Sie sind auf Seite 1von 12

A FORMAO DAS PAISAGENS PARANAENSES

Rodrigo de Andrade Kersten Franklin Galvo Omar Ferreira Lopes

O Estado do Paran localiza-se na regio Sul do Brasil, entre as latitudes 22 28 30 sul, no rio Paranapanema, e 26 42 59 S, nascente do rio Jangada, somando mais de 468 km norte-sul. O ponto extremo a leste est a 48 02 24 e a oeste 54 37 38, ultrapassando 647 km de extenso (Maack 1968). Com superfcie total de 201.203 km2, o Paran representa 35% da rea da regio Sul e 2,3% da rea do Brasil, situando-se quase inteiramente ao sul do trpico de Capricrnio. Est submetido predominantemente ao clima supermido, mesotrmico, sem perodo seco, sendo a regio norte gradativamente mais influenciada pelo clima continental quente, com perodo seco. A temperatura mdia anual no Paran varia entre 22 C no noroeste e 14 C nas regies mais altas da Serra do Mar (acima de 1300 m) e na regio de Palmas (1100 m). A pluviosidade mdia tambm bastante variada, ficando entre 1.750 e 2.000 mm/ano no litoral, entre 2.500 e 3.000 na Serra do Mar e no sul do estado; entre 1.250 e 1500 na regio de Curitiba e no centro do estado, e abaixo de 1.250 no norte do estado (Leite 1994; Embrapa 1984). Embora o IAPAR (1994) classifique o estado inteiro sob clima CF, variando de Cfa no litoral e regies norte e nordeste, e de Cfb na regio central e sul, o IBGE indica a existncia de quatro climas principais (Figura 1), podendo ser identificados at seis tipos distintos. Orograficamente o Paran pode ser dividido em duas regies naturais: o litoral e os planaltos do interior. Separando essas regies est a escarpa da Serra do Mar, constituda pela elevao do complexo cristalino para cima do nvel do primeiro planalto. A maior rea do estado, no entanto, formada pelos trs planaltos que declinam suavemente em direo a oeste, sudeste e nordeste (Maack 1968). O primeiro dos degraus formado por sedimentos paleozicos do Devoniano, sendo, por essa razo, denominada Escarpa Devoniana. O segundo grande degrau separa a regio dos sedimentos paleozicos das formaes do Mesozico, sendo denominado Escarpa Trissico-Jurssica. Essa escarpa a continuao ininterrupta da Serra Geral de Santa Catarina, sendo denominada, no Paran, de Serra da Boa Esperana (Maack 1968) (Figura 2).

Figura 1 Diviso climtica do Paran (baseado em IBGE, 2007).

De acordo com Maack (1968), essas duas frentes de escarpas, associadas Serra do Mar, dividem o estado em cinco grandes regies de paisagem natural: 1) Litoral, 2) Serra do Mar, 3) primeiro planalto ou planalto de Curitiba, 4) segundo planalto ou planalto de Ponta Grossa, 5) terceiro planalto, planalto de Trapp ou de Guarapuava.

Figura 2 Perfil esquemtico do estado do Paran, mostrando as feies geolgicas e unidades de relevo (perfil baseado em Maack, 1950, mapa baseado em fontes diversas).
2

A Serra do Mar exerce papel importante na geomorfologia paranaense por constituir o divisor assimtrico e marginal que separa a regio litornea dos planaltos. Embora o Pico Paran atinja altura prxima a1900 m s.n.m, a elevao varia normalmente entre 500 e 1000 m sobre o nvel do planalto de Curitiba. Seus aspectos geomorfolgicos atuais so o resultado de trs principais fatores: das diferenas litolgicas, dos movimentos tectnicos e dos desgastes morfoclimticos (Salamuni 1969). O primeiro planalto atinge altitude mxima de 960 m s.n.m., nas proximidades de Curitiba, decaindo, nos 75 km de sua extenso, at 870 m s.n.m. no sop da cuesta devoniana (Maack 1968). O segundo planalto atinge seus picos de altitude na serra de So Luiz do Purun (cerca de 1200 m s.n.m) e decai irregularmente atingindo seu ponto mais baixo (ca. 400 m s.n.m) na porta do rio Iva para o terceiro planalto. A bacia do Iguau exibe ondulaes suaves, cujas altitudes oscilam de 850 a 950 m s.n.m. (Salamuni 1969). O terceiro planalto, limitado a leste pela serra da Boa Esperana, pode ser dividido em blocos separados pelos grandes rios que o percorrem: Tibagi, Ivai, Piquiri e Iguau. O bloco sul, formado pela bacia do Iguau, inclina-se de 1200 m s.n.m. na regio das cidades de Guarapuava e Pinho para 550 m na serra de So Francisco e da abruptamente para menos de 200 m na borda do cnion do Paran (Embrapa 1984).

