Sie sind auf Seite 1von 6

____________________________________________________________GAPsi - FCUL

O DESEJO DE MORRER
A ideia do suicdio uma grande consolao: ajuda a suportar muitas noites ms

Suicdio
Os comportamentos suicidrios constituem um flagelo da nossa sociedade contempornea. Contudo, na maioria dos casos, a pessoa escolheria outra forma de solucionar os problemas se no se encontrasse numa tal angstia que a impossibilita de considerar outras opes para alm do suicdio. A inteno geralmente parar a dor e no pr termo vida!

Acabar com os mitos!


Porque existem ainda muitas ideias erradas, importa desmistificar alguns mitos que existem na nossa sociedade acerca do suicdio.

MITO: Tem que se ser louco para se pensar no suicdio! FACTO: De tempos a tempos, a maioria das pessoas tem pensamentos suicidas. A maioria dos suicdios e das tentativas de suicdio feita por pessoas inteligentes, temporariamente confusas, que exigem muito delas prprias, especialmente se estiverem em crise.

MITO: Apenas certo tipo de pessoas comete suicdio. FACTO: Todo o tipo de pessoas comete suicdio homens e mulheres, novos e velhos, ricos e pobres, pessoas de meios rurais e meios urbanos; ocorre em todos os grupos raciais, tnicos e religiosos.

____________________________________________________________GAPsi - FCUL
MITO: As pessoas que falam sobre o suicdio no o cometem. FACTO: 8 de 10 pessoas que se mataram verbalizaram a sua inteno previamente. Falar acerca do suicdio diminui o risco? Estudos mostram que discutir pensamentos suicidas com algum (p.e. familiar ou profissional de ajuda) pode ajudar a solucionar os problemas que contribuem para o pensamento suicida, contudo, no garante a reduo do risco de suicdio.

MITO: As pessoas que tentam suicidar-se esto apenas a chamar a ateno. FACTO: As pessoas que ameaam ou tentam suicdio esto na verdade procura de ajuda. Considerar este comportamento manipulativo no diminui de forma alguma o potencial letal das suas aces.
As tentativas de suicdio seguidas de procura de ajuda no so srias? Embora possa existir ambivalncia no suicdio (desejo de viver e morrer simultneos), isto no garante que a situao esteja livre de risco. Importa lembrar que a maioria das pessoas que cometem suicdio d um aviso prvio. Sero as tentativas de suicdio apenas gritos de ajuda? Se a tentativa de suicdio for encarada como apenas um grito de ajuda, pode falhar-se em perceber a gravidade do problema. Geralmente, uma tentativa representa mais do que um pedido.

MITO: Uma pessoa que tenha tentado suicidar-se no volta a tent-lo. FACTO: O oposto frequentemente verdade. As pessoas que fizeram tentativas prvias podem estar em maior risco de cometer o suicdio; numa segunda ou terceira vez, as tentativas de suicdio podem parecer mais fceis para algumas pessoas.

MITO: Discutir ou questionar acerca do suicdio pode sugeri-lo pessoa? FACTO: Discutir intenes suicidas com a pessoa de uma forma sensvel e directa pode diminuir o risco de suicdio. A abertura e preocupao dos outros em perguntar sobre o suicdio a uma pessoa vulnervel, vai permitir-lhe experienciar dor ao falar no seu problema, o que pode ajudar a reduzir a sua ansiedade. Isto pode tambm permitir pessoa com pensamentos suicidas sentir-se menos s e isolada, e talvez um pouco aliviada.

MITO: Quando uma pessoa que tentou suicidar-se se comea a sentir melhor, o perigo acaba. FACTO: A maioria dos suicdios ocorre 90 dias aps a melhoria do estado mental da pessoa.
A probabilidade de cometer suicdio diminui medida que a depresso diminui? Pelo contrrio, medida que a pessoa fica menos deprimida desenvolve mais energia psquica e fsica, que pode ser focada no comportamento suicida.

____________________________________________________________GAPsi - FCUL
MITO: Se uma pessoa est seriamente a considerar suicidar-se, no h nada que se possa fazer. FACTO: A maioria das crises suicidas tem uma durao limitada e baseia-se em pensamentos confusos. As pessoas que tentam suicidar-se querem livrar-se dos seus problemas. No entanto, necessrio que se confrontem directamente com os mesmos para que possam encontrar outras solues, o que pode ser feito com a ajuda de pessoas que as apoiem durante o perodo crtico, at que consigam pensar mais claramente.

