Sie sind auf Seite 1von 5

LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS EM

As questes 1 e 2 referem-se ao poema. A DANA E A ALMA A DANA? No movimento, Um estar entre cu e cho, sbito gesto musical. novo domnio conquistado, concentrao, num momento, onde busque nossa paixo da humana graa natural. libertar-se por todo lado... No solo no, no ter pairamos, Onde a alma possa descrever nele amaramos ficar. suas mais divinas parbolas A dana no vento nos ramos: sem fugir forma do ser, seiva, fora, perene estar. por sobre o mistrio das fbulas.
(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)

O texto destaca a diferena entre o portugus do Brasil e o de Portugal quanto (A) ao vocabulrio. (B) derivao. (C) pronncia. (D) ao gnero. (E) sintaxe. 4. As dimenses continentais do Brasil so objeto de reflexes expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (....) Que tem se o quinhentos ris meridional Que importa que uns falem mole descansado Vira cinco tostes do Rio pro Norte? Que os cariocas arranhem os erres na garganta Junto formamos este assombro de misrias e grandezas, Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais? Brasil, nome de vegetal! (....)
(Mrio de Andrade. Poesias completas. 6. ed. So Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto potico ora reproduzido trata das diferenas brasileiras no mbito (A) tnico e religioso. (B) lingstico e econmico. (C) racial e folclrico. (D) histrico e geogrfico. (E) literrio e popular.

1. A definio de dana, em linguagem de dicionrio, que mais se aproxima do que est expresso no poema (A) a mais antiga das artes, servindo como elemento de comunicao e afirmao do homem em todos os momentos de sua existncia. (B) a forma de expresso corporal que ultrapassa os limites fsicos, possibilitando ao homem a liberao de seu esprito. (C) a manifestao do ser humano, formada por uma seqncia de gestos, passos e movimentos desconcertados. (D) o conjunto organizado de movimentos do corpo, com ritmo determinado por instrumentos musicais, rudos, cantos, emoes etc. (E) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do indivduo e, por conseqncia, ao seu desenvolvimento intelectual e sua cultura. 2. O poema A Dana e a Alma construdo com base em contrastes, como movimento e concentrao. Em uma das estrofes, o termo que estabelece contraste com solo : (A) ter. (B) seiva. (C) cho. (D) paixo. (E) ser. 3. Leia com ateno o texto: [Em Portugal], voc poder ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da lngua. Por exemplo, no adianta pedir para ver os ternos pea para ver os fatos. Palet casaco. Meias so pegas. Suter camisola mas no se assuste, porque calcinhas femininas so cuecas. (No uma delcia?) (Ruy
Castro. Viaje Bem. Ano VIII, n 3, 78.)

5.

A situao abordada na tira torna explcita a contradio entre a (A) relaes pessoais e o avano tecnolgico. (B) inteligncia empresarial e a ignorncia dos cidados. (C) incluso digital e a modernizao das empresas. (D) economia neoliberal e a reduzida atuao do Estado. (E) revoluo informtica e a excluso digital. 6. Cndido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do sculo XX, tratou de difere aspectos da nossa realidade em seus quadros.

Sobre a temtica dos Retirantes, Portinari tambm escreveu o seguinte poema: Homens de enorme ventre bojudo (....) Mulheres com trouxas cadas para o lado Os retirantes vm vindo com trouxas e embrulhos Vm das terras secas e escuras; pedregulhos Panudas, carregando ao colo um garoto Doloridos como fagulhas de carvo aceso Choramingando, remelento Corpos disformes, uns panos sujos, (....) Rasgados e sem cor, dependurados (Cndido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.) Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemtica que tema do poema. (A) 1 e 2 (B) 1 e 3 (C) 2 e 3 (D) 3 e 4 (E) 2 e 4

nas impresses digitais.


(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

(C) O dicionrio-padro da lngua e os dicionrios unilnges so os tipos mais comuns de dicionrios. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatrio para as naes civilizadas e desenvolvidas.
(Maria T. Camargo Biderman. O dicionrio-padro da lngua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

(D)

7. O termo (ou expresso) destacado que est empregado em seu sentido prprio, denotativo ocorre em (A) (....) de lao e de n De gibeira o jil Dessa vida, cumprida a sol (....)
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)

(B) Protegendo os inocentes que Deus, sbio demais, pe cenrios diferentes

(E) Humorismo a arte de fazer ccegas no raciocnio dos outros. H duas espcies de humorismo: o trgico e o cmico. O trgico o que no consegue fazer rir; o cmico o que verdadeiramente trgico para se fazer.
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br. acessado em julho de 2005.)

8. Leia estes textos.

Texto 2 Sonho Impossvel No me importa saber Sonhar Se terrvel demais Mais um sonho impossvel Quantas guerras terei que vencer Lutar Por um pouco de paz Quando fcil ceder E amanh se esse cho que eu beijei Vencer o inimigo invencvel For meu leito e perdo Negar quando a regra vender Vou saber que valeu delirar Sofrer a tortura implacvel E morrer de paixo Romper a incabvel priso E assim, seja l como for Voar num limite improvvel Vai ter fim a infinita aflio Tocar o inacessvel cho E o mundo vai ver uma flor minha lei, minha questo Brotar do impossvel cho. Virar esse mundo Cravar esse cho
(J. Darione M. Leigh Verso de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)

Texto 2 - Poema de sete faces Quando eu nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. (....) Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus se sabias que eu era fraco. Mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo mais vasto o meu corao.
(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 53.)

9.Esses poemas tm em comum o fato de (A) descreverem aspectos fsicos dos prprios autores. (B) refletirem um sentimento pessimista. (C) terem a doena como tema. (D) narrarem a vida dos autores desde o nascimento. (E) defenderem crenas religiosas. 10. No verso Meu Deus, por que me abandonaste do texto 2, Drummond retoma as palavras de Cristo, na cruz, pouco antes de morrer. Esse recurso de repetir palavras de outrem equivale a (A) emprego de termos moralizantes. (B) uso de vcio de linguagem pouco tolerado. (C) repetio desnecessria de idias. (D) emprego estilstico da fala de outra pessoa. (E) uso de uma pergunta sem resposta. 11. Leia o texto e examine a ilustrao: bito do autor (....) expirei s duas horas da tarde de uma sexta-feira do ms de agosto de 1869, na minha bela chcara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prsperos, era solteiro, possua cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitrio por onze amigos. Onze amigos! Verdade que no houve cartas nem anncios. Acresce que chovia peneirava uma chuvinha mida, triste e constante, to constante e to triste, que levou um daqueles fiis da ltima hora a intercalar esta engenhosa idia no discurso que proferiu beira Vs, que o conhecestes, meus senhores, vs podeis dizer de minha cova: comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparvel de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do cu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funreo, tudo isto a dor crua e m que lhe ri natureza as mais ntimas entranhas; tudo isso um sublime louvor ao nosso ilustre finado. (....)

A tirinha e a cano apresentam uma reflexo sobre o futuro da humanidade. correto concluir que os dois textos (A) afirmam que o homem capaz de alcanar a paz. (B) concordam que o desarmamento inatingvel. (C) julgam que o sonho um desafio invencvel. (D) tm vises diferentes sobre um possvel mundo melhor. (E) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz. Leia estes poemas. Texto 1 - Auto-retrato Provinciano que nunca soube Escolher bem uma gravata; Pernambucano a quem repugna A faca do pernambucano; Poeta ruim que na arte da prosa Envelheceu na infncia da arte, E at mesmo escrevendo crnicas Ficou cronista de provncia; Arquiteto falhado, msico Falhado (engoliu um dia Um piano, mas o teclado Ficou de fora); sem famlia,

Religio ou filosofia;
Mal tendo a inquietao de esprito Que vem do sobrenatural, E em matria de profisso Um tsico* profissional.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.)

As linhas nas duas figuras geram um efeito que se associa ao seguinte ditado popular: (A) Os ltimos sero os primeiros. (B) Os opostos se atraem. (C) Quem espera sempre alcana. (D) As aparncias enganam. (E) Quanto maior a altura, maior o tombo. 14. Erro de Portugus Quando o portugus chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de Sol O ndio tinha despido O portugus.
(Oswald de Andrade. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978.)

(Adaptado. Machado de Assis. Memrias pstumas de Brs Cubas. Ilustrado por Cndido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Biblifilos do Brasil, 1943. p.1.)

Compare o texto de Machado de Assis com a ilustrao de Portinari. correto afirmar que a ilustrao do pintor (A) apresenta detalhes ausentes na cena descrita no texto verbal. (B) retrata fielmente a cena descrita por Machado de Assis. (C) distorce a cena descrita no romance. (D) expressa um sentimento inadequado situao. (E) contraria o que descreve Machado de Assis. 12. O rapaz chegou-se para junto da moa e disse: Antnia, ainda no me acostumei com o seu corpo, com a sua cara. A moa olhou de lado e esperou. Voc no sabe quando a gente criana e de repente v uma lagarta listrada? A moa se lembrava: A gente fica olhando... A meninice brincou de novo nos olhos dela. O rapaz prosseguiu com muita doura: Antnia, voc parece uma lagarta listrada. A moa arregalou os olhos, fez exclamaes. O rapaz concluiu: Antnia, voc engraada! Voc parece louca.
(Manuel Bandeira. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.)

O primitivismo observvel no poema acima, de Oswald de Andrade, caracteriza de forma marcante (A) o regionalismo do Nordeste. (B) o concretismo paulista. (C) a poesia Pau-Brasil. (D) o simbolismo pr-modernista. (E) o tropicalismo baiano.

15. Depois de um bom jantar: feijo com carne-seca,


orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar encerrado por um prato fundo de canjica com torres de acar, Nh Tom saboreou o caf forte e se estendeu na rede. A mo direita sob a cabea, guisa de travesseiro, o indefectvel cigarro de palha entre as pontas do indicador e do polegar, envernizados pela fumaa, de unhas encanoadas e longas, ficou-se de pana para o ar, modorrento, a olhar para as ripas do telhado. Quem come e no deita, a comida no aproveita, pensava Nh Tom... E ps-se a cochilar. A sua modorra durou pouco; Tia Policena, ao passar pela sala, bradou assombrada: h! Sinh! Vai drumi agora? No!Num presta... D pisadra e pde morr de ataque de cabea! Despois do armoo num far-m... mais despois da janta?!
(Cornlio Pires. Conversas ao p do fogo. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 1987.)

No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como caracterstica da escola literria dessa poca (A) a reiterao de palavras como recurso de construo de rimas ricas. (B) a utilizao expressiva da linguagem falada em situaes do cotidiano. (C) a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado. (D)a escolha do tema do amor romntico, caracterizador do estilo literrio dessa poca. (E) o recurso ao dilogo, gnero discursivo tpico do Realismo.

Nesse trecho, extrado de texto publicado originalmente em 1921, o narrador A) apresenta, sem explicitar juzos de valor, costumes da poca, descrevendo os pratos servidos no jantar e a atitude de Nh Tom e de Tia Policena.

13.

B) desvaloriza a norma culta da lngua porque incorpora narrativa usos prprios da linguagem regional das personagens. C) condena os hbitos descritos, dando voz a Tia Policena, que tenta impedir Nh Tom de deitar-se aps as refeies. D) utiliza a diversidade sociocultural e lingstica para demonstrar seu desrespeito s populaes das zonas rurais do incio do sculo XX. E) manifesta preconceito em relao a Tia Policena ao transcrever a fala dela com os erros prprios da regio. Texto para as questes 16 e 17 1 A linguagem na ponta da lngua to fcil de falar 4 e de entender. A linguagem a superfcie estrelada de letras, 7 sabe l o que quer dizer? Professor Carlos Gis, ele quem sabe, e vai desmatando 10 o amazonas de minha ignorncia. Figuras de gramtica, esquipticas, atropelam-me, aturdem-me, seqestram-me. 13 J esqueci a lngua em que comia, em que pedia para ir l fora, em que levava e dava pontap, 16 a lngua, breve lngua entrecortada do namoro com a priminha. O portugus so dois; o outro, mistrio. (Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1979.) 16. Explorando a funo emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variao de usos da linguagem em (A) situaes formais e informais. (B) diferentes regies do pas. (C) escolas literrias distintas. (D) textos tcnicos e poticos. (E) diferentes pocas. 17. No poema, a referncia variedade padro da lngua est expressa no seguinte trecho: (A)A linguagem / na ponta da lngua (v.1 e 2). (B)A linguagem / na superfcie estrelada de letras (v.5 e 6). (C)[a lngua] em que pedia para ir l fora (v.14). (D)[a lngua] em que levava e dava pontap (v.15). (E)[a lngua] do namoro com a priminha (v.17).

(...) Penetra surdamente no reino das palavras. L esto os poemas que esperam ser escritos. (...) Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrvel, que lhe deres: trouxeste a chave? (Carlos Drummond de Andrade. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 13-14.) Esse fragmento potico ilustra o seguinte tema constante entre autores modernistas: (A) a nostalgia do passado colonialista revisitado. (B) a preocupao com o engajamento poltico e social da literatura. (C) o trabalho quase artesanal com as palavras, despertando sentidos novos. (D) a produo de sentidos hermticos na busca da perfeio potica. (E) a contemplao da natureza brasileira na perspectiva ufanista da ptria. 19. No romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patro para receber o salrio. Eis parte da cena: 1 No se conformou: devia haver engano. (...) Com certeza havia um erro no papel do branco. No se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. 4 Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mo beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de 7 alforria? O patro zangou-se, repeliu a insolncia, achou bom que o vaqueiro fosse procurar servio 10 noutra fazenda. A Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. No era preciso barulho no. (Graciliano Ramos. Vidas Secas. 91. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.) No fragmento transcrito, o padro formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulrio. Pertence variedade do padro formal da linguagem o seguinte trecho: (A) No se conformou: devia haver engano (.1). (B) e Fabiano perdeu os estribos (.3). (C) Passar a vida inteira assim no toco (.4). (D) entregando o que era dele de mo beijada! (.4-5). (E) A Fabiano baixou a pancada e amunhecou (.11).

1b 2a 3a 4b 5a 6c 7c 8d 9b 10d 11a 12b 13d 14c 15a 16a 17b 18c 19a

18. No poema Procura da poesia, Carlos Drummond de Andrade expressa a concepo esttica de se fazer com palavras o que o escultor Michelngelo fazia com mrmore. O fragmento abaixo exemplifica essa afirmao.

Das könnte Ihnen auch gefallen