Geologia do Estado do Paran


As rochas podem ser divididas em trs grandes grupos: gneas ou magmticas, sedimentares e metamrficas. As rochas gneas (ignis = fogo) so as originrias do resfriamento do magma, tanto superficialmente (extrusivas) quanto internamente crosta (intrusivas). As rochas intrusivas resfriam-se muito mais lentamente, por isso formam cristais maiores, tornando-se mais resistentes. Podem ainda diferenciarem-se quanto a composio qumica em cidas (altos teores de slica) e bsicas (baixos teores de slica). As cidas so mais viscosas e causam erupes explosivas, enquanto que as bsicas so mais lquidas e causam erupes com derrames e longos escorrimentos superficiais. Exemplos de cidas so os granitos (intrusiva) e riolitos (extrusiva). Os diabsios (intrusiva) e o basalto (extrusiva) so exemplos de rochas bsicas. As sedimentares (sedere = acumular) so formadas sempre superficialmente a partir do acmulo de sedimentos em locais abaciados, posteriormente sujeitos a processos diagenticos (compactao, cimentao e recristalizao). Podem apresentar textura mais grossa (arenitos), intermediria (siltitos) ou muito fina (argilitos, filitos). As rochas metamrficas (meta = mudana; morpho = forma) so rochas de quaisquer
3

tipos que passaram por mudanas fsicas ou qumicas. Podem variar de baixssimo grau (anquimetamrficas) at anetexitos (derretidas e refundidas). So exemplos importantes no Paran granulitos, migmatitos, mrmore, quartzitos e xistos. Todos os tipos de rochas esto expostos a um ciclo global e eventualmente podem transformar-se uma nas outras. Uma rocha gnea pode ter suas partculas desgastadas e acumular-se para formar uma sedimentar, e essa pode sofrer presses e tranformar-se em uma metamrfica, que por sua vez pode sofrer subduo e ser jogada novamente para o manto, onde fundir ao magma, podendo retornar na forma lquida superfcie. Para melhor compreenso dos processos de formao da Terra costuma-se aplicar uma diviso em ons, Eras e Perodos. O on mais antigo, definido pela estruturao do ncleo, manto e crosta conhecido como Hadeano (Figura 3). Desta poca so conhecidos, no mundo, apenas dois registros, os cristais de Zirco, na Austrlia, material mais antigo da Terra, com cerca de 4,2 bilhes de anos, e o Gnaisse Acasta, no Canad, com cerca de 4,0 bilhes de anos, rocha mais antiga j registrada na Terra. A solidificao da crosta (3,8 b.a.) causada pelo resfriamento da superfcie o evento delimitador desse on. O segundo grande on o Arqueano, que tem como evento limite (2,5 b.a.) a consolidao final dos primeiros continentes (Salgado Labouriau 1994). Durante o Proterozico a vida se expande at que o primeiro registro seguro de animais com partes mineralizadas (conchas, carapaas) marca o incio do Fanerozico. Esse subdividido em Paleozico, Mesozico e Cenozico. Durante o Paleozico, animais e plantas saem do oceano e migram para terra, criando as primeiras florestas. Seu limite com o Mesozico definido por uma das maiores extines em massa j registrada no planeta (248,2 m.a.). Durante o Mesozico, os dinossauros surgem e passam a dominar a terra. Surgem tambm as primeiras plantas com flores. Data desse perodo tambm (cerca de 100 m.a.) a separao entre frica e Amrica. A grande extino no limite Mesozico / Cenozico aparentemente foi caisada pelo impacto de um grande meteoro, que gerou uma cratera com amis de 170 km de dimetro, na pennsula de Yucatan, Mxico. Durante o Cenozico, os mamferos passam a dominar o planeta e os continentes tomam sua forma atual. Como grande evento geolgico pode ser citado o soerguimento da cordilheira dos Andes a apenas 20 m.a.

Figura 1 Coluna do tempo geolgico.

A formao geolgica Os eventos geolgicos que levaram a atual formao do territrio paranaense estendem-se desde o Proterozico inferior, a mais de 2,5 bilhes de anos, at a pocas recentes, como o Holoceno. A poro oeste do estado , de maneira geral, mais nova, sendo as tipologias geolgicas a leste gradativamente mais velhas (Figura 4) (Mineropar 2001).

FANEROZICO Cenozico 9 - Sedimentos inconsolidados 7 - Sedimentos vulcnicos Mesozico 8 - Arenitos 6 - Magmatismo bsico Paleozico 5 - Cobertura sedimentar 4 - Bacia vulcano-sedimentar PROTEROZICO (Superior) 3 - Magmatismo cido PROTEROZICO (Inferior) 2 - Rochas de baixo grau metamrfico ARQUEANO 1 - Rochas de alto grau metamrfico

Figura 4 Litologia simplificada do estado do Paran.

A rochas mais antigas de nosso estado esto, portanto, em nosso litoral. As rochas gneas do domnio Luiz Alves (2,6 b.a.), composto pelos complexos Serra Negra e Mfico de Pien, ambos resqucios de um planeta ainda em intensa atividade tectnica. No entanto, as formaes mais recentes correspondem aos depsitos marinhos tambm no litoral, com cerca de 5.000 anos de idade, aos depsitos aluviais deixados pelos cursos dgua e ao arenito caiu, de origem elica e ainda hoje em formao (Mineropar 2001). Devido a essa disposio histrica leste-oeste convm descrever os eventos formadores tambm nessa seqncia. Na transio entre o Hadeano e o Arqueano, a tectnica global ainda era uma dana de microplacas movidas pelo altssimo calor interno da Terra. Rochas estavam sendo rapidamente formadas, fundidas e metamorfizadas de diversas formas. No final do Arqueno ocorre a formao da maioria das primeiras rochas paranaenses, notadamente os granulitos e migmatitos formadores do escudo brasileiro e paranaense (Figura 5-1) (Park 1997). Essas rochas, ambas metamrficas de alto grau, so derivadas de basaltos tendo sido formadas em profundidade, diferindo entre si pela presena (migmatito) ou ausncia (granulito) de gua em sua gnese. Apesar de serem rochas bem resistentes, seu elevado tempo de exposio fez com que suas feies fossem todas aplainadas. Assim, esta regio apresenta relevo suave ondulado, formando um planalto bastante regular, com plancies de inundao que chegam a atingir mais de 2 km de extenso ao lado dos rios (Curcio 2006).
5

Assim como o xisto Rio-das-Cobras (Domnio Luis Alves) so originadas da alta atividade da crosta terrestre durante o Arqueano / Proterozico inferior. Tal plataforma foi posteriormente intrudida pelos Granitos (Figura 5-3) formadores da Serra do Mar, ascendidos em blocos cilndricos em funo dos seqenciados depsitos na bacia do Paran. Ainda no Proterozico, cerca de 700 m.a., um grande oceano adentrou a massa continental da Amrica do Sul. O Adamastor, como conhecido, invadiu praticamente todo o Paran, at a poro norte do primeiro planalto paranaense (Figura 5-4) por meio de braos digitiformes em sentido SW-NE. Na poro sul do planalto no so observados registros desse fenmeno. Cada brao ocenico levou a deposio de duas rochas caracterstica: calcrios, nas pores mais rasas, e argilitos, nas mais profundas. Como formou diversos braos de mar, os depsitos se intercalam, sendo observadas faixas de calcrio intercaladas com faixas de argilito (folhelho) alm dos granulitos remanescentes do arqueano. Mais tarde estes depsitos foram submetidos a metamorfismos de baixo grau, causados pelo ciclo tectnico brasiliano-panafricano dando origem aos mrmores e folhelhos atualmente observados. Essas rochas so muito pouco resistentes, sendo inclusive muito difcil observar afloramento em estado bruto, sempre que expostas esto muito intemperizadas.