A medicao pode parar o comportamento suicida? Embora potencialmente til para o tratamento a longo-prazo, a medicao pode no ser efectiva para a depresso imediata do paciente. De facto, alguns anti-depressivos (designados tricclicos) podem mesmo ser letais em sobredosagem.

Sou um potencial alvo?


Conhecer o suicdio implica reconhecer os factores de risco. Destacam-se os seguintes:

Psicopatolgicos sofrer de depresso, esquizofrenia, alcoolismo, toxicodependncia ou distrbios de personalidade; estar sujeito a modelos suicidrios: familiares ou amigos; ter tido comportamentos suicidrios prvios; e demonstrar inteno suicida.

Demogrficos ter entre 15 e 24 anos ou mais de 45; pertencer ao sexo masculino; ter ocorrido a morte de pessoas significativas (p.e. pais, conjugue, etc.); ter escolaridade elevada; apresentar doenas terminais (HIV, cancro, etc.); E ter uma famlia desagregada (por separao, divrcio ou viuvez).

Psicolgicos desesperana (sensao de nada valer a pena); culpabilidade por actos praticados; e perda de pessoas significativas.

Sociais habitar em meio urbano; estar desempregado; ter emigrado; ter falta de apoio familiar e/ou social; e ser reformado.

Importa, contudo, considerar que cada indivduo lida com a tenso e o sofrimento de formas diferentes e a presena de mltiplos factores de risco no implica necessariamente que a pessoa cometa suicdio. Na maioria das vezes, a juno de alguns dos factores supra mencionados que despoletam uma sensao de desespero suficientemente intensa para colocar a ideia de suicdio, da, ser importante estar atento aos sinais que as pessoas podem emitir em relao ideia de poder pr termo vida.

____________________________________________________________GAPsi - FCUL Como conhecer o risco?


Reconhecer o risco de suicdio envolve conhecer os sinais de alarme. Conhec-los e intervir de forma eficaz uma tarefa importante que poder salvar vidas.

Alguns sinais de alarme que frequentemente so exibidos pelas pessoas deprimidas com inteno suicida so: sofrimento psicolgico (tristeza intensa); perda de auto-estima; constrio (reduo dos horizontes a um simples tudo-ou-nada); isolamento (sensao de vazio e de falta de amparo); desesperana; mudanas rpidas de humor; e egresso (fuga como nica soluo para acabar com a dor intolervel). Tambm a impulsividade um dos factores importantes, pois ela modela a rapidez com que se passa do pensamento ao acto. Sinais como comentrios acerca da morte ou suicdio podem expressar intenes suicidas e no devem ser desvalorizados. Os preparativos para a morte como escrever cartas aos amigos/familiares ou dar objectos pessoais de valor sentimental so, por vezes, um dos sinais mais preocupantes. Se forem detectados alguns sinais de alerta importante no deixar a pessoa sozinha e procurar ajuda profissional.

O que fazer?
Considere-se a utilidade de algumas pistas sobre como DEVE reagir nesta situao: importante levar a pessoa a srio, mantendo-se calmo e essencialmente escutando. Importa saber se a pessoa possui planos especficos e qual o mtodo de suicdio que est a ser considerado. igualmente importante no prometer confidencialidade, pois poder ser necessrio falar com amigos, familiares ou tcnicos de sade. Reconhecer os sentimentos da pessoa, oferecer confiana, ser emptico e no crtico fundamental. Realar o facto de o suicdio constituir uma soluo permanente para um problema que, ainda que parecendo irreversvel, pode ter sada, lembrando a pessoa de que existe ajuda. Estabelecer um pacto de no-suicdio pedindo pessoa que garanta que quando sentir vontade de se magoar no vai cometer suicdio, mas antes procurar ajuda (p.e. contactar algum previamente acordado). Encaminhar e falar sobre a importncia de ter o apoio de algum com habilitaes para o ajudar (p.e. mdico ou psiclogo). Considerando que o suicdio um acto tendencialmente impulsivo e que corresponde a um perodo em que a pessoa est mais confusa e fragilizada, importante no deix-la sozinha (p.e. junto de algum familiar). Caso no exista essa possibilidade, deve ponderar-se a hiptese de internamento, que poder ser contextualizada pessoa, no como se algo de profundamente errado se estivesse a passar com ela, mas simplesmente como um modo de se proteger dela prpria, enquanto a ideao suicida estiver activa.

____________________________________________________________GAPsi - FCUL
No menosprezar o papel que certas crenas religiosas ou morais podem ter no desenrolar da situao. Certas pessoas podem ver nestas dimenses a ltima barreira a ultrapassar para cometer suicdio. Assim, devemo-nos aliar s foras da vida, e neste caso, promover uma empatia com as crenas da pessoa e utiliz-la em prol do objectivo: diminuir a probabilidade de a pessoa pr termo vida.

Importa lembrar que h sempre uma linha telefnica ou Nmero Nacional de Socorro 112, que funciona 24 horas por dia com pessoal habilitado na preveno do suicdio que poder ajudar. Tambm os familiares ou amigos de vtimas de suicdio podem procurar ajuda nos grupos de sobrevivncia, onde encontraro pessoas com os mesmos problemas e experincias semelhantes sua, onde no correm o risco de ser julgados e/ou condenados.

Para-suicdio
Arriscar morrer para sobreviver
Como nem todos os actos que parecem pr em risco a vida do prprio correspondem a tentativas suicidas, convm distingui-los. Uma das principais diferenas o nvel de intencionalidade. Enquanto que a tentativa de suicdio entendida como o acto levado a cabo por um indivduo que visa a sua morte, mas que por razes diversas no alcanada; o para-suicdio consiste num acto no fatal, atravs do qual o indivduo protagoniza um comportamento invulgar sem inteno clara de morrer. Ainda assim, arrisca danos a si prprio, atravs de comportamentos auto-destrutivos, muitas vezes com vista a conseguir modificaes reais imediatas desejadas. Estes comportamentos relacionam-se com alguns comportamentos de risco, tais como o abuso de substncias txicas, lcool ou psicoestimulantes; conduzir em excesso de velocidade, alcoolizado, drogado ou em contra-mo; vivncia de uma sexualidade no controlada ou com relaes de risco; escolha de alguns desportos demasiado perigosos; adopo de comportamentos mais arriscados tornando-se o prprio propcio a distraces ou acidentes; alterao sbita de peso, na maneira de agir; etc.

Comportamentos de Auto-Mutilao
O desejo de silenciar a dor Sem o desejo de morrer
Os comportamentos de auto-mutilao esto associados a um conjunto de perturbaes emocionais e caracterizam-se pela prtica de diversos actos que procuram provocar dor ou desconforto fsico intenso. Embora alguns desses actos se aparentem com aces perpetradas por quem tem vontade

____________________________________________________________GAPsi - FCUL
de terminar a vida, no servem esse o objectivo, sendo utilizados mtodos de baixa letalidade (p.e. cortes superficiais nos pulsos ou braos), que frequentemente deixam marcas visveis que se procuram esconder. importante estar atento a essas marcas, pois so pistas que podem ajudar a perceber que aquela pessoa precisa de apoio e at mesmo evitar situaes acidentais em que a morte possa decorrer das suas aces, ainda que inadvertidamente. Estes fenmenos complexos so multideterminados e surgem, habitualmente, em situaes de elevada ansiedade, tenso e fria, tendo um elevado efeito tranquilizante que incita o indivduo a repetir o gesto mesmo quando, aps a auto-leso, sente culpa e/ou vergonha. So as mulheres, em especial na sua juventude, que mais adoptam este tipo de comportamento, que constitui uma forma de lidar com o seu sofrimento psicolgico o controlo da dor fsica traz-lhes um sentimento de alvio relativamente dor psicolgica, transmitindo-lhes uma sensao de controlo sobre si prprias que no conseguem obter de nenhuma outra forma. Para essas pessoas, h que vencer a barreira da vergonha para procurar ajuda. Para quem vive com elas, h que tomar ateno e tentar perceber a diferena e que apoio ser melhor a sua deteco e encaminhamento pode evitar um gesto fatal, pois infelizmente, este tipo de comportamentos e situaes nem sempre descoberto a tempo.

Encontrar apoio
nos momentos de crise e grande dificuldade, em que frequentemente todos pensam no haver qualquer soluo e os prprios familiares e outros elementos de apoio sentem necessitar de ajuda, que a procura de apoio pode fazer toda a diferena, ajudando a pessoa a encontrar outras formas de viver. SOS Voz Amiga 213544545 800202669 Telefone da Amizade 228323535 SOS Servio Nacional de Socorro 112

Se pretendes explorar o assunto, podes encontrar resposta para outras questes na Sociedade Portuguesa de Suicidologia (www.spsuicidologia.pt).

The Student Counseling Virtual Pamphlet Collection, http://counseling.uchicago.edu/vpc/, adaptado por Carolina Ferreira, Psicloga Estagiria no GAPsi - FCUL

Das könnte Ihnen auch gefallen