Sie sind auf Seite 1von 16

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole1 Maria Lcia Thatiane Barella2 1. Direitos e tenses - Poltica urbana marcos referenciais

At meados do sculo XX, a questo habitacional por vigncia do EBES era considerada uma Poltica Pblica de carter universal. Aps o ajuste econmico ocorrido em Washington, essa concepo substituda para uma Poltica de carter focalista, ou seja, sendo regida pela oferta de mercado tornando a cidade (ou parte dela) em algo atrativo ao mercado competitivo. No Brasil, a questo urbana tem seu inicio no ano de 2001, quando se viabilizou o Estatuto da Cidade, onde contm os Direitos Sociais j garantidos pela Constituio Federal de 1988. Mas, apesar de tais avanos, havia, tambm, novos desafios no que se refere regulamentao jurdica, administrativa, urbanstica e ambientais. Por conta dessas pendencias, tem-se, no inicio dos anos 70, uma serie de movimentos populares, cujo objetivo era conquistar e ampliar tanto os direitos sociais como as melhorias nas condies de vida. Este movimento ganha fora, e em 1980, passou a apresentar propostas prprias, onde cobrava do Estado o reconhecimento e a abertura da esfera pblica para a sua participao. (22) E em 1987 foi apresentada Assembleia Constituinte a Emenda Popular pela Reforma Urbana resultando, posteriormente, nos artigos 182/183 da CF/88 com foco central na instituio da Funo Social da Propriedade e da Cidade. Entretanto, a regulamentao desses artigos aconteceu somente em 2001, com o Estatuto. Portanto, o Estatuto tornou-se um marco referencial para a Poltica Urbana, no por apenas ser fruto das reivindicaes sociais, como tambm por compreender a questo da moradia como um lugar na cidade, na medida em que atribui maior relevncia ao Municpio, pois o ente federativo que mais expressa o direito cidade. Vale ressaltar, tambm, que o Municpio o

1 2

Fichamento do livro Assistente Social. Graduada em Servio Social pela Universidade Nove de Julho.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

responsvel pela gesto do uso do solo, por ter a competncia comum com a Unio, Estados e o Distrito Federal.

- Sistema Federativo e gesto do territrio

O Brasil um Estado Federativo, ou seja, formado por centros de poder (entes federativos) independentes, mas coordenados entre si, e onde seus mandatrios so eleitos por voto popular. Estes entes federativos so: Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal e cada um corresponde um territrio, tendo sua rea de atuao delimitada por Lei3. J a Unio detm os poderes para garantir a unidade poltica e econmica do conjunto da Nao. Para atender as suas responsabilidades (competncias), cada nvel dispe de um oramento, constitudo a partir de impostos que lhe so devidos, conforme dispe a Constituio. (24) Assim como o oramento, as competncias entre as esferas tambm so distintas: *exclusivas funes vedadas s demais esferas (Estados4), referindo-se Unio5 e aos Municpios6; *concorrentes podem ser exercidas em diferentes graus pelos diversos nveis de governo. Em nvel interior, cabe ser supletivo e pode acrescer condies, sendo respeitado o estabelecido pelos nveis superiores. *comuns visam zelar pela guarda da Constituio e das Instituies Democrticas; cuidar da sade e da assistncia pblica; combater as causas da pobreza e promover integrao social; proteger o meio ambiente, o patrimnio histrico, pblico e cultural; promover programas de construo de moradias e a melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico. (24) Para a composio dos recursos, h de se considerar: *Recursos prprios, ou seja, constitudo por uma parcela de arrecadao prpria e outras transferncias regulares com porcentagem definida pela Constituio Federal. *Transferncia referente s Polticas Pblicas especficas montantes transferidos de nveis superiores de governo com o objetivo de implementar localmente as Polticas Pblicas.
3