8 - Depsitos marinhos recentes (5.000 anos) 7 - Depsitos do quaternrio (Guabirotuba) 6 - Sedimentos vulcnicos do paleozico 5 - Intruses granticas posteriores ao Adamastor 4 - Depsitos calcreos e de argilitos 3 - Granitides (granitos, migmatitos e granitos de anatexia) intrudidos no granulito. 2 - Granitos e xisto (Rio das Cobras) originrios da separao do Gondwana. 1 - Granulitos (dominante) e migmatito Bocaiva do Sul. ....... - Serra do Mar

Figura 5 Geologia simplificada da poro leste do estado do Paran.

Aps esta sedimentao houve tambm a extruso de granitos (Figura 5-5) entre os depsitos. Granitos so rochas magmticas cidas, muito resistentes, solidificadas em profundidade. Posteriormente (cerca de 150 m.a.) houve ainda o grande derrame de basalto que resultou nos diques de diabsio em sentido NW-SE. O cruzamento dos depsitos SW6

NE ( / ) com os diques NW-SE ( \ ) resulta no atual relevo acidentado observado na regio do Aungui e no Vale do Ribeira. Toda essa grande massa, atualmente denominada primeiro planalto paranaense, recebeu razovel dose de tectonismo, sendo cratonizada (fundida), dando origem a um grande bloco nico, denominado escudo paranaense. Com o incio da separao da Amrica da frica (Cretceo - 120 m.a.) a movimentao tectnica criou uma zona de cisalhamento (quebra) e a conseqente ascenso de grandes blocos de granito (Figura 5-2) a mais de 4.000 metros de altitude, elevando o granulito e expondo-o as intempries ambientais. A medida que frica e Brasil se separaram, novos blocos granticos foram elevados. Dessa maneira, quando mais prximos ao mar, mais recentemente foram expostos os granitos. O primeiro foi o Canasvieiras e o ltimo, formador da plataforma marinha continental, o Morro Ingls. Esses granitos, formados em subsuperfcies a cerca da 1 b.a. foram expostos apenas a 10% desse tempo. Por seu tipo de extruso, esses granitos encontram-se freqentemente dispostos em camadas paralelas ao eixo de separao Brasil - frica, e por esse motivo so chamados de granitos acamadados, tendo sido inclusive confundidos com migmatitos. Outro evento de grande porte ocorrido durante o ciclo tectnico africano-brasiliano foram as exploses de sedimentos vulcnicos. Rochas de diferentes tamanhos (de poucos centmetros pequenas a grandes blocos), cinza e lava se acumularam, formado um aglomerado de diferentes estruturais, conhecidos como as unidades estratigficas Guaratubinha e Castro (Figura 5-6). So rochas tambm muito resistentes formando relevos acidentados. Muito mais recentemente (Cenozico) foi formada, por sedimentos vulcnicos, principalmente cinzas e fluxos de detritos, a formao Guabirotuba (Figura 5-7). As superfcies oriundas desses sedimentos do origem a paisagens planas e rochas pouco resistentes. Essa , associada aos depsitos dos grandes vales fluviais, as geologias dominantes na regio de Curitiba. Posteriores a isso ainda so os depsitos marinhos que do origem a plancie litornea (figura 5-8). Para os gelogos, depsitos de sedimentos, como areia da praia, so tambm rochas, e diferem de um arenito por estarem menos consolidadas. Os sedimentos Cenozicos da regio litornea do estado do Paran esto agrupados em dois tipos principais: continentais e costeiros, com idades desde o Mioceno inferior at o Holoceno, incluindo ambientes de sedimentao atuais. As plancies de sedimentos costeiros apresentam os tpicos cordes litorneos que correspondem a antigas linhas da costa, formados como conseqncia das oscilaes do nvel do mar durante o Quaternrio (Angulo 2004). O segundo planalto originrio de depsitos provenientes de outro oceano, de propores muito maiores, que dominou praticamente toda a superfcie terrestre: o Pantalassa. Esse oceano recobriu boa parte da Amrica do Sul, entrando possivelmente
7

atravs do Peru e dando origem a diferentes depsitos de sedimentos costeiros.

