Sie sind auf Seite 1von 5

1

Teoria Geral do Estado Turma do segundo semestre de 2011 Primeiro Estudo Dirigido

Instrues:

a) Em grupos de at trs integrantes, realizem a leitura dos textos disponibilizados para a disciplina. b) Cada questo dever ser respondida em um espao mximo de quinze linhas. c) As respostas devero ser entregues, em sala de aula, no dia 28 de novembro para a turma do noturno e 29 de novembro para o matutino. d) As respostas tambm devero ser entregues em via digital nos emails menelick@unb.br ; grezendesou@gmail.com ; ramiro.barroso@gmail.com

Questes:

1)

Diz-se da Teoria Geral do Estado (TGE), enquanto constructo de uma cincia do

direito e do Estado no contexto alemo da segunda metade do sc. XIX, ser ela uma teoria resistente. O que isso significa? Como se pode compreender ali o princpio monrquico? Quais as afinidades declaradas ou dissimuladas existiriam entre a TGE

2)

sobretudo em autores como Paul Laband e Georg Jellinek e as teorias organicistas do Estado? Para esses autores, qual lugar ocuparia o Estado no domnio social? Qual seria a posio do monarca nessa doutrina constitucional alem?

3)

Qual significado os autores da TGE atribuem ao significante constituio?

4)

Descreva de modo sucinto a forma como Georg Jellinek narra a parbola do

termo Estado. Por que, em face de outros concorrentes capazes de descrever organizaes polticas, para esse autor ele termina por se impor?

5)

Quais so os trs elementos fundamentais de caracterizao do Estado para

Jellinek?

6)

Distinga Poder do Estado e Soberania? Por que Jellinek se aferra tanto a esta

separao? Relacione essa questo ao contexto histrico-poltico do Imprio Alemo.

7)

Os autores da TGE so tambm conhecidos por sua filiao vaga positivista de

que passa a se revestir a concepo de cincia na segunda metade do sculo XIX. A tradio do positivismo legal (Gesetzespositivismus) Gerber-Laband-Jellinek, contudo, foi duramente criticada por aquele que seria conhecido como o grande baluarte do neopositivismo, Hans Kelsen. Quais restries podem ser formuladas apropriao do iderio positivista que acaba por conformar a TGE? Quais argumentos Kelsen levantar nesta contenda?

8)

O que e quais so as formas de governo? Hans Kelsen prope a alterao da

classificao clssica Monarquia-Repblica por um novo binmio. Que binmio esse? Como ele define seus termos? Qual o critrio utilizado para tal classificao? Por que a monarquia, enquanto monarquia parlamentar, no mais pode ser considerada uma forma de governo?

9)

O que e quais so os sistemas de governo?

10)

Como Carl Schmitt justifica ter escrito uma Teoria da Constituio? Qual o

sentido desta passagem que pretende superar o enfoque das teorias do Estado? Por que as categorias herdadas do sculo XIX j no mais so capazes de apreender adequadamente os fenmenos jurdicos? Relacione essas questes com o contexto histrico-poltico alemo do primeiro ps-guerra.

11)

Distinga o conceito absoluto de constituio das demais conceituaes elencadas

por Schmitt. H, para ele, alguma diferena entre constituio e leis constitucionais?

12)

Quais so as crticas de Schmitt formuladas a Hans Kelsen? Responda

descrevendo de que maneira o primeiro identifica e responde ao problema da legitimao da ordem jurdica em face do segundo.

13)

Como Schmitt pretende atualizar a teoria do poder constituinte? Qual a relao

deste ltimo com a validade das normas jurdicas? O poder constituinte est limitado temporalmente? E materialmente?

14)

Como Schmitt pretende pensar a soberania do povo e a soberania do monarca?

Qual o conceito de democracia o autor avana em sua obra? Como se delineia a noo de representao? 15) possvel dizer que, apesar das rupturas fundamentais, Schmitt ainda partilha

com os tericos do Estado do sc. XIX o axioma de que a poltica se resume ao Estado? Desenvolva.

16)

Por que, na opinio de Karl Loewenstein, se justificaria uma classificao

ontolgica das constituies? Quais so suas categorias classificatrias e seus respectivos significados? Em que termos a teoria da constituio de Loewenstein se distancia daquela de Carl Schmitt?

17)

Qual crtica pode ser dirigida classificao ontolgica das constituies?

Trabalhe essa questo mobilizando a noo de giro lingstico e, a partir dela, explore a contradio interna agasalhada na categoria classificatria das denominadas constituies semnticas.

18)

O ltimo captulo do livro Direito e Democracia (Faktizitt und Geltung), de

Jrgen Habermas, explora a noo de paradigmas jurdicos. Por qual razo Habermas entende necessria tal abordagem? O que, para ele, so estes paradigmas jurdicos? Como e por que eles se diferenciam das abordagens mais tradicionais da disciplina Histria do Direito?

19)

O paradigma do Estado Liberal, ou do Estado de Direito, confunde-se com o

prprio surgimento do constitucionalismo. Qual o conceito de constituio ali se desvela? Qual o conceito de cidado que se apresenta neste contexto?

20)

Para Niklas Luhmann a constituio desempenha papel fundamental na

articulao dos subsistemas sociais do direito e da poltica. De que modo isso se daria?

21)

Por que historicamente tornou-se possvel a hegemonia do Estado Social? Ou

seja, o paradigma Liberal, ou do Estado de Direito, perdeu seu poder explicativo? Em sua resposta, explore a noo de concorrncia de paradigmas.

22)

A crtica mais contundente ao paradigma do Estado Social surge precisamente

dos pases onde ele se realizou com mais fora. Como se explica esse paradoxo? Relacione sua resposta s noes de constituio e cidadania vigentes naquele paradigma. Permanece em aberto, diz Dieter Grimm, a questo de saber se um conceito

23)

diferente de constituio capaz de absorver esta perda de validade ou se a Constituio vai se atrofiar numa ordem parcial. Habermas enxerga nesta frase a mais cristalina expresso da crise de regulao dos paradigmas do Estado Liberal e do Estado Social. A partir de uma reconstruo de fragmentos de racionalidade que se auto-expressam na prtica dos cidados, com o apoio das importantes inovaes ocorridas na teoria do direito e da democracia, propor Habermas a idia de um paradigma do Estado Democrtico de Direito. De que modo se pode dizer que este terceiro paradigma no representa o justo meio entre os dois anteriores? Explore as profundas alteraes de sentido que ele possibilita ao transformar antigas dicotomias em tenses produtivas, com especial relevo para a compreenso das relaes entre Constituio e Democracia, autonomia privada e autonomia pblica e direitos fundamentais e soberania popular.

24)

Por que razo no paradigma do Estado Democrtico de Direito o

constitucionalismo excede e se desenraiza, ultrapassando em muito as concepes filosficas, polticas, jurdicas e econmicas que lhe deram nascimento, passando a

funcionar como crivo e parmetro universal de avaliao das constituies e experincias constitucionais?

Das könnte Ihnen auch gefallen