Sie sind auf Seite 1von 17

ANLISE OCLUSAL

DISCIPLINA DE OCLUSO
FACULDADE DE ODONTOLOGIA da UERJ

Equipe da Disciplina:
Ricardo Lessa Bastos Walzer Abraho Poubel Florence M. Sekito Hilda M. R. Souza Paulo Roberto B. Fernandes Flavio de A. Chapelin 2000

ANLISE OCLUSAL
Equipe da Disciplina de Ocluso da F.O.UERJ POSIO DE MXIMA INTERCUSPIDAO ( MIC ) 1.Posio postural da mandbula 2.Trajetria de fechamento 3.Posio de mxima intercuspidao RELAO ENTRE AS FACES OCLUSAIS EM MIC Superfcie oclusal Rebordos marginais (cristas) Curvas de compensao Cspides de suporte Localizao das cspides de suporte 1 Grupo inferior 2 Grupo inferior 3 Grupo superior

Mtodo de Frame
1.Observao de fechamento 2.Auscutao dos rudos oclusais 3.Verificao da mobilidade dentria (frmitos) 4.Exame das curvas de compensao 5.Marcao dos pontos de contato oclusal em MIC 6.Observao dos pontos de contato oclusal em MIC

POSIO POSTURAL
Posio Posio Posio Posio de repouso da mandbula de referncia, particular para cada indivduo onde comeam e terminam os movimentos mandibulares de relaxamento muscular

-2-

No exame clnico, o paciente permanece sentado em posio ereta, devendo estar relaxado, e em estado de passividade relativa, isto implica dizer, em ritmo respiratrio calmo e certa tranqilidade emocional e psquica. Solicita-se ao paciente para pronunciar palavras com fonemas bilabiais ( p, m, b ).

Os dentes no esto em contato, e o espao entre os dentes denomina-se espao livre de repouso, que varia de indivduo para indivduo ( 3 a 11 mm - distncia interincisal ).

Fig.. 01

TRAJETRIA DE FECHAMENTO
MIC OC

II

O ponto interincisivo correspondente a um ponto localizado na borda inciso-mesial dos incisivos centrais inferiores (direito e esquerdo). No procedimento de anlise oclusal da posio medese a distncia desse ponto interincisal superior e inferior, obtendo-se, assim, o espao livre de repouso.

Fig.. 02

-3-

POSIO DE MXIMA INTERCUSPIDAO


A partir da posio de repouso, solicite ao paciente que oclua os dentes, assim obteremos a chamada MXIMA INTERCUSPIDAO HABITUAL. dente a dente e ou dente a dois dentes. Esta relao oclusal se d entre cspides e fossas e ou entre cspides e cristas marginais , isto , em uma relao dente a dente e ou dente a doisdentes

CSPIDE FOSSA (Relao dente a dente)

CSPIDE CRISTA MARGINAL (Relao dente a dois dentes)

Fig.. 03

RELAES OCLUSAIS DOS DENTES


Considera como referncia a posio dos 1s molares superiores em relao aos 1s molares inferiores (chave de ocluso). A CSPIDE MSIO VESTIBULAR DO 1 MOLAR SUPERIOR DEVE OCLUIR NO SULCO MSIO VESTIBULAR ( FACE VESTIBULAR) DO 1 MOLAR INFERIOR

Fig.. 04

A esta relao oclusal d-se o nome de normocluso( classe I de Angle ). -4-

tambm de suma importncia examinar-se as relaes dos caninos superiores e inferiores. Assim teramos: Canino superior ocluindo entre o canino inferior e o 1 premolar inferior - normocluso (Classe I ) Canino superior ocluindo mesialmente ao canino inferior - prognatismo maxilar (Classe II ) Canino superior ocluindo distalmente ao canino inferior - prognatismo mandibular (Classe III )

SUPERFCIES OCLUSAIS

a poro oclusal dos dentes posteriores formados pelas vertentes internas (triturantes) das cspides vestibulares e linguais/palatinas. Tambm denominada de mesa oclusal. Uma superfcie oclusal normal e fisiolgica deve corresponder a 1/3 do maior dimetro vestbulo-lingual de um dente posterior.

Fig.. 05 REBORDOS MARGINAIS (CRISTAS)


Representam os limites mesiais e distais da superfcie oclusal.

FOSSAS CENTRAIS
Situada no centro da superfcie oclusal, local este, receptor das cspides dos dentes antagonistas.

-5-

CSPIDES DE SUPORTE
As cspides que se articulam com as cristas marginais e as fossas chamam-se cspides de suporte. So as responsveis pela manuteno da dimenso vertical de ocluso e representam em volume 50% da superfcie oclusal de um dente posterior. Estas cspides apresentam vertentes convexas que se articulam com vertentes convexas de suas antagonistas, constituindo assim contatos puntiformes de ocluso, fato que contribui para a eficincia mastigatria. Os contatos dentrios puntiformes constituem 156 pontos oclusais, o que perfaz 4mm2 de rea oclusal de mastigao.

