Sie sind auf Seite 1von 6

LEITURA E ESCRITA Ateno: O texto abaixo refere-se s questes de nmeros 1 a 5.

O aquecimento global derrete o gelo no altos Alpes e expe relquias arqueolgicas O aquecimento global motivo de preocupao para a maioria dos cientistas a exceo so os arquelogos e os historiadores. Para eles, o derretimento das neves eternas no alto da montanha representa uma oportunidade para descobertas sensacionais. O degelo excepcional neste vero transformou os Alpes europeus num enorme stio arqueolgico. (...) Os Alpes so uma espcie de cofre aberto pelo aquecimento global. (...) No gelo h vestgios das pocas e civilizaes que passaram por essa parte da Europa. (Veja 1.10.03, p.57) 1. A expresso "Para eles" refere-se (A) aos arquelogos. (B) a todos os cientistas. (C) aos arquelogos e historiadores. (D) maioria dos cientistas. 2. A palavra excepcional, na expresso "degelo excepcional", significa um degelo de propores (A) consideradas normais. (B) menores que as anteriores. (C) muito pequenas. (D) maiores que as habituais. 3. Do fragmento do texto entendemos que o autor pensa que o aquecimento global (A) benfico para a humanidade e mau para os cientistas. (B) preocupante para uns, mas representa benefcios para outros. (C) benfico para os seres humanos e para os arquelogos. (D) preocupante para cientistas, arquelogos e historiadores. 4. A palavra "exceo" estabelece com a orao anterior uma relao de (A) excluso. juno. (B) associao. (C) afirmao. (D)

Os gastos do setor pblico (Unio, Estados, Municpios e estatais) com o pagamento de juros cresceram 68,8% entre janeiro e agosto deste ano em relao ao mesmo perodo de 2002, segundo dados do Banco Central. No primeiros oito meses do ano, os gastos com juros somaram R$ 102,417 bilhes. O valor equivale a 10,2% do PIB (Produto Interno Bruto, total de riquezas produzidas no pas)
acumulado no perodo. (...) (Folha de So Paulo, B1, 30.09.2003)

6. Observando o grfico acima constamos que a dvida lquida do setor pblico (A) foi maior em setembro de 2002. (B) no ultrapassou, em agosto de 2003, 50% do PIB. (C) teve seu menor ndice em janeiro de 2003. (D) foi menor em janeiro de 2002. 7. A afirmao do jornalista feita no 1o pargrafo do texto comprovada porque o grfico (A) traz apenas os nmeros do ltimo ano. (B) demonstra um crescimento da dvida nos ltimos meses. (C) trabalha com projees futuras. (D) aponta a meta do pas com o FMI. 8. Em sntese, o artigo mostra que o governo (A) diminuiu seus gastos com os juros. (B) conseguiu aumentar a arrecadao de impostos e pagar os juros. (C) necessita pagar mais juros para saldar sua dvida. (D) tem um gasto extremamente elevado com os juros. Ateno: Leia a charge abaixo e responda s questes de nmeros 9 a 11.

5. O texto se refere aos interesses de dois grupos . Esses interesses so (A) iguais. histricos. (B) conflitantes. (C) causais. (D)

Ateno: Para as questes de nmeros 6 a 8, considere o grfico e o texto a seguir.

(Rodrigo Mendes Rosa, aluno 2o ano do Ensino Mdio e 2o semestre de Design Grfico ETE Jos Mendes/SP)

9. O homem esquerda representa (A) os pases pobres e o outro os pases ricos. (B) as empresas falidas e o outro as multinacionais. (C) um brasileiro e o outro um chins. (D) um cidado pobre e o outro um cidado rico. 10. Observando as personagens, pode-se afirmar que, com a globalizao, os pases ricos (A) so prejudicados porque ajudam os pases pobres. (B) e os pases pobres tm oportunidades iguais. (C) no vendem seus produtos aos pases pobres. (D) lucram mais que os pases pobres. 11. "A globalizao tem sido tima para os nossos pases". Comprova-se a afirmao acima por causa (A) do traje da personagem da direita. (B) da satisfao e do dinheiro da personagem da direita. (C) da alegria e da barba por fazer da personagem esquerda. (D) apenas pelo dinheiro da personagem da direita. Ateno: Observe a tabela retirada de um rtulo de maionese com reduzido valor calrico, para responder s questes de 12 a 14.
INFORMAO NUTRICIONAL

reduzido. Pode-se confirmar isso ao comparar os valores de (A) carboidratos e ferro. (B) sdio e ferro. (C) gorduras totais e saturadas. (D) colesterol e gorduras totais. 14. A informao: "Reduzido valor calrico", leva a crer que um alimento indicado para (A) crianas em fase de crescimento. (B) pessoas com dieta de baixas calorias. (C) idosos com restrio de clcio, ferro e sdio. (D) mulheres grvidas. Ateno O texto abaixo refere-se s questes de nmeros 15 e 16. Legislao Trabalhista LEI No 9.601 de 21 de janeiro de 1998 Dispe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e d outras providncias. O Presidente da Repblica Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o As convenes e os acordos coletivos de trabalho podero instituir contrato de trabalho por prazo determinado, de que trata o art. 443 da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, independentemente das condies estabelecidas em seu 2, em qualquer atividade desenvolvida pela empresa ou estabelecimento, para admisses que representem acrscimo no nmero de empregados. 15. Pode-se afirmar que a Lei no 9.601 de 21 de janeiro de 1998 tem por finalidade (A) aumentar o nmero de trabalhadores de uma empresa. (B) estabelecer acordos coletivos para a contratao de empregados. (C) definir o tipo de trabalho que pode ser temporrio. (D) regular o trabalho temporrio em empresas. 16. No 1o artigo da lei fica determinado que (A) as empresas ficam obrigadas a contratar todos os seus empregados por contrato de trabalho com prazo determinado. (B) todos os trabalhadores tm direito doravante a um contrato de trabalho por prazo determinado. (C) s podero ser contratados, por prazo determinado, trabalhadores que representem um acrscimo ao nmero de empregados. (D) qualquer empresa ou estabelecimento poder contratar por tempo determinado trabalhadores, sem que haja nenhuma Ateno: As questes de nmeros 17 e 18 referem-se Conta de Energia Eltrica da Eletropaulo, reproduzida abaixo.

INFORMAO NUTRICIONAL Maionese Maionese Reduzido Convencional Valor Calrico Quantidade 100g 100 g Poro de % por 15 g VD*
Valor Calrico Carboidratos Protenas Gorduras Totais Saturadas Colesterol Fibra Alimentar Clcio Ferro Sdio 620 kcal 3g 330 kcal 8g 50 kcal 1g 0g 5g 1g 5 mg 0g 0 mg 0 mg 140 mg 2 0 0 6 4 2 0 0 0 6

menor menor que 1 g que 1 g 68 g 10 g 30 mg 0g 0 mg 0 mg 33 g 5g 30 mg 0g 0 mg 0 mg

740 mg 950 mg

* Valores dirios de referncia por poro de 15 g com base em uma dieta de 2 500 calorias. 12. Ao ler o aviso, indicado na tabela "Valores dirios de referncia por poro de 15 g com base em uma dieta de 2 500 calorias". entende-se que os valores apresentados no rtulo servem de referncia para: condio para isso. (A) qualquer pessoa que se alimente bem. (B) pessoas que consomem 2.500 calorias por dia. (C) pessoas que consomem 2.500 calorias por ms. (D) atletas que queimam 2.500 calorias por semana. 13. O fabricante afirma que esta maionese em relao maionese convencional, tem valor calrico

19. Assinale a alternativa que apresenta o consumidor do produto anunciado. (A) Crianas menores de quatro anos. (B) Empresas de limpeza. (C) Donas de casa. (D) Supermercados.
17. Esta conta se refere ao consumo

20. As fotos utilizadas reforam as idias contidas nos seguintes textos retirados da propaganda: (A) Produtos Extra. (B) Fotos meramente ilustrativas. (C) so testados e aprovados pelo Laboratrio de Qualidade Extra. (D) Um carinho Extra para a sua famlia. 21. "Um carinho Extra para sua famlia." O termo em destaque (A) qualifica a palavra famlia. (B) d idia de exagero. (C) d um toque de ironia frase. (D) confere ambigidade frase.

(A) do ms de Setembro de 2003. (B) do ms de Outubro de 2003. (C) do perodo entre Setembro e Outubro de 2003. (D) do perodo entre Setembro de 2002 e Setembro de 2003. 18. Observando o histrico de consumo da conta e os dados da conta atual, pode-se afirmar que o usurio da rede eltrica (A) economizou porque, ao longo de doze meses, passou a consumir menos energia. (B) consumiu mais energia nos meses de inverno. (C) apresentou um consumo extremamente elevado nos ltimos trs meses. (D) consumiu menos energia no ms atual do que no mesmo ms do ano anterior.

22. Para convencer o consumidor a comprar o produto, o autor (A) comparou as qualidades da famlia de produtos Extra com as relaes familiares. (B) enumerou todas as qualidades de cada um dos produtos Extra. (C) enfatizou a economia que se faz ao consumir os produtos Extra. (D) apresentou uma foto bem bonita dos produtos Extra.

Ateno: As questes de nmeros 19 a 22 baseiamse no anncio apresentado a seguir.

Ateno: Observe o cartaz da campanha contra o fumo do Ministrio da Sade e responda as questes de nmeros 23 a 27.

usar a forma coloquial FIQUE como se fosse uma s palavra junto com ESPERTO com a inteno de (A) reforar o erro no uso do imperativo porque todo mundo fala assim. (B) confirmar a idia de que o pblico jovem no sabe o que modo imperativo. (C) aproximar-se da maneira como o jovem fala e convenc-lo a ficar atento s armadilhas das propagandas de cigarro. (D) chamar a ateno das pessoas para a necessidade de consumir o cigarro com moderao. Ateno: Os fragmentos das canes abaixo referem-se s questes de nmeros 28 a 31. Querelas do Brasil O Brazil no conhece o Brasi lO Brasil nunca foi ao Brazil. Tapir, jabuti, iliana, alamanda, Ali, alade, Piau, ururau, aqui, atade, Pi, carioca, por, kamekra, Jobim, akarore, Jobim, Au, u, u, u Perer, camar, toror, olerer Piriri, ratat, karat, olar O Brazil no merece o Brasil O Brazil t matando o Brasil Gereba, saci, kaandrades, cunhas, ariranha, aranhaSertes, guimares, bachianas, guas E marionama, arira, aribiaNa aura das mos de Jobim Au, u, u..................................................... Do Brasil S.O.S. ao BrasilDo Brasil S.O.S. ao Brasil..................................................... Blanc, Aldir & Tapajs, M. In S.O.S. Brasil. LP Som Livre 406 0055, 1989. L.A. f.1. Aquarela do Brasil Brasil, meu Brasil brasileiro, Meu mulato inzoneiro, Vou cantar-te Nos meus versos. O Brasil samba que d Bamboleio que faz gingar O Brasil do meu amor Terra de nosso senhor Brasil, Brasil, pra mim, pra mim..................................................... , esse coqueiro que d coco , onde amarro a minha rede, Nas noites claras de luar, , ouve essas fontes murmurantes, , onde eu mato a minha sede E onde a lua vem brincar. , esse Brasil lindo e trigueiro o meu Brasil brasileiro, Terra de samba e pandeiro Brasil, Brasil, Pra mim, pra mim... Barroso, Ary. In Pescador de Prolas. LP CBS 300 500, 1987. L.B. f. 6. 28. A cano Querelas do Brasil parodiando Aquarela do Brasil mantm desta ltima

23. Em: "Fiquesperto! O cigarro usa o esporte e a moda pra te viciar.", o termo destacado na frase relaciona-se ao consumo de (A) drogas lcitas e ilcitas. (C) uma droga ilcita. (B) qualquer produto. (D) uma droga lcita.

24. O autor utiliza um jovem como modelo provavelmente porque (A) a quantidade de pessoas mais velhas fumantes mnima. (B) ele o alvo preferencial das propagandas de cigarro. (C) os jovens so inexperientes e, por isso, so derrotados pelo fumo. (D) o nmero de fumantes jovens cada vez menor. 25. O fato de o jovem esportista aparecer como perdedor e o cigarro, como vencedor, demonstra que o autor (A) comparou o vcio a uma competio em que o vilo sempre vence. (B) tentou passar a mensagem de que o fumante sempre vencedor. (C) quis mostrar que o cigarro saudvel e por isso o vencedor. (D) quis mostrar ao pblico que na vida muitos perdem. 26. Ao usar a frase: "O cigarro usa a moda e o esporte pra te viciar", faz-se uma referncia s propagandas de cigarro porque elas (A) geralmente usam situaes de esporte ou moda para convencer as pessoas de que fumar bom. (B) so apresentadas somente durante a transmisso de eventos esportivos ou do mundo da moda. (C) so produzidas por pessoas que praticam esportes, fumam e so saudveis. (D) mostram pessoas famosas do mundo da moda e do esporte que fumam.

(A) o apelo a que todos ajudem o Brasil. (B) o sentido de mistura dos vrios elementos que formam a nao brasileira. (C) o sentimento ufanista, ou seja, que no Brasil tudo 27. Em: FIQUESPERTO!, o uso correto do modo bom e nosso. imperativo - de acordo com a norma culta da lngua (D) o sentimento de revolta pela explorao do pas por portuguesa - seria FICA, porm o autor resolveu estrangeiros.

29. O nome da cano Aquarela do Brasil foi intencionalmente escolhido para compor, junto com seus versos, a imagem de um pas privilegiado pela (A) alegria de seu povo e sua beleza natural. (B) ingenuidade e romantismo de seu povo. (C) desesperana e, ao mesmo tempo, alegria de seu povo. (D) sua musicalidade e preguia. 30. Ao escolher o ttulo Querelas do Brasil para se contrapor a Aquarela do Brasil, os autores anunciam que (A) cantaro pequenas coisas do dia-a-dia do brasileiro. (B) exaltaro pequenas belezas do Brasil. (C) o brasileiro conhece pouco a sua prpria lngua. (D) no Brasil, tambm h problemas e dificuldades que merecem ser cantados. 31. O fato de os autores utilizarem as grafias /s/ e /z/ para o termo Brasil (A) expressa um sentimento nacionalista e de total rejeio aos estrangeiros. (B) cria ambigidade e expressa uma viso crtica da realidade brasileira. (C) revela o conformismo com a situao poltica brasileira. (D) expressa a ironia e o conformismo de seu povo. Ateno: As questes de nmeros 32 a 34 referemse ao poema abaixo: Meteorologia Social A previso para Capital de tempo nublado com rpidas trombadinhas dgua. (Ulisses Tavares, Caindo na real, Brasiliense, 1987) 32. De acordo com o ttulo, o poema focaliza (A) a previso meteorolgica para a Capital. (B) problemas decorrentes da previso do tempo. (C) problemas decorrentes das relaes sociais. (D) uma chuva rpida com trombadinhas dgua. 33. No poema, o termo trombadinhas possui um sentido figurado e refere-se (A) a um modo da chuva cair sobre a Capital. (B) a pessoas de pouca idade que praticam atos ilcitos. (C) aos jovens que andam pelas ruas. (D) ao temporal preparado pelo tempo nublado. 34. O adjetivo social que se encontra no ttulo do poema (A) descaracteriza a linguagem potica. (B) enfatiza o sentido da palavra meteorologia. (C) identifica o fenmeno atmosfrico com o fenmeno social. (D) relaciona a sociedade s trombas d'gua. Ateno: As questes de nmeros 35 a 38 referemse texto abaixo. SOCORRO! Quero um vizinho (Jornal Dirio do Nordeste, 03/09/2000)

Ainda era cedo. Pouco depois das 20h. (...) A mente vagava por idias desconexas. De repente, uma bola de futebol cruza meu caminho, em uma das ruelas do Montese. Condicionado, reduzi a velocidade: "Onde tem bola, tem menino atrs". No deu outra. L estava o garoto, olhar fixo na "gorducha", como se, naquele instante, ela fosse a nica coisa importante no mundo. Talvez fosse. Passado o susto, comecei a refletir sobre aquele modelo de vizinhana. Pude ento observar crianas brincando nas caladas. Uma turma de adolescentes em um banco de praa. Alguns adultos conversando com a porta aberta. [...] Conclu que a construo civil no Cear, a exemplo dos grandes centros, evoluiu bastante em tecnologia, mas deu passos para trs no modelo de moradia. No falo das fachadas, layouts internos, acabamentos, ou equipamentos de ponta, que avanaram. Refiro-me ao enfoque social da habitao, aos relacionamentos. Em sntese, continuamos construindo um modelo vertical de habitao que, em um mesmo lugar, junta as unidades e separa as pessoas. Moro, particularmente, em um condomnio vertical com 96 unidades. Uma populao de quase 400 pessoas. Devo saber o nome de umas 6, no mximo. ridculo. Quando lembro da rua onde morava, em Quixeramobim, no interior do estado, vejo que muito mudou. Tomvamos banho de chuva na rua, adultos e crianas, com os vizinhos. O carro do leite parava e forava, naturalmente, a aglomerao dos vizinhos. Quem no lembra de um amigo de infncia ou adoles-cncia, conquistado na rua. "Menino, s quer saber de andar na rua", mame gritava. Que saudade! Em alguns casos, ainda existe hoje o "me, vou descer" ; e tambm a contrapartida: "Menino, s quer saber de viver l embaixo". Mas no a mesma coisa. A rua no acaba. Transforma-se em outras, em mato. O muro do condomnio tem um fim. [...] Nossa sociedade entendeu que o chique menos apartamentos por andar e menos ainda por condomnio. [...] Trocaria toda essa evoluo por um vizinho parado porta de minha casa, pedindo um alicate, ou um martelo emprestado. (Paulo Angelim Consultor em Marketing e Mercado Imobilirio. www.pauloangelim.com.br) 35. As caractersticas do texto o identificam com (A) uma crnica, ocasionada por um imprevisto, que leva reflexo sobre a vizinhana e sobre o passado. (B) um conto, porque discute problemas existenciais e sociais da personagem. (C) uma notcia que o narrador redige porque a bola o despertou de suas idias. (D) um editorial, porque descreve o comportamento dos vizinhos e emite sua opinio. 36. No texto o narrador fica admirado por ver (A) tantos condomnios verticais e sente saudades de sua infncia. (B) crianas brincando, adolescentes na praa e adultos conversando de porta aberta. (C) os avanos da construo civil que conduzem a uma maior convivncia entre os vizinhos. (D) que as habitaes atuais, nos grandes centros, no evoluram do ponto de vista tecnolgico. 37. O texto reflete sobre os problemas das grandes cidades e sobre o isolamento das pessoas. Isso fica expresso em (A) (...) comecei a refletir sobre aquele modelo de vizinhana. (B) (...) a construo civil (...) deu passos para trs no modelo de moradia".

(C) (...)ainda existe hoje me vou descer (...) mas no a mesma coisa. (D) (...) um modelo vertical de habitao que (...) junta as unidades e separa as pessoas. 38. Por ser um narrador-personagem, no texto, (A) h uma ausncia de outros pontos de vista sobre a convivncia entre vizinhos. (B) predominam opinies, fundamentadas em argumentos tecnolgicos. (C) jogar bola na rua, brincar na calada, conversar vontade so atividades perigosas. (D) h um envolvimento emocional dele com seus vizinhos de apartamento. Ateno: A foto, apresentada abaixo, serve de base para responder s questes de nmeros 39 a 41.

Famlia de retirantes (Cndido - Portinari, 1944)

Uma famlia.(Botero, 1989)

39. A foto foi tirada com a inteno de (A) mostrar como as pessoas esto conformadas. (B) retratar o dia-a-dia dos trabalhadores rurais. (C) retratar pessoas rumo a uma invaso de terra. (D) ilustrar uma matria sobre movimentos ecolgicos. 40. Uma das pessoas est carregando uma bandeira, supe-se que a finalidade disso seja (A) defender o dono da rea a ser invadida. (B) ser diferente das demais. (C) identificar o movimento. (D) demarcar a rea a ser invadida. 41. Observe a expresso corporal das pessoas na foto. Em relao a essas expresses, foram feitas as seguintes afirmaes: I. O grupo marcha em busca de seus objetivos. II. H um desentendimento entre os participantes da marcha. III. O grupo est desestimulada e, portanto, desistindo de suas intenes. Pode-se concordar apenas com o que se afirma em (A) I (B) II (C) III (D) II e III

42. Os dois quadros focalizam a famlia. Neles um dos objetivos representar a (A) misria. social. (B) obesidade. (C) gula. (D) condio

43. As duas obras tem ttulos semelhantes. Assinale a afirmativa correta. (A) Portinari, ao focalizar a famlia de retirantes retrata uma realidade nordestina decorrente da seca. (B) Botero retrata uma famlia de hbitos muito saudveis. (C) Pelos traos dos rosto da famlia retratada por Botero, percebemos que eles so muito alegres. (D) As aves de arribao presentes na pintura de Portinari evidenciam a liberdade da famlia retratada. 44. Observando as duas telas, pode-se afirmar que (A) no mundo todo j h falta de alimentos. (B) as pessoas tem acesso igual aos alimentos. (C) o excesso e a escassez so igualmente danosos. (D) o ambiente no exerce influncia no acesso aos alimentos. 45. Observando os recursos utilizados pelos pintores, INCORRETO afirmar que (A) a famlia ocupa o primeiro plano em ambas as obras. (B) o espao ocupado pelas famlias, o aconchego do lar e a falta de abrigo refora o contraste entre as famlias. (C) pelas tintas e pelos traos, podemos definir as caractersticas pessoais do artista. (D) cores claras deixam as figuras retratadas mais felizes e saudveis.

Ateno: Para responder s questes de nmeros 42 a 45 observe os quadros abaixo.

Das könnte Ihnen auch gefallen