Sie sind auf Seite 1von 48

Instituto Superior Politcnico

Criado por Decreto N24/07 do Conselho de Ministros, em 07 de Maio de 2007

ANTE-PROJECTO DE PESQUISA LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAO NA ESPECIALIDADE DE CONTROLO FINANCEIRO.

A AUDITORIA SOBRE AS RUBRICAS DE COMPRAS DE BENS E SERVIOS E DIVIDAS PAGAR.

ORIENTANDO: ANTNIO KIALA. ORIENTADOR: HERBELO MENDES.

Luanda/2011

Sumrio: Introduo Delimitao da Pesquisa Problema da Pesquisa Objectivos *Objectivos Geral *Objectivos Especficos.

Hiptese Fundamentos Tericos Metodologia da Pesquisa. *Amostragem. *Recolha de Dados *Anlise de Dados. Resultados e Impactos Esperados. Cronogramas de Actividades Referncias Bibliogrficas.

IINTRODUO

A auditoria como uma cincia social aplicada tem sido considerada como um factor de credibilidade das demonstraes financeiras sendo abordado a problemtica dos princpios contabilsticos e das normas de auditoria nas diversas pticas mundialmente aceites e conhecidas. Por esta razo torna-se imprescindvel desenvolver estudos cientficos na rea de auditoria, tomando como base os conceitos etimolgicos, a evoluo histrica, e as suas reas de actuao inerentes a prpria cincia. A auditoria tal como o mundo de hoje vem sofrendo transformaes de mltiplos caracteres consubstanciando-se na melhoria e adaptao das tcnicas as necessidades actuais do mundo moderno empresarial e de negcios. A auditoria surgiu da necessidade do homem obter todo o tipo de informao proveniente da gesto e funcionamento do seu patrimnio de forma credvel para que delas se possam retirar concluses idneas. Carlos (2010,p,37) afirma que a necessidade de informao financeira credvel, possvel atravs da auditoria. Desde os primrdios da civilizao, o homem empreendedor viu-se obrigado a ter em sua disposio tais informaes. Aproximadamente aos 4000 anos a.C. que o homem primitivo esteve sempre interessado em obter informaes sobre o estado dos seus materiais e instrumentos da actividade piscatria, de agricultura ou ainda informaes sobre o seu rebanho, sem plena inteno o homem primitivo j estava a exercer a actividade de auditar de maneira rudimentar. Especificamente neste tema no retrataremos a auditoria no seu todo, mas sim unicamente a auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar, sem esquecer aprior de fazer uma breve anlise geral sobre os conceitos e normas da prpria cincia. No captulo I faremos a fundamentao terica da auditoria, origem e breve introduo, definio, objecto, objectivos, e fins, bem como a qualidade e vantagens de uma auditoria, sua importncia e normas vigentes ptica angolana e internacional, e a relao entre a auditoria interna e a externa. No capitulo II faremos o enquadramento da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar, baseando-se em aspectos tericos da auditoria sobre as rubricas alcance e objectivos da auditoria sobre as rubricas, tipos, importncia, limitaes, natureza tempestividade e extenso dos procedimentos, bem como retratar a

auditoria sobre as rubricas como um processo de controle interno de gesto, administrativo e contabilstico. No terceiro e ltimo captulo trataremos da anlise de um estudo de caso da auditoria sobre as rubricas de compras e bens e servios e dividas a pagar, principais concluses, relatrios e pareceres dos auditores.

DELIMITAO DA PESQUISA. Para que se possa atingir os fins para que foi constituda uma empresa necessita de adquirir os bens e os servios indispensveis ao exerccio da sua actividade. Nestas circunstncias a designao das compras considerada neste trabalho no vai restringir-se ao conceito contabilstico da conta compra e dividas a pagar.Mas tambm ir abranger todas as aquisies de bens e servios relacionados com a actividade operacional da empresa. Em diversos ngulos e pontos de vista. Nesta conformidade esta pesquisa delimitou-se nos procedimentos, principais aspectos, evoluo das compras e dividas a pagar, e os seus efeitos destes para o crescimento e desenvolvimento integral das empresas. Tambm trataremos da rubrica de compras de bens e servios nas empresas pblico e privadas, bem como a transparncia, e a equidade dos actos.

PROBLEMA DA PESQUISA.

A finalidade da pesquisa descobrir e desenvolver respostas para questes pertinentes mediante a aplicao de mtodos cientficos (apud MARCONI; E LAKATOS, 2007,p.16). Nesta base esta pesquisa prope-se a responder a seguinte pergunta de Partida: Qual o contributo da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar na melhoria e desenvolvimento do sistema econmico e financeiro empresarial?

OBJECTIVOS DA PESQUISA
Os objectivos da pesquisa representam as metas que o pesquisador pretende atingir. Para este trabalho subdividiremos os mesmos em geral e especficos. Objectivos Gerais: Analisar e descrever os procedimentos da auditoria sobre as rubricas com o interesse de aumentar o grau de confiana dos utilizadores interessados nas demonstraes financeiras. Objectivos Especficos: De forma a atender o objectivo principal do tema em analise, pretendemos atingir especificamente as seguintes metas: *Descrever a evoluo da auditoria sobre as rubricas ao longo do tempo. *Apresentar a auditoria como uma fonte de informaes credveis. *Anlise do estgio actual da auditoria sobre as compras de bens e servios e dividas a pagar nas empresas pblicas e privadas angolanas. *Avaliar em perodos anteriores e o actual criao, desenvolvimento de normas e procedimentos da auditoria sobre as rubricas normalmente empregue e aceites nas empresas angolanas. *Contribuir como uma ferramenta para futuros trabalhos de investigao nesta rea do saber.

Hiptese
A hiptese bsica a ser testada nesta pesquisa ser a seguinte: As informaes prestadas pelas demonstraes financeiras contribuem significativamente para a tomada de decises e aplicao de medidas correctivas no processo de compras e dividas a pagar, favorecendo no desenvolvimento scio econmico empresarial.

FUNDAMENTOS TEORICOS.

A noo de auditoria remonta desde os tempos bblicos, onde em (1.800 a.c e 95 d.c) existem referncias de realizao de auditorias surpresas. Tambm durante o imprio romano era normal os imperadores encarregarem funcionrios de inspeccionarem as contabilidades de diversas provncias. Portanto a auditoria como modernamente conhecida teve o seu inicio na Gr-bretanha em meados do sec xix , como consequncia da revoluo industrial operada anos antes ou onde alias foram publicadas as primeiras normas de relato financeiro e de auditoria. A auditoria pode ser definida como a arte de analisar a fidelidade e credibilidade empregue na elaborao das demonstraes financeiras. Ela existe para atender a constante necessidade de prover informaes aos diversos interessados e utilizadores que incluem investidores (actuais e potenciais), trabalhadores, financiadores, fornecedores, e outros credores comerciais, clientes governos e seus departamentos e pblico em geral. Nesta ordem de ideias importante fazer-se uma abordagem das questes relacionadas entre a auditoria, e o desenvolvimento scio econmico e integral das actividades empresariais. Toda a informao financeira deve possuir determinadas caractersticas, qualitativas as quais no so mais do que os atributos que tornam as informaes provenientes das demonstraes financeiras til e clara aos seus utilizadores. A aplicao das caractersticas qualitativas e de normas contabilsticas apropriadas resultam normalmente em demonstraes financeiras que apresentam uma imagem verdadeira e apropriada (true and fair view) da posio financeira, quanto as compras de bens e servios e dividas a pagar bem como os resultados dos fluxos de caixa de uma empresa. Concomitantemente com a proliferao dos escndalos financeiros que tm vindo a ocorrer um pouco por todo o mundo torna-se imprescindvel a analise dos diferentes procedimentos nas diversas operaes realizada pela empresa, principalmente em operaes relacionadas com dinheiro, como o caso compras e vendas de bens e servios.Torna-se relevante aqui o papel desempenhado pelos rgos de governao da empresa e os auditores, como analistas e fiscalizadores de todo estes processos.

Num mundo de negcios cada vez mais aberto e competitivo em que frequentemente os preos so ditados pelas regras do mercado a rendibilidade e o sucesso das empresas passa pela adopo de estratgias e por um empenhamento constante na minimizao e no controlo dos gastos, atravs da verificao das informaes patentes nas demonstraes financeiras.

METODOLOGIA
A metodologia a explicao minuciosa detalhada, rigorosa e exacta de toda a aco desenvolvida no mtodo (caminho) do trabalho de pesquisa; Enquanto a pesquisa uma indagao minuciosa ou exame critico e exaustivo na procura de factos e princpios. Assim sendo este trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliogrficas e documentais sobre a evoluo da auditoria e o desenvolvimento econmico e sustentvel recolhendo dados em livros especializados nesta ara, revistas sites de internet e outros meios que ajudaro no seu complemento. A pesquisa bibliogrfica teve como objectivo o fornecimento de informaes respeito de assuntos relevantes com relao ao tema do presente trabalho SILVA (2003,p.60) diz que este tipo de pesquisa tem como fundamento explicar e discutir determinado tema com base em autores e referencias publicadas em livros revistas peridicas e etc.

Amostragem
De forma a obter uma maior fidelidade e responsabilidade de amostra a partir do universo possibilitando a obteno de 10% do total do universo, a amostragem desta pesquisa ser probabilstica e aleatria simples.

Recolha de dados:
Segundo BELLO (2009,p.36) os instrumentos de recolha de dados podem ser; Questionrios, entrevistas, observao, e anlise de contedo. Sendo assim a recolha de dados desta pesquisa foi feita atravs da anlise de contedos, extrados em livros especializados nessa rea, revistas, sites de internet e outros meios que proporcionam o seu complemento.
ANLISE DE DADOS:

Foi apresentada na anlise de dados uma abordagem qualitativa. Segundo LAMPERT (2000,p.98):

A analise qualitativa aquela que utilizando


o estudo documental procura explorar profundamente conceitos, atitudes, comportamentos opinies, e atributos do universo pesquisado avaliando aspectos emocionais e intencionais implcitos na opinio dos sujeitos da pesquisa.

Assim sendo foram analisados qualitativamente os dados extrados nos documentos apresentados no subtema anterior.

Resultados e Impactos esperados

Atravs deste estudo pretendemos demonstrar que a origem da auditoria est directamente relacionado existncia da civilizao humana e o progresso econmico das sociedades. importante realarmos que especificamente no nosso pais existem, embora poucas obras ou trabalhos de pesquisa bem como associaes de auditores empenhando-se na anlise dos efeitos das informaes fornecidas pelas demonstraes financeiras bem como na anlise da credibilidade fidelidade e veracidade das informaes no seio da empresa. Esperamos ainda que a auditoria nas rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar permitir avaliar os sistemas de controlo interno relativamente a gesto dos stocks, o que comprar, quanto comprar, aonde ou quem comprar, como comprar e porque? Todas estas questes permitiram desenvolver por tempo indeterminado a actividade em que consiste o objecto social da empresa atravs da medio e comparao do desempenho empresarial determinando o seu resultado, e a posio financeira ao longo do tempo, atravs da aplicao constante das tcnicas e procedimentos contabilsticos reconhecidos mundialmente, e que facilitem a obteno de informaes credveis e fidedignas para os diversos utentes.

Sendo a elaborao das demonstraes financeiras da nica e exclusiva responsabilidade dos rgos de gesto das empresas, fcil se torna concluir da extrema importncia que tem para terceiros o documento elaborado pelo revisor/auditor. Facilitando uma analise do actual estagio da auditoria sobre as rubricas, bem como o seu contributo para as empresas Angolanas.

Esperamos que esta pesquisa contribua futuramente na prtica de investigao de trabalhos relacionados com o tema em anlise.

Instituto Superior Politcnico


Criado por Decreto N24/07 do Conselho de Ministros, em 07 de Maio de 2007

ANTE-PROJECTO DE PESQUISA LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAO NA ESPECIALIDADE DE CONTROLO FINANCEIRO.

