Sie sind auf Seite 1von 9

O trator agrcola

Constituio dos Tratores

Embreagem: Interrompe a transmisso de movimento do motor para a caixa de mudana de marchas. Possibilita: Arranque do trator; Mudana de marchas; Funcionamento independente do motor Componentes bsicos: Volante do motor; Disco de frico; Prensa; Plat; Molas e Pedal. Embreagem disco seco: Monodisco ou Disco duplo ou mais discos. 1 funo: maior resistncia 2 funes: 1- aciona o trator ; 2- aciona TDP Caixa de marchas: Componente essencial do sistema de transmisso de um trator, tem a funo de determinar a velocidade , permitir a inverso de movimento e modifica o torque do motor. Modifica o TORQUE e a VELOCIDADE, NO aumenta a POTNCIA ( 0 acelerador que aumenta as RPM do motor que aumenta a potncia) Sistema de transmisso: O sistema de transmisso dos tratores agrcolas possui trs funes: transmitir a potncia do motor s rodas, TDP, bomba hidrulica e outros mecanismos; transformar o torque e velocidade do motor em torque e velocidade necessrios para um determinado trabalho; proporcionar ao operador do trator o controle, atravs do acionamento da embreagem e troca de marchas, de mecanismos ligados TDP e velocidade do trator. Tipos de transmisso dos tratores agrcolas transmisso mecnica: ocorre por contato direto entre os mecanismos de transmisso; o movimento chega s rodas motrizes de forma escalonada. transmisso hidrosttica: o torque transmitido aos rodados por meio de um fluido hidrulico, o que permite um nmero infinito de relaes de transmisso entre a mnima e a mxima.

transmisso hidromecnica: trata-se de uma


mecnica e a hidrulica.

associao entre partes que compem a transmisso

Caixa de velocidades ou Caixa de marchas: Recebe o movimento do motor atravs da embreagem e transfere o mesmo a um conjunto de engrenagens. Conforme o acoplamento a ser feito nas engrenagens, o movimento do eixo final ter uma rotao maior ou menor, levando este movimento at a transmisso final. A caixa de cmbio no aumenta a potncia do motor, mas altera o torque e a velocidade. Quando o torque aumenta a velocidade diminu na mesma proporo e vice-versa. Nos tratores a velocidade e o torque so controlados atravs da mudana de marchas e no por meio da acelerao do motor, pois devido s grandes redues empregadas, as variaes de rotao no motor resultam em diferenas pequenas na velocidade de deslocamento, especialmente nas primeiras marchas. Caixa de velocidade convencional: o tipo mais utilizado nos tratores agrcolas. um conjunto de engrenagens colocadas no interior de uma carcaa de ferro fundido, as quais encontram-se parcialmente imersas em leo lubrificante. O movimento transmitido pelo virabrequim do motor atravs da embreagem transferido ao eixo primrio da caixa de cmbio, o qual apresenta na sua extremidade uma engrenagem motora. Acoplado a esta encontra-se uma engrenagem movida que fixa ao eixo secundrio. Neste eixo encontram-se vrias engrenagens, fixas em suas posies, cujos tamanhos so diferenciados. Na mesma linha de centro do eixo primrio, est localizada um eixo ranhurado, que o eixo tercirio, que possui vrias engrenagens deslizantes. Essas engrenagens so responsveis por colocar o trator em movimento para frente. So robustas e de baixo custo. Alto rendimento mecnico (perdas reduzidas). Dividem-se em secas, sincronizadas (engreno constante). Caixa de velocidade secas: Pares de engrenagens de dentes retos que deslizam longitudinalmente nos eixos para se encaixarem entre si. cada vez menor o seu uso atualmente, apesar do grande rendimento mecnico.

Caixa de velocidade sincronizadas: As engrenagens esto constantemente engrenadas mas giram livre no eixo, s transmitindo movimento quando bloqueadas no eixo correspondente. Os sincronizadores auxiliam no bloqueamento do eixo pois adaptam a velocidade das engrenagens, facilitando o engrenamento. Caixa de velocidade sincronizadas constant mesh: As engrenagens tambm esto com engreno constante engrenadas, mas a unio da engrenagem ao eixo por meio de uma luva. Desvantagem das sincronizadas: Apesar de serem montadas nos tratores, atualmente como um evoluo, apresentam pouca utilidade para a agricultura em tarefas que demandem fora de trao, pois necessrio o acionamento da embreagem para a troca de marchas, o que faz o trator parar quando sob carga.

