Sie sind auf Seite 1von 20

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

*HUHQFLDQGR HQHUJLD

LQVWDODomR H RSHUDomR

FRP R &RQWURODGRU

,QFOXL LQVWUXo}HV GH

+; Y

1 ) ( ' " $ $ "     2% 0%&%# !  

Preliminares Introduo Apresentao Instalao Programao Monitorao Gerenciamento Definies Diagramas de Blocos Cabos de Comunicao Serial Cabos de Comunicao para TCP/IP Certificado de Garantia

Este documento utiliza convenes grficas em toda a sua extenso. Este captulo trata apenas de explicar rapidamente o significado de cada uma.

Indica uma observao especial referente ao assunto sendo abordado.

Indica cuidados especiais para evitar danos eltricos ao equipamento.

Indica uma recomendao de grande utilidade sobre a melhor maneira de conseguir bons resultados.

Indica cuidados especiais para evitar danos fsicos ao equipamento.

Indica um assunto que requer ateno especial.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

C ) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !  


QGLFH

2 3 3 3 6 14 16 17 19 19 20 20

3UHOLPLQDUHV

E ` H S D V GTYG!X&EVWU

E ` Y P H U GT4TVT'

EGTXVGH ` Y D F

E S H R P T4!S Q

HF E IGD

O Controlador HX-600 representa tecnologia de ponta em sistemas de controle de demanda e fator de potncia atualmente. Trata-se de um equipamento com design moderno e prtico que, seguramente, lhe oferecer um perfeito controle sobre a energia eltrica utilizada. Como voc ver mais adiante, o Controlador HX-600 um equipamento verstil e ao mesmo tempo simples, que poder facilmente atender a sua necessidade. O Controlador HX-600 compatvel com todos os registradores/medidores eletrnicos utilizados pelas concessionrias brasileiras de energia eltrica. Pode tambm receber sinais de transdutores digitais via rede de comunicao serial RS-485 (protocolo Modbus RTU), sendo compatvel com os 16 modelos mais encontrados no mercado, de diversos fabricantes. O controlador analisa todas as grandezas eltricas necessrias, e recalcula todas as variveis de controle ininterruptamente. A atuao sobre as sadas e o registro das grandezas feito de acordo com os parmetros definidos pelo usurio. Nas pginas seguintes encontram-se todas as informaes necessrias para a correta utilizao do Controlador HX-600. Em caso de dvida, contate o nosso Suporte Tcnico o qual ter o maior prazer em atend-lo. Telefone: (11) 3872-4397 - Fax: (11) 3673-2731 E-mail: suporte@engecomp.com.br - Internet: http://www.engecomp.com.br
$SUHVHQWDomR

Ao receber o Controlador HX-600, desembale todas as caixas, e verifique cada um de seus componentes. Dependendo da configurao adquirida, voc poder estar recebendo:
9

9 9 9

Controlador HX-600 propriamente dito. Sugerimos que seja instalado na cabine de entrada de energia, junto ao equipamento de medio/registro da sua concessionria de energia eltrica. Mdulo(s) de Entradas NET-REP ou ER-REP (opcional), para leitura de medidores de concessionria instalados em locais distantes do Controlador HX-600. Software Programador de Gateways - HXprog para programao do controlador, via serial ou TCP/IP. Software Gerenciamento Energtico Engecomp - HXger (opcional) para gerenciamento de dados, construo de relatrios, grficos, anlise e estatsticas. Software Gateway Virtual Engecomp - HXconvert (opcional) para utilizao dos servios de Internet do Servidor de Dados da Engecomp. Mdulo(s) de Sadas SR-08 (opcional), para acionamento das sadas do sistema, que sugerimos seja(m) instalado(s) nas proximidades das cargas ou capacitores que sero controlados. Mdulo(s) de Entradas ER-08 (opcional), para leitura de estado de disjuntores ou equipamentos. Display Remoto para exibio das variveis eltricas em pontos remotos da sua instalao. Acoplador tico para interligao do controlador medio da concessionria.

O prximo captulo discutir em detalhe todos os passos para a instalao do Controlador HX-600. A instalao dos demais componentes da sua configurao dever ser feita de acordo com os respectivos manuais.
,QVWDODomR

A instalao do controlador requer bastante ateno e cuidado. Ela de fundamental importncia para o funcionamento pleno do seu sistema.

Cuidado ao manipular o Controlador HX-600. Se abrir o gabinete, evite tocar as placas eletrnicas. Seus componentes so sensveis eletricidade esttica de nossos dedos ou ferramentas.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

a ) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !  


,QWURGXomR

E S H R P T4!S Q

O Controlador HX-600 foi projetado para fixao em paredes ou painis metlicos. Para efetuar a instalao fsica, sugerimos utilizar quatro parafusos, que devero ser fixados de acordo com os furos presentes no gabinete do equipamento (vide figura 1).

Figura 1 Dimenses do gabinete do controlador

Depois de fixado fisicamente, proceda a conexo do controlador aos demais componentes do sistema. Todas estas conexes so feitas atravs de conectores que se encontram na parte inferior do controlador (vide figura 2).