A Lei maior brasileira a Constituio Federal, pois estabelece direitos e deveres dos cidados, regime de governo e o exerccio do Poder e a organizao dos Poderes. 4 Ao Estado compete tudo que no lhes seja vedado pela Constituio. 5 Unio compete gerar moedas, diplomacia e idioma. 6 Aos Municpios cabe legislar os assuntos de interesse peculiar e promover o ordenamento territorial mediante planejamento e controle de uso, parcelamento e ocupao do solo urbano. Estas funes, entretanto, so definidas a partir da natureza dos servios prestados.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

- Exerccio do Poder e Polticas Pblicas A gesto de Polticas Pblicas pode ser feita de modos muito particulares, cuja concepo incorpora formas mais democrticas e participativas ou nacionalmente coerentes, sendo executadas de forma descentralizada. Para os setores de Educao, Assistncia Social so utilizados recursos da Unio, via demais nveis para o uso exclusivo. J para a Sade, existe o Sistema nico de Sade SUS cuja base encontra-se na proposta Constituinte. Com relao aos marcos legais, temos: *1999 Movimento Nacional de Reforma Urbana; *2000 Projeto Moradia com trs eixos fundamentais fundiria, financiamento e institucional; *2003 Ministrio das Cidades; *2003 Conferencia Municipal, Estadual e Nacional criando o Conselho Nacional das Cidades7; 2005 Projeto do Fundo Nacional de Moradia Popular Lei n 11.124. -Estatuto da Cidade Segundo a Lei Federal n 10.257/01, este estatuto estabelece normas de ordem pblica e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurana e do bem estar dos cidados, bem como do equilbrio ambiental. (art. 1) Assim, o Estatuto compreende: *A regulamentao dos direitos e instrumentos urbansticos, inovaes conceituais e doutrinrias; *A representao da mudana na natureza do corpo jurdico, passando a ser bem pblico e coletivo;

O Conselho o local onde h dilogo e orientao de Polticas Pblicas, criando, posteriormente, as Lei Munucipais para Cultura, Habitao, Transporte, Meio Ambiente, Sade, Educao, Assistncia Social, Estatutos, Leis para negros, mulheres, a fim de inserir socialmente estas demandas e possibilitando a melhor qualidade de vida.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

*A garantia do direito cidade sustentvel (direito terra urbana, moradia, saneamento, infraestrutura, transporte, lazer, servios pblicos); *A gesto democrtica com a participao popular no que tange a execuo, formulao e acompanhamento de projetos, programas e planos; *A funo social; *A delimitao de reas urbanas para o parcelamento, edificao ou utilizao compulsria, utilizao do usucapio especial de imvel urbano, concesso de uso especial para fins de moradia e a ZEIS; *O direito preempo, outorga onerosa, uso do solo, transferncia do direito de construir; *O sistema de acompanhamento e controle. 2. A questo ambiental Segundo o IBGE (2004), entende-se por Meio Ambiente, um conjunto dos agentes fsicos, qumicos, biolgicos e dos fatores sociais susceptveis de exercerem um efeito direto ou mesmo indireto, imediato ou a longo prazo, sobre todos os seres vivos, inclusive o homem (IBGE, 2004, 2 ed) Do mesmo modo tem-se o conceito de natureza, isto , trata-se de um sujeito do contrato social, pois sua definio regida pelas tenses e articulaes entre o carter universal da formulao pblica/estatal e a particularidade inevitvel das situaes contextualizadas. Assim, a construo do meio ambiente possui etapas, mecanismos e lgicas. No Brasil, a proteo ambiental era tratada como proteo de ecossistemas de carter esttico e cultural pela sua paisagem; tendo sua preservao garantida pelo Cdigo Florestal o qual continha um conjunto de decretos referentes gesto do Patrimnio Nacional, natural, histrico e artstico. Ademais das reas de preservao, o Cdigo Florestal objetivava o controle do processo de apropriao dos recursos naturais pelos diversos agentes do desenvolvimento. (33) Essa situao se manteve at 1964, quando foi instaurado o governo militar, onde pela reviso do Cdigo, acabou por fortalecer a funo do Estado na tutela dos recursos naturais. Com essa ideologia, limitou-se a influencia dos naturalistas, ao passo que possibilitou a criao do IBAMA rgo governamental que tem o papel de implementar o Cdigo Florestal.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

