Sie sind auf Seite 1von 4

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS EM 2009 01. Concordo plenamente com o artigo "Revolucione a sala de aula".

;. preciso que valorizemos o ser humano, seja ele estudante, seja professor. Acredito na importncia de aprender a respeitar nossos limites e super-los, quando possvel, o que ser mais fcil se pudermos desenvolver a capacidade de relacionamento em sala de aula. Como arquiteta, concordo com a postura de valorizao do indivduo, em qualquer situao: se procurarmos uma relao de respeito e colaborao, seguramente estaremos criando a base slida de uma vida melhor. Tania Bertoluci de Souza ,Porto Alegre, RS
Disponvel em: <:http://www.kanitz.com.br/veja/cartas.htm>. Acesso em: 2 maio 2009 (com adaptaes).

Em uma sociedade letrada como a nossa, so construdos textos diversos para dar conta das necessidades cotidianas de comunicao. Assim, para utilizar-se de algum gnero textual, preciso que conheamos os seus elementos. A carta de leitor um gnero textual que (A) apresenta sua estrutura por pargrafos, organizado pela tipologia da ordem da injuno (comando) e estilo de linguagem com alto grau de formalidade. (B) se inscreve em uma categoria cujo objetivo o de descrever os assuntos e temas que circularam nos jornais e revistas do pas semanalmente. (C) se organiza por uma estrutura de elementos bastante flexvel em que o locutor encaminha a ampliao dos temas tratados para o veculo de comunicao. (D) se constitui por um estilo caracterizado pelo uso da variedade no-padro da lngua e tema construdo por fatos polticos. (E) se organiza em torno de um tema, de um estilo e em forma de paragrafao, representando, em conjunto, as ideias e opinies de locutores que interagem diretamente com o veculo de comunicao. 02. Jos Dias precisa sair de sua casa e chegar at o trabalho, conforme mostra o Quadro 1. Ele vai de nibus e pega trs linhas: 1) de sua casa at o terminal de integrao entre a zona norte e a zona central; 2) deste terminal at outro entre as zonas central e sul; 3) deste ltimo terminal at onde trabalha. Sabe-se que h uma orrespondncia numrica, nominal e cromtica das linhas que Jos toma, conforme o Quadro 2.

Jos Dias dever, ento, tomar a seguinte sequncia de linhas de nibus, para ir de casa ao trabalho: (A) (B) (C) (D) (E) 03. L. 102 Circular zona central L. Vermelha. L. Azul L. 101 Circular zona norte. Circular zona norte L. Vermelha L. 100. L. 100 Circular zona central L. Azul. L. Amarela L. 102 Circular zona sul.

Figura 1 Figura 2
Disponvelem:<http://www.vemprabrotas.com.br/pcastro5/ campanas/campanas.htm>. Acesso em: 24 abr. 2009. Disponvelem:<http://www.cultura.gov.br/site/wpcontent/uploads/ 2008/02/cadeira-real.jpg>. Acesso em: 30 abr. 2009.

Comparando as figuras, que apresentam mobilirios de pocas diferentes, ou seja, a figura 1 corresponde a um projeto elaborado por Fernando e Humberto Campana e a figura 2, a um mobilirio do reinado de D. Joo VI, podese afirmar que A) os materiais e as ferramentas usados na confeco do mobilirio de Fernando e Humberto Campana, assim como os materiais e as ferramentas utilizados na confeco do mobilirio do reinado de D. Joo VI, determinaram a esttica das cadeiras. (B) as formas predominantes no mobilirio de Fernando e Humberto Campana so complexas, enquanto que as formas do mobilirio do reinado de D. Joo VI so simples, geomtricas e elsticas. (C) o artesanato o atual processo de criao de mobilirios empregado por Fernando e Humberto Campana, enquanto que o mobilirio do reinado de D. Joo VI foi industrial. (D) ao longo do tempo, desde o reinado de D. Joo VI, o mobilirio foi se adaptando consoante as necessidades humanas, a capacidade tcnica e a sensibilidade esttica de uma sociedade. (E) o mobilirio de Fernando e Humberto Campana, ao contrrio daquele do reinado de D. Joo VI, considera primordialmente o conforto que a cadeira pode proporcionar, ou seja, a funo em detrimento da forma. O poema de Manoel de Barros ser utilizado para resolver as questes 4 e 5. O apanhador de desperdcios Uso a palavra para compor meus silncios. No gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito s que vivem de barriga no cho tipo gua pedra sapo. Entendo bem o sotaque das guas Dou respeito s coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que avies. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos msseis. Tenho em mim um atraso de nascena. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundncia de ser feliz por isso. Meu quintal maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdcios: Amo os restos como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu no sou da informtica: eu sou da invenciontica. S uso a palavra para compor meus silncios.

BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdcios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do sculo 21. So Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.

04. prprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importncia no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorizao expressa por meio da linguagem (A) (B) (C) (D) (E) denotativa, para evidenciar a oposio entre elementos da natureza e da modernidade. rebuscada de neologismos que depreciam elementos prprios do mundo moderno. hiperblica, para elevar o mundo dos seres insignificantes. simples, porm expressiva no uso de metforas para definir o fazer potico do eu-lrico poeta. referencial, para criticar o instrumentalismo tcnico e o pragmatismo da era da informao digital.

05. Considerando o papel da arte potica e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que (A) informtica e invenciontica so aes que, para o poeta, correlacionam-se: ambas tm o mesmo valor na sua poesia. (B) arte criao e, como tal, consegue dar voz s diversas maneiras que o homem encontra para dar sentido prpria vida. (C) a capacidade do ser humano de criar est condicionada aos processos de modernizao tecnolgicos. (D) a inveno potica, para dar sentido ao desperdcio, precisou se render s inovaes da informtica. (E) as palavras no cotidiano esto desgastadas, por isso poesia resta o silncio da no comunicabilidade. 06. Aumento do efeito estufa ameaa plantas, diz estudo. O aumento de dixido de carbono na atmosfera, resultante do uso de combustveis fsseis e das queimadas, pode

ter consequncias calamitosas para o clima mundial, mas tambm pode afetar diretamente o crescimento das plantas. Cientistas da Universidade de Basel, na Sua, mostraram que, embora o dixido de carbono seja essencial para o crescimento dos vegetais, quantidades excessivas desse gs prejudicam a sade das plantas e tm efeitos incalculveis na agricultura de vrios pases. O Estado de So Paulo, 20 set. 1992, p.32. O texto acima possui elementos coesivos que promovem sua manuteno temtica. A partir dessa perspectiva, conclui-se que (A) a palavra mas, na linha 3, contradiz a afirmao inicial do texto: linhas 1 e 2. (B) a palavra embora, na linha 4, introduz uma explicao que no encontra complemento no restante do texto. (C) as expresses: consequncias calamitosas, na linha 2, e efeitos incalculveis, na linha 6, reforam a ideia que perpassa o texto sobre o perigo do efeito estufa. (D) o uso da palavra cientistas, na linha 3, desnecessrio para dar credibilidade ao texto, uma vez que se fala em estudo no ttulo do texto. (E) a palavra gs, na linha 5, refere-se a combustveis fsseis e queimadas, nas linhas 1 e 2, reforando a ideia de catstrofe. 07. Texto I Ser brotinho no viver em um pncaro azulado; muito mais! Ser brotinho sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridculo, visvel ou invisvel, provocasse uma tosse de riso irresistvel.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.

Texto II Ser gag no viver apenas nos idos do passado: muito mais! saber que todos os amigos j morreram e os que teimam em viver so entrevados. sorrir, interminavelmente, no por necessidade interior, mas porque a boca no fecha ou a dentadura maior que a arcada.
FERNANDES, Millr. Ser gag. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crnicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.

Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles, (A) expresses coloquiais com significados semelhantes. (B) nfase no aspecto contraditrio da vida dos seres humanos. (C) recursos especficos de textos escritos em linguagem formal. (D) termos denotativos que se realizam com sentido objetivo. (E) metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras. 08. Apesar da cincia, ainda possvel acreditar no sopro divino o momento em que o Criador deu vida at ao mais insignificante dos micro-organismos? Resposta de Dom Odilo Scherer, cardeal arcebispo de So Paulo, nomeado pelo papa Bento XVI em 2007: Claro que sim. Estaremos falando sempre que, em algum momento, comeou a existir algo, para poder evoluir em seguida. O ato do criador precede a possibilidade de evoluo: s evolui algo que existe. Do nada, nada surge e evolui.
LIMA, Eduardo. Testemunha de Deus. SuperInteressante, So Paulo, n. 263-A, p. 9, mar. 2009 (com adaptaes).

Resposta de Daniel Dennet, filsofo americano ateu e evolucionista radical, formado em Harvard e Doutor por Oxford: claro que possvel, assim como se pode acreditar que um super-homem veio para a Terra h 530 milhes de anos e ajustou o DNA da fauna cambriana, provocando a exploso da vida daquele perodo. Mas no h razo para crer em fantasias desse tipo.
LIMA, Eduardo. Advogado do Diabo. SuperInteressante, So Paulo, n. 263-A, p. 11, mar. 2009 (com adaptaes).

Os dois entrevistados responderam a questes idnticas, e as respostas a uma delas foram reproduzidas aqui. Tais respostas revelam opinies opostas: um defende a existncia de Deus e o outro no concorda com isso. Para

defender seu ponto de vista, (A) o religioso ataca a cincia, desqualificando a Teoria da Evoluo, e o ateu apresenta comprovaes cientficas dessa teoria para derrubar a ideia de que Deus existe. (B) Scherer impe sua opinio, pela expresso claro que sim, por se considerar autoridade competente para definir o assunto, enquanto Dennett expressa dvida, com expresses como possvel, assumindo no ter opinio formada. (C) o arcebispo critica a teoria do Design Inteligente, pondo em dvida a existncia de Deus, e o ateu argumenta com base no fato de que algo s pode evoluir se, antes, existir. (D) o arcebispo usa uma lacuna da cincia para defender a existncia de Deus, enquanto o filsofo faz uma ironia, sugerindo que qualquer coisa inventada poderia preencher essa lacuna. (E) o filsofo utiliza dados histricos em sua argumentao, ao afirmar que a crena em Deus algo primitivo, criado na poca cambriana, enquanto o religioso baseia sua argumentao no fato de que algumas coisas podem surgir do nada. 09.

SOUZA, Maurcio de. [Chico Bento]. O Globo, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, 19 dez. 2008, p.7

O personagem Chico Bento pode ser considerado um tpico habitante da zona rural, comumente chamado de roceiro ou caipira. Considerando a sua fala, essa tipicidade confirmada primordialmente pela (A) (B) (C) (D) (E) transcrio da fala caracterstica de reas rurais. reduo do nome Jos para Z, comum nas comunidades rurais. emprego de elementos que caracterizam sua linguagem como coloquial. escolha de palavras ligadas ao meio rural, incomuns nos meios urbanos. utilizao da palavra coisa, pouco frequente nas zonas mais urbanizadas.

10. A sociedade atual testemunha a influncia determinante das tecnologias digitais na vida do homem moderno, sobretudo daquelas relacionadas com o computador e a internet. Entretanto, parcelas significativas da populao no tm acesso a tais tecnologias. Essa limitao tem pelo menos dois motivos: a impossibilidade financeira de custear os aparelhos e os provedores de acesso, e a impossibilidade de saber utilizar o equipamento e usufruir das novas tecnologias. A essa problemtica, d-se o nome de excluso digital. No contexto das polticas de incluso digital, as escolas, nos usos pedaggicos das tecnologias de informao, devem estar voltadas principalmente para (A) proporcionar aulas que capacitem os estudantes a montar e desmontar computadores, para garantir a compreenso sobre o que so as tecnologias digitais. (B) explorar a facilidade de ler e escrever textos e receber comentrios na internet para desenvolver a interatividade e a anlise crtica, promovendo a construo do conhecimento. (C) estudar o uso de programas de processamento para imagens e vdeos de alta complexidade para capacitar profissionais em tecnologia digital. (D) exercitar a navegao pela rede em busca de jogos que possam ser baixados gratuitamente para serem utilizados como entretenimento. (E) estimular as habilidades psicomotoras relacionadas ao uso fsico do computador, como mouse, teclado, monitor etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen