Sie sind auf Seite 1von 9

V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura 27 a 29 de maio de 2009 Faculdade de Comunicao/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

A LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUO DA IDENTIDADE FEMININA E MASCULINA


ngela Mrcia Damasceno T. Barbosa1

Resumo: Os autores das obras infanto-juvenis da Literatura Brasileira criaram novas formas de representao feminina e masculina atravs dos prncipes e princesas dos novos contos de fadas. E algumas dessas obras nascem da relao com histrias infantis de outras pocas e autores. Sendo assim, o estudo supracitado prope averiguar como se d a construo das identidades e quais esteretipos so perpassados e/ou questionados atravs do comportamento dos personagens na narrativa. Para tanto, recorremos a teoria dos estudos culturais com os estudos sobre identidade, representao e esteretipo desenvolvidos por pesquisadores como Hall (2005), Bhabha (2007), Chartier (1990), Woodward (2007), dentre outros. Escolhemos como objeto de estudo, a obra: Prncipes e Princesas, Sapos e Lagartos: histrias modernas de tempos antigos, de Flvio de Souza. E ao concluir a nossa anlise, nos deparamos com uma nova perspectiva com relao a identidade de homens e mulheres, uma nova perspectiva com relao ao casamento, a busca da emancipao feminina, desmistificao do prncipe encantado e a desconstruo do esteretipo de beleza. Destarte, a literatura propicia uma reorganizao das percepes do mundo e, desse modo, possibilita uma nova ordenao das experincias existenciais da criana. Palavras Chave: Literatura Infanto-Juvenil; Representao; Identidade; Esteretipo; Intertextualidade. A identidade tem se destacado como uma questo central nas discusses contemporneas no momento em que se discute o contexto das reconstrues globais das identidades nacionais e a reafirmao das identidades pessoais e culturais. Segundo Hall (2005, p. 07), isso vem acontecendo porque [...] as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades [...]. Indivduos que compartilham sua cultura e princpios de viso comum, que se unem em comunidades, formam grupos que cultivam valores e interesses e que enfim identificam-se, povoam a sociedade contempornea. As possibilidades de identificao so inmeras, podendo o indivduo ter identidade, pessoal, coletiva, profissional, de classe, de gnero, entre outras. Essas identidades adquirem sentido por meio da linguagem e dos sistemas simblicos pelos quais elas so

Professora Substituta da angelaliteratura@bol.com.br

UNEB

Mestranda

em

Estudo

de

Linguagens.

representadas. E a representao, ainda segundo Hall (1997a apud WOODWARD, 2007, p. 08), [...] atua simbolicamente para classificar o mundo e nossas relaes no seu interior. [...]. O estudioso Woodward (2007, p. 17) complementa:
[...] A representao inclui as prticas de significao e os sistemas simblicos por meio dos quais os significados so produzidos, posinandonos como sujeito. por meio dos significados produzidos pelas representaes que damos sentido nossa experincia e quilo que somos. [...].

Dessa maneira a produo de significados, atravs das representaes, est estreitamente vinculada com a construo das identidades. E a nfase na representao e o papel-chave da cultura na produo dos significados que permeiam todas as relaes sociais levam a uma preocupao com a identificao que para Nixon (1997 apud WOODWARD, 2007, p. 18) o [...] processo pelo qual nos identificamos com os outros, seja pela ausncia de uma conscincia da diferena ou da separao, seja como resultado de supostas similaridades [...]. Esse conceito tem sua origem na psicanlise e est sendo retomado pelos Estudos Culturais. Para Chartier (1990, p. 23) a representao permite articular trs modalidades na relao com o mundo social. So elas:
[...] em primeiro lugar, o trabalho de classificao e de delimitao que produz as configuraes intelectuais mltiplas, atravs das quais a realidade contraditoriamente construda pelos diferentes grupos; seguidamente, as prticas que visam fazer reconhecer uma identidade social, exibir uma maneira prpria de estar na mundo, significar simbolicamente um estatuto e uma posio; por fim, as formas institucionalizadas e objetivadas graas s quais uns representantes (instncias coletivas ou pessoas singulares) marcam de forma visvel e perpetuada a existncia do grupo, da classe ou da comunidade. [...] (CHARTIER, 1990, p. 23)

Bourdieu (1989), por sua vez, analisa os sistemas simblicos, a construo de sentidos, os sistemas de representao, inclusive no tocante a identidade, quando afirma:
[...] sabe-se que os indivduos e os grupos investem nas lutas de classificao todo o seu ser social, tudo o que define a idia que eles tem deles prprios, todo o impensado pelo qual eles se constituem como ns por oposio a eles aos outros a qual esto ligados por uma adeso quase corporal. isto que explica a fora mobilizadora excepcional de tudo o que toca identidade. [...] (BOURDIEU, 1989, p. 124)

Vale ressaltar que as pesquisas mais recentes descrevem a identidade como relacional, pois depende, para existir, de outra identidade que fornece condies para que ela exista. Dessa forma ela marcada pela diferena e pelas similaridades. De certa maneira essas pesquisas reafirmam o pensamento de Bourdieu (1989), pois a idia que o

indivduo possui de si est diretamente ligada ao que se constitui o ns por oposio a eles aos outros. Os homens, por exemplo, tendem a construir posies para as mulheres tomando a si prprios como ponto de referncia. A cultura molda a identidade. Pode-se aceitar essas posies ou reivindicar outras. Por isso, algumas reivindicaes na formao das identidades das mulheres contemporneas acontecem por meio do apelo a antecedentes histricos e ao faz-lo elas podem estar construindo, assumindo e se identificando com novas identidades. Assim a construo da identidade , alm de simblica, social e histrica. Dentre as diversas pesquisas o estudioso da cultura, Stuart Hall define as identidades culturais como sendo [...] aqueles aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a culturas tnicas, raciais, lingsticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais. [...] (HALL, 2005, p.08). E complementa:
[...] Um tipo diferente de mudana estrutural est transformando as sociedades modernas no final do sculo XX. Isso est fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade, que no passado, nos tinham fornecido slidas localizaes como indivduos sociais. Estas transformaes esto tambm mudando nossas identidades pessoais [...] (HALL, 2005, p. 09)

E, nesse contexto, a literatura infantil parece acompanhar essas transformaes e demonstrar que os textos, ditos para crianas, retratam essas novas identidades coletivas e pessoais que nascem e mudam a depender da poca. A partir dessas reflexes, o presente estudo prope discutir as representaes identitrias femininas e masculinas em obras destinadas s crianas brasileiras, buscando verificar quais esteretipos so perpassados e/ou questionados pelos autores ao construir uma determinada identidade para seus personagens. Para tanto, escolhemos como objeto de estudo, a obra: Prncipes e Princesas, Sapos e Lagartos: histrias modernas de tempos antigos, de Flvio de Souza. A obra ao leitor a oportunidade de conhecer pequenas histrias com personagens que possuem identidades diversas. As pequenas histrias acontecem nas Terras Mdias, entre os reinos de Velda e Melra, enquanto acontece a Guerra dos Mil e Um Anos. Em plena guerra nasce o amor do prncipe Leo Lourival e a princesa Miranda. E entre os encontros e desencontros do casal, surgem histrias com bruxas e magos, prncipes transformados em sapos, princesas aprisionadas em torres, um drago que no passa de lagarto, outro prncipe com trezentas namoradas e os dois primeiros beijos de todos os tempos. Alguns desses personagens so parecidos com prncipes e princesas dos contos de fadas contados

oralmente por camponeses franceses, escritos por Charles Perrault e os Irmos Grimm fazendo com que a obra de Flvio de Souza torne-se um intertexto. Regina Zilberman tambm tece comentrios acerca dessa tendncia:
[...] O processo, porm, compreensvel, pois foi como se a literatura infantil precisasse retornar ao incio - do conto de fadas, nascido na Europa; dos Contos da Carochinha, como os que Figueiredo Pimentel narrou, nos primeiros anos da histria do gnero no Brasil -, para tomar impulso necessrio para cruzar fronteiras e impor novas regras de criao e leitura de textos destinados infncia. [...] (ZILBERMAN, 2005, p. 56-57)

Zilberman realmente tem razo. Algumas obras da literatura infantil estabeleceram dilogos intertextuais com os contos de fadas cruzando fronteiras e criando releituras. Para Diniz (2005), alguns desses dilogos intertextuais desvalorizam os textos pr-existentes, outros re-escrevem em outro estilo; outros re-elaboram e outros ainda modernizam obras anteriores, acentuando certas caractersticas do clssico. Nessas releituras, o prncipe parece que no mais to encantado se comparado aos antigos prncipes. E as princesas tambm mudaram. Re-elaborao que pode ser comprovada na obra Prncipes, Princesas, Sapos e Lagartos: histrias modernas de tempos antigos. Nela existem prncipes, vistos como feios pela sociedade, que preferem ser sapos
[...] Felisberto Tucotruco foi um dos poucos prncipes do reino de Plum que no participou da Guerra dos Mil e Um Anos. No por no querer, que ele era burro o suficiente para lutar. O caso que ele era to feio que todos tinham certeza de que uma bruxa o havia transformado num sapo. Todos concordaram, aps discusses a respeito, que a bruxa havia feito um servio pela metade e sendo meio homem, meio sapo Felisberto no estava em condies para guerrear. [...] (SOUZA, 1996, p. 25)

Se Felisberto visto como feio e burro pela sociedade, ele difere das descries mais encontradas nos contos de fadas tradicionais que geralmente eram descritos com uma beleza fsica idealizada. Assim as identidades vo sendo contestadas e esto em mudana. A posio do prncipe foi colocada em conflito. E Felisberto pode decidir qual posio vai assumir. Em outro conto pode-se encontrar a histria do prncipe desencantado. Esse prncipe desperta, com um beijo, uma princesa adormecida h cem anos. Ao comear a leitura, o leitor, provavelmente lembrar de um conto de fadas chamado: A bela adormecida, entretanto logo perceber que a princesa e o desfecho desse novo conto so bem diferentes do antigo. Enquanto no conto antigo, o prncipe se apaixona pela

bela adormecida, se casam e vivem felizes para sempre, no novo conto, o prncipe fica decepcionado ao conhecer a princesa, pois ao acordar ela comeou a falar sem parar e demonstrou ser demasiadamente gananciosa e materialista. Observe um trecho do dilogo que se estabelece entre eles
[...] PRINCESA- Muito obrigada prncipe. Voc por acaso solteiro? PRNCIPE- Sim, minha querida princesa. PRINCESA- Voc tem um castelo, claro. PRNCIPE- Tenho...princesa. PRINCESA- E quantos quartos tem o seu castelo? Deixa eu pensar quantas amas eu vou contratar...Umas quarenta eu acho que d! Ah, eu no quero nem saber. Eu no pedi para ningum vir aqui me beijar, e j vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda, afinal passaram-se cem anos, no mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e...e...jias, claro! Eu quero anis, pulseiras, colares, tiaras, coroas [...] (SOUZA, 1996, p.34)

No meio da conversa, o prncipe se arrependeu de ter ido at o castelo e de ter beijado aquela princesa. Ento esperou a princesa ficar distrada, e deu outro beijo nela. O segundo beijo fez com que a mesma casse num sono profundo outra vez. Nesse momento, o leitor pode at pensar que a desencantada a princesa. O que fato. Mas, o que talvez justifique o ttulo do conto o seu desfecho, no qual o prncipe foi embora e assim que isso aconteceu, a notcia se espalhou, e os prncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado. E, talvez, o leitor no vai mais se identificar com os novos prncipes e princesas. Outro conto, desta obra, tem como ttulo: Princesa Linda Lao-de-Fita. Como o ttulo sugere, essa princesa linda. E, segundo o narrador, sempre foi. Tudo que est relacionado a ela descrito como de uma beleza estonteante, desde as roupas at o castelo e quarto. Entretanto, para a surpresa de todos ela envelheceu sozinha.
[...] Passou a vida na janela do quarto, recebendo visitas de prncipes que vinham de muito longe e de bem perto tambm para pedi-la em casamento. Mas, sendo linda como era, e muito vaidosa da prpria lindeza, no aceitava nenhum pedido, pois nenhum prncipe era forte, rico ou...lindo o suficiente para se casar com ela. Com o passar dos anos, os prncipes cansaram desse papo furado e desistiram. Hoje em dia, ela j est bem velhinha, ainda linda, uma linda velhinha. Sozinha, na janela, espera algum prncipe passar e parar para conversar. [...] (SOUZA, 1996, p. 44)

Nessa perspectiva, o que belo, feio ou encantado questionvel. Segundo Sonia Salomo Khde:
[...] De modo geral, as histrias de fadas da literatura infanto-juvenil contempornea esto a favor da desconstruo de esteretipos que

aprisionem as atitudes comportamentais das crianas. Inscrevem-se na linha da pardia e da crtica social. [...] (KHDE, 1990, p. 33)

Atravs da histria do prncipe desencantado, percebe-se que esses contos questionam, tambm, a imagem da mulher-princesa. As personagens femininas eram frgeis e passivas nos contos de fadas clssicos. Ainda segundo Khde:
[...] Prncipes e princesas so personagens mais predispostos s aventuras. Os primeiros desempenham papis ativos, hericos e transgressores, servindo, muitas vezes, como intermedirios, num resgate. As princesas so caracterizadas pelos atributos femininos que marcam a passividade e a sua funo social como objeto do prazer e da organizao familiar. Belas, virtuosas, honestas e piedosas, elas mereceram, como prmio o seu prncipe encantado. [...] (KHDE, 1990, p. 33)

Os contos modernos parecem, realmente, desconstruir esses esteretipos. Para Bhabha (1998, p. 105) o esteretipo [...] uma forma de conhecimento e identificao que vacila entre o que est sempre no lugar, j conhecido, e algo que deve ser ansiosamente repetido [...]. Temos como exemplo dessa tendncia contempornea, que desconstri esteretipos, a identidade pessoal da princesa rsula de Bronislvia que modifica seu destino e possui atitudes que parecem estabelecer uma ruptura com as caractersticas das personagens femininas dos contos tradicionais. Descrita como um nen que no chorava, rugia. Com caractersticas que a sociedade atribuiu aos homens por muito tempo, como, por exemplo: sempre foi forte, brava e passava os dias desenvolvendo seus msculos. A caracterstica, que talvez surpreenda alguns leitores, o desfecho dessa narrativa.
[...] Aos vinte e sete anos cansou-se de ouvir que estava ficando para tia, que j era tempo de casar, importou vinte odaliscas das Arbias,e hoje vive feliz com a amizade com uma das odaliscas no castelo particular que a princesa possui beira do mar Nacarado. [...] (SOUZA, 1996, p. 36-37)

Como podemos observar, o autor descreve rsula como uma princesa bem diferente. E sutilmente sugere o que parece ser a preferncia sexual da mesma. Outra histria bastante curiosa tem como ttulo: O casamento do prncipe Arnaldo que diferente dos prncipes Encantados por causa da sua fama de namorador e covarde. Covarde porque viajou durante anos e anos, tendo o cuidado de fingir que no sabia que uma Guerra de Mil e Um anos estava acontecendo. E namorador porque escolheu noivas, prometeu casamento, assinava os papis e logo aps ia embora e no mais voltava. E [...] nesse logo logo se passou quase um ano, em que o prncipe ficou

noivo de mais de trezentas princesas[...] (SOUZA, 1996, p. 64). Informao importante para o leitor apresenta-se no momento em que nosso prncipe namorador escolhe as suas noivas. Ele afirmava como grande conhecedor das mulheres, que um rostinho encantador no basta para um casamento feliz. Era primordial para esse prncipe conversar com as pretendentes para escolher a mais inteligente. Nos contos de fadas coragem, fora e esperteza parecem ser consideradas atributos primordialmente masculinos. O que lido como natural na masculinidade pode ser lido como no-natural e ameaador na feminilidade. O natural, para alguns, seria que a personagem feminina tivesse seus medos e fosse frgil, caractersticas tradicionalmente ligadas ao feminino. Comportamentos que esto presentes na obra estudada tanto personagens femininas fortes quanto personagens masculinos frgeis. Segundo Woodward (2007, p. 25),
[...] as identidades que so construdas pela cultura so contestadas sob formas particulares do mundo contemporneo num mundo que se pode chamar de ps-colonial. Este um perodo histrico caracterizado, entretanto, pelo colapso das velhas certezas e pela produo de novas formas de posicionamento. [...]

