "falta grave" do scio "no cumprimento de suas obrigaes". As obrigaes legais do scio esto previstas nos artigos 1.001 a 1.009 do Cdigo [1]. Mister salientar que cada Contrato Social tambm dispe quais as obrigaes de cada scio, sendo que o descumprimento das quais tambm ensejam falta grave para efeitos da medida judicial em tela. Tambm ser motivo para excluso do scio a declarao judicial de incapacidade para os atos da vida civil. Vale frisar que o conceito abrange tanto a Incapacidade Absoluta como a Incapacidade Relativa, previstas respectivamente nos artigos 3 e 4 do Cdigo Civil. Desta forma, ambas modalidades de incapacidade ensejam o direito de excluso.

Isto posto, vejamos quais as conseqncias da excluso de um dos scios tanto para a Sociedade quanto para os scios que nela permanecerem. Vejamos o que dispe o artigo 1.031 do novo cdigo, o qual trs a seguinte redao:

Art. 1.031. Nos casos em que a sociedade se resolver em relao a um scio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-, salvo disposio contratual em contrrio, com base na situao patrimonial da sociedade, data da resoluo, verificada em balano especialmente levantado. 1 O capital social sofrer a correspondente reduo, salvo se os demais scios suprirem o valor da quota. 2 A quota liquidada ser paga em dinheiro, no prazo de noventa dias, a partir da liquidao, salvo acordo, ou estipulao contratual em contrrio.

luz deste artigo e de seus pargrafos, verifica-se que a cota do scio excludo dever ser liquidada mediante apurao do seu respectivo valor, sendo que para tal dever ser levando em considerao a situao patrimonial da empresa, na poca da referida dissoluo parcial.

A retirada de um dos scios poder acarretar duas conseqncias, ou Capital Social dever ser reduzido, excluindo o valor da cota liquidada, ou seu valor poder ser complementada pelos scios que permanecerem na sociedade.

O pagamento do valor apurado como devido ao scio excludo por sua sada dever ser efetuado no prazo de noventa dias em dinheiro, a contar da data da Liquidao. Porm o dispositivo legal no cogente quanto ao referido prazo e forma de pagamento, pois possibilita que as partes estipulem forma e prazo de pagamento diversos da lei.

A ttulo comparativo, vale frisar que o novo Cdigo Civil dificultou a possibilidade de excluso de scio minoritrio, posto que trouxe novas exigncias tanto para o caso de excluso mediante alterao contratual quanto para a mediante ao judicial.

Porm, mister salientar que, aps anlise dos demais dispositivos legais no captulo "Do Direito das Empresas", verificamos que tais regras corroboram com as demais disposies que tratam do scio minoritrio, pois o novo diploma legal, em termos gerais, procurou proteger tal scio contra eventuais abusos dos scios majoritrios.

Como citar este texto: NBR 6023:2002 ABNT ANTUNES JUNIOR, Antonio Carlos. Da excluso do scio na sociedade limitada. Novo Cdigo Civil. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 66, 1 jun. 2003. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/4147>. Acesso em: 5 nov. 2011.

Antonio Carlos Antunes Junior advogado atuante na rea empresarial, ps-graduado em Direito Civil pela UniFMU e em Direito Tributrio pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributrios (IBET/SP)

Das könnte Ihnen auch gefallen