Sie sind auf Seite 1von 49

ESCOLA E COMUNIDADE

A parceria entre escola e comunidade indispensvel para uma Educao de qualidade e depende de uma boa relao entre familiares, gestores, professores, funcionrios e estudantes. Neste especial, confira reportagens, vdeos e artigos fundamentais para se estabelecer um vnculo duradouro e produtivo entre a comunidade e a escola.
A escola da famlia Aproximar os pais do trabalho pedaggico um dever dos gestores. Conhea aqui 13 aes para essa parceria dar resultado Est na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional e no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA): as escolas tm a obrigao de se articular com as famlias e os pais tm direito a ter cincia do processo pedaggico, bem como de participar da definio das propostas educacionais. Porm nem sempre esse princpio considerado quando se forma o vnculo entre diretores, professores e coordenadores pedaggicos e a famlia dos alunos (assista ao vdeo em que pais do suas opinies sobre o relacionamento deles com a escola). O relacionamento chega a ser ambguo. Muitos gestores e docentes, embora no discurso reclamem da falta de participao dos pais na vida escolar dos filhos - com alguns at atribuindo a isso o baixo desempenho deles - no se mostram nada confortveis quando algum membro da comunidade mais crtico cobra qualidade no ensino ou questiona alguma rotina da escola. Alguns diretores percebem essa atitude inclusive como uma intromisso e uma tentativa de comprometer a autoridade deles. J a maioria dos pais, por sua vez, no participa mesmo. Alguns por no conhecer seus direitos. Outros porque no sabem como. E ainda h os que at tentaram, mas se isolaram, pois nas poucas experincias de aproximao no foram bem acolhidos e se retraram. No Brasil, o acesso em larga escala ao ensino se intensificou nos anos 1990, com a incluso de mais de 90% das crianas em idade escolar no sistema. Para as famlias antes segregadas do direito Educao, o fato de haver vagas, merenda e uniforme representou uma enorme conquista. "Muitos pais veem a escola como um benefcio e no um direito e confundem qualidade com a possibilidade de uso da infraestrutura e dos equipamentos pblicos. Isso de nada adianta se a criana no aprender", afirma Maria do Carmo Brant de Carvalho, coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec), em So Paulo. A escola foi criada para servir sociedade. Por isso, ela tem a obrigao de prestar contas do seu trabalho, explicar o que faz e como conduz a aprendizagem das crianas e criar mecanismos para que a famlia acompanhe a vida escolar dos filhos. "Os educadores precisam deixar de lado o medo de perder a autoridade e aprender a trabalhar de forma colaborativa", afirma Heloisa Szymanski, do Departamento de Psicologia da Educao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (assista entrevista completa com Heloisa em vdeo)

Um estudo realizado pelo Convnio Andrs Bello - acordo internacional que rene 12 pases das Amricas - chamado A Eficcia Escolar Ibero-Americana, de 2006, estimou que o "efeito famlia" responsvel por 70% do sucesso escolar. "O envolvimento dos adultos com a Educao d s crianas um suporte emocional e afetivo que se reflete no desempenho", afirma Maria Amlia de Almeida, do Observatrio Sociolgico Famlia-Escola, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mas o que significa uma parceria saudvel entre essas duas instituies? Os pais devem ajudar no ensino dos contedos e os professores no dos bons modos? Claro que no. A colaborao que se espera de outra ordem. "O papel do pai e da me estimular o comportamento de estudante nos filhos, mostrando interesse pelo que eles aprendem e incentivando a pesquisa e a leitura", diz Antnio Carlos Gomes da Costa, pedagogo mineiro e um dos redatores do ECA (leia sobre o que a famlia pode fazer para ajudar na Educao dos filhos no quadro abaixo). Para isso, preciso orientar os pais e subsidi-los com informaes sobre o processo de ensino e de aprendizagem, coloc-los a par dos objetivos da escola e dos projetos desenvolvidos e criar momentos em que essa colaborao possa se efetivar. Quando o assunto aprendizagem, o papel de cada um est bem claro - da escola, ensinar, e dos pais, acompanhar e fazer sugestes. Porm, se o tema comportamento, as aes exigem cumplicidade redobrada. Ao perceber que existem problemas pessoais que se refletem em atitudes que atrapalham o desempenho em sala de aula, os pais devem ser chamados e ouvidos, e as solues, construdas em conjunto, sem julgamento ou atribuio de culpa. "Um bom comeo ter um dilogo baseado no respeito e na crena de que possvel resolver a questo", acredita Mrcia Gallo, diretora da EME Professora Alcina Dantas Feijo, em So Caetano do Sul, SP, e autora do livro A Parceria Presente: A Relao Famlia-Escola numa Escola de Periferia de So Paulo. Visando ajudar voc a dar os passos necessrios para cumprir o dever legal e social de ter um relacionamento de qualidade com as famlias, NOVA ESCOLA GESTO ESCOLAR elaborou uma lista com 13 aes, que vo desde o acolhimento no comeo do ano letivo at as atividades de integrao social. D sua opinio sobre o assunto no final desta pgina, em "comentrios". A consultora Mrcia Gallo responder suas dvidas.

Os deveres da famlia
At o sculo 19, a separao de tarefas entre escola e famlia era clara: a primeira cuidava daquilo que poca se chamava "instruo", que na prtica era a transmisso de contedos, e a segunda se dedicava "Educao", o que significava o ensinamento de valores, hbitos e atitudes. "A Era Moderna deixa nebulosa essa diviso do trabalho educacional. Reconhecida como um valor de ascenso social para as classes surgidas com a urbanizao, a Educao passa a ser objeto de ateno das famlias e as expectativas em relao escola se ampliam", diz Maria Amlia de Almeida, da UFMG. Na prtica, a escola passou a ser reconhecida como um espao de aprendizagem dos contedos e de valores para a formao da criana. Assim, as fronteiras se tornaram confusas. As responsabilidades da escola j foram detalhadas na reportagem ao lado. Mas, o que se pode esperar das famlias, alm de que elas garantam o ingresso e a permanncia das crianas em sala de aula? Quando se sentem integradas, elas passam a participar com entusiasmo das reunies e se tornam parceiras no desafio de melhorar o desempenho dos filhos. Com o intuito de indicar caminhos para a participao mais efetiva das famlias, o projeto Educar para Crescer, iniciativa da Editora Abril e da Universidade Anhembi Morumbi,

vai lanar a partir de 26 agosto o Guia da Educao em Famlia, que ser encartado em diversas publicaes da editora. Esse material, assim como o folheto Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos, do Ministrio da Educao, traz orientaes simples sobre como os pais podem trabalhar com a escola. Entre as dicas, esto: - Ler para as crianas ou pedir para que elas leiam para eles. - Conversar sempre com os filhos sobre assuntos da escola. - Acompanhar as lies de casa e mostrar interesse pelos contedos estudados. - Verificar se o material escolar est completo e em ordem. - Zelar pelo cumprimento das regras da escola. - Participar das reunies sempre que convocados. - Conversar com os professores.

Como atrair os pais para a escola Veja como possvel estreitar a relao com a famlia e formar uma parceria produtiva Todo educador sabe que o apoio da famlia crucial no desempenho escolar. Pai que acompanha a lio de casa. Me que no falta a nenhuma reunio. Pais cooperativos e atentos no desempenho escolar dos filhos na medida certa. Esse o desejo de qualquer professor. Segundo um estudo publicado no Journal of Family Psychology, da Associao Americana de Psicologia, as crianas que freqentam festas e reunies familiares tm mais sade, melhor desempenho escolar e maior estabilidade emocional. E mesmo o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb), de 1999, apontou que nas escolas que contam com a parceria dos pais, onde h troca de informaes com o diretor e os professores, os alunos aprendem melhor. Diversos educadores brasileiros tambm defendem que a famlia realize um acompanhamento da escola, verificando se seus objetivos esto sendo devidamente alcanados. Essa atuao dos pais ainda bem rara, de acordo com os resultados de pesquisa realizada no ano passado pelo Observatrio do Universo Escolar. A instituio, um brao do Instituto La Fabbrica do Brasil, parceira do Ministrio da Educao, ouviu mais de 100 pais e educadores da rede pblica e privada de todo pas e constatou que s 13% das escolas pblicas mantm um relacionamento prximo com a famlia. Por outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pblica acreditam que, se fossem promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria maior integrao com a escola. Por que pais e professores ainda no conseguem se entender? Segundo a mesma pesquisa, a maior parte dos educadores atribui aos pais a origem dos problemas de disciplina. E apontam como fatores o novo modelo familiar, no qual os adultos permanecem pouco tempo em casa, ou ainda aquele que apresenta uma organizao diferente da tradicional.

Confuso de papis
Para a pedagoga Mrcia Argenti Perez, do campus da Universidade de So Paulo (USP) em Ribeiro Preto, que estuda os conflitos entre a escola e a famlia, a culpa do tempo maluco em que vivemos. "Mudanas que antes ocorriam em 100 anos agora acontecem em dez e est muito difcil acompanhar as novas exigncias sociais e culturais", diz.

Hoje h uma confuso de papis, cobranas para as duas instituies e novas atribuies profissionais para voc. "Parece haver, por um lado, uma incapacidade de compreenso por parte dos pais a respeito daquilo que transmitido pela escola. Por outro lado, h uma falta de habilidade dos professores em promover essa comunicao", afirma outro estudioso do assunto, o professor Vtor Paro, tambm da USP. A escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais para passar informaes relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e tambm sobre as questes pedaggicas. S assim eles vo se sentir comprometidos com a melhoria da qualidade escolar. Muitas instituies no informam famlia sobre o trabalho ali desenvolvido e isso dificulta o dilogo. "Ou os pais cobram o que no deveria ser cobrado ou ficam desmotivados e no participam de uma comunidade que no deixa claros seus objetivos e dinmicas", afirma Mrcia.

Como melhorar a relao


A discusso deve avanar na procura das melhores oportunidades de promover um encontro positivo entre pais e professores. Para isso acontecer, alguns conceitos precisam ser revistos. Perceba a construo da famlia atual e no mistifique o modelo do passado como ideal. Tenha claro que direito dos responsveis pelos estudantes opinar, fazer sugestes e participar de decises sobre questes administrativas e pedaggicas da escola. "A educao um servio pblico, e o pai, um cidado que deve acompanhar e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino", afirma a consultora pedaggica Raquel Volpato, de Botucatu (SP). Apie a Associao de Pais e Mestres, para que ela no se restrinja a apenas arrecadar dinheiro. No d para contar com os pais apenas na organizao de festas. Para que as reunies tenham qurum, preciso ter objetivos bem definidos e conhecer as famlias e a comunidade em que a escola est inserida. Planejamento essencial. "A reunio no pode ser vista como uma prestao de contas", diz a pedagoga Mrcia Argenti Perez. Reflita sobre os preconceitos e as discriminaes existentes na escola. No necessariamente o grau de instruo do pai e da me que motiva uma criana ou um adolescente a estudar, mas o interesse em participar de suas lies de casa e da vida escolar. "Como muitos pais tm um histrico de excluso e fracasso escolar, existe medo e vergonha de trocar idias e conversar com os educadores", afirma Mrcia. No parta do princpio de que a famlia precisa ser ajudada pela escola e sim de que a escola precisa dela. Todo diretor tem que dar conta da participao familiar e para isso a gesto no pode ser autoritria. Pais que seguem de perto a rotina As famlias querem, sim, participar da vida escolar das crianas. Veja como garantir o envolvimento desses parceiros indispensveis para uma boa Educao

A relao comea no dia em que a me, o pai ou um responsvel entregam a criana pela primeira vez no porto da escola. Cime, desconfiana e culpa so os sentimentos que mais esto em jogo nesse momento.Afinal, historicamente a me a responsvel pelos cuidados e pela Educao dos filhos. Mas os tempos mudaram e hoje cabe escola mostrar que por trs de portas e paredes coloridas existem profissionais competentes e um projeto bem planejado de aprendizagem para ser compartilhado entre todos. O problema surge quando os professores e a direo no esto preparados para essa tarefa (no quando a famlia passa a questionar o projeto pedaggico ou simplesmente torna- se ausente)."Cabe escola comear esse movimento de aproximao e parceria. Ela tem de estar disposio diariamente e no apenas em reunies e horrios determinados", explica a diretora da creche da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Eliana Bhering, que estuda h mais de dez anos o envolvimento das famlias na Educao Infantil. Uma de suas concluses que, sobretudo em comunidades mais carentes, comum uma postura passiva de gratido, o que faz com que a escola tenha de tomar decises sozinha. "Isso muito grave. Muitas famlias ainda vem o ambiente escolar apenas como um espao de assistencialismo e, nesse contexto, a Educao encarada como um donativo, um favor", afirma a pedagoga. Conceitos equivocados como esse emperram as relaes se no forem rompidos pelos educadores. O importante mostrar que o ensino pblico um direito garantido desde a infncia.Quanto mais os pais se envolvem e cobram isso, maior a possibilidade de garantirem um estudo de qualidade para suas crianas.

SEM HORA MARCADAMrcia conversa com o professor Eric sempre que precisa

Explicar o projeto Estudos realizados por diversos pesquisadores brasileiros, como Ana Luiza Smolka, da Universidade de Campinas, e Andrea Vieira Zanella, da Universidade Federal de Santa Catarina, mostram que os pais gostariam de saber mais sobre a rotina nas creches e pr-escolas e de receber ajuda para compreenderem melhor o desenvolvimento infantil.Efignia Mendes Junqueira Koga,diretora da EMEI Roglio Cabeza Castro, em Barueri, na Grande So Paulo, percebeu isso quando passou a ser freqentemente colocada diante de uma questo recorrente:"Meu filho passa o tempo todo na escola apenas desenhando?"O projeto pedaggico da escola tem como eixo central a Arte - e estava claro que as famlias no estavam entendendo nada. "As professoras pediam para que eu incentivasse os trabalhos da minha filha, Beatriz, mas como fazer isso se eu s via rabiscos no papel?", lembra Vera Hengles. Mais do que expor slides com diversos esquemas sobre o processo de aprendizagem,o caminho encontrado pela diretora foi colocar os adultos em contato direto com a cultura artstica. H dois anos, uma oficina de arte oferecida aos pais uma vez por semestre. " um

curso voltado para gente grande porque no h nada mais ridculo do que infantilizar algum e pedir para ele se colocar no lugar da criana", destaca a professora Neuma Dias Cruz. Os trabalhos dos adultos so expostos no meio da escola junto com os dos pequenos, e a comunidade pode apreciar a exposio livremente. Hoje os pais, como Vera, enxergam muito alm dos rabiscos.

Cuidados compartilhados
Por muito tempo, o papel das creches se restringiu aos cuidados com os bebs e as crianas pequenas. Hoje, alm de cuidar, os professores tm de educar. Muitos pais ainda no compreendem bem isso e limitam sua parceria com a escola ao momento em que a chupeta e as fraldas precisam ser abandonadas ou quando os meninos apresentam algum problema de sade. Em contrapartida, muitos educadores acreditam que os cuidados caibam s s famlias e interpretam a falta de interesse dos pais pela aprendizagem como uma omisso. "A creche e a prescola precisam ser vistas tambm como fontes de formao de pais", explica Eliana Bhering, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Cludia Arajo, diretora da UMEI Marli Sarney, sabe que o mais importante o bem-estar das crianas e no se faz de rogada quando tem de orientar um pai sobre a melhor maneira de alimentar seu filho ou sobre a data da prxima vacinao. Ela tambm no pensou duas vezes antes de organizar uma palestra com um pediatra quando houve uma infestao de piolhos na escola. "Sei que essa tambm minha funo", diz.

AJUDANDO A ENSINAR Rbia (ao lado da filha Maria Clara) revela a histria de sua famlia para a turma

No burocracia Marcelo Cunha Bueno, diretor da Escola Estilo de Aprender, em So Paulo, adepto da simplificao no relacionamento com as famlias. "Dispenso a linguagem do pedagogs, que s afasta os pais. Procuro as relaes de troca", afirma ele. Outra preocupao constante no estabelecer uma relao de prestao de contas ou de vigilncia com eles. Na entrada e na sada, as portas esto sempre abertas aos responsveis pelas crianas. Eles podem ir at a sala buscar os filhos e ver, ao vivo, as atividades realizadas durante a aula, alm de bater um papo rpido com o professor. A proposta pedaggica apresentada no contato dirio com a estrutura escolar e a equipe pedaggica. Assim, possvel flagrar discusses, broncas, atividades e brincadeiras entre as crianas.Nada do que acontece dentro da instituio velado. Em contrapartida, o envolvimento da famlia obrado."No incio do ano, eu aviso: 'Me, no venha aqui s para perguntar a cor do

coc de seu filho'. importante saber tudo o que ele est aprendendo", refora Marcelo (leia mais sobre a importncia dos cuidados na creche e na prescola no quadro abaixo).

Manual para creche e pr-escola


Como formar famlias envolvidas em dez passos 1 - Fale sobre o projeto pedaggico Facilite a linguagem e mostre, desde a matrcula, como a escola concebe a Educao e planeja o trabalho pedaggico. 2 - Mostre o valor da rotina Trate da organizao dos espaos e do tempo: atividades dirias e projetos, currculo e segurana. 3 - Destaque as linguagens Fale da importncia do brincar, da expresso artstica, da fala e da escrita (conte como em que momento elas so desenvolvidas). 4 - Mostre como a avaliao Explique como e quando ela feita; por que fazer um portflio e por que no comparar crianas. 5 - Explore os recursos e materiais pedaggicos D ateno ao papel dos brinquedos e dos livros no desenvolvimento motor e cognitivo. 6 - Estabelea acordos de trabalho Mostre a funo de cada funcionrio e os planos de capacitao. Pea colaborao durante a lio de casa, na adaptao, no desmame e na hora de abandonar chupeta e fraldas. Cobre a presena em reunies, cumprimento de horrios, leitura diria da agenda e organizao diria da mochilas. 7 - Planeje os encontros Promova reunies bimestrais coletivas e individuais, alm de palestras e oficinas sobre questes pedaggicas e de cuidados, e festas e passeios para criar laos de amizade. 8 - Mantenha canais de comunicao Utilize a agenda, produza um jornal e um mural e envie emails. 9 - Esteja disponvel Receba bem crticas e sugestes. Atenda sempre os telefonemas e fique presente na entrada e na sada. 10 - Utilize os saberes dos pais Planeje as inseres deles na aprendizagem com a equipe de professores. Mas no se esquea de combinar tudo com antecedncia. Consultoria: Eliana Bhering, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mrcia Hindrikson Golz afirma que no troca esse tipo de organizao por nada.Na sada do filho Gabriel Henrique, de 4 anos, ela sempre encontra tempo para trocar algumas palavras com o professor Eric Justino. Outro dia, descobriu que o garoto j escreve quase todas as letras do prprio nome."Sinto que fao parte dessa etapa to importante da Educao dele. Dou sugestes e no me sinto uma intrusa", diz. Participao ativa Uma maneira comum de atrair os pais para a escola por meio dos projetos pedaggicos. Convidar um adulto para contar a histria da famlia e do bairro e recordar as brincadeiras preferidas da infncia valoriza a participao familiar e coloca os responsveis em contato direto com o trabalho pedaggico.

O projeto desenvolvido pela professora Eliete Correa Dias da Silva na Unidade Municipal de Educao Infantil Marli Sarney, em Niteri, na regio metropolitana do Rio de Janeiro, poderia ter sido realizado sem ajuda.Mas contar com mes e pais para explicar as diferentes organizaes familiares e o processo de escolha dos nomes dos pequenos foi proveitoso para todos."Aprendo coisas novas cada vez que participo de uma atividade.Vejo como importante falar de perto com as crianas, abaixar-se e ouvir", diz Rbia Carla Carvalho Cardoso, me de Maria Clara, de 5 anos.Funcionria pblica, ela trabalha o dia inteiro,mas no perde uma oportunidade de se envolver. A professora tambm aprende muito.Hoje, ela conhece melhor o universo em que vive sua turma e elabora projetos de acordo com os interesses da comunidade.
Publicado em NOVA ESCOLA Edio 206, OUTUBRO 2007.

Escola ou famlia, quem a culpada? possvel acabar com o jogo de empurra entre a famlia e a escola sobre a incumbncia pela formao de crianas e adolescentes. Entenda como Pais esperam aes dos professores e esses dizem no caber a eles tais tarefas. Professores, por sua vez, depositam nos pais expectativas que eles no tm condies - ou no sabem como cumprir. No meio disso, esto os alunos, que, diante do fracasso escolar, transferem o nus ao professor. Esse jogo de empurra gera uma srie de equvocos e mitos sobre o relacionamento entre a famlia e a escola, prejudicando o estudante, que deveria ser a prioridade de todos. "Vrios fatores influenciam o aproveitamento do aluno. Se a escola e a famlia buscam aes coordenadas, os problemas so enfrentados e resolvidos", afirma a psicloga Ana Costa Polonia, docente da Universidade de Braslia (UnB). Para dar incio ao dilogo produtivo, ideias prontas devem ser desconstrudas. essencial que os professores entendam o pblico para o qual prestam servio (como est organizada a famlia contempornea? Qual o papel dela na Educao?). Por outro lado, a famlia deve compreender a misso e as propostas da escola e conhecer formas de contribuir com ela. Leia a seguir sobre os cinco principais mitos que envolvem essa relao, sua origem e o caminho para super-los.

1. Famlias desestruturadas so um problema para a escola


Andr filho de Marta e Geraldo, que se separaram e casaram com novos parceiros. Marta se uniu a um homem com duas filhas (que moram com a me delas). E Geraldo, com uma mulher que tem um filho do casamento anterior, que passa a viver com o novo casal. Andr mora com a me e visita o pai trs vezes por semana, sendo que, em uma delas, fica na casa da av paterna, junto com os primos. Esse s um dos possveis arranjos familiares contemporneos - e que ocorre em qualquer classe social. A dinmica familiar mudou muito, abrindo mais espao para a expresso pessoal e para a autonomia de cada membro. o que constata Clarice Ehlers Peixoto, antroploga do Grupo de Estudos sobre a Famlia Contempornea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). "O amor o regulador das unies, que podem ter diversas denominaes: unio livre, unio homossexual, famlia monoparental (me e filhos, pai e filhos e, recentemente, avs e netos)", explica.

um engano pensar que isso novidade no Brasil: desde a colonizao, h filhos fora do matrimnio, unies espordicas e concubinatos. A diferena que hoje muito disso legitimado social e juridicamente. "No h um modelo nico, e sim uma pluralidade de experincias de famlia", conta Myriam Lins de Barros, antroploga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Por isso, no faz sentido falar em "desestruturao", muito menos associar a ideia s classes mais populares. "O termo parte da lgica do modelo pai-me-filhos. Mas outras possibilidades no levam, necessariamente, desorganizao", diz a antroploga. O socilogo francs Franois de Singly afirma no livro Sociologia da Famlia Contempornea que diversas configuraes familiares so fontes de estigmatizao. s vezes, no discurso de psiclogos, professores e assistentes sociais, a desagregao a resposta rpida para problemas sociais e psicolgicos da criana. S que no existe nenhuma comprovao disso. Um divrcio pode abalar a vida de um garoto, mas isso no uma regra. Outra relao recorrente entre "desestruturao" e o pouco envolvimento familiar nas questes escolares. Rosa Maria da Exaltao Coutrim, professora de Educao da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), pesquisou o desempenho de alunos criados pelos avs e no detectou nenhum prejuzo. "Os avs que assumem os cuidados costumam comparecer mais escola e incentivam os estudos dos netos, mesmo quando tm pouca escolaridade", relata Rosa.

2. A famlia responsvel pelo aprendizado escolar dos filhos

Para a maioria dos professores, o ambiente familiar preponderante na Educao de crianas e jovens. O resultado aparece na pesquisa Qualidade da Educao, da Fundao SM e da Organizao dos Estados Ibero-Americanos, de 2008, que ouviu quase 9 mil docentes. A escola tem uma influncia menor. Os entrevistados tm razo? Em parte. Famlia e escola compartilham a responsabilidade de educar, mas com objetivos, contedos e mtodos diferentes. O tipo de aprendizagem acaba definindo o foco de ao de cada uma das partes. "A escola responsvel pelo ncleo formal do ensino da leitura, da escrita e da Matemtica e suas regras e seus parmetros cientficos, entre outros contedos", aponta Ana Costa Polonia, da UnB. Isso no quer dizer que a criana no possa ter contato com a Matemtica em casa - tal ao pode contribuir com o ensino formal. Na cozinha, ela aprende a identificar quantos ovos e xcaras de leite e acar vo em uma receita de bolo. Na sala de aula, a mesma receita ser escrita com smbolos matemticos.

At o sculo 19, o ensino ficava a cargo da famlia ou de pequenos grupos, cada um de seu jeito. Depois, a escola assumiu o papel de formalizar os conhecimentos, ampli-los, sistematiz-los e torn-los comuns a todos. "Boa parte da Educao oferecida pela famlia foi deslegitimizada", conta Ana Maria Almeida, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cocoordenadora do Focus, grupo de pesquisa sobre a instituio escolar e as organizaes familiares. Agora a situao diferente. A famlia, antes afastada, est sendo convocada a participar. A mudana veio com as teorias pedaggicas centradas nos alunos, que passaram a levar em considerao o que ocorre com a criana fora do contexto escolar. " uma novidade histrica: os professores no concebem mais sua atuao desvinculada da famlia", comenta Maria Alice Nogueira, da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). preciso conhecer os pais, onde e como vivem e identificar os saberes que vm de casa, mas a escola no pode abdicar do seu papel: o trabalho formal e sistemtico com o conhecimento. "Pais no so professores. O contedo escolar uma tarefa docente", enfatiza Ana Polonia.

3. Os pais nunca esto presentes em atividades da escola


Se a escola e a famlia so os principais responsveis pela Educao, era de esperar uma parceria azeitada. O que se v, no entanto, uma relao tensa. Uma das grandes queixas a falta de envolvimento dos pais na vida escolar. H diferenas muito grandes entre as escolas do pas: em algumas, essa participao grande (principalmente nas cidades pequenas) e, em outras, baixssima. De forma geral, entretanto, a Educao muito valorizada pelos pais de todas as classes sociais. De acordo com a sociloga Maria Alice, da UFMG, o diploma ganhou muita importncia na vida das pessoas - a definio da posio social futura. "As famlias respondem bem ao chamado da escola e at se antecipam a ele porque consideram o estudo dos filhos muito importante para ficar s nas mos dele", defende a pesquisadora. Mais do que interesse, os pais tm obrigaes. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) determina que cabe garotada estudar e famlia cuidar para que a frequncia s aulas seja cumprida, sob risco de punio. O Ministrio da Educao (MEC) lanou, em 2008, um manual para incentivar a participao familiar. Recentemente, pais que recebem o Bolsa Famlia passaram a ter presena obrigatria em reunies escolares. Por que, ento, a sensao a de que os pais esto ausentes? Existem problemas, principalmente, de comunicao. No d para esperar um grande comparecimento em uma reunio marcada, por exemplo, numa quarta-feira s 15 horas. horrio de trabalho e nem todo mundo consegue negociar sadas e folgas. Tambm h divergncias de opinies e interesses. "O professor sempre fala em parceria, mas no costuma receber bem a opinio do pai leigo", conta Maria Alice. "J os pais esto pouco dispostos a acatar recomendaes (ou ingerncias?) sobre como vivem e cuidam dos filhos." Em busca de aproximao, vale perguntar aos responsveis: o que impede ou atrapalha a participao na vida escolar? Que estratgias usam diante das dificuldades dos filhos? Com base nisso, a escola pode ajudar, adequando os horrios de atendimento aos pais ou promovendo

discusses sobre o trabalho pedaggico.

4. O tema principal da reunio de pais deve ser o comportamento

Os professores querem a participao dos pais para melhorar o desempenho dos alunos, mas nas reunies o que menos se fala em aprendizagem. Pesquisa do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e da Fundao Victor Civita (FVC), feita em 2008 com 840 educadores, mostra que o tema campeo dos encontros o comportamento em sala de aula. Em tese de doutorado defendida na Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Luiza Maria Braga Silveira identificou que, muitas vezes, professores fazem reunies s para reclamar e cobrar atitudes dos pais. "No perguntam como o estudo em casa ou o que funciona." Segundo a pesquisadora, a escola se coloca, nesses casos, como se estivesse num nvel superior e detivesse todos os conhecimentos sobre a criana. No raro, questes da esfera educacional so ultrapassadas. "Chegam a questionar a vida conjugal dos pais e a carga horria de trabalho da me", diz. As reunies deveriam ser momentos de explicar o planejamento pedaggico, as aes j realizadas e a evoluo do aprendizado da garotada. No basta mostrar as notas. Os pais precisam entender o que os filhos sabem e o que no sabem. "Se os responsveis no conhecem estratgias de ensino ou contedos atuais, o professor pode criar uma situao para que compreendam o tipo de proposta. Uma atividade de clculo mental, por exemplo, pode ser feita na reunio da mesma forma como conduzida em sala", afirma Priscila Monteiro, formadora do projeto Matemtica D+. O comportamento dos estudantes no est ligado diretamente ao aprendizado, mas visto como obstculo ao ensino. A socializao primria (cumprimentar e esperar algum terminar de falar para se manifestar, entre outros) , sim, uma das tarefas educativas da famlia. Mas a socializao tambm um contedo escolar, especialmente na Educao Infantil e em sries iniciais do Ensino Fundamental. Para contornar problemas de comportamento, famlia e escola acabam seguindo caminhos distintos, por vezes equivocados, de acordo com Luiza Silveira, da PUC-RS. Se os pais usam estratgias ambguas, por exemplo, os professores apelam para mtodos autoritrios e querem que a famlia os reproduza. preciso estabelecer prticas comuns - o que pode ser articulado num encontro entre coordenao pedaggica, docentes e familiares, fora da reunio de pais.

5. A escola do meu filho oferece um ensino de boa qualidade


O resultado de uma recente pesquisa do MEC sobre como os pais veem a escola pblica surpreendeu muita gente. O levantamento mostrou que eles esto satisfeitos com a qualidade do ensino. Foi uma novidade para quem lida com os dados das grandes avaliaes feitas com os alunos. O pas vem melhorando, mas est longe do ideal. Os estudantes brasileiros esto entre os de pior desempenho no Pisa (sigla em ingls para o Programa Internacional de Avaliao Comparada), que mede a proficincia em leitura, Matemtica e Cincias em 57 pases. O resultado no surpreendeu quem conhece de perto a realidade das famlias. "As camadas mais populares, que so a maioria com filhos na escola pblica, tm menos condies (ou acham que tm) de avaliar e questionar o trabalho pedaggico. Falta informao sobre o universo escolar", explica Maria Alice, da UFMG. A professora Zaia Brando, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), levanta outra hiptese: a de que os pais avaliem o sistema em relao ao passado, em que faltavam escolas, merenda e material didtico e as polticas de assistncia no existiam. "As mudanas nas ltimas dcadas significaram melhorias importantes nas condies de acesso e permanncia na escola." Contudo, no estudo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e da FVC, os pais mostram que tm clareza sobre o principal atributo de uma boa escola: que tenha professores que saibam ensinar. O reconhecimento sobre a importncia dos docentes um timo ponto de partida para firmar uma parceria em que todos vo sair ganhando. Especialmente os alunos.
Reportagem sugerida por trs leitoras: Dianni Pereira de Oliveira, Vitria, ES, Eliete Lobato Alves da Cruz, So Lus, MA, e Silvia Carara Pavei, Sombrio, SC

Orientador Educacional: o mediador da escola Elo entre educadores, pais e estudantes, esse profissional atua para administrar diferentes pontos de vista

A escola com a cara da comunidade Com a consulta aos pais e a participao de diretores, professores e funcionrios possvel construir uma proposta eficaz, que atenda aos anseios da sociedade e s necessidades de aprendizagem dos alunos

A escola com a cara da comunidade

Com a consulta aos pais e a participao de diretores, professores e funcionrios possvel construir uma proposta eficaz, que atenda aos anseios da sociedade e s necessidades de aprendizagem dos alunos
Paola Gentile (pagentile@abril.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

A aluna Luciele Pedroso: necessidades conhecidas e atendidas pela equipe escolar.Foto: Tamires Kopp

Desde a promulgao da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), em 1996, cada escola deve elaborar sua proposta pedaggica ouvindo todos os personagens que tm interesse no sucesso da educao e sabendo o que cada aluno precisa para crescer como estudante e cidado. Hoje, autonomia o conceito que rege o trabalho escolar e, para adquiri-la, necessrio ter objetivos claros e saber como alcan-los. Essas definies, contudo, precisam ser feitas com a participao de todos: "O processo no fcil, pois envolve sempre muitas pessoas com idias e vises de mundo diferentes. Mas a nica maneira de construir uma identidade coletiva representativa", afirma Elydio dos Santos Neto, diretor da Faculdade de Educao e Letras da Universidade Metodista de So Paulo, em So Bernardo do Campo, municpio da Grande So Paulo. Nessa e nas prximas pginas, voc vai conhecer as dores e as alegrias vividas pela equipe de uma unidade da rede municipal de Caraguatatuba, no litoral paulista, ao revisar sua proposta pedaggica entre o final do ano passado e o incio deste ano. Mostramos tambm como duas escolas de Porto Alegre procedem para elaborar sua proposta. As experincias comprovam como cada projeto deve ser nico. Finalmente voc vai conferir o caminho das pedras para sua escola entrar nesse processo, caso ela ainda no tenha uma proposta estruturada ou esteja planejando rever a j existente.

Trabalhar junto difcil, mas indispensvel


Marilene Mendona Abel tinha medo de fazer crticas, quando ingressou na Escola Municipal Maria Aparecida Ujio, em Caraguatatuba, h dois anos: "Achava que poderia ofender o colega e criar um clima ruim entre ns", conta. Tambm temia que suas idias no fossem aceitas nas reunies pedaggicas. Porm, no ano passado, ela sentiu necessidade de propor maior interao entre a Educao Infantil e o Ensino Fundamental, para que todos tivessem clareza sobre o ponto em que as crianas deveriam estar quando ingressassem na 1 srie, nvel no qual leciona

desde que entrou na escola. Ela percebeu que suas expectativas no combinavam com a abordagem feita pelas colegas que davam aulas para as crianas menores. Rbia de Castro Oliveira, uma das colegas da Educao Infantil, tambm teve de se reeducar. Ao ouvir as colocaes de Marilene pensou que eram crticas ao seu trabalho. Mas durante as discusses ela percebeu que o problema estava na falta de clareza que s uma proposta pedaggica bem negociada pode trazer. "A troca de idias levou a timos resultados", ressalta Rbia. No ano passado, Marilene e os professores de Educao Infantil desenvolveram atividades que beneficiaram os estudantes e fortaleceram a proposta da escola. Para ter sucesso e levar todos os alunos aprendizagem, a proposta pedaggica deve contar com a participao e com as idias de todos os educadores. A diretora Olmpia Arruda refora o argumento: "O aluno no apenas de uma professora - ele de toda a escola. S o trabalho coletivo vai fazer a criana avanar em sua aprendizagem".

Os pais devem sentir que a escola deles


A escola tem diversas ferramentas de avaliao que servem de fonte de idias para a proposta pedaggica, como os horrios de trabalho coletivo e os relatrios que os professores fazem ao final de cada projeto. No primeiro ms de aula, eles ainda observam o desenvolvimento das turmas para detectar as necessidades de aprendizagem. Durante as matrculas, os familiares dos alunos so entrevistados para que a equipe conhea as expectativas em relao ao trabalho pedaggico e as mudanas no perfil da comunidade. Mas para a proposta ser eficaz preciso tambm atrair os pais para as reunies em que a misso da escola e seus projetos futuros sero decididos. Segundo a diretora Olmpia, essa uma das tarefas mais difceis, pois eles esto acostumados a ser chamados somente para receber notcias - geralmente ms - sobre seus filhos. Durante o ano, porm, a escola de Caraguatatuba oferece oficinas de pes, de confeco de bonecas e outras atividades que podem ser usadas como fonte de renda pela famlia. A biblioteca e a sala de informtica ficam abertas noite e nos finais de semana para a comunidade. "Assim os pais sentem que a escola tambm deles", avalia.

Interao marca reviso de proposta


Depois desse encontro, comea a reviso da proposta pedaggica e o planejamento anual. Durante dois dias a equipe da escola se fecha na sala de informtica e, com todas as avaliaes e sugestes dadas pelos pais e pelos funcionrios, inicia a ltima etapa do processo. So momentos de grande interao entre os professores. Agrupados por srie, eles relacionam os objetivos atingidos e os no alcanados no ano anterior. As sugestes para que as metas se concretizem vm deles prprios e de colegas de outras sries, encadeando assim todo o processo de ensino. "Nesse momento reestruturamos todo o currculo e pensamos em novas aes pedaggicas", explica Dbora da Silva Pillon, vice-diretora e relatora. O grupo resolveu que em 2004 os alunos da 4 srie devem melhorar em Matemtica, j que no ano anterior a mdia (4,5) ficou muito aqum do desejvel. Para tanto, vo explorar mais as situaes do cotidiano nas atividades que sero realizadas. Depois dessa reunio de finalizao do documento, a proposta pedaggica da Escola Municipal Maria Aparecida Ujio impressa em uma s cpia e colocada em uma pasta catlogo, folha por folha. Ela fica disposio na sala conjunta da direo e da coordenao pedaggica. Isso facilita

sua manipulao durante o ano: os professores fazem anotaes nas pginas quando percebem que algo no est adequado, anexam sugestes, comentrios e novos materiais que possam ser incorporados quando ela for toda revista. Mas a equipe no consegue esperar pelas reunies formais do final do ano para alterar sua prtica. As sugestes vo sendo discutidas e incorporadas rotina da escola e de cada sala de aula nos 200 dias do ano letivo.

Pblicos diferentes, projetos diferentes


A Escola Municipal Migrantes, na periferia de Porto Alegre, tem 400 alunos, a maioria filhos de catadores de lixo e de pessoas que vivem de bicos no entreposto hortifrutigranjeiro que abastece os mercados locais. O Colgio Svign, a 14 quilmetros da Migrantes, fica na parte residencial do centro da cidade. Seus 840 estudantes so filhos de funcionrios pblicos e de profissionais liberais. A equipe pedaggica da escola pblica est sempre procura de solues para a falta de interesse dos alunos, a violncia e as dificuldades de aprendizagem, dentro do objetivo maior de formar sujeitos autnomos e crticos em relao desigualdade social. A do particular quer formar jovens dentro da filosofia evanglico-libertadora, comprometidos com a transformao social. Por causa dessas caractersticas, cada uma tem um jeito diferente de elaborar e de implementar sua proposta pedaggica.

Proposta 1: dinamismo nas mudanas


Em 2000, a prefeitura de Porto Alegre concluiu a Constituinte Escolar e implantou o projeto Escola Cidad, em que representantes de todas as unidades da rede reuniram-se para traar as diretrizes do ensino municipal. A partir da, cada unidade deveria elaborar sua proposta pedaggica. H dois anos a Escola Migrantes comeou a elaborar a sua. Semanalmente a equipe de 40 docentes rene-se para procurar maneiras de atender alunos com poucas oportunidades de aprendizagem. Lendo, debatendo e conhecendo outras experincias da rede, os professores encontraram solues. A proposta ainda no est concluda: "Sempre surgem novas questes e ainda no conseguimos finalizar o documento", conta Anglica Sontag, coordenadora da Migrantes. Apesar de o registro ser importante, a falta dele no tira o compromisso dos profissionais da escola com o seu pblico, pois os consensos viram rotina, como as modificaes no tempo e no espao feitas para resolver problemas de comportamento e de aprendizagem. O perodo de aula passou de 45 minutos para duas horas como forma de contemplar atividades de reflexo e de pesquisa de campo e de aumentar a participao dos alunos. Foram montadas salas-ambiente para todas as disciplinas. "Comecei a aprender mais quando a escola mudou", conta Luciele Pedroso, de 15 anos. O recreio passou de 15 para 30 minutos. Para ocupar esse tempo, o ptio foi dividido por atividades - o canto do pega-pega, das brincadeiras com bola, dos brinquedos de montar e da dana - todos com monitoria dos mais velhos. At um programa de rdio foi criado. "Na primeira semana dessa nova rotina no houve nenhuma briga, o que era muito comum", relembra a coordenadora pedaggica Ana Paula Gomes. Jos Carlos Libneo, professor da Universidade Catlica de Gois, ensina em seu livro Organizao e Gesto da Escola que todo projeto pedaggico-curricular inconcluso, pois "escolas so instituies marcadas pela interao entre as pessoas, pela sua intencionalidade, pela interao com o mundo exterior". Mas at o final do ano - a equipe promete - a proposta da Migrantes estar redigida.

Proposta 2: durao de quatro anos


O Plano Global do Colgio Svign entregue aos professores assim que eles so admitidos na instituio. Elaborado pela primeira vez na dcada de 1970, ele revisto a cada quatro anos. 1988 foi marcante, pois a avaliao dos alunos passou de conceitos para relatrios individuais. "Foi uma revoluo", lembra-se Luciana Chaves Kroth, professora de 4 srie. Na semana em que o plano foi reestruturado, diversos educadores foram l discutir novas maneiras de avaliar. "O Plano Global precisa sempre ser adaptado s mudanas sociais", diz Vnia Maria Loeblen Flores, coordenadora do Servio de Unificao Pedaggica. Porm, durante os quatro anos de vigncia do documento, a equipe do Svign no se sente engessada. Os planejamentos anuais renem professores, alunos e orientadores pedaggicos para analisar o que deu certo e o que no funcionou no ano anterior, por srie. Um exemplo: at 2001, s as 6as srie tinham noes de meio-ambiente, tema diludo nas aulas de Geografia. Os estudantes ficaram to entusiasmados com as atividades que sugeriram que todas as turmas, a partir da 5 srie, tivessem contato com a ecologia, ampliando assim a quantidade de temas estudados. A sugesto foi acatada pelo coletivo de todas as sries e implementada no ano seguinte. Diversos assuntos vo pontuar este ano os debates de reviso do plano. Os professores querem intensificar o trabalho por projetos nas turmas de 5 a 8 e lapidar a avaliao diagnstica e formativa. "Gostaramos de fazer programas culturais, sociais e de lazer fora da escola com a turma", reivindicam Mariana Tadewald e Juliana Brauner, ambas de 11 anos, colegas na 6 srie. As aspiraes, simples ou complicadas, devem ser discutidas, para que cada escola tenha sua prpria cara, sua prpria proposta pedaggica.

Como fazer uma proposta pedaggica, tintim por tintim


Existem vrias denominaes para a proposta pedaggica - projeto pedaggico, polticopedaggico ou pedaggico-curricular, plano da escola etc. O importante cada escola elaborar o seu documento. A LDB d as diretrizes e os Planos Estaduais ou Municipais, quando existem, do os parmetros especficos do ensino da rede. Momentos de elaborao ou reviso A proposta pedaggica deve ser revista periodicamente ( mais comum isso acontecer de ano em ano), mas em alguns momentos a reviso essencial. Por exemplo, quando ocorre mudana de grande parte do corpo docente ou do perfil da comunidade atendida. Tempo de elaborao Algumas equipes elaboram sua proposta em uma semana, outras levam de trs a seis meses, e h aquelas que demoram um ano para concluir os trabalhos, principalmente quando o projeto elaborado pela primeira vez. Pontos essenciais Segundo Elydio dos Santos Neto, existem quatro perguntas que toda proposta deve contemplar: Quem somos? (perfil da comunidade e do aluno) Onde queremos chegar? (objetivos - tipo de ser humano e de sociedade que a escola quer ajudar a formar; metas de aprendizagem, dentro dos parmetros da LDB) Como chegar a esses objetivos? (princpios - desde a forma de tratar os alunos at os critrios para avaliar e para selecionar contedos, atividades e estratgias de ao)

O que fazer? (projetos e aes para atingir as metas) Etapas de trabalho Diagnstico da comunidade - entrevistas com os pais, visita s famlias e coleta de dados oficiais junto ao poder pblico ou a associaes de moradores so ferramentas que ajudam a traar esse perfil. Sensibilizao - reunies por segmentos (funcionrios, pais) para explicar a importncia da iniciativa e da participao de todos so aconselhveis, assim como a distribuio de textos sobre o assunto antes dos encontros, para que os participantes possam levar dvidas e sugestes. As reunies - comece sempre com uma atividade de integrao, para descontrair e favorecer a participao. Para que todos tenham voz e vez, Elydio sugere que os temas polmicos sejam discutidos antes em pequenos grupos, compostos de 3 a 5 pessoas, no mximo. Dessa forma, todos falam e so escutados. Os resultados dessa etapa so levados para a grande reunio e o que for consenso vai para a proposta pedaggica. Definio de objetivos - esse item precisa contemplar metas muito claras e definidas, por srie ou ciclo, estabelecendo-se os prazos em que cada uma deve ser atingida e o que cada um precisa fazer para a sua viabilizao. Divulgao - todos na escola precisam estar cientes dos termos desse grande acordo coletivo. Faa uma reunio com a comunidade para apresentar os principais pontos do documento. Cada professor pode receber uma cpia, como ocorre no Svign, ou consultar o exemplar nico, como acontece na Escola Maria Aparecida Ujio. O importante que as informaes e as propostas circulem, sejam debatidas, utilizadas, criticadas e modificadas. preciso dizer no Pesquisadora carioca diz que a escola deve mobilizar os pais para a necessidade de impor limites e, assim, auxiliar na educao moral dos filhos

Tania Zagury: " preciso dizer no"


Pesquisadora carioca diz que a escola deve mobilizar os pais para a necessidade de impor limites e, assim, auxiliar na educao moral dos filhos
Ricardo Falzetta (rfalzetta@abril.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

"Abalados pela crise tica, os pais de hoje no impem limites s crianas e no ensinam o que certo e o que errado"

Nas ltimas dcadas, a escola vem assumindo praticamente sozinha um papel que, em princpio, no deveria ser s seu: o de educar seus alunos para a cidadania. Essa carga foi sendo despejada sobre a instituio por uma srie de motivos. A sociedade mudou, valores ticosse transformaram e muitos pais ficaram inseguros com relao formao dos filhos. No o caso de os professores abrirem mo dessa responsabilidade e jogarem a culpa nas famlias, mas a pesquisadora Tania Zagury defende que preciso encontrar um ponto de equilbrio. Durante os ltimos vinte anos, essa filsofa e mestre em educao estudou as dificuldades na criao dos jovens e encontrou respostas que lhe renderam quatro livros. Suas descobertas podem ajud-lo a redividir essa rdua tarefa de transmitir preceitos ticos e morais necessrios para uma boa convivncia social. O segredo, segundo ela, est na reaproximao com os pais. Nesta entrevista, ela indica caminhos para quem quer formar cidados produtivos, participativos, crticos e respeitosos. Mas avisa: essa tarefa no nada fcil. Nova Escola: Quem tem hoje o papel de educar as crianas para a cidadania? Os pais ou a escola? Tania Zagury: Essa misso est sobrando muito mais para a escola, apesar de ela no ter condies de arcar sozinha com a responsabilidade. No que os pais estejam acomodados. Nas ltimas dcadas, nossa sociedade passou por mudanas que se refletiram nas relaes familiares. NE: Que mudanas foram essas? Tania: Os pais de hoje trabalham mais e passam menos tempo com os filhos. A me, que antes ficava em casa e transmitia valores morais, agora trabalha fora e, em 27% dos casos, arrimo de famlia. Quando chegam do trabalho, ambos esto cheios de culpa pela ausncia e, para minimizar esse sentimento, tornam-se muito permissivos, deixam de estabelecer limites e de ensinar o que certo e errado. Por trs de tudo isso h uma insegurana grande, em parte fruto da crise tica institucional que estamos vivendo no Brasil. No passado, a famlia tinha um papel de formao tica do indivduo. escola cabia a transmisso da cultura acumulada (tendo o professor no papel de centro de conhecimento) e uma parte da formao de hbitos e atitudes. Reestabelecida a democracia, a volta da liberdade de imprensa permitiu que uma srie de escndalos viessem tona e a populao percebeu que a impunidade corria solta. Casos como o

de PC Farias, o dos anes do Oramento e o do ex-deputado Srgio Naya passaram a deixar no ar uma sensao ruim de que, para se dar bem no Brasil, preciso ser, no mnimo, "esperto". Senti, nas minhas pesquisas, que essa inverso de valores afetou negativamente as famlias. NE: De que forma? Tania: Antigamente, ningum deixava por menos. Se a criana trazia para casa um lpis ou uma borracha de um colega, no se aceitava, mesmo que fosse apenas um emprstimo. No dia seguinte, tinha de devolver ao dono. No momento em que se v triunfar a impunidade, os pais no agem mais assim. Como so amorosos e preocupados e no querem ver seus filhos por baixo , ficam em dvida se devem preservar esses valores com um nvel de exigncia to alto. Prevalece a idia de que as pessoas tm de levar vantagem em tudo. Eles temem que o filho perca os instrumentos necessrios para se defender em uma sociedade que privilegia os espertos. Tm a impresso de que ele ser o nico a agir com tica e sentem medo de que se torne um "bobo". Tornam-se inativos, inseguros. Como conseqncia, acabam transferindo a responsabilidade da educao moral para os professores. NE: E como a escola deve agir diante dessa situao? Tania: Deve revitalizar a confiana da famlia no seu papel de formadora e traz-la cada vez mais para dentro da instituio. Quando os pais passaram a se sentir inseguros e culpados por no estar to prximos dos filhos, a escola tentou ocupar esse espao. Mas ela no tem condies de fazer bem as duas coisas. Os contedos esto mudando muito rapidamente. O professor precisa se reciclar, tem responsabilidades profissionais e no pode arcar com tarefas que so prioritariamente da famlia. Ao levar os pais a participar de encontros, palestras, reunies e troca de experincias com outros pais, eles saem fortalecidos e sentem que no esto sozinhos nessa luta. NE: Mas os pais aceitam participar? Tania: Muitos sim, mas sempre h os que resistem. Os que delegam toda a responsabilidade aos professores so os que trazem mais problemas. Costumam no aceitar crticas e apiam os filhos em atitudes indisciplinadas. So os que pedem que no sejam aplicadas provas s segundas-feiras para viajar no fim de semana ou sugerem que se enforquem feriados para que seus filhos no corram o risco de perder matria. Se o pai faz esse tipo de reclamao, a escola se enfraquece e o jovem sem limites se fortalece. NE: O que fazer para evitar esse enfraquecimento? Tania: Pais e professores devem agir em conjunto. A prpria escola tem de mostrar coeso e transparncia e trabalhar em equipe. Se um problema de indisciplina enviado para uma instncia superior e a direo abranda, o professor sai enfraquecido. Ningum pode tomar atitudes isoladas. Por exemplo, aplicar uma prova mais difcil porque determinado aluno bagunceiro. O planejamento pedaggico, que deve incluir o programa de avaliao, precisa ser claro e seguido risca. Essa postura gera confiana. O aluno percebe que a escola sria, bem definida e passa a respeit-la. NE: Por que muitos pais modernos no conseguem dizer no aos filhos? Tania: Eles tm o que eu chamo de viso excessivamente psicologizada da educao. Preocupam-se demais com a psiqu, com o emocional, se os filhos vo ficar com algum trauma, algum complexo ou com a auto-estima abalada cada vez que eles lhes impem limites. Muitos tornam-se superprotetores, alegando que o tempo escasso e que preferem curtir os filhos em vez de ficar fazendo exigncias. Mas esse tempo que sobra precioso para a formao tica dos

filhos. Nessas poucas horas preciso ter postura. preciso fazer a criana entender que os pais se ausentam porque esto trabalhando. E que trabalham porque querem dar segurana, sade e educao aos filhos. A criana compreende isso muito bem. Quando juntos, os pais devem dar ateno, carinho, amor e... educao aos filhos. NE: A senhora afirmaria que os estudantes de hoje esto mais indisciplinados por causa da falta de limites em casa? Tania: Com certeza eles esto mais indisciplinados, mas no apenas por causa disso. H trs fatores que contribuem para essa situao. Em primeiro lugar, a insegurana dos pais. Criana que no aprendeu a esperar a vez, que bate na porta quando a me est no banheiro, que grita para chamar a ateno, chega escola e repete esse modelo. Em segundo lugar, est um fator que, isoladamente, positivo. Na sociedade atual, a quantidade de estmulos que a criana recebe a faz mais articulada. Ela argumenta mais cedo e discute sobre mais assuntos. Por fim, mudanas ocorridas nas ltimas dcadas ajudam a compor esse ambiente. A relao professor/alunos se alterou de forma radical. Na dcada de 50, a hierarquia era rgida. O mestre tinha poder absoluto, o que muito ruim. Com o chamado movimento da Escola Nova, no final dos anos 60 e incio dos 70, o aluno passou a ter mais participao. O poder do professor diminuiu, o que positivo. No entanto, nem todos os docentes souberam lidar de forma eficiente com essa democracia em sala de aula. NE: Como lidar com essa indisciplina? Existem castigos na era moderna? Tania: A soluo comea pela boa formao do professor, que precisa dominar muito bem os contedos, ter bom relacionamento com os alunos, muita didtica e autoridade com eles, mas ser afetuoso e respeitoso. Dessa forma, ele ser querido e respeitado. Por outro lado, a escola tem de ter autonomia para agir pedagogicamente. Pr para fora da sala ou expulsar o aluno devem ser os ltimos recursos, pois so formas de excluso social que no levam a nada. O importante fazer o aluno perceber as conseqncias dos seus atos. Se picha uma parede, deve pint-la. Se quebra uma carteira, deve consert-la. Essas sanes, porm, necessitam do apoio da famlia e tm de estar claras para todos os envolvidos, desde o incio das aulas. NE: O que a senhora acha de pais que estimulam a precocidade dos filhos? Tania: Isso faz parte de uma sociedade competitiva, com tendncia recesso e cada vez mais globalizada. As pessoas esto com muito medo. Cada vez mais cedo os pais procuram dar estmulos para o filho no ficar para trs. S que acabam exagerando. H crianas que at disputam docinhos a tapa nas mesas de aniversrios. E, quando acha que o filho no lutou, o pai fica incomodado. Tem medo de que ele seja um derrotado. Comea a incentivar atitudes que normalmente no incentivaria. Certa vez, vi um pai gritar para o filho, num jogo de futebol amistoso, que derrubasse o colega para no perder um gol. O medo um grande inimigo da educao tica. NE: Esse estmulo, ento, no saudvel? Tania: Tudo o que excessivo ruim. timo que se consiga perceber certas inclinaes e habilidades nos filhos. Mas que isso no se torne um motivo de ansiedade para a criana. muito interessante que um filho goste de jogar xadrez. Mas, se surge um clima de cobrana quando ele perde um campeonato, no bom. A aprendizagem tem de vir acompanhada do prazer. Do contrrio, podemos criar uma populao de neurticos. Beb j tem de ir para a piscina. Com 5 anos, tem de estar alfabetizado em duas lnguas. Depois, faz vestibulinho. Desse jeito, suprimimos a infncia, gerando pessoas estressadas, competitivas e ansiosas.

NE: Essa precocidade gera situaes por vezes constrangedoras perguntas que desconcertam qualquer adulto. Como pais e professores devem agir nessas situaes? Tania: A orientao que costumo dar que a verdade deve ser sempre a resposta. evidente que, de acordo com a idade, os pais precisam dosar a profundidade do que esto falando. No convm aprofundar mais do que foi perguntado, respondendo sempre de forma objetiva e concreta. Se no se der por satisfeita, a criana continuar perguntando at que se sinta atendida. muito chato quando uma simples pergunta se transforma numa aula de Biologia. Tambm a mentira ou as meias-verdades so percebidas pela criana. Agindo assim, pais e professores perdem a credibilidade. NE: A senhora tem filhos? Tania: Sim. Dois, j entrando na idade adulta. NE: Como agiu com eles? Tania: O que escrevo nos livros exatamente o que fiz, toda a vida, em minha casa, com meus filhos. Eu e meu marido colocamos limites desde o comeo. Limites coerentes, no momento certo e bem dosados, claro. Sempre exercitamos esse equilbrio entre a liberdade e a responsabilidade e tambm nossa autoridade como pais. No pense que foi fcil, mas vale a pena quando, depois de alguns anos, seu filho vira uma pessoa produtiva, tica e respeitosa.

Quer saber mais?


Livros de Tania Zagury
Encurtando a Adolescncia, 25 reais O adolescente por Ele Mesmo, 22 reais Educar Sem Culpa, 18 reais Sem Padecer no Paraso, 17 reais Editora Record, tel. (0-21) 585-2000, site www.record.com.br, e-mail comercial@record.com.br

A antropologia til na escola Conhecer a cultura e as relaes sociais da comunidade ajuda a entender seus alunos e a ensinar melhor Parceiros na aprendizagem Abrir as portas participao de familiares e da comunidade ajuda os alunos a ter sucesso na vida escolar e colabora para diminuir a evaso e a violncia No culpe a famlia pelo desempenho do aluno Reportagem explica que a ligao entre o mau desempenho escolar e "famlias desestruturadas" no automtica

Culpar a famlia pelo desempenho do aluno


Beatriz Santomauro (bsantomauro@abril.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

A ligao entre o mau desempenho escolar e "famlias desestruturadas" no automtica. Todos tm condies de se desenvolver e aprender, mesmo os que so criados por parentes, so filhos de pais separados ou os de baixa renda - situaes normalmente vistas como definidoras para o fracasso. Se dinheiro no bolso e pais morando em uma mesma casa fossem garantias de sucesso, estudantes nessas condies, sem exceo, deveriam ter um desempenho excepcional. Relacionar uma questo externa escola ao desempenho dos alunos s vlido quando existe uma vulnerabilidade real e necessrio o professor fornecer orientao criana. Essas situaes so as que envolvem riscos devido m qualidade da moradia ou violncia. Quando o professor identificar alguns dos alunos sofrendo com esses problemas no cotidiano, deve buscar orientao com seus colegas de escola para que um encaminhamento correto seja feito junto a outros rgos. Se no so essas as questes enfrentadas pelo aluno, a responsabilidade pelo aprendizado e pelo consequente bom desempenho recai, sim, sobre a escola. Para que ela d conta de alcanar resultados satisfatrios, pode promover um apanhado de ajustes, como a formao continuada de professores, o entrosamento entre a equipe de educadores, diretores e coordenadores, a melhoria da estrutura fsica, a aplicao das propostas previstas e ainda o constante intercmbio com a famlia.

Consultoria Cleuza Repulho, secretria de Educao e Cultura do municpio de So Bernardo do Campo, na Grande So Paulo. Compartilhe

Envie por email Imprima


Publicado em NOVA ESCOLA Edio 222, MAIO 2009.

Comente
Slvia Maria de Arajo dos Prazeres - Postado em 20/02/2010 23:31:00

De quem a culpa? A famlia a primeira escola que temos. Se os prprios pais no mantm interesse por seus filhos, no sero os educadores os culpados pelo bom ou mau desempenho desses alunos.Independente de sermos uma famlia "estruturada" ou no, ns os pais devemos ter interesse para com os nossos filhos.

Regina de Lima Mencarelli - Postado em 16/01/2010 17:46:08

De quem a culpa pelo fracasso escolar? Atualmente no politicamente correto cobrar da famlia a sua funo original: educar os prprios filhos. Joga-se essa respondabilidade nas mos da escola, principalmente do profissional da educao que fica com a responsabilidade de transmitir os primeiros valores s crianas. importante destacar que um professor tem que educar 50 crianas todos os dias- misso impossvel! Famlia desestruturada no a famlia formada s pela me ou onde os pais so separados. Famlia desestruturada onde os responsveis no tm compromisso/interesse com a educao da criana, no transmite aos filhos valores de respeito ao prximo, respeito pelo estudo e pelo prprio futuro, inclusive esperando que o governo d tudo para elas. Fica difcil formar cidados onde os responsveis no valorizam a escola como uma ponte para melhorar o futuro dos prprios filhos.

Boa educao alm dos muros Trabalhando com projetos, professores aproximam alunos da comunidade e melhoram o rendimento

Boa educao alm dos muros


Trabalhando com projetos, professores aproximam alunos da comunidade e melhoram o rendimento
Denise Pellegrini (dpellegrini@abril.com.br), de Bariri (SP) Compartilhe

Envie por email Imprima

USINA DE PROJETOS. As atividades planejadas pela escola relacionam oscontedos curriculares vida da comunidade: a importncia do voto vira grafite durante desafio escolar disputado em So Paulo (1); passeata pela paz encerra debates sobre a violncia (2); aula com espelhos para todos verem as vrias formas de "ler" o mundo (3); e a coleta de gua revela a poluio do Crrego Godinho (4)

RECURSOS BSICOS. H 42 anos a Escola Idalina funciona no mesmo prdio: aagitao das turmas de Ensino Fundamental e Mdio acompanhada de perto...

MAIS DO QUE AULAS. Uma programao extracurricular contribui para que os adolescentes se aproximem e gostem mais da escola: a fanfarra, composta por oitentaintegrantes (1), o coral Nova Voz, que rene cinqenta jovens (2), e as aulas de xadrez (3) so mantidos com o patrocnio de empresas; a Rdio Escola (4), que anima o recreio com msica, comandada pelo grmio estudantil

Sempre que percebem que algo no vai bem - dentro ou fora das salas de aula - os professores da Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro se renem. Nesses encontros, eles tentam identificar as causas do problema, discutem possveis solues e transformam a adversidade em desafio. Invariavelmente criam um projeto a ser implantado. "Com essa estratgia resolvemos

dificuldades pedaggicas ou mesmo de relacionamento", afirma Lia Maura Foloni, que dirige a instituio h sete anos. Essa forma de trabalho - aliada a uma estreita relao com a comunidade e ao incentivo a atividades extracurriculares -, garante aos 1149 alunos de 5 a 8 srie e Ensino Mdio um lugar entre os melhores da rede paulista. E a escola, motivo de orgulho de Bariri, a 320 quilmetros de So Paulo, se transformou em fbrica de projetos. "Queremos desenvolver habilidades, mas num espao atraente", completa Lia.

Objetivo definido
Alm de atrair os estudantes, o sistema implantado por Lia deixa os professores mais seguros. "Com projetos, a gente no se perde", avalia Helena dos Santos, que leciona Geografia. "Cada ao tem um fim definido." Helena e seus colegas de rea j perceberam nas crianas que chegam 5a e 6a sries uma dificuldade para interpretar mapas, grficos e tabelas. Para sanla, eles aplicam atividades que envolvem outras disciplinas, como Lngua Portuguesa, Matemtica e Arte. Nas classes de 6, por exemplo, todos recebem diversos espelhos e lentes para observar a formao de vrias imagens. "Explico que h diferentes formas de representar a realidade, e que o mapa uma delas", diz Helena. Outro trabalho, que une Cincias Naturais, Biologia e Geografia, tenta ajudar as turmas de 5 a 8 srie a construir conceitos. Parte das atividades desenvolvida no laboratrio de Cincias. "Nessas aulas, os estudantes observam e comparam resultados e aprendem a tirar concluses", explica a professora Silvana Braz, que conta com uma ajuda preciosa: para que os exerccios se tornem mais produtivos, os prprios alunos so treinados para atuar como monitores. Eles conhecem equipamentos e reagentes, aprendem a preparar as experincias e ajudam a solucionar dvidas. A capacidade de adaptao uma arma da equipe docente para driblar os poucos recursos. O laboratrio de Informtica, por exemplo, no atende s necessidades, mas ningum perde tempo se queixando da falta de estrutura. "Nos adaptamos, dividindo as turmas para que todos possam, em dupla, utilizar os cinco micros de que dispomos", explica o professor de Matemtica Joo Simo, entusiasta do uso de softwares educacionais.

Prximo comunidade
Os diversos projetos tocados durante o ano demandam pesquisas, passeios ou excurses cientficas. Assim, no raro ver alunos com o uniforme da Idalina em ao nas ruas. As guas do poludo Crrego Godinho, que corta a cidade, j foram coletadas e analisadas pela garotada da 7a srie. "Procuramos conscientiz-los sobre a necessidade de preservao do ambiente", afirma a professora Silvana. Uma passeata pelo bairro encerrou outro trabalho, que envolveu Lngua Portuguesa, Arte, Filosofia e Histria. O tema, violncia nos meios de comunicao, na famlia e na escola, foi amplamente discutido em classe. "A p ou de bicicleta, os jovens levaram populao suas mensagens pela paz", conta o professor de Histria Joo Gabriel. Durante semanas, todas as classes foram, uma a uma, visitar a nova biblioteca municipal. "Nossos alunos liam pouco", lembra Elizngela de Almeida, que leciona Lngua Portuguesa. Alm de incentivar os estudantes a freqentar tambm a prpria biblioteca da escola, cada professor criou estratgias para desenvolver o prazer da leitura. Elizngela, por exemplo, leva

gibi, jornal, revista, poesia, conto e crnica para a classe. "Cada um anota em sua ficha o que leu e d sua opinio." No final do ms, ela faz um grfico mostrando as obras mais procuradas. "Os comentrios despertam a curiosidade e todos acabam lendo os ttulos preferidos dos colegas." Alm disso, o material vira base para tarefas de concluso do bimestre.

Parcerias e unio
Fundada em 1952, a escola funciona desde 1959 no mesmo local. Como o espao pequeno (quadro abaixo), s foi possvel at agora montar uma sala ambiente, a de Arte. Uma parceria entre a prefeitura e a Associao de Pais e Mestres resultou na construo de quatro salas de aula. Para a concluso da ltima, inaugurada no incio do ano, a APM contou com parte da verba arrecadada na cantina, cerca de 800 reais por ms. H um ano, a Idalina est inscrita no Amigos da Escola, projeto que incentiva a participao da comunidade (quadro abaixo) no dia-a-dia escolar. A iniciativa rende mais 400 reais mensais para a APM. "Cada famlia interessada contribui com 1 real", explica Lia. E as portas ficam abertas ao trabalho voluntrio. No ano passado, uma psicloga atendeu, durante um semestre, crianas com dificuldades de aprendizagem. "Um dos maiores problemas que enfrentamos a adaptao dos que vm de outras unidades da rede estadual ou municipal ao nosso ritmo. Muitos tm problemas de relacionamento e, mesmo na 5 srie, at de alfabetizao", afirma a coordenadora Dinor Musegante. Por isso, a avaliao na escola, que funciona em sistema de progresso continuada, feita dia aps dia. O aluno que comea a patinar logo encaminhado para o reforo. "Temos 42 turmas, funcionando de manh, tarde e noite", conta a diretora Lia. A maioria da clientela carente 41% dos estudantes trabalham, inclusive muitos do diurno. "Nem sempre, no entanto, eles conseguem conciliar as duas atividades e, infelizmente, alguns acabam optando pelo emprego", lamenta Lia. Nesses casos, ela nunca se d por vencida. "Chamamos os pais e, quando no obtemos sucesso, recorremos ao conselho tutelar." Estudantes carentes tambm so encaminhados ao programa Sonho de Viver, promovido pela prefeitura, e ao Centro de Promoo Social, mantido pela Igreja catlica. Ambos do acompanhamento no perodo em que os jovens no esto em aula. Com isso, a taxa de evaso no Ensino Fundamental caiu de 7%, em 1999, para 4% no ano passado. A diminuio do ndice vem ocorrendo porque os 53 docentes formam realmente uma equipe. Esse esprito reforado durante as duas reunies pedaggicas semanais, das quais participam tambm a vice-diretora, Angela Fortunato, e as coordenadoras Dinor Musegante e Vera Lcia Piotto. "Nesses encontros, garantimos a unidade do trabalho", destaca Dinor. A idia desse time que todos os alunos se sintam "donos" da Idalina. Para reforar ainda mais o compromisso, a participao no grmio estudantil incentivada. "Uma vez por semana, nos trs perodos de aula, a gente anima o recreio com nossa rdio. Entre uma msica e outra, passamos recadinhos, do tipo por que importante manter a escola limpa", conta a aluna Patrcia Santos, 17 anos.

Coral, fanfarra e auto-estima


Diversas atividades extracurriculares (quadro abaixo) tambm ajudam a integrar todas os grupos ao ambiente escolar e melhorar sua auto-estima. Cinqenta jovens participam do coral e

oitenta da fanfarra. Outros vinte freqentam aulas de xadrez. As trs iniciativas so mantidas por meio de patrocnios. Essa garotada representa a escola em eventos at fora do estado. Na capital paulista, a Idalina j fez bonito. Em 1999, venceu um concurso promovido pelo Memorial do Imigrante e abocanhou, entre outros prmios, 6000 reais para a APM. Em setembro ltimo, participou do Desafio Escolar 2000, competio promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo com provas esportivas, artsticas e culturais. A etapa mais trabalhosa foi preparada previamente em Bariri: um mapa com o perfil dos eleitores da cidade. "Os alunos entrevistaram 6400 moradores", elogia o professor Gabriel. O trabalho foi recompensado com a quarta colocao, entre noventa participantes. " muito legal para a gente que a escola se torne conhecida e que as pessoas fiquem sabendo como ela boa", comemora Jaqueline Fernandes, 15 anos.

Raio X
Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro Professores: 53 Alunos: 1149 (EF 756 - EM 393) Coordenadoras: 2 Funcionrios: 14 Taxa de evaso: EF 4% Taxa de promoo: EF 93% Salas de aula: 12 Turmas: 34 Perodos: manh, tarde e noite EF - Ensino Fundamental; EM - Ensino Mdio

Quer saber mais?


Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro, Av. Joo Lemos, 31, CEP 17250-000, Bariri, SP, tel. (0_ _14) 662-1917

Todos pela qualidade A forma como a escola usa o espao, as relaes interpessoais e a interao com a comunidade tambm so importantes na Educao das crianas

Todos pela qualidade


A forma como a escola usa o espao, as relaes interpessoais e a interao com a comunidade tambm so importantes na Educao das crianas
Thais Gurgel (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaos adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores so parte do que se entende por uma boa escola. O que nem sempre fica claro entre os integrantes da equipe, porm, o objetivo primordial de buscar um ambiente como esse: oferecer condies para que as crianas, de fato, aprendam. Para que a gesto escolar seja bem-sucedida, cada medida tomada deve considerar esse preceito, funcionando como um verdadeiro filtro para todas as aes. A maneira como diretor, professores e funcionrios enxergam os alunos outro ponto que pode determinar o funcionamento do ambiente. " muito comum vermos equipes que parecem lidar com "alunos invisveis", condenados a usar banheiros sujos, comer com o prato na mo, de quem se pode falar mal em sua frente, como se no estivessem l", afirma a consultora pedaggica do Centro de Documentao para a Ao Comunitria (Cedac), Maria Maura Barbosa. "O que existe uma responsabilizao do aluno (que visto como quem depreda, mal-educado) ou da comunidade (que carente e violenta) pelas ms condies da escola." O gestor o responsvel pela criao de um ambiente acolhedor, que viabilize o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedaggico da escola. Mas essencial que ele envolva equipe, pais e alunos em torno desse objetivo. "Todos os atores da comunidade escolar ensinam e aprendem. E os espaos e prticas atitudinais tambm educam", diz Bianca Cristina Correa, especialista em gesto da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo (USP), em Ribeiro Preto. Por isso, o diretor deve estar muito atento ao que se transmite "nas entrelinhas" dos processos e das relaes interpessoais que se estabelecem na escola. Seu desafio o de coordenar diferentes gestes - equipe, espaos, parcerias, recursos - para promover a aprendizagem das turmas. "As questes burocrticas e administrativas so apenas meios para concretizar as propostas pedaggicas", diz Vitor Henriques Paro, professor titular da Faculdade de Educao da USP. Nessa abordagem, o olhar do gestor se volta fundamentalmente para trs eixos: a organizao dos espaos da escola (no s o das salas de aula), a mobilizao de uma equipe coesa (que trabalhe para alcanar uma proposta pedaggica definida) e o estabelecimento de um canal de comunicao com pais de alunos e a comunidade do entorno. Embora ningum afirme que isso

seja tarefa fcil, aplicar essa teoria no dia-a-dia talvez no transforme a instituio numa escola dos sonhos, mas certamente trar resultados positivos sob todos os aspectos. 1. Novidade na rea Seja qual for o contexto em que se insira, a escola , por definio, um local de aprendizagem. Mas o que ensina cada um de seus espaos? Salas de aula, locais de merenda, reas de lazer, corredores e banheiros ajudam a construir e consolidar muitos valores. Se os alunos vem que o banheiro est sempre sujo, se sentem menos estimulados a cuidar da higiene. "O diretor deve ver no respeito a locais pblicos um valor a ser ensinado na prtica e cuja importncia deve ser trabalhada sempre", diz Maria Maura Barbosa. O uso de todos os espaos da escola, ref letindo sobre sua forma de organizao e buscando condies que promovam a aprendizagem (veja o infogrfico clicando na imagem abaixo), tem de ser uma pauta constante da equipe escolar. "No contato com as Secretarias para a obteno de recursos, o grupo que defende uma proposta de aprendizagem envolvida na melhoria de espaos dispe de um argumento de peso", diz Roberta Panico, do Cedac. "E, se essa proposta for boa, pode ser estendida a outras instituies de ensino." O carter formador do espao

A infra-estrutura essencial no desenvolvimento dos estudantes. Confira algumas sugestes que voc pode aplicar na sua unidade de ensino

Pensando no comportamento dos alunos de sua escola durante as refeies, Iromar Medeiros de Souza, diretor da EM Bairro Industrial, em Barcarena, a 40 quilmetros de Belm, props uma reflexo equipe de professores e funcionrios. O que as crianas aprendiam com a forma como eram servidas as refeies? Os professores identificaram alguns pontos crticos no processo. Como no havia mobilirio nem espao definido, elas resolviam a questo como podiam: comiam em p, brincando ou em qualquer canto. Para mudar esse quadro, o grupo elaborou o projeto Comer Bem Faz Bem. "Nossa proposta apresentava a seguinte pergunta: em que situaes se prepara uma mesa com toalha limpa, loua e flores num vaso? Quando recebemos a visita de pessoas queridas e importantes", conta Iromar. "Quisemos mostrar que exatamente isso que vivemos todos os dias aqui. Assim, criamos esse ambiente acolhedor em nossas refeies na escola para que as crianas se sintam bem recebidas e valorizadas." Com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministrio da Educao, e outro tanto arrecadado numa festa junina, a escola ganhou um refeitrio, numa rea coberta, entre dois blocos de salas de aula. Os hbitos alimentares e o valor nutricional dos alimentos foram usados paralelamente como um tema, em classe.

Junto a isso, uma nova proposta foi apresentada: substituir pratos, canecos e colheres de plstico por copos e pratos de vidro e talheres de metal. "Existia o medo, por parte de alguns pais e membros da equipe, de que houvesse acidentes com os utenslios quebrveis e com garfos e facas", conta Iromar. "Como no tnhamos recursos para substituir tudo, precisvamos da colaborao das famlias e, para isso, da adeso delas proposta." O diretor enfatizou aos pais e equipe escolar que o uso de peas de metal e vidro significaria um voto de confiana de que as crianas poderiam cuidar do material e que sua utilizao contribuiria para que as refeies na escola se dessem da mesma forma que ocorrem fora. "A idia no s foi aprovada como tambm hoje as famlias nos do o retorno de que os pequenos continuam com a postura de respeito e cuidado nas refeies em casa", diz o diretor. "E mais: em um ano e meio, apenas um prato foi quebrado." Tambm a rea externa da Bairro Industrial ganhou um projeto educativo que envolveu a comunidade: a criao de um lago artificial. Um morador da regio, que dava instrues sobre a manuteno da horta da escola, sugeriu a construo do lago com peixes, como o que havia feito em sua propriedade. A idia foi levada adiante e virou a febre da garotada, que se orgulha do espao. Aps a implantao, diferentes projetos relacionados ao meio ambiente foram desenvolvidos em sala de aula. Os corredores compem um espao de aprendizagem privilegiado, mas seu uso ainda pouco ou mal explorado em muitas escolas. "A sua grande vocao portar murais para a exposio de trabalhos, textos, recados, impresses e o que mais a comunidade achar interessante. So espaos pblicos, que devem ser usados para compartilhar projetos", orienta Mrcia Cristina da Silva, formadora de gestores do Instituto Avisa L. "As crianas se sentem valorizadas por verem seus trabalhos apreciados por colegas e h muita troca de experincias. O diretor deve ver nisso um valor." Maristela Manilli Rossi, diretora da EMEI Emlio Carlos, em So Caetano do Sul, na Grande So Paulo, concorda com Mrcia Cristina. "As paredes falam em nossa escola", orgulha-se. Nos corredores, os trabalhos so substitudos com regularidade e vm sempre acompanhados de um texto dos professores sobre cada projeto. Assim, os pais podem acompanhar a produo dos filhos. E os pequenos participam ativamente da organizao dos murais, escolhendo o que ser exposto. " muito estimulante ver como as crianas mostram o que fazem s outras e explicam sua tcnica. Elas se sentem valorizadas e seus pais tambm." 2. Esprito de equipe H seis anos, Valdelice Barbosa Lima dirige a EMEF Deputado Ulisses Guimares, que atende crianas do 2 ao 9 ano em Maracana, a 20 quilmetros de Fortaleza. Ela no tem dvida sobre o segredo para a evoluo dos ndices de aprendizagem nesse perodo: "Atribuo tudo o que atingimos ao sentimento de colaborao entre a equipe, vontade de trabalhar juntos", diz. Pela segunda vez, a instituio obteve o melhor resultado no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) em uma escola pblica do Cear - sem parcerias ou vinculao a outros rgos que no a uma Secretaria Municipal. E quer melhorar ainda mais. Para isso, Valdelice aposta no apoio recebido da vice-diretora e da supervisora na interface com a equipe de professores e funcionrios. A participao do "trio gestor" no planejamento, no acompanhamento e nas decises sobre como encaminhar o projeto pedaggico em sala de aula, caso por caso, criou um ambiente de discusso focado na aprendizagem do aluno. Valdelice acompanha de perto o trabalho de sala de aula. O olhar no de "fiscalizao", mas de avaliao sobre as decises

tomadas coletivamente. Para Bianca Correa, da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da USP, tal mtodo pode ser um caminho interessante a ser seguido na gesto escolar. "O diretor precisa ter conhecimento pedaggico ou buscar parcerias para conseguir caminhar com os professores", reflete. "S assim ele consegue dar sentido ao trabalho docente, fazendo cada educador se sentir parte de um grupo em que h espao para tirar dvidas e fazer sugestes de melhoria." Muitas cabeas pensam melhor do que uma e idias diferentes podem se complementar. Na escola, porm, essa lgica parece no funcionar com naturalidade. "A discordncia intrnseca dinmica de grupos, mas preciso saber explicitar as divergncias sem levar para o lado pessoal", diz Bianca. "O diretor a figura que deve coordenar esse processo e propiciar a construo de consensos, que sero sempre provisrios. Toda deciso deve ser revista quando houver necessidade." Criar um ambiente de discusses objetivas e focadas no interesse coletivo pode ser uma tarefa rdua. Na escola pblica, o gestor tem de lidar com o que tem - em termos de recursos materiais, de espao e de funcionrios. Diferentemente das instituies privadas, ele no tem liberdade para substituies e ainda precisa lidar com a rotatividade de profissionais, o que gera descontinuidade no trabalho. Cleuza Maria Sagrillo, diretora da EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, em Aracruz, a 83 quilmetros de Vitria, acredita que o sentimento de grupo faz diferena: "O claro, para ns, que o aluno responsabilidade da escola e no de determinado professor. Assim, todo o corpo de servidores, docentes ou no, faz parte do processo educativo." Semanalmente, a diretora e sua vice se renem com os diferentes grupos de funcionrios para discutir, em termos pedaggicos, os encaminhamentos de suas respectivas reas. Alm dos encontros de planejamento pedaggico com os professores, h reunies com as equipes administrativa, de limpeza e merenda e com os responsveis pela biblioteca e a sala de vdeo. "Ainda promovemos atividades coletivas para a discusso de projetos, por exemplo", conta Cleuza. A estratgia funciona to bem que alguns funcionrios passaram a atuar como voluntrios em tarefas extras: uma bibliotecria conta histrias comunidade, enquanto uma agente de limpeza ministra oficinas de pintura. "Elas se sentem, de fato, integrantes de um projeto comum, que melhorar a qualidade da Educao das crianas e oferecer comunidade a oportunidade de um acesso cultura de forma mais ampla", diz Cleuza. "Isso significa um enorme ganho em seu envolvimento e seu trabalho." 3. Famlia bem-vinda Quando a direo se aproxima das famlias, na busca de sucesso no processo educacional, os resultados aparecem. "Nossa escola era vista como um elemento estranho na comunidade. Soframos depredaes, roubos, havia multirrepetentes e as famlias no tinham o menor compromisso com a Educao dos filhos", conta Marilene da Silva Santos Oliveira, diretora da EMEF Armando de Andrade, que atende 1.430 alunos, do 1 ao 5 ano, em Taboo da Serra, na Grande So Paulo. "Hoje temos um espao lindo, bem equipado, e nossa nota no Ideb j atingiu a meta prevista para 2010."

O caminho no foi fcil. Quando chegou escola, em 2000, como assistente de direo, Marilene se deparou com problemas como falta de luz - provocada por cortes intencionais na fiao -, pichaes e atos de vandalismo. Em reunio na Associao de Pais e Mestres, surgiu uma idia que revolucionou o relacionamento com a comunidade: j que as famlias dos alunos - a maioria de bairros pobres e de difcil acesso - no iam escola, os professores iriam at elas. Foi elaborado, ento, um cronograma de visitas. Os docentes passaram a ser vistos como aliados na Educao das crianas - algum que compreende suas dificuldades e seu esforo. "Percebemos um fortalecimento incrvel do compromisso dos pais e o nmero de faltas diminuiu drasticamente", lembra Marilene. A idia acabou se estendendo s outras escolas da rede por meio do Programa de Interao Famlia-Escola, da Secretaria Municipal. Outra iniciativa importante foi a oferta de cursos e a abertura de espao para a prtica de esportes. "A comunidade queria participar, se ver nesse local, que pblico", diz a diretora. "Isso fortaleceu a gesto." Sentindo-se acolhidas, as famlias passaram a participar de outras atividades ao lado dos filhos. "A escola deve reassumir a vocao de ser um centro cultural do bairro", diz Vitor Paro, da USP. "Ela forma cidados e, por isso, no se destina apenas aquisio de conhecimento conteudista. A participao de uma diversidade de atores , assim, fundamental." Toda escola tem ao menos um canal institucionalizado de comunicao com as famlias: a reunio de pais. O modelo desses encontros, porm, pode mais afast-los do que aproxim-los da instituio. "Eles devem ser chamados para compartilhar conquistas no desenvolvimento dos filhos e no apenas quando a escola necessita que eles faam alguma coisa", orienta Roberta Panico, do Cedac. Alguns aspectos abordados nas reunies fazem com que as famlias percebam a importncia de garantir a freqncia dos filhos s aulas. Entre eles esto a apresentao dos assuntos que sero abordados a cada semestre, a forma como as crianas costumam aprender determinados contedos e as atividades previstas para serem realizadas no perodo. Cada escola pode detectar o que serve melhor comunidade e elaborar propostas de reunio. Existem, por exemplo, as que promovem dinmicas de grupo, brincadeiras ou atividades entre familiares e alunos: tudo para estimular o envolvimento. O que no pode haver a limitao das reunies a questes como a indisciplina dos estudantes: acima de tudo, a reunio deve ter carter pedaggico. "Algo precisa ficar claro: a escola que presta servio comunidade, no o contrrio", defende Roberta Panico. "Por isso, a equipe escolar deve, sim, prestar contas e envolver os pais no trabalho que desenvolve. Todos saem ganhando com isso."

O CARTER FORMADOR DO ESPAO


A infra-estrutura essencial no desenvolvimento dos estudantes. Confira algumas sugestes que voc pode aplicar na sua unidade de ensino CONSCINCIA

Com a interveno da equipe escolar, evita-se o desperdcio. Os estudantes tambm podem colaborar para a limpeza do espao. AUTONOMIA uma conquista quando as prprias crianas se servem de comida. Assim, exercem o poder de escolha e exercitam o respeito vez do prximo. CIDADANIA Fazer as refeies sentado, partilhando esse momento com os colegas, um valor a ser ensinado e vivenciado na hora da merenda. COMUNICAO Os corredores so espaos por onde todos circulam e, por isso, perfeitos para propiciar trocas entre toda a comunidade escolar. ORGANIZAO Trabalhos dispostos na altura das crianas favorecem a apreciao da produo dos colegas. A distribuio nas paredes deve buscar a valorizao. HIGIENE Para lavar as mos depois de usar os sanitrios e antes das refeies, preciso ter sabonete (ou alternativas, como sabo e detergente). LIMPEZA Noes de higiene s podem ser ensinadas se for possvel pratic-las. Vasos com tampa e papel higinico so itens obrigatrios. Sempre. AUTO-ESTIMA O espelho importante para trabalhar a identidade e a afirmao do aluno, propondo que ele preste ateno em si mesmo. LIVRE EXPRESSO O mural no banheiro um espao para se expressar de forma annima e sem censura. Com ele, a depredao nas portas das cabines tende a sumir.

De portas abertas para a sociedade Unir foras com as famlias, valorizar saberes locais e encadear aes para o desenvolvimento das crianas. Essa a base da relao entre a escola e o entorno

De portas abertas para a sociedade

Unir foras com as famlias, valorizar saberes locais e encadear aes para o desenvolvimento das crianas. Essa a base da relao entre a escola e o entorno
Beatriz Levischi (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

Aparecida Augusta de Oliveira Decat, diretora da EM Ulisses Guimares, na periferia de Belo Horizonte, acreditava que o ambiente da favela jamais poderia contribuir de forma positiva para a aprendizagem de seus alunos. A gestora, porm, se surpreendeu ao ver o cuidado dedicado pela prpria comunidade em relao ao espao por onde as crianas passaram a transitar. O trabalho, resultado do projeto Escola Integrada, mudou a relao dos pais com a escola, criando condies de sociabilidade que resultaram em notas melhores. Primeiro, os moradores organizaram um mutiro para rebocar as casas, com cimento e areia fornecidos pela instituio. "Cada um escolhia uma cor e os meninos faziam os desenhos com a ajuda de um senhor entendido de arte, mas sem diploma oficial", conta Aparecida. Depois, pressionaram o poder pblico para que os sacos de lixo fossem coletados diariamente, transformando o antigo lixo numa pracinha. "Os animais e os bbados que perambulavam sem rumo pelas ruas voltaram para seus lares. At o ponto de drogas mudou de lugar", lembra a diretora. Criado em 2006 pela Secretaria Municipal de Educao, o Escola Integrada tem como objetivo oferecer uma formao integral aos estudantes do Ensino Fundamental, ampliando a jornada. "As atividades so conduzidas por universitrios e agentes culturais e coordenadas pelo professor comunitrio, que precisa ter um trnsito legal com as famlias", explica a coordenadora do programa, Neusa Macedo. Hoje, em locais como a igreja, o terreno da prefeitura, a casinha da Companhia de Saneamento e a quadra da associao de bairro do Morro do Papagaio, onde est a escola, so realizadas oficinas de arte, jiujtsu, dana contempornea, teatro, xadrez e capoeira. E a favela se encheu de cores e sons. "Costumo brincar, dizendo que nossos alunos no caem mais da laje, eles se machucam no jud", orgulha-se a diretora. Como reflexo, a populao tambm passou a enxergar os alunos de forma diferente. "Se antes tinham medo ou d dos meninos, agora os olham com admirao. Eles, por sua vez, se sentem mais capazes", festeja Aparecida.

Muros que caem


Pensar em projetos educacionais baseados nas demandas da comunidade e das possibilidades humanas, territoriais e temticas do entorno uma caracterstica da gesto escolar organizada em redes. "Trata-se da escola que quebra o muro, se desenclausura e faz o currculo desenrijecer", define Jaqueline Moll, diretora de Educao Integral, Direitos Humanos e Cidadania do Ministrio da Educao (MEC). As redes existem, portanto, para dinamizar o processo educativo, torn-lo prximo da comunidade, fazer com que se relacione sensivelmente com aquela populao, ajudando a construir sentidos e garantindo o direito de aprender. "Precisamos conhecer os espaos e

saberes locais", sugere a secretria adjunta de Educao de Belo Horizonte, Maca Evaristo. "Existem equipamentos pblicos, organizaes no-governamentais, associao de moradores, centros comunitrios esportivos, parques, cinemas, terrenos baldios. Muitos deles nem esto catalogados." Para potencializar o territrio e aumentar o impacto das iniciativas do bairro Cidade Aracy, a prefeitura de So Carlos, a 231 quilmetros de So Paulo, estabeleceu parcerias com diversos atores sociais da regio. "A escola virou um centro cultural e o gestor comunitrio ficou responsvel pela ponte entre ela e o entorno", explica a coordenadora do programa Aes em Rede, Lourdes de Souza Moraes. A EMEB Afonso Fioca Vitalli, por exemplo, se articulou com o programa Sade da Famlia, construindo um atalho para que os alunos doentes sejam encaminhados diretamente a profissionais especializados sem depender das filas do posto de sade. "Quando os pais recebem o aviso do professor e se omitem, os agentes comunitrios vo at a casa", explica a diretora da instituio, Marlene Aparecida Gagliardi. O prdio da biblioteca tem uma porta propositalmente voltada para a instituio e outra para a comunidade, visando atender os dois pblicos simultaneamente. No local, alm do projeto de leitura Hora do Conto, ocorrem apresentaes teatrais de grupos voluntrios. A prefeitura tambm oferece transporte para excurses estao de tratamento de gua, ao museu, horta municipal, ao horto florestal e s fazendas histricas, sempre seguidas de atividades educativas.

Movidos a msica
No dia em que o filho da diretora da EMEF Alfredo Spier, em Feliz, a 78 quilmetros de Porto Alegre, se apresentou com sua flauta, os colegas decidiram tambm aprender a tocar. E seguindo as diretrizes do programa A Unio Faz a Vida, desenvolvido pelo Sistema de Crdito Cooperativo (Sicredi), a instituio buscou parcerias na comunidade. O professor de msica das turmas de 4 a 7 srie veio do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Ministrio do Esporte. Os pais que tinham condies compraram o instrumento para os filhos. Os que no tinham ganharam as flautas do Sicredi. Nas aulas de teoria e prtica, o educador - membro da orquestra de Caxias do Sul, a 130 quilmetros de Porto Alegre - aproveita para dar dicas de postura. At a professora de ensino religioso aderiu idia, levando letras de msica para as turmas cantarem. Com o repertrio variando de Asa Branca a Titanic, os alunos passaram a tocar flauta at no intervalo. Em novembro, realiza-se o festival de msica da Alfredo Spier. Ansiosos por acompanhar os mais velhos, os pequenos do 1 ao 3 ano querem formar uma banda de latas, usando material reciclado. "Trabalhando em conjunto, sem competio, todos se sentem responsveis pelo resultado", diz Eliana Einsfeld Krindges, coordenadora local do programa.

Reao em cadeia
Quando Andra Caroline Correia Silva assumiu a direo da EM Prof. Daniel Alvarenga, no distrito de Zilah Spsito, em Belo Horizonte, havia um desgaste imenso na relao entre professores e alunos. O prdio era depredado e as crianas no gostavam de estudar. Agredidos, os profissionais pediam transferncia para outras instituies. Para reverter o quadro, os educadores deram incio produo coletiva de cartazes, visando divulgar normas simples de convivncia e respeito, como cumprir horrios, sentar durante a

aula e fazer fila na cantina. "Antes, se os alunos no gostavam da comida, jogavam o prato para o alto", lembra a diretora. Com o uso de fotos feitas pelos prprios estudantes, novos cartazes foram colados nos nibus para alertar a comunidade sobre questes de higiene e cuidados com o corpo. Os pais se sensibilizaram e passaram a se envolver mais com a escola. As brigas e pichaes foram sumindo e os professores passaram a entender melhor a realidade local. Hoje, a Daniel Alvarenga funciona como um plo de organizao. Com muito espao fsico e bem situada na comunidade, ela impacta diretamente seu cotidiano. Por outro lado, os moradores tambm agem na escola, participando das atividades complementares - os mutires para pequenas reformas, as campanhas por melhorias ou integrando o Conselho Escolar. "Quando a populao se co-responsabiliza pelo ensino, pode cobrar mais qualidade, ao colaborar para o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades fundamentais ao enfrentamento dos desafios da vida contempornea", explica Anna Penido, coordenadora do Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef) em So Paulo, Minas Gerais e estados do Sul do Brasil. Em resumo, tanto a escola como a famlia cumprem papis essenciais no processo educativo. Vanda Noventa, coordenadora do programa Melhoria da Educao no Municpio, iniciativa da Fundao Ita Social, do Unicef e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria (Cenpec), explica: "A famlia, sem dvida, tem um papel fundamental na constituio do ser humano. o lugar dos cuidados, do amor, da fraternidade, da ajuda mtua, do abrigo. Possibilita a sustentao psicolgica e afetiva para viver em sociedade. J a escola cuida da sistematizao do conhecimento, da elaborao cognitiva, da socializao do saber". No projeto Roda Rede! Preveno, Letramento e Incluso Social, idealizado pela Associao de Apoio ao Trabalho Cultural, Histrico e Ambiental (Apitch), no municpio de Lucena, a 28 quilmetros de Joo Pessoa, pais, alunos e professores participam de encontros de formao, em que aprendem a ouvir. Os educadores vo de casa em casa convidar os familiares para o debate sobre temas como meio ambiente, identidade, etnia, sexualidade, sade preventiva, cultura de paz etc. Segundo a coordenadora da Apitch, Andra Carrer Carvalho, a metodologia melhora a qualidade das reunies convencionais, em que as famlias no tm voz, limitandose a aceitar a enxurrada de crticas sobre seus filhos. "A freqncia na escola aumenta porque os pais passam a dar valor a esses momentos."

O segredo do sucesso
No estudo Redes de Aprendizagem, realizado em maro deste ano com 37 municpios brasileiros, o Unicef detectou dez fatores que influenciam no sucesso escolar. "So resultados bvios, mas que no funcionam isoladamente", conta a coordenadora da entidade no Brasil, Maria Salete Silva. A maioria deles pressupe justamente um dilogo prximo com a comunidade. "A cidade valoriza o ensino, est preocupada com o que a escola faz", explica a coordenadora da pesquisa, Mnica Samia. A importncia dos pais na aprendizagem dos filhos to grande que o nvel socioeconmico e cultural da famlia aparece entre os trs fatores que determinam o bom desempenho escolar no relatrio Los Aprendizajes de los Estudiantes de Amrica Latina y el Caribe: Primer Reporte de los Resultados del Segundo Estudio Regional Comparativo y Explicativo, publicado pela Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (Unesco). "Quando auxilio na tarefa de casa, modifico a forma como minha filha responde s demandas da escola", exemplifica a coordenadora da rea Programtica em Cincias Humanas e Sociais e Projetos

Transdisciplinares da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto. "Esse estmulo contribui para que a performance dela melhore." Famlias de baixa renda, no entanto, tendem a se distanciar do processo educativo por achar que no podem colaborar. "Devemos motiv-las a perguntar sobre as atividades feitas durante o dia, a olhar o caderno, a ler junto, a ajudar na tomada de decises", sugere Maca Evaristo, a secretria adjunta de Educao de Belo Horizonte. Quando as famlias se interessam, os alunos tambm se interessam. Se um pai sabe fazer pipa, contar histrias ou tocar um instrumento, s tem a ganhar sugerindo uma oficina ao diretor. "Crianas acolhidas, felizes e seguras aprendem mais", garante Vanda Noventa. Os alunos da EM Prof. Odilon Santiago, em Divinpolis, a 121 quilmetros de Belo Horizonte, contam com a habilidade das mes (e com o material que tm em casa) para confeccionar os figurinos das peas teatrais sobre os livros trabalhados em aula. As famlias tambm ajudam a decorar as falas e prestigiam os espetculos mensais. Ao fim de cada apresentao, o pblico infantil recebe a misso de recontar a histria encenada, inventar um final diferente, ilustrar ou estudar o autor. Todas as produes vo para o mural. Enquanto os alunos assistem s aulas de reforo diferenciadas e dinmicas para dar conta de reverter a defasagem na aprendizagem, as mes se distraem em oficinas de arte, usando pincis, tintas, linhas, agulhas e tecidos fornecidos pela escola. Nas festas, o corpo docente articula parcerias com profissionais voluntrios da rea da sade, que medem a presso e a glicose dos pais e do palestras sobre cncer e dicas de primeiros socorros.

Mobilizao e articulao
Cada comunidade deve encontrar sua prpria maneira de unir esforos em prol de objetivos comuns. Na hora da sensibilizao, diz Anna Penido, do Unicef, vale usar elementos, espaos e multiplicadores do entorno: "Junte adolescentes que entendam de comunicao e arte, por exemplo, e monte uma campanha usando a linguagem deles." Durante as capacitaes, prossegue Anna, devem ser considerados os saberes existentes para fazer com que as lideranas percebam seu papel na promoo de direitos. "Ns costumamos enxergar esses lugares como carentes, quando na verdade h festa, talento, potencialidades, produes interessantes e bem feitas." Segundo ela, o terceiro passo a articulao, j que uma pessoa, sozinha, tem menos fora do que como parte de um grupo. Para garantir a eficcia do processo, aconselha Anna, o ideal aproveitar os locais de encontro prestabelecidos no bairro. "Aps a anlise dos problemas e do planejamento das estratgias de atuao, no se esquea de acompanhar os resultados, que retroalimentaro o processo." Visando recuperar a rea degradada de cerrado que fez secar Mina do Areio, na zona rural de Divinpolis, a EM Prof. Veneza Guimares de Oliveira iniciou, em 2001, um projeto ambiental que envolveu todo o entorno. Esterco e sementes de rvores, tanto frutferas como do cerrado, foram doados pelas famlias que trabalhavam em fazendas. Os alunos montaram um banco de sementes e, quando as mudas comeavam a brotar, iam para o viveiro. Junto com os pais, at hoje os meninos regam a plantao e observam seu crescimento. Ao atingir o tamanho adequado, as mudas so finalmente plantadas em definitivo.

Visando aliar a prtica teoria mostrada nas salas de aula, todo o trabalho conta com o suporte de um educador ambiental.

Levando em conta o contexto


Os especialistas esto de acordo: um ensino contextualizado considera as questes da comunidade, tornando o conhecimento significativo. "Os muros da escola se flexionam, evitando que se decorem dados com o objetivo exclusivo de passar na prova", explica Snia Madi, coordenadora da Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa do MEC, da Fundao Ita Social e do Cenpec. A coordenadora da rea de Educao e Comunidade do Cenpec, Maria Jlia Azevedo, concorda: "Trazer o contexto local para dentro do currculo escolar facilita muito a aprendizagem". Para ela, o maior desafio est em encontrar professores dispostos e capazes de escutar e entender o que as crianas falam. Em vez de lidar com uma situao de forma superficial e linear, diz ela, o educador deve sempre buscar sadas. "Se os alunos vivem chegando atrasados porque no lugar em que moram no passa nibus, sugira que pesquisem a causa geogrfica, numrica e espacial dessa ausncia de transporte coletivo", orienta. "Explique as relaes de poder para que eles saibam com quem reclamar. No adianta suspend-los a cada trs faltas." Seguindo esse princpio, o Projeto de Educao para o Desenvolvimento das Escolas do Campo, implementado pelo Servio de Tecnologia Alternativa, no serto de Pernambuco, articula contedos voltados agricultura com as disciplinas tradicionais, visando ao desenvolvimento sustentvel. As questes detectadas no entorno, em entrevistas feitas pelos prprios alunos, viram contedo, e tudo o que se trabalha no projeto volta para a comunidade. "A escola assume o papel de mediadora de situaes relacionadas ao meio ambiente, vida animal e vegetal, ao resgate histrico e cultural", conta a coordenadora do projeto, Ilsa Andr Vicente. Nessa troca de vivncias, o professor aprende a respeitar seus limites, reconhecendo que os saberes da famlia tm valor e a repetncia e a evaso escolar diminuem. Ao fim do processo, ele avalia as crianas, mas tambm avaliado pelos pais.

Quer saber mais?


INTERNET Projeto Escola Integrada Programa Aes em Rede Projeto Unio Faz a Vida Projeto Roda Rede! Preveno, Letramento e Incluso Social Redes de Aprendizagem O estudo sobre a aprendizagem na Amrica Latina e no Caribe est disponvel aqui Projeto de Educao para o Desenvolvimento das Escolas do Campo
Publicado em , AGOSTO 2008.

Escolas mostram a importncia da participao da famlia Duas escolas pblicas comprovam que o envolvimento de pais e responsveis capaz de provocar pequenas revolues

Escolas mostram a importncia da participao da famlia


Duas escolas pblicas comprovam que o envolvimento de pais e responsveis capaz de provocar pequenas revolues
Ricardo Prado (novaescola@atleitor.com.br), de Diadema SP Compartilhe

Envie por email Imprima

As "mes do tila" Ana Lucia, Maria Zulene, Sonia, Rubeniza e Gersiene (no sentido horrio), na quadra que foi resgatada do domnio dos traficantes: luta para participar da vida da escola

Conta Zulene Martins Baia, moradora do bairro de Eldorado, em Diadema, na Grande So Paulo: "Eu tinha acabado de matricular minha filha no tila Vaz quando um aluno foi assassinado l dentro, na porta da sala de aula. Fiquei desesperada, tentei transferncia, mas no consegui". Zulene soube que um grupo de mes estava se reunindo para encontrar uma forma de participar mais da vida estudantil dos filhos. Procuravam uma maneira de superar a resistncia da diretora participao. J que no havia como mudar sua filha de colgio, juntouse ao grupo. Conta a psicloga Maryluci Faria, pesquisadora e coordenadora comunitria do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, uma Organizao No-Governamental que obteve financiamento do Banco Mundial para estudar a violncia na cidade: "Chegamos escola com uma comisso que havamos formado na Cmara Municipal. Alguns professores haviam pedido ajuda, pois estavam assustados com o que acontecera". A comisso no pde entrar, pois a diretora alegava que no tinham autorizao. Mas a viagem no foi em vo. Na calada, a pesquisadora, que desde 2000 trabalha nos projetos do instituto em Diadema (leia quadro ao lado), conheceu aquele grupo de mes que tentavam a todo custo participar da Associao de Pais e Mestres (APM). Conta Ruth Francisca Ponciano Nogueira, uma das "mes do tila": "Eu estudei l e no me conformava de ver aquilo to abandonado. At a quadra no era mais usada e estava isolada do

prdio por um muro".

O muro da vergonha
Os trs relatos acima mostram como a situao na Escola Estadual tila Vaz, em maro de 2001, era grave. No se podia sequer usar a quadra, que se tornara uma espcie de terra de ningum. Como no havia porto que a separasse da rua, a direo, assustada com a invaso e o acerto de contas no corredor, preferiu fechar outro, o que ligava a quadra ao ptio. E os alunos ficaram sem ela. Cada vez mais acuada, a antiga diretora no conseguia ver naquele grupo de mes possveis aliadas e tentou, novamente, dissuadi-las de participar das reunies. Mas aquele encontro na calada tivera um efeito prtico: Maryluci levou-as dirigente regional de ensino, e da reunio elas saram com informaes que lhes garantiam participar da APM, mesmo sem direito a voto. "A diretora no gostou nem um pouco quando viu a gente", recorda-se Gersiene Silva, atual presidente da APM e uma das "mes do tila". "Ela usava palavras difceis para que ningum entendesse. Foram vrias reunies em que no se decidia nada, nem a data da festa junina." Naquele ano trgico, a festa afinal se realizaria, mas apenas com os estudantes, para frustrao de Gersiene. "Todos estavam traumatizados, no havia clima", justifica Eleni de Jesus Santos, coordenadora pedaggica, que presenciou a queda-de-brao entre a direo e as mes. No fim do ano, a diretora entregou os pontos, pedindo remoo. Passamos agora para outra histria de festa junina, esperando que as duas se encontrem adiante, na mesma concluso.

Uma piscina em 22 dias


Escola Estadual Srgio Buarque de Hollanda, na mesma Diadema, 1996. A recm-chegada vicediretora Rosemary Vieira Santos Dias estranhou que os pais tivessem que assistir festa junina da ento EEPG Vila Dirce do lado de fora do ptio, separados por uma grade. Lembrou-se de tirar uma foto na ocasio e mais no pde fazer. Dois anos depois, para sua felicidade, assumiu a direo Carlos Vismara. Comea, ento, uma fantstica mudana de postura. Carlos e Rose acham que quanto mais os pais participam, melhor. E assim foi. Quem visitar a unidade hoje ter vrias surpresas, a comear pela cor das paredes. Nada daquele gelo assptico ou do branco invariavelmente encardido. A Srgio Buarque de Hollanda solar, pintada de amarela. Com pouco terreno, de recorte irregular, no havia espao para uma quadra. Os pais foram chamados a procurar uma soluo para o excesso de energia de seus filhos - crianas de 1a a 4a srie do Ensino Fundamental. Algum sugeriu, "meio de brincadeira", que construssem uma piscina. Vismara levou a srio a proposta, achou que seria mesmo uma boa soluo. Era maio de 2001 e em pouco tempo j tinham definido o lugar e o oramento: cerca de 14 mil reais. Com boas relaes com a comunidade, cada um ajudando no que podia, entre materiais, mo-de-obra e boa vontade, o custo da obra caiu para 8,2 mil reais. O dinheiro saiu da venda de bilhetes para a festa junina - que, por sua vez, davam direito a prmios oferecidos pelo comrcio vizinho. No dia da festa, a piscina foi inaugurada. Da idia realizao, 22 dias! Foi montada tambm uma biblioteca, aberta comunidade, com mais de 10 mil volumes. Criouse uma brinquedoteca e, dentro dela, a maior atrao o videoqu. " uma forma de a criana adquirir prontido de leitura", argumenta Rose. claro que a garotada adora. Criou-se uma sala de informtica com nove computadores e todas as nove salas de aula possuem videocassete e

televiso. O saudvel hbito de danar todos os dias foi institudo, no recreio. Dana quem quer, mas quase todos querem. Com o problema de espao nas salas alternativas, as turmas so divididas em trs, de forma que alguns usem o computador, outros a brinquedoteca, outros a piscina. Depois h o rodzio. Tudo, da forma como gerenciar o espao aos equipamentos, foi discutido com os pais como parceiros. H passarinhos e maritacas em um viveiro interno, somando pios e cantos algazarra infantil. Quando uma galinha garniz apareceu e foi "adotada" pelos pequenos, o diretor fez um outro viveiro, junto ao ptio externo. Seria uma forma de a garotada, criada na cidade, estudar ecologia na prtica, j que uma das alunas, perguntada de onde vinha a galinha, respondera que era "do supermercado". Alguns alunos trouxeram pintinhos, veio um galo, galinhas-dangola e at um peru - confundido por alguns com um pavo, que est prometido mas ainda no veio. As aulas de Cincias incluem o acompanhamento do choco das aves, a medio dos ovos, o momento mgico do nascimento e a evoluo dos filhotes. As crianas s no concordaram que o ciclo de vida terminasse na panela. "Da, comeamos a ter problema com o excesso de galos, que brigavam muito. De vez em quando o Carlos precisa vir aqui no fim de semana e dar cabo de alguns", confessa Rose.

Continuismo do bem
Quando a Srgio Buarque de Hollanda recebeu uma verba para embelezamento das instalaes, a comunidade decidiu aproveitar um canto do ptio para construir uma pequena cascata, batizada de "Recanto das Valkrias", em homenagem a uma professora falecida pouco antes. Virou uma espcie de sala de aula ao ar livre. Quando a tila Vaz recebeu a mesma verba, a atual diretora, Neusa Castiglione Ellaru (que sucedeu Regina, que sucedeu aquela que resistia s "mes do tila" e que ser sucedida por outro diretor no fim deste ano), convocou a APM, agora composta de quem de fato queria trabalhar, para que a comunidade decidisse o que fazer. Abre-se aqui um parntese para comentar outra violncia que precisa ser observada: a da burocracia que troca, em um nico ano, quatro vezes um cargo estratgico como o de diretor. Segundo o Instituto Fernand Braudel, 44 escolas de Diadema tinham novos diretores no comeo do ano e outros 23 seriam trocados durante as frias de julho. A pesquisadora Maryluci conta que trabalhou em 15 delas; apenas trs mantiveram a direo. Enquanto isso, na Srgio Buarque de Hollanda, os quatro anos com o mesmo diretor mostram claramente como a continuidade administrativa - e inclui-se a a do corpo docente, que tende a permanecer quando a direo harmnica - faz bem aos alunos. Admitido o direito de docentes se removerem (sem ele, por exemplo, a antiga diretora do tila Vaz talvez estivesse l at hoje), e levando-se em considerao que no simples administrar 235 mil funcionrios, seria bom que, pelo menos, fossem canceladas as mudanas no meio do ano letivo. Fim do parntese.

A quadra reconquistada
O grupo do tila Vaz usou a verba de embelezamento para criar um jardim. Pode ser um sinal, o comeo de uma mudana. A quadra recebeu iluminao, cobertura e foi "reconquistada". "S falta o porto, que j est pedido", diz a diretora Neusa. A participao dos pais nas reunies aumentou em 80%. E agora inclui vivncias, como pedir que eles desenhem a famlia e, depois, procurem identificar, entre os desenhos dos filhos, as prprias famlias. O grmio foi reativado e duas chapas concorreram, mobilizando os jovens. A sangria de matrcula estancou-se e a festa junina foi aberta comunidade, num ato simblico que ajudou a exorcizar a tragdia do ano

passado. "Durou o dia todo, veio um monte de gente do bairro e nem precisou de carro da polcia na porta", conta orgulhosa Gersiene, uma das lderes do bravo grupo de mulheres que descobriu, na prtica e na garra, com quantas mes se faz uma boa escola.

Violncia se combate com inteligncia


Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, associado Fundao Armando lvares Penteado (Faap), criado em 1987, apoiado por um grupo de 40 empresas nacionais, alm de fundaes norte-americanas, como Ford e Tinker. Leva o nome do historiador francs, que foi um dos fundadores da Universidade de So Paulo. Com apoio do Banco Mundial, iniciou em junho de 2000 um trabalho que visava diagnosticar as causas da violncia em Diadema, na poca a segunda cidade com mais homicdios por mil habitantes do pas. Representava o terceiro setor em uma articulao conjunta que envolveu a prefeitura, as polcias militar e civil, a Cmara Municipal, comerciantes e cidados. O resultado dessa ao conjunta j se faz sentir. De 374 homicdios em 1999, o nmero caiu neste ano (at setembro) para 156. Alm de aes junto sociedade civil, como os fruns de debate sobre educao pblica, o instituto vem desenvolvendo crculos de leitura em quatro escolas pblicas.

Quer saber mais?


Escola Estadual Srgio Buarque de Hollanda, R. 19 de Novembro, 21, CEP 09912-140, Diadema, SP, tel. (0_ _11) 4056-6480 Escola Estadual tila Ferreira Vaz, R. Badejo, 257, CEP 09972-030, Diadema, SP, tel. (0_ _11) 4043-5333 Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, R. Cear, 2, CEP 01243-010, So Paulo, tel. (0_ _11) 38249633, internet: www.braudel.org.br

Aqui, a violncia no entra Comunidade, equipe unida e aprendizagem. Com esses ingredientes, trs escolas construram uma barreira contra a violncia sem precisar de grades, cadeados e cmeras A participao da comunidade no Conselho Escolar Convocar as famlias para participar do conselho uma forma inteligente de compartilhar decises e responsabilidades

De portas abertas

Convocar a comunidade para participar do conselho escolar uma forma inteligente de compartilhar decises e responsabilidades
Arthur Guimares (novaescola@atleitor.com.br) Compartilhe

Envie por email Imprima

Jos Beraldo, diretor da Escola Jlia Lopes de Almeida, em Osasco (SP):"Ningum perde poder"

"Pai, a professora pediu que voc no falte reunio de hoje!" Quando o metalrgico Donizete Ramiro ouviu essa frase de seu filho Willian, de 14 anos, no incio do ano, logo pensou em problemas. Alm de Willian, ele tem duas meninas matriculadas na Escola Estadual Jlia Lopes de Almeida, em Osasco (SP), onde raramente aparecia. "Com certeza o menino se meteu em confuso", pensou. Mas estava enganado. A convocao era para participar da eleio do conselho escolar, como candidato e como eleitor. Defendendo a melhoria da qualidade do ensino de forma carismtica, Donizete foi um dos escolhidos. A partir da, alm de no faltar aos encontros regulares, comeou a conhecer melhor o lugar em que os filhos estudam e as pessoas responsveis pela formao deles. O interesse em participar de todo o processo foi imediato e contagiou todos os partipantes. Logo descobriu-se que a instituio precisava, com urgncia, reformar e reabastecer a biblioteca - obra essencial para o sucesso do recm-criado projeto de leitura. Todos arregaaram as mangas e Donizete ficou encarregado de conseguir recursos. Quase sem nenhuma esperana, pediu ajuda ao gerente da fbrica em que trabalha. Depois de dois meses, recebeu a resposta: a empresa doaria 6 mil reais e dez computadores usados!

Dividir a responsabilidade
O exemplo de Donizete ilustra a fora de um conselho que conta com a efetiva participao da comunidade (leia o quadro abaixo). As famlias podem ajudar de vrias maneiras: na elaborao do perfil dos alunos, no desenvolvimento de trabalhos voluntrios e na captao de recursos para financiar as aes pedaggicas, exatamente como fez Donizete. Um problema: os pais geralmente tm pouco tempo livre e no esto acostumados a uma vivncia agradvel nos

colgios, onde costumam ser chamados apenas para solucionar problemas de disciplina. Como contornar esses empecilhos? "O diretor, o coordenador pedaggico e os funcionrios devem dar ateno e o melhor atendimento possvel aos pais e aos alunos. o primeiro passo para atrair as famlias", aconselha Vitor Henrique Paro, professor da Faculdade de Educao da USP.

Acompanhamento mensal
H diversas formas de aproximar pais e mes das salas de aula. Convid-los para festas em que se apresentem resultados de projetos pedaggicos costuma funcionar. Mas a maneira mais rica e completa incentiv-los a acompanhar, mensalmente, o desempenho dos filhos nas reunies do conselho de classe. "A participao ativa e igualitria de toda a comunidade, nas sugestes e nas decises, determinante para uma gesto democrtica", afirma Paro. Nesses encontros devem estar, alm dos pais, os estudantes - todos com voz e vez de falar. Talvez os docentes estranhem no comeo o fato de uma me dar palpites ou de ouvir o aluno criticar seu mtodo de ensino. Mas aos poucos eles vo perceber que muitas idias podem ser usadas em aes pedaggicas. "Ningum perde poder. Todos ganham ajudantes e assim os encontros ficam mais ricos e decisivos", afirma Jos Beraldo, diretor da escola de Osasco. Essa ajuda a que Beraldo se refere pode - e deve - ir cada vez mais longe. Foi numa reunio do conselho que seus membros conheceram a proposta pedaggica da escola e descobriram uma maneira de participar. Surgiu a idia de fazer uma pesquisa com as famlias, para conhecer as expectativas em relao atuao da equipe pedaggica e da direo, as opinies sobre a estrutura fsica do prdio e um pouco sobre as condies de moradia e sade da comunidade. Essas informaes serviram de base para a elaborao da proposta pedaggica e foram usadas nas aulas, relacionadas aos temas curriculares. O levantamento mostrou, por exemplo, que 50% dos estudantes moram em favelas e ajudam os pais em pequenas obras. Paulino Dourado, que leciona Matemtica para a 8 srie, ensinou assim os conceitos de geometria presentes na construo de uma moradia. Um grupo forte e atuante, que represente solidamente a comunidade e adquira tradio em participao, no deve ficar restrito s resolues relativas ao estabelecimento de ensino. Na opinio de Marisa Duarte, professora do Departamento de Administrao Educacional da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais, um colegiado como esse deve ter vez na formulao de polticas educativas e servir de ponte entre a comunidade e a secretaria da Educao. " um incentivo democratizao do poder poltico e uma oportunidade de todos conhecerem a realidade do municpio em relao sua capacidade de financiamento da educao", afirma.

Para a comunidade que deseja criar o conselho de escola ou dinamizar a atuao dos j existentes, aqui vo algumas dicas:
Analise a legislao de sua rede de ensino, pois o formato e o funcionamento dos conselhos podem variar; Convoque uma reunio com a comunidade para debater a idia;

Organize a eleio dos conselheiros (famlias, professores, diretoria, funcionrios, alunos e coordenao devem ter direito a voto e a representao); Crie uma comisso de divulgao para informar a pauta e as decises do colegiado; Faa uma ata de todas as reunies, que deve ser assinada por quem tem direito a voto (no documento precisa constar a data, o local, o horrio, o objetivo do encontro, o contedo das discusses e o resultado da votao); Submeta o grupo a avaliao peridica da comunidade.

VDEOS Que relao deve existir entre famlia e escola? Neste vdeo Heloisa Zymanski, professora de Psicologia da Educao da PUC-SP, explica qual so as relaes que devem existir entre famlias e escolas.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/pais-sao-desinteressados-pelaeducacao-filhos-493539.shtml
O relacionamento entre pais e escola Neste vdeo, pais e mes dizem de que forma acompanham os estudos de seus filhos. A especialista Heloisa Zymanski, professora de Psicologia da Educao da PUC-SP, fala sobre a relao entre famlias e escolas.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/como-voce-participa-educacaoseu-filho-493551.shtml
Buscar uma boa relao com a comunidade papel da escola Ana Amlia Inoue, coordenadora do Instituto Pedaggico Acaia, em So Paulo, SP, e selecionadora do Prmio Victor Civita - Educador Nota 10, aponta algumas medidas que os

gestores podem implantar na escola para melhorar a relao com os pais e responsveis pelos alunos.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/buscar-boa-relacao-comunidadepapel-escola-519456.shtml

MAIS VDEOS : http://www.youtube.com/watch?v=dxl_CquJL6M

ARTIGOS
Escola e famlia como parceiras Educar depende de uma relao mais ampla entre os pais do aluno e os professores do que a prevista em uma mera prestao de servios Diante do insucesso de um aluno, a escola e a famlia passam a se cobrar: "Onde foi que vocs falharam?" A famlia questiona a escola por ser ela a responsvel pelo ensino. A escola questiona a famlia pelo fato de que, se alguns conseguem aprender, o problema dos malsucedidos s pode vir de fora. Todos tm razo, mas ningum est certo. Por outro lado, no basta as duas culparem a si mesmas, pois uma professora ou uma me nem sempre encontraro resposta ao se perguntar "Onde foi que eu falhei?". O problema no est separadamente em nenhum dos lados, muito menos nos estudantes - razo de ser da relao entre os dois. No faz nenhum sentido tom-los como culpados. Crianas e jovens so levados para a escola com o objetivo de que aprendam os contedos e desenvolvam competncias que os preparem para a vida. Os educadores esperam que cheguem sala de aula interessados em aprender, prontos para o convvio social e para o trabalho disciplinado. Quando as expectativas dos dois lados se frustram, surge um crculo vicioso de reclamaes recprocas que devem ser evitadas com a adoo de atitudes de coresponsabilidade. Vamos ver como promover isso, comeando por recusar velhas desculpas, de que nada se pode fazer com "as famlias de hoje" ou com "as escolas de hoje". No incio de cada bimestre ou trimestre, as crianas e seus responsveis - mes, pais, irmos, tias ou avs - devem ser informados sobre quais atividades sero realizadas em classe e em casa, de que recursos elas faro uso, que aprendizagem se espera em cada disciplina e que novas habilidades desenvolvero. Esse o momento, ainda, para que todos apresentem demandas e sugestes. Ao promover esse encontro, os professores, em conjunto com a direo e a coordenao, precisam ter clareza das expectativas de aprendizagem e das atividades previstas na proposta curricular, realizadas num projeto pedaggico efetivo. Isso j um bom comeo. Nesses encontros, os pais ou responsveis participam da anlise dos resultados do perodo anterior e recebem instrumentos e critrios para acompanhar em casa o desenvolvimento dos filhos no perodo seguinte e para ouvir as percepes pessoais dos estudantes sobre a vida escolar. No caso de omisso da famlia, esse acompanhamento deve ser feito por um educador

de referncia, pelos pais de um amigo do estudante ou de outra forma sugerida pelo conselho escolar. Alm de ter um desempenho melhor, cada aluno passa a se perceber reconhecido em suas buscas e necessidades. Soma-se a isso o fato de que a convico de ser considerado um importante ingrediente da vida social. H escolas que j fazem isso e as que comearem a fazer estaro constituindo de fato uma comunidade pela primeira vez - e isso no pouca coisa. Cabe a estados e municpios desenvolver meios para esse envolvimento familiar em toda a rede, mas nada impede que cada unidade crie isso independentemente. Ao aproximar-se o fim do ano letivo, momento certo para planejar o prximo, vale eleger como tema da prxima reunio pedaggica o estabelecimento de uma melhor relao com as famlias.

Luis Carlos de Menezes


Fsico e educador da Universidade de So Paulo, sugere a famlias e a escolas que atuem juntas desde o incio de cada perodo escolar. Famlia, criana e escola: um trio afinado A famlia, que mais conhece a histria da criana, essencial na relao com a escola e o atendimento especializado A escola surge na vida da criana como um dos principais ambientes extrafamiliares. L ela inicia a socializao, compartilha conhecimentos e amplia seu universo. Essa ampliao deve funcionar como continuidade do processo iniciado em casa, onde h muito tempo ela constri sua histria. O ser humano um todo, no se fragmenta nos espaos aos quais pertence. Em cada um deles, um ser por inteiro. Se na famlia se inicia a trajetria pessoal, na escola muitos captulos sero escritos. Alm dessas duas instncias, outra faz parte da vida da criana com necessidades especiais: os diversos profissionais e os servios com os quais tem contato, como o atendimento educacional especializado. Ela o ponto de convergncia de todos esses atendimentos, que devem ser integrados. A necessidade de consistncia e de articulao entre os diversos contextos coloca os pais e outros responsveis na estratgica posio de articuladores e mediadores. So eles que podem fazer fluir a comunicao para integrar os envolvidos no trabalho que visa ao bem-estar e ao desenvolvimento dos pequenos. Essa mediao possibilita tambm que a famlia se beneficie das ofertas de aprendizagem, adaptaes e flexibilizaes, valendo-se delas para dar continuidade a essas prticas no cotidiano dos filhos em casa. A Educao como meio de aperfeioar as aptides fsicas, intelectuais e morais acontece tanto no convvio familiar como em sala de aula. A construo de mundo e a compreenso do universo escolar e do sentido da aprendizagem sero facilitadas se houver consistncia entre o que o estudante vivencia no ambiente de ensino e nos demais a que pertence. Como depositria da histria do filho, a famlia revela caractersticas, hbitos, modalidades de relacionamento e estilos de comunicao que podem funcionar como um ponto de partida para a construo da ligao afetiva entre a criana e o professor.

Estudar na rede de ensino regular possibilita ao aluno com necessidades educacionais especiais acesso aos elementos necessrios para construir uma representao de mundo que lhe permita transformar-se num adulto autnomo e participativo. Tanto na famlia como na escola, ele pode experimentar o pertencimento e a diferenciao. Pertencimento, por conviver com um grupo e se perceber semelhante. Diferenciao, por ser nico, no por sua deficincia, mas por sua singularidade. As crianas com deficincia no se reduzem a um diagnstico. As que tm sndrome de Down no so iguais nem parecidas. Tambm aquelas com autismo so diferentes entre si - e isso vale para qualquer outro transtorno ou sndrome. Os pais sabem disso. As informaes cientficas so pertinentes para ampliar a compreenso da criana, no para rotul-la. A busca do professor por informaes sobre transtornos e sndromes , sem dvida, importante. Mas, para compreender o estudante em si mesmo, preciso recorrer famlia. S ela pode revelar com clareza a criana em sua subjetividade e particularidade. Por isso, a relao com ela deve ser valorizada. Identidade da escola O perfil da instituio est em construo constante e em articulao com toda a sociedade

H quase dez anos, participei de um simpsio em que se discutiu o tema "Identidade da escola frente ao terceiro milnio". Naquele cenrio, pairava a pergunta: que transformaes se dariam no contexto escolar? Durante a discusso, fiz referncia a um livro do escritor uruguaio Eduardo Galeano que acabara de ser publicado, De Pernas Pro Ar - A Escola do Mundo ao Avesso (Editora L&PM), em que ele afirma: "H 130 anos, depois de visitar o pas das maravilhas, Alice entrou num espelho para descobrir o mundo ao avesso. Se Alice renascesse em nossos dias, no precisaria atravessar espelho algum: bastaria que chegasse janela". Na escola do "mundo ao avesso", Galeano encontra "ctedras do medo", "aulas magistrais de impunidade" e uma "pedagogia da solido". Isso levou indagao: ter a escola perdido sua identidade, neste mundo ao avesso, de mudanas rpidas? Essa pergunta ecoa ainda hoje entre os educadores e desafia os gestores escolares. Quando falamos em identidade, nos referimos a caractersticas que especificam algo ou algum. A identidade, no entanto, no esttica. Ao contrrio, ela est em permanente elaborao, num contexto social de interao de indivduos e grupos, implicando reconhecimento recproco. E isso se d com a escola. A identidade dela vai sendo arquitetada no meio de que ela faz parte, com todos os segmentos que a compem, levando-se em conta necessidades, crenas e valores. uma identidade que se afirma na articulao com as outras instituies sociais - a famlia, a comunidade, a Igreja, as associaes, as empresas - e que se configura no cumprimento da tarefa de socializar de modo sistemtico a cultura e de colaborar na construo da cidadania democrtica. A maneira de cumprir essa misso muda - e isso significa que a escola leva em considerao as transformaes da sociedade de que faz parte e as vrias contradies que desafiam os educadores que nela trabalham, especialmente os gestores. O que se requer da escola que, na mudana, permanea nela um espao para a criao de um mundo sem ctedras, sem privilgios e sem medo. E que, sobretudo, ela seja o lugar em que se

realize uma pedagogia baseada na solidariedade. Para isso, necessria uma atitude verdadeiramente crtica de seus gestores, um olhar profundo e abrangente, para ver o que deve permanecer e o que precisa ser modificado. Sem esquecer a coragem para realizar as transformaes necessrias. As experincias bem sucedidas - e elas tm sido muitas! - mostram a possibilidade de empenho coletivo na construo da escola que queremos e qual temos pleno direito.

Das könnte Ihnen auch gefallen