Sie sind auf Seite 1von 10

COMO

COMO

SABER SE SOU SALVO?

SABER SE J NASCI DE NOVO?

VOC

J TEVE UM ENCONTRO COM

DEUS?

Muitos professam terem tido um encontro com Deus, mas seguem vivendo como antes. Mas um verdadeiro encontro com Deus deixa marcas! Abro torna-se Abrao, Jac transforma-se em Israel, Simo em Pedro, Levi em Mateus e Saulo em Paulo. Isaas exclamou: ai de mim! Zaqueu deixou de ser um corrupto ganancioso e passou a ser justo e caridoso. Ou seja, um verdadeiro encontro com Deus impactante e transformador. Algum pode dizer: eu creio, ento, estou salvo. O problema desta afirmao que a f sem obras morta (Tg 2.18), pois a verdadeira f em Cristo tambm transformadora. Quem reconhece que Jesus o Senhor, deve tambm sujeitar-se ao seu senhorio. fcil perceber que a grande maioria das pessoas ao nosso redor professa uma f crist, mas Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitas maravilhas? E ento lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniquidade (Mt 7:21-23). Jesus ensinou que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus (Jo 3:3). Nascer de novo implica em mudana de vida, pois a nova criatura no pode permanecer a mesma, mas deve viver em novidade de vida (Rm 6.4). Jesus tambm ensinou que o caminho da salvao era estreito e apertado, o que no condiz com a ideia de que basta crer. "At o diabo cr e treme" (Tg 2.19). Como saber, ento, se estamos no Caminho? Jesus mesmo responde a esta pergunta com a seguinte frase: pelos seus frutos os conhecereis (Mt 7.20). Se queremos conhecer que espcie de rvore somos devemos examinar os frutos, pois eles so realmente reveladores. Paulo exorta os cristos dizendo: Examinai-vos a vs mesmos, se permaneceis na f; provai-vos a vs mesmos. Ou no sabeis quanto a vs mesmos, que Jesus Cristo est em vs? Se no que j estais reprovados (2 Co 13:5).

Joo escreveu um livro para ajudar os cristos a discernirem a autenticidade de seus relacionamentos com Cristo. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna (1 Jo 5.13). Ele usa expresses descritivas das caractersticas dos salvos em Cristo que garantem aos possuidores delas a convico de sua salvao. Tais expresses costumam conter os seguintes termos: sabemos que , assim sabemos, deste modo sabemos, desta forma sabemos, conhecemos, assim conhecemos, nisto conhecemos, dessa forma reconhecemos, se algum, dessa forma, quem no, todo aquele, todo aquele que nascido de Deus, todo aquele que ama, todo aquele que cr, aquele que ...

Sabemos que todo aquele que nascido de Deus apresenta as seguintes caractersticas: 1) Tem comunho com Deus 2) Tem comunho com a Igreja 3) Tem comunho com a Verdade 4) Tem o testemunho do Esprito Santo 5) Tem respostas para as suas oraes 6) Tem vitria sobre o pecado, o diabo e o mundo

1) TEM

COMUNHO COM

DEUS

Tem comunho com o Pai e com o Filho: o Nossa comunho com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo (1 Jo 1.3).

Conhece a Deus.
o

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos (1 Jo 2:3). conheceis o pai e conheceis aquele que existe desde o princpio (1 Jo 2.14).

Ama a Deus.

Amando a Deus e mandamentos (1 Jo 5:2).

obedecendo

aos

seus

Assim conhecemos o amor que Deus tem por ns e confiamos nesse amor. Deus amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele (1 Jo 4:16).

Est em Cristo: o Sabemos tambm que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheamos aquele que o Verdadeiro. E ns estamos naquele que o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5:20). o Mas, se algum obedece sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus est aperfeioado. Desta forma sabemos que estamos nele (1 Jo 2:5). o Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em ns: pelo Esprito que nos deu (1 Jo 3:24). Permanece em Cristo o Permanecei nele e 2.28). dele no nos afastemos (1 Jo

o Permanea em vs o que ouvistes desde o princpio. Se em vs permanecer o que desde o principio ouvistes, tambm permanecereis vs no Filho e no Pai. (1 Jo 2.24).

Anda na luz, pois Deus luz


o o

Deus luz; nele no h treva alguma (1 Jo 1:5). Se, porm, andamos na luz, como ele est na luz, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7).

2) TEM

COMUNHO COM A IGREJA

Os salvos mantem comunho com a igreja e no somente com Deus (1.3). Deve ter comunho com Deus (1.6) e tambm uns com os outros (1.7). Segundo Joo, os verdadeiros cristos so os que: Amam os irmos o Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos (1 Jo 5:2). o Sabemos que j passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmos. Quem no ama permanece na morte (1 Jo 3:14). o Desta forma sabemos quem so os filhos de Deus e quem so os filhos do diabo: quem no pratica a justia no procede de Deus; e tambm quem no ama seu irmo (1 Jo 3:10). o Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmo, continua nas trevas (1 Jo 2:9).
o

Quem ama seu irmo permanece na luz, e nele no h causa de tropeo (1 Jo 2:10).

No abandonam a Igreja
o

Eles saram do nosso meio, mas na realidade no eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem sado mostra que nenhum deles era dos nossos (1 Jo 2:19). No deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocs vem que se aproxima o Dia (Hb 10:25). Se, porm, andamos na luz, como ele est na luz, temos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (1 Jo 1:7).

Reconhecem o valor da Igreja: o Ns viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem no vem de Deus no nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Esprito da verdade e o esprito do erro (1 Joo 4:6).

Seguem o exemplo de Jesus que deu sua vida em favor da Igreja para apresenta-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpvel (Ef 5.26-27). Devemos amar como Jesus amou: o Nisto conhecemos o que o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por ns, e devemos dar a nossa vida por nossos irmos (1 Jo 3:16).

3) TEM

COMUNHO COM A

VERDADE

Cr que Jesus o Verdadeiro Deus encarnado e a vida eterna:


o

Sabemos tambm que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheamos aquele que o Verdadeiro. E ns estamos naquele que o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5:20). Vocs podem reconhecer o Esprito de Deus deste modo: todo esprito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus (1 Jo 4:2). Quem o mentiroso, seno aquele que nega que Jesus o Cristo? Este o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho (1 Jo 2:22). Quem cr no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem no cr em Deus o faz mentiroso, porque no cr no testemunho que Deus d acerca de seu Filho (1 Jo 5:10). De fato, muitos enganadores tm sado pelo mundo, os quais no confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal o enganador e o anticristo (2 Jo 1:7).

D ouvidos a s doutrina apostlica: o Ns viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem no vem de Deus no nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Esprito da verdade e o esprito do erro (1 Jo 4:6; cf. Ef 2.20, At 2.42; 3 Jo 13, 4, 8 e 12). o Permanea em vs o que ouvistes desde o princpio. Se

em vs permanecer o que desde o principio ouvistes, tambm permanecereis vs no Filho e no Pai. (1 Jo 2.24). Obedece a Palavra de Cristo: o Mas, se algum obedece sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus est aperfeioado. Desta forma sabemos que estamos nele (1 Jo 2:5). Est firmado e seguro na Verdade: o Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso corao diante dele (1 Jo 3:19; 2 Jo 1.1-4 e 3 Jo 13, 4, 8 e 12). o A Palavra de Deus permanece em vs (1 Jo 2.14). o Nisto conheceremos que somos da verdade (1 Jo 3.19). No d ouvidos aos falsos profetas o 1 Jo 2.18-27 o 1 Jo 4.1-6 o Filhinhos, vs sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior aquele que est em vs do que aquele que est no mundo(1 Jo 4.4) o Nisto reconheceremos o esprito da verdade e o esprito do erro (1 Jo 4.4 e 5) o Guardai-vos dos dolos (1 Jo 5.21). Mentira alguma jamais procede da verdade o 1 Jo 2.21 Se tem comunho com Deus tem comunho com a Verdade, pois: o O Esprito a Verdade (1 Jo 5.6) o Jesus o Caminho, a Verdade e a Vida(Jo 14.6). o Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertar(Jo 8.32). o A Palavra de Deus a Verdade (Jo 17.17). o Tambm sabemos que o Filho de Deus vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 Jo 5.20).
DO

4) TESTEMUNHO

ESPRITO

Podemos saber que somos salvos pelo Esprito Santo que testifica com o nosso prprio esprito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). O

Esprito nos convence do pecado, da justia e do juzo. Pelo Esprito somos levados a convico que Jesus Senhor (1 Co 12.3) e tambm por Ele que clamamos Aba, Pai (Rm 8.15; Gl 4.6). O Espirito derrama amor em nossos coraes (Rm 5.5). O Esprito nos ensina (1 Co 2.13 e 1 Jo 2.27). o Esprito Santo nos guia, porque todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus (Rm 8.14). Joo, portanto, ensina que todo aquele que verdadeiramente filho de Deus possui o testemunho do Esprito Santo como podemos ver nos textos abaixo: E nisto conhecemos que ele permanece em ns, pelo Esprito que nos deu ( 1 Jo 3.24). Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em ns: em que nos deu do seu Esprito (1 Jo 4.13). E o Esprito o que d testemunho (1 Jo 5.6). Aquele que cr no Filho de Deus tem, em si, o testemunho (1 Jo 5.10, cp. Rm 8.16; Ef 1.13-14) A sua uno vos ensina a respeito de todas as coisas (1 Jo 2.27 e 1 Co 2.13).

5) TEM

RESPOSTAS PARA AS SUAS ORAES

Podemos saber que somos salvos por que o Senhor tem respondido as nossas oraes: E aquilo que pedimos, dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe agradvel (1 Jo 3.22 cf. Tg 5.16; Jo 15.7) E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos (1 Jo 5:15).

6) TEM

VITRIA SOBRE O PECADO.

O DIABO

E O MUNDO

Joo ensina que o cristo pode saber que salvo porque est vivendo uma vida de vitria sobre o pecado, o diabo e o mundo: Vitria sobre o pecado: Sabeis tambm que Ele se manifestou para tirar os pecados, e nele no existe pecado. Todo aquele que permanece nele no vive pecando, todo aquele que vive pecando no o viu, nem o conheceu. (1 Jo 3.4-6).

Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princpio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. Todo aquele que nascido de Deus no vive na prtica de pecado; pois o que permanece nele a divina semente; ora, esse no pode viver pecando, porque nascido de Deus (1 Jo 3.8,9).

Vitria sobre o diabo Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vs, e tendes vencido o Maligno (1 Jo 2.14).

Vitria sobre o Mundo No ameis o Mundo (1 Jo 2.15) Porque todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o Mundo: a nossa f. Quem o que vence o mundo, seno aquele que cr ser Jesus o Filho de Deus? (1 Jo 5.4, 5). Sabemos que todo aquele que nascido de Deus no vive em pecado (1 Jo 5.18).

O Cristo j foi liberto do domnio do pecado (Rm 6.14), j morreu para o pecado e no deve continuar vivendo nele (Rm 6.2). Isto no significa que esteja imune a possibilidade de pecar (1 Jo 1.8). O crente precisa vigiar, pois ainda est suscetvel a cair em tentao (Lc 22.46). O Cristo j uma nova criatura, cujo velho homem foi crucificado com Cristo (Gl 2.20; 5.24). Mas isto no significa o mesmo que estar automaticamente blindado contra o pecado. Ainda h uma longa batalha a ser travada contra o pecado, o diabo e as paixes mundanas. H uma grande luta interior. Uma batalha difcil entre o esprito e a carne (Gl 5.17). Por isto que encontramos inmeras exortaes para andarmos em esprito a fim de no darmos ocasio a carne (Gl 5.16-25; Co 3.8; Ef 4.22; Rm 8.13). O cristo no pode mais viver segundo a vontade da carne, mas deve ser guiado pelo Esprito de Deus, porque todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus(Rm 8.14).

Joo afirma que sua carta tem como propsito conduzir os cristos uma vida de vitria sobre o pecado: Filhinhos meus, estas coisas

vos escrevo para que no pequeis (1 Jo 2.1). Os filhos da Luz, no devem andar nas trevas (1 Jo 1.6), mas se tropearem em sua caminhada, no devem permanecer prostrados, pois tem em Cristo um grande advogado para interceder em seu favor a fim de alcanarem perdo e purificao para seguirem firmes em seu propsito de viverem para Deus (1 Jo 1.8 e 2.1-2). Ainda que o pecado seja uma realidade na vida do cristo, uma grande diferena entre os que so filhos de Deus e os que no so que o verdadeiro cristo no vive praticando o pecado, pois no mais escavo do pecado e sabemos que todo aquele que vive pecando escravo do pecado (Jo 8:34). Por isto que Joo afirma: Sabemos que todo aquele que nascido de Deus no vive em pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno no o atinge. (1 Jo 5:18). A diferena que so de Deus no esto sob o poder do Maligno: Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo est sob o poder do Maligno (1 Jo 5:19). Sabemos que somos novas criaturas porque recebemos um novo corao (Ez 11.19; 36.26) e um novo Esprito (Ez 36.27) que nos capacita a guardar os mandamentos de Cristo (1 Jo 2.3-7; 3.22; 5.2). Como exclamou Jesus: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este o que me ama (Jo 14.21). Isto significa uma vida de vitria sobre o pecado! Uma vida de santidade possibilitada pelo Esprito Santo de Deus! Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua prpria glria e virtude (2 Pe 1:3). Sim, fomos chamados para participar de sua virtude. Pedro arremata dizendo: para que vocs se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupo que h no mundo, causada pela cobia (2 Pe 1.4). Por isto que o cristo no pode amoldar-se a forma deste mundo (Rm 12.1-2), pois foi escolhido para ser santo, conforme a imagem de Jesus (Rm 8.29; Ef 1.4). De acordo com Joo, o filho de Deus deve andar na luz, porque Deus luz (1 Jo 1.7), deve amar, porque Deus amor (1 Jo 4.8), deve praticar a justia, porque Deus justo (1 Jo 2.29; 3.7,10), deve ser verdadeiro porque Deus a Verdade (2.21, 27), deve ser puro porque Deus puro (1 Jo 3.3-9). Em suma, deve andar assim como Ele andou (1 Jo 2.6).

Sabemos que somos salvos porque estamos em Cristo, porque estamos seguindo os seus passos, porque estamos no Caminho! Tropeos acontecem, mas estamos no Caminho da Luz. Encontramos perdo neste caminhar e fora para prosseguir. Nossa caminhada no solitria. O Senhor nos guia e desfrutamos da comunho com o Pai, com o Filho e com o Esprito Santo. Tambm partilhamos da companhia de irmos e irms que seguem a este mesmo Senhor Verdadeiro, Justo, Puro e Amoroso. Nosso Senhor nossa Luz e Salvao. Nosso Senhor nosso alvo e motivao. Nosso Senhor a nossa fora para vencer o pecado, o Diabo e o Mundo. Bispo Jos Ildo Swartele de Mello http://escatologiacrista.blogspot.com

Das könnte Ihnen auch gefallen