Caixa de velocidades hidrosttica: Utilizam princpios hidrulicos para o acionamento de grupos e pares de engrenagens. So as powershift ou cmbio em carga. Pode trocar as marchas com o trator em operao sem o acionamento da embreagem. Podem ser de dois tipos: Parcial Quando apenas algumas marchas podem ser trocadas em carga. Necessita o acionamento da embreagem para a troca de grupos. Em alguns tratores apenas a troca de duas marchas consecutivas utiliza o sistema. Total Quando todas as trocas dispensam o uso da embreagem. A embreagem serve apenas para colocar o trator em marcha e para imobiliz-lo com o motor funcionando. Engrenagens esto sempre engrenadas, e a passagem do movimento por elas se faz pelo acionamento de embreagens hidrulicas. Caixa de cmbio hidromecnica: a unio do sistema de transmisso por engrenagens (planetrias e/ou cilndricas) e do sistema hidrosttico. Era considerado um sistema complexo, de custo elevado e baixa eficincia. Nos ltimos anos, no entanto, j vem sendo utilizada em tratores de grande potncia com sucesso, pois os avanos tcnicos nas reas de controles eletrnicos e da hidrulica permitiram tanto a reduo de seu custo quanto o aumento da sua eficincia na transmisso de movimento. Segundo Schueller e Khan (1996), os sistemas hidromecnicos so projetados para transmitir a maior parcela possvel da potncia atravs da poro mecnica da unidade a fim de atingir maiores eficincias. A transmisso de potncia atravs da poro hidrosttica feita principalmente para acelerar ou reduzir o movimento oriundo das engrenagens, propiciando, assim, um infinito nmero de velocidades dentro de cada seleo mecnica. O nmero de marchas selecionadas mecanicamente varia muito entre os fabricantes, enquanto os tratores Claas utilizam oito marchas, os tratores da marca Fendt utilizam apenas duas marchas mecnicas (Schueller e Khan, 1996). Os fabricantes alegam que a caixa de transmisso hidromecnica tem eficincia semelhante ao de uma transmisso com power shift. Nesse caso, um sistema planetrio distribui a potncia do motor de maneira varivel entre a parte mecnica (atravs do porta-satlites) e a parte hidrulica (atravs da coroa). O torque que flui entre as duas partes so reunidos numa rvore coletora ligadas s rodas traseiras. Transmisso Final : Transmite o movimento da caixa aos rodados. Formada por Coroa e Pinho que reduzem a velocidade e mudam a linha de transmisso em 90 . Preso carcaa da coroa esta o sistema diferencia, que permite a independncia de movimento das rodas mantendo a trao. formado por 2 pares de pinhes (satlites) e 2 coroas (planetrias).

Trator em linha reta:


Planetrias
translao. giram na mesma velocidade da carcaa do diferencial, e satlites s executam

Trator em curva:
Velocidade da planetrias de fora maior que a interna. Satlites executam rotao e translao.

Bloquieo do diferencial: Impede o movimento relativo entre satlites e planetrias.


Reduo Final: Reduz o movimento junto o rodado (oferece um maior torque). Pode ser epicclica ou com coroa e pinho (nesse caso oferece um maior vo livre vertical)