6 Botucatu e Pirambia, arenitos elicos 5 - Rio do Rasto, arenitos elicos vermelhos 4 - Terezina, carbonatos e argilas marinhas 3 - Rio Bonito, argilitos marinhos 2 - Itarar, depsitos de siltitio e argilito de origem glacial 1 - Paran, arenitos de origem costeira e marinha

Figura 6 Geologia simplificada do segundo planalto paranaense.

Os sedimentos mais antigos observados na bacia so do Grupo Paran (Figura 6-1), em especial a formao Furnas, formadora das escarpas de So Luiz do Purun. Depositada em ambiente aluvial e litorneo constituda por conglomerados e arenitos grosseiros na base e arenitos mdios a siltitos nas pores superiores. Imediatamente aps observa-se a deposio da formao Ponta Grossa, oriunda de depsitos litorneos e de plataforma, formada por folhelhos e siltitos cinzentos com intercalaes de arenitos muito finos (Mineropar 2001). Furnas sofreu mais influncia da massa continental (sedimentos aluviais) e apresenta relevo acidentado e rios encaixados, com curta plancie aluvial. Ponta Grossa foi formada exclusivamente por depsitos marinhos (litorneos e de plataforma), apresentando relevo mais suave, embora ainda com rios encaixados, quase sem vrzeas. Estas duas formaes foram depositadas durante perodo de clima ameno, sem constatao de sedimentos oriundos de glaciais. Aps este perodo o Pantalassa sofreu forte regresso expondo os depsitos e causando a eroso de grades camadas deste material. O prximo depsito observado foi o grupo Itarar (Figura 6-2), formador das feies de Vila-Velha. Possivelmente boa parte dos sedimentos, principalmente nas pores basais da unidade, sejam oriundo do processo erosivo sofrido pelo grupo Paran. De relevo suave e amplas plancies aluviais encontra-se dividido, no estado, nas formaes Campo do Tenente, Mafra e Rio do Sul, sem mapeamento ainda. Aps o perodo de eroso do grupo Paran, o Pantalassa passa por nova progresso, dessa vez sobre regime glacial. So observados, portanto, sedimentos tpicos desse tipo de clima, incluindo drop-stones e morenas glaciais. A formao Rio do Sul foi formada em ambientes litorneos de plataforma periglacial e deltica, compe-se de folhelhos, siltitos e arenitos finos a mdios alm de
8

diamictitos e raras camadas de carvo. A formao Mafra constituda por depsitos de plancie litornea e de plataforma periglacial, tem como litologia arenitos finos a grosseiros, siltitos e ritmitos. J a formao Campo do Tenente, formadora das famosas esculturas de Vila Velha e dos paredes da Lapa, originada de depsitos flvio-glaciais, constituindo-se de arenitos grosseiros, siltitos, ritmitos e diamictitos (Mineropar 2001). As unidades Rio Bonito e Terezina (Figuras 6-3 e 6-4) foram depositadas, como o grupo Paran, em regine interglacial. O primeiro forma, junto com a formao Palermo o grupo Guat. A segunda, juntamente com as formaes Irati, Serra Alta e Rio do Rasto compe a unidade Passa-Dois (Mineropar 2001). Apresentam tambm vrzeas extensas e relevo suave. A unidade Rio do Rasto (Figura 6-5), apesar de comumente ser associada formao Terezina em um mesmo grupo geolgico, foi depositada em ambiente continental sendo, portanto, arenito elico. caracteristicamente avermelhado e assume importncia maior no estado de Santa Catarina, onde forma a famosa serra de mesmo nome. Cessada a deposio dessa formao, sobreveio um ciclo erosivo de propores continentais no Trissico mdio, denominado Gonduana. Aps esse ciclo, foi formado o grupo So Bento (Figura 6-6), compreendendo as formaes Pirambia e Botucatu - seqncias sedimentares continentais formadas no Trissico - Jurssico. So, dessa forma, de origem elica, ao contrrio dos demais depsitos do segundo planalto. O derrame basltico imediatamente posterior levou ao recozimento desse ltimo arenito (Botucatu), soldando sua poro superior. Esses arenitos, juntamente com os basaltos, formam a famosa Serra Geral, ou da Boa Esperana, divisora do segundo e do terceiro planalto paranaense. O terceiro planalto paranaense tem sua origem ligada a 32 derrames vulcnicos (CFB continental flood basalt) que determinaram a famosa paisagem de Trapp, ou degraus, citada por Maack (1961) (Figura 7-1). Esses degraus de basalto podem ser observados com facilidade em inmeras quedas dgua ao longo do terceiro planalto, quando freqentemente trs ou mais desnveis (degraus) consecutivos so observados. O exemplo maior so as prprias Cataratas do Iguau, que em muitos pontos passam por trs nveis seguidos de queda, cada um representando um grande evento de derrame basltico. Seu pico de atividade foi entre 133-127 m.a., embora existam registro deste 140 m.a. at 119 m.a. Formados por lava pouco viscosa devido ao baixo teor de slica (bsica) os derrames inicialmente partiram de uma geoclase (grande falha) localizada na atual calha do rio Paran, assim como dos diversos pontos onde hoje so registrados diques de diabsio (basalto de profundidade). A baixa viscosidade do magma permitiu que alguns derrames conseguissem atingir mais de 400 km de extenso. Na mdia variam entre 10 e 30 m de espessura. Ao passar pelos arenitos, alguns dos pontos de derrame aumentaram seu teor de slica, tornando-se assim cidos, em oposio ao magma original. Esses diferenciados
9

cidos so constitudos principalmente de riolitos e riodacitos. A slica alm de acidificar a rocha, aumenta a viscosidade do magma e a resistncia da rocha final. Assim, os basaltos so mais reativos e apresentam relevos mais planos, enquanto as rochas cidas so bem mais resistentes intempries e aos agentes biolgicos, formando relevos mais acidentados.

3 -Formao Caiu, arenitos elicos 2 - Riolitos e riodacitos (diferenciados cidos) formao Serra Geral 1 - Basaltos - formao Serra Geral

Figura 2 Geologia simplificada do terceiro planalto paranaense.

O peso da lava e os seqentes derrames abriram diversos diques ao longo do estado. Densamente concentrados no Vale do Ribeira, so observados inclusive no litoral. Os diques variam de tamanho gradativamente com o afastamento da origem, os mais prximos podendo chegar a mais de 400 m de dimetro, enquanto os do litoral raramente atingem 1m. O recobrimento de lava atingiu uma poro significativa da Amrica do Sul, dando origem a maior bacia vulcnica do mundo. Foi, certamente, muito maior que o atualmente observado. Possivelmente nesta mesma poca (130 m.a.), devido ao enorme peso sustentado pela bacia, todo o Paran foi basculado, erguendo em sua poro leste e criando leve queda em direo oeste (Figura 7). Esse mesmo fenmeno criou as serras Geral, de So Luiz do Purun e do Mar, expondo seus granitos (Figura 5-3) que se intrudiram atravs do granulito.

Figura 3 Perfil esquemtico do relevo do estado do Paran.

A ltima unidade estratigrfica observada no Paran o arenito Caiu (Figura 7-3). De origem recente, sua deposio iniciou-se logo aps os derrames baslticos. Originado de
10

desgaste de unidades geolgicas do centro da Amrica do Sul, invadiu boa parte do estado do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, sem, no entanto, ultrapassar o rio Piquiri. Apesar de apresentar distribuio bastante ampla, sua espessura varia de poucos centmetros a alguns metros nas pores maiores. a unidade mais suscetvel a presena humana, j tendo sido consideravelmente afetado pelo desmatamento e pela agropecuria. tambm o maior responsvel pelo assoreamento do lago de Itaipu. Alm disso, a pequena capacidade de reteno de gua, tanto da rocha quanto de seus solos afeta todo o clima regional, criando, em suas pores mais interiores, a nica zona de clima com perodo realmente seco no estado (Figura 1).

COLUNA ESTRATIGRFICA GEOLGICA PARANAENSE


on Era
0,01

Perodo

poca Holoceno

Tempo

Grupo

Formao
Alexandra Guabirotuba Aluvies e sedimentos recentes Depsitos aluvionares Sedimentos vulcnicos

Cenozica

1,8 5,3 23 33,9 55,8 65,5

Neogeno

Pleistoceno Plioceno Mioceno Oligoceno Eoceno Paleoceno

1,8 m.a.

Paleogeno

66 m.a.

Adamantina Bauru Santo Anastcio Caiu

Cretceo

145,5 199,6 251,0

Jurssico Trissico

133-127 m.a. 150 m.a. 205 240 m.a. Passa Dois

Guat Permiano

Paleozica

Itarar
299,0 359,2 416,0 443,7

280 m.a. Carbonfero Devoniano Siluriano Castro Ordoviciano 370 m.a. 400 m.a. Paran

Serra Geral Botucatu Pirambia Rio do Rastro Terezina Serra Alta Irati Palermo Rio Bonito Rio do Sul Mafra Campo do Tenente Ponta Grossa Furnas

Arenitos pouco consolidados Arenitos pouco consolidados Arenitos pouco consolidados Derames baslticos Arenitos bem consolidados, com fuso hidrotermal Siltitos Siltitos e calcreos Argilitos Argilitos Siltitos Arenitos, siltitios e argilitos Siltitos e argilitos Arenitos e siltitos Arenitos grossos e siltitos Siltitos e argilitos Arenitos

Fanerozico

Mesozica

488,3 542,0

Guaratubinha Camarinha 570 m.a. Aungui 1,0 b.a. Seqncia Antinha Itaiacoca Capiru Votuverava Turvo Cajati Setuva 2,5 b. a. gua Clara

Cambriano

Proterozica

Conglomerados Conglomerados Granitides Calcreos Mrmores Mrmores, filitos e dolomitos Ardsias e calcreo Xistos e mrmores Mrmores

Arqueano (3,8 b.a) Hadeano (4,5 b.a.)

Pera Complexo prMigmatitos e gnaisses setuva Complexo Serra Granulitos Negra

11

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ANGULO, R. J. 2004. Mapa do Cenozico do litoral do Estado do Paran. Boletim Paranaense de Geocincias 55:25-42. CURCIO, G. 2006. Caracterizao geomorfologica, pedolgica e fitossociolgica das plancies fluviais do Iguau, Paran, Brasil. Tese (Doutorado em Engenharia florestal) Universidade Federal do Paran. EMBRAPA. 1984. Levantamento de reconhecimento dos solos do estado do Paran. Londrina. Servio Nacional de Levantamento e Conservao de Solos, Rio de Jaaneiro, RJ. Boletim Tcnico 57. IBGE 2007. Mapas interativos. Disponvel em http://map.ibge.gov.br/. Acessado em 01/2007. LEITE, P. F. 1994. As diferentes unidades fitoecolgicas da regio Sul do Brasil: proposta de classificao. Curitiba, 160 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Florestal). Setor de Cincias Agrrias, Universidade Federal do Paran. MAACK, R. 1968. Geografia fsica do Estado do Paran. Curitiba: Jos Olympio, MINEROPAR, 2001. Atlas Geolgico do Estado do Paran. Secretaria de Estado da Indstria, do Comrcio e do Turismo. Minerais do Paran S/A Mineropar, Curitiba. 116p. PARK, R.G. 1997. Early Precambrian plate tectonics. South African J. of Geology, 100: 2335. SALAMUNI, R. 1069. Fundamentos geolgicos do Paran. In:Histria do Paran. Vol 2, Grafipar, pp. 13-128. SALGADO-LABOURIAU, M. L. 1994. Histria geolgica da Terra. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 307 p.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen