Sie sind auf Seite 1von 2

Planejamento Anual Disciplina: Lngua Portuguesa Prof.

Valdeci Lopes Objetivos da rea O componente curricular Tcnicas de Redao tem como objetivos Gerais:

Srie: 7 Ano

2009 Ensino: EF

Olhar a realidade criticamente, a partir do reconhecimento dos diferentes gneros textuais e suas respectivas funes sociais. Compreender e usar a lngua portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integradora da organizao de significao e integradora da organizao de mundo e da prpria identidade.

Para o 7. Ano do Ensino Fundamental, a disciplina Tcnicas de Redao tem como objetivos Especficos desenvolver habilidades do aluno a fim de que ele se torne competente para:

Reconhecer, a interpretar e a reescrever o gnero textual artigo de opinio, aplicando os mecanismos lingsticos que promovam coerncia e coeso ao texto. Promover a identificao e a escrita de notcia de jornal, associando estrutura e temas da realidade. Reconhecer a tipologia narrativa e os gneros que a constituem: relato de memria, biografia, autobiografia, levando em considerao: inteno, contexto, circunstncia comunicativa, construo composicional e recursos lingsticos. Identificar o predomnio de uso de seqncia de base do texto em lngua portuguesa, apropriando-se das particularidades organizacionais e funcionais. Observar e realizar lingisticamente objetivos especficos em situaes sociais particulares. Compreender e usar os sistemas simblicos das diferentes linguagens como meios de organizao cognitiva da realidade pela constituio e informao. Utilizar os mecanismos lingsticos da norma culta na produo textual, sobretudo os ligados morfologia (estrutura da palavra e classe de palavras), s peculiaridades da lngua falada e da lngua escrita, considerando, inclusive, os valores estilsticos tanto na leitura quanto na produo textual.

Contedo do 1 bimestre Estudo do Texto: 1. A tipologia narrativa: o gnero conto e crnica. 2. O panfleto turstico. Gramtica Aplicada ao Texto: 1. Lngua falada e lngua escrita. 2. Adjetivo e locuo adjetiva. 3. O substantivo e seus determinantes. 4. Formao de palavras.

Contedo do 2 bimestre Estudo do Texto: 1. A tipologia narrativa: 1.1. O relato e memria: biografia e autobiografia. 1.2. Dirio e relato de viagem. 2. O relato de experincia vivida. Gramtica Aplicada ao Texto: 1. Pontuao: o uso da vrgula. 2. Estudo do verbo: 2.1. Estudo dos tempos verbais. 2.2. Locues verbais. 2.3. Flexes e conjugaes verbais. Contedo do 3 bimestre Estudo do texto: 1. A tipologia narrativa: a notcia. 2. O texto literrio: o poema Gramtica Aplicada ao Texto: 1. Recursos de construo e linguagem figurada: metfora, personificao, aliterao, trocadilho. 2. Advrbio e locuo adverbial. 3. Verbo: 3.1. Tempo e aspecto do presente. 3.2. Formas nominais. Contedo do 4 bimestre Estudo do texto: 1. Noes do texto argumentativo. 2. Gneros textuais: carta e folheto instrucional. Gramtica aplicada ao texto: 1. Denotao e conotao. 2. Significao das palavras. 3. O estudo dos pronomes pessoais. O modo imperativo do verbo. Avaliao: Este componente curricular entende a avaliao como um processo contnuo e como uma forma de intervir, positivamente, no processo de ensino e de aprendizagem. Os alunos sero avaliados por meio de produo textual (oral e escrita) semanalmente, exerccios de linguagem em sala de aula e extraclasse, exerccios de pesquisas, atividades individuais e/ou em grupo, com ou sem consulta. Tambm far parte da avaliao a execuo de tarefas designadas em todas as aulas dos quatro bimestres.

Das könnte Ihnen auch gefallen