Caractersticas originais do Trator


O trator se caracteriza por caractersticas dimensionais e ponderais (Dimenses e Peso), Potncia, e Eficincia do mecanismo de transmisso. Dimenses importantes: Bitola entre as rodas; Distncia entre eixos; Posio vertical e horizontal do CG; Altura do ponto de engate Relao peso/potncia : importante considerar: Peso original de fbrica. Usamos esta informao para calcular a relao peso/potncia e a vel. crtica. Acessrios a disposio para aumento de peso (Lastro). Possibilidade de alterar a distribuio do peso original e agregado (lastragem) entre os eixos do trator. Potncia do Motor: o critrio mais usado na hora da compra. Nos ltimos anos a potncia dos motores vem aumentando. Anos 80, trator 80 kW pesava 5.300 kg mdia Anos 90, pesava 4.900 kg Hoje, o peso de embarque pode ser menor ainda. Tratores antigos mais pesados, so mais adaptados a trabalhos de trao. Tratores modernos, tm pequena relao peso/potncia (altamente dependentes da lastragem para trabalhos pesados). Tratores nacionais na maioria apresentam uma relao peso/potncia original de 50 a 70 kg/kW. No se define uma relao Peso/Potncia correta, mas para um trator com TDA e na velocidade de 6 a 8 km/h a relao deve ser no mnimo de 60 a 80 kg/kW. Relaes menores devem ser lastrados ou operados em velocidades maiores (o que nem sempre possvel). Velocidade Crtica: a mnima velocidade que deve trabalhar um trator, com seu peso original, para que possa aproveitar de forma eficiente a potncia do motor. Determinao do CG: feito por ensaios padronizados. Trator suspenso por um guincho com dinammetro at a leitura chegar a zero. ngulo do plano das rodas com a superfcie plana. Fludos do trator. Momento de fora. Distribuio do Peso do Trator. Ela uma na condio esttica e outra por ao dinmica de trao e deslocamento. Ao se deslocar executando trao, haver transferncia de peso para o eixo traseiro, diminuindo no dianteiro. Nos 4X4 tem mais peso no eixo dianteiro (esttico) e quando traciona iguala o peso sobre os dois eixos.

Esttico

Em movimento

Poderemos alterar um pouco esta distribuio: Por segurana; Peso dianteiro. Para maior rendimento; lastro para reduzir o patinamento. Peso Aderente : o peso que est aplicado sobre o rodado de trao, til para o tipo de trabalho. No 4X2 apenas 1 parte considerada aderente. No TDA todo o peso aderente. (Da a maior eficincia em trao) Pad = Pe T . aBT/de

Pad = peso aderente dinmico, kN Pe = peso esttico, kN T = Fora de trao desenvolvida, kN aBT = altura da barra de trao, mm de = distncia entre eixos, mm
Patinamento zero: Pode ocorrer com muito lastro ou muito pouco esforo de trao. Muito lastro, no eficiente, o trator gasta muita energia para vencer seu prprio peso e a resistncia ao rolamento. Pouco peso, patina demais. Coeficiente dinmico de trao: Parmetro que pode diferenciar um trator em funo da sua capacidade de realizar trao. M = T/Pa

M= coef. Dinmico da trao T = Fora de trao executada, kN Pa = peso aderente, kN


M= 80 % teremos tima aderncia; M= 60 % so valores aceitveis para terreno agrcola. M= 60% significa que o trator est tracionando uma fora demandada por 1 implemento que 60% do seu peso. Resistncia ao Rolamento:

Quanto mais macio o solo , mais a roda penetra e > a resistncia ao rolamento aumentando a dimenso do x. X = deslocamento do ponto de aplicao da fora vertical de reao do solo. O peso aplicado no centro da roda mas a reao do solo aparece mais adiantada quanto mais penetra a roda no solo. Surge um momento de fora Mx = Fy.x . Momento de fora resistente ao rolamento, e que provova uma transferncia de peso no trator. Patinamento das Rodas: Para determin-lo campo precissamos: O local deve ser representativo da rea onde se quer determinar a patinagem; Selecionar as marchas em que se quer determinar o patinamento. Com base no nmero de voltas da roda motriz.. marcar com giz ou tinta o pneu. Percorrer uma distncia em que a roda gire 10 voltas. (trator sem esforo de trao). Medir a distncia percorrida (distncia medida em vazio).

Percorrer o mesmo trajeto, com o trator em condies de trabalho (com carga) dando 10 voltas na roda (implemento trabalhando). Medir a distncia percorrida (distncia medida com carga). Realizar o clculo do patinamento a seguir. P (%) = do d1 x 100 do P(%) = Patinamento do = distncia medida em vazio (m) d1 = distncia medida em carga (m) Com base numa distncia fixa.: Marcar o pneu com 4 marcas (mnimo) a distncias iguais. Percorrer com o trator uma distncia pr-determinada (50m) e contar o nmero de voltas e frao.(sem carga). Percorrer novamente,trabalhando e contando as voltas. Realizar o clculo a seguir P (%) = ro r1 x 100 ro P(%) = Patinamento ro = rotaes da roda sem carga r1 = rotaes da roda com carga Outra maneira de se determinar o patinamento atravs dos medidores eletrnicos, sensores colocados nos tratores que determinam a cada instante o grau do patinamento e podem automticamente ligar e desligar a trao dianteira auxiliar, etc

SELEO DE TRATORES
Um trator para ser vivel deve: atender ao maior nmero de servios ser usado no limite de sua capacidade. usar ou ter, todos os implementos necessrios (ampliam a sua utilizao, minimizando os custos) em perodo de ociosidade deve-se Terceirizar o trator e os implementos (Silveira, 1987). Um trator com uso inferior a 500h/ano difcilmente justifica a sua compra. Um ndice de ocupao aceitvel de 1000h/ano. Para Folle & Franz (1990), a escolha de um trator baseada em fatores qualitativos e quantitativos. Qualitativos, so aqueles que no podem ser medidos e dizem respeito s caractersticas tcnicas das mquinas, por exemplo, na deciso entre dois implementos que possuem a mesma finalidade. Quantitativos, so os fatores que podem ser medidos. Na seleo varios tens esto presentes, consciente ou inconscientemente. So eles: presses sociais, capacidade de trabalho, assistncia tcnica, fontes de financiamento, preos, custos, confiabilidade, necessidades pessoais, presso de vendas, estratgia de reposio, informaes tcnicas sobre os modelos disponveis e implementos disponveis. Na escolha de um trator um dos aspectos mais importantes o tcnico. Deve-se analisar a potncia, o torque, a caixa de marchas, a relao peso/potncia do motor, a relao peso/fora de trao, o consumo de combustvel, o nvel de rudos entre outros. Deve atender os requisitos dentro de um adequado e cuidadoso planejamento da frota.

Deve-se considerar tambm, outras caractersticas do trator como: demonstraes de campo, assistncia tcnica, operaes e regulagens, experincia de outros, padronizao, custo inicial, condies de financiamento, valor de revenda, conforto e segurana do operador.

ESPECIFICAES TCNICAS
So as caractersticas tcnicas sobre os equipamentos informadas atravs de catlogos, folhetos ou ensaios, que devem atender as especificaes do planejamento da propriedade agrcola. Potncia do motor: a primeira a ser observada. Nos catlogos dos tratores, normalmente aparece a potncia do motor. Esta informao tem pouco valor prtico, podendo inclusive proporcionar uma seleo incorreta de um implemento. A potncia na TDP (tomada de potncia) e na BT (barra de trao), devem ser conhecidas e variam de um modelo para outro de trator. importante ter especificada a norma seguida na determinao da potncia.

Norma DIN (Deutshe Industrie Normen) Norma SAE (Society of Automotive Engineers) Norma NBR 5484/85
Potncia disponvel na TDP: a potncia transmitida do motor a TDP, incluindo as perdas na transmisso (embreagem, engrenagens). Potncia mxima disponvel na TDP rotao nominal do motor Potncia rotao nominal da TDP (540/1000rpm) Potncia mxima disponvel na TDP rotao nominal do motor inferior a potncia do motor do trator. Avalia-se a eficincia da transmisso da potncia do motor TDP. > 90 Boa de 90 a 85 Razovel de 85 a 80 Baixa < 80 Inaceitvel Potncia rotao nominal da TDP (540/1000rpm) a potncia na rotao nominal da TDP. Deve ser atingida em torno de 80 a 90% da rotao nominal do motor. A potncia na TDP no deve ser inferior a 10 ou 15% da potncia mxima rotao nominal do motor. Potncia disponvel na Barra de Trao:

PBT= F . V 270
Onde: PBT = em CV; F = em kgf; V = km/h.

a potncia que o trator disponibiliza para tracionar os implementos. Alm das perdas no sistema de transmisso, perde-se tambm,na interface roda-solo. 20 a 55% da energia transmitida para as rodas motoras dos tratores perdida nos elementos de trao(Burt et al,1983). Menos de 50% da potncia do motor transferida para a BT ( metade do combustvel perdida no sistema de transmisso e no contato roda-solo). As perdas na interface roda-solo so influenciadas por: dimetro do pneu, largura do pneu, perfil, presso interna, a altura da BT, a posio do centro de gravidade, o peso sobre o eixo de trao e as condies do solo. Maiores foras de trao podem ser conseguidas atravs da correta presso interna dos pneus, ( presses menores, dentro dos limites pr-estabelecidos pelos fabricantes, proporcionam uma maior rea de contato pneu-solo, maior trao e menor compactao) e da lastragem, utilizando contra pesos metlicos ou gua no interior dos pneus aumenta a capacidade de trao do trator, em solos argilosos secos ou arenosos. Equao de Micklethwaite utilizada na teoria da trao apresenta o valor mximo da capacidade de trao em solos:

Hmx c.A Q. tan


Onde: Hmx = valor mximo de trao do solo; c = coeso do solo; A = rea de contato rodado/solo; Q = Carga normal na superfcie do solo; = ngulo de atrito interno do solo. Para solos arenosos (c = 0) para aumentar a trao temos que aumentar o peso sobre o dispositivo de trao. Adicionar gua nas rodas e/ou lastros metlicos Para solos argilosos midos ( = 0) para aumentar a trao temos que aumentar a rea de contato rodado solo. Diminuio da presso interna; Uso de rodas duplas; Uso de pneus mais largos. Para a maioria dos solos agrcolas que possuem coeso e atrito interno: Aumentar o peso sobre o dispositivo de trao e/ou aumentar a rea de contato rodado solo. Eficincia da transmisso da potncia do motor para a BT em pista de concreto. ( Herrmann et al., 1982).
Valores (%) Classificao Boa Razovel Baixa Inaceitvel > 75 da potncia do motor de 75 a 65 de 65 a 60 < 60

Fora de trao e potncia na barra: Fora de trao na barra expressa a capacidade do trator tracionar implementos. Quando a esse conceito agrega-se a velocidade tem-se a sua potncia na barra de trao. Em pista de concreto a fora de trao na barra em mdia 33,3% maior (Yanai et al.,1988) e a potncia na barra maior do que 33,3% e 36,6%, tratores sem lastro e com lastro respectivamente (Cataneo et al., 1992). Patinamento: Representa o deslizamento da banda de rodagem dos pneus motrizes do trator sobre a superfcie de apoio. O seu valor influi no desgaste do pneu, consumo de combustvel e na fora de trao na barra. Em pista de concreto no h diferena no patinamento das rodas entre os dois

modelos de trator (Cataneo et al., 1992). Em condies de campo (Fontana et al., 1986) observaram ou uma reduo no patinamento de 16,88% para 10,34% quando se utilizou trator com TDA. Rendimento tratrio (RT) A ASAE define RT (tractive efficiency, em ingls) como sendo a razo entre a potncia de sada (aquela desenvolvida pela barra de trao) e a potncia de entrada no dispositivo de trao (rvore motriz do rodado). Segundo Mialhe (1996), o rendimento tratrio pode ser considerado como um coeficiente de converso da potncia no motor em potncia na barra para uma dada condio de trao e sugere a seguinte expresso para o seu clculo:

RT
Pbt - potncia na barra de trao [kW]; Pm - potncia disponvel no motor [kW]; Rt - rendimento das transmisses [adimensional].

Pbt Pm Rt

Comparando cinco tratores,com e sem TDA, com potncia no motor entre 29,4 e 89,8kW (40 e 122cv), feita por Yanai et al. (1988) demonstrou que o RT manteve-se constante, ao redor de 0,83, ou seja, ambos conseguem converter em potncia na barra a mesma proporo da potncia que chega do motor quando analisados em pista de concreto. Para condies de campo, onde existe menor aderncia dos pneus, o uso da TDA pode aumentar o RT de 3 a 5% segundo pesquisa citada por Fontana et al. (1986). Coeficiente de trao (CT) A ASAE define CT, ou razo dinmica de trao, como sendo a relao entre a fora de trao do veculo e o carregamento dinmico sobre seus rodados motrizes. O CT caracteriza a capacidade das rodas motrizes converterem o peso sobre elas em trao.

CT

Fbt W

Fbt - fora de trao desenvolvida na barra de trao [N]; W - carregamento dinmico vertical aplicado ao rodado [N].

Em tratores com TDA, W = ao peso total do trator, (dois eixos motrizes). O CT foi o mesmo para os dois tipos de trator (aproximadamente 0,88) em pista de concreto (Yanai et al., 1988). Segundo Souza (1986), a relao (Fbt/peso total) de aproximadamente 0,75 para tratores sem TDA e de 0,89 para tratores com TDA. Tratores com TDA, conseguem converter uma parcela maior de seu peso em fora de trao, (quatro rodas motrizes).

Das könnte Ihnen auch gefallen