Com a criao do IBAMA, o conceito de proteo do ecossistema esttico passou a ser para a proteo de ecossistemas e espcies ameaadas. Diante desse quadro, em 1965, o Cdigo Florestal passou a contemplar as florestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao reconhecidas de utilidade s terras que revestem. (33) J na dcada de 1970 perodo de redemocratizao do pas notou-se que o Brasil havia recursos ilimitados, e, a partir de ento comeou a surgir as primeiras organizaes da sociedade civil em defesa da natureza. A partir de ento, o meio ambiente passa a ser reconhecido como Poltica Pblica com a criao da Secretaria Especial de Meio Ambiente SEMA. A partir da dcada de 1980, assistiu-se ao processo de institucionalizao da questo ambiental e sua traduo em dimenses de Poltica Pblica, com a criao do Sistema Nacional do Meio Ambiente, e mais tarde do Sistema nacional de Recursos Hdricos. (33) Desta forma, a questo do meio ambiente marcada por quatro marcos histricos: 1. Sedimentao do conceito de meio ambiente como bem comum atravs da Declarao de Estocolmo em 1972; 2. Conferencia Europeia sobre o meio ambiente em 1979, reafirmando o meio ambiente como bem comum e relacionando-o defesa da vida humana, bem como aos direitos civis; 3. Promulgao da Lei Federal n6.938/81, a qual instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, onde traz a concepo de meio ambiente como totalidade, ou seja, passou a ser entendida como direito social e cultural; e, 4. Constituio Federal de 1988, a qual traz a proteo fauna, flora e ao patrimnio gentico, a preservao e restaurao do ecossistema.

3. Poltica urbana, ambiental e o direito cidade Aps anos de lutas, debates e acmulo feito pelo movimento social, introduziram-se diversas emendas populares na Constituio Federal, definindo, por sua vez aspectos inovadores para a Poltica Urbana (art. n 182 e 183) e Ambiental (art. n 225).

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

- Confrontos na Agenda Urbana O quadro de foras presente na CF admite a incluso no texto legal de conquistas sociais, no entanto, implica que aspectos transformadores tivessem sua aplicabilidade postergada. Por esta razo, a questo da obrigatoriedade da propriedade cumprir sua funo social teve de ser aplicada no Plano Diretor Municipal. E que para tanto, s foi aprovada aps anos de luta, resultando na Lei Federal Estatuto. O Estatuto inclui instrumentos que atendem diferentes demandas: operao urbana e possibilidade de ampliao de potencial de construo, ZEIS, usucapio e concesso de uso. Em So Paulo, o Plano Diretor foi formulado pelos movimentos sociais que propunham: Delimitao de ZEIS; Concesso de uso especial para fins de moradia; e, Incentivos para habitao de interesse social.

Entretanto, o Plano Diretor de So Paulo conta com trs blocos que defendem suas prioridades: O setor imobilirio contra a outorga onerosa e pela ampliao de coeficientes de aproveitamento em determinadas regies; O setor popular pelas ZEIS e condies de incentivo construo de HIS; e, Os setores da classe mdia, pela manuteno das zonas exclusivamente residenciais.

