Sie sind auf Seite 1von 4

Com o advento da internet, o mundo da informao e do entretenimento se tornou continua a se tornar cada vez mais dinmico e repleto de contedo.

o. Com isso, o perfil dos consumidores tambm se alterou e hoje em dia possvel notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televiso, assim como preferem uma variedade maior de contedo. Alm disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por servios interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programao de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e tambm quando faro isso, por exemplo. O que IPTV? Todas estas condies citadas anteriormente aliadas a popularizao cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento da IPTV, a Televiso por Protocolo de Internet (do ingls Internet Protocol Television). Esta uma tecnologia de transmisso de sinais televisivos para aparelhos de televiso digitais e outros meios.

Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu contedo o protocolo de internet, conhecido tambm como IP (internet protocol). Como funciona? Esta tecnologia nada mais do que a juno de um servio de televiso com a de internet banda larga. Ao invs de receber seu sinal de televiso pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, voc a recebe via internet. Este servio exige um conversor (tambm conhecido como Set-top Box), que transformar o sinal recebido atravs da internet para que ele possa ser visualizado na tela. Segundo consta, o servio de IPTV exige uma conexo com a internet de pelo menos 4 MBPS, o que no deve comprometer o restante de sua banda. Por exemplo, se voc assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o servio dever contar com pelo menos 6 MBPS. Contedo Apesar de toda a facilidade, o contedo exibido na IPTV no ser o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. mais

provvel encontrar canais exclusivos e tambm transmisso de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes. Alm disso, por ser um sistema interativo e contar com a participao do cliente, este sistema tambm proporcionar sistemas de comrcio online, alm de entretenimento e diverso, aproximando-se ainda mais de uma funo que era exclusiva da dupla computador e internet. Deste modo, voc poder realizar comprar, acessar sites de filmes, vdeos, msica e apresentaes de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poder ser feito atravs da sua televiso conectada a um servio de IPTV. Segurana Na questo de segurana de contedo, existem algumas crticas que afirmam que quanto mais a televiso se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu contedo. Entenda-se por inseguro as violaes a direitos autorais.

Para isso, existem dois sistemas de transmisso vigentes no sistema de IPTV. Um o CAS (acrnimo para Conditional Access System ou Sistema de Acesso Condicional) em que o sistema responsvel pela deciso de apresentar ou no uma transmisso ao consumidor. O outro sistema o DRM (acrnimo para Digital Rights Management ou Gerenciador de Direitos Digitais) em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou no a o uso de produtos digitais de udio, vdeo ou imagem. Nmeros Estima-se que em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a prpria internet banda larga. At 2010, esperado que mais de 48 milhes de lares no mundo todo devero ter o servio, segundo pesquisas do Gartner Group. Esta mesma pesquisa estima que entre 2006 e 2011, o nmero de usurios de internet banda larga atinja mais de 600 milhes de clientes no mundo, o que significa que as previses acerca do IPTV no so nada despretensiosas.

Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crescimento da IPTV abocanhar uma fatia de mercado das TVs a cabo. Segundo este estudo, a participao da IPTV na base dede TV ir de 3% em 2008 para 14% 2013, enquanto que no mesmo perodo a participao das TVs a cabo diminuir de 76% para 61% neste mesmo perodo. No Brasil Devido a algumas objees legais que impedem a entrada de vez de operadoras de telefone no servio de TV por assinatura em nosso pas, este servio por aqui ainda bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia j esto entrando neste negcio. A primeira delas foi a Brasil Telecom, com o servio chamado Videon, que permite ao usurio adquirir filmes, documentrios, desenhos animados, shows e programas em sua televiso, alm de alguns contedos que antes eram exclusivos da internet. Tudo isso em sua televiso, adquirido com a praticidade do controle remoto.

Por enquanto, este servio est disponvel somente em Braslia e em algumas outras cidades do Distrito Federal, contudo, no deve demorar muito para que outras empresas de telefonias, como a Telefonica e a Telemar, que j esto em um processo bastante adiantado neste sistema e mesmo a prpria Brasil Telecom disponibilize o servio em outros locais. Na internet Caso voc tenha se interessado pelo sistema IPTV, voc pode tentar utilizar programas como o Joost (desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype) e o Livestation (uma parceria entre a empresa inglesa Skinkers e a Microsoft). Ambos os softwares so apresentados como o futuro da televiso, o que no deixa de ser verdade, afinal, s questo de tempo para que seja concluda de vez a fuso entre TV e internet. Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que possa ajudar a solucionar algumas dvidas acerca de uma tecnologia que promete tanto quando o assunto entretenimento caseiro. Um abrao desde a redao do Baixaki e uma boa semana a todos.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1529-o-que-e-iptv.htm#ixzz1edGmvsbS

Das könnte Ihnen auch gefallen