Figura 2 Conexes do controlador


,QGLFDomR GRV &RQHFWRUHV

Porta ETHERNET padro de conexo RJ-45 para comunicao entre o controlador e a sua rede de microcomputadores, usando protocolo Modbus TCP. Atravs desta porta o controlador poder enviar dados ou ser programado e monitorado. (OPCIONAL) Conector para ligao de linha telefnica convencional ao modem do equipamento no padro RJ-11. Porta serial RS-232 PROGR que poder ser utilizada para conexo direta a um microcomputador local. Esta porta tambm pode ser utilizada para programar e monitorar o controlador, mas normalmente isto feito atravs da porta ETHERNET. O conector de INTERFACES permite conectar sinal de dados de medidores no padro CODI/ABNT, assim como todos os dispositivos que comunicaro com o controlador via rede RS-485, utilizando o protocolo Modbus RTU. Normalmente segue este padro: - COM4 com carto para leitura do sinal da concessionria (primeiro medidor): - Borne 1 -> Acoplador tico (+) Fio branco (se fornecido pela Engecomp) - Borne 2 -> Acoplador tico (-) Fio vermelho (se fornecido pela Engecomp) - Borne 3 -> Sada (duplicador) para acoplador tico (+) Fio branco (se fornecido pela Engecomp) - Borne 4 -> Sada (duplicador) para acoplador tico (-) Fio vermelho (se fornecido pela Engecomp) - COM2 com carto de serial RS485 - Borne 5 -> RS485 A (positivo) - Borne 6 -> RS485 B (negativo) - COM1 com carto para leitura do sinal da concessionria (segundo medidor): - Borne 7 -> Acoplador tico (+) Fio branco (se fornecido pela Engecomp) - Borne 8 -> Acoplador tico (-). Fio vermelho (se fornecido pela Engecomp) Conector de alimentao. A fonte do equipamento auto-volt, e funciona com qualquer tenso entre 90V e 240V (AC), em redes de 50 ou 60 Hz.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

b ) ( ' " $ $ "     c% 0%&%# !   r!2%#  $ " p H e b "$ %$qGTc$C %i U g E U ' Ca c4TT2%% "C d U V H V d GGhUX!FX RD UcTS R!TV d E e U FTVV V D U F H!D f  R

,QGLFDomR GRV /('V

Aceso indica que o controlador est alimentado e pronto para operar. Exibe a condio do trfego de dados atravs do modem celular GSM do controlador. Possui diversos estados. Basicamente temos: - Piscando a cada segundo -> Modem iniciado. - Piscando assincronamente -> Transmitindo e/ou recebendo dados. - Piscando duas vezes e depois uma pausa -> Conexo de dados estabelecida. Exibe a condio do trfego de dados nas portas de comunicao do controlador, conforme segue: COM1 (OPCIONAL) Indica o fluxo de dados atravs da porta serial COM1 do equipamento. Esta porta normalmente utilizada para conexo ao segundo medidor da concessionria (atravs do acoplador ptico). O led verde pulsa em sincronismo com os pulsos presentes na sada do medidor, enquanto o led vermelho pisca a cada pacote de dados recebido e interpretado sem erros pelo controlador. COM2 Indica o fluxo de dados atravs da porta serial RS-485 do equipamento, que usada para comunicao com os Mdulos de Sadas, de Entradas e Medidores de Energia conectados ao sistema. COM3 (OPCIONAL) Indica o fluxo de dados atravs da porta serial RS-232 ou atravs do modem do equipamento (convencional ou celular) COM4 Indica a condio do sinal entregue pelo primeiro medidor da concessionria atravs do acoplador ptico. O led verde pulsa em sincronismo com os pulsos presentes na sada do medidor, enquanto o led vermelho pisca a cada pacote de dados recebido e interpretado sem erros pelo controlador.

Na lateral do equipamento, uma etiqueta identifica quais dispositivos de comunicao esto presentes no seu controlador, e em quais portas de comunicao. A etiqueta tambm identifica os pontos de conexo a serem utilizados, para acesso a estes dispositivos atravs do conector INTERFACES,

Para a instalao do Controlador HX-600, siga os passos a seguir:


 $OLPHQWDomR

Conecte o equipamento rede, com tenso entre 90V e 240V AC, preferencialmente atravs de um disjuntor. O equipamento possui seleo automtica da tenso de alimentao.
 $WHUUDPHQWR

No use a malha de terra dos transformadores da linha. Use o TERRA de uma rede de computadores ou uma haste independente, respeitando a resistncia mxima de 5 ohms.

Um bom aterramento garante o bom funcionamento do sistema e protege o equipamento contra vrios tipos de agresses eltricas externas.
 (QHUJL]DomR

Ligue o equipamento. Aps cerca de 15 segundos (perodo de inicializao) o aparelho comear a funcionar.

Recomendamos, entretanto, que aps este rpido teste, o equipamento seja novamente desligado para prosseguirmos na sua instalao.

Os passos acima completam a pr-instalao do Controlador HX-600. Alm deles, para finalizar a instalao do controlador necessrio fazer:
 &RQH[mR FRP R V PHGLGRU HV GD FRQFHVVLRQiULD

Caso 1 - Medidores com sada serial (REP, MEP, MEMP, MEL, SAGA, e outros) instalados a menos de 15 metros do controlador. O Controlador HX-600 pode contar com duas entradas para leitura do sinais deste tipo. O primeiro medidor deve ser ligado aos pontos 1 e 2 do conector INTERFACES, e o segundo medidor deve ser ligado aos pontos 7 e 8 do conector INTERFACES. O sinal do primeiro medidor replicado eletronicamente, para utilizao simultnea por outros equipamentos, e est disponvel nos pontos 3 e 4 do conector INTERFACES. A Engecomp recomenda que estas interligaes sejam feitas atravs de acopladores ticos. Se necessrio, a Engecomp poder lhe fornecer estes acopladores (contate nosso departamento comercial).

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

p ) ( ' " $ $ "     s% 0%&%# !   E S H R P T4!S Q E S H R P T4!S Q HF E IGD b E E 4s1& XuW' U V t E D d v

Caso 2 - Medidores com sada serial (REP, MEP, MEMP, MEL, SAGA, e outros) instalados a mais de 15 metros do controlador. Neste caso ser necessria a utilizao de um mdulo remoto (ER-REP ou NETREP) para receber os sinais da concessionria e transmiti-los ao controlador via RS-485 ou TCP/IP, respectivamente. Maiores detalhes sobre este tipo de ligao esto presentes nos manuais das placas mencionadas.
 &RQH[mR FRP DV 6DtGDV(QWUDGDV YLD 56

Para esta conexo, utilize os pontos 7 e 8 do conector INTERFACES. Prepare um cabo para comunicao serial padro RS-485 (1 par de fios tranados de 1,5 mm2, com malha de terra) identificando o positivo e o negativo. Leve este cabo desde o HX-600 at o mdulo mais distante, seja uma placa ou um medidor, passando pelos pontos onde sero instalados todos os demais.

Os Mdulos de Sadas e de Entradas (exceto NET-REP em TCP/IP) sero instalados na mesma rede serial RS485.
 &RQH[mR FRP PHGLGRUHVWUDQVGXWRUHV GLJLWDLV RSFLRQDO

Para instalar instrumentos com sada serial RS-485, voc tambm dever usar a porta RS-485 do controlador, acessvel a partir do conector ENT/SAI. Proceda da forma j descrita no item anterior.

Transdutores digitais e Mdulos Remotos utilizam protocolo Modbus RTU na mesma rede serial RS-485, portanto no dever haver dois dispositivos com o mesmo endereo na rede. Cada dispositivo presente na rede RS-485 deve possuir um endereo prprio e exclusivo.
 &RQH[mR FRP R PLFURFRPSXWDGRU

Para monitorar ou programar o controlador deve-se utilizar o Software Programador de Gateways HXprog. A comunicao entre o computador em que o HXprog estiver instalado e o controlador poder ser feita diretamente na porta serial RS-232 (identificada por PROGR) ou atravs da porta ETHERNET do controlador. Para utilizar um cabo serial RS-232 (tipo cross-over), construa-o conforme as especificaes no final deste manual ou adquira-o em uma loja especializada em informtica. Para estabelecer a comunicao via rede, o microcomputador e o controlador devero estar conectados a hubs, exatamente como os demais microcomputadores da rede, ou diretamente um ao outro utilizando-se um cabo UTP cross-over.

O Controlador HX-600 programado utilizando-se um microcomputador com o Software Programador de Gateways - HXprog. O microcomputador poder se comunicar com o controlador via rede TCP/IP ou via serial RS-232, conforme explicado anteriormente. Pode-se ainda estabelecer esta comunicao via serial RS-485, com o auxlio de conversores RS-232/RS-485. O Software Programador de Gateways Hxprog, que acompanha o Controlador HX-600, permite a programao e monitorao de vrios controladores. O Software Gerenciamento Energtico Engecomp - HXger (opcional) permitir um completo gerenciamento da energia eltrica utilizada em sua instalao. O software possui vrias ferramentas para a construo de grficos e relatrios gerenciais, visando proporcionar ao usurio significativas economias de energia eltrica. O microcomputador utilizado para a instalao do software deve ter, no mnimo, a seguinte configurao: Microprocessador Pentium - 233 MHz; 64 Mbytes de memria RAM; 40 Mbytes de rea livre em disco rgido (HD); Sistema Operacional Windows 98 ou superior.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

# ) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !   EGTXVGH ` Y D F HF E IGD


3URJUDPDomR

,167$/$d2

A instalao do Software HXprog deve ser feita conforme os passos descritos abaixo: 1. Insira o CD fornecido pela Engecomp no seu microcomputador. 2. Feche todos os aplicativos e execute o arquivo *:SURJ6HWXSH[H. 3. Se voc tiver adquirido o Software Gerenciamento Energtico Engecomp - HXger (opcional), execute o arquivo +;JHU6HWXSH[H. Este aplicativo acompanha o sistema apenas quando tiver sido adquirido pelo cliente. Ao terminar a instalao o software ir criar um novo grupo de programas denominado Gerenciamento Energtico ENGECOMP no MENU INICIAR do seu ambiente de trabalho Windows. Neste grupo, e na sua REA E TRABALHO, sero criados atalhos para o software Programador de Gateways. Se voc tiver instalado o Software Gerenciamento Energtico Engecomp - HXger (opcional), ento o sistema tambm instalar atalhos para o software Gerenciamento Energtico Engecomp. Para executar o(s) software(s), basta clicar no(s) cone(s) correspondente(s), criado(s) durante a instalao acima descrita.
352*5$0$d2 ,1,&,$/

Antes de iniciar a utilizao do sistema necessrio efetuar a programao de alguns parmetros no controlador para que ele possa funcionar adequadamente. A programao destes parmetros simples e rpida. Para efetu-la execute o HXprog e siga as instrues a seguir: 1. O sistema solicitar o nome do usurio e uma senha. Ao utilizar o sistema pela primeira vez, deve-se informar os dados do usurio default do sistema: Usurio: Senha: SUPERVISOR SUPER

Login de acesso ao sistema

Aps efetuar o login, a tela principal ser exibida. Note que ao carregar o sistema ele sempre ter o status de comunicao em OFFLINE, com duplo clique em Offline o status muda para Online quando programado.

Menu de opes do sistema

Toda vez que o software for carregado em seu micro computador, ele ficar inicialmente em modo OFFLINE. Para deix-lo em modo ONLINE, d um duplo clique em cima de OFFLINE e automaticamente passar a atuar ONLINE.

2. Os parmetros de comunicao do controlador devem ser configurados. Para tanto, clique no boto Comunicao em seguida selecione o meio de comunicao utilizado pelo computador.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

w ) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !   QyWx

Selecione aqui o tipo de comunicao desejada, verifique na figura 2 da pgina 4 deste manual o conector referente a comunicao selecionada.

2.1 Comunicao serial - Neste caso, certifique-se de ter selecionado a porta serial correta, ou seja, a que estiver disponvel no microcomputador. O campo Endereo Modbus deve ser configurado com o endereo Modbus do controlador, ou como zero. Quando configurado como zero, o HXprog ir estabelecer comunicao com o controlador, independente de seu endereo Modbus. Note que isto s funciona para uma conexo ponto a ponto, utilizando cabo serial padro RS232 (adiante est a pinagem deste cabo). 2.2 Comunicao TCP/IP Neste caso preencha o campo Endereo IP com o endereo do controlador ou com seu endereo default (IP - 192.168.0.230 e Mascara 255.255.255.0), caso esteja ligando o controlador pela primeira vez. O boto Localizar Controlador constitui uma ferramenta para localizar controladores HX-600 presentes na rede. Esta ferramenta de grande utilidade quando no h certeza da existncia de controladores ou de seus endereos na rede.

Controladores encontrados na rede ethernet TCP-IP

Caso a configurao de sua rede Ethernet no esteja na mesma configurao do controlador, ser necessrio alterar as configuraes de rede do seu micro computador para as configuraes do controlador de demanda. Neste caso solicite auxilio ao pessoal de informtica de sua empresa.

3. Uma vez configurado a comunicao com o controlador e estando em modo Online, o prximo passo programar o controlador, atravs do menu Programao. Nesta tela o controlador ser informado sobre os parmetros relacionados aos pontos que ir monitorar, como constantes, relaes de transformadores, set-points de controle e outros. O controlador possui capacidade para gerenciar at 64 sadas e 64 entradas (divididos em mdulos de oito), alm de 2 linhas de concessionria padro CODI/ABNT, 32 medidores eletrnico e mais 14 pontos virtuais de medio. Aplicando-se um duplo clique sobre cada item do sistema, pode-se alterar todos os parmetros relacionados a eles.

Tela de programao geral do sistema, desde parmetros de comunicao at controle so programados nesta tela.

Com duplo clique em cima do nome atual do controlador, teremos uma nova janela de opes para programao, que devero ser programadas conforme descrio a seguir:

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !   QyWx

120(

Pode ser alterado para identificao do usurio. O nome no pode ter acentuao. Por exemplo: Subestao Eltrica dever ser digitado Subestacao Eletrica.
Informe um novo nome do controlador ou mantenha o atual

Opo utilizada para buscar os dados do controlador e traze-los ao micro computador para que possam ser analisados na tela de gerenciamento. Se esta opo no for habilitada, este processo dever ser feito manualmente. A Engecomp possui um Display Remoto que pode ser instalado a distncia do controlador na RS485 e habilita-se por esta opo. Desconsidere estas opes quando a comunicao com o micro computador for via TCP-I P. Por default no h necessidade de alterar tambm quando a comunicao for via RS232.

6XEHVWDomR GH 'LVSOD\ H &RQWUROH

Seleciona a subestao que o sistema ir considerar para o envio de dados ao display remoto e para o controle em subestaes que no sejam independentes.
7&3,3

Configura os parmetros de endereamento do controlador na rede Ethernet TCP/IP, alm de configurar o endereo do Servidor HXweb Plus (opcional).

Configure aqui os endereos de sua rede

Possivelmente a configurao de sua rede no ser compatvel com o controlador, neste caso, mude o endereo de seu micro deixando-o na mesma configurao do controlador e em seguida altere a configurao do controlador deixando-o na configurao de sua rede. O endereo IP definido para programar no controlador no deve constar em outro micro computador de sua rede.

Exemplo de ao: Seu micro possui o endereo 10.0.0.16 e mscara de rede 255.255.0.0. 1 Solicitando auxilio ao pessoal de informtica, altere o endereo IP e Mascara de rede de seu micro computador utilizando os recursos do sistema operacional Windows entrando na tela de ambiente de rede etc. Configure o endereo de seu micro computador para IP 192.168.0.16 e Mascara 255.255.255.0; 2 Entre no software de programao do controlador e altere o endereo IP para 10.0.0.230 e Mascara 255.255.0.0 e confirme a alterao com Ok. Em seguida o sistema ir responder com uma mensagem de erro na tela informando falha de comunicao, isto porque o seu micro computador no est mais na mesma configurao do controlador; 3 Retorne o endereo IP do seu micro computador que agora est em IP 192.168.0.16 e Mascara 255.255.255.0 para o original que deve ser IP 10.0.0.16 e Mascara 255.255.0.0. 4 Pronto, o sistema est preparado para receber a programao de controle de demanda e fator de potncia, alm de gerenciar o sistema energtico de sua empresa.

 5B  58 A %7  7 56443 9 @ 9 8 ) 3 3

i ) ( ' " $ $ "     6% 0%&%# !  


Aconselhamos a utilizao de um I P fixo, evitando conflito em sua rede.

QyWx

6(59,'25  352;<

Opo utilizada para enviar os dados para o servidor da Engecomp. Estes parmetros so utilizados apenas na modalidade WEB Energy, e nestes casos a parametrizao feita por pessoal tcnico da Engecomp.

Parmetros utilizados somente por consultores tcnicos da Engecomp

$-867( '( '$7$ ( +25$

O relgio do controlador pode ser configurado manualmente ou automaticamente, atravs de um servidor de data/hora localizado na Internet. O relgio pode ainda ser ajustado automaticamente a cada quinze minutos, de acordo com o fechamento de intervalo registrado pelo medidor da concessionria. Pode-se tambm configurar o perodo em que o sistema deve se ajustar ao horrio de vero.

Tela de ajuste do relgio

A opo que ajusta o relgio do controlador ao relgio da concessionria, no implica que o relgio do controlador estar mostrando exatamente a mesma hora do relgio da concessionria, estar sincronizado somente o quarto de hora (15 minutos). A concessionria no informa em seu frame (sinal serial pulsado) o relgio do medidor, portanto, poder haver divergncia de horrio entre os equipamentos. Caso haja alguma divergncia de horrio entre o medidor da concessionria e o controlador de demanda, nenhum problema trar quanto ao controle energtico, onde a principal dvida referente ao horrio de ponta. O controlador no necessita do horrio para iniciar o controle no Posto Tarifrio de Ponta, pois, ele reconhece um pulso que enviado pelo medidor da concessionria. Portanto, se o controlador receber este pulso de ponta ao meio dia, ele ir entra em Ponta e passar a registrar como tal. O nico inconveniente ser quanto aos relatrios que estaro informando o horrio de ponta diferente da realidade.
&20$1'26 *(5$,6

Opes auto explicativas, muito cuidado ao utilizar esta ferramenta pois podem causar perdas de dados irreversveis para o sistema.

Tela dos comandos gerais

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

ih% %s%% !T%  ! g f e d


O tipo de ajuste automtico deve ser configurado somente se o controlador estiver comunicando com o micro computador via TCP-I P e com permisso de acesso I nternet. Aconselhamos que fique parametrizado em Manual.

QyWx
Aconselhamos o uso das duas primeiras opes no start-up do sistema, pois podem estar armazenado em sua memria grandezas de teste.

At agora parametrizamos apenas as interfaces de comunicao entre controlador e micro computador e preparamos o sistema para realizarmos a programao efetiva para controlar a demanda, fator de potncia, consumo e registros para anlise dos dados no futuro.
,QLFLDQGR D SURJUDPDomR (175$' $6 5(027$6

As entradas so utilizadas para monitorar estados de disjuntores, chaves e outros dispositivos. Para tanto basta informar ao controlador se o mdulo encontra-se ligado e o n (endereo Modbus) do mdulo utilizado. Alm disso pode-se atribuir um nome para identificar cada entrada do sistema.
O sistema possibilita a implantao de at 8 mdulos remotos (64 entradas digitais) espalhadas na rede RS485. Com duplo clique em ER-01 (figura da direita) voc inicia o processo de programao do primeiro mdulo. J na figura da esquerda, voc deve informar o endereo do mdulo (N ou I P) e habilitar o status Ligado em seguida digite o nome da representao de cada entrada digital.

O N representa o endereo remoto (configurado em binrio, verifique o manual que acompanha o mdulo remoto ER08) do mdulo que estar na rede RS 485. No pode haver dois mdulos, seja ele SR08/Transdutores Digitais ou at mesmo ER08, com endereo repetido. O endereo IP s dever ser programado, caso a sua estrutura fsica de rede se enquadrar no esquema conforme figura abaixo. Neste caso o endereo IP dever ser o mesmo configurado no conversor de protocolo TCP-IP/RS485 (verifique manual de instrues que acompanha o equipamento).
6$'$6 5(027$6

Na programao de sadas deve-se programar cada ponto de controle utilizado no sistema. Para cada sada pode-se programar vrios parmetros, conforme descrito abaixo.

Da mesma que a ER08 o mdulo Remoto SR08 tambm aceita at 8 mdulos no mesmo controlador. Respeita-se a mesma teoria da ER08 em se tratando de configurao de endereo, tanto o N quanto o I P devem ser programados da mesma forma.

Digite o nome correspondente para identificar a sada. Este nome aparecer em relatrios e na tela de monitorao ao passar com o mouse sobre a sada correspondente.
7

: Clicando no cone da direita (trs pontinhos) o programa exibe uma janela correspondente a sada selecionada. Selecione a seguir uma das opes de sada disponvel pelo sistema, conforme suas necessidades e descrio a seguir.

Tela de programao das sadas, note que para cada tipo de sada as opes de programao so diferentes

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

g g f e d h% %s%% !T%  ! QyWx r! q

&DUJD

$ODUPH GH )DWRU GH 3RWrQFLD %DL[R

&DSDFLWRU

$ODUPH GH )DWRU GH 3RWrQFLD $OWR

$ODUPH GH 'HPDQGD

FRQFHVVLRQiULD

$ODUPH GD

Programao da sada (Parte de cima) POTNCIA: Aqui informamos para o controlador a potncia nominal da carga (ou capacitor) associada a esta sada. O controlador utiliza esta informao para a seleo de ligamento ou desligamento conforme sua necessidade de controle

SUBESTAO CORRESPONDENTE: Determina qual subestao a sada ir obedecer aos comandos

PRIORIDADE PONTA E FORA DE PONTA: Define a ordem de desligamento das cargas no horrio de ponta. Ao projetar uma demanda igual a demanda de controle, o HX-600 inicia o desligamento de cargas, partindo da carga de menor prioridade. Aps controlar a demanda, o HX-600 volta a ligar essas cargas, partindo da carga de maior prioridade. Portanto, as sadas com menor prioridade so as primeiras a serem desligadas e as ltimas a serem ligadas. Quando duas sadas estiverem com a mesma prioridade o controlador faz um rodzio entre elas

BYPASS: Esta opo permite a atuao manual sobre as sadas. O usurio poder definir se a sada ficar ligada, desligada ou em modo automtico (bypass desabilitado)

Programao das sadas (Parte de baixo Tempos) TEMPO MNIMO DESLIGADO: o tempo mnimo que a sada vai permanecer desligada aps um desligamento, independente do valor da demanda ou do fator de potncia projetados. Este um parmetro de segurana da carga ou do capacitor e indica quanto tempo a sada precisar ficar desligada antes de ser ligada novamente. Este parmetro fundamental na programao de capacitores. TEMPO MNIMO LIGADO: o tempo mnimo que a sada vai permanecer ligada aps um ligamento, independente do valor de demanda projetada. Este tambm um parmetro de segurana, freqentemente utilizado na programao de motores. Enquanto no transcorrer este tempo, o controlador no desliga novamente a sada, mesmo que a demanda projetada tenha atingido o setpoint de controle. TEMPO MXIMO DESLIGADO: o tempo mximo que a sada pode ficar desligada ininterruptamente dentro de um intervalo de demanda. Quando programado como ZERO, o controlador ter total liberdade para desligar a carga e mant-la desligada enquanto a demanda projetada estiver alta. Se a sada ficar desligada por um perodo igual ao tempo mximo programado, o controlador volta a ligar a sada e, dependendo do valor da demanda projetada, procurar outra carga para desligar. Esta carga, ento,

PAUSA APS LIGAR E DESLIGAR: Este parmetro desabilita a atuao nas sadas pelo tempo programado aps o ligamento da sada em questo. Pode ser utilizado para evitar a atuao rpida demais em vrias sadas. Disponvel apenas para sadas vinculadas a subestao principal.

k  uu m I } fx o f x | %Ix &sI m  m x l l !  n Ix l  f m % m x I&XII fe l l I %x t l o f n fx lm  f f d 2l I fv I% xc I%oh fv u k I fe x l sd l x6 Ix y m l }| f n sI f l p %x l T z& m IA m l  n %x k % %x m ! m I!  l nh f x f d f x l f n | f n  m }% m I m l l    m o l  l In l x6I%I fe 2d l 6I Ix6 %w o x y x k I&I  o n e lm n 2n Is2 fn m l &u l o o f m I %o l ! z&n %22x l n fxx n x &nIIx% fe x l I  sx l  f m % m t n z o x x  fx o f 2 l !I fv I% c I%A fv 
DESLIGA NA PONTA: Quando selecionada faz com que a carga seja sempre desligada enquanto a subestao de controle estiver em horrio de ponta, independente da demanda projetada

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

sih% %s%% !T%  ! g f e d k  g l 2 { l f o ~ o I% m %A l uIh f m  %Io l  zs& Ic l u m I fe x l } | f { n z l I fe &d l 6 x6 %w k f m o x y x l ! zs2| l  m I fv u t } o f k I%2  T&I hI&n l n e o n o  uu m %hIx ml &x f&n o x o x l { &%% l fx l { y!x f2x yIsx&x f } f II fe x l X l {  uu! m 2 k m I% fe 2d l x6I %6 xw Il  ! sl t yx  6%&n l !I fv I% c I%A fv  z fx o f k  % 2I&I l o }| x f ~ %&n l sI2 Ic l  z m } | f { n II fe x l l I fe 2d l x6 Ixc %w y x k I2n l l l u m I%h fv u t o f

68%(67$d(6

Na programao de subestaes deve-se programar cada ponto de medio utilizado no sistema. Existem trs tipos de subestaes possveis que podem ser criadas para gerenciar o sistema eltrico:

0 3 /  /   Trata-se da medio da concessionria, neste tipo de medio deve-se configurar todos os campos presentes na tela, com especial ateno ao campo Constante do medidor este parmetro dever ser informado pela concessionria local ou ento verificado na fatura de energia. A Linha 2 s ser programada se existirem dois medidores da concessionria, ou seja, se houver duas entradas de medio. Nesta tela definiremos ainda os set-point de controle de demanda na Ponta e Fora de Ponta, alm do setpoint de controle de Fator de Potncia e dados de tenso e Potncia geral da planta apenas como informativo.

Opo vlida somente para medio setorizada (Medidores e Virtual) Define a unidade de pulso reativo. Se voc est enquadrado na portaria 1569/ 93 selecione a opo I nd/ Cap Solicite concessionria local a constante de demanda, normalmente ela est disponvel na fatura de energia I nforme os valores para controle nos Postos Tarifrios de Ponta e Fora de Ponta, alm do controle de Fator de potncia

Selecione o tipo de medidor instalado em sua planta para medio setorizada e define o endereo remoto do medidor

Somente utilizado quando instalado juntamente com conversor TCP-I P/ RS485

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

W

6 0    Define um ponto de medio que se utiliza de um medidor digital. Neste caso deve-se programar todos os parmetros, inclusive relaes de transformao (TC e TP) alm do endereo modbus (n) do medidor. O endereo programado no transdutor (n) deve ser o mesmo utilizado na programao do sistema. Para configurar o transdutor consulte o manual que acompanha o equipamento. A seleo do rateio de custo permite que esta subestao faa parte da lista de subestaes que esto no ratei de custo, para calculo de faturamento.

ih% %s%% !T%  ! g f e d q T q Xw r w q q  ! t w q 4 q  r T q Tw r T q Tw


Selecione o tipo de sinal que ser aplicado ao controlador, siga os exemplos do Kit-Startup que acompanha este documento e o manual de cada equipamento Utilizado para controle independente, quando selecionado. As cargas que estiverem direcionadas a esta subestao, sero comandadas conforme programao I nforme a relao de TC e TP instalado no barramento responsvel pelo sinal ao medidor

0 9 9    Pontos de medio virtuais geram medies calculadas atravs da soma ou subtrao de subestaes do tipo Principal e/ou Transdutor.

I nforme o nome que identifica esta medio

Altere o sinal de Soma ou Subtrao conforme necessrio

 Pode-se cadastrar 32 feriados no sistema. Esta informao ser utilizada para Controles Horrios. Na programao Controles Horrios pode-se programar cada uma das sadas para que seja ligada ou desligada em dias da semana e horrios preestabelecidos, independente do valor de demanda. A tabela feriados tem como funo informar ao HX-600 quais dias do ano sero considerados feriados para efeito de controle horrio.

&

+  O sistema admite a programao de at cinqenta horrios preestabelecidos para ligar e desligar sadas. Para tanto, basta o usurio programar os dias da semana e os horrios em que deseja atuar sobre as sadas.

Programao Horria Selecione as datas e o horrio em que voc deseja forar uma atuao nas respectivas sadas. Exemplo: Desliga a iluminao do ptio entre os horrios das 6hs s 18hs e todos os dias da semana

SUBESTAES: Uma vez configurado, o controlador passa a gerar dados que podem ser monitorados pelo usurio utilizando-se o boto Monitorao. Os valores medidos podem ser monitorados na opo Subestaes.

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

g f e d h% %s%% !T%  ! !W t q Qr q r t q w r r r q QT  w r T q Tw


Para selecionar a subestao, clique no final da linha e confirme com Ok
0RQLWRUDomR

Ao clicar em Monitorao e Subestaes, os pontos de medio sero automaticamente apresentados

Com duplo clique em um ponto de medio, o sistema apresenta a tela da esquerda. Com duplo clique em cima da demanda projetada, o sistema apresenta o grfico de demanda de minuta a minuto. Quando selecionado um ponto de medio referente um medidor, ele deve apresentar um grfico de tenso e corrente de minuto a minuto quando clicado em cima de uma das fases de tenso ou corrente

O grfico s pode ser apresentado de minuto a minuto quando selecionado a aquisio de dados em modo automtico. Maiores detalhes esto descritos em Programao Inicial e Nomes . Para zoom, pressione a tecla Shift e arraste o cursor com o boto esquerdo do mouse pressionado, para retornar tecle R .

GERAL: Permite ao usurio visualizar alguns dados especficos, como verso do firmware, nmero do intervalo atual, tempo transcorrido no intervalo atual, posto tarifrio e ocupao da memria de massa.

I nformaes gerais como data, hora, verso, etc

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

g f e d h% %s%% !T%  ! QW


No modo avanado, informa o endereo I P do controlador e mascara de rede. Se o controlador est armazenando dados no servidor da Engecomp, o item Conexo com o Servidor estar habilitada

ENTRADAS/SADAS: Informa ao usurio a condio instantnea de cada uma das entradas e sadas presentes no sistema. A situao pode ser traduzida pela legenda apresentada na parte inferior da tela.
Indica o status de cada sada e entrada Tela de Diagnsticos do sistema

2&2551&,$6

O sistema armazena ocorrncias gerada pelo controlador de demanda, ou seja, todas as aes de liga/desliga das sadas so gravadas para posterior anlise. Esta informao pode ser importante quando necessita saber por quanto tempo uma determinada carga ficou sem produzir e qual motivo levou esta sada a ficar desligada ou ligada. O sistema informa ainda situaes de alarme, fechamento de intervalo, entre outros.
Ajusta a tela em formato PDF para impresso Selecione aqui o perodo para anlise Exporta o contedo das ocorrncias em formato conhecido pelo usurio Segue para a primeira ou ultima ocorrncia

Alterna o formato de apresentao das ocorrncias

O gerenciamento utilizado para analisar os dados uma vez coletados pelo controlador de demanda. Esta ferramenta muito til no dia a dia, analisar consumo dirio/mensal, simular faturas de energia comparando com a concessionria como veremos adiante. As telas so auto didticas e no necessitam de explicao detalhadas.
Menu de opes do gerenciamento

kp  km A %l  l k644j n o n m e j j

ih% %s%% !T%  ! g f e d


*HUHQFLDPHQWR

*  Apresenta grficos de demanda e fator de potncia Dirio, Mensal e Anual. Alm de sugerir a quantidade necessria em Kvar para correo do fator de potncia.

Menu Grfico

Demanda a cada 15 minutos

Correo do Fator de Potncia

RELATRIOS: Apresenta os valores de demanda e fator de potncia Dirio, Mensal e Anual no formato de tabelas.
Menu Relatrio Demanda e consumo Mensal Fator de Potncia Mensal

&  Apresenta a simulao de tarifa de energia, alm de gerar relatrios sugerindo novos contratos de demanda em seus respectivos postos tarifrios.

Menu Clculos

Fatura simulada de energia eltrica

$  Apresenta a sugesto de um novo contrato de demanda, o nvel do fator de potncia e o potencial de economia.

Menu Anlises

Avaliao do contrato

3RVWRV 7DULIiULRV

so os trs horrios considerados para faturamento de energia eltrica: ponta, fora de

ponta e capacitivo.

 A %  644

ih% %s%% !T%  ! Q G 4 GW I4!


Consumo dirio Anlise do contrato de demanda

 IX

Potencial de economia

'HILQLo}HV

O +RUiULR GH SRQWD um intervalo de trs horas consecutivas entre as 17 e as 22 horas, definido pela concessionria de energia local, e vlido apenas para dias teis. Na cidade de So Paulo, por exemplo, o horrio de ponta se inicia s 17:30 e se encerra s 20:30 horas. Nos feriados e fins de semana, no existe horrio de ponta. Durante o horrio de ponta, as tarifas de demanda e de consumo de energia so muito mais caras, pois nele se verificam os picos de consumo de energia no pas. O +RUiULR IRUD GH SRQWD todo o intervalo do dia que no se caracteriza como horrio de ponta. Em So Paulo, por exemplo, o horrio fora de ponta compreende os intervalos de 0:00 s 17:30 horas, e de 20:30 s 24:00 horas. Nos feriados e fins de semana, o horrio fora de ponta compreende todo o dia, das 0 s 24 horas. O +RUiULR FDSDFLWLYR o perodo das 0 s 6 horas de cada dia. Neste intervalo, so aplicadas regras especficas para o faturamento do fator de potncia. O SHUtRGR VHFR aquele onde, devido falta de chuvas, os reservatrios de nossas usinas hidreltricas esto mais baixos. Como o potencial hidrulico das usinas diminui, existe um acrscimo nas tarifas para que o consumo de energia seja menor neste perodo. Os meses secos so: maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. O SHUtRGR ~PLGR aquele onde, devido estao de chuvas, os reservatrios de nossas usinas hidreltricas esto mais altos. Como o potencial hidrulico das usinas cresce, existe um incentivo (tarifas mais baixas) para que o consumo de energia seja maior neste perodo. Os meses midos so: dezembro, janeiro, fevereiro, maro e abril.
+LVWRJUDPD um grfico muito usado em anlises estatsticas, que mostra a quantidade de repeties de um dado valor dentro de uma populao. Segundo a Teoria de Gauss, uma populao aleatria possui uma quantidade maior de repeties perto de seu valor mdio. Neste programa, construmos histogramas de demanda e de fator de potncia, para que possamos analisar estatisticamente as possibilidades de ocorrncias de valores distantes dos valores mdios. 'HPDQGD o consumo de energia da sua instalao dividido pelo tempo no qual se verificou tal consumo. Para faturamento de energia pela concessionria, se utilizam intervalos de 15 minutos. Assim, a sua demanda de energia (medida em kW), igual ao consumo a cada 15 minutos (medido em kWh) dividido por 1/4 (15 minutos igual a 1/4 de hora). )DWRU GH 3RWrQFLD a relao entre o consumo de energia ativa e energia total numa instalao, num intervalo de tempo. sempre um nmero entre 0 e 1 (alguns o expressam entre 0 e 100%) e pode ser capacitivo ou indutivo, dependendo se o consumo de energia reativa for capacitivo ou indutivo. Para faturamento de energia, o fator de potncia registrado de hora em hora. )DWRU GH &DUJD a relao entre a demanda mdia e a demanda mxima num perodo de tempo. um nmero adimensional entre 0 e 1 (alguns o expressam entre 0 e 100%) que expressa a maneira como a demanda se comporta ao longo do tempo: quanto mais prximo de 1, mais constante a demanda no perodo analisado.

