Sie sind auf Seite 1von 17

ESTUDO DE MERCADO DOS MINERAIS INDUSTRIAIS

O estudo do engenheiro Renato Ciminelli demonstra que a produo de minerais industriais tem excelente potencial econmico e poderia ser, inclusive, um dos caminhos para assegurar o desenvolvimento de regies carentes. O documento sugere que, com pequenos mas constantes investimentos e esforo tecnolgico, poderia-se criar um grande nmero de oportunidades.
RESUMO Os principais arranjos produo/demanda para sete minerais industriais argilas cermicas, bentonita, talco, barita, vermiculita, agalmatolito e caulim de carga foram prospectados neste estudo para a identificao no mercado brasileiro de oportunidades importantes para inovaes e desenvolvimentos de base tecnolgica, a serem implementados pelos produtores brasileiros, e que ampliem seus espaos de mercado e fortaleam a competitividade de seus produtos. Os sete minerais estudados foram agrupados em dois grandes grupos Minerais Cermicos e Minerais Fsicos Funcionais. Os Minerais Cermicos se destacam pelo volume e importncia econmica do negcio 10 milhes ton/ano para um setor exportador, e de forte competio interna, onde ganhos de competitividade so imperativos. Os Minerais Fsicos Funcionais por sua vez se constituem no grupo de maior intensidade em tecnologias de produto e aplicao. O estudo pressupe que os projetos de pesquisa, desenvolvimento, extenso e capacitao tecnolgica demandados para a implementao das inovaes e desenvolvimentos prospectados sejam apoiados pelo Fundo Mineral, e prope 4 grandes programas conforme listado abaixo. I. As argilas cermicas lideraram a concepo da Plataforma Minerais Cermicos. Os dois grandes vetores deste programa so 1) Aperfeioamentos e Inovaes nos processos, operaes e sistemas de controle na preparao das matrias primas minerais cermicas; 2) Construo de uma nova matriz mineral cermica para o Pas. II. Talco, caulim, agalmatolito, barita, vermiculita e bentonita foram contemplados no Programa intitulado : Minerais Fsicos Funcionais : Novas Aplicaes, Novos Produtos e Informao III. As peculiaridades do distrito de Campina Grande, lder na produo de bentonita, alavancam a criao de um Programa vlido para outros minerais : Aes integradas para o desenvolvimento de Distritos Mineiros, Clusters de pequenas empresas de minerao e clusters de demanda regional. IV. O universo dos minerais industriais constitudo por um nmero muito expressivo de pequenas operaes. O estudo prope que se implemente um Programa intitulado Tecnologias de Lavra, Beneficiamento e Gesto para Pequenas Mineraes. Os programas enfatizam a necessidade de se contemplar a Extenso Tecnolgica aos Projetos de P&D e o fortalecimentos de Ncleos Regionais que consolidem a capacitao e a formao de lideranas.

SUMRIO EXECUTIVO
ESCOPO E OBJETIVOS
O Fundo Setorial Mineral, gerido pelo CT- Mineral, dentro do CGEE Centro de Gesto e Estudos Estratgicos, est buscando identificar e diagnosticar carncias e gargalos tecnolgicos que entravam o desenvolvimento do Setor de Minerais Industriais, com o objetivo de conceber e implementar programas de apoio. Um grupo de minerais no-metlicos foi selecionado previamente pelo CT-Mineral para representar, neste estudo, os demais minerais do Setor Brasileiro de Minerais Industriais. Os minerais selecionados so: argilas para cermica, caulim para carga, talco, agalmatolito, bentonita, barita e vermiculita. Um primeiro estudo, concludo em Outubro de 2001, abrangeu aspectos tecnolgicos da pesquisa mineral, cubagem de reservas, lavra dos minerais selecionados, bem como seu processo imediato Prospectar oportunidades, e eventualmente desafios/ameaas que venham de fora originrios de empresas lderes no exterior, para saltos tecnolgicos de grande dimenso e alcance, que tenham o potencial de transformar o cenrio de competitividade do setor, de fornecedores e seus produtos, e da cadeia produtiva mineral.

Programas de apoio tecnolgico governamental e priorizao de aes alavancadoras que contemplem a consolidao dos targets mais viveis devero ser propostos como resultado final deste estudo, de preferncia lincados a instituies de P&D, potenciais executoras e/ou gestoras.

OBJETIVOS: Identificar, diagnosticar e recomendar targets de capacitao empresarial, aperfeioamento e inovao tecnolgica de produtos minerais e servios agregados, que ampliem mercados, aumentem o desempenho e a competitividade dos produtos minerais e sustentem estratgias de agregao de valor.

Ambiciona-se integrar as recomendaes a toda a cadeia produtiva, a partir das observaes e diagnsticos do primeiro estudo, e tentativamente desenvolver recomendaes para os demais minerais.

CONSIDERAES SOBRE A DEMANDA DE TECNOLOGIA PELOS PRODUTORES E O MERCADO DE MINERAIS INDUSTRIAIS


Os Monoplios e Oligoplios Tecnolgicos Em todos os minerais estudados neste projeto o autor constatou a presena de estruturas de monoplios e oligoplios no que se refere a tecnologias de produto e aplicao. Existe uma distncia muito grande entre o que chamaramos de 1o . escalo de produtores e os demais, um grande abismo em termos de conhecimentos tecnolgicos sobre os minerais, desempenhos funcionais dos produtos e qualidade dos servios de assistncia tcnica. Esta distncia se reflete no grau de aproveitamento dos minerais pelos produtores menos qualificados e pelo pouco grau de agregao de valor aos produtos minerais. Tecnologias de produto e mercado so as vias de acesso para a valorizao dos negcios com minerais industriais A tecnologia de produto torna-se o fator de sucesso nos negcios com Minerais Industriais, em complemento tecnologia de produo que prevalece na gesto competitiva de minerais commodity . A tecnologia de produto aliada diversidade dos negcios com Minerais Industriais viabiliza a agregao de valor.

O trabalho objetiva introduzir algumas peculiaridades dos negcios com Minerais Industriais, com nfase nas vantagens competitivas e nas oportunidades de agregao Explorar as oportunidades de mercado com de valor que so ampliadas com investimentos minerais industriais demanda uma nova na capacitao tecnolgica das empresas. cultura empresarial - O Brasil continua acumulando uma grande quantidade e O mercado no curto prazo tende a requerer de diversidade de oportunidades muito atrativas vrios segmentos de minerais industriais para investidores interessados em negcios com padres tecnolgicos de classe mundial como Minerais Industriais. Empresrios e executivos condio para a consolidao das empresas no que poderiam se interessar por investimentos Pas. A importncia da capacitao tecnolgica neste segmento da minerao tem dificuldades para a definio precisa dos produtos minerais para valorizar o potencial deste mercado ganha fora com o crescimento do comrcio aparentemente focam os alvos com lentes eletrnico entre empresas. inadequadas no entendem as peculiaridades A classe dos minerais industriais constituda de do setor. espcies minerais e grades mltiplos destinados funes industriais diferentes, com Nos segmentos mais tcnicos de produo de a minerais industriais os modelos de gesto caractersticas fsicas, qumicas, e de especficas, servios consagrados at ento para as commodities desempenho complementares adequados a cada metlicas se repetem com sucesso para os minerais industriais apenas em casos restritos; cliente/segmento, que por sua vez permitiro ao negociaes anuais de poucos grandes contratos empresrio explorar muitas possibilidades de comerciais business-to-business do lugar a agregao de valor e diferenciao de seu contratos menos formais onde impera o produto no mercado. A capacidade de agregao marketing de relacionamento; o desempenho dos de valor e de diferenciao dos produtos produtos e a qualidade dos servios tcnicos se minerais ser determinada pela capacitao tornam instrumentos para seleo de tecnolgica da empresa. A competncia das fornecedores; mega-projetos so raros e o maior empresas de minerais industriais para nmero e as oportunidades mais rentveis se comercializar seus produtos plenamente concentram nos negcios que faturam at R$ 10 caracterizados quanto s suas propriedades, desempenho, embalagem e servios milhes. complementares ganha fora competitiva com o O desafio dos produtores de porte pequeno e crescimento do comercio eletrnico entre mdio viabilizar recursos para tecnologias e empresas. modelos de gesto mais avanados.

TECNOLOGIA DE PRODUTOS E APLICAES EXPANDE AS OPORTUNIDADES DE MERCADO DOS MINERAIS INDUSTRIAIS

O AGREGADO TECNOLGICO AMPLIADO

MARKETING EXTENDIDO VALORIZA MINERAL

MARKETING ESPCIE MINERAL TECNOLOGIA DE PRODUO / LOGSTICA (COMMODITIES) (commodity)

+
TECNOLOGIA DE PRODUTO / APLICAO

MARKETING SISTEMA PRODUTO / APLICAO (funcionalidade, desempenho e servios so valorizados)

CLASSIFICAO DOS MINERAIS ESTUDADOS MINERAIS CERMICOS


O autor prope que o estudo das Argilas Cermicas seja inserido dentro de uma chamada mais ampla que contempla todas as demais matrias primas minerais cermicas como Minerais Cermicos. Minerais Cermicos uma sub-diviso dos chamados Minerais Qumicos. Os minerais cermicos representam um dos segmentos de maior importncia econmica do universo dos minerais no- metlicos e devem receber uma ateno prioritria do Fundo Mineral. So mais de 10 milhes de ton/ano de minerais cermicos consumidos pelos setores de pisos de revestimento, louas sanitrias e louas de mesa e adornos. A qualidade e desempenho das matrias primas minerais so fatores decisivos para a competitividade da indstria cermica nos mercados interno e externo.

MINERAIS FSICOS FUNCIONAIS


Os demais 6 minerais contemplados neste estudo agalmatolito, barita, bentonita, caulim, talco e vermiculita podem ser agrupados dentro do Grupo de Minerais Fsicos Funcionais. Minerais Fsicos se diferenciam dos minerais qumicos pelo fato de no perderem sua identidade qumica e mineralgica nos materiais onde so incorporados. Os minerais fsicos funcionais formam o grupo mais tcnico dos minerais industriais onde residem as maiores oportunidades de agregao de valor, mas por sua vez os maiores desafios de base tecnolgica para adequao de produtos e para orientao sobre as aplicaes aos consumidores finais. Cargas minerais um dos segmentos que compem este grupo, direcionados para as indstrias de tintas, plsticos, borrachas e papel. Outros so minerais para fundio, auxiliares de processo, adsorventes, aditivos para produtos, cosmticos, alimentcios e cosmticos.

Relao de Minerais Cermicos

Argilas diversas ( plsticas e fundentes ) Caulim Argilito de Corumbata Filitos Feldspato Nefelina Senito Talco Carbonatos Leucofilito Quartzo Relao de Minerais Fsicos Funcionais Granito Wollastonita xido de Magnesio Agalmatolito Bentonita Resduos - Outros minerais que compem este grupo so amianto, attapulgita, carbonatos de Outros clcio natural e precipitado, organoclays, diatomita, mica, perlita, slicas especiais, wollastonita, caulim calcinado, minerais tratados superficialmente, cenosferas, resduos industriais com funcionalidade potencial.

GRANDES OPORTUNIDADES E DESAFIOS DE BASE TECNOLGICA PARA OS MINERAIS ESTUDADOS MINERAIS CERMICOS MINERAIS FSICOS FUNCIONAIS

GRUPOS DE OPORTUNIDADES AMEAAS E OPORTUNIDADES ANCORADAS NO AUMENTO DE ESPECFICAS COMPETITIVIDADE DA CERMICA BRASILEIRA TALCO : grande potencial em tintas decorativas, celulose e coating para papel I. Aperfeioamentos e Inovaes nos processos, operaes e sistemas de controle CAULIM : grande potencial em tintas na preparao das matrias primas decorativas em substituio ao agalmatolito minerais cermicas CAULIM CALCINADO : tudo a O projeto Plataforma, contratado pelo MCT desenvolver mercado virgem no final dos anos 90 para um diagnstico dos problemas e atrasos de base tecnolgica do BARITA : muito vulnervel barita setor cermico de revestimento, identificou Chinesa uma deficincia tecnolgica generalizada permeando todos os agentes desta cadeia AGALMATOLITO :falta de literatura de produtiva. Os resultados do projeto, porm, referncia, muito vulnervel a novos deram destaque ao grande atraso tecnolgico minerais em tintas decorativas, e grande no fornecimento de matrias primas o oportunidade em plsticos, cosmticos, grande avano da indstria cermica dos farmacuticos e alimentcios. anos 90 no foi acompanhado pela preparao da massa cermica. Os avanos BENTONITA : muito vulnervel bentonita s evoluram a partir da prensa. Argentina e exausto de reservas II. Construo de uma nova matriz mineral VERMICULITA : amplo mercado no Brasil cermica para o Pas. para novas aplicaes, oportunidades de exportao, grandes reservas em Catalo Alguns tcnicos entendem que para se GO alcanar um aumento expressivo da competitividade do setor cermico, que FATORES QUE COMPROMETEM inclusive alavanque um novo patamar de AVANOS E INOVAES competitividade e liderana internacional, 1. Produtores carentes de tecnologias e deve-se, alm da otimizao de processos e capacitao para desenvolvimento de controles integrados, implementar uma novas aplicaes reformulao mais drstica da composio 2. Cultura de commodities contrria a das massas, evoluir para uma nova matriz desenvolvimentos de mercado mineral que otimize a relao 3. Formao profissional inexistente custo/desempenho cermico. 4. Tecnologias e laboratrios de desenvolvimento no disponveis para: Com um conceito similar e convergente micronizao, classificao ultrafina e outras empresas cermicas e fornecedoras de tratamento superficial. matrias primas propem a procura de novos 5. Laboratrios de caracterizao funcional minerais, materiais alternativos, resduos, pouco accessveis. que mudem o panorama do setor. 6. Mercado sem acesso a literatura

ESCALAS DE PRODUO INTERNA IMPORTAO / EXPORTAO ANO 2000


Mineral
Bentonita

Produo (ton/ano)
165.000

Importao (ton/ano)
83.500

Exportao (ton/ano)
216

Vermiculita

24.000

-----

8.000

Talco

188.000

7.000

10.000

Barita

54.000

179 2.500 (caulim calcinado) -----

69

Caulim de carga

no informado

-----

Agalmatolito

113.000

-----

Argila cermica

10.000.000 0 0 (estimado para revestimentos e louas) Operaes de grande e mdio volumes na lavra e beneficiamento s so encontradas na produo de minerais cermicos que compem as massas cermicas como componentes principais caso das argilas, talco, filitos e leucofilitos entre alguns outros. A escala do Segmento dos Minerais Cermicos , e a grande oportunidade e garantia de auferir retornos a programas de fomento de base tecnolgica para um setor de grande peso nas economias regionais e na pauta de exportaes, reafirma a escolha dos Minerais Cermicos como uma das prioridades do Fundo Mineral. Excetuando duas empresas de caulim, de porte mdio, todas as operaes dos Minerais Funcionais so de pequeno porte - dada a importncia deste segmento para os materiais e processos onde so incorporados, o autor recomenda que se foquem tecnologias de lavra, beneficiamento, controle e gesto adaptadas para operaes de pequeno porte. No segmento de minerais funcionais o Brasil est longe de atuar como um player importante do comrcio internacional Vermiculita o nico mineral com perspectivas futuras se viabilizado o depsito de Catalo e equacionada a credencial de no-asbestos . 7

PROPOSTAS DE PROGRAMAS

Foram concebidos 4 programas a serem liderados por instituies de P&D que contemplem agregados de negcios, segmentos de grande volume e/ou arranjos e sistemas produtivos importantes, de modo a assegurar, aos conhecimentos gerados e transferidos, forte alavancagem e produtividade. Os programas propostos, pela sua concepo, esto voltados prioritariamente para a capacitao e modernizao de produtores de 2o e 3o escalo, e devem condicionalmente contemplar atividades fortes de extenso e a regionalizao das atividades de P&D.
II - Minerais Fsicos Funcionais : Novas Aplicaes, Novos Produtos e Informao

I Plataforma Minerais Cermicos Vetor A : Aperfeioamentos e Inovaes nos processos, operaes e sistemas de controle na preparao das matrias primas minerais cermicas. Vetor B : Construo de uma nova matriz mineral cermica. Dimenso : 10 milhes de ton de matrias primas minerais. Ao Alavancadora : Ativar Instituies ncoras. Fundo Verde Amarelo Incluir matriasprimas cermicas.

Vetor A : Desenvolver tecnologia e conhecimentos para novas aplicaes funcionais em diversos segmentos industriais papel, celulose, tintas, plsticos, borracha, cosmticos, fundio, isolantes, adsorventes, entre outros. Vetor B : Aprimorar o desempenho dos minerais funcionais em aplicaes diversas com a formatao de novos produtos ( finuras, minrios selecionados, composio qumica, especificaes com tolerncias mais estreitas ). Vetor C: Divulgao de tecnologias e conhecimentos para produtores, consumidores e tcnicos. Ao Alavancadora : Montar ncoras / Rede Labs. Articular Consrcios para Projetos III - Aes integradas para o desenvolvimento IV - Tecnologias de Lavra, Beneficiamento e de Distritos Mineiros, Clusters de pequenas Gesto para Pequenas Mineraes empresas de minerao e Clusters de Dimenso : As escalas de produo demanda regional diagnosticadas neste estudo como tpicas para o Temas de P&D e Extenso : Projetos pilotos, segmento dos minerais industriais ilustram o desenvolvimento de metodologias, transferncia perfil deste setor prevalecem pequenas e implantao de tecnologias de gesto, ncleos operaes que carecem de bons projetos avanados, Projetos Integrados, Alianas condizentes com seu porte. O autor prope uma Tecnolgicas, Projetos de Extenso Mineral, nova escola que disponibilize tambm para as projetos de caracterizao tecnolgica, projetos pequenas operaes uma engenharia avanada , de P&D. e modelos de gesto e controle de alta Dimenso : Alm de demandas especficas competitividade, desenvolvidos e formatados ( bentonita, minerais de pegmatitos ), Inmeros para este novo porte que caracteriza a minerao Outros Plos de Produo Mineral ( rochas de brasileira de no-metlicos. revestimento e minerais diversos, rejeitos ) e Ao Alavancadora : Selecionar, estruturar e Centros de Demanda ( materiais de construo, apoiar ncleos ncoras de P&D, ensino e infraestrutura de pequenos municpios, regies extenso que se proponham a desenvolver este agrcolas ) novo conceito focado nas pequenas empresas. Ao Alvancadora : Ativar Instituies ncoras Multidisciplinares

REDE DE P&D PARA MINERAIS FUNCIONAIS


O Brasil conta com centros avanados de P&D e laboratrios particulares de anlise nas diversas reas de aplicao dos minerais funcionais plsticos, tintas, celulose e papel, borracha e adesivos, fundio, tratamento de efluentes, catalisadores, adsorventes, lamas de perfurao, pelotizao, materiais cermicos, aplic aes de uso humano, entre outras. Todos estes Centros Temticos de P&D podem ser organizados dentro de uma Rede de P&D para Minerais Funcionais - REDEMIN O funcionamento pleno desta rede depende da criao de laboratrios especializados na caracterizao da estrutura e propriedades primrias dos produtos minerais, e que tambm disponham de equipamentos para processamento fino e avanado dos minerais para o desenvolvimento de novos produtos e preparao de amostras para testes funcionais. Sub-Programa I Otimizao da Formulao Sub-Programa II Tecnologias de de Minerais em Tintas Imobilirias e Micronizao, Micro-Classificao, Industriais Tratamento Superficial e Disperso Minerais Consagrados : Agalmatolito, carbonato A inexistncia no Brasil de laboratrios de de clcio precipitado e natural fabricantes ou de Universidades e Centros de P&D que disponham de equipamentos e Novos Minerais Substitutos Potenciais: Caulim, tecnologia para processamento fino de minerais caulim calcinado, talco dolomtico, dolomita, funcionais tem desestimulado e retardado a minerais regionais introduo destas tecnologias nas empresas de minerao do pas. A forte tendncia de regionalizao na produo de tintas imobilirias cria espaos A implantao destes laboratrios induzida pelo Fundo Mineral viabilizaria a preparao de para minerais regionais amostras para testes nas novas aplicaes Sub-Programa III Desenvolvimento de Sub-Programa IV Fundamentos e Novas Aplicaes propriedades da bentonita brasileira para aplicaes diversas fundio, pelotizao, ALVOS IMPORTANTES lamas de perfurao, tratamento de efluentes, cermicas, adsorventes, viscosificantes, entre Novos minerais ( talco e agalmatolito ) para outros. controle de pitch e coating em celulose e papel Se no forem aplicados rapidamente Novas aplicaes em Plsticos, Borrachas e investimentos de base tecnolgica que visem a Tintas para Caulim Calcinado ampliao dos conhecimentos da bentonita brasileira nas diversas aplicaes, e a otimizao Materiais Especialidades base de barita, do aproveitamento das reservas disponveis, agalmatolito, vermiculita e caulim calcinado operantes ou paralisadas, o Brasil corre o risco de perder competitividade para produtos Vermiculita credenciamento de no-asbestos e importados Argentina, China e ndia promoo dos vetores de funcionalidade. principalmente.

PROGRAMA
Minerais Fsicos Funcionais Novas Aplicaes Novos Produtos Informao

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO ARGILAS MINERAIS CERMIC0S


APLICAES

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


GRUPOS DE OPORTUNIDADES ANCORADAS NO AUMENTO DE COMPETITIVIDADE DA CERMICA BRASILEIRA I. Aperfeioamentos e Inovaes nos processos, operaes e sistemas de controle na preparao das matrias primas minerais cermicas O projeto Plataforma, contratado pelo MCT no final dos anos 90 para um diagnstico dos problemas e atrasos de base tecnolgica do setor cermico de revestimento, identificou uma deficincia tecnolgica generalizada permeando todos os agentes desta cadeia produtiva. Os resultados do projeto, porm, deram destaque ao grande atraso tecnolgico no fornecimento de matrias primas o grande avano da indstria cermica dos anos 90 no foi acompanhado pela preparao da massa cermica. Os avanos s evoluram a partir da prensa. II. Construo de uma nova matriz mineral cermica para o Pas. Alguns tcnicos entendem que para se alcanar um aumento expressivo da competitividade do setor cermico, que inclusive alavanque um novo patamar de competitividade e liderana internacional, deve-se, alm da otimizao de processos e controles integrados, implementar uma reformulao mais drstica da composio das massas, evoluir para uma nova matriz mineral que otimize a relao custo/desempenho cermico. Com um conceito similar e convergente outras empresas cermicas e fornecedoras de matrias primas propem a procura de novos minerais, materiais alternativos, resduos, que mudem o panorama do setor.

CERMICAS DE REVESTIMENTO

LOUAS SANITRIAS

LOUA DE MESA E ADORNOS

10

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO AGALMATOLITO APLICAES Tintas Celulose e Papel Cermica Novas Aplicaes a Desenvolver Plsticos Borracha Adesivos Cosmticos Produtos Alimentcios Farmacuticos

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


O Agalmatolito uma rocha de ocorrncia regional restrita em volumes mais expressivos s regies de Par de Minas e Materus Leme em Minas Gerais. Reservas limitadas e custo de produo elevado pedem estratgia de agregao de valor As principais propriedades funcionais do Agalmatolito variedade Carga Mineral, so cor branca, baixa dureza da ordem do talco, e alta lamelaridade de suas partculas. Mineralogicamente uma mistura de muscovita e pirofilita gran fina uma mistura de partculas hdrofbicas e hidroflicas. O Agalmatolito um produto mineral complexo que carece de estudos mais fundamentais que apiem o desenvolvimento de novas aplicaes. Tintas Decorativas o grande mercado. Aplicaes emergentes so controle de pitch em celulose e papel e aditivo cermico. Sua posio em tintas est ameaada pela concorrncia de caulim, carbonato de Clcio precipitado, caulim calcinado, e talco dolomtico, todos produzidos em So Paulo e fornecidos em Slurry. Novas aplicaes demandam grandes investimentos de P&D

11

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO BARITA APLICAES Lama de Perfurao Tintas Sulfato de Brio Precipitado Sais de Brio Especialidades

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


A barita brasileira competitiva no internacional. no comrcio

Mesmo no Brasil a posio de mercado da barita nacional, principalmente a branca, muito vulnervel substituio pela barita chinesa, como aconteceu nos EUA. A logstica de importao de pequenos volumes da China tem sido aperfeioada com custos mais reduzidos pelo compartilhamento de cargas a granel.

As oportunidades para novos negcios esto concentradas nas especialidades da barita, nas granulometrias mais finas, e no sulfato de brio precipitado

No Brasil a produo de barita, sulfato de brio precipitado e outros sais dominada por grandes grupos, e eventuais demandas muito especficas de apoio tecnolgico devem ser contempladas pelo Fundo Verde Amarelo.

12

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO BENTONITA


APLICAES

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


Campina Grande a nica regio produtora de bentonita no Pas. O conhecimento tecnolgico dos minrios desta regio se restringem aos trabalhos do Prof. Prsio de Souza Santos desenvolvidos nas dcadas de 60 e 70. Vrios dos minrios estudados esto exauridos, e as misturas em produtos certamente totalmente alteradas. O depsito de Vitria da Conquista continua sem aproveitamento A bentonita sdica Argentina, com o cmbio mais favorvel naquele pas a partir de 2002, tende a ampliar de maneira muito agressiva sua participao no mercado brasileiro. A atuao dos importadores deixa de ser oportunstica, e/ou focada em demandas localizadas por desempenho diferenciado, no atendidos pela bentonita brasileira, para ser estruturada. A prpria lder na produo da bentonita brasileira, a BUN, vem ampliando seus negcios com a bentonita Argentina no Brasil. Fundio a aplicao onde a presena da bentonita Argentina mais importante moldes devem ter tolerncias dimensionais mais estreitas e melhor desempenho mecnico Os produtores e consumidores da bentonita brasileira carecem de caracterizao de detalhe dos minrios brasileiros e de fundamentos sobre a funcionalidades dos seus produtos, que orientem na otimizao do processamento e desempenho nas aplicaes diversas convencionais e nichos.

Lama de Perfurao Pelotizao Fundio Granulados Sanitrios Cermica Clarificante de lquidos e suspenses Tratamento de Efluentes

Especialidades e Nichos

PROGRAMAS DE P&D PROPOSTOS

Caracterizao dos minrios regionais Tecnologias para novos depsitos Tecnologias de Ativao Literatura sobre Funcionalidade Melhoria de Desempenho em Aplicaes Diversas

A regio de Campina Grande no dispe de estruturas institucionais preparadas para liderar o desenvolvimento de P&D recomenda-se alianas com centros do Sul.

13

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO PROGRAMAS DE P&D PROPOSTOS COM NFASE NO CAULIM DE PEGMATITO

CAULIM
APLICAES
Cermica

1. AOES INTEGRADAS PARA A VIAILIZAO DAS PEQUENAS MINERAES DE PEGMATITO Criao de Estruturas de Gesto Financiamento de Projetos de Extenso Programa de Caracterizao Diagnstico de Mercado Tecnologia para Pequenas Mineraes Programa Caravana Mineral

Fibra de Vidro

Carga e Coating de Papel 2. PROJETOS DE REGIONALIZAO DA DEMANDA DE CAULIM DESENVOLVIMENTO DE POLOS INDUSTRIAIS REGIONAIS DE BASE MINERAL Tintas Cermica de Loucas Concretos reforados com CaulimCalcinado

Borracha e Adesivos

Caulim Calcinado

Tintas

3. DESENVOLVIMENTO DE NOVAS APLICAES

14

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO TALCO


APLICAES
Celulose e Papel Plsticos Tintas Borracha Cermica Cosmticos Farmacuticos

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


O Talco brasileiro no competitivo no comrcio internacional, e no Brasil est muito vulnervel a substituies por importaes da China e minerais de melhor desempenho tcnico e econmico. No segmento brasileiro de tintas imobilirias, o maior volume de consumo de talco na Europa e Estados Unidos, o talco integralmente substitudo pelo agalmatolito. O mercado de mais alto valor agregado para o talco - controle de pitch em celulose e papel - abastecido integralmente por talcos importados. Os produtores brasileiros carecem de tecnologia de monitoramento do pitch para entrar neste espao de mercado. As jazidas de talco dolomtico branco do Paran e So Paulo merecem apoio tecnolgico para o desenvolvimento de aplicaes em tintas e plsticos. Alianas com fontes externas de talco mais puro ou eventualmente a concentrao do talco nas jazidas de Itarar expandiria os horizontes de mercado para este produtor. Os segmentos de produtos cosmticos e farmacuticos so atendidos satisfatoriamente. A indstria automobilstica um dos grandes usurios de compostos de polipropileno reforados com talco onde existe uma grande carncia de produtos com melhor performance mecnica ( impacto e scratch ) e esttica. O desafio dos produtores brasileiros apoio laboratorial e profissional para desenvolvimentos conjuntos com os fabricantes de compostos e agregao de valor a seus minerais.

15

SISTEMAS ESTUDADOS MINERAL / APLICAO VERMICULITA


APLICAES

PRINCIPAIS DEMANDAS E OPORTUNIDADES DE BASE TECNOLGICA


Gois o principal produtor de vermiculita. As reservas de Catalo so a base para o crescimento do mercado interno e para a entrada no mercado internacional. O depsito de Catalo carece de tecnologia de beneficiamento, e deve ser contemplado nos programas de apoio tecnolgico. A demanda do mercado brasileira muito tmida, 20.000 ton/ano, quando comparada aos 200.000 ton/ano nos Estados Unidos - existe um grande potencial de crescimento com o desenvolvimento dos mercados agrcola e de construo civil. A entrada do Brasil no mercado internacional, mesmo que estratgica, em pequenos volumes, antecipando uma ao mais vigorosa, est condicionada ao credenciamento do produto brasileiro como no-asbestos. O Brasil no dispe de laboratrios de referncia para a anlise de amianto nos limites de 0,1 0,01 %.

Horticultura

Substratos Agrcolas Condicionamento de Solo

Isolantes trmicos

Isolantes acsticos

Materiais de Construo

Tratamento de Efluentes

Especialidades

16

17

Das könnte Ihnen auch gefallen