Isto se justifica com o argumento de que em reas onde o mercado imobilirio tem interesse, pode ser produzida infra-estrutura e melhoria sem necessidade de investimentos do Estado. Com isso, o Estado se desoneraria, direcionando recursos prprios para as reas mais carentes. (39) Portanto, aprovar IPTU, ZEIS, usucapio reconhecer a existncia de correlaes de foras e sua limitao no que se refere negociao possvel. - tenso entre agendas A questo urbana e ambiental so distintas, por isso transitam em arenas autnomas e separadas. (41) isto ocorre, pois a tenso emerge excitamente no momento em que cabe sociedade equacionar a forma de assentamento do incremento da populao urbana [uma vez

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

que] a maioria dos brasileiros no encontra oferta de solues de moradia adequada, nem pelo mercado, nem pelos programas pblicos. (41) Desta forma, a populao de baixa renda passa a ocupar os terrenos ambientalmente mais frgeis, protegidas por lei. Por esta razo, pensar a questo ambiental nas grandes cidades implica em discuti-la no modelo de desenvolvimento e desenvolvimento urbano. Portanto, deve-se pensar sobre padres, patamares mnimos, adensamento e intensificao do uso do solo ou extenso horizontal, bem como a distribuio dos nus nas opes adotadas. (41-42) - direito cidade, entraves e confrontos O conceito de direito cidade foi sendo construdo no bojo dos movimentos sociais a partir da dcada de 1970, e foi sendo paulatinamente expressa em termos legais e conceituais na CF, atravs da FSCP e posteriormente no Estatuto da Cidade. No entanto, tal conceito vem se chocando com algumas das formulaes vigentes no atual Direito Urbanstico e Ambiental, tais como: *Insuficiencia de prioridade e de recursos pblicos, a sobreposio de leis sobre matrias semelhantes, com disposio algumas vezes conflitantes, entraves administrativas, a desarticulao das agendas, procedimentos distantes s efetiva prticas sociais, cultura segregadora. *Da propriedade territorial entendida como direito natural, modelos urbansticos e concepes de gesto ambiental e ao uso do solo. Isto se d pelo fato de que o direito cidade envolve o acesso habitao e a um lugar na cidade. Tendo em vista essa visibilidade, o Estatuto da Cidade prope alternativas: *Maior abertura de terra a ser propiciada pelas sanes reteno (utilizao compulsria, IPTU progressivo no tempo e desapropriao com ttulos da dvida pblica), usucapio especial urbano8 e concesso do uso especial, ZEIS9 e condies especiais a HIS.

A falta de defensoria pblica e assessoria tcnica inviabiliza a usucapio. E a usucapio coletiva est pendente de definio. 9 A ZEIS um confronto com a Legislao urbanstica e ambiental.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

4. Mananciais da Regio Metropolitana de So Paulo e a legislao de proteo - A crise de abastecimento, a construo das represas e seu desdobramento O abastecimento de agua em So Paulo, at o sculo XIX se dava atravs de fontes naturais. Com o advento da industrializao, a cidade passou a agregar cada vez mais um contingente de trabalhadores, e isso acarretou a falta de agua potvel. Pelo crescimento demogrfico, estiagens anuais e poluio dos rios, impulsionou a crise da agua. Por este motivo, a iniciativa privada requereu a canalizao da agua da Serra da Cantareira, objetivando o abastecimento de agua potvel para a capital. Assim, surgiu a Companhia Cantareira de Agua e Esgoto, em 1875, se tornando a principal fonte de captao de agua em So Paulo. Mas, em 1892, a empresa passou pelo processo de estatizao devido aos problemas financeiros e pelo esgotamento da sua capacidade de extenso. Diante da crise, outro projeto fora formulado, o da utilizao das aguas do Tiete, mas a ideia grou polemica, por conta do mal estado de sua agua, entre os engenheiros da Escola Politcnica e os sanitaristas. O primeiro acreditava que deveriam ser utilizados os mananciais mais distantes e volumosos, protegidos por mata e acima das ocupaes urbanas. J o segundo propunha a utilizao do Tiete/Pinheiro mediante o tratamento qumico juntamente com uma lei de proteo ambiental. Em 1926, passou-se a discutir a utilizao da Represa de Guarapiranga e Billings para a gerao de energia Guarapiranga e para ser reservatrio Billings. - A Lei de Proteo dos Mananciais LPM Os primeiros regulamentos urbanos foram relativos s edificaes. A primeira lei abrangente foi o Cdigo de Obras Arthur Saboya Lei Municipal n 3.427/29. Em 1934, o ato n 663 aprovou a consolidao do Cdigo de Obras regulamentando as primeiras restries. O art. 40 delimitava reas de uso exclusivamente residencial. Em 1940, consolidaram-se os instrumentos tcnico-administrativos dos Planos e Parmetros de uso e ocupao do solo. Em 1960, tais regulamentos e planos se multiplicaram.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

E em 1970, consolidou-se a concepo de zoneamento como instrumento de controle da utilizao do solo, atravs da diviso do territrio em zonas. Assim, o planejamento urbano [] pautado por modelos que valorizam os parmetros ideais de uso e ocupao do solo e de tipologia de edificaes e um sistema institucional de licenciamento e fiscalizao das atividades. (51) Ainda em 1970, frete crise do abastecimento de agua, foi formulado a Lei de Proteo dos Mananciais. Esta Lei segue tais parmetros: estudo sobre absoro, drenagem e capacidade de depurao, densidade de ocupao compatveis com a manuteno dos mananciais em boas condies de preservao. (51-52) A LPM foi formulada como parte do Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado, cujo objetivo era a reorientao das tendncias de crescimento e desenvolvimento urbano regional, bem como medidas de proteo dos recursos naturais em mbito metropolitano. - Instrumentos e dispositivos Para controlar o uso e a ocupao junto aos mananciais, criaram-se duas categorias: 1. reas non codificandi aquelas junto s margens de rios e crregos, nascentes e margens das represas. 2. Classe A superior a 30 hab/h. Classe B entre 25 e 34 hab/h. Classe C mximo entre 6 e 24 hab/h10. A legislao admite alm do uso residencial, o suo industrial e tercirio. Mas, para a indstria, sobrepe-se Lei de Zoneamento industrial. So permitidos usos de lazer, hortas, florestamento, reflorestamento e extrao vegetal. Estipula tambm medidas de controle do processo erosivo e de restries do uso de nutrientes, defensivos agrcolas e substancias toxicas. - Consequncias da aplicao As consequncias da utilizao do parmetro unidade/populacional criaram limites para o adensamento populacional. As justificativas so:

10

Esta diviso auxilia o clculo que cada bacia poderia atingir para a mxima populao

residente.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

*estudos tcnicos sobre a capacidade de autodepurao dos recursos hdricos, desconsiderando a possibilidade de aumentar essa capacidade, atravs do sistema de tratamento de esgoto. Assim, em funo da alta precariedade, desprovido de infra-estrutura e onde a fiscalizao quase inexiste garante o fcil acesso dos moradores de baixa renda a esses locais. 5. O processo de ocupao da rea de proteo dos mananciais e a formao de irregularidade - A natureza da irregularidade preciso compreender o que irregular, rever procedimentos de trabalho e formas de regulamentao, viabilizando efetiva correspondia entre legislao e condio concreta. H necessidade de comprometer-se com um mtodo de trabalho e de formulao de propostas que parta no de traduzir conceitos em desenho ou em normas, mas de construir prticas, propostas e modelos que respondam nossa efetiva realidade, s nossas limitaes institucionais e econmicos, de modo criativo, sem preconceito j que o usual ou o conceitualmente irrepreensvel, formalizado no papel ou nas normas, em nossas condies reais, tem como muita frequncia levado a desastres urbansticos e ambientais. (40) O desafio maior se faz em articular o conhecimento nas diversas reas, pois a falta de tratamento conjunto de todos esses aspectos leva a distores que causam efeitos opostos aos pretendidos. (62) - proteo ambiental Para que haja proteo ambiental, faz-se necessrio proteger e melhorar todo o conjunto, ou seja, qualificar as condies de vida na totalidade da cidade, inclusive com a preservao da agua de abastecimento e a funcionalidade da cidade, (63) pois o ambiente um todo indiviso. Mas, a crtica situao de proteo ambiental vem sendo notada e afetada, no somente a parcela de excludos, mas a toda a sociedade, uma vez que inexiste polticas para tais demandas: poluio, enchente, crise de energia eltrica, doenas, dentre outras.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

- regularidade e excluso Nos anos 50, as reas em torno das represas eram utilizadas para lazer, com clubes nuticos, chcaras e ncleos de segunda residncia. Em seguida, passaram a localizar prximas s rodovirias. Esses lugares eram atrativos por desfrutar da proximidade da natureza com a cidade. Mas, a legislao de proteo ambiental restringiu o adensamento destes locais, mas no impede que se agregado super valor exclusivo, sejam super valorizadas.

6. Quadro institucional competncias e atribuies Segundo o art. 23, o desenvolvimento urbano e ambiental de competncia dos trs nveis de governo: -proteger o meio e combater poluio; -promover programas de construo de moradia; -melhoria das condies habitacionais e de saneamento. Assim, a Lei n 6.938/81 criou o SNMA, explicita em seu art. 6 compete ao Estado e aos municpios a fiscalizao e o controle da aplicao de critrios, normas e padres de qualidade ambiental. J a Lei n 10.257/01 do Estatuto da Cidade, explicita em seu art. 3 - compete Unio a legislao sobre normas para a cooperao entre os entes federativos em relao poltica urbana, visando o equilbrio do desenvolvimento e do bem estar, bem como promover programas de construo de moradias. O art. 191 da CF estabelece que compete ao Estado e dos municpios a preservao, conservao e defesa, recuperao e melhoria do meio natural. A Lei Estadual n 7.663/91 estabelece os recursos hdricos: -criar bacias hidrogrficas realizada pelos Planos de Bacia; -cabe aos rgos de administrao direta ou indireta gerir tais recursos. E a Lei Estadual m 9.866/97 estabelece diretrizes e normas para adoo de lei especfica, incluindo reas de restrio e ocupao, rea de ocupao dirigido e rea de recuperao ambiental.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

-Instrumentos e procedimentos As leis que regulamentam o uso e a ocupao do solo so os art. 898/75 e 1.172/76, as quais consistem o licenciamento e fiscalizao. Assim, foi estabelecida como competncia dos municpios a regulao do uso do solo e toda a proposta deve ser apresentada Prefeitura, isto , tudo o que estiver localizado em rea de proteo aos mananciais deve ter a licena da Secretaria de Meio Ambiente do Governo Estadual e todo parcelamento do solo pela Secretaria Estadual de Habitao. Por esta razo, a aprovao e a regularizao de um loteamento deve seguir tal percurso: -Apresentar projeto preliminar Prefeitura e obter a Certido de Diretrizes, sendo acompanhado de desenhos e memorial descritivo, titulo de propriedade, certido de nus reais e certido negativa de tributos municipais, relativos ao imvel. Cada municpio tem autonomia constitucional para estabelecer como ser o procedimento de licenciamento em seu territrio, portanto, no h procedimento nico em mbito municipal. -Tratando-se de parcelamento na Regio Metropolitana exigida aprovao do Estado, e para isso, em 1991, foi criado o grupo de Analise de Projetos Habitacionais com o intuito de unificar em um mesmo certificado a aprovao de todos os rgos do Governo. Entretanto, cada rgo tem sua responsabilidade neste processo: - Secretaria de Habitao: anuncia prvia para a provao do projeto de loteamento e desmembramento da Regio Metropolitana de So Paulo; e anlise do processo, aplicando a Legislao Federal de parcelamento; -Secretaria do Meio Ambiente: analisa o projeto sob prisma da Legislao Ambiental, em especial aqueles relacionados alterao da paisagem natural para as intervenes com a vegetao natural. -SMA: o Departamento de Proteo aos Recursos Naturais atua no licenciamento das atividades e empreendimentos que impliquem em presso e/ou explorao de vegetao nativa e em intervenes em rea de preservao permanente. (71) A legislao utilizada o Cdigo Florestal (Lei Federal n 4.771/65) -Departamento do uso do solo metropolitano: ocupa-se da expanso urbana da metrpole. Para tanto, so utilizadas as Leis Estaduais n 898/75, 1.172/76 e 9.866/97, o decreto n 9.714/74. -Departamento de avaliao do impacto ambienta: avaliam as condies de impacto ambiental, condies de implantao, aterro, cortes de terra. Antes deste processo, o empreendedor apresenta o projeto e seus problemas; em seguida instrumentaliza a deciso e por fim feito uma prvia de

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

licenciamento. O licenciamento completo aprovado pelo CONSEMA via resolues do CONAMA e Lei n 6.938/81. -Procuradoria Geral do Estado: examina a documentao. -CETESB: previne e controla a poluio ambiental com base na Lei Estadual n 997/76 e pelo decreto n 8.468/76. -SABESP: fornece diretrizes do sistema de abastecimento de agua e esgoto. -Eetropaulo: analisa projetos quanto disponibilidade de energia. -Comgs: manifesta a disponibilidade de rede com verificao da demanda e capacidade da rede local. -Emplasa: analisa a documentao do parcelamento do solo ou do empreendimento habitacional. -Corpo de bombeiros: manifesta-se em caso de implantao de conjuntos habitacionais verticais com relao aos sistemas de segurana e proteo contra incndios. -Fiscalizao Todos tm o papel de fiscalizar. *Observando a prtica -m organizao de funcionamento dos rgos responsveis; -variaes na Secretaria ou nos Departamentos responsveis, pois variam segundo obra, administrao, tipo de habitao, meio ambiente, planejamento e desenvolvimento urbano; -sobreposio de funes, lacunas de atuao, desconhecimento das atividades; -poucas iniciativas de integrao entre rgos de uma mesma instituio pblica; -exigncia dupla de aprovao municipal e estadual; -processo de abertura do processo judicial muito longo. *Desafios e entraves -no h acesso ao abastecimento de agua, coleta de esgoto, drenagem, equipamentos urbanos e transporte pblico; -ausncia do Poder Pblico; -baixo investimento em remoo (por ser de alto custo); -cadastros desatualizados; -dificuldade de identificao do limite de propriedade, imprecises; -condies existentes, natural e funcionrios insuficientes; -atualizao tecnolgica, falta de capacitao;

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

-troca de funes dos trabalhadores e alta rotatividade de cargos dificulta a formao de equipes; -grupo poltico. 7. Ministrio Pblico Compete ao Ministrio Pblico fiscalizar a lei e exercer a tutela dos interesses difusos. vinculado ao Poder Executivo. E segundo a CF, tem como princpios: unidade, da indivisibilidade e da independncia funcional garantindo-lhe autonomia administrativa, (art. 127, 2 e 3) e sua funo est prevista no art. 129. -Direitos difusos e ao do MP -interveno no procedimento de impugnao do registro de parcelamento -notificao do loteador para suprir a falta do registro -defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses parciais e individuais -proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiental, e outros interesses difusos e coletivos. Por ser o promotor de justia de habitao e urbanizao, cabe defender os interesses difusos ou coletivos nas relaes jurdicas relativas ao desmembramento, loteamento e uso do solo para fins urbanos no Estado de So Paulo. J em outros Estados, a Promotoria deve ser criada a partir da Lei Orgnica. Portanto, a atuao do Ministrio Pblico nos casos de parcelamento do solo urbano, na rea cvel se d por intermdio do inqurito civil e da ao civil pblica e, na esfera penal no inqurito policial e na ao penal. (84) 8. Irregularidade e justia: procedimentos, aes e julgados. -Prefeituras: informam as promotorias e/ou delegacias sobre a venda de lotes irregulares e a formao de loteamentos ilegais, instaurando procedimentos internos de investigao e tentando a paralisao das obras via judicial. Notificam ocupantes para apresentao de documentos. Em caso de negligencia, ou desocupam o loteamento ou regularizam sua situao. E notificam os loteadores, a fim de paralisar a construo irregular de moradias. -rgos Estaduais: a *SMA fiscaliza, interdita e embarga.

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

*CETESB responsvel pelo tratamento do esgoto do municpio, e encaminha denuncias de ilegalidade para o MP. *Secretaria de negcios metropolitanos - regulariza loteamentos que comprovam sua anterioridade Lei n 1.172/76 (Lei de Proteo dos Mananciais). *Polcia ambiental quando h desmatamento de vegetao nativa, a polcia acionada e aplica-se multa empresa. *Cartrio de registro de imveis pouco comum devido diferena entre que loteado e compromissado. *Polticos interveno de vereador, secretrios e prefeitos (sem aprovao do Estado). 9. Ajustamento de conduta urbanstica e ambiental O direito urbanstico e ambiental define regras gerais, ou seja, os aspectos de maior relevncia. Assim, a administrao pblica decide o que convm ou no ao interesse coletivo. E o MP adota a melhor soluo nos casos que envolvem moradia social e prejuzo ambiental. - Ajustamento de conduta e conflitos de direitos Este ajustamento de conduta tem por finalidade reduzir o dano, e assim, proporcionar melhoria na qualidade ambiental. Permite maior participao da populao excluda da cidade formal. - Proteo dos mananciais e regularizao de assentamentos: mudando paradigmas Os assentamentos irregulares em reas de mananciais esto em desacordo com a legislao de loteamento (Lei Federal n 6.766/79) e a legislao de proteo dos mananciais. A construo de moradias nestes locais ocorre na maior parcela do tecido urbano. Por isso a sua regularizao exige que se torne uma Poltica Pblica, onde tratem a questo habitacional de modo mais amplo e diversificado, ou seja, carece de projeto urbanstico, tecnologia e projeto de infra-estrutura alternativa para a regularizao urbanstica (adequao norma, reviso de Leis, enquadramento como ZEIS); soluo de regularizao da propriedade (compra e venda, desapropriaes, usucapio, usucapio coletivo, concesso de uso especial, simples desmembramento da gleba em lotes), soluo de financiamento das obras, soluo de manuteno (condomnio, cooperativa, responsabilidade do Poder Pblico) (108)

Moradia e mananciais tenso e dilogo na metrpole Maria Lucia Thatiane Barella

Isso ocorre pelo fato de que o assentamento irregular est muito abaixo dos exigidos por lei (declividade maior do que a permitida, lotes menores que a rea mnima, falta de rea pblica, infra estrutura, densidade muito maior que a admitida); necessitando investir recursos em desapropriao, remoo e obras. Para que o financiamento seja realizado faz-se necessrio que a rea esteja regularizada. - Reviso da legislao de proteo aos mananciais A Lei Estadual n 12.233/06 prenuncia uma nova portaria, a qual incorpora melhor compreenso da realidade scio-ambiental, responsabilidade e controle social. A Lei Estadual n 9.866/97 tambm modifica alguns princpios e paradigmas na legislao ambiental (num enfoque que incorpora premissas, questionamentos, propostas e demandas que perpassam formulaes internacionais/projeto de ONG ambientalistas/movimento por moradia/avaliaes profissionais e pesquisas acadmicas). Esta poltica inovadora uma vez que traz a gesto participativa, integrando os setores e instncias governamentais, bem como a participao da sociedade civil, alm da descentralizao do planejamento e da gesto das bacias.

Das könnte Ihnen auch gefallen