Fig.. 06 O aparecimento de superfcies planas(facetas de desgaste) em dentes isolados ou generalizados indicam hiperfuno mastigatria a nvel dentrio.

LOCALIZAO DAS CSPIDES DE SUPORTE Mandbula Maxila So grupos de cspides de suporte, 2 na mandbula e 1 na maxila. -6-

GRUPO I - CSPIDES VESTIBULARES DOS PREMOLARES E MOLARES INFERIORES.


Sua conformao permite sua funo de suporte da ocluso. Seus vrtices so mais altos do que as cspides linguais, mais arrendondadas e se localizam em um eixo vertical que passa pelo pice do dente, por esse motivo so consideradas as cspides mais importantes para assegurar a estabilidade da ocluso em MIC. Se a arcada tiver uma curvatura regular, os vrtices das cspides vestibulares inferiores devem ocluir em MIC, no centro das superfcies oclusais dos dentes superiores posteriores.

Fig.. 07

-7-

GRUPO II - BORDA INCISAL DOS INCISIVOS E CANINOS INFERIORES


A linha do rebordo anterior deve ocluir nas faces palatinas dos superiores. Sua inclinao axial em relao ao eixo transverso de rotao da mandbula deve formar um ngulo mais ou menos reto ( entre 85 e 95 ) Esta ocluso anterior de suma importncia na estabilidade oclusal, por ser responsvel pelo estabelecimento da dimeno vertical de ocluso, e de importncia funcional durante os movimentos excursivos da mandbula.

Fig.. 08

-8-

GRUPO III - CSPIDES PALATINAS DE PRMOLARES E MOLARES


Se a arcada tiver uma curvatura regular, em MIC as cspides palatinas devem ocluir no centro da superfcie oclusal dos dentes inferiores antagonistas As cspides palatinas dos premolares podem apresentar 3 tipos de contato: A - Sem contato com fossa B - Contato na fossa distal dos inferiores C - Contato com as cristas marginais dos premolares e 1 molar inferior. Este tipo de relao oclusal dos premolares superiores, nos leva a concluir que a estabilidade e manuteno da dimenso vertical de ocluso assegurada pelas cspides de suporte inferior.

Fig.. 9

Fig.. 10

-9-

CURVAS DE COMPENSAO
As curvas de compensao dividem-se em duas; -uma ntero-posterior (curva de Spee ) e uma frontal lterolateral (curva de Wilson). A combinao das curvas de Spee e de Wilson com a curva traada pelas bordas incisivas dos incisivos inferiores constituem a curva oclusal. Possuem aproximadamente 4 (quatro polegadas de raio).

CURVA DE SPEE - comea no vrtice do canino inferior seguindo o vrtice das cspides vestibulares
inferiores dos premolares e molares. Determinada pela inclinao mesio distal dos dentes pstero inferiores. Durante o exame oclusal importante verificar sua regularidade. Uma curva por demais pronunciada , cuja harmonia acha-se afetada por migraes dentrias constituem-se em obstculos que impedem os movimentos funcionais.

Fig.. 11

- 10 -

CURVA DE WILSON - no plano frontal os dentes esto dispostos seguindo uma curvatura com cavidade
superior chamada Curva de Wilson. A inclinao lingual dos dentes posteriores e a mandbula colocam as cspides vestibulares dos dentes inferiores em um plano mais elevado do que as linguais inferiores. A curva imaginria traada no plano frontal que passa pelo vrtice das cspides vestibulares e linguais dos molares de cada lado, descreve a Curva de Wilson. Este intercruzamento harmonioso entre os dentes superiores e inferiores permitem uma movimentao lateral suave.

Fig.. 12

EXAME DA MIC
O objetivo o de determinar os contatos exagerados e ou mal distribuidos entre as superfcies oclusais e os contatos que podem ser preservados durante um ajuste oclusal por desgaste seletivo.] Estes contatos exagerados so guiados por: -Trajetria de fechamento -Ruidos oclusais -Mobilidade dentria Curvas oclusais Estes contatos so evidenciados por marcas irregulares feitas com papel ou fita de articulao.

- 11 -

MTODO DE EXAME
1-TRAJETRIA DE FECHAMENTO
Solicita-se ao paciente que abra e feche a boca suave e repetidamente a partir da posio de repouso, verificando-se a existncia de desvios da linha interincisiva, do plano sagital mediano.

Fig.. 13 Este exame pode tambm ser verificado solicitando-se ao paciente que abra com maior amplitude (abertura mxima =ou- 40mm), observando-se os desvios durante esta movimentao

2-RUIDOS OCLUSAIS
Com os lbios cerrados e os dentes separados, solicita-se ao paciente que bata repetidamente com os dentes promovendo rudos que variam conforme os contatos dentrios. Observar os rudos produzidos. Sons surdos indicam presena de poucos contatos e em desarmonia.

3-VERIFICAR MOBILIDADE ( FRMITUS)


Com os dentes executando o procedimento batimento contnuo. Com a ponta do dedo indicador apoiado sobre a superfcie vestibular dos dentes da arcada superior, verificar as vibraes transmitidas sobre estes dentes, comparando-os entre si. Dentes com maiores vibraes indicam contatos exagerados portanto, com maior mobilidade.

4-EXAME DAS CURVAS DE COMPENSAO


Melhor observadas nos modelos de estudo. -Extruses / intruses -Verses / inclinaes axiais. Que podem se constituir em contatos exagerados.

- 12 -

5 - MARCAES DOS CONTATOS - CSPIDES DE SUPORTE. 5.1-MATERIAL NECESSRIO


Pina de mller Papel carbono ( unilateral - ferradura ) Fita accufilm Seringa de ar do equipo 5.2 - Procedimento I - Seca-se a superfcie oclusal dos dentes com a seringa de ar II - Com o papel carbono em forma de ferradura coloca-se sobre as superfcies oclusais dos dentes superiores III - Solicite ao paciente que golpeie o papel de forma brusca, simultaneamente.

EXAME DOS CONTATOS OCLUSAIS RETRUSIVOS OCLUSO CNTRICA


A partir da MIC, a mandbula pode efetuar um movimento retrusivo, mantendo os dentes em contato (ocluso em relao cntrica). Este movimento, no entanto, pode ser perturbado por obstculos oclusais (migraes dentrias, verses, restauraes unitrias e mltiplas, reconstruo prottica, etc ). Estes impedimentos podem levar a distrbios e ou desordens funcionais, tornando a manipulao da mandibula dificultada por espasmos musculares, por exemplo.Sendo assim, necessrio, que esta mandbula esteja neuromuscularmente relaxada para que se obtenha xito na manipulao mandibular, levando-a a Relao Cntrica. Relao Cntrica Deslizamento em Cntrica ( Deflexo mandibular OC-MIC ) Exame das curvas de compensao Tcnica de exame dos contatos retrusivos Relaxamento Neuromuscular Obteno da Relao Cntrica Marcao dos contatos prematuros - 13 -

RELAO CNTRICA
Posio reproduzvel Cndilos simetricamente posicionados na glenide Possveis movimentos excursivos Movimento rotacional dos cndilos Posio de referncia Emprego na montagem dos modelos no articulador No fechamento da mandbula em RC, frequentemente, um contato prematuro pode interromper este fechamento completo, a partir desse contato, a mandbula pode defletir anteriormente ou lateralmente para alcanar a MIC, tornando-se potencialmente patolgico.

Fig.. 14

ngulo de abertura em

RC + ou - 10 a 15 + ou - 25mm

Distncia interincisal

Relao proporcional de abertura =


3 Distncia interincisal
- 14 -

1 Distncia intermolares

DESLIZAMENTO EM CNTRICA
Deve ser sem tropeos e de modo contnuo.No grfico do diagrama de Posselt (planos sagital e horizontal), este deslizamento representado por uma reta de OC para MIC.

Fig.. 15

Se este contato dentrio se localiza em um s dente, este contato se transforma em obstculo que representa um contato prematuro e isto faz com que este se oponha a um deslizamento harmonioso, gerando desvios da mandbula: B.ntero-lateral - observado pelo desvio da linha mediana. (Representa maior patogenicidade ao sistema)

Fig.. 16 - 15 -

Fig.. 17

EXAME DAS CURVAS DE COMPENSAO


Dentes extruidos, migrados, girados, etc; alteram as curvas de compensao.

TCNICA DO EXAME DOS CONTATOS EM OCLUSO CNTRICA


1.Relaxamento Neuromuscular .frulas oclusais (placas) .JIG .desprogramador de Mc Horris-Long 2.Obteno da RC .paciente deitado em posio supina .paciente relaxado psquico e emocionalmente .paciente conscientizado indicando o primeiro contato em OC 3.Marcao dos Contatos Prematuros .marcar com carbono os contatos em MIC .aplicar uma lmina de cra fina sobre os dentes posteriores superiores .posicionar a mandbula em RC e fechar at o primeiro contato marcar com um lpis a rea perfurada .fazer o paciente morder sobre a cra a partir do contato prematuro .marcar com um lpis a trajetria do desvio.

Fig.. 18

- 16 -

BIBLIOGRAFIA
1. SANTOS, J. Jr - Ocluso clnica - Atlas colorido. So Paulo, SP, Liv. Santos Ed. Ltda. 1995 2. SANTOS J. Jr - Ocluso - princpios e conceitos. 4 Ed. So Paulo, SP, Liv. Santos Ed. Ltda. 1996 3. OKESON J. P. - Fundamentos de ocluso e desordens mandibulares. 2 Ed. Liv. Artes Mdicas Ltda. 1992

- 17 -

Das könnte Ihnen auch gefallen