Sie sind auf Seite 1von 4

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA-INTA FACULDADE DE TEOLOGIA-FACETE CURSO DE LICENCIATURA EM HISTRIA

PROJETO DE PESQUISA

OLGARITA PINTO CORRA ORIENTADORA: KARLIANE A. PEREIRA

BACURI 2011

Nome da Aluna Curso Ttulo

Olgarita Pinto Corra Licenciatura em Histria A histria do tambor de crioula no municpio de Bacuri. A desvalorizao do movimento cultural conhecido como tambor de crioula ocorre devido falta de interao entre jovens e idosos. Por isso faz-se necessrio questionar como o despertar o jovem, em especial, para construo da valorizao dessa manifestao. Segundo Florestan Fernandes (1978P) o folclore compreende todos os elementos culturais que constituem soluo usual e costumeira admitida e esperada dos membros de uma sociedade transmitida de gerao para gerao. nesta perspectiva que se busca uma anlise da dana do Tambor de Crioula como elemento cultural viva na comunidade do bairro do Campinho em Bacuri. Verificando no apenas seus aspectos exteriores, mas procurando interpretar o seu significado social. O Tambor de Crioula uma forma de divertimento produzido no contexto de uma classe social (comunidade local), possuindo certos aspectos relacionados como religiosidade popular, como forma ritual de pagamento de promessas, mesmo no sendo de cunho exclusivamente religioso, sobre tudo uma forma de diverso de um dos setores populares da sociedade bacuriense a qual se verifica uma expresso de resistncia cultural dos negros e de seus descendentes, uma forma de reafirmao dessa cultura. Portanto partindo da realidade em que se encontra, essa manifestao presente apenas entre aqueles mais antigos, cujas razes levaro consigo se no passar para grupos mais jovens, que se justifica a realizao deste projeto de pesquisa que tem como finalidade despertar o interesse de jovens pelo tambor de Crioula para que essa cultura seja resgatada e passa renascer no meio dos jovens bacurienses, despertando-lhes o verdadeiro valor dessa tradio cultural, marcante em suas vidas e ora to esquecida, revelada apenas aqueles chamados de Pais do Tambor de Crioula.

Problemas

Justificativa

CRONOGRAMA DA ATIVIDADE

Meses Atividade Escolha do Ttulo Levantamento bibliogrfico Desenvolvimento da metodologia Coleta e anlise dos dados Execuo do Projeto Relatrio final

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

X X X

X X X

Entrega do Projeto

REFERNCIAS

FERNANDES, Florestan. O Folclore em questo. So Paulo. (1978, P 15) SAMPAIO, Francisco Coelho 2010 P. 48. Histria do Maranho. MORAIS, Joel da Silva ET AL. Tambor de Crioula como fato social no maranho. S. Lus. Sioge (1978, P 180) FERRET, Sergio Figueredo. Tambor de Crioula: Ritual e espetculo, So Lus. Sioge, (1979, P 156.) HOORNAERT. Eduardo. Histria Geral da igreja na Amrica Latina 1977, P. 409.

Das könnte Ihnen auch gefallen