Sie sind auf Seite 1von 2

Escola Secundria Martins Sarmento

Guimares

Questo de Aula de Biologia - 12ano


11 Ano de escolaridade

NOME __________________________________________________________________ N ___ TURMA: CT1 Outubro de 2011 prof: Frederica Sampaio

Assunto: Sistema Reprodutor

1 Os esquemas I e II da figura 1 representam, em corte, os sistemas reprodutores do homem e da mulher.

5 1 8 10

11 I II
1.1 Faa corresponder a cada uma das caratersticas mencionadas um dos algarismos que identificam os rgos esquematizados na figura 1 e o respectivo nome. A - Glndulas pares que produzem uma secreo rica em frutose que fornece energia aos espermatozides durante a sua deslocao. B - no seu tero inicial que ocorre geralmente a fecundao. C - rgos que se localizam na cavidade abdominal e so responsveis pela produo de ocitos. D - Glndulas que se abrem na uretra onde lanam, antes da ejaculao, uma secreo lubrificante que permite a neutralizao da acidez da urina. E - Msculo oco, com forma de pra invertida, delimitando uma cavidade forrada por mucosa rica em glndulas e vasos sanguneos. F - rgos ovides situados na bolsa escrotal. G - Canal de recepo e conduo de espermatozides e da secreo das vesculas seminais. 2 Observe o esquema, relativo ao sistema reprodutor masculino, 2.1 - Associe uma das clulas/ estruturas (n e nome) do esquema a cada uma das afirmaes que se seguem. A Divide-se por mitoses sucessivas. B Espermatcitos II. C Responsveis pela produo de testosterona. D Tem funo de suporte e nutrio das clulas da linha germinativa. E Possuem recetores de LH. F Tem funo de ativao da espermatognese aps a estimulao pela FSH. G Possui 23 cromossomas e sofre diferenciao. _______________________

Frederica Sampaio

Biologia, Questo de Aula

1/2

2.2 O ncleo da clula assinalada com o nmero 10 tem de massa cerca de 2x10-6g, enquanto que o ncleo da maioria das outras clulas tem o dobro da massa. 2.2.1 Apresente uma explicao para a referida diferena. 2.3 Considere que no processo biolgico representado todas as clulas sobrevivem. Indique, justificando, o nmero de espermatozides que resultam de: 2.3.1 20 espermatcitos I. 2.3.2 20 espermatdeos. 3. A figura representa alguns aspectos da interaco hormonal masculina. 3.1. Identifique as hormonas referenciadas pelas letras A, B e C. 3.2. Explique de que modo o nvel da hormona LH no sangue mantido dentro de certos limites.

4. Explique os resultados seguintes que resultaram de uma atividade experimental: A destruio do lobo anterior da hipfise provoca uma atrofia testicular e uma regresso dos carateres sexuais secundrios.

5. A figura representa a maturao dos folculos do ovrio.

5.1. Indique em que fase da vida da mulher ocorre essa maturao. 5.2. Faa corresponder um dos nmeros da figura a cada uma das seguintes estruturas: A - ocito primrio; B - ocito secundrio; C - folculo primrio D - folculo maduro; E - clulas foliculares; F - corpo amarelo 5.3. Identifique o fenmeno evidenciado na ltima etapa da maturao.

Frederica Sampaio

Biologia, Questo de Aula

2/2

Das könnte Ihnen auch gefallen