Se a questo da construo da identidade gira em torno do tornar-se, homens e mulheres esto a todo o momento mudando a sua posio na sociedade e na literatura, construindo novas identidades. Essas histrias, como tantas outras do gnero descrevem as princesas muito mais destemidas, autnomas e no so mais submissas aos prncipes. De acordo com Franchetto (1981), as mulheres recusam a representao de segundo sexo ou sexo frgil por excelncia. Afirma-se como sexo, mas em sua singularidade. A mulher se descobre ou se quer, sujeito de seu prprio corpo, de sua sexualidade, de sua vida, produzindo as mais diversas conseqncias polticas, econmicas, culturais. Desejos defendidos pelo movimento feminista que, ainda segundo Franchetto (1981), reivindica para as mulheres, um espao de atuao poltica. Postula que, na histria da humanidade, as mulheres tenham sido sempre submetidas a uma ordem dominantemente masculina, mas agora adquiriram conscincia de sua opresso milenar e dos seus interesses que s elas podem defender. Esses interesses exprimir-se-iam na luta contra a discriminao da mulher na sociedade, o que pode ser traduzido no rebelarse contra a imposio de um papel social alocado a um sexo, no caso o sexo frgil. Para Oakley (1998), produzir e disseminar saberes que no sejam apenas sobre ou por mulheres, mas tambm de relevncia para as mulheres e suas (nossas) lutas, este o objetivo maior do projeto feminista na cincia e academia.

Destarte, as mudanas e/ou semelhanas com os esteretipos j existentes na nossa sociedade, encontradas na obra supracitada, atestam mais inovaes/um novo olhar do que repeties na forma de representao do masculino e feminino questionando o que belo ou feio, a mulher frgil ou forte, o prncipe encantado ou desencantado e dessa maneira, despertando o senso crtico dos leitores. Assim, a literatura propicia uma reorganizao das percepes do mundo e, desse modo, possibilita uma nova ordenao das experincias existenciais da criana.

Referncias BHABHA, Homi K. O local da cultura. Traduo de Myriam vila, Eliana Loureno de Lima Reis e Glucia Renate Gonalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BOURDIEU, P. O poder simblico. Lisboa: Difel, 1989. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Traduo de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990. ______. O mundo como representao. Estudos Avanados, So Paulo, v. 5, n. 11, 1991. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S01034014199100001000010&ing=pt&nrm=iso> . Acesso em: 18 de agosto de 2008. DINIZ, Thais Flores Nogueira. Literatura e cinema. Traduo, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. FRANCHETTO, Bruna et allii. Antropologia e Feminismo. In: Perspectivas Antropolgicas da Mulher. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. KHDE, Snia Salomo. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. So Paulo: Editora tica, 1990. KOFES, Suely. Categoria analtica e emprica: Gnero e mulher: disjunes, conjunes e mediaes. Revista Pagu, N 1, 1993. OAKLEY, Ann. Science, gender, and womens liberation: na argument against postmodernism. Womens Studies International Forum, New York, v. 21, n. 2, p. 133146, 1998. SCOTT, Joan. Gnero: uma categoria til para a anlise histrica. Recife: SOS Corpo, 1995.

SOUZA, Flvio de. Prncipes e Princesas, sapos e lagartos: histrias modernas de tempos antigos. 6 edio. So Paulo: FTD, 1996. WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferena: uma introduo terica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Identidade e diferena: a perspectiva dos estudos culturais. Traduo Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. ZILBEMAN, Regina. A Literatura Infantil Brasileira: como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen