Sie sind auf Seite 1von 5

Projecto Educao para o Ambiente

Aldina Diogo e Eduardo Naia

Enquadramento A Educao Ambiental um processo participativo, onde o aluno assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando activamente no diagnstico dos problemas ambientais e na procura de solues, sendo preparado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de competncias e formao de atitudes, atravs de uma conduta tica adequada ao exerccio da cidadania. A Educao Ambiental deve procurar valores que conduzam a uma convivncia harmoniosa com o ambiente e as demais espcies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princpio antropocntrico que tem levado destruio inconsequente dos recursos naturais e de vrias espcies. Sendo a escola um espao social e o local onde o aluno dar sequncia ao seu processo de socializao, comportamentos ambientalmente correctos devem ser aprendidos na prtica, no quotidiano da vida escolar, contribuindo para a formao de cidados responsveis. Considerando a importncia da temtica ambiental e a viso integrada do mundo, no tempo e no espao, a escola dever oferecer meios efectivos para que cada aluno compreenda os fenmenos naturais, as aces humanas e as suas consequncias para si prprio, para a sua espcie, para os outros seres vivos e para o ambiente. fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adopte posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construo de uma sociedade socialmente justa num ambiente saudvel. Para isso, a Educao Ambiental deve ser abordada de forma sistemtica e transversal assegurando a presena da dimenso ambiental de forma interdisciplinar nos currculos das diversas disciplinas e das actividades escolares. A Educao Ambiental dever ter uma abordagem direccionada para a resoluo de problemas contribuindo para o envolvimento activo do pblico, tornando o sistema educativo mais relevante e mais realista e estabelecendo uma maior interdependncia entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o objectivo de um crescente bem-estar das comunidades humanas. Ao implementar um Projecto de Educao para o Ambiente, estaremos facultando aos alunos e populao em geral uma compreenso fundamental dos problemas existentes, da presena humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crtico como cidados de um pas e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competncias e valores que conduziro a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes dirias e as suas consequncias no ambiente em que vivem.

Projecto Educao para o Ambiente


Introduo O projecto tem como base o trabalho realizado no mbito do curso de Ps-graduao em Gesto Ambiental. O projecto abrange o ensino bsico com um perodo de implementao de 3 anos lectivos e desenvolve os contedos relacionados com a Educao Ambiental que fazem parte do programa das disciplinas de Estudo do Meio (1 ciclo), Cincias da Natureza (2 ciclo) e Cincias Fsicas e Naturais (3 ciclo). O projecto est de acordo com os princpios orientadores das escolas do Agrupamento Dr Laura Ayres: A busca da integrao/adequao das escolas no meio sociocultural e geogrfico; A cooperao entre os diversos agentes educativos e a cooperao dos diversos agentes educativos com a comunidade educativa alargada; A dinamizao de projectos e prticas que aprofundem a capacidade autonmica das escolas e do Agrupamento para se constituir (em) como organizaes aprendentes; A dinamizao de projectos e prticas que aprofundem a articulao pedaggica entre os diferentes nveis e ciclos de ensino; A dinamizao de projectos e prticas que possibilitem, ainda, a todas as escolas, individualmente, e ao Agrupamento, no geral, o auto-reflectir-se, o pensar-se e o autoavaliar-se, de modo a encontrar o conhecimento real sobre si mesmo.

Objectivos Desenvolver a conscincia cvica de toda a comunidade como elemento fundamental no processo de formao de cidados responsveis, activos e intervenientes; Criar o sentido de responsabilidade de cada um na promoo de um Ambiente de qualidade; Fomentar hbitos de vida saudvel; Promover o reconhecimento do Ambiente como um bem precioso que todos desejamos e devemos preservar; Implementar uma articulao da Educao Ambiental nos trs ciclos do ensino bsico.

Actividades 1. Elaborao de um guia dos stios com interesse ambiental (geolgico, fauna e flora) da freguesia de Quarteira 2. Elaborao de um manual de boas prticas ambientais na escola 3. Realizao de campanhas educativas sobre a problemtica ambiental 4. Realizao da Semana do Ambiente com actividades diversas como, palestras, concursos e exposies 5. Participao nas Olimpadas do Ambiente 6. Caminhada pelo Ambiente 7. Comemorao do Dia da gua, Dia do Ambiente e Dia da rvore 8. Participao no projecto Coastwatch 9. Determinao da Pegada Ecolgica da escola 10. Participao no programa Eco-Escolas (A confirmar).

Parcerias Cmara Municipal de Loul Junta de Freguesia de Quarteira Associao Almargem Associao de Pais e Encarregados de Educao Empresas e entidades com interveno no Ambiente

Recursos Professores responsveis pelo projecto com horrios na mesma turma de 7 ano Professores e alunos da escola Tempos no lectivos disponveis para implementao e acompanhamento do projecto Apoio logstico da Cmara Municipal e da Junta de Freguesia Funcionrios, tcnicos e equipamentos das entidades participantes Materiais necessrios promoo das actividades na comunidade rgos de comunicao local

Calendarizao As actividades sero desenvolvidas durante os prximos trs anos lectivos, como a seguir se apresenta:

Actividades
Elaborao de um guia dos stios com interesse ambiental. Elaborao de um manual de boas prticas ambientais na escola Campanhas educativas sobre a problemtica ambiental Semana do Ambiente Participao nas Olimpadas do Ambiente Caminhada pelo Ambiente Comemorao do Dia da gua, do Ambiente e da rvore Participao no projecto Coastwatch Determinao da Pegada Ecolgica da escola. Participao no programa Eco-Escolas. (A confirmar)

Ano lectivo 1 2 3 x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Avaliao A avaliao ser efectuada tendo como referncia os seguintes elementos: Concretizao das actividades Nvel de participao Instrumentos/metodologias de avaliao Grelhas de observao Questionrios Observao directa Relatrios dos grupos de trabalho

Quarteira, 16 de Julho

Aldina Diogo e Eduardo Naia

Das könnte Ihnen auch gefallen