A AUDITORIA INTERNA E A CONTABILIDADE GERNCIAL COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECISES.

ORIENTANDO:NELSON JOS VUNGE KANHOCA ORIENTADOR:HERBELO MENDES

Luanda/2011

Sumrio: Introduo Delimitao da Pesquisa Problema da Pesquisa Objectivos *Objectivos Geral *Objectivos Especificos.

Hipotese Fundamentos Teoricos Metodologia da Pesquisa. *Amostragem. *Recolha de Dados *Anlise de Dados. Resultados e Impactos Esperados.

Cronogramas de Actividades Referncias Bibliogrficas.

INTRODUO.
Angola no esteve alheia todas as transformaes que se deram no campo empresarial nvel mundial, mas desenvolvendo o seu prprio modelo econmico e estratgias sem ter em conta as receitas do mundo actual que percorrem uma parte a outra dos pases subdesenvolvidos e de economias absolutamente dependentes dos desenvolvidos. Por esta razo as empresas angolanas encontram-se na busca de metas superiores a alcanar em seus resultados advogando por estabelecer parmetros de qualidade. O instituto de auditores interno dos estados unidos define a auditoria interna como ``uma actividade independente que tem lugar dentro da empresa e que esta encaminhada a reviso das operaes contabilsticas e de outra natureza com a finalidade de emprestar um servio direco. Tambm pode ser definida como um controlo de direco que tem por objecto medida a avaliao da eficcia de outros controlos. A utilizao da auditoria como uma ferramenta da gesto no que se refere a tomada de decises tanto em instituies pblicas e privadas, deve ser executada com base em princpios ticos bastantes fundamentados para que o seu resultado tenha algum valor para a organizao em que incide a auditoria, buscando com isso o equilbrio a justia e a igualdade entre as organizaes para que estes passem a encara-la no como um instrumento de critica gesto da entidade mas como ferramenta de mensurao dos bons princpios de gerncia. Levando em considerao a contribuio que a auditoria interna desempenha na avaliao das informaes financeiras, tanto nas empresas publicas como privada e no s, como um instrumento de mensurao da gerncia. Ela um garante da fiabilidade

das informaes financeiras produzidas pelas empresas e como indicador de boa aplicao das normas e princpios da contabilidade geralmente aceites, levando em considerao o pressuposto e a continuidade da empresa. Assim este trabalho centrar-se- em 3 captulos; O capitulo I, abordar a evoluo histrica da auditoria, e da contabilidade sua definio, importncia, objectivos, objecto de estudo, fins, qualidade e vantagens assim como tipos normas e mtodos para a realizao da auditoria e da contabilidade bem como relaes estabelecidas na execuo das demonstraes financeiras, e a relao entre a auditoria Externa, Interna e a contabilidade. No captulo II abordar o Enquadramento da Auditoria Interna e a contabilidade gerencial, tratando das suas evolues, conceitos e aspectos tericos normas, funes, tica profissional, programas, importncia e limitaes, natureza e tempestividade, extenso dos procedimentos contabilsticos e da auditoria interna, e ainda a relao com o controlo interno. No capitulo III Faremos a anlise da auditoria interna e a contabilidade gerencial como instrumentos de tomada de deciso abordando os aspectos, conceitos tericos e prticos, objectivos e objecto do processo decisrio, a relao com a administrao e gesto empresarial, culminando com a importncia da auditoria interna e a contabilidade gerencial como instrumentos de tomada de decises. O quarto e ltimo captulo ser um estudo de caso, que abordar de maneira analtica e retirar dela principais concluses, atravs da elaborao de relatrios financeiros.

Delimitao da pesquisa.
A constante necessidade de obter informaes credveis sobre a situao econmica financeira do patrimnio de muitas empresas angolanas, levou estas a criarem um centro de reviso de contas internas, habilitando em expressar opinies sobre as demonstraes financeiras no modo de preparao, aspectos materiais, avaliao da qualidade, da eficincia, da eficcia do desempenho das reas e meios afins, em relao as atribuies normas e procedimentos definidos. Nesta ordem de ideias esta pesquisa delimitou-se importncia da auditoria interna e a contabilidade gerencial como instrumentos de tomada de decises no desenvolvimento scio econmico das empresas.

Problema da Pesquisa.

A presente pesquisa foi realizada com o objectivo de responder a uma questo bsica que se constitui no seguinte problema cientfico: Que importncia tem a auditoria interna e a contabilidade gerencial no processo decisrio das empresas?

Objectivos das Pesquisas.


Para dar respostas ao presente problema cientfico os autores propem-se a cumprir com o seguinte objectivo geral: *Debruar-se sobre a importncia da auditoria interna e a contabilidade gerencial no processo decisrio e desenvolvimento empresarial.

Com o propsito de cumprir com o objectivo geral preconizado sero do nosso compromisso cumprir com o objectivo geral preconizado definindo os seguintes objectivos especficos; *Fundamentar teoricamente sobre os principais conceitos de auditoria, contabilidade e o processo decisrio. *Definir o conceito de auditoria interna Contabilidade gerencial. *Definir e fundamentar a importncia da auditoria interna a contabilidade gerencial e o processo decisrio. *Apresentar um estudo de caso relacionado com um relatrio da auditoria interna e da contabilidade.

*Contribuir como ferramenta para futuros trabalhos de investigao nesta rea do saber.

Hiptese. A pesquisa parte da hiptese: *Se se divulga a importncia que tem a auditoria interna para o funcionamento de uma empresa se alcanaria avanos significativos na aplicao destas importantes ferramentas de controlo e superviso por parte dos rgos de gesto.

Fundamentao Teorica sobre a auditoria, Contabilidade Gerencial e os instrumentos de tomada de decises.

A auditoria enquanto importante ferramenta da gesto jogar um importante papel no que concerne a filtragem de toda a informao que a empresa produz durante todo o seu exerccio econmico, primando sempre pela qualidade da informao e garantindo a credibilidade da mesma. Dado que hoje em dia existem diversas entidades interessadas nas demonstraes financeiras como aquelas que as preparam, os que auditam, os que utilizam, ou seja os utentes da informaes financeiras. De todas estas entidades as mais importantes so sem dvidas os utentes, os que devem ser privilegiados uma vez que esperam que as demonstraes financeiras em termos gerais sejam preparadas com o objectivo de proporcionar informao financeira que seja til na tomada de decises econmicas. COSTA (2008,p.223) afirma que a contabilidade constitui a fonte para a obteno de informaes para a gesto. Pois os gestores do mundo moderno necessitam do produto dos sistemas contabilsticos para governarem as empresas. Por outro lado h cada vez

mais separao na empresa moderna entre os detentores do seu capital e as pessoas encarregues da sua gesto, faz realar cada vez mais o papel primordial da informao financeira. De facto esta separao exige necessariamente uma maior transparncia nos processos aplicados podendo no acontecer quando os detentores de capital so simultaneamente os gestores da empresa.

YAMAMOTO(2002,p.57) afirma que a auditoria interna surge com posteridade a auditoria externa pela necessidade de manter um controle permanente e mais eficaz dentro da empresa e de fazer rpida e eficaz a funo do auditor externo. Geralmente a auditoria interna clssica s veio ocupar fundamentalmente do sistema do controlo interno que refere-se ao conjunto de medidas politicas e procedimentos estabelecido nas empresas para proteger o activo e minimizar as possibilidades de fraude e incrementar a eficincia operativa e optimizar a qualidade da informao econmico e financeira, centrando-se no terreno administrativo, contabilstico e financeiro. MORAIS(1999,p.88) conceitua a auditoria interna como um controle gerencial que funciona por meio da medio e avaliao da eficincia e eficcia de outros controles. Deve ser entendida como uma actividade de assessor amento a administrao quanto ao desempenho das atribuies definidas para cada rea da empresa. A contabilidade gerencial cumpre um papel fundamental na empresa subsidiando o gestor ou administrador com dados e informaes tecnicamente elaborados relativos as actividades para cujo o acompanhamento e superviso este no tem condies e capacidade conceptual para realizar. Recorre ao auditor interno que tem acesso todas as informaes e reas empresariais no qual e para o qual desenvolver o seu trabalho, mediante o exame da; a)Adequao e eficcia dos controles. b)Integridade e Confiabilidade das informaes e Registos. c)Integridade e Confiabilidade dos sistemas contabilsticos para assegurar a observncia das politicas ,metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e da sua efectiva aplicao pela empresa. d)Dos procedimentos e mtodos para a salvaguarda dos activos e comprovao da sua existncia assim como a exactido dos activos e passivos.

Com a anlise de todos estes pontos podemos afirmar que durante muito tempo a auditoria esteve ocupada em estabelecer-se e no teve muito espao para uma anlise interna. A essa altura a auditoria possui um grau de maturidade que no permiti-nos deixar de realar aspectos que requerem ateno e que primordialmente garantem a

qualidade do trabalho do auditor para assim conduzi-lo um caminho de confiana e credibilidade em seu trabalho prestigiando a sociedade empresarial. A auditoria um processo sistemtico que visa a obteno e avaliao de evidncias requerendo a criao de um conjunto de procedimentos lgicos organizados, segundo as suas variaes, parmetros gerais que permitam um trabalho de qualidade, convertendose esta em uma preocupao constante e permanente do auditor. Isto constitui parte importante do controlo da administrao, requerendo a avaliao dos resultados, o que pode proporcionar segurana terceiros (investidores, accionistas, clientes, trabalhadores, estado, etc) interessadas no sucesso financeiro da prpria empresa demonstrando que os controlos por parte da administrao esto funcionando convenientemente.

Metodologia da Pesquisa.
Metodologia a explicao minuciosa detalhada, rigorosa e exacta de toda a aco desenvolvida no mtodo do trabalho de pesquisa. Enquanto a pesquisa uma indagao minuciosa ou exame critico e exaustivo na procura de factos e princpios. Nesta base o trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliogrficas e documentais, sobre a evoluo da auditoria e da contabilidade bem como o desenvolvimento econmico e sustentvel das empresas recolhendo dados e informaes em livros especializados nesta rea, revistas sites de Internet e outros meios que proporcionaro o seu complemento. A pesquisa bibliogrfica teve como objectivo o fornecimento de informaes relevantes em relao ao tema do presente trabalho. SILVA (2003,p,60) diz que este tipo de pesquisa tem como fundamento explicar e discutir determinado tema com base em outros autores e referencias j publicadas em livros, revistas peridicas e etc.

Amostragem
De forma a obter uma maior fidelidade e representatividade da amostra apartir do universo possibilitando a obteno de 10% do total do universo a amostragem desta pesquisa probabilstica aleatria simples. Recolha de dados. Segundo BELLO (2009,p,36) os instrumentos de recolha de dados podem ser questionrios, entrevistas, observao e anlise de contedo. Sendo assim a recolha de dados desta pesquisa foi feita atravs da analise de contedos extrados de livros especializados nesta area,revistas,sites de internet e outros meios que proporcionaram o seu complemento.

Analise de dados
Apresenta uma anlise de dados de abordagem qualitativa
Segundo LAMPERT (2000,p,98) a analise de dados qualitativa aquela que utilizando o estudo documental procura explorar fundo conceitos atitudes comportamentos Opinies e atributos do universo pesquisado, avaliando aspectos emocionais e intencionais implcitos na opinio do sujeito na pesquisa.

Assim sendo foram analisados qualitativamente os dados extrados nos documentos apresentados no subtema anterior.

Resultados e Impactos Esperados.

Conclumos que os rgos de gesto empresarial no devem ser os controladores financeiros, elaboradores ou revisores de contas, pois a elaborao das demonstraes financeiras no teria a mesma credibilidade e veracidade comparativamente aos trabalhos de assessores interno ou externo que esto simplesmente especializados em elaborar e revisar contas de diversos mbitos, e sob os mltiplos aspectos contabilsticos, dando pareceres imparciais que possam reflectir a realidade financeira das empresas, facilitando os provveis utentes interessados na analise da evoluo contabilstica que demonstra o desempenho, crescimento, melhoria e desenvolvimento da actividade operacional da empresa.

E os rgos de gesto podem tomar medidas correctivas no caso das anlises sobre as demonstraes financeiras no forem favorveis, apurando desvios, responsabilizando a rea operacional da empresa responsvel pelo no alcance dos objectivos empresariais. Se as analises forem favorveis sobre as demonstraes financeiras a empresa no deve descansar ou abrandar, mas sim atravs do aperfeioamento de tcnicas e mtodos procurar manter o mesmo nvel de eficincia por tempo indefinido. Com a realizao deste trabalho cientifico nossa inteno mostrar e demonstrar como a auditoria to antiga, tal como desde o homem comeou as suas actividades econmicas e posteriormente os diferentes estgios em que a auditoria e a contabilidade desemvolveram-se.No nosso pais j digno de realce a existncia de algumas instituies financeiras que trabalham fundamentalmente na veracidade, credibilidade, e fidelidade das informaes patentes nas demonstraes financeiras, analisando-as de maneira imparcial quanto aos procedimentos e tcnicas empregue na sua elaborao.

Sendo assim esperamos que esta pesquisa contribua na prtica de investigao de futuros trabalhos relacionados com o tema em anlise.

A AUDITORIA SOBRE AS RBRICAS DE COMPRAS DE BENS E SERVIOS E DIVIDAS A PAGAR


INDIC

INTRODUO CAPITULO I-FUNDAMENTAO TEORICA SOBRE A AUDITORIA.

1.1-Origem e breve introduo sobre a auditoria. 1.2-Definio,objectivos, e objecto de estudo da auditoria. 1.3- Finalidades da auditoria. 1.4-Qualidade e vantagens de uma auditoria. 1.5-Importancia da auditoria. 1.6-Normas da auditoria. 1.7-Auditoria externa a auditoria interna e a auditoria sobre as rubricas.

CAPITULO II-ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA SOBRE AS RUBRICAS DE COMPRAS DE BENS E SERVIOS E DIVIDAS A PAGAR.

2.1-Conceitos e aspectos tericos da auditoria sobre as rubricas de bens e servios e dividas a pagar. 2.2-Normas de auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar. 2.3-Objecto, objectivos da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar. 2.4-Limitaes da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar. 2.5-Importancia da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar. 2.6-Natureza,tempestividade,extenso dos procedimentos da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar. 2.6-Auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar como processo de controlo interno. 2.7-Auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar na gesto de stocks. 2.8- Influncia da auditoria sobre as rubricas de compras de bens e servios e dividas a pagar na administrao empresarial.

2.9-Relao do processo contabilstico, da auditoria sobre as rubricas e as demonstraes financeiras.


CAPITULO III-ESTUDO DE CASO.

3.1-Analise do estudo de caso. 3.2-Principais concluses.


CONCLUSES RECOMENDAES BIBLIOGRFIA

A AUDITORIA INTERNA E A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTO DA TOMADA DE DECISES.


INDIC

INTRODUO CAPITULO I-FUNDAMENTAO TEORICA SOBRE A AUDITORIA.

1.1-Origem e breve introduo sobre a auditoria. 1.2-Definio e objecto de estudo da auditoria. 1.3-Finalidades da auditoria. 1.4-Qualidade e vantagens de uma auditoria. 1.5-Importancia da auditoria. 1.6-Normas de auditoria. 1.7-Tipos de auditoria. 1.8-Relao entre a auditoria externa e auditoria interna. 1.9-Origem e breve introduo sobre a contabilidade. 1.9.1-Definio e objecto de estudo da contabilidade. 1.9.2-Finalidades da contabilidade. 1.9.3-Qualidade e vantagens da implementao de um sistema contabilstico. 1.9.4-Importancia da contabilidade. 1.9.5-Normas e Procedimentos da contabilidade. 1.9.6-Tipos de Contabilidade. 1.9.7-Relao entre a contabilidade, a auditoria e as demonstraes financeiras.
CAPITULO II-ENQUADRAMENTO CONTABILIDADE GERENCIAL DA AUDITORIA INTERNA E A

2.1-Evoluo histrica da auditoria interna. 2.2-Conceitos e aspectos tericos da auditoria interna. 2.3-Normas de auditoria interna. 2.4-Funes e tica do auditor interno 2.5-Objectivos e alcance da auditoria interna. 2.6-Programas de auditoria interno 2.7-Importancia e limitaes da auditoria interna.

2.8-Natureza,tempestividade,e extenso dos procedimentos de auditoria, e a relao da auditoria interna com o controlo interno 2.9-Evoluo histrica da contabilidade gerencial. 2.9.1-Conceitos e aspectos tericos da contabilidade gerencial. 2.9.2Funes do contabilista. 2.9.3-Objecctivos e alcance da contabilidade gerencial. 2.9.4-Importancia e limitaes da contabilidade gerencial. 2.9.5-Relao entre a contabilidade e as demonstraes financeiras. 2.9.6-O exerccio Contabilstico.
CAPITUILO III-ANALISE DA AUDITORIA INTERNA E A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO INSTRUMENTOS DE TOMADA DE DECISES.

3.1-Conceitos e aspectos da deciso. 3.2-Objecto,objectivos do processo decisrio. 3.2-Fundamentos do processo de deciso. 3.3-Relao do processo decisrio com a administrao, auditoria interna e a contabilidade gerencial. 3.4-Importancia da auditoria interna e contabilidade gerencial na tomada de decises.
CAPITULO IV-ESTUDO DE CASO.

4.1-Analise do estudo de caso. 4.2-Principais concluses.

CONCLUSES RECOMENDAES BIBLIOGRFIAS.

BIBLIOGRFIAS
ALMEIDA,Marcelo Cavalcanti.Auditoria:Um Curso Moderno e Completo.So Paulo:Atlas editora,1996.

AMARO,Maria de A,Noes de Administrao Pblica,Pltano editora,Lisboa,2001. ARAUJO,Inaldo PS et all.Auditoria Contabil.Saraiva Editora,So Paulo,2008 COSTA, Carlos baptista Da. Auditoria Financeira.9ed.Lisboa.Rei dos livros,2008. BELLO, Jos lus de Paiva. Metodologia Cientifica; Manual para a Elaborao de Monogrfias.Rio de Janeiro: UVA,2009. Plano Geral de Contabilidade/Angola, Luanda:Plural,2009. BORGES,Antnio;Rodrigues,Azevedo;RODRIGUES,Rogrio.Elementos Contabilidade Geral.22ed.Lisboa reas,2005. da

MARCONI,Marina de A;LAKATOS,Eva M.Tcnicas de Pesquisa.6ed.So Paulo 2007. LAMPERT,Ernani.A Universidade na Virada do Seclo 21:Cincia,Pesquisa,e Cidadania Porto Alegre.Sulina,2000.

BIBLIOGRFIAS
BAPTISTA DA COSTA,Carlos,Auditoria Financeira Teoria e Prtica,7ed,editora Rei dos Livros,Lisboa 2006;

HOLMES,Arthur Wellington.Auditing Principles e Procedures:Home Wood,R.D Irwin,inc.4 Edio,1956; CARVALHEDA,Lis e Cabrito,Belmiro G;Noo de Administrao Pblica,Platano editora,Lisboa,1982; MARQUES,Madeira:Auditoria e Gesto,Editorial Presena,1edio,Lisboa,1997; MORAIS,Georgina e Martins,Isabel,Auditoria Interna: Funo e Processos Aras Editora,Lisboa,1999; BELLO,Jos Luis de Paiva:Metodologia Cintifica:Manual para Elaborao de Monogrfias.Rio de Janeiro:UVA,2009 MARIA Peter,Manual de Auditoria Governamental, atlas Editora, so Paulo,2000; ARAUJO, Inaldo PS et all.Auditoria Contabil.Saraiva Editora, so Paulo, 2008. PINHEIRO, Joaquim Leite. Auditoria Interna-Manual prtica para Auditores Internos. Editora Rei dos Livros, 2008. Plano Geral de Contabilidade/Angola.Luanda: Plural 2009. MARCONI, MARINA de A; LAKATOS,Eva Tcnicas de Pesquisa.6ed.So Paulo,2007 LAMPERT, Ernani.A Universidade na virada do Sculo 21:Cincia,Pesquisa e Cidadania. Porto Alegre: Sulina, 2000. YAMAMOTO,Tito.Auditoria em EmpresasPblicas.Atlas Editora,So Paulo,2002.

O gestor financeiro e a analise das demonstraes financeiras.

Indic

Introduo. Capitulo I-A empresa e o gestor financeiro. 1.1-Organizao Empresarial. 1.1.1-Classificao das empresas. 1.1.1.2-Quanto a propriedade. 1.1.1.3-Quanto ao sector de actividade. 1.1.1.4-Quanto a dimenso. 1.1.1.5-Quanto a localizao geogrfica. 1.1.2-A departamentalizao. 1.2.1-Conceitos e breve historial sobre a Gesto financeira. 1.2.2-Definio, objectivos,objecto,de estudo da gesto financeira. 1.2.3-Finalidades,vantagens e qualidades de uma gesto financeira eficiente. 1.2.4-Importancia do gestor financeiro. 1.2.5-tica e funo do gestor financeiro. 1.2.6-O gestor financeiro e a analise de projectos de investimentos. 1.2.7-O panejamento financeiro e a nalise de risco e retorno de custo de oportunidade de capital. 1.2.8-Analise da gesto de caixa de estoques,de crdito de cobrana,gesto de dividendos. 1.2.9-A gesto financeira internacional. Capitulo 2-Gesto financeira a contabilidade e a analise das demonstraes financeiras. 2.1-Conceitos de contabilidade. 2.2-Objecto,objectivo e fins da contabilidade. 2.3-Tipos de contabilidade 2.4-Importancia da contabilidade. 2.5-Analise das demonstraes financeiras. -Balano.

-Mapa demonstrativo de resultado. -Mapa demonstrativo de fluxos de caixa. -Pareceres dos auditores. 2.5.1-O papel do gestor financeiro na analise dos ndices. 2.5.1.1-Mensurando o desempenho empresarial atravs da analise dos ndices. Capitulo 3-Estudo de Caso. 3.1-Analise do estudo de caso. 3.2-Principais concluses. Concluses Recomendaes. Bibliogrfia.

Instituto Superior Politcnico


Criado por Decreto N24/07 do Conselho de Ministros, em 07 de Maio de 2007

ANTE-PROJECTO DE PESQUISA LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAO NA ESPECIALIDADE DE CONTROLO FINANCEIRO.

O GESTOR FINANCEIRO E A ANALISE DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS.

ORIENTANDO:NELSON JOS VUNGE KANHOCA ORIENTADOR:HERBELO MENDES

Luanda/2011

Sumrio: Introduo Delimitao da Pesquisa Problema da Pesquisa Objectivos *Objectivos Geral *Objectivos Especificos.

Hipotese Fundamentos Teoricos Metodologia da Pesquisa. *Amostragem. *Recolha de Dados *Anlise de Dados. Resultados e Impactos Esperados. Cronogramas de Actividades Referncias Bibliogrficas.

INTRODUO. Neste mundo moderno e dinmico a sobrevivncia das empresas depende primeiramente da satisfao dos seus clientes e terceiros associados, partindo da produo, venda de produtos e servios esperando que se obtenha lucros. E para produzir as empresas precisam de muitos activos, fabricas equipamentos,escritrios,computadores tecnologia e etc. Elas precisam decidir quais activos comprar e como pagar por eles. O gestor financeiro tem uma funo importante na tomada de decises, que podem ser; Decises de Investimento que consistem nas decises de investir em activos do tipo,fabricas,equipamentos,e conhecimentos prticos, tornam-se em grande parte responsabilidade do gestor financeiro. E decises financeiras que definem a maneira de como pagar tais investimentos. Aqui nos propusemos a analisar as responsabilidades dos gestores financeiros e as tcnicas de gesto aplicadas na resoluo de mltiplos problemas, apartir das organizaes e das decises financeiras importantes para a continuidade das actividades empresariais. As empresas angolanas no esto alheias ao dinamismo e modernidade indispensveis gesto dos recursos financeiros, pois com o surgimento de varias crises econmicas e financeiras nvel global e com preponderncia especifica em algumas regies e no seio de grandes multinacionais, mdias, pequenas empresas, bancos e comunidades acentuase em grande parte a extrema necessidade dos gestores financeiros exercerem a funo de decisor de maneira plena. No capitulo 1 explicaremos organizacionalmente as empresas fazendo uma breve introduo funo do gestor financeiro e porque os gestores financeiros precisam possuir conhecimentos sofisticados dos mercados financeiros. No capitulo 2 retrataremos o papel da contabilidade, do gestor financeiro e a analise das demonstraes financeiras, bem como a mensurao do desempenho empresarial atravs da analise dos ndices. No terceiro e ultimo capitulo faremos a analise de um estudo prtico sobre a gesto financeira, na empresa ENANA.

DELIMITAO DA PESQUISA.

Para que se possa atingir os fins para os quais a empresa foi constituda ela necessita de um gestor financeiro que aplica na integra em qualquer actividade desempenhar, os procedimentos,tcnicas,mtodos e principais aspectos administrativo sobre o planeamento analise o controle das actividades financeiras e contabilsticas, bem como os seus efeitos na elaborao das demonstraes e decises financeiras que proporcionem o crescimento e desenvolvimento da empresa.Com efeito na parte da gesto financeira baseando-se em princpios elementares e decises enfrentadas pelo gerente financeiro sob um conjunto de ideias que podem ser esclarecidas por meio de grficos e exemplos numricos, e os conceitos de finanas modernos que simplificam o desenvolvimento do nosso trabalho. aqui em que consiste o nosso estudo. O nosso estudo no far uma abordagem genrica da gesto como cincia, nem faremos abordagens tradicionais, processuais ou institucionais, simplesmente mais fceis ou tericas e sem fundamentos na gesto financeira moderna.

PROBLEMA DA PESQUISA A presente pesquisa foi realizada com o objectivo de responder uma questo bsica que se constitui no seguinte no seguinte problema cientfico; Que papel desempenha o gestor financeiro no conjunto de aces e procedimentos administrativos que envolvem o planeamento analise e o controle dos actos financeiros possibilitando a maximizao do valor empresarial?

OBJECTIVOS DA PESQUISA.
Os objectivos da pesquisa representaram as metas que o pesquisador pretende atinjir.Para este trabalho subdivide-mos os mesmos em gerais e em especficos.

Objectivos Gerais
Analisar e descrever as tcnicas e procedimentos aplicados pelo gestor financeiro, e a constante necessidade da maximizao do valor empresarial com suporte nas demonstraes financeiras.

Objectivos Especficos
De forma a atender o objectivo principal do tema em anlise pretendemos atingir especificamente as seguintes metas. *Descrever o processo de surgimento e evoluo da gesto financeira ao longo dos tempos. *Analisar os procedimentos mtodos e tcnicas que envolvem o planeamento e controle dos actos financeiros atravs da analise das demonstraes financeiras. *Analise do papel desempenhado pelo gestor financeiro nas empresas angolanas publicas ou privadas. *Apresentar a gesto financeira como uma fonte de maximizao do valor empresarial. *Apresentar as demonstraes financeiras como uma fonte de informaes credvel para o gestor financeiro. *Analisar em perodos anteriores e actual o nvel ou estgio do crescimento e desenvolvimento das empresas angolanas atravs do papel desempenhado pelo gestor financeiro. *Contribuir como ferramenta para futuros trabalhos de investigao nesta rea do saber.

HIPOTSE A hiptese bsica a ser testada nesta pesquisa ser a seguinte: O gestor financeiro precisa das informaes constantes nas demonstraes financeiras contribuindo significativamente para a tomada de decises financeiras e medidas correctivas no processo da administrao financeira favorecendo o desenvolvimento integral das empresas.

FUNDAMENTAO TEORICA SOBRE A GESTO FINANCEIRA E A ANALISE DAS DEMONSTRAOES FINANCEIRAS.

Nos tempos que correm o administrador financeiro o elemento fundamental dentro da empresa, embora todos os sectores empresariais sejam importantes dentro de qualquer organizao, o gestor financeiro desempenha uma funo um tanto quanto difcil e mais complexa, consistindo na administrao das finanas da organizao, de maneira cuidadosa honrando os seus compromissos, nas datas dos vencimentos, captando recursos quando preciso um custo mais baixo ou ainda, aplicando as sobras nos investimentos mais atraentes, antevendo as possibilidades de investimentos em novos projectos. Segundo Haroldo (2008,p;18) a gesto financeira um conjunto de aces procedimentos administrativos que envolvem o planejamento,a analise e o controle das actividades financeiras da empresa e, aumentar o valor do patrimnio por meio da gerao de lucros lquidos proveniente das actividades operacionais. Os gestores financeiros se posicionam entre os bens reais da empresa e os mercados financeiros nos quais a empresa capta recursos financeiros. Nesta base o gestor precisa tomar decises de duas ordens que so: 1-Deciso de investimento ou deciso de oramento de capital. 2-Deciso financeira Na deciso de investimento o gestor precisa saber quanto dinheiro a empresa precisa ou poder investir, e em que activos especficos. A deciso financeira baseia-se na preocupao em como conseguir captar dinheiro para ser investido, ou seja sobre como captar dinheiro para pagar por investimentos em bens reais. SMITH(1776;pag,14) afirma que embora existam objectivos prs definidos pela gesto financeira como o caso da maximizao do valor de mercado da empresa e, enriquecer os accionistas e proprietrios da empresa, no se deve esquecer a tica profissional que consiste em fazer bem perante os seus clientes. No podemos nos esquecer que os assuntos ticos surgem nos negcios como em qualquer outra faceta da vida. Portanto quando dizemos que o objectivo da empresa maximizar a riqueza do accionista no significa que tudo vlido, pois em parte a lei dissuade os gerentes de cometerem aces ilegais.

Os proprietrios gestores geralmente no tm conflitos de interesses na administrao das suas empresas. Eles trabalham para eles mesmos, colhendo frutos de um trabalho bem feito e sofrendo as consequncias de um trabalho mal feito. O seu bem estar esta intrinsecamente ligado ao sucesso e valor da empresa. Na maioria das grandes empresas os gerentes no so os proprietrios, mas possvel encontrar um meio termo que consiste nos arranjos possveis que ajudam a garantir que os accionistas e gerentes trabalham em prol dos objectivos comuns. A directoria e os accionistas podem influenciar na eficiente prestao de gesto financeira garantindo que os gestores exeram as suas funes de ; >Anlise e planeamento financeiro. Que consiste na verificao dos resultados financeiros planejando aces necessrias para a obteno de melhorias. >A boa utilizao dos recursos financeiros consiste em analisar e negociar a captao dos recursos financeiros necessrios, bem como a aplicao dos recursos financeiros disponveis. >Crdito e cobrana; Analisar a concesso de crdito aos clientes e administrar os respectivos recebimentos. >Caixa; Efectuar os recebimentos e os pagamentos controlando os saldos de caixa. Contas a receber e a pagar; Controlar as conta a receber relativamente as venda a prazo e contas a pagar relativamente as compra a prazo, impostos e despesas operacionais. Portanto a gesto financeira tem sido confrontada com a evoluo dos sistemas bancrios e fiscais, os quais se revelam to complexos nos dias que correm. Para isso importante que o gestor financeiro tenha o domnio razovel dos procedimentos associados ao cumprimento das regras fiscais e que saiba lidar com as estratgias de marketing dos bancos cada vez mais bem elaborados e agressivas. Por outro lado a generalizao do uso de computadores na maioria das empresas tornou as tcnicas de informtica e computao requisitos imprescindveis ao profissional de gesto financeira facilitando em muito a analise, planificao, execuo, verificao das tarefas administrativas e interpretao das informaes constantes nas demonstraes financeiras.

METODOLOGIA DA PESQUISA

Metodologia a explicao minuciosa detalhada, rigorosa e exacta de toda a aco desenvolvida no mtodo do trabalho de pesquisa. Enquanto a pesquisa uma indagao minuciosa ou exame critico e exaustivo na procura de factos e princpios. Nesta base o trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliogrficas e documentais, sobre a evoluo da auditoria e da contabilidade bem como o desenvolvimento econmico e sustentvel das empresas recolhendo dados e informaes em livros especializados nesta rea, revistas sites de Internet e outros meios que proporcionaro o seu complemento. A pesquisa bibliogrfica teve como objectivo o fornecimento de informaes relevantes em relao ao tema do presente trabalho. SILVA (2003,p,60) diz que este tipo de pesquisa tem como fundamento explicar e discutir determinado tema com base em outros autores e referencias j publicadas em livros, revistas peridicas e etc.

Amostragem
De forma a obter uma maior fidelidade e representatividade da amostra apartir do universo possibilitando a obteno de 10% do total do universo a amostragem desta pesquisa probabilstica aleatria simples. Recolha de dados. Segundo BELLO (2009,p,36) os instrumentos de recolha de dados podem ser questionrios, entrevistas, observao e anlise de contedo. Sendo assim a recolha de dados desta pesquisa foi feita atravs da anlise de contedos extrados de livros especializados nesta area,revistas,sites de internet e outros meios que proporcionaram o seu complemento.

Analise de dados
Apresenta uma anlise de dados de abordagem qualitativa

Segundo LAMPERT (2000,p,98)a analise de dados qualitativa aquela que utilizando o estudo documental procura explorar fundo conceitos atitudes comportamentos opinies e atributos do universo pesquisado, avaliando aspectos emocionais e intencionais implcitos na opinio do sujeito na pesquisa. Assim sendo foram analisados qualitativamente os dados extrados nos documentos apresentados no subtema anterior.

RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS

Atravs deste estudo pretendemos demonstrar que a origem da gesto financeira esta directamente ligada ao surgimento das primeiras actividades comerciais. E numa abordagem mais moderna mostrar que as empresas investem em activos reais e levantam dinheiro para poder pagar estes investimentos. Esperamos retratar que a actividade financeira importante, interessante e desafiante. Importantes porque as decises de hoje sobre os investimentos de capital podem determinar os sectores em que a empresa estar actuando no futuro. A gesto financeira interessante porque normalmente envolvem enormes quantias de dinheiro.Ela desafiante porque as decises financeiras raramente so puras e simples, e os mercados financeiros nos quais as empresas operam esto constantemente em mudanas e que bons gerentes podem lidar com problemas rotineiros, mas s os melhores podem e esto aptos a reagir as mudanas. Para lidar com problemas preciso mais do que simples directrizes preciso compreender porque empresas e mercados financeiros se comportam da maneira como procedem e quando a prtica comum pode no ser a melhor, uma vez que se tenha uma estrutura consistente para a tomada de decises financeiras verifica-se a possibilidade da maioria das vezes solucionar problemas mais complexos. Este trabalho fornecer as bases estruturantes para a orientao dos gestores financeiros, fundamentados em princpios bsicos como a valorizao das empresas, dos investimentos que podem gerar um retorno em momentos diferentes ou ter diferentes graus de riscos, bem como as principais caractersticas dos mercados financeiros, definindo as fontes especficas de financiamento. Estes pressupostos quando aplicados correctamente tornam a gesto financeira moderna como um conjunto de princpios esclarecedores por meio de conceitos tericos, grficos e exemplos numricos Respondendo a questes por detrs das ferramentas que os bons gerentes financeiros podem usar para a tomada de decises financeiras e de investimentos.

Das könnte Ihnen auch gefallen