A WROHUkQFLD GH XOWUDSDVVDJHP de demanda uma tolerncia dada aos consumidores das tarifas horosazonais para fins de faturamento de ultrapassagem de demanda. Esta tolerncia de 10% para a maioria, baixando para 5% para alguns grandes consumidores.

 A %  644

ih% %s%% !T%  !

Diagrama em blocos das possveis instalaes do controlador de demanda HX-600 e seus perifricos.
)LJXUD  )LJXUD 

Exemplo de ligao onde todo o sistema est conectado em RS485. Neste caso o micro fica ao lado do controlador e se comunica em RS232

)LJXUD 

)LJXUD 

Neste exemplo de ligao temos o sistema parcialmente conectado em RS485 e TCP-I P. O controlador fica na cabine e comunica com o PC atravs da rede Ethernet

&DERV GH &RPXQLFDomR 6HULDO


&RQWURODGRU ! 0LFURFRPSXWDGRU &RQWURODGRU FRQHFWRU '% 6LQDO 3LQR 1R '% 5; 7; *1' 576 &76 '65 '&' '75  /LJDGR D   '65 '&'       /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D 0LFURFRPSXWDGRU FRQHFWRU '% RX '% 3LQR QR '%       3LQR QR '%       7; 5; *1' &76 576 '75 6LQDO

&RQWURODGRU ! &RQYHUVRU 6HULDO RX 0RGHP &RQWURODGRU FRQHFWRU '% 6LQDO 3LQR 1R '% '&' 5; 7; '75 *1' '65 576 &76         /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D /LJDGR D &RQYHUVRU 6HULDO FRQHFWRU '% RX '% 3LQR QR '%         3LQR QR '%         '&' 5; 7; '75 *1' '65 576 &76 6LQDO

 A %  644

ih% %s%% !T%  !


'LDJUDPDV GH %ORFRV

Exemplo de ligao onde todo o sistema est conectado em RS485. Neste caso o micro fica distante do controlador , e se comunica em RS485 utilizando dois conversores RS232/ 485 (nas duas extremidades)

A comunicao entre as remotas feita em RS485, enquanto a comunicao com o PC atravs da rede Ethernet

&DERV GH &RPXQLFDomR SDUD 7&3,3

&$%2 1250$/ 3& +XE

&$%2 &526629(5 3& &RQWURODGRU

Pino 01 Pino 02 Pino 03 Pino 04 Pino 05 Pino 06 Pino 07 Pino 08


&DER &DER 1RUPDO &URVVRYHU

Verde e Branco Verde Laranja e Branco Azul Azul e Branco Laranja Marrom e Branco Marrom

Pino 01 Pino 02 Pino 03 Pino 04 Pino 05 Pino 06 Pino 07 Pino 08

Seguir a conveno de cores para os dois conectores extremos do cabo; Montar uma das extremidades seguindo a mesma conveno de cores do cabo normal e a outra extremidade seguindo a conveno de cores do cabo cross-over.

Alguns microcomputadores tem conectores de sadas seriais diferentes das mostradas aqui. Recomendamos que seja lido o manual do seu microcomputador para saber qual a conexo correta dos cabos.

&HUWLILFDGR GH *DUDQWLD

A ENGECOMP garante o Controlador HX-600 contra defeitos de fabricao por um perodo de 6 (seis) meses a partir da data de emisso da Nota Fiscal de Venda. Em caso de eventual problema no equipamento durante o perodo da garantia, todos os seus componentes devero ser enviados ENGECOMP (So Paulo/SP), que proceder a substituio ou reposio das peas necessrias, podendo em carter extraordinrio, e ainda a critrio exclusivo da ENGECOMP, haver a substituio integral do aparelho, durante o perodo necessrio ao conserto, ou de maneira definitiva. Esta garantia no cobre danos causados por erro na instalao, utilizao indevida, qualquer tipo de agresso mecnica ou eltrica, incndio, descargas atmosfricas, furto ou roubo, parcial ou total, modificaes introduzidas no equipamento por pessoal no autorizado. Esta garantia no abrange eventuais despesas com transporte, sendo o mesmo feito as expensas do cliente. A ENGECOMP e seus fornecedores eximem-se de toda responsabilidade pelos resultados da utilizao do equipamento, ou da impossibilidade de sua utilizao, no assumindo qualquer tipo de encargo ou obrigao decorrente, incluindo mas no limitado a lucros cessantes, interrupo de negcios, perda de informaes, ou multas por uso indevido da energia, ainda que a ENGECOMP ou seus fornecedores tenham sido alertados sobre tais possibilidades. DADOS DO EQUIPAMENTO: Nmero de Srie: _____________________________ Data da Venda: ______________________________

 A %  644

s% %s%% !T%  !


Laranja e Branco Laranja Verde e Branco Azul e Branco Azul Verde Marrom Marrom e Branco

IG

Das könnte Ihnen auch gefallen